Prof. Dr. Ricardo Cabral [1]

Pedro Silva Drummond [2]

Nos últimos dias surgiu a notícia de que a China poderia construir uma base naval em Ushuaia, Argentina. O governador da Terra do Fogo, Gustavo Melella, mantém negociações avançadas com Shuiping Tu, representante do Partido Comunista Chinês (PCC) na Argentina e representante da empresa estatal HydroChina Corp na América do Sul, desde novembro de 2022.

O objetivo chinês é construir uma base naval na região de Ushuaia, o que permitiria à Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN), exercer uma influência numa região extremamente importante, passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico, fortalecer o posicionamento chinês na Antártica e atuando em conjunto com a base espacial em Neuquén monitorar as comunicações em todo o hemisfério.

Sergio Massa, ministro da Economia, negou que qualquer projeto ou investimento chinês contemplaria o controle de qualquer região aos chineses e ameaçasse a soberania nacional, apesar de isso já ter acontecido.

Nesse aspecto, Alberto Rojas, diretor do Observatório de Assuntos Internacionais da Universidade Finis Terrae do Chile, explicou: “Uma possível base chinesa em Ushuaia permitiria a Pequim ter um enclave permanente no Hemisfério Sul, com projeção para o Atlântico Sul que, dependendo das condições negociadas com a Argentina, poderá permitir a construção de instalações, bem como a presença de unidades navais e contingentes militares neste quadrante”, prosseguiu, “a China poderá interceptar todo o tipo de comunicações regionais com claro econômico e estratégico, além de ganhar potencial para manter monitoramento permanente do tráfego marítimo”. (Escenario Mundial)

Rojas, ainda acrescenta: “o projeto Belt and Road [BRI] anunciado pela China em 2013 busca ter uma projeção clara para esta área do continente, … e se esta base em Ushuaia se concretizar, pode se tornar o primeiro de muitos outros, tanto nas costas atlântica e pacífica quanto na zona andina”. (Escenario Mundial).

A Argentina vive em permanente dificuldade econômica e a China tem se aproveitado dessa situação para obter concessões dos argentinos como foi o caso da Estação Espacial Distante chinesa, instalada em Neuquén. A estação é cercada de controvérsias, pois teoricamente a China Satellite Launch and Tracking Control General (CLTC) é a empresa estatal que é a dona da base. No entanto, a CLTC se reporta à Força de Apoio Estratégico do Exército de Libertação Popular, e afirma que o uso é pacífico.

O acordo prevê isenção de capital de 50 anos, restringe o controle soberano da Argentina sobre a terra e as operações, fornece isenções fiscais e permite o movimento da mão de obra chinesa, trabalhando sob a legislação trabalhista chinesa em território argentino, ou seja, uma série de restrições ao exercício da soberania argentina em seu próprio território.

A base tem uma antena de 35 m de diâmetro, fica em um local isolado, com montanhas ao redor, o local é de difícil acesso e a entrada só é permitida a chineses. A base tem uma área de 200 hectares e uma zona de exclusão rádio de 100 km. Em 2016, o então presidente Maurício Macri tentou rever os acordos com os chineses firmados pelo governo de Cristina Kirshner, mas Pequim informou que aceitaria sob a condição de que todas as relações e acordo entre os dois países fossem revisados.

O interesse chinês pela América Latina não é algo recente.

Em 1999, a empresa chinesa Hutchison Whampoa ganhou concessões para operar dois portos no Panamá. Está ainda fase de discussão a construção de um canal interoceânico na Nicarágua (mais plausível) ou em El Salvador.

Beijing na publicação dos livros brancos, a partir de 2015, afirmam que as estruturas militares chinesas devem apoiar a crescente presença comercial no mundo, ou seja, extrapolando seu entorno estratégico e assegurando as suas linhas de comunicações marítimas.

A Marinha do PLA opera uma base em Djibuti desde 2017 e tem projetos de construir outras bases na África como no Kenya, Tanzânnia, nas ilhas Seychelles, na Namíbia e em Angola. Está expansão militar está ligada diretamente ao Cinturão e a Rota da Seda, mas também em proteger as linhas de comunicações marítimas chinesas.

