Nota Oficial: Marinha do Brasil informa que afundou o casco do ex-Navio-Aeródromo ‘São Paulo’

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NAe São Paulo - A12

Brasília – DF.

Em 03 de fevereiro de 2023.

Em relação ao casco do ex-Navio Aeródromo “São Paulo”, diante dos fatos apresentados na Nota Oficial Conjunta do Ministério da Defesa, Advocacia-Geral da União e Marinha do Brasil, cabe informar que a operação de alijamento, por meio do afundamento planejado e controlado, ocorreu no final da tarde de hoje (03), estritamente conforme concebido.

O procedimento foi conduzido com as necessárias competências técnica e segurança pela Marinha do Brasil, a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Estado brasileiro.

A área para a destinação final do casco, situada em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), a 350 Km da costa e com profundidade aproximada de 5 mil metros, foi selecionada com base em estudos conduzidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha e Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. As análises consideraram aspectos relativos à segurança da navegação e ao meio ambiente, com especial atenção para a mitigação de impactos à saúde pública, atividades de pesca e ecossistemas.

Por fim, a Marinha do Brasil presta legítima reverência ao ex-Navio Aeródromo “São Paulo”. Barco que abriga alma beligerante perpetuada na mente de homens e mulheres que guarneceram seus conveses, dignos servidores da Marinha Nacional Francesa e da Marinha do Brasil, sob a égide das tradições navais e de elevado espírito marinheiro.

NAe São Paulo e USS Ronald Reagan (CVN 76) em 8 de junho de 2004
PA Foch, na Marinha Francesa
PA Foch
PA Foch sobrevoado pelos seus jatos Super Étendard

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Marinha

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Sequim

Cinco quilômetros de lâmina d’água serão o suficiente para evitar uma potencial tragédia ambiental?

Gabriel

…e assim começou a história do megatubarão brasileiro, que nasceu de um tubarão fêmea, que se alimentou do amianto do PA São Paulo…(hihihi)

horatio nelson zhirinovsky

kkkkkkk

Sequim

Engraçado. Já pensou em ser comediante?

Red Pill - 红色药丸

Apaga lá que ainda dá tempo de não passar vergonha, pois a maioria ainda está dormindo.

Sequim

Cuide de sua vida, arrogante. Você é dono da trilogia? Se não quiser ler, ignore.

Grozelha Vitaminada Milani

Parabéns! Alguém que tem cabeça, e não faz parte dos Almirantes dos Teclados …

Só precisa ver se Iemanjá vai aceitar essa oferenda? Espero que dentro do SP tenha muito perfume, flores e velas.

Porque sinceramente, ninguém quer essa lata de volta!

pangloss

Pelo jeito, a MB teve a prudência de seguir o conselho que o Cerberosph publicou aqui no Naval, na matéria “MPF ajuíza ação para impedir afundamento do porta-aviões São Paulo”, em 01 de fevereiro, e adiou para o dia 03 o afundamento.

AMX

kkkkk, ótima!!

Camargoer.

Olá Sequim. Não dá para prever. Este é o problema. Nesta profundidade, praticamente não há luz, há pouco oxigênio dissolvido na água e é muito frio. Isso retarda bastante o processo de corrosão. Por outro lado, as pressão são imensas sobre os compartimentos lacrados, o que deve ter causado grandes tensões sobre a estrutura, Não dá para saber o que aconteceu. O impacto do casco no fundo do mar também deve ter sido imenso. Como parte do material tóxico é menos denso, pode ser que ele continue escapando por décadas, subindo até a superfície e atingindo a vida selvagem marinha.… Read more »

carvalho2008

Existe o fator sedimentação.

Como a maior fração estava no casco e linh dágua, será a primeira parte a ser sedimentado e enterrada naturalmente.

Se isto ocorrer, o amianto volta a natureza como uma mina no subsolo submerso depois de decadas ou seculos…

Camargoer.

Olá Carvalho. Você tem razão a longo prazo, talvez algumas centenas de milhares de anos. A taxa de sedimentação nas áreas oceânicas distantes do litoral são baixas, tanto que na escala humana, o fundo do oceano praticamente não mudou, a não ser por eventos geológicos. Provável que daqui umas dezenas ou centenas de milhoes de anos, alienígenas vão encontrar o casco do A12 no alto de montanhas… Os diversos naufrágios em alto mar ao longo dos últimos séculos praticamente não foram afetados por sedimentação. A longo prazo, é outra história.

sub urbano

Muito menos já resolveria. O amianto só faz mal quando o pó dele é inalado, ele “gruda” no pulmão e causa cancer. Quimicamente ele é inofensivo, é uma areia só que em fiapos. Quem fez a caveira do amianto foi a industria do petróleo, pra emplacar o plástico na construção civil e na industria pesada. Mas o amianto é melhor (igualmente elástico, a prova de fogo, resiste a abrasao, mto mais durável, etc).

Iago

Não é? Falam do amianto como se fosse radiotivo… temos no Brasil amianto por todos os lados em construções mais antigas e nem por isso pessoas morrem a “torto e a direito”. Inclusive, nos Estados Unidos o amianto sequer é proibido, é restringido mas não proibido. Os ambientalistas enlouquecem, mas ninguém os acusa. Se bem me recordo, o casco do A12 foi proibido de entrar na Turquia (onde seria desmantelado da forma correta) por pressão de “ONGs” (destaco aqui o Greenpeace). Esse caso do afundamento do casco do A12 é tanto culpa da Marinha do Brasil quanto dessas “ONGs” que… Read more »

EAC

Melhor comentário lido até hoje na trilogia, parabéns.

Camargoer.

