Submarino Timbira - S32 - Foto: Alexandre Galante

Embarcação tem 62 metros de comprimento e foi incorporada à Marinha do Brasil em 16 de dezembro de 1996

O governo aposentou nesta quarta-feira (22) o submarino Timbira, após 27 anos dedicados à Marinha do Brasil. Ele é um dos primeiros da Classe Tupi, uma família de embarcações construídas no Rio de Janeiro com base em projetos da Alemanha.

O documento que dá baixa do serviço ativo do submarino foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta. O Timbira tem 62 metros de comprimento e foi incorporado à Marinha em 16 de dezembro de 1996, quase dez anos após ter a construção iniciada, em 15 de setembro de 1987.

Segundo a ficha técnica do Timbira, o submarino funciona com quatro motores a diesel e quatro geradores elétricos. Com isso, ele pode descer a uma profundidade de 250 metros e transportar 33 tripulantes por até 50 dias submerso. Na superfície, o submarino atinge velocidade máxima de 20,4 km/h. Debaixo d’água, a velocidade máxima é um pouco maior, de 39,8 km/h.

O nome é uma homenagem ao guerreiro Timbira, da nação indígena do Maranhão, e é também uma língua falada por indígenas do Nordeste e Centro-Oeste do país.

Agora, a Marinha deve dar início ao processo de venda do casco do ex-submarino, o que deve ser feito com abertura de licitação. O R7 procurou a Força para comentar a aposentadoria da embarcação e aguarda a resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Atualmente, o Brasil conta com cinco submarinos: Tupi, Tamoio, Tapajó, Tikuna e Riachuelo. Um outro submarino, batizado de Humaitá, fruto da cooperação com a França, está em fase de testes. Em dezembro de 2022, a Marinha fez a primeira navegação do Humaitá na superfície com seu próprio sistema de propulsão, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Submarino Timbira

FONTE: R7

Subscribe
Notify of
guest

412 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
glasquis7

Aposentado com apenas 27 anos de serviço… Luxos que só o Brasil pode-se dar por estas bandas.

Piassarollo

Caro Glasquis, na verdade esse submarino operou por uns 20 anos, após foi colocado em reserva por vários anos. Perdemos a chance de vender tanto o Timbira como o Tapajós, que certamente vai para o mesmo destino.

Zorann

Cara defendendo a venda de submarinos usados em detrimento de ficarmos com eles operacionais.

Meus Deus….

Vender casco por 50 milhões….. belo negócio.

Só lembrando que o orçamento da Marinha é da ordem de 30/35 bilhões.

Piassarollo

Pois é… Se tivessem vendido teriam algum dinheiro pra investir em outros meios ou até aquela troca muito falada de dois submarinos por um Makassar. Hoje não temos nem o dinheiro e nem os submarinos. Estou colocando os dois submarinos, o agora desativado Timbira e o Tapajós que está na “reserva’.

Zorann

Doce ilusão. Achar que o dinheiro estaria disponível.

Sou patriota mas não sou cego

Então, alguém me explique , essa sucessão de TOT que não resultam em vários navios, a compra de porta aviões que não funciona, a reforma do Skyhawks sem haver porta aviões., a aposentadoria precoce de submarinos, o comprometimento de muito do orçamento com um sub nuc que talvez nunca opere… É sucessão de erros crassos ou é propo$ital?

Fernando Vieira

cof, cof, Turbo Trader, cof!

Fabio Araujo

Bem a ideia é vender o casco, mas se tiver uma boa proposta não podemos vender o submarino incluindo no preço da venda os serviços para torná-lo operacional? A MB não quer gastar na recuperação dele, o custo de reparo ficou um pouco caro, mas se um possível comprador pagar pela recuperação a coisa muda de figura!

Glasquis7

Acredito que isso não seja possível por que ditas capacidades de modernização tenham sido perdidas.

Camargoer.

Olá. P. Lembra que eu defendia a venda deles para a Argentina logo após o acidente com o submarino deles? E que há alguns anos, disse que a janela para a venda dos submarinos usados havia se fechado com a pandemia? E que eu defendia que se concluísse o PMG dos submarinos para que ao menos a MB tivesse uma frota de submarinos robusta ao invés de comprar fragatas usadas?

Piassarollo

Exato! Lembro sim

Carvalho2008

Som, também lembro Mestre Camargoer, e sou participe da mesma opinião!

glasquis7

na verdade esse submarino operou por uns 20 anos, após foi colocado em reserva por vários anos.”

Pior ainda. Está com a metade da sua vida operacional.

Eduardo

Se tem 20 anos pela frente, é possível ainda vendê-lo.

Camargoer.

Ninguém quer compra-lo. A janela de oportunidade se fechou com a pandemia

Glasquis7

Um sub em condições de operação sempre tem quem queira… Até o Uruguai poderia querer.

Piassarollo

A Armada Uruguaia infelizmente não tem dinheiro para comprar submarinos, mesmo usados, e pelo que sei, seus interesses estão nos meios de patrulha. Receio que nem consiga comprar os dois OPVs novos de que tanto se fala. Recentemente li não me recordo onde,que estariam interessados em alguns navios patrulha noruegueses com idade bastante avançada. Gosto muito do nosso vizinho Uruguai e de sua Armada.

Glasquis7

É, o Uruguai não é mais aquele pequeno país com visão de futuro de antigamente.

Um Simples Brasileiro

Interessados se procurar acha, o problema é que, quem tem dinheiro não tem interesse, quem tem interesse (como pode ser o caso do mencionado Uruguai) não tem dinheiro. O Uruguai por exemplo, não está conseguindo dinheiro para comprar 12 aeronaves de ataque leve para não ficar completamente sem poder aéreo (o que pode ocorrer em breve), demonstrando interesse em várias aeronaves, mas, cujos negócios nunca se concretizam por falta de plata e vontade política, o mesmo acontecendo com a impossibilidade de comprar algumas poucas dezenas de MBTs baratos para substituir seus escassos e obsoletos tanques da Segunda Guerra Mundial e… Read more »

EduardoSP

O Uruguai tem 3,5 milhões de habitantes. Do tamanho da grande BH. Eles têm o que podem ter.

Um Simples Brasileiro

Sim, assim como o Brasil. O que eu quis exemplificar é que, a aquisição do Uruguai seria complicada se não for via doação.

Piassarollo

Na verdade nem doação adiantaria, pois não existe uma escola de formação de submarinistas, não existe uma tripulação formada, não existem instalações específicas para os submarinos. E tudo isso requer muito dinheiro.

Nilo

Nunca existiu uma potencial vontade de compra por parte de qualquer pais da America do Sul, a não ser bla bla bla.
Se bem preservado ainda é um equipamento potencialmente estratégico disponivel ao Brasil.
Não perdemos nada.

Glasquis7

Se ele foi bem preservado, pode ser ofertado.

Na época o Peru e a Argentina apareciam como possíveis compradores… A Colômbia, Equador e até o Chile correm por fora.

A Bolívia diz que com os subs que tem já é suficiente.

Piassarollo

Amigo chileno, tentando lembrar agora de algum navio desativado e colocado em reserva, e depois de alguns anos reativado. Só consigo lembrar de uma corveta classe imperial marinheiro que foi vendida/doada à Namíbia. A MB, com algumas exceções, não costuma preservar seus navios desativados, seja porque quando chegam nesta situação estão em um estado muito precário ou porque não querem/não tem dinheiro pra gastar com a manutenção. Quando vai pra reserva já é quase uma sentença de morte.

glasquis7

Sim mas, se tem menos de 30 anos e o Brasil foi o fabricante, o mínimo que se espera é que o navio esteja preservado.

Davi

Submarino para Bolívia?que eu saiba eles nem tem ligação com o mar!

Palpiteiro

Como ficou o indicador número de almirante por navio?

guilardo

Caro amigo. o Brasil faz coisas que ele mesmo duvida . É o caminho anti-horário. Contramão da história.

Vovozao

22/02/2023 – quarta-feira, btarde, Glasquis7, veja bem o sarcasmo,…. só grandes marinhas no mundo e com uma otima frota naval, tem condições de descomissionar um submarino com 27 anos. Somos uma das maiores…… aí temos condições de fazer. Enquanto, nós, cidadãos que mantemos tudo isso, não somos informados……. pra quê….. so servimos para pagar impostos.

glasquis7

Espero que esse casco tenha um bom destino. Seria muito cruel ir pra sucata com tantos anos de operação remanescentes.

Piassarollo

Amigo, infelizmente não vejo outro destino senão o sucateamento. Espero estar enganado

Camargoer.

O risco é a MB afunda-lo ao lado do A12.

F-39 Gripen

Vamos doar ao Chile rsrsrs

Glasquis7

Pode doar, a gente não faria cara feia. Temos experiência em pegar navios de meia vida e torná-los uma ótima ferramenta disuasoria . Poderíamos modernizar localmente, adicionar capacidade de lançamento de Exocet, melhoras nos sensores, dissipadores acústicos e de calor e botaria pra navegar.

Manda tua ideia pra MB… Vai que cola?

Last edited 1 ano atrás by Glasquis7
Jack

Prezado Glasquis7, isso que você disse realmente é verdade. Tive a oportunidade de ver duas fragatas da marinha chilena em Valparaíso em 2016. Impõem respeito sim.

Glasquis7

É, o Chile não se pode dar ao luxo de deixar a sua enquadra sem manutenção. Muito menos permitir que ela seja dada de baixa antes de tempo.

glasquis7

E aí, mandou a cartinha pra MB?

PCOA

A Marinha Brasileira é uma piada. 27 anos de serviço. Navegando tem uns 10, pelo menos?

A maior guarda costeira do mundo é a MB

se não pode ter seis, oito submarinos diesel-elétricos ao mesmo tempo, o que irá ser da flotilha qd o SSN estiver operacional

vergonha

Jodreski

Se o nosso nuclear realmente chegar a ser concluído eu já imagino o pesadelo que vai ser (a não ser que ocorra uma revolução na MB em termos de como eles gastam o que recebem). Pq se continuar do mesmo jeito vamos aposentar um sub nuc antes dos 20 anos… anota ai.. Quero ver a MB ter capital para operar um sub nuc e mais os seus convencionais. Como primeiro de uma classe já é esperado algumas dificuldades “técnicas” e ai vamos ver se e MB vai conseguir manter o seu elefante branco (eu espero que sim), porém não há… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Jodreski
guilardo

Caro Jodreski. SE…, é muito otimismo seu. Mas vamos lá. SE concluirem, que eu duvido, o tal subnuc ficará nos portos por insuficiência e receio da sua manutenção. Claro que irão aparecer inúmeros defeitos, o que seria normal. Contudo, essa engenhoca é “coisa pra inglês ver”. Todo esse aparato já consumiu uma fábula de dinheiro, além das construções civis para a fabricação. Resultado ? ” A transferência de tecnologia para a construção de subs convencionais e mais o casco do subnuc, se perderá com o tempo, tal qual a dos classe Tupi”. Esse gigantesco aparato fabril ficará sem encomendas, e… Read more »

Jodreski

O pior é ainda ter gente que defende o indefensável. Que acredita piamente que é normal as coisas terem esse desfecho. Que tudo bem a MB ter vários planos e planejamentos que não são seguidos e acabam por abandonados, e que o ciclo é esse mesmo. É sempre culpa do governo federal que não libera mais verba e por ai vai… ouço essa mesma desculpinha há décadas. . Eu confesso que eu já desejo uma marinha menor, dentro da sua capacidade financeira, mas que seu treinamento fosse símbolo de excelência, que os seus meios fossem modernos e suas manutenções fossem… Read more »

F-5

O que a Dilma tem a ver com isso? Quer trazer discussão partidária pra cá???

A6MZero

Não temos condições financeiras de operar os baratos type-209 e a MB ainda insiste com o SubNuc.

Se ele realmente sair do papel será ou um sumidouro de recursos sem fim que vai acabar com o orçamento por décadas, ou será um bomba relógio tocada na base do improviso e do jeitinho esperando para virar um desastre…

Paulo

Poderiam aposentar a metade dos almirantes e oficiais.

Zorann

Perfeito

Carlos Campos

burrice mesmo, devia ser reformado. vendido para os argentinos sei lá

Camargoer.

Na época defendi que ele fosse reformado no Brasil com recursos da Argentina e transferido por um valor simbólico para eles. Isso teria movimentado Itaguaí e mantido o emprego da equipe envolvida na construção do Scorpene, sem falar que teria gerado compras no setor de máquinas e equipamentos brasileiros. E a Argentina teria ganhado um submarino em condiçoes de operação por mais 20 anos.

Max

Caro Camargo, poderia explicar melhor? Se podia ser reformado antes, pq não pode agora? Que negócio é esse de janela e pandemia? Grato !

Camargoer.

Olá Max. O acidente do submarino argentino aconteceu em 2017. Naquele momento pré-pandemia, existiam dois tipos de países interessados em submarinos. 1 aqueles com capacidade de adquirir submarinos novos (nacionais ou importados) e 2. aqueles que poderiam adquirir um ou dois dos IKL da MB que estariam com 2/3 de suas vidas úteis para complementar sua força de submarinos ou substituir seus submarinos mais antigos. Eram poucos os países que teriam condições de desembolsar cerca de US$ 50 milhões em um submarino usado e ainda outros US$ 30 milhões para uma revisão. Talvez, o único país que tivesse uma necessidade… Read more »

Max

Entendi, obrigado pela explicação!

Glasquis7

Repassar material sensível à Argentina custaria alguma indisposição por parte da Inglaterra.

Não compensa.

Camargoer.

Caro Glasquis. Já contei uma história engraçada e real de como o embaixador brasileiro contornou a situação dos P95 cedidos para a Argentina durante a guerra. O embaixador Roberto Campos, talvez uma das pessoas mais inteligentes que já tive a chance de ouvir foi chamado pelo governo inglês para explicar a razão do Brasil quebrar a neutralidade na guerra ao ceder alguns P95 para a Argentina. O embaixador brasileiro assegurou que o Brasil mantinha a sua neutralidade e estava autorizado a oferecer o mesmo modelo e nas mesmas quantidades para a Inglaterra usar durante a guerra. Aproveitando esta lição de… Read more »

Carvalho2008

correto….em última hipótese não ficando com ele, seria isto….ou aquele jogo com a Colômbia num troco pelos Makassar….

Max

Makassar acho q é com o Perú

Glasquis7

É.

Carvalho2008

ops…verdade….

Glasquis7

A Colômbia nunca se manifestou pelos subs. Quem apareceu numa possível troca por Makassar foi a MGP

Carvalho2008

verdade, confundi….

Paulo Brics

Excelente ideia Camargoer.

Parece que neste aspecto específico há uma falta de interesse por levar a cabo boas ideias na mb. Muitas Marinhas estrangeiras fazem isto se houver interessados. Os eua fazem isso desde o fim da 2a guerra com diversos equipamentos.
Os caras aqui pensam em simplesmente se livrar, jogar fora, desprezar pequenos ganhos. Comportamento típico de milionários esnobes.

glasquis7

Na época eu disse a vc que dificilmente a MB venderia eles pra Argentina.

Camargoer.