 

Em nosso entendimento, a projeção do poder naval chinês para o Atlântico Sul visaria proteger as rotas que levam aos maiores fornecedores de proteína e minerais (Argentina e Brasil) e aos mercados consumidores nas Américas, África e Europa. Além disso, podemos especular que a continuidade das mudanças climáticas pode afetar as condições de navegação no extremo sul e ter bases militares na Terra do Fogo pode dar aos chineses alguma vantagem estratégica.

A frota pesqueira de alto mar chinesa mantém uma presença regular nas águas do Atlântico Sul, e às vezes dentro da Zona Econômica Exclusiva da Argentina e do Brasil. Com relação ao petróleo e minerais na Antártica, desde 1983, a China é signatária do Tratado Antártico (1959) que proíbe reivindicações territoriais e exploração comercial ao continente, mas essa situação poderá mudar com a revisão do tratado prevista para 2048.

Lembro que em 2021, durante a reunião do G-20, em Roma, os Ministros das Relações Exteriores da Argentina e da China assinaram um acordo de cooperação para a exploração da região antártica e dos oceanos vizinhos. Outro ponto importante sobre o continente antártico e que a China mantém quatro bases de pesquisa, e o mais interessante é que uma está localizada na área de reivindicação histórica argentina.

Desde 2013, a Marinha do PLA passou a ser vista com frequência no Atlântico Sul realizando visitas e exercícios com as marinhas regionais. A construção de uma base naval chinesa em Ushuaia colocaria a Estreito de Magalhães ou a Passagem de Drake sob a influência de Beijing. Junte-se a essas bases, a construção de bases no Panamá ou na Nicarágua (Canal do Panamá), com a base da Namíbia, todas as “entradas” para o Atlântico Sul ficariam sob o controle chinês.

Esta estratégia chinesa não se resume ao Atlântico Sul, mas é global. Os chineses possuem bases em Djibuti (próximo ao acesso ao Canal de Suez), nos Emirados Árabes Unidos e no Paquistão que podem se juntar a uma base naval no Irã, colocando o Estreito de Ormuz sob sua influência. Juntem-se essas bases as já existentes na Malásia, Indonésia e Tailândia próximos ao estreito de Malaca ao Mar do Sul da China colocam Beijing no controle de praticamente todos os choques point de seu interesse estratégico.

As relações sino-argentinas podem se tornar ainda mais próximas, se Beijing aumentar o volume de investimentos e importação (exponenciando a dependência portenha). No aspecto militar, os chineses têm amplas condições de fornecer equipamentos militares de alta qualidade a baixo custo, pois Buenos Aires não tem condições econômicas de fazerem grandes compras de armas, mas tem interesses imediatos no seu interesse estratégico. Ao que parece o maior problema dos portenhos é contrabalançar suas necessidades econômicas e estratégicas com as questões de segurança e soberania.

Ressalto que os chineses estão investindo pesadamente na África aprofundando suas relações econômicas, diplomáticas e militares. Os chineses investem sem preconceitos, condicionantes ou preceitos éticos e não se envolvem nas questões internas o que é do interesse dos governos africanos.

A maior presença militar chinesa pode, já no médio prazo, colocar em xeque a posição britânica nas Falklands e a superioridade norte-americana e da OTAN no Atlântico Sul devido ao posicionamento das bases chinês, que estão em locais estratégicos, diferente da OTAN que estão disseminadas.

Bibliografia

 


[1] Mestre e Doutor em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ, professor-colaborador e do Programa de Pós-Graduação em História Militar Brasileira (PPGHMB – lato sensu), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO e Editor-chefe do site História Militar em Debate e da Revista Brasileira de História Militar. Website: https://historiamilitaremdebate.com.br

[2] Especialização em História Militar pela UNISUL, Graduação em História pela UGF e Editor do site História Militar em Debate e da Revista Brasileira de História Militar. Website: https://historiamilitaremdebate.com.br

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alison

Certo eles em aceitar trocas se o acordo for interessante… Ninguem quer vender armas para a Argentina mesmo por causa das sanções britânicas. Soberania? Diga 1 país que a China buscou interferir em seus assuntos internos que nao esteja no Mar do Sul da China ou disputas históricas com vizinhos…

Velho Alfredo

Essa situação apresentada no texto põe em xeque a soberania Argentina em seu próprio território de forma avassaladora, inclusive apoiando a China em sua projeção sobre o continente gelado, e limitando essa projeção pela Argentina.