Caro Iago. Segundo a Fundacentro, um órgão federal sobre segurança no trabalho, mais de 3 mil pessoas faleceram entre 1996 e 2017 por exposição ocupacional ao amianto. A taxa de mortes de trabalhadores por exposição ocupacional ao amianto era de 2,26 por milhão em 2017, quando o STF aprovou o total banimento do amianto no Brasil. Segundo o INCA, o pico de mortes por mesotelioma maligno, que está diretamente relacionado com a exposição ocupacional ao amianto, ocorrerá entre 2021 e 2026. Cerca de 95% das pessoas morrem após 24 meses do diagnóstico da doença. Nos EUA, são cerca de 40… Read more »

Marcelo Andrade

SEm falar que tem de navio afindado com amianto desde a segunda guerra mundial até hoje, pois até a década de 90 era utilizado na industria naval.

Sequim

Grato pelas informações.

Comte. Nogueira

Talvez o dano seja bem menor daquele verificado no atol de Bikini e em outros episódios similares, os quais foram conduzidos por países “responsáveis” com o meio ambiente.

Dalton

Isso aconteceu décadas atrás ! Em 2021 como já comentei aqui o muito maior
ex USS Kitty Hawk foi recolhido em um grande dique seco para a raspagem do casco para remover incrustações marinhas, já que representantes de uma tribo indígena
prestaram queixas pela raspagem estar sendo feito com o navio na água.
.
Alguns meses depois ele foi rebocado até o Texas para ser desmanchado depois
de cumprir com todos os requisitos.
.
Não é porque se fez errado antes quando então não se dava o devido valor ao meio ambiente que se pode errar hoje.

Red Pill - 红色药丸

Como esse é o único navio militar afundado no mundo ainda teremos que esperar alguns anos para ter maiores informaçòes.

OCIMAR

TROCENTOS NAVIOS JÁ FORAM AFUNDADOS CHEIOS DE AMIANTO, UM MATERIAL MUITO USADO COMO ISOLANTE NA ÉPOCA, E O MUNDO NÃO ACABOU. DEIXE DE MI MI MI.

Camargoer.

Caro O. Vocẽ está duplamente equivocado. 1. Você não sabe qual foi o impacto ambiental da disposição de amianto no ambiente nos anos. É impossível dizer que todos estes naufrágios tiveram impacto nulo. Aliás, o amianto foi banido porque se identificou que o seu uso é danoso para o ambiente e para as pessoas. 2. O fato de erros terem sido cometidos no passado não pode ser justificativa para que os mesmo erros continuem sendo feitos. O mercúrio foi banido após a descoberta das doenças neurológicas. O CFC foi banido após a descoberta do buraco de ozônio. Os solventes organoclorados… Read more »

Sequim

Professor, admiro muito sua paciência para lidar com gente arrogante. Eu simplesmente não tenho essa verve. Gente assim me dá nojo.

Grozelha Vitaminada Milani

Interessante é que os Adoradores do Balieira do Ferro Velho não destinaram nem um centavo ou criaram um site para arrecadar uma grana prá recuperar essa Lata dos Anos 50!

Poderiam ter escrito um e-mail ou carta ao Luciano Hulck para o Lata Velha.

E tem o pessoal do manicômio que queria fazer um Museu ….

KKKKKKKKKKKKKK

Camargoer.

Olá Sequim. Tem assuntos que são apenas ideologia. Outros que são sinceros e outros que são apenas equivocados. Até ai tudo bem. O problema são as ofensas e o vocabulário chulo. Ai só lavando a boca com sabão. riso.

Jacinto de Almeida

Receberam outra oferta significativa, parece que está sobrando dinheiro! Preferiram correr o risco de contaminar nosso litoral! Tem coisas que não dá para entender!

Parabellum

Acho que o cerne da questão é não deixa-lo renascer como um meio militar de projeção de poder, seja pelos turcos ou qualquer outro país. Para isso se valem de narrativas tortas do amianto. Poderíamos banir o alumínio a qualquer Tempo pois causa arteriosclerose. Ou o granito devido a sua radioatividade, pois tem gente até hoje que acredita no buraco na camada (não existe essa camada) de ozônio.

Marcelo Andrade

O casco não era mais da Marinha e sim da empresa que arrematou.

Wellington Kramer

Quem respirará o pó do amianto do São Paulo?

Renato B.

Quem vai respirar ou quem pode consumir o amianto quando comer peixe?

Gabriel

Última página virada, finalmente chegou ao fim a história do PA Foch na Marinha do Brasil.

Em seguida é a vez dos A-4, que até teriam serventia se pudessem ser armados com algum míssil antinavio. Como não é o caso fica muito difícil justificar os gastos para manter essa estrutura na Marinha.

E na sequência, quem sabe, diminuir o efetivo/estrutura do Corpo de Fuzileiros Navais, que atualmente ajudam a inchar o efetivo de uma Marinha com apenas meia dúzia de escoltas (fragatas/corvetas).

horatio nelson zhirinovsky

muito triste a mb não ter competência nem interesse de promover uma melhora em seus meios: https://www.naval.com.br/blog/2020/03/06/integracao-do-missil-antinavio-harpoon-aos-cacas-af-1-da-mb/

Grozelha Vitaminada Milani

Não é competência. É grana!

Como diz o Dito Popular:

O duro não é ter, é manter!

BLACKRIVER

Exatamente
Vergonha a grana que gastaram nos A4 pra nada!

Sem falar nós TRACKER

Salomon

Traders. Onde estarão? Para que servirão?

Red Pill - 红色药丸

Exato, do CFN é algo que salta aos olhos, mas ninguém quer falar pois a maioria tem um fetiche por ‘marines’. Nossa hipotese de guerra e realidade não preve projeção de poder sobre terra.

Zorann

Comentário excelente

Salomon

Nem pense meu amigo. Para quem acha que precisa disso:
https://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/centro-cultural-da-marinha-em-sao-paulo/
Não há argumento que valha.