Exato. A janela de oportunidade ocorreu quando teve o acidente, mas seria preciso uma postura pró-ativa da MB e um arranjo diplomático efetivo. Nem a MB tem esta postura pró-ativa nem o Itamaraty recebeu uma indicação nesta direção da presidência brasileira. A pandemia definitivamente fechou a janela de oportunidade. Contudo, é preciso lembrar a enorme quantidade de críticas que recebi.

glasquis7

Mesmo assim, seria mais fácil repassá-lo ao Uruguay do que pra Argentina.

Camargoer.

Olá G. Acho muito difícil avaliar estas questão nestes termos. De todas as marinhas hoje, talvez a única que ainda tenha uma urgência para adquirir um ou dois submarinos usados da classe IKL 209 seria a Argentina. Contudo, isso é insuficiente para viabilizar a transferência dos submarinos da MB. O mais provável é que a MB dará baixa dos velhos IKL para desmantelamento. Falta um sentimento de ousadia.

Glasquis7

Repassar um sub ou qualquer arma naval à Argentina significaria uma indisposição com a Inglaterra. Por que o Brasil iria comprometer sua relação com Inglaterra?

Qualquer marinha ou armada, menos a Argentina.

Camargoer.

Caro Glasquis. O fato do Brasil estar negociando alguns Guarani com a Argentina mostra que esta questão é mais ampla. Há um aspecto importante para a defesa do Atlântico sul que é a possibilidade da Argentina ter efetivamente uma capacidade de operar submarinos.

Piassarollo

A Armada Uruguaia não tem nem como operar esses navios. Sem tripulação, sem instalações, ter que criar doutrinas operacionais, estaleiro etc. Custo muito alto

Glasquis7

Para o Brasil seria um bom negócio repassá-lo ao Uruguai deixando os custos de manutenção em Itaguaí atrelados a contratos entre ambos países com a opção de reinserção na esquadra caso o Brasil precise.

Carlos Campos

seria bom

Nilo

Subsidiar a Argentina na aquisição de um submarino, para um pais que teve dificuldade de fechar negocios com o Guarani rsrsrsr.

Camargoer.

Olá Nilo. A MB tem dois problemas imediatos. Um submarino parado representa um custo de manutenção. Portanto, é preciso alienar o casco, seja para ser desmantelado ou cedido para outro país. O segundo problema é manter a equipe de engenheiros e técnicos em Itaguaí. Assim, a cessão de dois IKL 209 para a Argentina desde que a revisão e PMG seja feita em Itaguaí resolveria os dois problemas. Dar baixa no submarino, como aconteceu agora, só resolveu o problema do custo de manter o navio na reserva,

Nilo

Com o atual presidente do Brasil pode acontecer que o governo argentino venha a fazer negócios nos termos em que vc tem comentado na aquisição dos IKLs.
Negociações comerciais, investimentos em projetos argentinos, apoio do BNDS…algo para daqui a dois anos.

Piassarollo

Concordo plenamente, essa seria uma ótima solução

Underground

Quantos anos as Marinhas operam seus submarinos?

Piassarollo

Depende de muitos fatores, mas numa média geral, uns 30 anos.

Glasquis7

Depende de muitos fatores. Onde opera, sob quais condições, como é feita a manutenção, o tipo de submarino e as modernizacoes disponíveis. No caso da ARCh, seus U 209 400 tem uma previsão de 50 anos de vida operativa podendo chegar a 55 dependendo das condições de reserva mas, tem que considerar a constância de operação e as condições em que os sub da ARCh navegam. O Pacífico não é assim “tão pacífico” quanto se pensa e o Pacífico Sul, perto do mar de Drake e da região de fiordes do sul do Chile é muito severa. Considerando isto, não… Read more »

Zé Mané

Estão vendo a lancha na foto? Mais um pouco e a MB vai se limitar àquela lancha.

parabellum

É o começo do fim; Tapajós será o próximo ou junto. Não tem mais recursos e nem terá para manter sequer um submarino atracado. Para os entusiastas do assunto, é melhor jáir se acostumando. Daqui para frente o tom da música será outro. Infelizmente.

Nilo

Se mantiver a taxa celic alta, o dobro do valor da inflação, provocando recessão em privilégio a rentista, sim será o começo do fim.

Nilo

correção: selic

Carlos Campos

a sim, o melhor seria uma selic mais baixa, com dólar a 7 reais e a inflação a mais de 10 por cento, eu apoio, Lula não ia durar até o final do ano

Fábio CDC

A taxa Selic neste patamar serve justamente para conter a inflação. Seria muito pior sem ela. Economistas notáveis como Paulo Guedes e os Profissionais que compõem o Copom defendem isso…
.
A propósito, qual seria a solução pelo Vosso entendimento? E por que, em Vossa visão, eles estariam errados?

Nilo

Não considero P. Guedes um “Economista notável”, irrelevante no meio academico. Um técnico, rentista, pró-mercado em detrimento ao Estado brasileiro. Conderado por notavel por Bolsonaro, um desqualificado miliciano, que desmontaram as instituições públicas brasileiras, buscando privativar todos, todos os direitos do cidadão brasileiro.
Mas como no Brasil atual só tem rentistas rsrsrsrsrs.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Nilo

Fábio Código de Defesa do Consumidor. Nome longo rsrsrsrs
Mais um gestor.
P. Guedes, etccc…Esses Referem-se a si como gestores quando assumem cargo público, ou seja administram não um pais mais uma empresa, então é razoavel dizer que o cidadão passa a ter o mesmo papel de um funcionário de empresa para esses gestores. É o cidadão/funcionário que passa a ter os direitos dos trabalhadores UBERlianos rsrsrs

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Camargoer.

Caro Fabio. A ideia é que aumentando a taxa de juros básica, os juros para financiar o consumo também subirão, levando o consumidor a adiar as compras, preferindo investir o dinheiro. Com a redução no consumo, os preços no varejo devem cair ou ao menos estabilizar. Isso só funciona se a inflamação for de demanda. Inflação de demanda é aquela que resulta da incapacidade do sistema de produção atender a demanda e ocorre em duas situações: pleno emprego ou esgotamento da capacidade ociosa. Neste momento, o Brasil não tem nenhuma das duas condições. Além disso, a diferença entre os juros… Read more »

Foxtrot

Está aí.
Depois eles vêem aqui reclamar de orçamento baixo e blá blá blá.
Nunca vi uma marinha que mal mal tem dinheiro para o básico (porque gasta pessimamente suas verbas), querer operar subnuc, cobertas caras e inúteis etc.
Até recentemente a Espanha operava os Sea Kings, mas nossa marinha e FAAs que são hiper “modernas” e hiper equipadas e com verbas de sobra, tem que ter o supra sumo da tecnologia.
Desisto disto aqui viu.
Se não mudarem essa administração das FAAs nacionais, teremos sempre forças sub treinadas, sub equipadas com alta adm cara, atrasada e inútil !

Foxtrot

Correção: Corvetas (fragatas leves).

Camargoer.

Fraguetas.

Foxtrot

“Fraguetas” exatamente!

Willber Rodrigues

Esse tipo de notícia me deixa ainda mais preocupado, quando eu lembro que não tem NINGUÉM na MB falando de um novo lote de Riachuelos após o término do Angostura.
Ou alguem acha “normal” que um mar territorial do nosso tamanho tenha apenas 4 subs, enquanto a marinha grega tem 12?

E, por gentileza, sem essa de que, após o Angostura, a MB se focará no charuto atômico, porque alí nem Deus sabe quando ficará pronto, e apenas UM subnuc não faz milagre.

Camargoer.

Olá Wilber. Não creio que haverá um segundo lote de Scorpenes. O próximo submarino será o SN10 e acredito que depois serão apenas submarinos nucleares.. sn11, sn12.. etc

Willber Rodrigues

Com todo o respeito, Camargoer, sei que você é otimista e acredita numa MB que operará apenas subnucs num futuro “próximo” ( ??? ).
Quanto a mim, já deixei claro varias vezes que não há nada no Universo que me convença de que essa MB que está aí terá grana pra construir/manter/operar com eficiência uma força 100% com subnuc’s, e que è OBRIGATÓRIO que se faca mais subs convencionais após o Angostura.
O São Paulo e a história dele junto a MB nos dá uma prévia disso.

Camargoer.

Olá Wilber. Deixei meu otimismo para coisas que dependem de mim.. riso. O ponto central é que o maior investimento ocorre para a construção do primeiro submarino e para a estrutura de apoio (o que inclui a fábrica de combustível, a homologação do reator naval, o estaleiro e o sistema radiológico). Uma vez superado este desafio, e ele precisa ser superado já no primeiro submarino, os demais são apenas uma questão de cadência, mesmo sabendo que um SSN da classe do SN10 custe cerca de 2~3 Scorpenes. Portanto, ao invés de pensar em um segundo lote de 3 Scorpenes, eu… Read more »

Carvalho2008

Mestre, o Álvaro Alberto custara entre 4-5 Ria Buenos ao longo de sua vida útil….

Camargoer.

Olá Carvalho. A construção do SN10 está orçado em US$ 1,3 bilhão. Eu não consegui o valor estimado para cada Scorpene da MB, mas podemos assumir entre US$ 500 e US$ 600 milhões cada, segundo os dados de outras fontes. Claro que a operação do SN10 será mais cara, mas isso teria que ser visto no orçamento como custeio. Até aqui, restringi a discussão sobre os valores necessários para a fabricação dos submarinos. Sobre o custeio da MB e da FAB, que são ambas subfinanciadas, o problema é que o EB consome a maior parte dos recursos. Estrategicamente, as primeiras… Read more »

Willber Rodrigues

“A construção do SN10 está orçado em US$ 1,3 bilhão”
Considerando-se que temos ZERO experiência em construção de subnucs, e dado nosso histórico de estouro de orçamento, eu aposto qualquer coisa que o Álvaro Alberto vai custar o dobro do triplo do originalmente previsto.

Camargoer.

Caro W. Bem, neste caso são considerações apenas qualitativas, não faz sentido ponderar valores. Orçamentos sempre partem de uma base quantitativa. Eles podem errar muito ou pouco, dependendo de quão sólida seja a base de cálculo. No caso do SN10, a MB estimou em US$ 1,3 bilhão, excluídos os valores do LabGene e das obras da base e do estaleiro. Isso dá mais ou menos US$ 210 mil/ton. Para comparação, um submarino da classe Virgínia estaria estimado a US$ 340 mil/ton e um Barracuda cerca de US$ 320 mil/ton. São bons números para comparação

Carvalho2008

Mas estes custos tem de entrar para métrica orçamentária, do contrário, é o mesmo que dizer quem um Sub com AIP é somente 10% mais caro, e não colocar a infra de suporte e recarga Juntos….sem a infra, ele não existe e é esta conta que entra no orçamento….e não vai dar somente 1,3 Bi nem que a vaca tussa…ele é quase o dobro do Riachuelo e só o motor é caríssimo…reator….blindagens especiais , etc…se fosse um AMPS como AIP até poderia ser, pois o casco é igual….mas um reator normal desta escala é caríssimo….

Camargoer.

Olá Carvalho. Claro que é preciso avaliar qual é o custo de operação de um navio de combate para que se tenha uma previsão orçamentária. Então vamos a um exercício. Segundo um relatório da MB apresentado para o Congresso, o custo de construção de cada Scorpene está estimado em US$ 650 milhões. Segundo o Roberto Lopez, o custo do PMG de um IKL 209 é da ordem de US$ 30 milhões. Podemos supor que o PMG de um Scorpende seja da ordem de US$ 40 milhões. A MB também tem um custo estimado de um SSK de US$ 6,00 por… Read more »

Camargoer.

Olá. Levei uma semana para encontrar os valores para fazer esta estimativa.

Willber Rodrigues

Com todo o respeito, mas as comparacões sobre preco/tonelagem de um Virginia ou Barracuda não tem nada como parâmetro pra nós.
EUA tem uns 50 anos de experiência contínua em fabricação/desenvolvimento/manutenção em subnuc’s, e já tem toda uma indústria preparada pra isso. Não temos NADA disso, nem a própria MB sabe o que fara com o lixo nuclear do reator, ao final de vida útil do subnuc.
Ainda acredito que esse charuto atômico, quando começar a operar ( se operar, diga-se de passagem ) vai quebrar toda a MB.
Espero estar errado.

Camargoer.

Uma das coisas mais difíceis que existe para qualquer coordenador de projeto é montar o orçamento preliminar. Umas das técnicas mais comuns é obter valores unitários de projetos similares. Na construção civil é comum usar o valor do metro quadrado em função do padrão de construção. Na industria nava é comum usar o valor unitário da tonelagem. Assim, para ter uma estimativa do custo de um determinado navio calcula-se o valor médio da tonelada do padrão desejado e multiplica-se pelo deslocamento do navio planejado. Os órgãos de controle também fazem isso para detectar casos de superfaturamento. O problema se torna… Read more »

Carvalho2008

Um scorpene deve rodar uns US$800 MM…e outra, o orçamento leva em consideração o custo de ciclo de vida, não apenas aquisição… na US NAVY, é possível é comparar um Nae Nuclear com. seu equivalente a Oleo, e a diferença é em cerca de 30%-40%….até a tripulação em um nuclear fica mais cara em face dos técnicos especializados, foi este o resultado do relatório deles..

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Santamariense

Só submarinos nucleares na MB?? Hehehehehehehehehehehhehe…agora, conta aquela do papagaio…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Underground

sn11, sn12.. etc 😆

EduardoSP

Sei Não 11 (SN11), Sei Não12 (SN12)…etc.

glasquis7

Não mas, pelo tamanho do Brasil e pela sua importância na região, eu acho que deveria ter no mínimo 6 Subs, tendo como um número ideal 9 unidades sendo 3 de propulsão nuclear e 6 Diesel/Elétricos.

Isso é achismo meu.

Piassarollo

É um ótimo número, dentro de uma realidade, nove submarinos. Mantendo sempre operacionais (pronto para o combate), um sub nuclear e três diesel. Com o restante em manutenção e abastecimento

Piassarollo

Só corrigindo, manter um sub nuclear e dois diesel em operação

Satyricon

Caro Wilber, fique tranquilo. A MB seguirá com sua sandice, e conseguirá ter seu SubNuc. E conseguirá (acredite) operá-lo, pelo menos por um tempo (uma década?). Entretanto, quando chegar o momento da primeira grande manutenção, ficará, muito provavelmente, encostado em Itaguaí, por muito, MUITO tempo, até terminar todos os reparos (Provavelmente, mais de uma década). O Timbira sussurra hoje ao Álvaro Alberto: Eu sou vc amanhã. Se não tem grana para manutenir um simples diesel elétrico, que dirá um SubNuc. E depois tem incautos que dizem que, após o SN-1, o País só operará submarinos nucleares. Confia (Assim como confiaram… Read more »

Willber Rodrigues

“Se não tem grana para manutenir um simples diesel elétrico, que dirá um SubNuc.” Eu sou do time que bate nessa tecla sempre que o assunto do charuto atômico vem a tona por aqui, e nuca escondí isso de ninguem. Olha pra essa MB aí, e me diga se ela vai ter condições de manter/operar, fazer o reabastecimento do reator, e de descontaminar e descomissionar o subnuc ao final de sua vida útil. É só ver a novela do São Paulo, pra você ter uma prévia do que será. E lembrando que a MB não poderá simplesmente afundá-lo no oceano,… Read more »

Satyricon

Exato

Ufanismo e “bom senso ” pelo visto não combinam.