Praticamente é dizer q a Argentina abriu mão de suas pretenções e direitos na região.

Luis Carlos

O que colocava a soberania argentina em xeque era a constante intrusão e roubalheira ocidentais através de acordos econômicos danosos impostos aos argentinos através de organizações como FMI e outras menos cotadas.
A China veio com propostas de investimentos e desenvolvimento.
A resposta está aí.

Carlos

Quando nada se sabe, a propaganda faz o seu trabalho. O FMI é a única instituição que empresta dinheiro a quem necessita mas impõe politicas económicas para receber o retorno do dinheiro emprestado mas sem retirar soberania a quem empresta. A China empresta o dinheiro mas coloca uma clausula da qual ninguém fala que é transferir território para a China quando estiver em causa o pagamento do empréstimo, que o digam os montenegrinos.

PRAEFECTUS

Pessoal, vendo o que a esquerda está fazendo na Argentina, olho para nosso país e imagino o que acontecerá. Afinal, depois de ver o comandante militar do Sudeste(sim, um milico), se manifestar publicamente defendendo o resultado dessas eleições, que todos sabem ser fraudulenta. Fica claro que o nível de raciocínio lógico e comprometimento com a segurança do país, de alguns generais brasileiros, está no mesmo nível de certos militares e políticos argentinos, que permitiram a assinatura de um malcrado acordo desses com os chineses. Com a assunção da quadrilha esquerdista ao poder em nosso país, começamos a ver como os… Read more »

Last edited 1 ano atrás by PRAEFECTUS
Nativo

Maior do que sua burrice patética,nesta adoração ao mico, a sua ignorância histórica e mania de mentir são outros pontos fenomenais, aliás coisas comuns nos que são antiesquerda mas longe de serem capitalistas. Ambos os lados, fãs de populistas.
A Argentina sempre foi de direita, a moda colonial, até as últimas eleições, e vem muito antes dessas eleições, patinando em fezes. Aí o sujeitinho vem com essa conversa de que a culpa é da esquerda.

Cristiano de Aquino Campos

Cara, a eleição não foi fraudulenta, e o general falou a verdade, o exército e uma instituição de estado e não de governo, tem que cuidar da proteção do país contra ataques militares de potências estrangeiras e ponto. Não importa quem é o presidente, ele e o comandante em chefe e pronto.
A eleição foi focalizada até por órgãos internacionais e legitimada/ reconhecida por todos os países do mundo, até presidente de direita reconheceram. Aceita que arde menos.

marcus mendes
Praefectus est plane ineptus.
Cristiano de Aquino Campos

General legalista agora é errado no exército, caxias deve estar se contorcendo no túmulo. Insubordinação, indisciplina, desrespeito a hierarquia, em fim, tudo contrário ao que o exército representa.

Cristiano de Aquino Campos

Bem se vê que não consegue viver em sociedade democrática, com liberdade de opinião mesmo que divergente, e ainda se diz democrata.
Em minha opinião tanto faz se o governo e de esquerda ou direita, tem que ter alternância de poder. Temos que respeitar a vontade das urnas, iríamos querer o mesmo caso o eleito fosse o Bolsonaro.
Devemos ficar atentos aos precedentes, não devemos apoiar atos violentos e anti-democráticos de um lado para não termos que ficar calados se forem praticados pelo outro lado também.

Joaquim Marques Lisboa

“(…) todos sabem ser fraudulentas”. Cloroquina (e ozônio retal) causam perda de cognição e delírio severo. Cuide-se.

marcus mendes
Praefectus est plane ineptus.
Azor

Vá trabalhar e faça algo de útil e nos poupe de seus esdrúxulos comentários.