Sensato

Legal falar do A4 mas não esquece dos Trader

Thiago A.

Parabéns 👏 … Quem melhor da nossa MB para zelar e cuidar da “Amazônia Azul” ?

# A MB nem como guarda costeira !
# Parabéns ao novo governo ecológico e verdinho que queria mostrar uma outra imagem do Brasil. Parabéns Marina Silva e Lula .
# parabéns a a todos os envolvidos, tudo muito planejado, gerenciamento impecável desde a chegada desse navio.

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
erikbomberman

Isso se chama esquizofrenia! Foi com Lula a assinatura dos programas de submarinos e pretensão (não seguida nos gov. Temer/Bozó, de patrulhas made in Brazil.

Antonio

Tem que ler toda a história do afundamento do São Paulo..
Pra não passar essa vergonha !!!
Opinar sim mas estudar o assunto antes de falar bobagem ideológica política

Douglas Rodrigues

De fato o governo atual e sua ministra falam em ser pró-ecologia, mas NADA, nem uma mísera nota a respeito do fato de afundar o navio e de todo imbróglio causado – claro que iam colocar a culpa no governo anterior e assim ficaria um jogo de empurra-empurra.

Alex Barreto Cypriano

Bela foto a última.

m4l4v1t4

Aposto que não é só eu que sinto tristeza neste tipo de notícia.
Fico imaginando aqueles que trabalharam no Foch e no Sao Paulo, que devem sentir um sentimento ainda mais forte do que o que sinto.

Lamentável.

Red Pill - 红色药丸

Já vai tarde pro fundo, maldito !

Carlos Gallani

Eu só vou adicionar que o navio não é maldito, malditos são os oficiais generais que colocaram em marcha esse delírio!

Alex Barreto Cypriano

Fico indignado com a mesquinhez em regateio de quem diz que o NAe São Paulo foi caro e um dreno de recursos. Lendo um relatório recente do GAO (Navy Ship Usage has Decreased as Challenges and Costs has Increased), fico sabendo que o custo de operação e manutenção anual de um único classe Nimitz ultrapassa meio bilhão de dólares (534 milhões, pra ser exato) e que o O&S de um Burke ou Ticonderoga gira entre 80 a 90 milhões de dólares (no limite inferior, os tais 80 milhões por um Burke/ano, equivalente ao O&S anual de um San Antonio). Mesmo… Read more »

Demolidor

Discordo, o orçamento da MB já é bem alto e ela tem condições financeiras até de comprar e manter um porta aviões da classe Nimitz, ela tinha totais condições financeiras de manter o Porta aviões São Paulo, o orçamento do Ministério da Defesa para 2023 são R$ 124 BILHÕES DE REAIS.

Last edited 1 ano atrás by Demolidor
Alexandre Galante

70% desse dinheiro vai para pagar pessoal ativo e inativo.

Camargoer.

Ola Galante. A MB fica com cerca de 25% do orçamento militar. Creio que a fração usada para pagamento de pessoal é superior a 80%, sendo que a maior parte dos gastos é como pessoal inativo.

Demolidor

Isso é opção da MB usar 70% para pagar pessoal, a MB tem mais dinheiro que diversas Marinhas Europeias que tem equipamentos muito melhores que a nossa.

Last edited 1 ano atrás by Demolidor
Dalton

Apenas a marinha chinesa tem ou melhor terá condições de comprar e sustentar um NAe de grandes dimensões com catapultas e subsequentemente até mesmo um de propulsão nuclear. O “Charles de Gaulle” francês é nuclear mas desloca menos da metade de um “Nimitz”. . Se um “Nimitz” ainda estivesse sendo produzido não custaria menos que 9 bilhões de dólares e uma ala aérea condizente com aeronaves extras para treinamento reposição não custaria menos que 5 bilhões de dólares. . Seria necessário investir em um cais e demais infraestruturas como um dique seco para manutenções já que o maior existente o… Read more »

Demolidor

Dinheiro a MB têm

Salim

E com seus atuais 76 mil homens, sem meios, está ajudando a perpetuar e piorar situação. Difícil defender isto.

Demolidor

Exatamente, a MB gasta seu orçamento com pagamento para pessoal por opção própria, ela tem dinheiro mas optou por gastar a maioria com pessoal ao invés de com equipamento.

Rafael

o que esperar de militares militantes, o pior é ouvir o discurso de respeito as tradições e historia da marinha

pangloss

Vivemos tempos em que a forma prevalece sobre o conteúdo. Hoje, para se dizer patriota, basta cantar o Hino Nacional e se enrolar na bandeira. E falar de tradição é viver em um retorno a um passado glorioso que só existe na nostalgia enganosa. Tradição de quê? De excelência é que não é. Uma das palavras mais vulgarizadas da fraseologia patriota é “rigor” (e seus derivados “rigoroso” e “rigorosamente”). As investigações são sempre descritas como rigorosas, e nunca chegam a resultados satisfatórios. Não foi bem o rigor que nos trouxe à situação atual (salientando que essa situação é atual, mas… Read more »

horatio nelson zhirinovsky

fica a duvida pq não fizeram um exercicio com misseis e torpedos no nae sp…

Last edited 1 ano atrás by horatio nelson zhirinovsky
Camargoer.

