Nota Oficial da Marinha do Brasil sobre a situação do casco do ex-Navio-Aeródromo São Paulo

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A Marinha do Brasil (MB), por meio da Autoridade Marítima Brasileira (AMB), informa que a empresa Sök Denizcilik Tic Sti (Sök), proprietária do casco do ex-Navio-Aeródromo (NAe) São Paulo, após receber determinações da AMB, não adotou as providências necessárias para a manutenção do casco em segurança, em área marítima indicada, situada a 24 milhas náuticas (cerca de 46 km) da costa brasileira, fora do Mar Territorial.

Diante desse cenário, a fim de garantir a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição ambiental, a AMB realizou inspeção pericial no casco, na qual foi constatada uma severa degradação das condições de flutuabilidade e estabilidade. Além disso, o casco não possui cobertura do Seguro P&I (Protection and Indemnity – proteção e indenização), tampouco contrato para atracação e reparo, firmado com empresa/estaleiro com capacidade de execução dos serviços necessários, ambos de responsabilidade da empresa Sök. Acrescenta-se, ainda, a interrupção do pagamento à empresa contratada para realizar o reboque desde o mês de novembro de 2022.

Dessa forma, a AMB determinou maior afastamento do comboio (rebocador conectado ao casco) da costa, para região com maior profundidade; e a designação da Fragata “União” e do Navio de Apoio Oceânico “Purus” para realizar o acompanhamento do reboque.

Por fim, com o propósito de garantir a segurança da navegação e a prevenção da poluição ambiental na costa brasileira e seus portos, a AMB, dadas as condições em que o casco se encontra, não autorizará a aproximação deste de águas interiores ou terminais portuários, em face do elevado risco que representa, com possibilidade de encalhe, afundamento ou interdição do canal de acesso a porto nacional, com prejuízos de ordem logística, operacional e econômica ao Estado brasileiro.

Entenda o caso

O ex-Navio-Aeródromo (NAe) São Paulo

O casco do ex-NAe São Paulo foi arrematado por empresa estrangeira em processo licitatório, cujo termo de transferência de posse e propriedade datado de 21 de abril de 2021. Acrescenta-se que todas as ações foram conduzidas em plena consonância com a legislação brasileira e internacional vigentes.

Após a decisão de desmobilizar o Navio e analisadas as opções para sua destinação, a MB optou pela alienação do casco para “reciclagem verde”. Trata-se de um processo inédito de Reciclagem Segura e Ambientalmente Adequada (Safe and Environmentally Sound Recycling of Ships). O vencedor do leilão e atual proprietário do casco é o estaleiro turco Sök Denizcilik Tic Sti, credenciado e certificado para realizar a reciclagem ambientalmente segura.

A MB fez constar em edital exigências que obrigavam o proprietário do casco a cumprir normas internacionais, como: o cumprimento da Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito (1989); e a apresentação de Inventário de

Materiais Perigosos (IHM), auditado por testes de laboratório credenciado e aprovado por Sociedade Classificadora independente, com base nas Resoluções da Organização Marítima Internacional (IMO).  Em relação ao IHM, cabe destacar que o Navio, enquanto pertencia à Marinha Nacional Francesa (MNF), realizou, na década de 1990, ampla desamiantação dos compartimentos da propulsão, catapulta, máquinas-auxiliares e diesel geradores, culminando com a retirada de aproximadamente 55 toneladas de amianto.

Sobre a transferência do casco para a Turquia, os procedimentos foram integralmente conduzidos de acordo com as normas emitidas pelo IBAMA, que, no Brasil, é a autoridade competente para emitir a autorização para a exportação de resíduos perigosos ou controlados, perante a Convenção de Basileia.

A MB, embora não fosse proprietária do casco, acompanhou, com atenção, os processos e trâmites administrativos para a liberação ambiental realizados pela empresa Sök, responsável pelas ações, em perfeita observância às solicitações do IBAMA e do correspondente órgão ambiental da Turquia. A permissão para exportação foi concedida após notificação e consentimento dos países envolvidos.

Em 4 de agosto, o casco foi levado do Brasil em boas condições de estanqueidade e flutuabilidade. Ao chegar às proximidades do Estreito de Gibraltar, no dia 26 do mesmo mês, o órgão ambiental turco decidiu cancelar unilateralmente a autorização previamente concedida. A partir dessa decisão, o IBAMA suspendeu a permissão de exportação que havia emitido, determinou o regresso do casco para o Brasil e notificou o atual proprietário, o Secretariado da Convenção de Basileia e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Por ocasião do regresso, foi identificada avaria no costado, que tem afetado a condição de estanqueidade e flutuabilidade. Atualmente, o casco apresenta progressiva degradação, observada a partir da comparação dos relatórios de inspeção dos meses de outubro e dezembro de 2022, ensejando medidas adicionais de segurança.

Desde o retorno do casco, com o propósito de viabilizar o reparo e posterior reexportação para estaleiro certificado pela União Europeia, a AMB determinou à empresa Sök o cumprimento dos requisitos para a entrada em águas interiores, dentre os quais destacam-se:

  • A necessidade de manutenção de cobertura de seguro P&I, o qual seria acionado para custear eventual desencalhe ou reflutuação/remoção (em caso de afundamento) e para cobrir um período de trabalho atracado em determinado estaleiro; e
  • Apresentação de um contrato para atracação e reparo do casco, firmado com empresa/estaleiro com capacidade de execução dos serviços necessários, com respectivo plano de trabalho detalhado e tempo estimado, cujos termos estabeleçam os deveres e responsabilidades de cada parte, no que se refere à vigilância e manutenção de equipamentos e sistemas, durante todo o período em que o casco permanecer docado/atracado.

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil

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leandro

Trás aqui pra costa do Rio Grande do Sul e afunda perto da praia, vai virar recife artificial e atrapalhar pesca de arrasto , que no inverno e até no verão tambem estão arrastando muito perto da praia fazendo a limpa não respeitam a distancia .

Willber Rodrigues

O perigo é ele afundar no caminho…

Camargoer.

Olá Leandro. Considerando a quantidade de amianto, lubrificantes e metais pesados, o casco do A12 não oferece condições para se tornar um recife artificial. Além disso, considerando o seu tamanho e a profundidade relativamente rasa dos recifes, o casco se tornaria um risco para navegação.

Santamariense

Tu sabe informar quantas toneladas de amianto estão presentes no A-12? Quantos litros de lubrificantes? Quais são, e qual a quantidade, de metais pesados?

Carlos Crispim

“Em relação ao IHM, cabe destacar que o Navio, enquanto pertencia à Marinha Nacional Francesa (MNF), realizou, na década de 1990, ampla desamiantação dos compartimentos da propulsão, catapulta, máquinas-auxiliares e diesel geradores, culminando com a retirada de aproximadamente 55 toneladas de amianto.”

Camargoer.

