Em 21 de fevereiro, Alexei Rakhmanov, CEO da empresa estatal russa United Shipbuilding Corporation (USC), anunciou que o único porta-aviões da Rússia, Almirante Kuznetsov, deixou a doca seca e sua manutenção continuará até o próximo ano.

A operação ocorreu à noite e foi possível graças à conclusão dos reparos na seção abaixo da linha d’água. O Kuznetsov está em reparos desde 2018, mas o azar que o atormentava anteriormente ainda não saiu do navio. O porta-aviões está programado para retornar ao serviço em 2024, de acordo com os planos atuais.

O Kuznetsov , formalmente designado pela Marinha Russa como um “cruzador pesado de transporte de aeronaves do Projeto 11435”, é o único navio desse tipo em Moscou. É um cruzamento entre um porta-aviões e um navio de ataque, equipado não apenas com aviação embarcada, mas também com um poderoso sistema de mísseis anti-navio P-700 Granit de longo alcance.

O Kuznetsov entrou em serviço em 1991 e agora está moral e tecnicamente obsoleto. Como as perspectivas de adquirir um sucessor são nebulosas por vários motivos, os russos estão fazendo todo o possível para mantê-lo operacional. Esses esforços, no entanto, estão tendo um impacto negativo sobre eles.

Um cruzeiro recente, com menos de três meses de duração, para a região da Síria no final de 2016 e início de 2017 foi contraproducente, com dois embaraçosos acidentes de avião a bordo. Depois de retornar a Severomorsk, o navio foi enviado para uma grande reforma combinada com modernização.

história sem fim

O acordo entre a USC e o Ministério da Defesa da Rússia foi assinado em abril de 2018. O plano não incluía a revisão do sistema de mísseis Granit, o que significava que o porta-aviões não teria mais essa capacidade. O Kuznetsov foi designado para o 82º Estaleiro de Reparação de Roslakovo. A obra deveria durar até 2020, com a unidade voltando ao serviço um ano depois, estendendo a vida útil do navio em dez anos. O porta-aviões estava em uma das maiores docas flutuantes do mundo, a PD-50. Tinha 330 metros de comprimento e podia transportar 80.000 toneladas.

A partir daí, nada correu bem. O PD-50 afundou em 30 de outubro de 2018, devido a um mau funcionamento causado por uma queda de energia nas bombas do cais. Um trabalhador morreu e o transportador sofreu danos ao deixar o cais no último minuto. Um guindaste caiu do cais, causando danos à cabine de comando. O incidente impactou a data de conclusão da revisão. O navio foi rebocado para o 35º Estaleiro de Reparos de Severomorsk, uma subsidiária do Centro de Reparos “Zwiezdochka” com sede em Severodvinsk. O trabalho já estava em andamento a tempo depois disso, de acordo com o cronograma revisado. Rakhmanov disse à TASS em 9 de dezembro de 2019 que o porta-aviões retornaria à frota em 2022. Suas palavras duraram três dias…

Em 12 de dezembro, ocorreu um incêndio no primeiro compartimento da casa de máquinas, que foi extinto no dia seguinte. Dois marinheiros morreram e 14 ficaram feridos. Consumiu cerca de 500 m 2 da área do navio. Em 3 de abril de 2020, Rachmanov anunciou que o incêndio causou uma perda de cerca de RUB 500 milhões. Ao fazer isso, ele reiterou a data da entrega de Kuznetsov em 2022, que imediatamente pareceu injustificadamente otimista.

A perda do PD-50, o único nesta parte do mundo capaz de acomodar o Kuznetsov , exigiu um substituto. Decidiu-se reconstruir e ampliar as duas docas secas paralelas localizadas no 35º pátio de reparos, cuja fusão, alongamento e modernização forneceriam espaço para reparos do único porta-aviões da Rússia. Somente em maio de 2022 o porta-aviões foi para o novo cais, de onde acabou de ser rebocado.

Porém, antes que isso acontecesse, outro incêndio estourou em dezembro de 2022 . De acordo com Rachmanov, ninguém ficou ferido como resultado do incidente e não houve danos graves ao Kuznetsov . A revisão continuará até 2024 . A eletrônica será substituída (não foi especificado o tipo) e os seguintes itens serão reparados: passadiço, rampa ski jump, equipamentos da casa de máquinas e sistema de propulsão.