Olá H. 1 O navio era enorme e era provável não afundasse mesmo após ser atingido por misseis e torpedos. 2. Seria necessário preparar o casco para adicionar sensores e câmeras para registrar as informações de impacto para aprimorar os protocolos e até mesmo aprimorar os sistemas dos mísses e torpedos. 3. seria preciso colocar cargas para afundar o navio porque seria muito perigoso fazer isso após o casco receber o impacto de mísses e torpedos. 4. o custo dos torpedos e mísseis é elevado para um resultado incerto. 5. seria preciso limpar o casco antes, removendo todo material tóxico,… Read more »

horatio nelson zhirinovsky

se a mb não consegue afundar com seus meios torpedos,exocet,etc, o sp de 70 anos,é o fim da picada e confirma q não temos capacidade de defesa e q temos somente guarda costeira, pq se não consegue por a pique o sp imagina o q faria contra uma task force da royal navy ou china por exemplo…triste fim esse do brasil, o q me faz tirar o chapeu para a argentina nas falklands pois a mb em 2023 não faria nem a metade do que os argentinos fizeram!

Daniel

É lamentável que a oportunidade tenha sido perdida. Já que ele ia ser afundado de qualquer jeito, pelo menos a MB aprenderia alguma coisa com a experiência.

Roope

E espalhar os pedaços com material tóxico por alguns km

MMerlin

Além dessa questão, tem-se que levar em consideração a resistência da embarcação.
Por ser projetado para transportar muito mais valor agregado, um NAe é muito mais forte que uma fragata, por exemplo.
Aí fica a pergunta: a MB tinha armamento suficiente para afundar o A-12?
Se sim, quanto sacrificaria do seu arsenal?

Mk48

Pergunta incrivelmente ridicula. Dois Mk48 dariam conta do recado, fácil.

MMerlin

Desconheço um treinamento ou ação com este míssil em uma embarcação sem armamentos que ajudariam em eventual impacto.
Inutilizar e diferente de afundar.

horatio nelson zhirinovsky

mk48 é torpedo…rs

MMerlin

Sim
Faz parte dependendo do estado rs

carvalho2008

Don´t look up…

Willber Rodrigues

Porque é muito provável que a MB gastasse tudo que tem nos paióis, e mesmo assim o São Paulo não afundasse.

pangloss

O que contradiz a versão de que o navio iria afundar inexoravelmente em fevereiro, ainda que nada fosse feito.

Underground

A coisa não vai parar aqui.
Agora se iniciam os processos judiciais.
As empresas envolvidas na compra, custos de certificação, reboque, ate por cessação de lucros, vão querer indenização.
Quatro responsáveis nessa baderna: órgão do meio ambiente turco, ambientalistas (dizem que o inferno está cheio de pessoas com boas intenções), Governo de Pernambuco e Judiciário brasileiro.

Demolidor

Já era previsto que daria problema, o Porta aviões francês Clemenceau irmão do São Paulo também foi barrado muitos anos atrás quando tentaram desmanchar ele na Índia, a chance de de conseguirem desmarcar o São Paulo na Turquia era bem reduzida, o erro foi nosso, esse serviço deveria ter sido pensado para ser realizado aqui.

carvalho2008

Não existe este serviço no Brasil….

  • Não tem como capacitar no Brasil a não ser que monte uma estatal;
  • Um estaleiro nacional somente entrará no negócio se tiver vies de lucro;
  • 60% dos navios no mundo tem amianto e o mercado de empresas internacionais para este tratamento se formou a partir das proibições de uso e regulamentação de tratamento;
  • Jamais o ASMRJ teria competencia nem demanda para tratar navios da MB….seria 1 navio a cada 10 anos?
  • Uma Avibrás vive mal das pernas fazendo produtos de excelencia e sem demanda, imagine um estaleiro aqui para isto…
fewoz

Já vai tarde.

Camargoer.

e foi errado

Willber Rodrigues

O que começa errado, termina errado.

Camargoer.

Verdade. Nunca erra. Como a longo prazo estaremos todos mortos, ninguém estará vivo para ver. Contudo, o que começa errado vai terminar errado, a não ser que se gaste o que for necessário para corrigir no meio do caminho.

MMerlin

Nesse caso Camargoer, acho que nem assim.
Esse buraco ninguém sabia o fundo.

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
Camargoer.

Bem, agora não há mais o que lamentar, mas espero não ser preciso remediar.

Carlos Eduardo Oliveira

Finalmente, o pobre Chão Paulo teve seu descanso.
Essa é uma embarcação, que não deixará saudades a ninguém.
Conhecia o SG-Bahia, que morreu aí em 2005.

Demolidor

Que trapalhada, era algo totalmente previsto que daria errado o Porta aviões Clemenceau também foi barrado quando tentaram fazer o desmanche dele na Índia, ou a Marinha ou o governo anterior comeram bola nesse processo.

Underground

Devido aos problemas de seu irmão, é que a MB e os órgãos ambientais tomaram medidas e certificações para que as coisas dessem certo.
O Mundo está sendo tutelado por idiotas, no caso aqui, os ambientalistas.

Alan Santos

Li no UOL que uma empresa saudita ofereceu 30 milhões de reais pelo casco e que iria levar ele numa mega barcaça sem contato com a água …

rob70

Esta é uma pergunta interessante:

Se, de fato, como possível noticiado, houve uma oferta de última hora pelo casco do São Paulo.

Pergunta-se:

Por que não se entregou o “de cujus” ao interesse da empresa Saudita ao preço que fosse?!

O importante era levar o casco para longe das nossas águas!