Olá Crispim. O problema é que não se sabe quanto amianto ficou no navio. Como o relatório de descrição de material tóxico apresentado é preliminar, apenas uma parte do material foi identificado e contabilizado. Por isso a autoridade ambiental turca solicitou o relatório completo. Neste momento, ninguém sabe porque isso não foi contabilizado e registrado na construção do navio.

Danilo Gentili 2026

O óleo da pra retirar, e o amianto é recurso natural, faz mal só pra pulmões de humanos que eu saiba.

Camargoer.

Infelizmente não. O amianto quando inalado irá causar doenças no sistema respiratório, inclusive câncer, mas se ingerido ele pode causar câncer no sistema digestivo. As fibras de amianto são extremamente tóxicas e cancerígenas.

João Moita Jr

Perfeito. Então convertam esse trombolho em um complexo habitacional obrigatório para todo o alto escalão barrigudo da MB.

Fernando Vieira

Aí rapidinho toda a verba do Prosub, das Tamandarés e da manutenção da MB vai para a conservação do São Paulo que se tornaria o primeiro navio de cruzeiro militar do mundo com luxo de dar inveja ao Seven Seas Grandeur.

Camargoer.

Não pode. O navio tem várias fontes de poluição, incluindo metais pesados, lubrificantes e tudo mais. Não dá para usar como residência para ninguem

João Moita Jr

Obviamente não entendistes meu sarcasmo…rs

Camargoer.

Olá João. O problema é que tem gente que mistura sarcasmo com afirmação. Fico com medo de alguém levar a sugestão a sério. Já pensou?

Thor

Especificamente sobre o amianto, ele não apresenta risco na forma em que está, sendo submerso.
O problema do amianto, que o fez ser banido e apresentar risco no desmanche do navio, é a sua inalação quando em pó, ao ser cortado.

Camargoer.

Olá Thor. Isso depende. Uma vez que o amianto entre na cadeia alimentar, isso se tona um problema praticamente de saúde pública, porque seu efeito é acumulativo. Isso vai depender do processo de corrosão do navio e do regime de correntes oceânicas. Claro que a pior forma de contaminação é pelas vias respiratórias, mas também pode ocorrer contaminação por amianto por meio da ingestão de alimentos contaminados. A inalação do amianto afeta os sistema respiratório (boca, gargante, faringe e pulmão) mas a ingestão de amianto afeta o sistema digestivo, principalmente o intestino, podendo causar câncer. Se há liberação de amianto… Read more »

Tibúrcio

Cara, só na etapa de fabricação o amianto pode causar danos a saúde, senão as caixas d´´agua de amianto tinha matado metade da população…menos…

Camargoer.

Olá Tib. Não confunda amianto com cimento-amianto. O primeiro é um mineral fibroso extremamente resistente á temperatura e tração, cuja inalação e ingestão pode causar diversas doenças. O cimento-amianto ou fibro-cimento é um compósito que mistura amianto com argamassa e foi muito usado para fabricação de telhas e caixas de água. O amianto é mais parecido com lã de vidro, que também é proibido. O fibrocimento é mais parecido com estruturas de fibra de vidro ou de fibra de carbono.

Tiburcio

Ola Cama! Estamos falando do produto amianto, não na sua condição de aplicação, pois já realizamos a troca de revestimento de amianto em tubulações isoladas termicamente para hidro-silicato de cálcio em diversas indústrias e a maior preocupação é quanto ao manuseio e corte destas calhas antigas, não tem nada a ver com lá de vidro ou rocha que são outros tipos de isolantes térmicos em mantas…Não vejo como está qtd a bordo pode afetar o MA …

Carlos santo

Então deixa eu entender, caso este navio afunde a uma profundidade de 3000 metros, no fundo do oceano atlântico ele poderá interferir na cadeia alimentar humana, pois os peixes porventura irão consumir o amianto do navio?

Camargoer.

Vocẽ tem certeza que não?

Carlos santo

Vc poderia me responder se é seguro consumir peixes oriundos do oceano atlântico já que existem 5 submarinos nucleares naufragados no atlântico norte, sendo um na baía de Biscaia onde há pesca comercial que mantém o consumo europeu?

Camargoer.

Olá Carlos. O fato de 5 submarinos nucleares terem naufragado no Atlântico serve de justificativa para descartar os reatores descomissionados dos outros submarinos nucleares que foram desmantelados?

Carlos santo

Uam coisa não está justificando a outra, só estou fazendo uma constatação de que existem reatores naufragados no atlântico e mesmo assim continuamos consumindo frutos do mar.

Camargoer.

Pois é. Pelo que lembro, estes naufrágios são monitorados exatamente porque representam um enorme risco. Há uma notícia de um submarino nuclear soviético que naufragou perto da Noruega e tem grandes quantidades de césio-137. Como os sais de césio são tão solúveis quanto o sal de cozinha e seu tempo de meia vida é de 33 anos, estes naufrágios são potenciais centros de desastres. Basta lembrar a catástrofe de Goiania foi causada por menos de 100 g de cloreto de césio. Não sei se os governos autorizam atividades de pesca em torno destes naufrágios, mas sei que a exploração a… Read more »

Carlos santo

Então vamos lá, o submarino em questão é o k-278 komsomolets, um submarino da classe mike, de fato houve um pequeno vazamento de plutônio de um dos torpedos nucleares, bem como foi registrado vazamento de césio de um tubo de ventilação do reator, modelo OK-650, mas mesmo os noruegueses concordam que há uma pequena chance de grave contaminação e ameaça significativa ao meio ambiente.

João Moita Jr

De acordo.

Camargoer.

Olá João. Faz semanas que estou tentando explicar isso…. Quem acha que amianto não faz mal deveria assar carne em churrasqueira de amianto.

Paulo

Que fiasco! A MB não conseguiu gerir nem o final de vida do SP. Nitidamente quer se livrar do problema. O IBAMA é só atraso. Lamentável. Isso só reforça a imagem do Brasil no exterior de pais ruim para negócios.

João Moita Jr

A imagem do Brasil no exterior é a que tinha Cuba em 1930.

