A presença de uma base militar chinesa na América do Sul seria um movimento geopolítico significativo de Pequim, garantindo-lhes um enclave permanente no Hemisfério Sul e uma projeção em direção ao Atlântico Sul

A China continua a expandir sua presença nos oceanos. Em uma reportagem recente do site de notícias francês Intelligence Online, foi revelado que um avanço significativo foi feito em novembro de 2022 por Shuiping Tu, representante do Partido Comunista Chinês (PCC) na Argentina.

O avanço, alcançado por meio de negociações com autoridades locais na província de Tierra del Fuego, diz respeito à construção de uma nova base naval que permitiria à Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN) exercer o controle sobre uma passagem crucial entre os oceanos Atlântico e Pacífico. As implicações desse desenvolvimento são de longo alcance e levantaram preocupações entre especialistas militares e funcionários do governo em todo o mundo.

O potencial estabelecimento de uma instalação naval chinesa em Ushuaia, Argentina, levantou preocupações sobre seu potencial impacto estratégico na região. Segundo especialistas, a partir da base proposta, os militares chineses seriam capazes de monitorar as comunicações em todo o Hemisfério Sul, dando à China a capacidade de interceptar comunicações regionais com claro impacto econômico e estratégico. Além disso, permitiria o monitoramento permanente do trânsito marítimo na área.

A presença de uma base militar chinesa na América do Sul seria um movimento geopolítico significativo de Pequim, garantindo-lhes um enclave permanente no Hemisfério Sul e uma projeção em direção ao Atlântico Sul. Isso também poderia permitir que Pequim construísse instalações adicionais e destacasse contingentes navais e militares na região, dependendo das condições negociadas com a Argentina.

A Iniciativa do Cinturão e Rota da China (BRI), anunciada pela primeira vez em 2013, despertou preocupação sobre seu potencial impacto estratégico no continente. Segundo especialistas, o projeto é uma clara projeção dos interesses chineses na região e a instalação naval proposta em Ushuaia pode ser a primeira de muitas, tanto nas costas do Atlântico e do Pacífico quanto na zona andina.

Embora a BRI seja comercializada como uma estratégia global de desenvolvimento de infraestrutura e cooperação internacional, destinada a permitir o envolvimento da China no financiamento e construção de infraestrutura para construir uma ampla comunidade de interesses compartilhados na Ásia, África e América Latina, os especialistas sugerem que é uma ferramenta para a China aumentar seu domínio e controle sobre os países em desenvolvimento. Esta base proposta em Ushuaia está alimentando preocupações de que seja uma maneira de Pequim atingir esse objetivo.

Embargo de armas do Reino Unido na Argentina: um obstáculo à segurança regional
Como a China continua a exercer crescente influência comercial, financeira e de investimento em países como a Argentina, há preocupações de que ela possa usar essa influência para obter vantagem estratégica na região. De acordo com especialistas, ao trabalhar em conjunto com a Argentina, a PLAN poderia cobrar mais do Reino Unido para proteger as Ilhas Malvinas, potencialmente desviando seus porta-aviões e força submarina em de operações de apoio nos Estados Unidos, OTAN e Indo-Pacífico.

No entanto, o governo dos Estados Unidos expressou preocupação com a “política de segurança ultrapassada pós-Guerra das Malvinas” do Reino Unido, que impôs um embargo de armas à Argentina na década de 1980, resultando no congelamento de suas capacidades militares. Apesar das tentativas de modernização de suas forças armadas nos últimos anos, a Argentina continua enfrentando resistência do Reino Unido. Isso levou a um declínio na capacidade de defesa e levou ainda mais a Argentina a cair sob o controle da China. Os EUA estão pressionando o Reino Unido a mudar sua política para garantir a continuidade da estabilidade e segurança regionais.

Em agosto do ano passado, o US Naval Institute (USNI), um proeminente think tank da Marinha dos EUA, divulgou um documento destacando a expansão da força, influência e comércio da China na Argentina e as possíveis implicações de segurança desses desenvolvimentos. O USNI enfatizou a necessidade de os Estados Unidos prestarem muita atenção ao Atlântico Sul e sugeriram investir em cooperação de segurança conjunta com o Reino Unido.