Houve essa oferta de última hora?

carvalho2008

Mestre Rob70, Uma serie de problemas legais…a começar que: a MB não pode vender de novo aquilo que não era mais dela;Possuia clausulas contratuais com os Franceses de destinação, ela não pode vender a qualquer um e isto tem de ser avaliado;Ela assumiu o casco administrativamente, em sua competencia de marinha Distrital e dentro da lei exclusivamente porque:A SOK declarou abandono do casco;Um casco estranho poderia afundar e virar obstaculo as rotas de trafego maritimo, apresentando risco a navegação;Um casco estranho com agentes nocivos poderia contaminar as aguas brasileiras;Alguns acham teimosamente que atuou porque era dona…ela não era dona do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Dalton

Também li sobre a “mega barcaça” ou melhor um “navio cargueiro submergível” como o “Blue Marlin” que poderia acomodar os 266 metros do ex-São Paulo, o problema é que também noticiou-se que o USS Cole transportado por ele após o “atentado” teria 254 metros quando na verdade tem “apenas” 154 metros mal cabendo no navio então seria impossível transportar o ex-São Paulo. . O grupo saudita queria que o “São Paulo” fosse reparado e inspecionado no dique Almirante Régis permitindo seu reboque via Cabo da Boa Esperança até o Golfo Pérsico enfim, não valeria a pena e talvez até sofresse… Read more »

Osvaldo serigy

Nem desmanchado nem museu. Destino fundo do oceano.Triste fim ao NAE São Paulo! Incapacidade de operação para destinação correta do casco, sem dúvida.

Grifon Eagle

Enfim, uma compra péssima pela MB no passado e que serviu de lição para que a nossa gloriosa Marinha nunca mais compre sucatas de outros países. Que construamos as nossas próprias embarcações como é o caso dos Submarinos Scorpéne e as Fragatas Tamandaré.

Last edited 1 ano atrás by Grifon Eagle
Dalton

A ideia era utilizar o “São Paulo” por uns 15 anos quando então um NAe novo estaria em fase adiantada de construção, é o que foi explicado na época, só que outra vez não se teve um correspondente orçamento e mesmo a modernização do “São Paulo” teve que
ser abandonada.
.
Outros países compraram “sucatas” e as utilizaram com proveito, mas puderam construir “novos” como por exemplo a Espanha que comprou o USS Cabot que foi substituído pelo “Príncipe de Asturias” construído na Espanha e que operou com aviões AV-8B.

Grifon Eagle

Desde qdo comprou, o PA São Paulo já não estava em boas condições de ser operado, a França simplesmente lucrou vendendo essa sucata para o Brasil. Que sirva de lição para que o próximo Porta-Aviões ou Porta-Helicópteros seja construído aqui no Brasil com parcerias como a Thyssenkrupp por exemplo. Na época teria sido bem melhor esperar 05 anos para construção de um porta-aviões local, se isso tivesse ocorrido, até hj estaríamos utilizando-o com as devidas atualizações e modernizações. Era muito melhor assim do que ter comprado um Porta-Aviões já velho e sem muitas condições para ser operado, e que custou… Read more »

Dalton

O “Foch” foi comprado por uma bagatela, 12 milhões de dólares, só para se ter uma ideia os 23 A-4s, 18 dos quais potencialmente modernizáveis custaram 70 milhões de dólares ou seja na época não se comprava nem um mísero FA/18. . Quanto a esperar 5 anos para adquirir um novo, lembro que a corveta Barroso ficou sem receber recursos para sua conclusão entre 2003 e 2005 mais ou menos, conforme eu mesmo comprovei na época em duas viagens que fiz ao Rio e outros 4 anos foram necessários para sua conclusão. . A marinha não queria que se passasse… Read more »

Grifon Eagle

Claro, a MB não quer mais passar por sufocos como esse, ela quer construir suas próprias embarcações aqui mesmo, e não mais ficar comprando embarcações de segunda mão ou velhas. Sim, a MB não queria passar um longo tempo entre um porta-aviões e outro, mas no final das contas, acabou gastando muito para manter um porta-aviões velho e acabamos ficando sem nada e sem nenhum porta-aviões. Hoje, a MB luta incessantemente para manter o Porta-Helicópteros Atlântico (NAM) em operação, sendo a nossa maior embarcação no momento. Mas infelizmente tem que dar baixas, porque se já não nos serve mais, então… Read more »

Dalton

Se a marinha tivesse “bola de cristal” o “Foch” e talvez até mesmo os A-4s antes dele não teriam sido adquiridos, mas, a melhor maneira de se comprar um navio “usado” é quando ele ainda está a serviço da marinha prestes a dar baixa nele é o que se chama de “hot transfer” então não havia muito tempo para deliberar. . Não sou contra não dar baixa em navios antigos cuja disponibilidade é baixa, exigem muita manutenção ou estão parcialmente obsoletos mas números importam também e vários anos se passarão até ser alcançado o “IOC” da última das 4 Tamandarés… Read more »

Grifon Eagle

Não é questão de ter “bola de cristal”, mas sim de fazer um bom planejamento estratégico, o que infelizmente não houve. A MB poderia ter traçado um projeto para construção de um porta-aviões aqui mesmo, pelo menos o porta-aviões, já que adquiriu os 23 caças AF-1 Skyhawk.
Hoje, a melhor maneira de se comprar um navio usado, é não comprá-lo, mas sim construí-lo aqui mesmo. É isso o que a Marinha quer.
A Corveta Barroso salvo engano vai até 2035, e as Fragatas Niterói irão até 2030.

Dalton

Não poderia, o dinheiro que havia era o suficiente para os A-4s e para o “Foch” sem revitalização daí a bagatela de 12 milhões de dólares. . Era pegar ou largar e apostou-se que eventualmente haveria um aumento no orçamento para novas aquisições e modernizações e não duvido que se a marinha tivesse deixado passar choveriam críticas pelo fato de não se ter aproveitado a oportunidade na época. . O novo NAe segundo revistas da época ficaria pronto apenas por volta de 2020 então se criaria uma doutrina com inicialmente 18 A-4s modernizados normalmente 12 deles embarcados, mais alguns turbo… Read more »

Grifon Eagle

E no final acabamos ficando sem nada. O que adiantou pagar barato em uma embarcação velha, se para mantê-la foi um prejuízo fora de série, e que infelizmente sofreu uma explosão ceifando a vida de um marinheiro. Foi a pior compra da nossa Marinha. Pagamos barato, mas para manter foi um prejuízo fora de série. Eu preferia esperar e economizar os recursos, mas enfim, a Marinha aprendeu com isso, e hj ela está empenhada a construir suas próprias embarcações. Os AF-1 Skyhawk foram modernizados, temos 05 em operação salvo engano, para manter os nossos pilotos bem treinados. As Fragatas Niterói… Read more »