Alexandre Galante

A MB está incorporando os submarinos SBR (Scorpene) que são muito mais caros de operar e manter que os classe Tupi (IKL 209). Isso vai obrigar a MB a se desfazer dos Tupis, talvez mantendo somente o Tikuna, que é o mais moderno deles.

glasquis7

Essa explicação não me parece muito condicente. Tem frotas que operam ambos e com menor orçamento.

Aposentar submarinos vigentes e que ainda tem uns 15 anos de operação pela frente, (considerando uma modernização) me parece um desperdício.

Claro que essa é a minha visão. Os oficiais da MB devem ter outra visão e com certeza, mais competência do que eu pra analisar a situação.

Allan Lemos

Tem frotas que operam ambos e com menor orçamento.

O problema das forças armadas nunca foi orçamento(que é semelhante ao de Israel), nunca.

Willber Rodrigues

Grécia: 4 Type 214HN, 4 Type 209/1200 (um dos quais foi atualizado e equipado com propulsão independente do ar) e 3 Type 209/1100s = 11 submarinos.
Turquia: 6 Type 214 com AIP.

MB: um dos maiores orcamentos de Defesa do mundo, não consegue operar meia dúzia de IKL e Scorpene ao mesmo tempo, porque “não tem grana”, e tem que se desfazer dos IKL, ficando com só 4 Scorpene.

A6MZero

Eu ainda vejo o abandono do programa de construção dos Type-209 como um dos maiores erros da MB de todos os tempos, gastamos muito para adquirir a capacidade e a qual simplesmente foi abandonada em troca dos Scorpene. Se a MB tivesse um pingo de capacidade em suas fileiras teria seguindo um caminho mais parecido com a Coreia do Sul, os quais também começaram com a construção local dos 209, passando para uma versão local modificada e após isso uma nova classe (ainda bastante baseada nos 209). E o pior de tudo é que tenho certeza que daqui 30 ou… Read more »

glasquis7

Eu penso exatamente igual…

Grifon Eagle

Com esse baixo orçamento, é possível que a Marinha conclua a construção do SN Álvaro Alberto antes de 2035?

Zorann

Baixo orçamento onde? Acorda amigo!

Grifon Eagle

A Marinha é o ramo das nossas FAAs que menos possui recursos. A Marinha não tem condições de construir 20 Fragatas Tamandaré por exemplo, para serem entregues ainda nesta década. Nem mesmo um Porta-Aviões a nossa Marinha não tem condições de possuir, porque o lance não é somente construir, mas sim os custos para manter um Porta-Aviões. Veja que a nossa MB está desativando aos poucos os Submarinos da Classe Tupi, justamente porque os Scorpéne entrarão em operação, e ela não terá condições para manter os da Classe Tupi em operação. A nossa MB precisa de recursos, infelizmente poucos recursos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Grifon Eagle
Zorann

Olha o comentário do cara!

Quanta desinformação. Está defendendo quem? Meu Deus!!!

Grifon Eagle

Eu n estou defendendo ninguém, eu só estou dizendo que é triste a situação da nossa Marinha. Perceba que ela gasta seus recursos com efetivo de pessoal, e o que sobra é praticamente o mínimo para manter suas embarcações em operação.
Se a Marinha tem tantos recursos assim, pq ela não aumenta consideravelmente a nossa esquadra? Considere todo o nosso território da Amazônia Azul.

Allan Lemos

Se a Marinha tem tantos recursos assim, pq ela não aumenta consideravelmente a nossa esquadra?

E porque ela acha que é necessário ter 80k homens na ativa sendo que marinhas de águas azuis como a francesa e a britânica têm a metade disso?

Ah, vai passar pano em outro lugar, cara.

Grifon Eagle

França é França, Reino Unido é Reino Unido, cada país tem suas águas, e em nenhum momento eu disse que é para a nossa MB ter 80 mil homens na ativa.

O fato é que ela precisa fortalecer sua esquadra naval além de modernizá-la. Nossa Amazônia Azul é cheia de riquezas, não se compara com as águas azuis da França e do Reino Unido. Cada país tem suas necessidades.

Vai passar pano você.

Last edited 1 ano atrás by Grifon Eagle
Allan Lemos

Não se compara uma ova. Sabe o significado de ” marinha de águas azuis”? Vá pesquisar antes de vir aqui falar tanta m. França e Reino Unido conseguem mandar suas marinhas para longe com a metade dos homens que a MB tem. A Austrália tem uma costa mais ou menos do tamanho da nossa e sua marinha tem apenas 15k homens e é muito mais bem equipada. Meros 15k. Então essa desculpinha de “ain a nossa costa é muito grande por isso precisa de 80k” só serve para enganar trouxas como você. O que a MB precisa é de navios,… Read more »

Grifon Eagle

Você é quem está falando aí que a MB precisa de 80 k de homens em efetivo. O Brasil é gigantesco assim como a sua Amazônia Azul, logo, é plausível ter uma boa Esquadra Naval que possa garantir a segurança e proteção das nossas águas, o que infelizmente não vem acontecendo, pois com a atual Esquadra Naval, infelizmente não é possível dar conta de toda a Amazônia Azul. Mesmo que o Brasil não necessite enviar suas embarcações pra longe, é necessário uma boa Esquadra Naval, pois você sabe perfeitamente que precisamos de uma boa Esquadra bem moderna além de mais… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Grifon Eagle
Camargoer.

Olá Zorann. Geralmente, programas militares são de longo prazo, mas os contratos são feitos em partes ou lotes. No caso das FCT, foi feito um contrato para a aquisição de 4 navios com a opção de outras 2, assim não é preciso assinar um aditivo, apenas exercer a opção. Um segundo contrato poderá ser feito como um aditivo ou mesmo uma nova licitação. Isso dá uma certa liberdade de planejamento para a MB a longo prazo. Como a primeira FCT está planejada para 2026 e a quarta para 2028, e cada FCT leva cerca de 3,5 anos, então a MB… Read more »

Piassarollo

Professor, lembra se teve algum aditivo no caso dos Scorpene brasileiros?

Camargoer.

Olá P. Não sei. Lembro que ocorreram alguns problemas e o cronograma foi alongado. Não sei dizer se isso teve impacto financeiro ou se foi preciso passar pelo Senado. Teria que pesquisar, o que demandaria bastante tempo neste momento.

Willber Rodrigues

“A Marinha é o ramo das nossas FAAs que menos possui recursos.”
“A nossa MB precisa de recursos, infelizmente poucos recursos foram dados a nossa Marinha.”

https://www.naval.com.br/blog/2022/12/16/quantitativo-de-pessoal-da-marinha-do-brasil-2022/#:~:text=Segundo%20a%20tabela%2C%20em%20abril,(ver%20nota%20da%20Reda%C3%A7%C3%A3o).

Grifon Eagle

Você acha que 5 bilhões de dólares é suficiente para suprir as necessidades da nossa Marinha? Vc acha que ela conseguiria se modernizar só com 5 bilhões? Tem certeza disso? Que tal se fosse 15 bilhões de dólares, gastando-se no máximo 4 bilhões com despesas de pessoal e o restante investindo pesado na modernização da nossa Esquadra Naval e da Logística? Seria mais viável assim, não?

Recursos o Brasil tem, porém infelizmente eles são muito mal administrados…

Willber Rodrigues

Enquanto a MB ( e o resto das FA’s tambem, mas vamos nos ater ao MB ) continuar com essa instituição INCHADA e INEFICIENTE, qualquer aumento de verba será um simples desperdício.
Sou contra qualquer aumento de verba enquanto a MB não passar por uma reforma profunda, que a deixe mais enxuta e eficiente.

Camargoer.

Olá Wilber. Também acredito nisso.

Grifon Eagle

Tbm concordo, e não é pq eu quero que aumentem os recursos da Marinha, que necessariamente ela terá que “aumentar de efetivo”, não, negativo, mas sim uma Marinha moderna com embarcações modernas construídas aqui, seja de Esquadra, Distrital, Logística, mas que dê para assegurar a proteção de toda a nossa Amazônia Azul.
O efetivo atual é tanto, que todos poderiam ser muito bem treinados e aproveitados para operações em alto mar com as embarcações.

O problema também é a má administração dos recursos.

glasquis7

Queríamos nos (todos em Latino América), ter esse “orçamento baixo” que a MB tem.

Grifon Eagle

Glasquis, vc n entendeu, eles liberaram muitos recursos à MB, porém mais da metade são utilizados para gastos com efetivo de pessoal, e o que sobra para investir na Esquadra Naval e outros setores bélicos, é o mínimo, infelizmente. Eles deveriam liberar recursos mais equilibrados e equiparados para que a nossa Marinha possa investir pesado no seu poder bélico naval. Se a MB tivesse tantos recursos assim para investir em seu poder bélico naval, então ela lançaria um pacote de modernização para os nossos Submarinos Tupi, e não construiria somente 04 Fragatas Tamandaré e 04 Submarinos Scorpéne. Sem contar que… Read more »

Allan Lemos

Não. Se ela tivesse mais recursos ia “investir” mais ainda em pessoal e em benefícios pecuniários, fora a lagosta e o caviar.

Glasquis7

Entendi sim. Só que, mesmo assim, não é um orçamento baixo

Grifon Eagle

Não é, mas deveria ser maior pra poder compensar, pois dos 5 bilhões, mais da metade é gasto com efetivo de pessoal. Infelizmente com o orçamento atual, não dá para investir pesado no poder bélico naval da nossa Marinha, perceba que ela não tem condições de manter os Submarinos Tupi em operação junto com os 04 Scorpéne. Se ela tivesse, ela já lançaria um pacote de modernização para os Submarinos Tupi.

Piassarollo

O problema não é o orçamento, mas as prioridades.

Grifon Eagle

Justamente, a nossa Marinha só não é o que realmente deveria ser para proteger as nossas águas, por falta de mais recursos. 5 bilhões de dólares não é suficiente para modernizar como realmente deveria ser a nossa Esquadra Naval.

Boitatá

Grifon, se dessem mais recursos para a MB, eles passariam a ter um efetivo de 100 mil homens. Para a MB, que defende a Amazônia Azul, são soldadinhos de chumbo sem treinamento e que nunca embarcaram, não navios de guerra com tripulações treinadas para a guerra. Como dito anteriormente, marinhas da Itália, Reino Unido, França e Austrália são exemplos a serem seguidos.

Grifon Eagle

Não, eles não fariam isso a ponto de ter um efetivo de 100 mil homens, eles simplesmente adiantariam todo o programa ProSub e o programa das 04 Fragatas Tamandaré, e ainda teriam muito mais recursos para projetar mais programas de Fragatas, Submarinos e 01 Porta-Aviões. Infelizmente a nossa Esquadra Naval está muito defasada, e o pouco que tem em operação, a MB luta bravamente para manter suas embarcações operando. O efetivo de pessoal seria treinado para proteger as nossas águas. Não precisaria necessariamente aumentar para 80 ou 100 mil de efetivo pessoal. O Brasil não vai sair com suas embarcações… Read more »

Camargoer.

Olá Griifon. O MinDef tem um orçamento da ordem de US$ 20 bilhões anuais, sendo que a MB fica com cerca de 25% (ou aproximadamente US$ 5 bilhões) anualmente. Os programas de investimento (ProSub, Programa Nuclear, FCT) já têm previsões orçamentárias previstas anualmente no orçamento da MB. Claro que o valor é algo, mas ele é financiado em parcelas. A MB tem recursos suficientes para conduzir as atividades programadas para cada ano. Eu não sei se a MB terá interesse em finalizar o SN10 em 2035. Provavelmente sim.

Grifon Eagle

5 bilhões, sendo mais da metade utilizados com gastos de pessoal. Os programas estão dentro do orçamento, porém como o orçamento é pouco, então há essa demora infelizmente. Eu acredito que se a MB tivesse mais recursos, ela adiantaria bastante o programa do SN Álvaro Alberto. A realidade Camargoer, é que 5 bilhões de dólares é pouco para a nossa Marinha, mas o pessoal aqui não se conforma com isso. Se a MB tivesse recursos suficientes, não estaria aposentando os Submarinos da Classe Tupi, pelo contrário, estaria lançando um pacote de modernização para que eles possam atuar junto com os… Read more »

Willber Rodrigues

Lembro de uma matéria do PN falando que o almirantado espantou-se com o valor de operação dos Scorpene.
Veremos, no futuro próximo, se a MB vai conseguir absorver essa diferença de custo de operação dos IKL pros Scorpenes, ou se esses subs vão passar mais tempo atracado do que navegando, por falta de verba…

glasquis7

Muitas marinhas mudo afora operam Scorpenes e nunca tinha ouvido falar de problemas de operação por seus altos custos.

Com certeza é mais caro operar um Scorpene do que um U 209 mas, são subs de épocas diferentes. Deve existir sim uma diferença nos custos de operação mas, desestimar material sensível em boas condições de operar, me parece um desperdício.

Carvalho2008

Mestre Glasquis….a longa datavsabemos que a geração IKL é uns 30% mais barata….São mais simples….Num contexto geral, embora as está oes e sistemas de combate possam equivaler..

Glasquis7

O amigo entende que, isso não pode ser um número oficial. Embora concorde em que a operação de um Scorpene deva ser mais cara do que a de um IKL, Armadas como a do Chile, com muito menos recursos, opera há mais de 15 anos dois U209 e dois Scorpene e nunca soube de problemas orçamentários quando falamos da operação dos mesmos. E convenhamos que os Chilenos participam de tudo quanto é exercício ao que são convidados. Incluso do outro lado do mundo. Se fosse assim, tão grande a diferença em custos de operação, o Chile não teria adotado os… Read more »

Carvalho2008

Mestre Glasquis, especificamente no tema não falei do orçamento, mas sim que o s ordene é mais caro tanto na aquisição como operação….nesta ordem de 20% a 30% sobre um IKL 209….

Carvalho2008

corretor…skorpene…

Camargoer.

Olá Wilber. Não tem como a operação de um equipamento mais moderno e mais complexo ser mais barato. Isso acontece em todas as marinhas do mundo. A MB terá que reajustar a sua planilha de gastos sem ter que recorrer a um aumento do orçamento. Equipamentos mais modernos são mais caros mas também tem maior capacidade de combate.

Camargoer.

Olá Galante. Acho que o plano original da MB sempre foi este. Incorporar os 4 Scorpenes e manter o Tikuna. O próximo submarino será o SN10. Acredito que depois será dada a sequência de submarinos nucleares. Por outro lado, eu defendi que ao menos dois dos Tupis fossem cedidos para a Argentina, isso lá quando houve o acidente com o submarino argentino, e que fossem concluidos o PMG dos trẽs Tupis remanescentes, formando uma frota de submarinos robusta…. mas é a MB sendo a MB.

Vovozao

22/02/23 – quarta-feira, btarde, Alexande na MB vivem o contraditório, descomissionam um submarino com 27 anos, enquanto, na superficie nossas fragatas dentro de pouco tempo irão completar 50 anos, isto é, se aguentar, ou ficaremos sem fragatas.

Carvalho2008

pois então….guerra de orçamento interno..