À luz dessas preocupações, os EUA têm trabalhado para persuadir o Reino Unido a suspender o embargo de armas à Argentina, a fim de fortalecer as capacidades militares do país e combater melhor a influência da China na região. Em 2020, os EUA supostamente se ofereceram para vender caças F-16/A/Bs da Dinamarca para a Colômbia e a Argentina, e estão atualmente em negociações com o Reino Unido para aprovar a venda. O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, está finalizando os detalhes de um acordo com os EUA para um lote de caças Lockheed Martin F-16. Esta proposta de venda, que incluiria antigos F-16 A/B dos anos 1980 com modernização modesta, é vista como uma forma de ajudar a Argentina a enfrentar melhor a crescente influência da China, com a esperança de que a ajuda dos EUA e a cooperação do Reino Unido, a Argentina possa ter sucesso em este esforço.

Enquanto a Argentina procura modernizar suas capacidades militares, tem considerado a compra do caça Tejas Light Combat Aircraft (LCA) da Índia. No entanto, devido ao embargo de armas em curso no Reino Unido, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) da Índia tem enfrentado desafios na aquisição de certos componentes para as aeronaves que têm origem britânica.

O Financial Express Online informou anteriormente que isso levou a HAL a explorar fontes alternativas para esses componentes, a fim de tornar o Tejas uma opção viável para a Argentina. O processo de substituição de todos os componentes de origem do Reino Unido tem sido uma tarefa contínua da HAL e tem causado atraso no negócio com a Argentina.

O embargo de armas do Reino Unido, implantado na década de 1980, teve um impacto de longo prazo nas forças armadas argentinas e em seus esforços de modernização, sendo a possível compra do Tejas o exemplo mais recente de como continua a prejudicar as capacidades de defesa do país. Com a Índia e a Argentina tendo uma crescente parceria de defesa, a esperança é que uma maneira de contornar isso seja encontrada para fornecer à Argentina as aeronaves Tejas.

O potencial estabelecimento de uma base naval chinesa em Ushuaia, Argentina, tem sérias implicações para o equilíbrio de poder na região. Isso daria à China uma posição estratégica no hemisfério sul, de onde poderia exercer controle sobre uma passagem crítica entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Também poderia potencialmente abrir as portas para uma maior expansão ao longo da costa sul-americana, tanto no lado do Atlântico quanto no lado do Pacífico.

Além disso, o embargo de armas do Reino Unido à Argentina, que remonta à década de 1980, continua a impedir os esforços de modernização militar da Argentina e, portanto, alimentando indiretamente o domínio da China na região. É claro que há muitos fatores em jogo nesta situação e que será necessário um esforço coordenado de todas as nações envolvidas para garantir a estabilidade e a segurança regional.

FONTE:  Financial Express / The Indian Express Group

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Pô os Chineses oferecendo uma base em troca de aporte financeiro e investimentos e quem sabe até caças novos “de gratis” pra Argentina, e os Americanos vem oferecendo F-16A usado?

PQP, não é atoa que estão perdendo o quintal deles pra influencias Chinesas e Russas.

Fabio Mayer

Vetaram a venda dos AMX-T para a Venezuela e o resultado foi a aquisição de aeronaves chinesas e russas. O Peru já vem comprando aeronaves russas há algum tempo, e o México ja adquiriu mais de 100 helicópteros da Russian Helicopters. Os americanos querem escolher para quem vender e acabam perdendo as rosas do quintal…

Willber Rodrigues

Por pressão britânica, vetaram uma possível venda de M-346 pra FAA, praticamente empurrando eles pra algum caça chinês, aumentando a presença chinesa na AL.
Tiro no pé…

Zezão

Burrice dos argentinos… Em 1903, o presidente cubano, Tomás E. Palma, alugou a área de Guantánamo (117 KM²), para os EUA em troca de US$ 4.085 dólares por ano (na época era uma grande quantia, mas hoje uma ninharia…). Hoje os americanos se recusam a sair de lá, tomaram o território dos cubanos. Depois do fim da URSS, os ucranianos alugaram a área de Sebastopol para os russos, em 2014 venceu o contrato e não seria mais renovado, os russos tomaram a Criméia pra evitar que isso acontecesse. Ou seja, Uma vez que os militares chineses instalem uma base militar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Zezão
Allan Lemos

Hoje os americanos se recusam a sair de lá, tomaram o território dos cubanos.