Dalton

Vendo com os olhos de hoje concordo integralmente com você só que as tratativas para compra do “Foch” ocorreram mais de 20 anos atrás e aí reside meu ponto: é fácil criticar o passado depois que se sabe o que se passou. . Quanto a mortes que infelizmente ocorreram poderia citar exemplos de mortes em NAes da US Navy que encontravam-se em manutenção também, lamentável, mas dependendo da profissão e/ou locais onde se trabalha se tem esse risco. . É preciso compreender que uma simples corveta, a Barroso levou 14 anos para ser completada, por falta de recursos, agora imagine… Read more »

Grifon Eagle

Recursos nós temos de sobra, o problema é que eles são muito mal administrados.

Infelizmente a situação da nossa Marinha é triste e ao mesmo tempo angustiante.

Falta-nos recursos, é disso o que a nossa Marinha precisa, de recursos!!!

Mk48

Hahahahaha.
Esse sabe de tudo.
Especialmente da MB.

Alex Barreto Cypriano

Lembrando que o USS Cabot (CVL-28) foi renomeado Dedalo (R-01).

Dalton

E foi necessário o presidente Roosevelt que entendia muito de marinha pressionar a US Navy para que esta aceitasse um CVL já que estava mais interessada em grandes NAes CVs e os de escolta CVE o que levou a classe
“Independence” utilizando-se 9 cruzadores da classe Cleveland em construção serem terminados como CVLs um dos quais o “Cabot”.

Alex Barreto Cypriano

Perfeito, mestre Dalton. Será que algum dia teremos um estadista tão bom quanto FDR?

Carlos Gallani

Todos sabemos que a compra em sí foi um negócio da China, o vaso veio de graça mas tbm sabemos que esse não é o ponto, o ponto é que não houve um projeto, um planejamento, um estudo de viabilidade, foi um “pega que tá de graça e depois a gente ve o que faz!”, mais ou menos como morar em apartamento e pegar um filhote de dog alemão, a culpa é toda de nosso almirantado!

fewoz

É isso, mas não apenas isso: não apenas deixar de comprar sucatas, mas deixar de comprar superhipermega navios que não terá capacidade/recursos (técnicos, financeiros ou humanos) para operar. O fim do São Paulo é um banho de água fria e choque de realidade para a megalomania da MB. Que comecem a produzir navios menores e que sejam baratos de operar.

BLACKRIVER

A cada dia que passa os militares brasileiros se mostram mais incompetentes e despreocupados com a soberania e com o suor do povo!!!

Simplesmente vergonhosa essa atitude da Marinha!

Carlos Gallani

Prioridades quais?
Pensão, leite condensado e urna eletrônica?

DOUGLAS TARGINO

Bom, perderam um belo de um treinamento para afundar com os submarinos, um grande exercício… kkk

Underground

A MB fez o certo, até porque o navio iria afundar de qualquer jeito.

Willber Rodrigues

Veio pra cá já sexagenário; Pouco navegou, operou e fez catapultagens/aterrissagens na MB; Não serviu pra manter/criar novas doutrinas no MB; Ficou mais tempo encostado do que navegando; Por causa dele, a MB achou que seria uma boa idéia comprar e modernizar meia dúzia de A4 e Trader’s ( tambem sexagenários ) pra “manter doutrina”. Sugou recursos que fazem falta em outras áreas da MB; Tirou a vida de marinheiro; No fim da vida, virou novela e chacota internacional. Com todo o respeito a quem operou nele, mas o São Paulo era o símbolo de todo planejamento errado, megalomaníaco e… Read more »

Dalton

Veio para cá com 38 anos contados a partir da data de seu comissionamento na marinha francesa, 1963 para servir como uma ponte entre o “Minas Gerais” e um novo que ficaria pronto até 2020.
.
E os A-4s foram adquiridos antes, em 1997 quando também finalmente foi permitido a marinha ter aeronaves de asa fixa coisa que a marinha italiana também teve que enfrentar pois o “Garibaldi” só podia operar com helicópteros passando então a operar com
o AV-8B.

Willber Rodrigues

E de 97 pra cá, a MB jamais comprou, integrou e fez exercícios com os A-4 armados de mísseis anti-navio, se contentando com canhão e bomba burra.

“Bela” doutrina…

Dalton

Você está olhando a situação com os olhos de hoje não com os olhos de 20/25 anos atrás. Lembro que o então presidente Lula a bordo do “São Paulo” deu um auspicioso discurso em 2004 sobre o reequipamento das forças armadas pondo fim a 15 anos perdidos ! . Não deu certo e não foi a primeira vez que “planos” não foram concretizados mas como ignorar na época a possibilidade de se ter um NAe muito mais capaz que o “Minas Gerais” e o potencial de se modernizar os A-4s de forma similar aos F-5 da FAB, um programa de… Read more »

Willber Rodrigues

Particularmente, acho que, se era pra ter comprado o São Paulo, o ERRO mestre foi não ter mandado “arrumar” ele logo na França.
Não fizeram isso, empurraram com a barriga, e todo o resto foi consequência. Se tivessem feito isso “talvez” ele estivesse operacional ainda hoje.

Talvez….