óbvio que a subdivisao interna não está equilibrada

Carvalho2008

Mestre Galante, neste ponto em especial , creio que o problema foi o planejamento da MB…..certamente orçamento conta, mas ela sequer tem a tripulação necessária para mante-los….dentro dos custos de todos os projetos , a verba necessária para a modernização destes ssks é muito pequena.

Koprowski

…inclusive, também devido ao fato de não ter tido sucesso na sua venda, e orçamento da MB estar insuficiente, a lógica é mesmo dar baixa do mesmo, para que se possa ter suprimento para os que estão ativos, assim como acontece com os meios de superfície, e tentar leiloar o casco, para desmanche.

Nilo

Não é só uma questão orçamentário, mais antes de tudo política, uma mudança estrutural de política economica, que favorece o crescimento do PIB, já no segundo ano de governo.

Grifon Eagle

Triste a situação da nossa Marinha…

Zorann

Notícia muito triste. Eu esperava mais um PMG, talvez troca de baterias e alguma modernização para que pudesse operar aí por mais 10 anos. Já desisti do Brasil. Cansei de tanto comentar por aqui sobre a necessidade de se ter uma frota maior de submarinos para poder atender a END e negar o uso do mar como principal estratégia de defesa. Mas aposentando submarinos antes da hora e ficando no final com apenas 5 submarinos, isto é impossível. Quanto do efetivo da MB foi cortado junto com a aposentadoria do Timbira? A resposta a esta pergunta mostra claramente qual a… Read more »

Grozelha Vitaminada Milani

Vai virar doador de peças para ou outros irmãos, se somente se a MB por capricho de andar de submarino novo, permitir.

LAMENTÁVEL!

Alexandre Galante

Situação orçamentária do Prosub em 2021:

comment image

Orçamento Prosub 2009-2034 (observar quanto dinheiro ainda falta para completar o Programa)

comment image

Willber Rodrigues

Benza Deus…
E o “melhor” de tudo é que NINGUEM, nem a MB, nem o GF, ou o Min. da Defesa, sabe de onde sairá essa grana ao longo dos anos…

O negócio é impagavel.

Camargoer.

Olá Wilber. Sairá do orçamento da MB. São cerca de US$ 5 bilhões por ano, ou R$ 25 bilhões.

Willber Rodrigues

Se essa grana fosse mesmo garantida, a MB/GF/MD não precisaria fazer malabarismo pra conseguir essa grana todo ano.
O fato desse programa estar atrasado em décadas e ter varios pagamentos em atraso só demonstra isso.

Camargoer.

Olá W. O orçamento público federal é feito e aprovado anualmente. Não há como garantir recursos em orçamentos futuros. Por isso, cada ano é sempre um grande debate para a aprovação do orçamento. Um dos modo de garantir os recursos é por meio da aprovação de financiamento externo. Como este tipo de financiamento é aprovado pelo Senado, o Tesouro fica obrigado a reservar os recursos anualmente para o pagamento das parcelas. Claro que isso ainda não garante que que o Ministério da Fazenda faça os pagamentos, mas isso serve para garantir o espaço orçamentário nos anos subsequentes.

Ivan herrera

Que situação, subnucl se sair só lá pra década de 50.

BK117

Eu não entendo. Tem gente fazendo muito mais com muito menos recursos, e pra MB é tudo “Num tem dinheiro”… Não tem dinheiro pra manter o Timbira mas não larga o osso do VF-1, que não tem serventia alguma a não ser fazer passagem baixa? É cada uma! Pra onde vai o orçamento todo? Como que vai operar Subnuc nessa pitimba?
Estou começando a crer que a Marinha precisa de uma reorganização completa.

Grozelha Vitaminada Milani

A Marinha do Brasil e seus comandantes deveriam cursar Administração de Empresa.

Planejamento Zero.

Parece que quando o genro compra um segundo carro, e esse sendo ZERO quilômetros, a sogra só aceita andar no ZERO. Se não for no ZERO ela não entra, ela não vai. Não vai não vai não vai não!

Camargoer.

Caro BK. O Brasil adota uma metodologia orçamentária no qual o orçamento anual de cada ministério inclui os gastos com pessoal ativo e inativo. Seria diferente se os militares se aposentassem pelo INSS, pois neste caso, os gastos previdenciários teriam outra origem, ainda que devessem ser contabilizados como gastos em defesa (como feio pelo Sipri). Neste contexto, mais de 80% dos gastos militares brasileiros são gastos com pessoal ativo e inativo (mais com os inativos que com os ativos), mostrando que o sistema está insustentaǘel a médio prazo. Por isso, defendo uma ampla reforma estrutural das forças armadas. Sobre o… Read more »

BK117

Caro Camargoer, concordo contigo. As forças armadas (em especial a Marinha) precisam de uma reestruturação completa urgentemente. Estrutura hierárquica, competências, distribuição geográfica, tudo. Talvez isso se assemelhe a um software, que muitas vezes é mais barato e mais fácil começar do zero que tentar entender ou incrementar um projeto malfeito. A questão do gasto com pessoal salta aos olhos, mas mexer com soldos e aposentadorias militares é enfiar a mão num vespeiro. É preciso ser feito, mas como? Quanto aos investimentos, temos que rever as decisões e prioridades da MB. Por exemplo, será que valeu a pena pagar pela produção… Read more »

Camargoer.

Olá BK. É um problema extremamente complicado que precisa ser enfrentado. Quando mais adiar, piore ficará. Primeiro, é preciso admitir que os militares foram incapazes de resolver o problema. Desde a promulgação da CF88, os militares desfrutaram de relativa independência organizacional e financeira, mas ao após mais de 30 anos, a situação estrutural das forças armadas deteriorou. Portanto, a reforma militar terá que ser feita de fora para dentro. Outro ponto fundamental é admitir que o orçamento militar brasileiro é enorme, estando entre os 15 maiores do mundo, portanto a solução não pode passar simplesmente pelo aumento das verbas. Um… Read more »

BK117

Obrigado pelas informações, caro Camargoer. Interessante a proposta do CAD, deveriam investir nisso, especialmente agora com a criação do CPSN. Não só pela liberdade de uso e customização às necessidades específicas, mas também para segurança do desenvolvimento de projetos sensíveis.

Camargoer.

Exato. Qualquer software comercial impõe restrições de uso militar. Por isso, a ideia do MInDefe desenvovler o seu próprio softaware de estrutura aberta para uso próprio mas que também poderia ser distruibudo gratuitamente. Isso beneficiaria escolas de engenharia, pequenas e médias empresas, orgãos públicos nas trẽs esferas… inclusive poderia ser adotado por outros países, quebrando o monopólio dos softwares comercais.

Velho Alfredo

Concordo Devia ser o teto do INSS, e durante a carreira o militar ganhar pelas horas q trabalha a mais e o risco q tem na profissão. Pena q é impagável… Podia ser também como na maioria dos países, e todos irem pra reserva com 20 anos de tempo de serviço. Ingleses recebem só a metade na reserva, mas não pagam nada por isso. O q pagam complementa o ganham o integral. Nos EUA, vão pra reserva com 20 anos. Ganham 60 a 75 % da ativa. Mas tem o melhor plano de saúde do país pra eles e dependentes,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Na minha opinião, militares poderiam sim receber valores integrais na aposentadoria. Mas só depois que fizessem 65 anos. E se foi pra reserva antes, com 40, 50 anos de idade? Fará como um civil que mudou de emprego. Continuará trabalhando como civil, onde quer que seja, e contribuindo. Porque só receberia sua aposentadoria de militar quando enfim chegasse aos 65, integral e tudo o mais. O que não se sustenta no tempo é militar reformado ainda relativamente jovem receber sua aposentadoria por décadas a fio. Basta ver os relatórios de pessoal das três forças, a quantidade de ativos e inativos,… Read more »

Carvalho2008

Passa o servidor publico militar aos 50 anos para o regime do servidor público civil para lá ele complementar os 65 anos e aposentar definitivamente. Ele completaria os últimos 10-15 anos no serviço público civil. Daria uma economia enorme, não seria injusto socialmente pois todos seriam isonomicos, Aproveitaria mão de obra extremamente bem qualificada no serviço público municipal estadual e federal. Reduz estes concursos públicos de vagas disponíveis. Não força a existência de infantes ou coronéis de bengala….resolve sete coelhos com uma cajadada só. Fica tudo unificado.

Camargoer.

Olá Carvalho. Não pode. O ingresso na carreira pública tem que ser feito por concurso. Para mudar de carreira, é preciso ser aprovado em um novo concurso. Isso criaria dois tipos de acesso á mesma carreira, uma por ingresso no serviço militar e outra por concurso. Além disso, a abertura de vagas na carreira pública demanda uma lei específica que descreve o cargo e estas vagas são abertas em função da demanda e da necessidade do serviço público. Este tipo de arranjo inverte a lógica, obrigado o serviço público civil a incorporar um servidor ex-militar independente do interesse da instituição… Read more »

Carvalho2008

Tudo pode, desde que regulamentado para tal. Ambos são servidores públicos. O primeiro passo é reconhecer que de uma lado vc dispensa servidor público em plenj exercício e auge de suas faculdades mentais por conta da insalubridade física da profissão, e de outra, vc recruta novos servidores civis em vagas abertas. E óbvio que vc gasta inativando alguns e também está gastando para ativar outros. O resto é regulamentação e ajuste naquilo que for necessário. O funcionário servidor já está aí! Não há a mínima razoabilidade em pensar que o Militar formado em direito, administração, saúde, planejamento e diversos cursos… Read more »

Camargoer.

Caro Carvalho. Não pode, Cada vaga no serviço público deve ser preenchida por concurso específico. Cada vaga está descrita dentro de uma carreira. Ninguém pode ingressar em uma determinada carreira e depois ir para outra, a não ser se for cedido para um cargo de confiança. Então, alguém que ingressa na carreira de auditor da Receita Federal não pode exercer uma função de magistério superior, por exemplo. Nem um servidor que ingressa na carreira de agente da PRF pode exercer uma função de técnico administrativo em outro órgão público. O mesmo se aplica para um servidor civil que ingressa em… Read more »

carvalho2008

Mestre Camargoer, o amigo apenas cita o que é regulamento hoje, quando na verdade basta outro regulamentação de enquadramento ou exceções. Não é ingresso na carreira publica, uma vez que o servidor já esta ingresso….ele é servidor publico militar. O amigo apenas citou situações de exceção para promover a exceção como se fosse regra, tipo alguem que não possui licenciatura de magisterio exercer a carreira de professor, ou ainda uma vaga de exceção de juíz, obvio que são situações de exceção, mas não a regra….2% não justificam os 98% de pleno emprego… Ele já é funcionario e na folha de… Read more »

Camargoer.

Caro. Citei casos extremos para servir de exemplo. Posso ser mais específico. Se um servidor ingressar na carreira de técnico administrativo (secretário) de nível médio, mesmo que ele obtenha doutorado, só poderá ingressar na carreira de técnico administrativo de nível superior por um novo concurso. Além disso, ninguém pode ingressar em uma carreira no meio. O ingresso é sempre pela base. Outro ponto, as vagas são abertas em função da demanda do órgão. E novamente, o princípio fundamental do serviço público é a isonomia. Não pode existir dois tipos de ingresso em uma carreira. Este é o princípio mais fundamental… Read more »

Carlos Campos

jogar bomba burra, pqp VF-1 é uma piada, se pelo menos levasse um radar para detecção de navios a longa distância ainda seria bom, mas numa guerra ele é so um caixão voador

carvalho2008

Mestre carlos Campos…..mas fique ciente que o VF-1 leva o radar, o Elta-2032….capaz de tudo isto. O que não tem é o missil, mas em se comprando…funciona…a eletronica está lá…..tal como um modenor FA-50 ou Mb346….

Carlos Campos

eu acho 220Km de detecção pouco, mas se ele puder vetorar mísseis por meio de datalink aí seria justificavel manter, o mais estranho é que não deve ter uma hora de voo barato, logo um drone com um radar assim seria o ideal. um caça que não caça, contínua ridículo

BK117

Pior que, se eu bem me lembro, o radar novo dos A-4 tem uma capacidade de detecção muito boa.

Camargoer.

Ola BK O radar do A4 da MB é superior ao do F5M da FAB.

carvalho2008

Mestre, o VF-1 pode lançar o armamento que vc desejar, basta comprar e ter….a eletronica está lá….o elta 2032…..

BK117

Essa é a questão, caro Carvalho. O VF-1 tem algum potencial, mas é desperdiçado. Passaram anos sem sequer realizar disparos de metralhadora, o A-4 tem um radar bom mas não tem míssil antinavio integrado, e duvido que tenha algum míssil ar-ar em estoque. Se a intenção é ter o esquadrão somente para treinar trânsito sob ameaça aérea e lançar uma bombas a cada tantos anos, é mais barato simplesmente chamar a FAB, já que não há perspectivas de se adquirir um NAe catobar nas próximas décadas (quem sabe um ou dois LHD, aí imagina o VF-1 operando F-35B…).

Vovozao

22/02/2023 – quarta-feira, Alexandre, btarde, se possivel esclareca por favor: naquela previsão de descomissionamento dos meios navais da MB, nunca houve nada a respeito do submarino. Não houve nenhuma comunicação deste “”evento””, e, nem uma formatura da última guarnição deixado o submarino, como é frequente; alem do mesmo ter ocorrido em um dia que é um “”meio”” feriado….. quarta-feira de cinzas…. estranho.

Alexandre Galante

A Comunicação da Marinha não anda muito boa. O público, incluindo a Imprensa Especializada, fica no vácuo em muitas coisas. Mal respondem aos nossos e-mails e solicitações.

Camargoer.

Olá Galante. A comunicação das forças armadas brasileiras é muito amadora. O MInDefe deveria ter um escritório de comunicação social com um equipe de jornalistas e produtores de conteúdo profissionais. Essa coisa de deixar departamentos militares, constituídos de militares, para fazer comunicação social não funciona.

EduardoSP

Eles tem de arranjar algo para ocupar os marinheiros de terra.

curioso

Verdade, Camargoer. Até se percebe uma ou outra tentaiva de modernizar, mas militar tentando “se comunicar” com o mundo civil parece peixe fora d’água.
Falam para dentro da corporação, em jargão militar, carregado de siglas herméticas.
Tudo sob uma visão burocrática que põe os rituais militares e a hierarquia acima da informação substantiva. Em tom muito ufanista.
É difícil ter notícias claras e pertinentes desse jeito (e a Marinha é a pior).

Boitatá

Eles têm “pouco pessoal”…

Nilo

Infelizmente a MB continua não se obrigando a prestar conta ao público.
Permanece o monologo e o apluso de claquete.

Romão

Para as próximas três décadas a realidade da MB vai ser a seguinte:

  • O Atlântico
  • 4 Tamanduás
  • 2 Scorpene
  • Um punhado de Super Cougar armados com Exocet, talvez uns 12.

E Zé Fini!
E continuam abrindo concurso todo ano…

glasquis7

Os Scorpenes, serão no mínimo 4

Romão

Os Scorpenes, serão no mínimo 4″.
.
Operativos por três décadas ??? DUVI-DE-O-DÓ!!!
Tá aí o Timbira pra provar… Aposentado com 27 anos!

glasquis7

É mas aí já é uma posição meio que pessimista sobre o assunto.