Grozelha Vitaminada Milani

Esse furado que o “amianto” está em compartimentos abaixo da linha da água e não tem acesso é papo furado, mentira. Realiza: vc constrói “caixas estanques” de aço, fecha os lados com solda a maçarico com grandes espessura de aço em um processo a altas temperaturas e antes de fechar coloca amianto lá dentro de qualquer jeito e dá-lhe maçarico a oxido-acetileno? E o amianto não queima? Lógico que o rastreio do amianto foi por amostragem (12%), se não quanto custaria a Auditoria do Amianto? E fazendo uma analogia bem idiota, vc compraria um carro com um documento de compra… Read more »

Tibúrcio

Caraca, está é a melhor, pior, mais estranha, resposta ao post…

João Moita Jr

Não. Leva lá de volta pra França e afunda lá na praia de Toulon no meio da Riviera. Tanta fama de malandro que o brasileiro tem, levar rasteira de francês não dá…

Celia Hennings

Incompetentes! E queriam se imiscuir na vida política, se nem a militar conseguem gerir com eficiência. As forças armadas brasileiras são vergonhosa na na sua incompetencia! “ Cristina Paraguassu Aqui não especificaram. Agora o fato é que todos os dias milhares de toneladas de materiais muito mais perigosos que amianto são normalmente aterrados em locais seguros, aterros feitos justamente pra isso. O custo é tranquilo e não há o menor risco. Logo, é complicar um problema que tem solução prática. Quem arrematou deveria fazer ou o Estado deveria fazer o certo. Até movimentaria a economia, geraria emorego das pessoas, etc.… Read more »

Underground

“No fim da tarde de 19/01, o Ibama constatou que o rebocador do ex-navio vinha se afastando da costa brasileira. O Instituto solicitou providências à Marinha e comunicou o descumprimento de determinação judicial que impede o navio de seguir para águas internacionais sem prévia autorização do Instituto ou da Marinha, sob pena de crime de desobediência.”

Alguma coisa tá errada.
A AMB diz que na dou o navio se afastar.
A MB diz que mandou uma Fagata.
O Ipama diz que não sabe o que tá acontecendo.

Pedro

Só a nível de informação, a Autoridade Marítima Brasileira(AMB) é a Marinha do Brasil (MB) que é representada pela Diretoria de Portos e Costas(DPC).

Neto

https://www.instagram.com/p/CnnOtU7rYVU/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

O Diário de Pernambuco noticiou que a movimentação para águas internacionais começou ontem.
.
Capaz do casco cair em mãos chinesas.

Henrique

“Capaz do casco cair em mãos chinesas.”

leva… carrega ele daqui kkkkkk

João Moita Jr

É. A US Navy inclusive já destacou uma grande força tarefa para assegurar que essa tragédia não ocorra, pois causaria um desequilíbrio geopolítico total no mundo. A China já não quer nem saber de Taiwan. Putin também está reunião com o estado maior inteiro…😁

Last edited 1 ano atrás by João Moita Jr
João Moita Jr

Os chineses já estão bem alertas, e traçarão suas trajetórias para passar bem longe 🤣😅😂

Underground

OK! Entendi. Mas não faz sentido a AMB dizer uma coisa e a MB dizer outra.

Carlos Crispim

Funcionário públicos fazendo das suas: não pode ir embora, não pode voltar, não pode atracar, então não pode sair do lugar?????? Querem o quê? Que uma empresa fique com o navio no meio do mar pra sempre gastando milhões??????????? Esse jogo de empurra já deu, se fosse a empresa afundava essa porcaria e ia embora, bando de incompetentes, nesse hora cadê as estatais do mar, cadê as relações exteriores, o Itamaraty, isso envergonha o Brasil.

Neto

De fato militares são FUNCIONÁRIOS públicos.
.
Neste múido, recomendo os posts do forista Camargoer para entender a linha do tempo e como a coisa feita empurrando pra barriga é jogada a luz quando os meios técnicos responsáveis fazem por onde.

Partido novo

Impressionante vai navegar mais fora da ativa do que na ativa…se fosse empresa privada demissão em todos..mas como é público não dá nada….público deveria ser colocado no dicionário sinônimo de má gestão

João Moita Jr

Ibama; Instituto Brasileiro da Mamata.

Willber Rodrigues

Ou seja, já constataram que o Elefante Branco tá todo corroído, que o naufrágio dele é questão de tempo, e o afastaram o máximo da costa pra afundar pra lá.
É isso mesmo?

Camargoer.

Ola W. Parece que vai ser isso mesmo. Uma sucessão de erros e irresponsabilidades.

Willber Rodrigues

Sendo sincero, até hoje não entendí muito bem essa história toda.
A culpa é de quem? MB? IBAMA? Ou dos órgãos ambientais turcos e da empresa que comprou o casco?

Underground

Fundação Foch
Ibama
Ambientalistas
Justiça brasileira

João Moita Jr

Justiça brasileira???? Existe isso ainda???

Fernando Vieira

Você me lembrou de uma anedota que li na coletânea do Pasquim lá nos anos 80:

O presidente do Brasil visita o presidente do Paraguai e ambos apresentam suas comitivas. Até que o ministro do Paraguai apresenta o Almirante Miguel Sanchez, ministro da Marinha. O presidente do Brasil começa a rir fazendo piada sobre um país que nem tem mar ter um ministro da Marinha. Ao que o presidente paraguaio responde: “E vocês que tem ministro da justiça?”

Last edited 1 ano atrás by Fernando Vieira
Camargoer.

Olá W. Não tem inocentes. A MB fez um relatório preliminar de matérias tóxicos verificando apenas 12% do casco. A licença de importação da autoridade turca era provisória e dependia do relatório definitivo, que nem a MB nem a empresa que adquiriu o casco apresentaram. A autoridade turca cancelou a licença pela ausência do relatório. Como a licença de exportação esta relacionada com a licença importação, após o cancelamento pelos turcos o Ibama teve que cancelar e determinar o retorno do casco ao Brasil. Outros países proibiram a entrada do casco em seus territórios. O porto de Suape era o… Read more »

Willber Rodrigues

“A licença de importação da autoridade turca era provisória e dependia do relatório definitivo, que nem a MB nem a empresa que adquiriu o casco apresentaram.”

Certo.
E por qual motivo, razão e circunstância a MB/empresa responsável não fizeram esse relatório definitivo?
Então, essa confusão toda teve origem na incapacidade da MB/empresa responsável fazerem o relatório definitivo no prazo, é isso?

carvalho2008

Não….

de onde vem esta estoria de relatorio definitivo?

Não há licença de importação toxica provisoria, isto seria um contrasenso…..pois depois que chega, chegou…

de onde veio isto de licença provisoria?

Camargoer.

A autoridade ambiental turca deu uma licença de importação provisória relacionada ao relatório preliminar. A empresa ficou devendo o relatório completo para obter a licença definitiva. A empresa tinha prazo. Como o relatório fina não foi entregue no prazo combinado, a licença foi cancelada.

Grozelha Vitaminada Milani

Compraram a Jáca SP pelas fotos da internet? Foi pelo OLX, Mercado Livre ou E-bay? Esses turcos começaram a maçaricar aço ontem? Trouxas somos nós aqui discutindo essa treta de malandros, que vão descidir quem vai dar a rasteira em quem? Não tem nenhum idiota em ambos os lados, alguém não recebeu a “caixinha” prometida para liberar essa macumba. Se os tur$os não ganhassem muita grana nessa compra não tinham ganho o leilão. E sem falar do nati-morto que criou uma associação para fazer da Jáca SP um Museo. Pede pro Leman e o BNDES. Vai afundar no meio de… Read more »

carvalho2008

Mestre, isto não existe. A licença de exportação e retirada de materiak toxico somente é concedida após a licença do local de destino que ira receber o material.

Sem o local de destino, liquido e certo definido, a convenção não permite movimentar.