Last edited 1 ano atrás by Azor
H.Saito

Os chineses só desenvolvem noutros países o que lhes convém comercialmente, relacionados ao fornecimento de matéria prima e alimentos exportáveis para alimentar a fome chinesa por poder e dinheiro.

Red Pill - 红色药丸

Lindo isso… são o único povo no planeta a faze-lo.

H.Saito

Virar colonia da China enquanto reclama a soberania das Malvinas.
Parece muita burrice.

Pedro Fullback

Dizer que o Brasil está perdendo espaço na América Latina e África é muito perda de tempo. Em qual momento o Brasil foi influente nessa região? Nunca. Temos que fortalecer sim as nossas forças armadas para aumentar o nosso poder de influência, e no ponto econômico, precisamos tirar proveito dessa guerra de China vs EUA- Europa. Agora, temos uma mentalidade muito pequena, não temos um projeto de um país. Cantamos de galo de que ” Sem o agro brasileiro a China passa fome”, enquanto isso a China investindo pesado na agricultura africada para a China ter um maior poder de… Read more »

sub urbano

Essa bitolação do “agro é pop” foi uma das maiores idiotices da historia economica brasileira. E ainda promove uma acumulaçao de riqueza na mão de poucos bilionarios, pq oq é exportado e subsidiado é o “cash crop”. Comida mesmo q ta na gondola do supermercado qm produz é o pequeno e medio produtor. Os donos dessas plantaçoes gigantes de soja moram na suiça e em miami, os filhos deles nem portugues falam kkk E os bobalhões brasileiros invadindo congresso e fechando rodovia pra proteger os caras kkk

H.Saito

Atualmente quem mais compra agro do pais é justamente a China, tanto que para agradar ao novo presidente liberou a importação de mais carne brasileira
A picanha vai ficar ainda mais cara esse ano.

Otto LIma

O agro brasileiro é muito vulnerável, pois depende de importações para funcionar: silos de grãos dos EUA, máquinas da China, fertilizantes e defensivos agrícolas da Rússia, medicamentos veterinários da Índia…

marcus mendes

Enganaram você, o Brasil tem várias empresas que produzem maquinas agrícolas.De origem europeia, americana e canadense.Trabalhei durante 20 anos em uma delas, CNH Case e New Holland..

Burgos

Bem vindo a tal falada Globalização!!!
👀🤦‍♂️
Só quero ver aonde vai parar tudo isso !!!🤷‍♂️

Glasquis 7

Só quero ver aonde vai parar tudo isso !!!”

Vai parar num conflito pois essa região tem disputas fronteiriças que embora já resolvidas em 1978, a Argentina acaba de reacendê-las reclamando soberania sobre mar territorial chileno.

cipinha

Não é a globalização em si, o problema são as questões que eternamente assolam a nossa região, populismo e desenvolvimentismo econômico, nunca procuramos enfrentar a realidade nua e crua, a culpa da America Latina ser o que é, é 101%nossa. Veja nosso caso, durante um tempo parecia que tudo estava se encaminhando na economia, tinhamos e ainda termos alguns gargalos, mas inflação parecia coisa do passado, fiscal estava organizado, pais crescia… poderia ser um modelo e influenciar a região, mas decidimos pegar o caminho do atraso e estamos novamente fazendo isso

Fernando

Pegamos o caminho do atraso em 2018. Mas vamos voltar aos trilhos.

Andrey

Estamos vendo esse caminho nos trilhos em 20 dias desse desgoverno.
O tempo é o senhir da razão,FAZUELI.

Luis Carlos

Onde vai parar?
Em Pequim.
Daí o desespero americano.

H.Saito

Pequim não quer globalização, Pequim quer se tornar um império novamente.

Marcelo

Globalização é o primeiro mundo continuar escravizando o terceiro mundo !!!
O que está acontecendo agora é que os países de primeiro mundo estao brigando entre si pelas colonias do terceiro mundo.
A china quer um parte dessas colonias,entao França,inglaterra,estados unidos e russia vai perder uma % porcentagem de suas colonias pelo mundo .
O jogo é pessado e nao é para amadores !!!