Isso é uma inverdade, o acordo de arrendamento(perpétuo) da Baía de Guantánamo dizia que ele só poderia ser encerrado se o Governo dos EUA decidisse sair de lá ou de comum acordo de ambas as partes. Depois da revolução, o novo regime chegou a descontar um dos cheques que são enviados anualmente até os dias de hoje.

Então os americanos não “tomaram” coisa nenhuma.

Zezão

Amigo, os EUA fizeram uma lei em 1901, emenda Platt, estipulando sete condições para a retirada das tropas dos Estados Unidos que ocupavam Cuba após a guerra Hispano-Americano, uma das condições era que Cuba era obrigado a arrendar parte de seu território aos americanos.

Carlos Campos

Conhecendo quem tá no poder lá, não existe dúvida de onde uma parte desse dinheiro vai parar, então é duvidoso para o País e não é para os políticos

Luis H

não é burrice, se trata de dar muito$ bon$ motivos para os políticos e militares argentinos de alta patente, q o problema fica pras próximas gerações e os bônus são aproveitados por eles no presente. burrice é acreditar em entidade sobrehumana bondosa chamada estado. sabe de nada inocente

leonidas

Bem suas considerações não levam em conta o fato que ao contrário dos EUA e da Rússia a China esta demasiadamente longe para poder impor alguma restrição aos Hermanos no tocante a retomada do território. Fora o fato que sua posição em relação a base em Cuba tem seus questionamentos. E sobre a Crimeia, simplesmente é um equivoco absoluto. A Crimeia jamais foi ucraniana, já tive a oportunidade de explicar isso inúmeras vezes mas é sempre bom repetir. Ela teve cedida sua administração por decisão de Nikita Krushev em 1954 para a Ucrânia mas dentro do âmbito da URSS. Ou… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
leonidas

Garantias também foram dadas no governo Clinton de que a Otan iria se manter longe do leste Europeu… rs Quem primeiro rompeu as tais garantias sobre este aspecto em primeiro lugar foi o Ocidente, quem primeiro rompeu as garantias sobre invadir nação soberana a revelia de autorização da ONU (não que eu a tenha como algo valido) foi o ocidente no caso do Iraque, da Líbia e no Kosovo. Lembrando que o referendo patrocinado pela Otan se deu nos mesmos moldes do feito pelos russos na Criméia (consulta local a revelia do conjunto da nação afetada) e ninguém falou nada… Read more »

Um Simples Brasileiro

Os EUA tem um limite para agradar os argentinos sem desagradar os britânicos, dão migalhas ao argies para fazerem política da boa vizinhança (e assim atender seus interesses), como os hermanos não tem muitas opções aceitam com veemência. É um jogo de cena, “você finge que me engana e eu finjo que sou enganado”, até que um oportunismo como o chinês mude a situação…

Um Simples Brasileiro

EUA ficam entre a cruz e a espada precisando agradar o seu maior parceio (Reino Unido) e ao mesmo tempo cuidar do “quintal continental”, mas, isso acaba sendo um tiro no pé, empurrando os argentinos para russos e chineses.

Hellen

Os jogos de Guerra vai ficar interessante com essa jogada chinesa no xadrez !!!

Bueno

Com a possível Base em Guiné Equatorial e esta de Ushuaia, a Marinha do Brasil terá uma preocupação real para proteger sua ZEE, e os Ingleses terão que aumentar a segurança de suas ilhas no Atlântico Sul.

https://www.naval.com.br/blog/2021/12/06/china-planeja-base-militar-na-costa-atlantica-da-africa/

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Luis Carlos

Marinha do Brasil?
Creio que vc quer dizer Marinha americana, não.
Agora, imagine se a China entope a Argentina de armas?
As Malvinas são argentinas!

Heinz

Mande os dito cujos “europeus” que chamam a gente de selvagens e macacos, tentarem retomar as falklands que é capaz da Inglaterra tomar Buenos Aires.