FONTE: NavalNews

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Satyricon

Dizem que tal modernização será tão extensa, mas tão extensa que, uma vez concluída, esse NAE poderá poderá navegar acompanhado por “apenas” uma dupla de rebocadores de alto mar…

Será um tremendo avanço.

Vela ruim, para um defunto pior ainda

Luis Carlos

A sorte é que não tem nenhum míssil hipersônico para afundá-lo.

Dalton

Não precisa. Um par de Super Hornets cada qual armado com 4 LRASM daria conta do recado. Os mísseis hipersônicos ora em desenvolvimento nos EUA visam alvos
em terra.

Inimigo público

Um par de super Hornets teriam que enfrentar a ala aérea do porta-aviões primeiro.

Guilherme Lins

Qual ala aérea? Aquela que cai sozinha por não ter equipamentos de pouso operacionais? Aquela que não tem pilotos treinados suficientes?

Inimigo público

Igual o F-35, só no Japão já deve ter caído uns dois em testes…

Felipe

Não precisa, o Kuznetsov sabe se defender sozinho e ainda leva mísseis supersônicos antinavio, ao contrario de qualquer porta aviões ocidental. Ele é um cruzador porta aviões.

Ricardo Machado

Ou seja, não e Carne nem Peixe, não tem Aviões suficientes para ser um Porte-Aviões de Verdade, capaz de “socar com potência e flexibilidade” como um N.A. verdadeiro, nem e um Cruzador de Ataque Pesado como o Kirov, o fato e que o Fim da União Soviética pegou a Marinha Soviética no meio dos seus planos de construir Porta-Aviões de Desenho Clássico, e os Projetos Mistos eram uma Etapa Evolucionária para os N.A.s puros, como a URSS não existia mais para financiar esse objetivo, ficaram “presos” a um Projeto Antigo que somente consome Dinheiro e Trabalho, sendo Apenas um Símbolo… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Não sei se você sabe, más a capacidade de aeronaves dele e de 40 unidades. E ainda leva 12 mísseis anti-navio superssonicos com 700km de alcance.

Uma questão é: quais aeronaves? À época do projeto, as aeronaves eram menores. Hoje um Su-33 ocupa muito mais espaço, assim como helicópteros mais recentes. Outra questão é: quantas vezes, em sua já longa carreira, esse navio já operou com pelo menos metade desse número que vc mencionou? Deve dar pra contar nos dedos das mãos. E a chave para responder esta última pergunta não é só a capacidade em si do navio, mas a prontificação, dotação de aeronaves dos esquadrões que compõem a ala aérea, número de pilotos atualmente qualificados. As informações que eu tinha alguns anos atrás, sobre… Read more »

Dalton

A classe “Nimitz” já operou com cerca de 90 aeronaves durante a Guerra Fria, causando um certo congestionamento obrigando algumas aeronaves a operar de bases terrestres, quando próximas mas hoje em dia também por conta de uma redução no espaço do hangar para oficinas não opera com mais de 65 a bordo com outros +/-12 helicópteros operando a bordo de outros navios do grupo. . Esse número irá aumentar para pouco mais de 70 aeronaves a bordo quando destacamentos de 5 grandes aeronaves não tripuladas para reabastecimento começarem a ser integradas a partir de 2025 substituição de 2 C-2s por… Read more »

Dalton

Durante literalmente duas décadas li sobre como os russos poderiam chegar a Portugal em poucos meses não fossem pelas armas nucleares da OTAN, devido a superioridade em armas, treinamento, moral, etc, diante de uma decadente OTAN capitaneada por um EUA decadente. Não é o que claramente se está vendo ! . A Rússia é temida por suas armas nucleares, mas, fora isso, não muito mais e tornou-se um potencial adversário secundário quando comparado com a China, tipo, o que se viu na II Guerra, com à Alemanha sendo a prioridade e não o Japão. . Tudo o que há de… Read more »

Inimigo público

Jura? Por que há 30 países ajudando a Ucrânia neste momento, com armas, consultores e mercenários, quase colocando seus boots on the ground, se segundo você a Rússia é uma potência da segunda divisão? Agora então mandando até equipamentos de primeira linha, como Leopards.

Você está igual ao Bosco, vomitando termos técnicos mas longe de explicar a realidade dos fatos, tampouco como seria na prática os jargões que vcs costumam empregar aqui.