Fernando "Nunão" De Martini

Romão, Isoladamente, o Timbira não prova muita coisa, pois o Tupi, líder da classe, está com mais de 30 anos desde a incorporação em 1989. Cada um teve seu histórico de operação e manutenção, o Tupi com dois PMGs e o Timbira só com um, se não me engano. Isso tudo pode dar algum indício do que esperar da vida operativa da classe Riachuelo, se não houver mudanças de paradigmas na MB, mas em si não prova nada. O que o que podemos tentar provar, deste fato do Tupi ainda operar e o Timbira se aposentar, entre outras coisas da… Read more »

Willber Rodrigues

Faltou os A-4 armados com bomba burra e os Turbo Trader nessa lista.

Quanto ao coitado do Bahia….se não for pra oficina logo, vai ter o mesmo destino do São Paulo.

Salomon

Faltaram também as festas, medalhas, “centros culturais” em locais caríssimos, dentistas, protéticos, garçons, cozinheiros, baristas, taifeiros, pintores de calçadas, uma Força inteira de ocupação sendo que não conseguimos invadir nem favela, e por aí vai…

Santamariense

Os Turbo Traders, graças a Deus, foram cancelados.

Carvalho2008

Foram cancelados mesmo?

Rafael

Seria o interessante a opinião dos defensores desse programa agora: “não pode cancelar, tem multa”; “se cancelar, vai jogar fora todo o investimento”; ” a aeronave pode apoiar as tropas especiais”; “precisa manter a doutrina”; etc.

E nenhuma ação de improbidade.

Carvalho2008

Em terra que falta tudo…perdido não fica..embora inverta-se a ordem do que era prioritário…mas fiquei curioso se cancelaram mesmo ou não….se não, vai ter de usar de alguma forma…ou revender….talvez os Turcos possam ter interesse….

Santamariense

Carvalho, meu amigo, a informação de que foram cancelados eu li em um comentário de um dos editores do site DAN, algum tempo atrás.

carvalho2008

hummmm….

Camargoer.

Caro. Vocẽ está errado. Ao final dos próximos dez anos (até 2032), a MB terá 4 Scorpenes, Tikuna, a Barroso e a Julio de Noronha e quatro FCT, sem falar no A140 e no G40. Ao final dos próximos 10 anos (até 2042), a MB terá aposentado a Tamandaré e a Julio de Noronha, mas terá incorporado mais 6 FCT. O Tikuna terá dado baixa ma o SN10 terá sido incorporado. Talvez o A140 e o G40 terá dado baixa. Talvez eles sejam substituidos por um outro navio de segunda mão que sirva de porta-helicṕotero. Ao fim da teceira década… Read more »

Dalton

Camargo, segundo um infográfico da marinha publicado aqui a “Julio de Noronha”
não chega nem a 2030. Apesar de ter passado alguns anos indisponível como também
a “Defensora” ambas não passaram por uma “extensão de vida” e provavelmente você
trocou a “Barroso” pela “Tamandaré” quando você menciona (2042).

glasquis7

Grande Dalton, me dá um auxílio, vc que é mais letrado no assunto. Esses IKL deveriam operar por quanto tempo?

Santamariense

Os helicopteros AH-15B serão 4 (quatro), faltando a entrega do 4⁰ para breve. Inclua aí os 6 SH-16 Sea Hawk e os 8 AH-11B Wild Lynx (que terá o 5⁰ exemplar modernizado entregue em março/23). E mais 2 Scorpene, pois o contrato é de 4 subs dessa classe. Não que mude muita coisa, mas os números são os que coloquei, somados aos que tu colocou.

pangloss

A matéria menciona que o Timbira “é um dos primeiros da Classe Tupi”, mas ele é o terceiro de um total de quatro.
Por que ele foi retirado de serviço antes do Tupi e do Tamoio, que são mais antigos?
Havia algum problema de solução onerosa, no Timbira?

Ivan herrera

Estava pensando o mesmo , o tupi primeiro da classe,se não me engano ainda em serviço e o terceiro aposentado , estranho.

Ricardo Rademacker

O Timbira estava com severas avarias nos TT, tornando inviável a recuperação dos mesmos. E bom lembrar que com a chegada da classe Tupi os Oberon ingleses com cerca de 20 anos de operação foram retirados, devido a condicionantes logísticas. Hoje a MB tem 80.000 efeivos, sendo que até 2030 a meta e reduzir 15%. No Brasil a MB e também autoridade marítima, sendo obrigada a atuar nos 7.400 km de litoral e 20.000 km de rios, sendo assim o efetivo. Um exemplo em caso de crise ou guerra o CFN tem que ter em cada plataforma de petróleo pelo… Read more »

Maurício.

Um submarino, uma das armas mais eficazes que existem, onde apenas um pode dar muita dor de cabeça até para marinhas de primeiro mundo, mas, fazer o que, sobrando para as guloseimas e regalias é o que importa, Brasil sendo Brasil, nada de novo…

Bardini

O ano é 2008. “Brasil Phuthênfia”! Nos embalos de uma alucinação coletiva, decidiram investir bem mais de R$ 50 bilhões de Reais em um programa “estratégico” de submarinos. Boa parte disso, quando o real tinha bom valor perante o Euro. Tudo muito bonito, cheio de auês infindáveis, muitos tapinhas nas costas, fotográfias e blabláblás sem base prática no plano do mundo real, elencando termos vazios como “independência tecnológica” e “dissuasão”. . Quase R$ 30 bilhões gastos e uma década e meia depois, temos como resultado prático um atraso gigantesco de cronograma e o mesmo número de submarinos de uma década… Read more »

Santamariense

Perfeito, Bardini!!! Irretocável!!!👏👏👏👏👏👏

Henrique A

E tem que acrescentar a expansão do efetivo. E a MB acabou com o dobro de marinheiros que a França tem com mais almirantes que a US Navy.

Carlos Gonzaga

Não entendo a lógica dos comentaristas aqui. A MB está com fta de equipamentos, tem um orçamento “pequeno” e bastante comprometido. Quanto custaria por em ordem de operação os TUPI. O que precisamos agora é de Patrilheiros. Porque então não gastar com isso em vez de reformar submarino ultrapassado. Sim, é isso que são os TUPI. Nada mais. Temos quatro substâncias novos. Dá pra comprar mais? Não. Temos contradas 4 Fragatas leves. Dá pra compra mais? Não. Então vamos atrás do que realmente precisamos. Vamos descartar aquilo que se tornou obsoleto e não dá mais para usar. Vamos usar o… Read more »

Willber Rodrigues

Tá.
Que a MB ta carente de navios patrulha é praticamente senso comum aqui.
A pergunta é:

A MB tá com algum plano, concreto ou já sendo colocado em pratica, de construir essas patrulhas?

Ou tá se livrando de meios que ainda tem vida útil pela frente, apenas pra economizar algum $$$ pra tapar outro buraco?

E sobre o orçamento da MB ser “pequeno” e já comprometido, conforme você mesmo disse…
A culpa disso não é da própria MB?

Glasquis7

“Tem um orçamento pequeno”…

Pequeno?

Camargoer.

Olá Glasquis. São cerca de US$ 5 bilhões por ano. Pouco menos do orçamento de todas as forças armadas do Chile (segundo o Sipri US$ 6 bilhoes). È muito dinheiro.

Glasquis7

Eu não imagino de onde o SIPRI tira esses números. O orçamento pra 2023 das FA’s do Chile não chega nem a U$D 3 BI.

Camargoer.

Olá G. Já discutimos isso antes. Você pode concordar ou discordar da metodologia usada pelo Sipri. Como a mesma metodologia é aplicada para todos os países, os números são comparáveis. A metodologia usada é explicada na página do Sipri. Como a explicação da metodologia é relativamente longo, recomendo visitar a página do instituto. Eu não teria como explicar em poucas palavras. https://www.sipri.org/databases/milex/sources-and-methods

Glasquis7

Concordando ou discordando, eu me baseio no anúncio oficial do Governo do Chile e quanto a isso, o orçamento do MINDEF do Chile para 2.023 é de U$D 2,25 Bi.

Agora me mostre de onde tira o SIPRI esses números.

Lembrando que o SIPRI considera a Argentina a segunda maior potência militar da América Latina.

Last edited 1 ano atrás by Glasquis7
Camargoer.

Caro. Neste caso é preciso aplicar o mesmo critério de gastos de outros países para fazer alguma comparação. De fato, tanto faz a metodologia aplicada desde que ela seja aplicada para todos. O que não pode é comparar dados obtidos por uma metodologia com dados de outra metodologia. Isso é um grande erro e distorce qualquer comparação.

glasquis7

Mas aqui não tem metodologia, apenas interpretação de dados.

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4109307/fuerzas-armadas-chile-tendran-presupuesto-2252-millones-dolares-2023

Isso publicado há pouco mais de 2 meses.

Este é o orçamento oficial do MINDEF do Chile.

glasquis7

Aqui o orçamento da ARCh para este ano:

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4114656/armada-chile-tendra-presupuesto-543-millones-dolares-2023#:~:text=La%20Armada%20de%20Chile%20tendr%C3%A1,millones%20de%20d%C3%B3lares%20en%202023&text=Centroam.,-Chile

E aqui o site de DIPRES (División presupuestária de Chile (Divisão orçamentária do Chile)

http://www.dipres.gob.cl/597/w3-multipropertyvalues-14513-35324.html

O que tem de errado no método?

Acreditar no SIPRI, que coloca a Argentina como a segunda força da América Latina e o México como a terceira é como analisar um confronto militar com dados do GFP.

Zorann

Acho interessante cono os “limpa bolas’ conseguem sempre achar alguma explicação para a falta de organização das Forças Armadas Brasileiras.

Um PMG de um Tupi não tem o custo proibitivo que imagina. Muito pelo contrário.

Camargoer.

Olá Zorran. Segundo uma reportagem do Roberto Lopes, o PMG de um IKL 209 é da ordem de US$ 30 milhões. O dobro disso se for realizado uma remotorização.

Oswaldo Neves

Alguém sabe o status atual dos Turbo Trader ? Virão ? Foram cancelados ? Se vierem pra que servirão ?

Santamariense

Foram cancelados.

Maurício.

Quanto a comunicação da Marinha, no fim do ano passado, a MB condecorou pessoas como Rodrigo Constantino, Tutinha e Augusto Nunes, procurada para explicar o porquê de tais condecorações, a MB não se manifestou. Mas, olhando seu comandante passado, eu imagino o porque de tais condecorações…

Esteves

A MB Estava sob o comando do comandante conspirador. Aquele que assinou nota golpista e recusou passar a faixa ao seu sucessor.

Um comandante menor.

Glasquis7

Estava sumido.

Esteves

Tô lendo. Ando meio estranho.

Camargoer.

Olá Esteves. Estamos todos.

Esteves

Abraço ao amigo.

glasquis7

Se vc anda estranho então, está normal.

Abraço!

Equilibrium

Galante, boa noite. O S-33 não foi modernizado?

Equilibrium

S-32*

Luiz Antonio

Infelizmente a MB é como um favelado que faz doação da sua máquina de lavar com meia-vida e funcionando, passa a lavar roupa no tanque e reclama que não tem dinheiro para comprar uma máquina nova. Fico na dúvida se são burros, desonestos ou os dois. É Pá Cabá!

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Camargoer.

Caro Luiz. Creio que sua comparação é inapropriada. Conheço bem a realidades das periferias do ABC em torno da capital. Lá, os moradores trabalham muito, todo mundo trabalha muito, mesmo recebendo pouco. Nem de Deus o pessoal reclama. Diz que Deus diz que dá, diz que Deus dará… e se Deus não der… diz que Deus diz que dá.

Heinz

Sem comentários!

sub urbano

4 anos de direita no poder e saímos de subnuc e segunda esquadra para o sucateamento dos meios da esquadra. Mais 4 anos de BolsoTemer o Brasil voltaria pra idade da pedra.

Robson Rocha

Quando eu tinha 19 anos e servi o serviço militar obrigatório, cheguei a entrar no sub Tupi, recém chegado da Alemanha. Esse ano eu faço 53 anos de idade.

Esteves

Não é bem assim. Perguntas. “O ano é 2008. “Brasil Phuthênfia”! Nos embalos de uma alucinação coletiva, decidiram investir bem mais de R$ 50 bilhões de Reais em um programa “estratégico” de submarinos.” Qual a diferença entre esse programa e o programa das Tamandarés? Quanto custará o aço ao final dos dois programas? O leasing das Tamandarés tem proteção criativa cambial com a Emgepron assumindo a contratação e ordenando a execução. Se…se as Tamandarés tivessem sido contratadas no mesmo modelo dos Scorpenes teríamos os mesmos resultados…basicamente muito tempo, um programa muito longo em sua execução com custos locais altíssimos. E… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Santamariense

A resposta para todo esse seu falatório truncado e cansativo de ler é que a MB pagou, está pagando e vai pagar por muito tempo ainda, por um estaleiro que vai ser sub-sub-subutilizado. A MB NUNCA vai conseguir gerar demanda depois do 4o Scorpene entregue (o SNB é devaneio para um hipotético futuro distante) que justifique aquele elefante branco de Itaguaí. Resultado direto da megalomania do “Brasil puthênfia”…
Bardini está coberto de razão!

Esteves

Leu porque quis. Quando faz a edição o texto junta. Os pontos somem. Fica truncado apesar do Esteves ter escrito separadamente. É a maldita edição. 15 anos lá atrás. Em 2006 quando começaram a tratar com os franceses…entendíamos que o pré-sal salvaria o país. Quem se deu ao trabalho de ler sobre o óleo do pré-sal e da nossa quase nenhuma capacidade de refino desse óleo sabia que o destino dele seria a compensação por óleo leve, gasolina, querosene. Mas toda mídia e todo poder público incluindo o Congresso entraram em uma demanda de riqueza como se o Brasil fosse… Read more »

Carvalho2008

Sim o refino é um problema…. tem de ser resolvido e promover 8nvestimento nesta parte….ou nacional via Petrobras ou separando está parte é privatizando. O problema é que o monopólio juridicamente não existe mais, mas existe na prática de mercado face a Petrobras ser muito grande e obscurecer outros concorrentes que queiram entrar no mercado nacional. Eles não entram pois é osso duro face o tamanho dela, além de que num viés político, os preços poderem sofrer algo similar a dumping pela estatal e arrasar novos entrantes… Por outro lado, a expectativa é que a produção de petróleo no Brasil… Read more »

Esteves

Certo.

Santamariense

Nunca acreditei na historinha do pré-sal, de que nos tornaria independentes e com muita grana. Nunca acreditei.
Sobre PAEMB, END, Livro Branco, etc, sempre falei que era devaneio e megalomania, assim como 2a esquadra, etc.
Quanto ao Bardini, ele responde por ele. Nesse ponto, deste cometário, concordo plenamente com ele.

Carvalho2008

No projeto, a parte da empreiteira foi a primeira a deslanchar…..e ficar pronta….se subnuke fosse de cimento….

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Esteves

Esse foi outro problema. Transformar uma empreiteira em uma indústria.

Santamariense

Pois é, meu amigo. Mas, a tal empreiteira foi aquela bem famosa pelos crimes lesa pátria, em conluio com o governo do, e com, o inominável. …opa, peraí, dizem que nada disso existiu…hehehehe

carvalho2008

pois é….se a MB investisse em navios de concreto, já estariamos com a 5a esquadra…..