Trocando em miudos, não existe licença provisoria de importação de material toxico.

Alison

Pq sabia que se fizesse do casco todo nenhum pais iria permitir a entrada pois saberia que era amianto puro…

Camargoer.

Eu não sei. A licença provisória de importação emitida pela autoridade ambiental turca estava condicionada á entrega do relatório completo no prazo. Como o relatório não foi apresentado, a licença de importação foi cancelada e a sua respectiva licença de exportação emitida pelo Ibama perdeu validade.

carvalho2008

Mestre Camargoer, é necessario o amigo destacar em “verificando apenas 12% do casco”….por 12% do casco que é 100% acessivel…..

O restante do casco fica abaixo da linha dágua e em compartimentos não acessiveis…..

Oras para acessar vc tem de rasgar o casco….

parece uma brincadeira de matematica de mau gosto….qual o casco que pode navegar até o desmonte se foi cortado e rasgado antes? Nenhum do mundo, tal como 100% de todos eles com amianto até 1990…..

Camargoer.

Caro Carvalho. Explica isso para os turcos que esperavam o relatório completo. Era o combinado. A licença de importação era provisória e dependia do relatório final. O relatório preliminar só garantia a licença provisória.

carvalho2008

Mestre camargoer, desconheço isto de licença provisoria…onde o amigo viu? Não ha sentido ….

Neto

Mas perto era, mas o casco há tava perto do RJ quando mandaram de volta pra PE.
.
Pelo tempo que ficou flutuando, dava pra ter ido pra Suape e ter sido posto em cais seco.
.
Mas o que pega é a falta de seguro. Ninguém bancaria o desmonte se encalhasse.
.
Outro dia fiquei sabendo de um navio que até hoje jaz no litoral cearense por desleixo.
.
É o fim do SP.

Carlos Crispim

Ninguém entendeu, só tem jogo de empurra, é uma vergonha, isso é que dá esse monte de estatais inúteis e incompetentes , e ainda tem gente que defende o aumento do tamanho do estado, ninguém decide nada, só entendi que querem que o navio fique parado no mar, não pode entrar em águas internacionais e também não pode atracar em nenhum porto brasileiro, ou seja, tem que ficar paradinho até que um dia Deus vai resolver mandando uma tempesdade e afundando esse lixo, aí ninguém vai se preocupar com os danos ambientais, por que a culpa é de São Pedro,… Read more »

Luciano

A única “estatal inútil e incompetente” nesse caso é a Marinha, que não vistoriou o casco todo e meteu essa de “abaixo da linha d’água.” Já a honestíssima empresa privada turca tentou engambelar o governo do próprio país, correndo contra o tempo para levar um casco que provavelmente está cheio de amianto, se aproveitando da licença provisória. Se deu mal e é bem feito…

Grozelha Vitaminada Milani

Como a MB vendeu a mais de 90 dias, pelo PROCON já passou o prazo para devolução.

Perdeu Playboy Turco.

Já é o pai desse Bastardinho!

Carlos Crispim

Foi uma excelente compra, disseram…

Camargoer.

A compra foi boa, na manutenção foi ruim

João Moita Jr

Sempre que penso que o nome do Brasil não pode piorar…algo assim vem a tona.

Camargoer.

Caro João. Sem exagero. Todos os países têm problemas. Os EUA afundaram um casco de porta aviões perto de São Francisco que está contaminado com material radioativo dos ensaios em Bikini

Ivan herrera

Põe o Riachuelo em ação, lança um torpedo nessa jaca 🤣

Henrique

Pra garantir deixa a “União” ajudar tb kkkkkk

ChinEs

Agora que o Ex Presidente voltou, o Ex NAE da MB vai voltar tambem, tudo voltando ao que era antes…

Leo Rezende

Apocalipse zumbi

Henrique

 “AMB realizou inspeção pericial no casco, na qual foi constatada uma severa degradação das condições de flutuabilidade e estabilidade.(…)” 

“(…)AMB determinou maior afastamento do comboio (rebocador conectado ao casco) da costa, para região com maior profundidade; e a designação da Fragata “União” e do Navio de Apoio Oceânico “Purus” para realizar o acompanhamento do reboque”.

https://www.youtube.com/watch?v=xb2fjZa_L74

Last edited 1 ano atrás by Henrique
BK117

“Dessa forma, a AMB determinou maior afastamento do comboio (rebocador conectado ao casco) da costa, para região com maior profundidade; e a designação da Fragata “União” e do Navio de Apoio Oceânico “Purus” para realizar o acompanhamento do reboque.”

Uma fragata pra acompanhar o reboque? Águas profundas? Tão sentindo esse cheirinho? Hmmmm cheirin gostoso de um MANSUP fresquinho…

Last edited 1 ano atrás by BK117
Grifon Eagle

Ai ai ai, n seria melhor a MB colocar seus 05 caças AF-1 Skyhawk para treinarem com seus armamentos utilizando a carcaça do Porta-Aviões como alvo, ou então colocar nossas embarcações para treinarem com o MANSUP tendo como alvo também o casco do Porta-Aviões? Seria bem mais útil do que ficar armazenando uma sucata em nossas águas.

Last edited 1 ano atrás by Grifon Eagle
Cerberosph

Era melhor colocar esses 5 “caças” no convés e afundar junto essas b.

Grifon Eagle

De quebra sim, mas eles foram modernizados pela Embraer, pelo menos servem para manter os nossos pilotos aeronavais bem treinados, mas seria muito bom eles treinarem com os armamentos do caça, disparando mísseis tendo a carcaça do Porta-Aviões SP como alvo.
Ou então pegarem as embarcações de superfície, pelo menos uma Fragata e um Navio de Patrulha Oceânica, e treinar disparando o míssil MANSUP.
Pelo menos esse casco do Porta-Aviões nos serviria para alguma coisa.

Willber Rodrigues

“pelo menos servem para manter os nossos pilotos aeronavais bem treinados”

Queria saber como se mantém proeficiência treinando num caça da década de 60 apenas com bomba burra e canhão, já que eles nunca tiveram nenhum míssil ar-ar ou anti-navio integrado…

carvalho2008

Porque a eletronica embarcada permite em modo de treinamento, simular que esta carregado com o armamento. Ok?

Greyjoy

Era melhor ter investido em simulador então. Talvez saísse mais barato.

Grifon Eagle

Eles também possuem um simulador.

Santamariense

Míssil ar-ar tem os AIM-9H. Mais bombas burras e canhão 20 mm. E só!!

Grifon Eagle

Tem os A-Darter também.

Santamariense

Qual A-Darter? Os únicos mísseis ar-ar da MB são os AIM-9H, isso se ainda estiverem operacionais.

