Rússia produz primeiro lote de drones subaquáticos Poseidon com ogivas nucleares para o submarino ‘Belgorod’

25

MOSCOU, 16 de janeiro. /TASS/. Foi fabricado um primeiro lote de drones subaquáticos Poseidon com capacidade nuclear para o submarino de propulsão nuclear de propósito especial Belgorod do Projeto 09852, disse uma fonte próxima à indústria militar e de defesa russa à TASS na segunda-feira.

“O primeiro lote de munição Poseidon foi fabricado e em breve será entregue ao submarino de propulsão nuclear Belgorod”, disse a fonte.

Segundo a fonte, vários testes de componentes principais dos drones subaquáticos Poseidon, incluindo a unidade de energia nuclear, foram concluídos com sucesso. A TASS ainda não tem confirmação oficial desta informação.

Submarino Belgorod

O submarino de propósito especial Belgorod do Projeto 09852, o primeiro porta-drones subaquáticos Poseidon movidos a energia nuclear, foi lançado em 23 de abril de 2019. O submarino foi inicialmente planejado para ser entregue à Marinha em 2020. De acordo com os dados disponíveis, sua entrega foi adiada porque o programa de seus testes não foi concluído, o que também foi devido à pandemia de coronavírus.

O submarino foi projetado para atender a diversas tarefas de busca, implementar operações de pesquisa e resgate e pode transportar veículos submersíveis não tripulados autônomos e de resgate em águas profundas a bordo.

Sob o programa de armamento do estado da Rússia até 2027, os construtores navais entregarão três submarinos de propulsão nuclear para fins especiais à Marinha Russa.

Project09852Belgorod.jpeg

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

(OFF) Recomendo fazer uma matéria sobre a reativação da Base Naval Americana na Baia de Subic nas Filipinas. o processo começou ano passado e está sendo feito por causa da China. a base naval é do tamanho de Singapura.

Dom Pedro II

A informação é que esses torpedos teriam uma ogiva de 100 megatons, se por acaso isso for verdade, um torpedo desse poderia afunda uma frota inteira?

Alex Barreto Cypriano

100 Mt não afunda, vaporiza a frota toda (desde que esteja navegando em formação fechada). Mesmo 2 Mt têm o mesmo efeito. Como se aprendeu nos testes da Operation Crossroads, é muito difícil uma detonação nuclear de superfície afundar imediatamente navios que foram feitos pra flutuar mesmo pesadamente danificados (já submarinos são outra coisa…).

Frederickson Petersen

O Sr A. Kngs (e seus múltiplos nicks) vai querer um modelo em escala desse torpedo tsunâmico confeccionado em silicone para fantasiar o fim dos EE.UU atlanticista.

Last edited 1 ano atrás by Frederickson Petersen
Luis Carlos

Seria só para lembrar que a ‘Força’ está do nosso lado.

Alex Barreto Cypriano

Meu palpite sobre o Kanyon/Poseidon, a partir de dimensões publicadas e comparações com sarmas conhecidas: Massa (‘peso’ para engenheiros): 60 t (+/- 10 t); Densidade: 1,1 t/m³ (+/- 0,1 t/m³); Massa da ogiva: 7 t ,supondo densidade 1,0 t/m³, valor médio entre densidade de ICBM SS-30-Satan e torpedo Mk48, volume 7 m³ (+7 t ou -4,5 t, supondo payload variando entre 5% – ICBM SS-30-Satan- e 20% -torpedo Mk48- da massa do veículo); Potência da ogiva: 14 a 42 Mt, supondo relação potência/massa da ogiva variando de 2 a 6 kt/kg (entretanto é possível que a potência varie entre 5… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Resumo da ópera: o Status-6 não terá a potência publicizada de 100 Mt. O esforço técnico de fabricar uma ogiva de tal potência talvez esteja além das possibilidades econômicas da Rússia em guerra. Todos sabem, entretanto que o arsenal russo atual contêm ogivas de potência variando de poucos kilotons a uns 800 kt, mas é possível que existam em estoque as antigas ogivas de até 9 Mt, dos tempos dos vetores de pouca precisão. De toda forma, uma ogiva de 100 kt detonada abaixo da superfície pode irremediavelmente contaminar de radiação (carregada no witches brew) uma extensa área, digamos todo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
ChinEs