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
santiago

Internamente eles fazem o que quiser, ainda mais se tirar do buraco econômico que estão. Agora que uma base dessa pode criar atritos grandes por causa do movimento pesqueiro chinês. Vai ter tuc tuc pescanso dizendo que é um cruzador em transito pela costa brasileira

Eduardo Angelo Pasin

As vezes aparece um bate em nossos pescadores e vão embora, a capacidade de monitoramento da MB é baixa.

SmokingSnake 🐍

A Argentina está de joelhos, sem forças armadas e sem dinheiro só resta entregar partes do país como estão fazendo.

Luis Carlos

Livrando-se da usura ocidental já é um grande começo, né?
Basta ver onde a Argentina chegou andando com esses elementos.
Se fosse coisa boa, a Argentina continuaria sendo a Suíça do Sul.

Santamariense

Sai da usura ocidental para cair na usura oriental….grande bost@….

H.Saito

Vai trocar a usura ocidental pela usura oriental.
Tem de ser muito burro pra aceitar uma base chinesa e reclamar dos americanos.

Realista

China precisa de bases em todo canto do mundo pra proteger as exportação/importação está certinha .

Jagdverband#44

Eles vão devastar toda a pesca no hemisfério sul.

Daniel Botura

No mínimo, pra variar, deveríamos ter uma base naval em Angola e Moçambique, básico………………

Jefferson Ferreira

kkkkk mal temos bases aqui….

Fagundes

Me corrijam se estiver errado, tinha uma história que foi fechado um acordo com a Namíbia, mas não se concretizou, deve ter sido a crise econômica que o Brasil entrou.

Last edited 1 ano atrás by Fagundes
Salomon

A China ocupou nosso espaço. Salvo engano, nós montamos a banda de música da Marinha da Namíbia, ou algo assim.

Agressor's

Enquanto o braziu se foca em porcarias como futebol, lavagem de dinheiro, eleições, bolsunaru, lula… Os vizinhos estão se movimentando para o que está por vir…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Diego Tarses Cardoso

Mas vocês mesmo da esquerda colocaram Lula no poder, não adianta reclamar.

Fernando

E voces da direita colocaram o Bozo, nao adianta reclamar.

H.Saito

Quem colocou foi a esquerda, o lula e o Adélio Bispo.

Neto

Que tipo de marinha é necessária para em:

1. Um primeiro momento negar o uso de pesqueiros de outros países a nossa zona exclusiva?

2. Em segundo momento, sabendo que países podem estar desrespeitando essas zonas, que marinha é necessária para negar mar à suas respectivas frotas.
.
Tá aí as necessidades da Marinha do Brasil.

marcus mendes

A marinha que chega afundando os pesqueiros chineses.Boas relações com outros países não inclui o saque das riquezas.

Neto

Ninguém falou em chegar afundando navios Chineses. . Negar o uso do mar é chegar falando via rádio pro navio pesqueiro sair da nossa zona exclusiva, se necessário ter potencia para seguir estes tipos de navios no tempo que for necessário e ter poder de fogo para casa confrontado, tal qual a marinha argentina foi, afunda-lo e/ou toma-lo. . É possível que o país que possui uma frota pesqueira que gere ruídos com outra nação mande seus navios de guerra escolta-los. . Então se faz necessário ter força suficiente para escoltar a escolta deles. . Sim, a frota de pesqueiros… Read more »

Bardini

Olha. Este texto me parece levantar vários pontos até que morre, do nada. São vários recortes arranjados como bibliográfia, para fazer uma volta enormer e direcionar uma opinião. . O ponto mais fundamental, no meu entendimento, é esta foto: . A atual “base” dos caras é aquela bela porcaria que se vê. Não cabe nada relevante ali. E os hermanos falam em ampliar aquilo ali, por décadas. Tem dinheiro? Não. . Onde entra a China? . Os caras tem um Navio Quebra-Gelo na região. E ele utiliza como porto Punta Arenas, Chile. O Chile faz até parte do “Belt and… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
sub urbano

Verdade, o objetivo pode ser a Antartida. De qualquer forma, seja qual for o objetivo, a America Latina sempre foi uma fazenda, só ta mudando o dono. O problema de uma sociedade de escravos é que o senso de Republica é mto fragil. O cara nao vai lutar pelo q é dele, simplesmente pq ele não tem nada kkk

Thiago A.