Dalton

Não diria “ERRO” Willber porque simplesmente não havia recursos para pagar por uma revitalização feita na França na época da compra apenas pagar por uma “hot transfer” antes do navio ir para a reserva poupando-se assim dinheiro para dentro de 5 anos como de fato ocorreu recolhe-lo no dique Almirante Régis. . Todo “navio velho” trás surpresas e mesmo o então USS Enterprise CVN 65 custou muito mais e levou muito mais tempo em sua última manutenção 2008 a 2010 do que planejado, detalhe: a manutenção foi feita por quem o construiu e portanto mais sabia sobre ele. . Com… Read more »

Willber Rodrigues

Ok, corrigindo: O erro primário foi ter comprado ( mesmo que “quase de graça” ) um navio já velho, que todos já sabiam que seria preciso, a curto prazo, uma grande manutenção nele, mas não ter já destinado recursos pra essa manutenção. Espero, sinceramente, que isso ao menos tenha ensinado a MB, e ao resto das FA’s BR, o perigo dessas compras “tampão”, ou o perigo de se comprar algo velho sem já prever os recursos pra reforma desse meio. Sábia mesma foi a FAB, que comprou os Mirage de tampão por causa do atraso do FX, mas quando chegou… Read more »

BK117

E foi de Moskva…
Por mais que não tenha sido o fim ideal para o navio, espero que a péssima experiência que tivemos com ele sirva de lição para o futuro planejamento da armada. Sem mais comprar tranqueira velha só pra ter navio. E espero que cuidem melhor dos navios atuais, novamente o Bahia teve problemas que fizeram que o mesmo deixasse a Aspirantex. Uma docagem vai bem, ein?

Carlos Gallani

O Bahia não estava com um problema grave no eixo?
Como ficou isso?

BK117

O problema de eixo era no Atlântico, creio eu, e não sei se foi sanado (Colegas, corrijam-me, por favor). Mas o Bahia tinha sérios problemas, que já fizeram uma operação ser adiada. Não fiquei sabendo de nenhuma manutenção de grande porte ser feita, e agora ele tem problemas de novo. Espero o coloquem em manutenção logo.

Jurandir

Defensores do meio ambiente, tão sensíveis a pontos técnicos lhes apresentados ontem, além de se preocupar com o fim de embarcações por que não pensam no impacto da vida marinha que vocês causam ao comprar tantos produtos do maior poluente global de rios e oceanos?

Camargoer.

Do que vocẽ esta falando? De quem vocẽ está falando? Para quem você está falando?

Jurandir

Do que vocẽ esta falando?
To falando da razão da celeuma quanto ao caso, é só ler

De quem vocẽ está falando? 
Daquela gente cheia da verdade tão sensível quando contrariada e um tanto quanto inconsistente na auto imagem virtuosa que alimenta em relação aos seus atos.

Para quem você está falando?
Para qualquer ser humano capaz de ler em português e entender, se você se enquadrou, é pra você também. No caso de ainda não ter entendido então, tenha certeza, é pra você também.

Paulo Guimarães

Deveria ser afundado em SP ou RJ. Porque em PE ?

Camargoer.

Quando o casco retornou ao Brasil, a empresa tentou atraca-lo em Suape, que era o porto mais perto. Contudo, o governo de PE conseguiu uma liminar na justiça proibindo isto. Então o casco ficou circulando perto de PE até encontrar uma solução que não apareceu.

Mohamed nasser

Muita gente falando bobagem,quando a fala e de brasileiro fico até calmo ,pois a maioria não conhece se quer o Brasil, quando e fala de países externos aí eu digo ,vcs queimaram suas floresta ,afundaram seus navios, e depois vem no Brasil falar de poluição e de contaminação no mar , muita hipocrisia .

Mohamed nasser

Temos que ter uma marinha forte ,temos que ter tecnologia nuclear,pois o mundo lá fora só respeita quem e bem armado,pois se vcs acham que o 1° mundo não vem no futuro próximo tentar tomar nossa amazônia .(inocente )

Rudi PY3TO

Saudações a todos, desculpe a ignorancia, mas ele não poderia ser torpedeado pelo Riachuelo para testar os F-21

Camargoer.

O problema é que o A12 era muito grande. Um porta-aviões é projetado para suportar o ataque de torpedos e mísseis e continuar flutuando. Geralmente, o maior estrago em um navio militar deste tamanho é quando os explosivos atingem o paiol ou os tanques de combustível. Por isso um porta-aviões tem uma arquitetura reforçada inclusive para evitar o alastramento de fogo. Como o A12 estava vazio, seriam necessários inúmeros torpedos e mísses para afunda-lo e ainda assim receio que ele continuaria flutuando mesmo danificado. Por isso, casco usado como alvo tem cargas explosivas instaladas para uma operação final de afundamento.… Read more »

Mk48

“Como o A12 estava vazio, seriam necessários inúmeros torpedos e mísses para afunda-lo “. NÃO.
Dois MK48 seriam o suficiente.
Lembre-se que torpedos modernos não exolodem por impacto direto no casco, mas sob ele.

Camargoer.

Olá MK. Bom ter notícias suas. Concordo com você mas não tenho certeza de dois torpedos seria suficientes para romper e afundar o A12. O estrago seria grande, mas eu não apostaria nem um Kichute$ que ele afundaria,

737-800RJ

Ótimo!
Espero que os tomadores de decisão da MB esqueçam de vez a ideia de um porta-aviões antes de termos:

1 – uma força de superfície condizente com o tamanho e as responsabilidades do Brasil no Atlântico Sul

2 – Condições de arcar com um porta-aviões, seja diminuindo parte do seu absurdo efetivo de 80 mil funcionários ou aumentando sua arrecadação da Pasta da Defesa. Eu prefiro, sem dúvidas, a primeira opção!

Patriota

São poucas as marinhas do mundo que possuem a capacidade de afundar um porta-aviões. Estamos entre as melhores! Parabéns aos nossos heroicos almirantes!
Fazem por merecer todas as festas, croquetes, uísque 12 anos, vinhos e lagostas! Safo!