Sendo Assim teremos 38 Submarinos altamente perigosos do lado da Alianca Russo-Chinesa : 3 SSBN Borei 955 + 7 SSBN Borei 955A + 4 SSBN Borei 955B + 4 SSDN Khabarovsk 09851 + 2 SSDN K-329 Belgorod = 20 Submarinos Russos, 8 SSBN Type 094 Jin + 6 SSBN Type 096 Tang + 4 SSBN Type 098 = 18 Submarinos Chineses… Muito provavelmente os chineses vao desenvolver um SSDN para os seus drones submarinos…

Mauricio

A bomba tem principal componente cobalto que leva décadas até que seja dissipado em largas áreas oceânicas. O tsunami invade dezenas de quilômetros no continente matando e contaminando o solo

Luis Carlos

Rapaz!
Essa arma tem um quê de crueldade.
Eu acho melhor não mexer com os russos.

Zorann

Lembro do pessoal aqui, dizendo a uns anos, que isto era impossível…. propaganda Russa.

Alan Santos

Mas os russos são falastrões mesmo

ChinEs

Parece que a Guerra da Ucrania acelerou todo o processo de desenvolvimento e testes dessa nova arma…

IvanF

O que seria impossível? Um drone/torpedo nuclear com uma ogiva também nuclear?

Muito inocência achar isso… digo mais, esse nem deve ser o primeiro, apenas o primeiro divulgado ou que entrou em produção seriada.

Agora fiquei com uma dúvida. Se ele tem uma propulsão nuclear, o que daria um alcance em termos práticos “ilimitado”, pra que lançar ele de um submarino? Pq simplesmente não colocam ele na água e mandam “ir”?
E se a questão for tempo de resposta, então pra que ele ser nuclear? Desse tamanho, uma propulsão convencional já chegaria bem longe.

Carlos Campos

acho perigoso deixar um drone assim solto por aí, então melhor levar ele, vai saber se para iniciar ele precisa de alguma coisa do submarimo, sobre o tempo de resposta nao sei

Luis Carlos

Talvez pelo fato de um submarino poder estar em qualquer lugar do Globo ou bem mais perto do seu alvo.
A defesa será impossível.

IvanF

Mas aí que tá, se tá “bem mais perto”, seria necessário mesmo uma propulsão nuclear?
Um torpedo convencional tem um alcance relativamente pequeno, mas é trinta vezes menor, de acordo com uma das imagens da matéria. Um torpedão desses poderia ter um sistema AIP, teria aí algumas semanas de autonomia e bem mais de 1000 milhas de alcance.
Acredito que até baterias modernas dariam um alcance considerável já.

Luis Carlos

Existe um ditado que diz: Quem pode mais , pode menos.
Acho que é por aí.
Essa arma serve para qualquer cenário.

R_cordeiro

Ivan, submarinos são conhecidos pela sua “invisibilidade”. Isso eh possível pela discrição do material usado epouco barulho, para isso é necessário que ele navegue em baixas velocidades. Dito isso, o torpedo eh uma munição para a açao, ou seja, precisão e velocidade, isso gera barulho o que faria a sua localização fosse desenhada e contramedidas tomadas. No caso russo, o submarino silenciosamente entra numa zona contestadaa uma distância que impeça contramedidas e retorna para sua discrição e invisibilidade. Se os torpedos fossem lançados diretamente da Rússia, muitos mil km os torpedos poderia viajar, alertando pelo seu barulho toda uma rede… Read more »

Fernando Vieira

Eu fiquei imaginando aqui, os russos podem colocar dezenas dessas coisas no Atlântico por exemplo, apenas esperando, como se fossem minas, mas inteligentes. Eles ficam adormecidos, em sua patrulha. Até que alguém dê um comando e eles partam pra cima de um porta-aviões americano por exemplo.

É uma arma perigosíssima e que, dependendo do grau de automação, ela pode ser letal até mesmo após um colapso total russo.

Luis Carlos

Exatamente!
Cruel!

Carlos Campos

missil hipersonico com planeio era outra mentira, que virou vdd

Inimigo público

Quem falou isso foi o especialista de baladeiras, mestre Tosco. Aliás por onde anda ele? Estou com saudades de bater nele.

ADM

Esse armamento é uma grande ameaça, o monitoramento do SN Belgorod torna-se imprescindível.

Angelo

Cada vez mais a 3a GM vai ser a última mesmo…..nem peixe vai sobrar p contar a história da humanidade…