Grifon Eagle

Meu caro Willber, mesmo esses caças AF-1 sendo muito antigos e obsoletos, eles foram modernizados pela Embraer. Toda sua célula e aviônica foram modernizados, sem contar seus radares e demais sistemas de navegação. A Embraer fez isso justamente para que eles tenham condições de voo a fim de manter os nossos pilotos aeronavais em constante treinamento com sistemas mais modernos. Hoje esses caças comportam armamentos modernos como os mísseis ar-ar Sidewinter (AIM-9H), A-Darter e MAA1-Piranha, além de bombas convencionais ar-superfície, sem contar que, em função da modernização, cada caça AF-1 tem capacidade para carregar 01 míssil anti-navio como o Harpoon… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Grifon Eagle
Grozelha Vitaminada Milani

Eu colocaria os 5 A4 para treinar pouso e arremetida. Afinal juntar tanta coisa velha para treinar tiro em alvo grande parado é jogar dinheiro fora!

Grifon Eagle

O problema é a embarcação que já não possui mais condições para pousos e decolagens de aviões de caça naval.

FERNANDO

Pelo jeito, vai virar museu!!!
Bem, já era né, quando comprar!!!
Mas, a MB adora coisa velha!

Irineu Gonçalves

Só se for museu pra peixe.

Grifon Eagle

kkkk verdade, mas ele tem que afundar primeiro rsrs

MARS

Esses turcos nunca mais fazem negócios por essas bandas!!! kkkk

Henrique

foi a Turquia que barrou a entrada do navio na Turquia kkkk

Thiago A.

“a AMB realizou inspeção pericial no casco, na qual foi constatada uma severa degradação das condições de flutuabilidade e estabilidade. Além disso, o casco não possui cobertura do Seguro P&I (Protection and Indemnity – proteção e indenização), tampouco contrato para atracação e reparo, firmado com empresa/estaleiro com capacidade de execução dos serviços necessários”

Como qualquer porto nacional poderia receber essa sucata com o risco de encalhar, afundar ou interdir o canal de acesso do porto ? Seria um prejuízo e tanto considerando que nem seguro a sucata tem.

Jefferson Ferreira

A MB é uma piada…

João Moita Jr

De mal gosto

Hellen

Pelo menos agora ja se tem um decisão,vamos afundar essa banheira e acabar logo com esse problema!!!

109F-4

Ou seja, vai afundar sozinho. Amianto e outros poluentes no fundo do mar do mesmo jeito. Alvo pros F-21 perdido…

Santamariense

Essa sucata vai acabar afundando e ainda não vão ter uma decisão sobre o que fazer…piada pronta….Brasil sendo Brasil!

Fish

Qual o nome do rebocador? Quero acompanhar pelo Marine Traffic

Esteves

Está no Google.

Inhotep

Alp Guard, mas já saíram do monitoramento.

Rogério Loureiro Dhiério

Podiam pegar o FHC, colocar numa lancha, levar até o navio e dizer:

“E ai malandrão? Que qui nóis faiz agora com essa Orca morta ai?”.

Pra encerrar essa história, o melhor seria ir pro fundo do mar mesmo.
Não levando o reboque junto já está de bom tamanho.
Aliás, se forem jogar umas birimbinhas nesse chinelo flutuante, é melhor retirarem o rebocador de perto e mantê-lo longe por algo em torno de uns….100KM

Só pra garantir a calibragem dos MANSUP´s da vida aê.

Esteves

FHC foi Almirante?

Inhotep

Mas foi o comandante em chefe das forças armadas na época, portanto o cara com a caneta pra assinar o cheque.

Underground

Quem comprou o navio foi a MB!!

Camargoer.

Olá Rogério. Quem escolheu, visitou, avaliou e achou que valia a pena comprar o navio foi uma comissão da MB. Entendeu? Assim como foi uma missão da FAB que foi buscar os F5E agressores e foi uma comissão do EB que ia comprar os obsoletos Sherpa. Entedeu?

Esteves

Falando em Sherpas…

Camargoer.

Falando em Sherpas, o comandante do EB foi demitido hoje

Inhotep

Devia afundar com ele dentro.

Esteves

Pai Jesus, Fundação Foch “O Instituto São Paulo|Foch formado por entusiastas e ex-militares franceses e brasileiros tem por finalidade a preservação do porta-aviões São Paulo. De acordo com os idealizadores, o plano é criar áreas de exposição no convés de voo e também em seu interior: restaurantes, salas, escritórios, barbearias e cinemas.” Gente teimosa. Conseguiram fazer o navio voltar com interferência política. Ibama e Ambientalistas Claro. Quem não ajuda, ajuda a atrapalhar. Ditado pelo historiador Nunão. Justiça brasileira Claro. Quem não atrapalha deveria ajudar. Nesse caso bastava fazer cumprir o contrato original suspendendo a suspensão do IBAMA que cassou a licença. Seguro e… Read more »

Henrique

se tivessem dado o navio pro instituto e mandado ele sumir daqui com o navio daqui nada disso tinha acontecido kkkkkk

Camargoer.

E se o Pica Pau tivesse procurado a policia, isso também não teria acontecido.

Wagner

Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso acontece…

Camargoer.

Hei xará, vocẽ viu uma cabeça por ai?

Fernando Vieira

Você gosta de pipoca? Quente e na manteiga?

Camargoer.

Vou procurar um psi psiq … vou consultar o doutor.

Grozelha Vitaminada Milani

Leva prá França, estaciona ao lado da Torre Eifell, no rio Sena … Devolve essa Jaca Foch pro Macron e seus ambientalistas.

Esteves

Acho que não tem atracadouro na Torre. Acho.

Camargoer.

Olá Esteves. Talvez sirva para amarrar Zepellin. A Geni nem quer saber.

Bardini

E o NAe São Paulo se encaminha para ter o mesmo fim do antigo Couraçado São Paulo…

Carlos Crispim

Eu acho que o Brasil devia criar uma estatal para resolver esse problema, a LIXO AZUL. Com cargo de presidente, 20 assessores, 14 secretárias, 40 analistas, 50 auxiliares administrativos, 5 choferes, 6 copeiras, 2 cozinheiras, 9 serviços gerais, 40 agentes de administração, 10 garçons, 20 técnicos, 18 telefonistas, 32 engenheiros, 6 físicos, 13 químicos…e mais uns 15 estagiários. Aí resolve rapidinho. pelo menos resolve a vida dos nomeados políticos e suas famílias.

wiliam

Carlos meu caro… Imagina hipoteticamente, o Brasil, precisando declarar guerra a um país inimigo invasor… seria assim: Presidente pede ao congresso a autorização.. Artistas são contra e fazem protesto na televisão.. O congresso leva 3 meses para autorizar depois que o Rodrigo P. libera a agenda paraAnalisar o caso.  Congresso autoriza, mas sem o uso de força pois o instituto “sou só paz” entrou com uma liminar  Pedindo uso de força moderada pois é contra o uso de armas letais. *(vamos pra guerra com cacetetes);  A oposição entra na justiça com uma liminar pedido a revogação da autorização da guerra…… Read more »

João Moita Jr

“O Brasil não é para principiantes.”