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Esteves

A MB comentou que prefere estado da arte ainda que isso signifique menos meios.

A MB comentou que não tem orçamento para manter duas linhas de submarinos, principalmente porque a linha recente (Scorpene) não tem nenhuma história de custos.

É isso.

Fernando Vidal

Absurdo! É um navio praticamente novo com 27 anos! Um submarino pode ser utilizado por pelo menos uns 35 anos. Lembro que esse navio foi modernizado na década passada. Deveria ser mantido mesmo que em reserva já que dispomos de meios de superficie cada vez mais escassos e a nossa esquadra chega a níveis mínimos de disponibilidade de vasos de guerra. Aliás mais um pouco a nossa Marinha será convertida numa guarda Costeira e num instituto oceanográfico.

Esteves

Depende.

Dalton

Sim, desde que se fizesse mais um “PMG”, um processo caro, complexo e demorado e com novos submarinos entrando em serviço, mais caros de operar, não havia dentro do
orçamento verbas para estender a vida do “Timbira” e também do “Tapajó” que em breve
terá o mesmo destino, oficializar sua retirada de serviço que já ocorreu anos atrás.
.
Manter ele na “reserva” consumiria apenas mais recursos, mesmo que apenas visando
proteção contra alagamento e incêndio porque é um submarino que não pode mais
navegar, não tem mais serventia.

737-800RJ

Dalton, então o futuro da nossa força de submarinos até a chegada do Álvaro Alberto na próxima década será:

4 unidades da Classe Riachuelo, que irão aos poucos sendo colocadas operacionais, dando baixa automaticamente em unidades da Classe Tupi

1 Tikuna, que ainda é um jovem

Ou há chances de se desfazerem do Tikuna pra facilitar a logística e reduzir custos?

Dalton

Sim, 737 esse é o caminho. A chance do “Tamoio” retornar é remota, o “Tapajó” em breve deverá ter oficializada sua remoção e o “Tupi” graças ao último “PMG” deve ter gás até 2025. . Quanto ao “Tikuna” se não passar por outro “PMG” o que poderá ser proibitivo dadas as condições orçamentárias será retirado no fim da década não importando se ainda será relativamente jovem, da mesma forma, como por exemplo tantos SSNs da US Navy foram retirados de serviço com menos de 20 anos já que com o fim da Guerra Fria e consequente redução do orçamento tornou-se… Read more »

Camargoer.

Olá 737. Acredito que a curto prazo, a entrada dos Scorpenes resultará na aposentadoria dos IKL 209. A MB tinha 5 submarinso, que eram quatro “Tupis” e o “Tikuna”, sendo que dois estavam na reserva e um estava praticamente estocado em um PMG interrompido. Com a baixa do Timbira e a entrada em operação do S40, ocorre até a elevação da condição de combate. Este ano, será incorporado o S41. Não sei dizer que isso significará a baixa do Tapajó. Contudo, pelo que lembro o Tupi está em seu último ciclo de operação. De qualquer modo, a entrada em operação… Read more »

glasquis7

“e com novos submarinos entrando em serviço, mais caros de operar, não havia dentro do orçamento verbas para estender a vida do “Timbira” e também do “Tapajó” que em breve terá o mesmo destino, oficializar sua retirada de serviço que já ocorreu anos atrás.” Mas, isso evidencia uma enorme falha no planejamento. Volto a dizer. Isso já ocorreu e ocorre com outras marinhas, entre elas alguma com um orçamento muito menor e não representou problemas. Até o Equador modernizou seus U 209 (Siri e Huancavilca) com um orçamento bem inferior ao da MB. Durante esse período, também construiu localmente em… Read more »

Esteves

Tem um jeito.

Assim como contaram a história do PROSUB indo até a ICN, mostrando todos os passos da construção do Riachuelo…os editores da Trilogia poderiam ir até o Timbira.

Vão lá. Mostrem o estado do submarino. Fotos. Entrevistas. Histórias.

Assim acaba esse mimimi de tá velho, tá novo, tá velho, tá novo…

glasquis7

Tá novo mesmo, se não foi corretamente preservado, aí seria outro problema mas em termos gerais, esse sub deveria estar em condições de operar até 2030.

Inhotep

Militares e suas prioridades. 🤷‍♂️🤷‍♂️

Esteves

Tanto a fazer e metem-se com política.

Camargoer.

Olá Esteves. Bom ter notícias suas. Estava preocupado se você poderia estar isolado no litoral norte… por sorte, eu acabei desistindo da viagem que faria para Ubatuba no carnaval exatamente porque achava que choveria muito na estrada.. pura sorte

Esteves

Mestre…como esse ano tá violento. Tava lendo sobre esse esforço para derrubarem as mídias, os grupos de comunicações. Tamanho esforço da turma das fakes News. Fico assombrado com a quantidade de notícias falsas e com o descrédito que usam para fabricar ilusões. Malditos. Tava assistindo um curta sobre a amizade de Hitler com Mussolini. Os últimos dias do italiano. Aqui correm atrás de quem usa vermelho. No prédio aguardam virem trazer famílias de sem teto. Falta montarem milícia na rua pra bater em preto, veio e pobre. Nordestino virou senha. — Esteves…Esteves…cuidado com os vermelhos. Parei de comer caqui. É… Read more »

Carvalho2008

Para Ubatuba eu somente vou no período de julho….é o melhor para fugir das chuvas ou aquele calor que derrete as cuecas….

Camargoer.

Verdade. Para quem mora em S,Carlos, o melhor periodo é a primeira semana de novembro, que junta os feriados de Finados e da padroeira da cidade.

Esteves

Julho é frio.

Carvalho2008

Lá em Ubatuba? Né frio nunca….no máximo 23 graus, ar condicionado em ambiente aberto….mas o sol calçando em cima….vai por mim….vou sempre…céu azul….sol, sem calorão de agoniar….

Esteves

Junho e Julho é frio. A temporada abre em Agosto.

Pode ter sol. Mas é frio. As casas mais antigas…veja as casas no Tenório, Fortaleza…todas com lareira.

Camargoer.

Olá Esteves. Frio é em Santa Catarina. Visitei Floripa em outubro uma vez. Não consegui entrar na água. Foi só banho de sol….

Inhotep

Exato, é como o atual presidente disse, “Se querem fazer política tira a farda”.

Esteves

Isso é impossível. Começou quando depuseram o Império. Não acaba assim em tempo tão curto.

Cuidando das rotinas deles já tá bom.

Camargoer.

Olá Esteves. Os militares na história da humanidade sempre se envolveram em política. A ideia que os militares estão subordinados ao poder civil é algo muito novo e está relacionado com a ideia de democracia. É possível ver a interferência dos militares em países periféricos na África, Sudeste Asiático, América Latina e também nos países centrais como Alemanha e França. Nem os EUA passaram incólumes. A democracia moderna ainda não conseguiu equacionar este problema.

Esteves

Só é problema quando abusam.

Tipo assim…assinando notinha golpista.

Camargoer.

Olá Esteves. Sou menos tolerante que você. Imaginar que existe um grau aceitável de interferẽncia política até um determinado nível, que além dele seria abuso, é um equívoco. Toda envolvimento poliico é abusivo, seja notinha, tweet ou declaração em ambiente fechado.

Esteves

Eles tem armas.

Camargoer.

Traficante também tem armas.

Camargoer.

Olá Nobe Arquiteto de Obras Faraônicas. Quem determina que uma pessoa precisa deixar a farda para ingressar na política é a CF88, independente de quem seja o ou a presidente. Um dos problemas no Brasil é que os militares ainda se pautam pela anacrônica Doutrian de Segurança Nacional, pensada para o período da Guerra Fria e revivida nos últimos anos como argumento por uma extrema-direita sem compromisso democrático. O fato de alguém ter negativa do seu comentário demonstra como existe resistẽncia a um princiṕio simples e fundamental da democracia.

Dalton

O “Tapajó” em breve terá o mesmo destino já que ambos estavam na reserva há alguns anos e simplesmente não se conseguiu vende-los o que exigiria também do país comprador pagar para torna-los navegáveis novamente. . O “Tamoio” encontra-se no meio de um “PMG” que especula-se não será terminado restando assim dos 4 “Tupis” apenas o próprio que passou com sucesso pelo último “PMG”, garantindo a ele alcançar uma sobrevida até 2024 quando completará 35 anos ou pouco mais o que no caso de submarinos é proporcionalmente mais que uma fragata. . Como o Galante escreveu mais acima, os novos… Read more »

Esteves

Pois é, claríssimo Dalton. E que diferença fará o Tupi até 2024?

São números. São quantidades. Inventários. A MB precisa de meios operacionais aprestados, prontos para o engajamento. É Marinha de Guerra não é Marinha de Porto.

Passou o tempo de contar com navio velho. Só falta pedirem o retorno do São Paulo.

Dalton

Toda diferença, já que pode ser usado para treinar pessoal. Lembre-se da fragata
Constituição que deveria ter sido retirada em janeiro do ano passado e ganhou uma sobrevida até meados desse ano para justamente servir de apoio ao “Riachuelo”.
.
A “MB” não está nessa situação por culpa dela…evidentemente que erros são cometidos até mesmo a US Navy os comete, seres humanos são falhos, mas, sem aumentar os recursos não se terá a marinha que se quer e isso até nas revistas antigas dos anos 70, 80, etc que ainda guardo isso é apontado.

Esteves

Não vejo assim. Treinar em um IKL de quase 30 anos para operar um Scorpene atual ainda que doutrinas possam e certamente são mantidas, é um esforço de baixa efetividade.

Despesas militares são elevadíssimas. Mas uma hora aperta no bolso.

Grato pela gentileza da resposta.

Dalton

Um submarino pode ser usado também para ajudar no treinamento de navios de superfície no combate a submarinos, até o gigantesco “Donskoy” retirado de serviço dias atrás que foi motivo de reportagem aqui se prestou a esse tipo de missão, além de servir para testar os novos mísseis Bulava para os SSBNs classe Borei, conforme li. . As marinhas de maneira geral não podem simplesmente se livrar de seus meios quando ainda algum tipo de utilidade se pode extrair deles ainda mais quando se pode contar com poucos meios. . Também não há muita coisa melhor ocorrendo nas redondezas e… Read more »

Esteves

Entendo.

Mas ainda não li sobre isso na MB. Vi navios velhos usados como killers tomato’s.

O submarino velho poderia ser rebocado até o local de treinamento evitando os custos com a navegação?

Dalton

Esteves entendo pouco de navios e marinhas apenas gosto muito do assunto, mas, não dá para reproduzir o desempenho de um submarino com ele sendo rebocado.
.
Exercícios para se manter a proficiência dos meios e tripulações são executados por todas as marinhas, durante a II Guerra por exemplo os submarinos brasileiros sem ter muito o que fazer foram usados para treinar navios e aeronaves das marinhas brasileira e americana.
.
O “Killers tomatos” ou ainda mais os navios usados como alvos
destinam-se a uma parte do treinamento.

Esteves

Pois é.

Pudesse ser rebocado…quem tá com pena…quem acha que tá novo…compra, pinta de amarelo e bota no jardim.

Carvalho2008

Neste mar enorme….destaco que é isto espaço enorme para o emprego de muito mais do que 4 classes de submarinos….e em especial, qualquer subnuke operando a 300 milhas da costa é desperdício. Ele subnuke tem de existir, mas seu lugar não é aqui aperto….subnuke faz parte do cinturão externo….muito mais externo que até um Nae poderia desempenhar aqui….subnuke é para encostar nas terras do cabra que tá enchendo o saco lá do outro lado….

Para a nossa praia, um ssk mais barato….

Esteves

Visão dos anos 1982.

Guerra das Malvinas. Um único SSN…essa historinha que ainda contam.

Carvalho2008

pois é….é para isto que serve…..saiu lá da Inglaterra e atravessou os dois Atlântico….foi encher o saco de quem tava enchendo….se a Inglaterra fosse atuar só no Báltico, mancha e Atlântico Norte próximo, usariam Apenas SSKs…..apesar de algumas vantagens, o que cada um tem de entender sobre qualquer Nuke que seja, Nae ou Submarino, o nome é A L C A N C E.

glasquis7

“Malvinas”

Isso non ecziste!

Falklands meu querido, lebre que as ceboshitas se renderam.

Esteves

Li que querem voltar.

Glasquis7

Querem, de aí a voltar há uma enorme diferença.

Carvalho2008

Quem decide se voltarão será a China….duvido um conflito no mar do sul da China que não arraste as Falklands junto….

Carvalho2008

Olha Mestre Esteves, o custo benefício é tão desequilibrante, que um Ssk cegueta ou de terem a certeza se é ou não cegueta trás complicações enormes a um rival, somente pelo fato de existir….vide o San Luiz nas Malvinas….ou a corveta partida em dois por um reles class yono (Gadhir) Norte Coreano…acho que o problema da MB não é apenas o do orçamento para a revitalização dos SSKs, é o próprio planejamento aguerrido as planos originais por cima de pau ou pedra, sem previsão de projetos de contingências….trocando em miúdos….Ela tinha o projeto de 5-6 Subnukes, précisando passar por um… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Esteves

Favor desbloquear a resposta do Esteves ao Professor Camargo.

Grato.

Antonio Cançado

Essa aposentadoria não tá meio prematura não?

Esteves

Tá na hora.

wiliam

Só consigo pensar em uma única justificativa para uma baixa tão precoce do “Timbira”: Deve ter algum B.O grande no caso ou Motores / baterias que o almirantado está escondendo. Fora isso, não faz o menor sentido

Dalton

Não há recursos para tornar o “Timbira” e o “Tapajó” navegáveis novamente, isso exigiria outro “Período de Manutenção Geral”, ainda mais com novos submarinos mais caros de manter entrando em serviço.

Esteves

Quantas vezes o casco foi cortado? Para quais manutenções o casco foi cortado? Remoção das baterias? Geradores? Propulsão? Quantas vezes mais o casco poderia ser cortado? Quanto custa um grupo de baterias?

Quanto custa manter um submarino de 30 anos em uma Marinha de Guerra?

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Luiz Trindade

Curiosidade… “por até 50 dias submerso.” Eles tem AIP ou outra tecnologia que dá essa possibilidade? E os novos submarinos Scorpene que estão sendo entregues a Marinha tem isso?!?

Dalton

Não há necessidade do “AIP” para 50 dias submerso embora isso nunca tenha sido tentado pela marinha do Brasil, acredito que o recorde foi de 20 dias ou pouco mais
quando da viagem ao Brasil de um dos “Oberons”, precisaria consultar qual, então tendo os suprimentos a bordo, 50 dias se necessário, poderia ser conseguido.
.
Os futuros submarinos não terão “AIP” mas serão um pouco mais compridos que o tradicional permitindo maior autonomia.

Carvalho2008

Boa Mestre Dalton….os Oberons são excelentes exemplos de submarinos diesel oceânicos….submarinos de dimensões consideráveis….diesel e não obstante, de grande autonomia….