William Duarte

Não é bem assim. No dia 9 de junho de 2021 e presidente Argentino disse a seguinte frase: “Los brasileros salen de la selva. Los mejicanos vienen de los indios. Pero nosotros, los argentinos, llegamos de los barcos”… Prestem bem atenção na frase dita: os brasileiros não são índios, os mexicanos sim, mas os brasileiros saíram das matas, o que será que o brasileiro é? Esta frase racista faz parte de uma música muito cantada na Argentina, colocando os brasileiros como uma sub raça, “os macacos”, alias as primeiras menção ao termo “Macaco” em relação aos brasileiros na imprensa não… Read more »

Caerthal

Isso tem exatamente zero de importância.

Felipe Morais

bom, se você se sente tranquilo com outro povo te julgando como inferior…fazer o que né?

Só para complementar seu comentário Wiliam. No futebol, essa questão fica evidente.

Chamam brasileiros de macacos de forma livre e impune. Sequer recebem reprovação dos veículos de comunicação locais.

Saldanha da Gama

ou macaquitos…
tenho clã NA WARSHIPS e qdo pegamos os argies, nos oferecem bananas, nos chamam de macacos sujos ou macaquitos.
abraços

Luciano

Boa tarde, Felipe. Acredito que primeiro temos que nos revoltar contra nós mesmos….uma boa parte do Brasil (sul/sudeste) pensa que a outra parte (nordeste) é inferior! Então esse revolta seletiva com ofensas externas não adianta muita coisa. Chamamos com frequência nos estádios outros brasileiros de macacos!

Saldanha da Gama

o que será que o brasileiro é? ‘

Explicitamente, nos chamou de macacos.
abraços

Luis Carlos

Sim.
Com o Príncipe Harry matando 25 inimigos.
Sonha!

Glasquis 7

As Malvinas são argentinas!”

Nunca serão!

Caerthal

Estude um pouco sobre a complicação de um poder marítimo tomar ilhas distantes do continente.

Morgoth

Tudo isso no vácuo de poder deixado pelo Brasil no Atlântico Sul.

Nações com PIB e economias semelhantes as brasileiras como Austrália, Turquia e Indonésia conseguem marcar presença em seu “quintal”, e aqui é essa inação eterna.

E as FAs brasileiras também não se ajudam, preferem fortalecer intenções golpistas do que usarem argumentos convincentes à sociedade e à classe política para equiparem-se adequadamente.

Fabio Mayer

É bem isso. Os militares brasileiros levaram DÉCADAS depois da redemocratização, para parecerem confiáveis ao poder civil, tanto que os governos Lula 1 e 2 foram os que mais investiram em modernização e novos armamentos, apesar dos problemas que todos sabemos.

E conseguiram paralisar o processo que era virtuoso, com 4 anos de sabujismo de uma parte (pequena) delas em favor do derrotado nas urnas em outubro..

Caerthal

Faz o L aí, não tem como dar errado. Tudo começa com urnas infalíveis e auditoria caseira.

Jadir

Confio zero por cento nos militares. Para mim, são todos golpistas…..

horatio nelson zhirinovsky

a pergunta é se as fa tem intenções golpistas pq não deram o golpe como em 64 ???

Willber Rodrigues

Porque os tempos são outros, e como nem a comunidade internacional , nem os EUAe nem qualquer parceiro comercial nosso não veria isso com bons olhos…

Rui Mendes

Este EUA, não veria com bons olhos, porque o anterior, o do pato bravo loiro, esse até ajudava.

Carlos Campos

China não liga se o país é uma democracia, UE vários países fazem comercio com eles, alguns não sao democracias, EUA idem, democracia é uma coisa que tu esquece na geopolítica e lembra quando é conveniente

Willber Rodrigues

“democracia é uma coisa que tu esquece na geopolítica e lembra quando é conveniente”
Isso é verdade quando o seu país tem peso geopolítico e grande participação no mercado, o que NÃO É nosso caso.

De modo geral, o Brasil é um grande fazendão e, ao contrario do que muita gente pensa, gado e soja não dá só aqui. Se amanhã o Brasil fosse boicotado por isso, nossos concorrentes ( Argentina, por exemplo ) pegaria nosso lugar na exportação, e nossa economia iria pro buraco negro.

Carlos Campos

Não? olha o comércio do Brasil e analise a falta dele no mundo, de petróleo a comida, como a Rússia causou um impacto gigante no mundo inteiro, o Brasil ia fazer falta também, ou tu acha que os EUA iam vender grãos mais baratos agora que seu maior rival saiu do mercado, ou a Australia ia vender minerais mais barato sem o Brasil na Jogada?