Tom Jobim

João Moita Jr

Cair fora pra quê???
Apareceriam de todas as partes do mundo legiões de familiares da Mariele, todos de cuia na mão e dispostos a assinar qualquer cuida e formar um “governo”.

ghutoz

Marinha Francesa rindo a toa neste momento rsrsrsrrsrsr

Thiago A.

Pense como eles se livraram desse pesadelo, enquanto os almirantes se achavam espertos, a MB de NAe “seminovo ” gastando uma bagatela… A conta chegou depois, mas chegou bombando.

Esteves

“Ninguém entendeu, só tem jogo de empurra, é uma vergonha, isso é que dá esse monte de estatais inúteis e incompetentes.”

  • Não tem estatal na história.

“e ainda tem gente que defende o aumento do tamanho do estado.”

  • Sim. Tamanho não significa eficiência. O estado brasileiro precisa crescer na eficiência, na inovação, nos investimentos, na prestação de serviços, na independência. As rodovias federais estão e são um descalabro. Festival de incapacidade + incompetência. Reduzir sem produzir não é certo. Mais estado, mais infraestruturas, mais ofertas, mais empregos, mais.

E mais obediência.

Underground

Pergunta:
A empresa turca havia informado anteriormente que estava abrindo mão do casco do navio ao Governo do Brasil. Com o envio da Fagata, a MB está assumindo o casco?

Henrique

não, ta garantido que ele não venha parar em aguas nacionais de volta e cause algum acidente

Rafael

Se um dia tiver submarino nuclear mesmo…

wiliam

No fim da novela, o IBAMA nos fez o favor de trazer esse entulho de volta e ele vai afundar na costa brasileira.. Parabéns IBAMA… Burocratas sendo Burocratas.. e a Marinha sendo amadora bem longe da outrora e super considerada mundialmente Marinha Imperial Brasileira… o Brasil começou sua derrocada na proclamação da república..fato

Camargoer.

Caro William. E lá vamos nós… de novo. A licença de exportação está atrelada á validade de uma licença de importação, assim como o contrário, a licença de importação depende da respectiva licença de exportação. Quando a autoridade ambiental turca cancelou a licença de importação, a documentação brasileira perde significado e validade. Só é possível autorizar uma exportação que tenha uma importação válida. Entendeu?

wiliam

Obrigado pela explicação Camargoer, faz certo sentido.Uma pergunta daquelas… se esse casco afundar… Quem será o responsável? o órgão Turco que no meio do caminho, cancelou a licença de importação? ou vai acabar caindo no colo de algum órgão brasileiro?

Last edited 1 ano atrás by wiliam
Camargoer.

Olá W. Boa pergunta. Eu imagino que o problema nem é deixar o casco afundar, mas se isso causar um problema ambiental. Lembro do caso o Exxon Valdez. A Exxon foi responsabilizada pelo dano ambiental, não pelo naufrágio em si. Também em aquele navio cargueiro que naufragou com borracha que seria exportada para a Alemanha, acho que antes da II Guerra e que de vez em quando alguém encontra partes da carga nas praias da Bahia. Daqui a pouco, faz 100 anos e ainda causa problema.

Neto

Carga de borracha que aparece na Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e no Ceará, diga-se.

Camargoer.

Pois é. E tem as manchas de óleo que continuam aparecendo nas praias.

Grozelha Vitaminada Milani

Você tem certeza? Ou é mais uma narrativa do Eu Acho que …? Você leu o edital de venda e do leilão? Leu a assinado contrato de compra e venda entre as partes? Tem pleno domínio dos Tratados Internacionais dos Mares? Domina a constituição Turca onde está as normas e leis do estado Turco sobre meio ambiente? Posso parar ou continuo Professor de Deus???? A Coca-Cola perdeu o gás e a temperatura. E alguém não pagou a conta do lobby para liberar. Então o que vai acontecer é por parte de TODES: – Opes, afundeus tudo. Agora ficou impossível recuperar… Read more »

Esteves

Essa narrativa grosseira comum a todes as pessoas infelizes não te leva a lugar algum.

Esteves

Tem 1 pé de mato no terreno da frente. 6 3 podem vir carpir.

Santamariense

Todes? Kkkkkkkkkkkkk….meu Deus!!

Esteves

Tá na moda.

Grozelha Vitaminada Milani

Vai se juntar a comunidade de professores de Deus que sabem de tudo, de todas as normas e leis de cada país, almirantados da ordem da Mãe Iemanjá Dináh que prevêem o futuro dos 7 mares livres e que mandam muito sobre qualquer assunto desde do Sub Nuc Álvaro Alberto até o porta aviões dos Avangers que a MB estará construindo no Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro? E vão continuar afirmando que toda ação da Marinha do Brasil é ridícula, equivocada, sem pés nem cabeças? Que nunca acertaram nada e nunca? Estou prá ver um post que tenha… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. O terceiro mandamento é não usar o nome de Deus em vão.

Santamariense

Meu Deus…meu Deus….meu Deus……..Tá bom assim, sujeito? Kkkkkkkkkkk

Camargoer.

Olá GVM (yahoo).Existem dois caminhos para pesquisar um assunto. Pode-se buscar a fonte primária ou uma fonte secundária. Pesquisar uma fonte primária demanda tempo e estudo. A vantagem da fonte secundária é que alguém fez o trabalho de pesquisa. Então, o que fiz o mais simples: busquei o que foi publicado nos jornais, revistas e sites especializados no assunto ao longo dos últimos anos. Sobre suas perguntas, recomendo você acender uma vela e rezar para Deus perguntando. Se tiver fé, ele vai responder. Eu tive bastante trabalho para ensina-lo. Como ele tem paciência infinita, talvez ele seja capaz de explicar… Read more »

Carvalho2008

Mestre camargoer, o amigo está enganado. Material tóxico somente tem sua licença de movimentação de origem, depois da licença de destino obtida. Primeiro, vem a licença do destino, do importador, de quem recebe, quem ficará com o material perigoso, depois é que vem a da movimentação da origem. Está segurança de primeiro ter de existir a licença de quem recebe é justamente para impedir a movimentação de materiais de sua origem sem que haja a certeza de quem vai recebe-lo e assim, proibir a movimentação de materiais radioativos e tóxicos sem o pré estabelecimento do destino certo. E não é… Read more »

Camargoer.

Olá Carvalho. O que transcrevi é o que está publicado. Creio que o jornal Valor ou O Globo, agora não lembro, publicou a nota do governo turco explicando a razão do cancelamento da licença provisória de importação.

Allan Lemos

Não são burocratas, são ecochatos.

João Moita Jr

Não é por coincidência que em plenos 2023 o Brasil tem praticamente a mesma malha ferroviária que em 1889.

Coronel James Braddock

vira alvo de submarino e fim de papo.
ou bota fogo nele em alto mar para queimar o que tiver de oleo,combustivel e depois explode a base de torpedos.

Camargoer.