João Adaime

Caro Luiz Também fiquei intrigado. E fui fazer uma pesquisa. Ele tem autonomia para ficar 50 dias no mar (combustível e mantimentos). Não encontrei nada (a pesquisa foi superficial) sobre tempo submerso. Só li que o Riachuelo pode ficar cinco dias submerso. Logo, um Tupi não pode ficar muito diferente disso. E concordo com o Carvalho2008 que escreveu logo acima sobre utilizar um reator de baixa potência como AIP nos Riachuelo. Seria um AIP infinito. Mas não acredito que haja interesse nesse tipo de AIP, uma vez que se adotado nos Riachuelo, significaria o cancelamento do nuclear. Teríamos quase o… Read more »

Esteves

Submarino AIP é recente. Ficou confiável nos anos 2017/2018.

O contrato do PROSUB é de 2008.

João Adaime

Caro Esteves Realmente, teria que modificar o projeto. O que poderia ser feito nas unidades que ainda não começaram a ser construídas. Mas a questão é outra. Primeiro é preciso ter um reator de baixa potência que possa ser adaptado no casco. E fazer todos os testes necessários. E ao que parece, o caminho mais rápido passa por receber o equipamento da Rússia, assim como a consultoria necessária para sua operação. Mas para evitar melindres com o equipamento francês, o ideal seria projetar um novo modelo, utilizando o conhecimento adquirido. Mas como eu afirmei acima, isso “mataria” a sequência dos… Read more »

Esteves

João, Grande abraço. João trás a benevolência de Deus no coração. Modificar. Projeto, contrato, patrocinadores, fornecedores desenvolvidos, trocar pessoas. É muito. Reator de baixa potência é o nosso. 20% dos reatores que equipam SSN das potências. Esses duram 25/30 anos. O nosso somente 4 anos. Um dos problemas do nosso reator está na explicação de Mestre Camargo: reatores de varetas são confiáveis mas são enormes. Mudar o peso e o tamanho do reator dentro do projeto do Álvaro Alberto, nosso SSN, significa reprojetar tudo. Da Rússia não vem nada. Veio papel de memorando que assinaram para ter o que mostrar… Read more »

Carvalho2008

Skorpene é francês….Riachuelo é versão brasileira do Francês…..reator Brasileiro, bastava a versão do AMPS e pronto, e quase o que o australiano queria….e na sequência, o Álvaro Alberto é o que o Australiano quer…a França é que é boba ou está estória de sua participação é somente conto do vigário…

João Adaime

Prezado Esteves O amigo está me colocando contra a parede. Física nunca foi meu forte.Nem mesmo Educação Física, exceto em dias que jogávamos futebol. Mas como dizia o Jack vamos por partes. Você sabe que o Brasil exportou pequenos barcos de guerra para a Namíbia, construídos no Ceará, duas lanchas patrulha de 60 toneladas e um navio patrulha de 200 toneladas. Quem produz e exporta 200 toneladas, pode exportar 2.000 toneladas. A China começou exportando artigos de 1,99. Eu não advogo um submarino atômico com reator de baixa potência, mas sim um diesel-elétrico com AIP. Este AIP seria, daí sim,… Read more »

Esteves

Essa foi a dúvida que pontuei. Um pequeno reator.

O nosso reator só é pequeno na potência. Vai empurrar navio de 6 mil toneladas.

Diminuir tudo?

João Adaime

Caro Esteves Acredito que o reator previsto para o Álvaro Alberto tenha todas as deficiências do pioneirismo. Com o tempo novas versões deverão ser aperfeiçoadas. Enquanto isso, cientistas norte-americanos não descansam. A Nasa está atualmente trabalhando no projeto Kilopower, um mini reator de fissão nuclear. O protótipo do reator foi testado com sucesso. Kilopower é composto de um pequeno núcleo de urânio 235 do tamanho de um rolo de papel toalha, tubos de calor transportam o calor do coração para motores Stirling. A energia térmica do núcleo é transformada em energia mecânica pelos motores e depois em energia elétrica por… Read more »

Camargoer.

Caro João. Vez ou outra surge a discussão de um reator de pequena potência para geração de oxigênio ao invés de um sistema de célula combustível. O ponto é que a tecnologia da geração de eletricidade por um reator se tornou viável na década de 50, enquanto que a célula combustível apenas na década de 90, ainda que ela tenha sido usada no Programa Apollo. O ponto é que uma célula combustível demanda uma infraestrutura complexa para a produção dos combustíveis (que podem ser H2, metanol ou etanol de um lado e O2 no outro lado) sem o risco radiológico,… Read more »

Carvalho2008

Mas Mestre Camargoer, é aí que está o pulo do gato….e somente para o case Brasileiro, ele é o único país que já investiu e investe nesta infra, e não tem grana de prosseguir, precisa do então amortizar o investimento com outros aproveitamentos. Os 5 grandes não tem intenção de vender facilmente sub nucleares, mesmo que mais simples, pois isto diminuiria em muito o hiato que tanto lutaram para estabelecer entre suas forças para com o resto dos países do mundo. O Brasil não. O Brasil precisa dar uso e amortizar…e se conseguisse isto com os Riachuelos Brasileiros, isto poderia… Read more »

Camargoer.

Caro Luiz. Creio que os Tupis da MB possuem snorkel, o que permite usar os motores diesel para recarregar as baterias e renovar o ar para a tripulação. Os IKL 209 e os Scorpenes da MB são convencionas sem AIP. Segundo a MB, o custo de operação de um IKL é da ordem de US$ 6,00 por milha enquanto que um AIP tem um custo de US$ 46,00 por milha. Eu não sei qual é o custo de um SSN do tipo do SN10 para comparar. Acredito que ele não será menor que um AIP mas também tenho dúvidas se… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Todo Tupi tem snorkel.

Aliás, desconheço submarinos convencionais sem snorkel, operando em marinhas de alguma importância, desde as décadas de 1950/60.

Por aquela época, submarinos mais antigos sem snorkel já estavam dando baixa, outros passíveis de modernização receberam snorkel e novos projetos em construção já incorporavam o dispositivo.

Camargoer.

Olá Nunão. Obrigado. Lembrei daqueles submarinos que levavam peróxido de hidrogênio (água oxigenada) como reserva para a produção de gás oxigênio. O produto é simples de ser manipulado e bem barato. O problema é sua instabilidade. Uma sujeirinha pode causar uma explosão. Lembro de uma caminhonete levando H2O2 que explodiu acidentalmente no centro de Tokyo. Se você ver um caminhão tanque na rodovia com uma placa laranja com os números 59-2015 fica longe. o 2015 é o peróxido de hidrogenio 70%. 2014 também é perigoso, porque é peróxido de hidrogênio entre 20~60%. O 59 inicial indica que é corrosivo e… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Se você ver um caminhão tanque na rodovia com uma placa laranja com os números 59-2015 fica longe.”

Obrigado pelo aviso!

O problema é que, dependendo do tamanho da placa laranja, tem que estar perto pra ler os números!

Henrique A

Vai ser com Snorkel.

Esteves

Mestre Carvalho, A MB teve planos de contar com 6 SSN. Projetos não teve. Uso civil. Uso civil contrata o IPEN. Uso para prover energia elétrica contrata em instituições como a UFMG, UFRJ, USP. O problema é que os militares e boa parte do Congresso não confiam na sociedade civil para desenvolver tecnologia sensível como a nuclear. O RMB é um reator civil construído juntamente com a Invap da Argentina em Iperó. Cadê ele? Claro que o distanciamento provocado pelo ex presidente agravou as relações com os argentinos. Mais política. Os superintendentes do IPEN foram colocados lá como agradantes dos… Read more »

Carvalho2008

ok, mestre Esteves, perfeito, mas não se pode ter 7 projetos e sete contratos diferentes…..mas sim 1 projeto mãe e 6 subprodutos derivados é orientados a cada unidade de sua especialidade de destino.

Não há impedimento disto exceto, saber tocar projetos interdependentes….

Esteves

Todo projeto leva a um programa que chega a um contrato. Contrato tem que ser bom para as partes.

Muito bom. Certo isso?

Esteves

O Brasil escolheu essa transferência dos alemães com os IKL olhando para o futuro. Esse futuro mostrava submarino movido à propulsão nuclear. Os alemães assim como fizeram em Angra, prometeram. Traídos com os IKL e traídos em Angra ainda fomos contratar mais 4 navios com os alemães. Quatro que podem virar 6 se houverem dólares aqui para isso. Os alemães deram a desculpinha da Westinghouse. Os problemas estão nos reatores norte-americanos, disseram. E os problemas estão nas compras de urânio feitas de gente estranha…com turma esquisita. Traídos 2 X. Mudamos o foco para conseguir conhecimento com os franceses. Mestre Carvalho… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. Algumas ponderações. A MB tinha a intenção de comprar 4 novos submarinos alemães mod 214, sem AIP, para complementar ou substituir os velhos Tupis mod. 209, sem qualquer perspectiva de avançar com o submarino nuclear. A MB chegou a divulgar a escolha dos 214 que seriam construídos no AMRJ. Tempos depois, a MB lançou um programa mais amplo, que previa a construção de um novo estaleiro, uma nova base, a construção dos mesmos 4 SSK e um SSN com financiamento francês. Lembro de uma pergunta encaminhada para o comandante da MB sobre a logística dos Scorpenes e se… Read more »

Esteves

Mestre, Também lembro. Lembro de Comandantes da MB terem se referido à operação dos Scorpenes como bastante complexa. Muito distante e diferente de operar submarino alemão. Essa logística não se dá somente na produção. É dentro do parque industrial que isso acontece. É na planta. São fornecedores franceses. Dar seguimento a uma operação ainda que com lapsos provocados por interrupções não desejadas é diferente de começar do zero com os franceses. Li a mesma matéria que Mestre Camargo leu. Pareceu ao Esteves choro sem vela. Intenção de. Os alemães sempre agradaram a MB. Vamos lembrar a consulta que fizeram ao… Read more »

Esteves

Mestre,

Desculpa aí se sou grosseiro.

Somos influenciados por eventos externos. Família, sociedade, cidade, amigos e inimigos…muita coisa entra na nossa frequência.

Esses eventos (IKL, SSK, SSN, reator, IPEN, Almirante Othon) são eventos que iniciaram no final da década de 1970. E anos seguintes. Não se esconde a terna amizade com os franceses…ou admiração, que virou contratinho nos anos 2000.

Estamos em 2023. Bardini e Carvalho…os Mestres estão olhando o passado criticando com visão presente.

Vou voltar à lavar louça.

Camargoer.

Olá Esteves. Fica tranquilo. Ás vezes a gente discorda, ás vezes estamos mais azedos… ás vezes concordamos, estamos doces… isso nunca foi ofensivo. A gente só precisa mesmo prestar atenção nisso.

Carvalho2008

até hoje não consigo enxergar onde o pacote francês realmente estilinga e propiciou o Álvaro Alberto. Sinceramente, parece mais coisa daqueles contratados Franceses mesmo…vcs sabem…. E outra, fosse esta experiência de repasse e cooperação francesa, teriam eles tomado aquele rodo dos Britânicos e americanos? Não tem o menor sentido….o orçamento australiano já era suficiente para o Álvaro Alberto de longe….então, não sei mesmo onde os Franceses realmente ajudam ou ajudaram no desenvolvimento de nosso subnuke….se fizeram , porque não repetiram repetiram fórmula com os Australianos se já haviam praticado conosco? Até o próprio Álvaro Alberto com um maior inforcement francês… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Esteves

Calma. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa não é coisa alguma. Lembra da Arena do timão? Como foi? O ex tava com o Marcelo. Entrou o Andres Sanchez. — O Andres precisa de um estádio. Resolve isso pra mim. O embalo é o mesmo. A MB tava em dificuldades com os alemães que não tem e não querem saber de submarino nuclear. Certo? A MB tava nesse pede e apanha do reator. Certo? A MB sempre com o prato raso. Certo isso? O governador de MG quando assinaram o contrato com os 50 helicópteros era o Aécio. Certo? Com… Read more »

Carvalho2008

todo mundo manda….só depende para quem perguntar é o momento…

Um Simples Brasileiro

Eita que na MB é só notícia ruim, a cada 1 embarcação que entra em serviço, 3 dão baixas.

Esteves

E só olhar pro novo que tá chegando.

Oba…chegou navio novo.

Renato de Mello Machado

Tive sorte de estar fazendo minha corridinha bem cedo e ví esse sub entrando no porto.Com o sol contra ficou lindo a cena toda.

Esteves

Quero saber o IP do demônio que tá negativando o Bom Esteves.

Um Simples Brasileiro

Tem uns caras aqui que parecem que passam o dia dando “F5” na página para negativar comentários, eu diria que 2 são praticamente garantidos, faça um comentário e com 5 minutos já vai ter dois.E tudo indica que sempre são as mesmas pessoas, tendo alvo as mesmas pessoas.

Carvalho2008

rzrzrzrz Pede o software ultra novo que o Mestre Camargoer recebeu para saber quem é o norante que acorda 3:45 da madrugada para fazer pipi, mas antes de sujar o vaso passa aqui para negativar…rzrzrz…vc ficará surpreso….não posso contar…rzrzrz

Camargoer.

Olá Carvalho, É mais provável que a GSI estivesse usando o sistema “Guardião” ou outro software para me monitorar do que eu me preocupar em quebrar o código fonte da trilogia. Aliás, não há surpresa em saber quem são os “negativadores”. É só perceber quem dá “piti”

sub urbano

se rastrear vai cair no gabinete do ódio e sua filial na disney (agora virou italiano kkk)

Nilo

Ao amigo, sumido, boa noite,
Fui rsrsrsr.

Esteves

Nilooooooooooo.

Antes de ir lavar louça…pensei…cadê o Nilo?

Abraço grande.

Nilo…vai que o ex para a guerra na Ucrânia. Vai que.

Nilo

Biden/Nuland…. estratégia pensada e posta em pratica em 2014, tem um alvo “bem grande”.
Ucranianos 95 por cento da população acredita que derrota Rússia e tem seu território de volta.
Rússia “o osso”.
Atente ao voto na ONU, diferente do voto dos BRICS e foi após chamado pela Rússia de uma voz a ser ouvida.
…. possivel consolidação da nova ordem mundial…..
O jogo é mais extenso e ambicioso que quando participamos da negociações relativo questão nuclear Iran.
O ex gosta de uma mesa de negociações rsrsrsr.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Glasquis7

Ainda tá nessa de lavar louça?

Eu me revelei!!!,

Comprei uma lavalouças. Agora apenas seco e guardo.

Esteves

Faço na pressão. Boto pra selar. Vou acrescentando cebola (alho já está na carne), pimentão, cenoura, um pouco de tempero seco, sal e fecho a panela. Meia hora depois, viro a carne e coloco mais cebola e uma cervejinha. Na verdade duas cervejas. Uma na panela, outra pro Esteves. Mais 40/50 minutos na pressão. Inventei de fazer no forno. Ficou tão dura, mas tão dura que…voltei com a carne pra panela. Claro que a louça, o fogão, a pia, o piso e o café que veio depois com um queijo curado cremoso de Minas, foram pras costas do Esteves. A… Read more »

Camargoer.

Olá G Comprei uma lava-louças. Minha esposa diz que prefere lavar na mão. que é mais rápido. Ás vezes, tenho vontade de anunciar no mercado livre e comprar um kit revell

Fernando "Nunão" De Martini

Lava-loucas é vida.

Basta criar o hábito de ir enchendo a máquina mesmo com louça pouca e lavar quando está com a capacidade completa.

E se a sua esposa prefere lavar à mão, sempre tem um monte de pote de plástico e coisas do tipo que não pode ir na máquina.