Morgoth

Porque dessa vez as FAs não tem apoio irrestrito dos EUA e demais nações ocidentais, diferente de 1964.

João Augusto

Porque elas, junto com o (des)governo Bolsonaro dinamitaram todas as condições internas e externas para um golpe. Não tem apoio em lugar algum. E mais: mesmo sem apoio tentaram, conforme se viu com o envolvimento com os exasperados patriotários às portas dos quartéis que desaguou nos lamentáveis episódios de 08 de janeiro.

Caerthal

Essa gente “bem informada” chamou ele até de genocida mesmo sendo a mortalidade na plandemia menor que a dos EUA, ele tenha acertado no tratamento precoce, lockdown, ..

Ser amigo dessa imprensa “isenta” internacional é atestado de maucaratismo,

leonidas

Isso é histeria. A esquerda petista vive inventando histórias e a mídia trata de repetir até que tolos passem a acreditar. Primeiro, forças armadas não precisam de programas de modernização para dar golpe, para isso basta infantaria e alguns tanques. Segundo, no dia que militares quiserem dar um golpe eles deixarão isso muito claro, e não será com lunáticos fazendo quebra quebra igual ao que o MST vive fazendo mas que para os covardes e cínicos eram ou são apenas demonstração da ira popular. As forças armadas brasileiras pelo menos até o início de 2023 não tinham nenhuma intenção de… Read more »

MATROSE

Não há verdades absolutas. Parte desses argumentos procede e parte não. Ante quaisquer países a solução é ser grande e forte. Grande já somos. Para ser forte é preciso Educação, Educação e Educação (isso mesmo, com E maiúsculo). Nada de patriotadas. Com a Educação, muuuuiiiito Trabalho.

EduardoSP

Sobre intenções golpistas há uma minuta de decreto encontrada na casa de um ex-ministro da justiça que indica que essa opção foi concebida e considerada.

ednardo curisco

porque ia chover de boicotes.

eu estava otimista com o profissionalismo de nossas FA mas os últimos 2 anos fizeram contra a imagem delas que 20 anos de regime militar não conseguiram.

Matheus

Culpa deles próprios, não sinto pena.
Esses generais e oficiais que deram apoio deveriam só ficar no pijama com sua mamata, mas agora conseguiram arruinar a imagem das FFAA pelos próximos 20 anos pelo menos.

Carlos Campos

lembra das proteses penianas, churraco e lagosta, viagra, leite condessado e etc.. agora soma a direita falando mal das FA kkkkkkkk enterraram seu prestigio

leonidas

Para de fumar orégano rs
Do que vc esta falando?
O povo não esta nem um pingo preocupado se as FA apoiaram aqueles lunáticos.
Só esta preocupado com isso, o PT, a UNE, o Boulos, os bolivarianos, a Globo, a mídia histeria e gente como senso médio feito sua pessoa, saiam da bolha.
Se um dia as forças armadas quiserem dar um golpe, pode ter certeza que o grosso do povo se manterá indiferente a gritaria da esquerda caviar, da esquerda petista, universitária e sua galera alienada do pensamento padrão das massas…

ednardo curisco

Tocaram tambor para doido.

Nossa sorte foi que a maioria do alto comando tem juízo.

pangloss

Sei lá, mas eu sempre acho que há um otimismo sem qualquer base real, quando se inclui a África Ocidental no entorno estratégico brasileiro. Em nenhum momento do pós-guerra a MB teve a capacidade de controlar o Atlântico Sul.

Thiago A.

Que esse entorno seja estratégico para a projeção brasileira não tenho menor dúvida. A dúvida é se o Brasil é capaz de perseguir uma própria estratégia de potência.

Morgoth

Estás coberto de razão. O Brasil, antes de um projeto de Governo, que muda conforme o humor de quem despacha no Planalto, precisa de um projeto de nação e nunca houve um. Desde 1945 o Brasil é cheio de retórica nos organismos internacionais, mas é inepto de ações concretas.

Caerthal

Falta cultura, isso respinga na política.