Dilza Rodrigues

Todo o dinheiro público investido na compra desse navio militar no governo do Fernando Henrique Cardoso, afundado a 5 mil metros de profundidade. Eita Marinha cor de rosa!!!

Henrique

finamente acabou

Roosevelt

Eu sabia que ia dar nisso. Tanto que eu comentei aqui que não ia demorar muito para que dessem um jeito de abria as válvulas de fundo. Agora esse terror de que a quantidade de amianto contido nesse navio vai provocar danos ambientais graves já é demais para mim que trabalhei por muito tempo com esse material e continuo vivo.

Inhotep

Parabéns Marinha do Brasil, foram quase 13 milhões de dólares nossos jogados no Iixo (nesse caso no fundo do Atlântico) e 3 brasileiros que perderam suas vidas por conta da megalomania e irresponsabilidade de alguns almirantes. Espero que pelo menos um vídeo do afundamento tenham feito, mas acho difícil pela soberba dos mesmos. 👏👏👏😢

Adalberto Souza Gomes

Mais um crime cometido pelas FAs contra o país. Não existe argumento razoável para justificar esse crime contra o país.

Angelo

Resolveu o problema da pior forma, desde de que chegaram a conclusão de que não valeria a pena reformar houve bastante tempo para tratar da reciclagem do casco. É correto querer construir por aqui, considerando pelo que os colegas dizem que a construção em média leva de 1 ano e meio a 3 , excluindo grandes embarcações , dependendo da classe e chutando que a marinha tenha umas 25 ou 30 embarcações se fossem produzidas uma por vez quando terminasse a última já estaria na hora de renovar as primeiras ou seja uma linha de produção contínua , além de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Angelo
Um Simples Brasileiro

Um fim triste e melancólico.

Willber Rodrigues

Um fim inglório pra um navio que pouco ou nada agregou ao país.

Pedro Naves

Erraram ao comprar a sucata francesa.
Erraram novamente ao afundar a sucata da sucata deixando de vendê-la por 3 vezes mais para a empresa saudita.
Sinceramente, não entendi.

Amaro

E o ascarel? Pior que o amianto e ninguém comenta. Quantos litros tem dentro da carcaça afundada?

pangloss

Um fim melancólico para uma história triste. De toda forma, o teor da nota oficial da MB já demonstra que a nossa força naval já superou a mais recente vergonha que produziu: “O procedimento foi conduzido com as necessárias competências técnica e segurança pela Marinha do Brasil, a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Estado brasileiro.” Com sorte, essas palavras vão deixar em boa parte da população a impressão de que tudo vai muito bem, obrigado, em nossa marinha. Afinal de contas, é necessário dispor de uma boa dose de desfaçatez para ir tocando… Read more »

Salomon

Respeitosamente, penso no que mais afundou com esse buque. Quantos mistérios estão na linha batimétrica de 5.000m.
Lembro-me, estava bem envolvido, num petro que teve de ser rapidamente afundado, em 1982, no Conflito das Falklands, com um furo de míssil bem na proa, salvo engano. Foi a decisão de afundamento mais rápida desde o Graf Spee. Alguns ainda sabem a causa. Mas não falam.

Underground

Já tem vídeo.

Neural

Tá na hora de fechar a MB, essa instituição é uma vergonha! Melhor montar uma guarda costeira, mais barato

Miguel
Underground

Parte 3 do afundamento do casco do ex NAe São Paulo – Início da Teria da Conspiração

AMX

Não daria pra tê-lo afundado com torpedo, ataque aéreo, etc?
Só pra manter a mão, rs.
Com certeza gastar munição nele sairia mais caro do que pôr explosivos, porém, como é um tipo de navio um tanto raro, pensei que talvez pudesse ser o caso.

Wellington Kramer

Será que houve alguma tragédia ambiental durante a IIGM com o afundamento daquela infinidade da navios?

Marcus

E a oferta de 30 milhões do país árabe pelo casco?

Underground

Oferta fake!

Francisco Pires da Mota Filho

Hummm finalmente afundaram a ¨jaca¨!!! Vou deixar de gastar ¨NESTE CASO¨, parte do meu suado dinheiro!!!

Fabio Mayer

Há MILHARES de navios afundados no século XX, TODOS eles gerando impacto ambiental porque, no mínimo, eles carregavam combustíveis e materiais tóxicos. E não que eu seja favorável ao afundamento destes problemas, só penso que, em último caso, acaba sendo a solução. Mas o mundo em que vivemos é este mesmo: ONG(s) que não aceitam o desmonte técnico e responsável de uma embarcação e fazem protestos e lobbies contra governos fracos e intimidados pelo barulho das redes sociais e da mídia eletrônica. E isso causa prejuízos: a) para o meio-ambiente; b) para governos nacionais; c) para empresas privadas porque não… Read more »

Fabio Mayer

Há dezenas de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, causando graves impactos ambientais e risco de navegação. Não faz muito tempo uma delas se desprendeu e causou danos na Ponte Rio-Niteroi.

Mas como é sintomático: existem protestos para solução deste problema, mas não existe aquele mimimi e histeria intensos nas redes sociais, causados por ONG(s)…

Underground

Ibama agora quer punir alguém pelo afundamento do navio.

John

Pra quem recebeu oferta de venda pros arabes semana passada, que burrice.

Marcelo

“a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Estado brasileiro.”

Rapazes, e não é que apesar de tudo ainda são caras de pau de publicar uma coisa dessa…
Imaginem o que não fazem com a coisas que não conseguimos “ver” e assim não precisam dizer nada ao publico…

Oganza

Em tempos dourados e imemoriais da Trilogia eu já havia falado que o melhor destino para o NA de CABOTAGEM era ser afundado como alvo. Se como alvo foi não sei, pois outra vez a MB foi covarde nisso tb, mas foi a pique.