Olá. Caro demais, ineficaz de mais e transforma um problema que tem solução técnica em um problema de longo prazo sem solução. Um jênio.

wiliam

em outros tempos, com oficiais almirantado mais corajoso.. na calada da noite, equipe especializada da marinha, e duas explosões controladas no fundo do casco e assunto resolvido kkk simples assim… e ainda tem manchete de jornal: Porta aviões brasileiro afunda no Mar kkk

Last edited 1 ano atrás by wiliam
Camargoer.

Caro W Afundar o navio sem remover o material tóxico é transformar um problema com solução em um problema sem solução.

Marcius

Pelo jeito vai para o fundo do Atlântico.

Allan Lemos

Se o naufrágio for inevitável, então seria interessante testar o Mansup e/ou o Riachuelo.

Luiz Antonio

Vamos por partes, segundo Jack. A MB queria se livrar do casco e um trouxa arrematou e pagou, baseado em um relatório “meia-boca” onde contabilizaram 10% do amianto previsto. O IBAMA assinou embaixo. Alguém jogou a caca no ventilador e a Turquia barrou a entrada. A empresa que arrematou desistiu da compra querendo devolver a bagaço. Isso está cheirando desonestidade da MB com a conivência do IBAMA e da burrice dos compradores que achavam que estavam fazendo um grande negócio com ovs brazucas e se ferraram. Agora a banheira é uma rolha sem dono no Atlântico. Já disse e repito:… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Foxtrot

Porquê a MB não desfaz esse negócio, pega o A-12 de volta, ranca as catapultas, caldeiras a vapor etc, moderniza a motorização, repintar o casco, retirar o amianto e transforma o A-12 no primeiro porta drones do mundo ? Com o espaço interno do navio (ainda mais sem as caldeiras a vapor etc), daria para alojar além de muitos UCAV,s nacionais, e grande grupo de operadores além de sistemas e comunicações. A MB precisa inovar, modelos nacionais temos de sobra, Tupã 3000, Falcão , Albatroz, drone da ACS, etc etc etc. Ou torna o casco do navio um mixto de… Read more »

Henrique

legal que no mesmo comentário que vc fala que o Brasil é atrasado, arraigadas ao passado, dinossauros paquidermes fósseis tu defende reformar um navio de +60 anos que ta afundando kkkkkk

se for pra jogar dinheiro no lixo, então, joga nisso aqui… pelo menos vai ter um retorno melhor

https://www.naval.com.br/blog/2022/07/02/marinha-portuguesa-divulga-projeto-de-novo-navio-multifuncional/

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Foxtrot

Os Turcos iriam (ou vão) modernizar o navio, aprender o projeto (engenharia reversa).
Mas o Brasil hiper moderno que é, realmente não tem mentes, vontade ou intenção para empreender tanto assim.
Se levarem o navio de volta para a Europa, pintarem e trouxerem de volta para nós vender, aí sim aceitaremos !

Camargoer.

Olá Fox. Pelo que sei, a MB fez um mapa digital do A12 que serviria como projeto base para a construção local de um novo porta aviões.

Foxtrot

Olá Camargo.
Se fez, está de parabéns.
Na verdade, se fizessem isso desde os primórdios não estaria comprando as Meko gambiarras.

Camargoer.

Olá Fox. Lembro de uma entrevista com um algo oficial da MB sobre isso. Para mim faz todo o sentido. A minha dúvida é se fizeram isso com o A11. Deveriam ter feito também.

Foxtrot

A-11, Classe de contra torpedeiros, Greenhalgh,s, submarinos etc etc.
O que esses equipamentos e seus sistemas de armas e EW poderiam nos essinar seria inimaginável.
Hoje engatinhamos mal mal na área de torpedos, sonares etc.

Henrique

vai fazer reengenharia num porta aviões que não tem capacidade sustenta nenhum avião da atualidade… giniau e dai vamos fazer reengenharia no A-4 tb? péfeito…
.
.
.
se gastar esse tempo/dinheiro em corrupção o país tem um ganho melhor

Foxtrot

Sabemos desenhar, projetar e fabricar PA,s ?
Então, está aí sua resposta.
Se não sabemos fazer, melhor aprender a “andar” para depois correr.
Mas no Brasil sempre querem colocar os bois a frente da carroça!

Henrique

Sabemos desenhar, projetar e fabricar PA,s ?
Então, está aí sua resposta.

finamente uma deficiência no Brasil salvou ele de um problema kkkkkkk

Esteves

Isso pode fazer com navio novo. Como o Irã está.

Foxtrot

Boa sugestão.
Realmente um casco civil seria mais interessante.
Só citei para dar uma solução a esse “circo” Alá MB!

Henrique

se é pra pegar navio civil então pega o o Mistral que pelo menos o projeto dele tem soluções da área civil e é melhor que essa gabiarra do Irã 

Foxtrot

Mistral é uma classe de LHD militar da França, não ?
Não sabia que era navio civil.
Não confunda criatividade com gambiarras.
Se funciona, é economicamente viáveletc, é criatividade sim.
Coisa que está em falta por essas bandas de cá!

Henrique

separa os pontos ai.. Mistral possui metade do navio Milspecs e metade solução civil com AMBAS dentro de um projeto harmônico que arruma as duas de forma que um produto seja entregue no final, ou seja, sai do zero; junta dois conceitos e entrega um item no fim. isso é criatividade agora tu pegar um civil que não foi feito pra combate e jogar um deck nele é gambiarra digna daqueles “PA préhistorico” (tipo o Langley, só como exemplo pra referencia) se a MB quer outro navio para levar helicóptero pega uma classe que foi feita pra isso e não gabiara… Read more »

Santamariense

– O que seria “ranca”?
– repintar o casco? É só dar uma lixada e umas demãos de tinta? Sério?
– primeiro porta-drones do mundo? O Irã já tem um em construção.

Esteves

O Irã copiou Mestre Carvalho. Esses persas…

Foxtrot

Dúvido muito.
Aqui no Brasil não há mentes empreendedoras para isso, basta ver as réplicas a minha sugestão.
Como as instituições são “espelhos” da sociedade , e são geridas por membros dessa sociedade, entende-se porquê nossas FAAs são e estão como são e estão !

Foxtrot

Bom, quem sabe que corretor de textos nos coloca em furadas, sabe que “Ranca” é Arrancar rsrs.
Se o casco não tem trincas, rachaduras etc (não encontraram nas análises feitas por empresa especializada paga pela MB), realmente uma nova pintura solucionaria.
Os Turcos estão desenvolvendo seu porta drone sob a plataforma de um LHD, não sob a plataforma de um PA.
Sendo assim, a MB caso optasse por essa solução (coisa que duvido muito) seria a primeira marinha do mundo a fazer tal façanha!

Santamariense

O casco poderia estar bom há anos, quando a MB fez os estudos e análises do mesmo. Hoje, a própria MB afirma que o navio tem condições precárias de flutuação.
Quanto ao “ranca”, acho que só o teu corretor faz isso….