Allan Lemos

argumentos convincentes à sociedade e à classe política para equiparem-se adequadamente.

E você acha mesmo que a classe política dá a mínima para esse tipo de coisa? Nenhum argumento vai convencer os políticos que temos, investimento em defesa não dá voto, populismo sim.

Glasquis 7

Tudo isso no vácuo de poder deixado pelo Brasil no Atlântico Sul.”

Quando o Brasil teve esse poder?

Morgoth

Não teve, mas dada a posição geográfica e econômica deveria ter.

Thiago A.

Um fim inglório para aquela que um dia já foi a principal economia da região e entre as primeiras 10 do mundo, com ambições e projetos para ser a potência regional. Espero não seja esse o fim do Brasil, mas pelo andar da carruagem… A MB mais morta que viva e o Estado brasileiro continuamente focado nas suas mazelas internas, impossível cogitar alguma relevância e projeção externa.

Caerthal

mas com o Andrade a economia irá bombar, estou “serto”…

Fabio Mayer

Então? Se a China tiver uma base aeronaval ali, vai facilitar a ação de sua marinha de pesca predatória nas águas territoriais brasileiras (nas argentinas é certeza que isso acontecerá), uruguaias e chilenas. Controle no Ushuaia pode implicar até mesmo em impedir tráfego de porta-aviões americanos não suportados pelo Canal do Panamá. Enfim, pode parecer bom para a Argentina em um primeiro momento, só não sei se isso se sustenta por muito tempo.

Rui Mendes

Se fosse por ter bases navais, que os porta-aviões, não pudessem circular, então China e Rússia não podiam circular pelos oceanos do mundo, pois bases navais Norte-Americanas, Inglesas e Francesas, estão por todo mundo.
E se os porta-aviões circulam, no mar do sul da China, era uma base naval, que ia impedir isso.

João Carlos

A circulação de navios Pos-Panamax se dá pelo estreito de Magalhães no Chile e não pelo Canal do Beagle… Que aliás, é 75% do Chile e só 25% da Argentina

Willber Rodrigues

Gostemos ou não ( e tem gente que não gosta ) a Argentina é soberana e decidade se quer ou não bases militares extrangeiras em seu território.
É um negócio ganha-ganha pra ambos = os argies tem a oportunidade de rearmar suas FA’s de cima a baixo, fazerem obras de infra-esteutura com capital e empréstimo chinês, e os chineses ganham um pé na AL.

E os EUA?
Tá na hora deles reaprenderem a negociar com os outros, e pararem de achar que dá pra resolver tudo oferecendo migalhas ( equipamentos obsoletos ) ou com sanções.

Rui Mendes

Que iludidos, acham mesmo que Chinos e Russos, dão algo de borla, eles dão um presunto, se lhes derem um porco.
Porque será, que China, Rússia e Índia, não querem estar no grupo de países, que vão pagar, aos países mais pobres, para enfrentarem as alterações climáticas????
Espera, parece que quando é para abrir os cordões à bolsa, já não se consideram ricos, mas sim em desenvolvimento, deixam isso para os do costume, aqueles que ainda por cima, lhes chamam aproveitadores, deixam para EUA, UE, UK, Japão, Canadá e nos últimos tempos Austrália.

Up The Irons

Será que depois disso acontecer, porque vai acontecer, passaremos a ter uma marinha de verdade?
Olhem o tamanho do Brasil! Olhem o tamanho do Atlântico Sul! Alguém aqui consegue achar normal termos menos de 10 submarinos?
Menos cabide de empregos, mais equipamentos. O pensamento tem que ser esse!

Willber Rodrigues

“Será que depois disso acontecer, porque vai acontecer, passaremos a ter uma marinha de verdade?”

Isso não aconteceu nem em situações sériaw como a Guerra da Lagoeta, porque começariam agora?
Não vai rolar. É mais fácil a tomaram nossa ZEE e a MB dizer que não pode fazer nada, porque “não liberaram 2% do PIB pra Defesa”.
O fato da MB ser inchada e ineficiente em gerir seus recursos, é mero detalhe…

Zorann

A resposta a sua primeira pergunta é não. A resposta a sua outra pergunta é sim…. em nosso caso é perfeitamente normal

Moisés

Vão montar uma base na América do Sul e vão proteger seus navios pesqueiros que pescam ilegalmente em águas alheias! Vão vendo!