“A maior presença militar chinesa pode, já no médio prazo, colocar em xeque a posição britânica nas Falklands e a superioridade norte-americana e da OTAN no Atlântico Sul devido ao posicionamento das bases chinês, que estão em locais estratégicos, diferente da OTAN que estão disseminadas.” Com quais meios? ‘Esta estratégia chinesa não se resume ao Atlântico Sul, mas é global. Os chineses possuem bases em Djibuti (próximo ao acesso ao Canal de Suez), nos Emirados Árabes Unidos e no Paquistão que podem se juntar a uma base naval no Irã, colocando o Estreito de Ormuz sob sua influência. Juntem-se essas… Read more »

Fabio Araujo

Navios da marinha iraniana receberam autorização da MB para aportar no Rio de Janeiro! https://www.in.gov.br/web/dou/-/despacho-decisorio-mb-n-5-de-13-de-janeiro-de-2023-458733048 Diário Oficial da UniãoPublicado em: 19/01/2023 | Edição: 14 | Seção: 1 | Página: 6 Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Estado-Maior da Armada DESPACHO DECISÓRIO MB Nº 5, DE 13 de janeiro de 2023 Processo nº: 61074.000259/2023-86 Autorização para visita de Navios de Guerra a Portos e Águas Jurisdicionais Brasileiras Embaixada da República Islâmica do Irã no Brasil 1. Nos termos do art. 4º, caput e parágrafo único, da Lei Complementar nº 90/1997, com redação dada pela Lei Complementar nº 149/2015; c/c art. 1º da… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fabio Araujo
H.Saito

Taí o motivo pelo qual o tal avião americano estar sobrevoando o litoral brasileiro: Militares Iranianos perto do urânio de Angra e Resende.

Hellen

Os americanos e Europeus ja perceberam que vai ter que dividir suas colônias aqui na america do sul com os chineses !!!

Thiago A.

Já já terão que dividir a Rússia, assim que esta desmoronar, criando várias pequenas repúblicas.

H.Saito

Considerando que ainda reclamam do controle britânico sobre as Malvinas, dificilmente os argentinos aceitarão que sua soberania seja violada pelo império Chinês.
Qual seria o tamanho do suborno necessário para que a yargentina engula a seco seu orgulho?

Inimigo público

Os ingleses devem estar num cagaço só. Quem manda ir mexer com a China no seu quintal? Já imaginou a China infestar essa base de J-35, J-20 e alguns submarinos nucleares?

João Moita Jr

Parabéns à Argentina. É por aí mesmo.

adriano

Se fizer isso a Argentina sofrerá embargo dos EUA, se acredita que a China irá suprir suas necessidades siga em frente.

Pedro

E o SIVAM, ninguém fala, né? Quando o Brasil não tinha direito a saber o que se passava dentro de seu próprio espaço aéreo sem a interferência direta de membros dos USA, sem contar da queda do Ministro da época do JHC. Vão limpar a bund* primeiro, anres de falar dos outros, brasileiro é o maior hipócrita da terra…

Fabio Araujo

86ª flotilha da Marinha do Irã a rumar ao Brasil
 A 86ª flotilha de navios de guerra da Marinha iraniana consiste nos navios “Dena” e “Makran” para atracar na cidade portuária do Rio de Janeiro, no sudeste do Brasil.
https://iranpress.com/content/72094/the-iranian-navy-86th-flotilla-head-for-brazil
The Iranian Navy’s 86th flotilla to head for Brazil
 Tehran (IP)- The Iranian Navy’s 86th flotilla of warships consists of the ships “Dena” and “Makran” to berth at Brazil’s southeastern port city of Rio de Janeiro.