Foxtrot

No sul do Brasil devem escrever outra coisa mesmo bá tchê! Aí o corretor corrige com outra linguagem KKK. Quanto ao casco, meu caro, já trabalhou com aço carbono, inox etc ? Já viu a expedsura das chapas do casco de um navio ? Realmente acredita que chapas tão grossas assim se degradam em tão pouco tempo ( comparado a duração do material). Antes de escrever asneiras, estude. Tem navios na Bahia da Guanabara e plataformas com mais tempo de uso que o casco do A-12 ainda na ativa. O próprio Fusca é mais velho e tem chapas mais finas… Read more »

Santamariense

Não, aqui escrevemos arranca, mesmo. Tu escreveu ranca porque em alguns lugares do Brasil, talvez no teu, se fala ranca….preguiça de falar e escrever corretamente.

De resto, continua com tua ladainha de sempre…os cães ladram e s caravana passa. Blábláblá mais chato!

Foxtrot

Aí se escreve Aushwitz e um monte de coisa que deveria já ter sido erradicado na década de 40.
E perdemos uma ótima oportunidade.
De resto, continua com sua casinha sem sentido, embasamento técnico.
Afinal de contas, você não tem neurônios para um debate técnico.
Só sabe as asneiras que te ensinaram.

Camargoer.

Olá Fox. A MB avaliou isso também, contudo o custo estimado era muito alto e o resultado incerto. Por isso a MB decidiu descomissiona o navio. Após quase uma década sem manutenção adequada, hoje é inviável financeiramente e tecnicamente. A solução agora á desmantelar o casco. Se não for feito este ano, terá que ser feito ano que vem.

LucianoSR71

Uma pergunta aos entendidos: quanto de amianto foi p/ o fundo do mar em naufrágios, especialmente durante a 2ªGM? Se nessas condições ele fosse tão perigoso como alguns afirmam, quem consome peixe não deveria durar nem 10 anos, morrendo de câncer, japoneses então, deveria ter sobrado só um punhado e olhe lá. Precisamos de um pouco de bom senso.

Esteves

Vai saber se não estamos.

Santamariense

Pois, então? Qual a diferença que o A-12 faria no meio dessa infinidade??

Esteves

Olha,

Contaram aqui que no Japão não consomem esse salmão que compramos do Chile porque ele tem uma contaminação difícil de erradicar…um protozoário ou bactéria que os chilenos atacam com antibióticos, corantes e depois vendem a nós.

Disse quem disse que o salmão que consomem lá no Japão é de outra espécie não contaminada, servida cozida. Cru, preferem outro.

Mar da China, Mar do Japão, Atlântico Norte…o que essa gente tá comendo não é peixe. É coisa mutante.

Camargoer.

Olá Esteves. Salmão é para comer grelhado, assado ou frito. No Japão, sashumi é de atum. Delícia.

Esteves

Atum é ótimo. A Atma foi também.

Camargoer.

Olá Esteves. Não esqueça da minha Caloi.

Camargoer.

Olá Luciano. Muito amianto, muito metal pesado, muito agrotóxico, muito antibiótico, muito hormônio, muito microplástico. O fato de gerações e gerações terem poluído as águas oceânicas não pode ser usado para justificar que nossa geração continue fazendo. O mesmo para a poluição atmosférica. Por anos, desde o início da revolução industrial, a nossa espécie tem lançado uma enorme quantidade de CO2 na atmosfera. Ninguém pode usar isso para justificar que se continue fazendo. Sobre a alimentação dos japonese, basta lembrar do mal de Minamata causada pela exposição ao mercúrio. Aproveitando, o Japão sofre de um problema crônico de polução por… Read more »

LucianoSR71

Caro Camargoer, vc sabe que me refiro a essa situação crítica em que se encontra o São Paulo, não force a barra. Não esperava isso de vc. Lamento.

Camargoer.

Olá Luciano. Perceba que muita gente defende o afundamento do casco argumentando que a quantidade de material lá seria insignificante, seja em relação ao volume do mar ou em relação ao histórico de afundamento anteriores e de material tóxico descartado no mar ao longo dos anos. O problema tem um aspecto ético e outro técnico. Eticamente, tanto faz ser um quilograma ou uma dezena de toneladas. Tecnicamente é mais complexo porque não se controla nem a taxa de liberação do material, nem as correntes oceânicas nem a cadeia alimentar. Além disso, o navio tem outros matérias tóxicos como lubrificantes e… Read more »

LucianoSR71

Continua querendo lacrar em cima de uma situação crítica ( e aqui não me cabe dizer motivos ou culpados ) – o casco está condenado, corre-se o risco de numa tempestade, por exemplo ele afundar e complicar a vida dos tripulantes do(s) rebocador(es) que estivesse(m) o levando p/ um desmanche ecológico, não dá mais p/ fazer isso, não é momento de dar aulas de ecologia. Essa é a vida real e muitas vezes ela não corre de acordo c/ o que seria o ideal ou correto de se fazer em prol do meio ambiente. Lamento-2.

Camargoer.

Caro Luciano. Não tenho intenção de manter debates infindáveis e lamuriantes.

Santamariense

Tu é um mala, lacrador e cínico….nada mais.

MATROSE

Caro Camargoer, gosto da racionalidade de seus textos. Sabe como procedem os sucateiros de Alang com os problemas de materiais tóxicos e poluidores dos navios que desmontam? Penso que esse casco do ex Sampa é só um caso a mais. Pode ser que tenham solução.

Camargoer.

Olá Mat. Pelo que sei, Alang é um desastre ambiental e social. Há trabalho infantil, falta de segurança. Tenho alguma experiência com empresas de reciclagem de PET e com cooperativas de recicladores. Talvez, no caso do casco do A12, o correto seja capacitar um estaleiro brasileiro que esteja desativado e que tenha condições técnicas para desmantelar o casco. Visitei o A12 quando ele esteve em Santos. É enorme. A USN vendeu um casca de um porta aviões por US$ 1,00. Entendo que o custo do desmantelamento do A12 de modo apropriado, o que inclui normas ambientais e direitos trabalhistas, tenha… Read more »

Burgos

Boa noite Galera aí do Blog;
Posso mandar a real ?!
Esse casco não vai pra empresa turca de desmanche, não vai atracar em PE, não vai voltar pra MB no RJ e muito menos pra fundação Foch.
Vcs sabem pra onde vai ?!
Pros braços do Netuno, isso mesmo, no fundo do mar !!!
Agora resta saber a quantas milhas ele vai afundar da Costa Brasileira.
Vai dar um chute, 180/200 milhas da costa. Lamentável !!!😔

Esteves

Pois pode. A MB assumiu a operação do navio.

Grozelha Vitaminada Milani

A MB não assumiu nada. Só está garantido que não atraque ou fique na zona de proteção.

Traduzindo: a MB está garantido que aqui não fica!

Esteves