Heinz

Temos é que afundar todo navio estrangeiro que fizer isso, sem moleza, uma pena que a MB é capada

Um Simples Brasileiro

Sabia que, diante da falta de recursos (leia-se dinheiro) e embargos britânicos, além dos interesses chineses, uma hora ou outra a Argentina ia cair no colo da China. É a fome com a vontade de vender a comida.

Um Simples Brasileiro

Se montarem mesmo, além do eterno perigo bélico, dado que seria um ponto estratégico, pode ser muito perigoso por conta da pesca predatória praticada pelo referido país em suas águas e em outros locais do mundo, seria uma tragédia ambiental do interesse de todos os países sul-americanos.

Allan Lemos

O pior não é nem os chineses montarem uma base na América do Sul, mas saber que o governo brasileiro não fará absolutamente nada no sentido de investir mais nas forças armadas para aumentar a nossa segurança. Daqui a pouco os EUA reforçam sua presença na Colômbia e o Brasil se vê literalmente cercado de possíveis ameaças dos quatro lados. Isso tudo acontece devido ao vácuo de poder deixado pelo Brasil no Atlântico Sul, como bem disse um outro comentarista. Vamos garantir a segurança da nossa zona de interesse com 4 corvetas mal armadas e 1 submarino nuclear. Um país… Read more »

Willber Rodrigues

“(…) mas saber que o governo brasileiro não fará absolutamente nada no sentido de investir mais nas forças armadas para aumentar a nossa segurança”

Investir ainda mais? A parcela do PIB que a Defesa recebe anualmente não é suficiente? Ou essa parcela pra Defesa é mal gerida PELOS PRÓPRIOS militares?

Eduardo Angelo Pasin

Falta vontade política

Alison

Investir depois dessa tentativa absurda de golpe? So se Lula for idiota mesmo… Ademais, investir antes de enxugar a folha de pagamento é enxugar gelo…

Carvalho2008

Muito comentário e nenhum falando de geoestrategia.

Base Chinesa ali é bom ou ruim? é porque? copo meio cheio ou meio vazio? e porque?

é um limão ou uma limonada???

Já falei isto aí a anos????

E então, é ruim ou não tão ruim?

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Carvalho2008

Sob a hipótese dos Chineses montarem a base ali no Sul da Argentina e num hipotético conflito global, é bom ou ruim?

Para onde vão nossos navios de nossas exportações? está base os ameaça ou protegeria?

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Thiago A.

Mestre, de fato concordando com um projeto desse – assumindo a capacidade chinesa de defender essas rotas, fato que eu duvido, muita carne no fogo ainda no mar do Sul da China, que permanece o foco principal- entrariamos de fato na esfera de influência chinesa . Qual seria o benefício estratégico para o Brasil ? Permaneceremos sem a nossa esfera. Muda o que ? Um pouco como o Japão que por décadas se acomodou sob as asas dos EUA que garantiam e garante a liberdade de navegação e protegem as rotas comerciais que eles mesmos utilizam .

Carvalho2008

Imagine uma guerra aberta e mundial….se nosso navio vai para EUA a China afunda…se for para a China os EUA afundam….

O convite ao exercício é este…

Posso me armar contra “A”

Posso me armar contra “B”

Posso me armar contra “A e B”

Ou posso vender no balcão….a retirada do produto é por conta do comprador

ednardo curisco

o simples fato de cortarmos relações comerciais com a China já nos quebrariam. O maior poderio chinês é o econômico.

Carvalho2008

então a base Chinesa em Ushuaia pode não ser tão ruim

Tutor

Avisem os chineses que a estabilidade na Argentina não algo muito forte, hoje tem esquerdista no poder, amanhã não se sabe. O risco de ter que instalar uma base hoje, e desmontá-la amanhã existe.

sub urbano

Estavel é direitista perdendo a eleição e invadindo o congresso kkk isso aí é oq atrai investidores.