Esteves

Olha só.

O maior historiador da Trilogia e…e…excelente historiador naval. Doutor em história econômica. Diz Nunão que construir navios é preciso…assim como navegar. Porque Marinha com navio que não navega não tem história pra contar.

Ficou devendo a história do Gripen.

Um abraço.

Fernando "Nunão" De Martini

Gripen?

Ouvi dizer que vão instalar uma máquina lava-louças no lugar do IRST, questão de prioridades.

Abs!

Camargoer.

Olá Nunão. Bom ter notícias suas. Sobre a lava-louças, a minha veio sem IRST.

Fernando "Nunão" De Martini

Igualmente!

Que pena não ter IRST. O sensor consegue captar as sujeiras na louça e o CIWSoap Phalanx destrói a sujeira toda.

Camargoer.

Uma lava louças com IRST identifica quem se aproxima dela e com qual intenção. Se for amigo, ela funciona bem. Se for inimigo, ela trava.

Fernando "Nunão" De Martini

Hehehe, essa daí está com opcional IFF integrado!

Glasquis7

Toda mulher reclama de lavaloucas depois de tê-la comprado mas, se vc anunciá-la com mercado livre vai arranjar uma briga eterna com ela.

Fernando "Nunão" De Martini

Hahahahaha.

A minha está feliz com a lava-louças, desde que seja eu o encarregado de usá-la.

De qualquer forma isso é bom pra mim, pois na divisão de tarefas em casa, ao longo do tempo eu é que fiquei encarregado de lavar a louça, seja na pia, seja na máquina.

Camargoer.

Devia ter comprado uma mini adega. Elas também não têm IRST.

Esteves

Melhor nem tocar no assunto.

Por isso lavo a louça e não digo nada.

Camargoer.

Olá E. Riso. Eu não ligo nem desconfio. Prefiro saber o IP daqueles que concordam comigo. Juntos somos mais fortes, feito a canção dos saltimbancos.

Carvalho2008

boa….

Dr. Mundico

Se não me engano, alguns anos atrás ele e outro da mesma classe foram ofertados para a marinha do Perú ou Equador, não sei ao certo. Deveriam ter vendido, agora vai virar geladeira e fogão…..enfim….

Glasquis7

Não sei se chegaram a ser ofertados, existia a possibilidade de trocar por um Makassar do Peru mas nunca vi que isso fosse uma oferta oficial.

Fernando "Nunão" De Martini

O ex-vice presidente Hamilton Mourão chegou a ir em missão oficial ao Peru e deixou escapar para a imprensa que iria justamente tratar dessa possível barganha.

O comunicado oficial após a visita não deu quase nenhum detalhe do memorando assinado, mas que o Mourão disse que ia tratar disso, ah ele disse.

Esteves

Como dizia minha finada mãe…quem não tem o que dizer, quando diz, não diz nada com nada.

Mourão…mas 90 milhões não votaram nele. Disse ele.

Felipe

Dos 5 U-209 cerca de 3 tiveram os seus sistemas de combate modernizados para poderem utilizar o torpedo pesado MK.48, Timbira e Tamoio podem usar apenas o torpedo leve MK.24.
Creio que apenas o Tikuna no fim seja mantido operacional após a entrega dos 4 da classe Riachuelo. A MB não tem grana para manter 10 submarinos (5 U-209, 5 Escorpene). Espero q pelo menos o Tikuna seja mantido a longo prazo.

Camargoer.

Olá Felipe. Fiz uma estimativa sobre qual seria o custo de operação de um SSK a partir de dados divulgados pela MB em diferentes momentos. Arrendondando os valores, cheguei a algo entre R% 40~50 milhões por ano, incluindo o custo de operação e tripulação. Ou seja cada submarino custa por ano 0,2% do orçamento. Considerando um PMG da ordem de US$ 40 milhões a cada 10 anos de dois anos, no qual o navio fica parado mas a tripulação continua sendo paga, isso significa um custo adicional de R$ 150 milhões, lembrando que geralmente se faz um PMG pode vez… Read more »

Carvalho2008

Isto eu também acho, apesar que sua estimativa de custo talvez esteja meio otimista….uma tripulacaopara 2 ssks….talvez…seria interessante algum amigo da arma falar sobre isto. Dô ponto de vista racional parece lógico, mas não sei se a tripulação aguenta o ritmo….Submarino é o mais parecido com uma nave espacial, é bem claustrofobico….

Carvalho2008

Alguém sabe quantas ton de diesel o Tikuna carrega?

Esteves

Procurei viu. Só com muita paciência pra encontrar.

Carvalho2008

os Tupi possuem cerca de 180 toneladas….mas o Tikuna não aparecem referencias….faz tempo que pesquiso e nunca achei

Esteves

Não deve ter mudado.

Camargoer.

Olá Esteves. Se mudou, foi para mais. Talvez 200 ou 220 ton porque o Tikuna é maior que os “Tupis”. Sobre isso, achei que a MB perdeu uma grande oportunidade de continuar batizando os SSK com nome de tribos. Poderia ter mudado a letra.

Franz A. Neeracher

No início a MB tinha planos para um segundo “Tikuna” que iria receber o nome de “Tapuia”….mas não foi concretizado….

Camargoer.

Olá. Verdade. Olhando para trás, sabendo o que ninguém sabia na época, fica claro que a MB cometeu dois erros ao cancelar o Tapuia e não dar prosseguimento ao programa de corvetas Barroso. Mesmo se a construção fosse lenta, a MB estaria em uma condição mais confortável. Minha conclusão é que a MB deve manter um programa de construção continuado. A ideia de contratos vultosos de curta duração (como formas as Niteroi, os Tupi, a Barroso…) interrompe o processo evolutivo e desarticula a rede industrial de produção de peças e equipamentos. Ou seja, perde-se todo o investimento.

Esteves

Mestre Doutor Professor Camargo, Esse é o nome do jogo. O mesmo jogo político do governante que aposta em obras curtas e vultuosas para inaugurar. Aqui o rio tá cheio de lama. Desassoreamento é uma obra de continuidade. Quem quer? Querem contratos bilionários. Da notícia sensacional. A execução demora. O conteúdo fica obsoleto. Quando o último dos 4 Scorpenes Estiver em missão terão passados quantos anos da assinatura do contrato? 1/4 de século…talvez mais. Custos locais + desvalorização da moeda nossa + fritura de reservas + juros + câmbio. Vamos irritar os norte-americanos. Muito. Vamos apostar nas moedas de compensação… Read more »

Carvalho2008

O Tikuna é a versão da classe tupi com aumento de baterias e diesel….a questão é quanto de aumento reside sobre as 180 ton….

Esteves

“Segundo o Poder Naval pôde apurar, o que ficou claro para os almirantes brasileiros é que, a cada cinco anos, as embarcações S-BR classe Riachuelo exigirão um dispêndio de aproximadamente 1 bilhão de Reais somente em serviços, sem contar o valor dos sobressalentes.” Isso daria 50 milhões ao ano para cada Scorpene com números estimados por uma Marinha que ainda não está missionando os navios. Quais serviços? Quais sobressalentes? Quando os navios (4) estiverem incorporados e missionando, naquela conta do Dalton de 1 em missão, 1 em manutenção, 1 em exercício e outro fornecendo aprendizado, saberemos quanto custará manter? Inflação de dois… Read more »

Camargoer.

Olá Esteve. Veja só. Eu fiz uma estimativa do custo dos SSK usando dados disponíveis na internet e cheguei ao mesmo valor de R$ 50 milhões por ano considerando os gastos com a tripulação e com a operação dos submarinos, mas sem levar em conta o custo dos PMG a cada 10 anos. Ou seja, os valores realmente devem ser desta ordem de grandeza. Uma das técnicas que eu uso para estimar custos de projetos é fazer estimativas a partir de diferentes considerações. Se os valores chegarem á estimativas parecidas, a estimativa ganha robutez.

Esteves

Pois é Mestre Professor, O que vale saber é pra que e quanto custa. Um país que não precisa repetir que país é esse…tem quais objetivos na sua defesa e quais doutrinas na sua Defesa? É pra ter? É pra comprar? É pra dizer que tem? Esteves fazia isso com bicicleta. Esteves Estava sempre na rabeira. Último. Às vezes um menino vinha perguntar se Esteves tinha caído. Não. Não caia. Esteves jurava que a culpa era do equipamento ciclístico vulgo bicicleta. Que uma mais cara e mais linda…faria diferença e colocaria Esteves no meio do passeio. Esteves comprou uma Scorpene.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Camargoer.

Olá Esteves. Fazer um Tese é uma experiência sensacional. Nem precisa ser inteira no exterior. Mesmo ficando um ano ou ano e meio já faz diferença. Não vale a pena adiar. Preciso defender minha monografia para titular este ano, mas tenho pensando em ingressar em um segundo doutorado depois disso..

Fernando "Nunão" De Martini

“Qualquer dia Esteves vai pra outro país viver 5 anos pra fazer Tese.”

Sugiro fazer mestrado (dissertação) antes do doutorado (tese).

As pessoas que eu conheço que fizeram o chamado doutorado direto, sem o mestrado antes, são unânimes em dizer que o estresse e a exigência são bem maiores.

Pode fazer aqui mesmo no Brasil. Depois vc faz o doutorado sanduíche, parte aqui, parte lá fora.

Eu ia fazer uma parte lá fora mas a crise econômica de 2016 atrapalhou e tive que ser mais pragmático. O sanduíche virou pão na chapa.

Camargoer.

Olá Nunão. Pois é. O mestrado no Brasil é bem puxado, talvez o mais puxado do mundo. Temos uma tradição de defender dissertações de mestrado originais com muito conteúdo. Praticamente Teses mas feitas em dois anos. Talvez porque muitos estudantes que ingressam no mestrado trazem muita experiência do tempo de iniciação científica. Sobre desfrutar um período de bolsa no exterior, eventualmente é possível conseguir uma bolsa de PósDoc. Quem sabe? Se insistir uma hora consegue.

Esteves

Mestre,

PosDoc e PHD é a mesma?

Camargoer.

Não. PhD é abreviação de “Doutor em Filosofia” para distinguir do MD “doutor em medicina”. O equivalente no Brasil é o doutorado. PhD é o mesmo que Dr. Pós doutorado é uma bolsa dada para pesquisadores que defenderam doutorado. Pode ser poucos meses, um ano ou até muitos anos. O mais alto grau acadêmico é o doutorado (ou PhD). Pós-doutorado é um estágio temporário sem vínculo empregatício.

Esteves

O poder da educação. Esse é o único poder que interessa projetar.

Esteves

Tem outra coisa. Quantas e quais missões o Timbira cumpriu? Quanto gastou com combustíveis, óleos, manutenções, operações, nessas missões e quando não Esteve em missão, Esteve no porto com qual tripulação fazendo o que? Pra que serviu operar o submarino? Saiu aprestado com torpedos ou somente saiu exercitando? Participou de quantos e quais exercícios e quanto custou participar? Serviu pra que? Além da evidente despesa e do ego…ao final da vida pra que mantivemos esse submarino? Claro…os defensores da capacidade mínima, os defensores da alguma capacidade de reação, os defensores dos números, esses dirão que tem que ter porque o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“e quando não Esteve em missão, Esteve no porto com qual tripulação fazendo o que?”

Tem dois “Esteve” no trecho, então já dá um Esteves.

Acabei de desvendar seu código secreto de escrita!!!

Esteves

É o que da falta de histórias de historiadores no Naval. Publicam matérias que geram comentários sem que esses Estejam pavimentados. A turma comenta, opina, busca dados…mas a turma não tem a vocação analítica de um bom histórico. Uma planilinha que, claro, de graça não vem porque a MB não é tola de produzir prova contra si. Quanto custou o Timbira? Que uso Teve? Doutrina da guerra fria ou doutrina da segunda guerra? Quais ameaças poderiam ter sido enfrentadas com o navio? Esteve o navio em quais oceanos? Participou de missões críticas ou ficou nas correntes indo e vindo? Estamos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Estive ocupado fazendo um curso.

Esteves

Que curso? Curso de navio? Curso de história? Fora do Brasil? Foi cruzeiro não vale. É curso de que?

Fernando "Nunão" De Martini

Ligado a comunicação, que é a minha formação inicial.
Mais do que isso não posso comunicar.

Esteves

Muito se passou aqui.

Esteves Esteve block. Esteves ofereceu comprar caneca. Esteves jurou não postar mais musiquinha ou videozinhos de rock.

Esteves não tocou o coração peludo dos editores. Foi moderado e monitorado como se…se…nos anos gulags.

1984…Esteves sentiu a verdade de 1984.

Depois passou.

Fernando "Nunão" De Martini

Nossa, quanta coisa.
Bom, eu não tive nada a ver com isso. Mal passei por aqui.

Camargoer.

Olá Nunão. Teve um pessoal barra pesada nos últimos tempos aqui…

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. Outros editores me mandavam alguns exemplos pra eu ver.

Impressionante a falta do que fazer desses malas sem alça.

Deviam lavar louça pra ocupar a cabeça oca.

Camargoer.

Riso. Prefiro lavar louça do que passar roupa.

Esteves

Lavar louça é uma terapia boa. Passar roupa não sei se é.

Esteves odiava a ex mulher. Odeia ainda. Um dos motivos é que os colarinhos Estavam sempre bicudos…espetados. Esteves parecia uma coisa experimental. No final do dia quase voava com os malditos colarinhos em forma de dobradura…um origami de Tsuru.

Maldita mulher. Ops..ex.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Camargoer.

Olá Esteves. Desapegue do passado. Adote camisetas polo de tecidos sintéticos tipo DryFit. São fáceis de lavar não precisam passar. Basta pendurar em um cabide. Passar roupa é passado. Lembrei da Sally Field voando com um chapéu de noviça. As outras irmãs iam de kombi. Passado é fixo… não muda. Já a nossa memória pode mudar conforme a gente vai envelhecendo… a vantagem de envelhecer é poder escolher o que se quer lembrar.

Camargoer.

Pois é. Um dia tudo isso vai virar uma série na HBO.

Fernando "Nunão" De Martini

Série na HBO? Tá chique o Esteves

Esteves

Fosse Netflix Tava dentro. HBO é muito até pro Esteves.

Diego Tarses Cardoso

A Argentina está sonhando com um submarino de 30 anos de serviço kkk

Camargoer.

Pois é. Talvez algumas pessoas ainda encarem como pesadelo a Argentina adquirir dois submarinos usados da MB

Clibanário

Qff topic. Temos o registro do afundamento do São Paulo?
Será que terá o mesmo destino do seu homônimo dreadnought desaparecido sem pistas qdo ia para o seu desmonte?

Camargoer.

Olá C. Pois é. Faz de conta que não aconteceu.

De SIBIA

O verdadeiro problema é que o orçamento da nossas forças armada já está comprometido com pagamento de pessoal e pensão aí sobra só migalhas. Se as regras não mudar em poucos anos sobrará muito pouco para defes e isso é só o começo do desmanche .orçamento não pode ser ligado a SALÁRIOS e pensão. Quando isso for sanado teremos uma das maiores forças armadas do mundo .fora isso é só dar murro em ponta de faca…

Flavio

Trabalhei na construção do Timbira pela Emgepron. Triste a notícia da saída dele de serviço.