Adriano Madureira

“Avisem os chineses que a estabilidade na Argentina não algo muito forte, hoje tem esquerdista no poder, amanhã não se sabe. O risco de ter que instalar uma base hoje, e desmontá-la amanhã existe”. Meu caro, por isso que existem contratos de longo prazo, tipo o que Pequim fez com Kiev ao arrendar terras no país… Em 2013, a China assinou um acordo para produzir em uma área de 3 milhões de hectares na Ucrânia por um periodo de 50 anos. A área representa 5% de todo o território do país, ou 9% de sua área agricultável, que será agora usada para produzir… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Jagdverband#44

Vão acabar com a pesca no atlântico sul.

Luis Carlos

Outra base na Nicarágua e pronto.
O Oceano Atlântico para o sul está fechado.

Luiz Trindade

Eu sabia que o oferecimento do caça sino paquistanês JF-17 Thunderblock (que vai acabar sendo o caça da Argentina mesmo) não ia sair barato. Los hermanos não tem dinheiro para o pagamento, ia ter de pagar de outra maneira. Tae a resposta!

Adriano Madureira

Se for algo benéfico para o estado argentino, que o façam ! Mas tem que ser um acordo Minuciosamente costurado entre as partes para os hermanos não cairem em uma armadilha sem volta…



Adriano Madureira

Não são bases chinesas que me preocupam no atlântico-sul e sim outras bases…

Alguns acreditam muito nas palavras aliado ou parceiro…

Aliados e parceiros hoje, mas amanhã dependendo dos interesses envolvidos, poderemos fazer parte de algum Eixo do Mal devido a algum motivo esdrúxulo oportunamente inventado.

comment image

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Nativo

No sudeste asiático os países se armam cada vez mais para evitar o expansionismo territorial da China, nessas fazendas de ca onde até os chefes militares querem mais vida boa e menos trabalho, se entrega terras em nome de migalhas.

Ulysses

As elites brigam pra ver quem vai receber espelhinho em troca do país, é como bandido que arrebentava a porta do carro pra roubar a frente destacável do carro. País que nunca foi uma nação.. só um catado de gente sem união alguma.. FFAA nesse sentido é isso o que se tem: uma classe cujo fim é a instituição em si, sem nada a defender além dos interesses de seus membros, só mais funça a se servir dos escravos pagadores de impostos, não tem nação, não tem fronteira, não tem interesse nacional, não há ambição, defesa de valores: um retrado… Read more »

Ulysses

*destacável do rádio

Heinz

A Argentina vai afundar o resto da América do Sul com ela, pqp, além de propor uma moeda única, atrasar nosso lado no Mercosul, ainda vem com a bosta de uma base chinesa bem no nosso quintal, atraindo tensões e superpotências para essas bandas.

Ricardo Machado

“EFEITO ORLOFF”…

Jaime

Não há guerra mundial com um continente todo de fora ou lutando do mesmo lado, uma pena que o Brasil não tem nem como se cacifar na mesa geopolitica em oposição a Argentina pois já é uma marionete internacional… anão diplomático é um elogio

Gabriel BR

Para mim não faz diferença nenhuma

ADM
O Estreito de Magalhães não é uma LCM de grande importância para a China, uma Base Naval ou porto privado apoiaria muito sua frota pesqueira para devastar o ATS, área livre de cotas de pesca pela FAO.
Danilo Gentili 2026

Base que serve a interesses econômicos e espionagem militar. Qual o problema? Quem $$$ faz. Quem não tem reclama de quem faz.

ednardo curisco

A verdade é que Europa e em especial os EUA estão entregando de bandeja para China a América Latina, África e Oceania. Parece jogo de war.

Welington S.

A Europa está mais preocupada em relação Rússia e Ucrânia. Acredito que somente os britânicos, que possuem suas Ilhas por essas bandas, estão com atenção maior em relação ao possível avanço chinês total por aqui. Em relação aos EUA acho difícil eles estarem entregando bandeja aos chineses já que existe uma pressão muito forte, dos EUA, em cima da Argentina nessas questões e isso é fato. O erro está justamente na forma em que eles estão fazendo isso e, como todos bem sabe, a China, não vai desistir de se tornar a primeira potência mundial. Literalmente tempos sombrios pela frente.

carvalho2008

comment image

Por mim, que EUA e Europeus escoltem nossa exportações que vão para o o Atlantico Norte

Da mesma forma, que Chineses escoltem as exportações que vão para eles.

Vendo no balcão, frete por conta do cliente.