Mais um dito entendido do mundo militar que eu vou ter que desmascarar. Primeiro o Bosco, agora o Dalton.

Fernando "Nunão" De Martini

“Mais um dito entendido do mundo militar que eu vou ter que desmascarar.”

Já deu pra ver que a megalomania chegou aí e estacionou.

Inimigo público

Isso não é megalomania, é constatação da realidade. A verdade costuma doer mesmo para quem vive na mentira.

Fernando "Nunão" De Martini

Inimigo Público, o super herói detentor e defensor da verdade.

Sua missão é ser o grande desmascarador do Universo.

Seu ponto fraco é um mineral raro de seu planeta de origem, a megalomanita.

Inimigo público

Obrigado pelo título 😻

Mauro Cambuquira

O Dalton, pode ser o Nunão, e vice versa.

Fernando "Nunão" De Martini

Como já dizia Falcão:

Homem é homem
Menino é menino
Dalton é Dalton
E Nunão é Nunão

Franz A. Neeracher

Manera o linguajar!!

Exponha seu ponto de vista e idéias sem precisar agredir as pessoas que pensam diferente de você!!

Last edited 1 ano atrás by Franz A. Neeracher
MFB

Mais um dito entendido do mundo militar que eu vou ter que desmascarar.”

Você é só mais um ignorante torcedor “iluminando” o debate com sua experiência em call of duty e sputnik.

Fernando "Nunão" De Martini

Não foi assim, Teropode.
Centenas de comentários ofendendo Bosco e outros foram bloqueados tanto automaticamente quanto na unha pelos editores. Só que isso não é infalível, um ou outro escapa e aí se faz uma tempestade em copo d’água, teorias da conspiração etc

O Bosco sempre foi bem-vindo aqui.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Dalton

Que tal desmascarar também à Administração Obama ?. . Porque durante a Guerra Fria houve uma preponderância do poderio militar dos EUA voltado para o Atlântico, por conta da URSS mudando então a prioridade para o Pacífico não apenas numericamente 60% contra 40%, mas, também qualitativamente e isso deveu-se à China. . Alguns exemplos para você: Naes operando F-35C, os 3 Zumwalts que serão modificados para portar mísseis hipersônicos, Arleigh Burkes apresentando algum tipo de arma laser como Odin/Helios primeiro Arleigh Burke III, primeiras fragatas Constellation, primeiros destacamentos de aeronaves não tripuladas baseadas em NAes primeiros bombardeiros B-21, primeiros F-35… Read more »

T.H

“tomara que não sejam finlandeses os primeiros que já mostraram em 1940 ao Stalin que são osso duro de roer…”

Diminui o nível do “sarcasmo” porque do contrário vão achar que você tem um certa “quedinha” pelo largo apoio finlandês a causa do III Reich, ou será que tem?

Eduardo

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Dalton

Como escrevi mais abaixo o motivo de citar o Super Hornet seria em um hipotético embate entre o “Kuznetsov” e um NAe da Frota do Atlântico dos EUA, os últimos que receberão o F-35C ainda mais atualizado para o Block IV, mas, minha hipótese é de 2 Super Hornets armados com os mísseis de longo alcance, escoltados por outros Super Hornets, um par de Growlers e guiados por um E-2D, já operacionais nos NAes da Frota do Atlântico. . Melhor ainda seria um B-1 armado com duas dezenas desses mísseis ainda popularmente conhecidos como LRASMs e futuramente o B-21 apenas… Read more »

m4l4v1t4

Acorda amigo, a marinha russa deu mostra de suas reais incapacidades recentemente com o afundamento do Moskva por um sea skimming que não passa de um quase protótipo de Exocet das primeiras versões a-lá MANSUP; E, é claro, não nos esqueçamos da incapacidade de detectar lanchas de alta velocidade em Sevastopol.
Ou seja, é incapaz na arena terra-ar contra mísseis e na arena terra-terra contra lanchas. Que dirá contra o tipo de sistema que uma US Navy usava a 30 anos atrás, nem precisa de LRASM.

Velho Alfredo

Não precisa.
Marujos fumando pro navio e mar agitado pros pilotos já é o suficiente.

Alfredo Araujo

Precisou apenas de 2 misseis ucranianos para por o Moskva a pique.. Pq precisaria de 8, para colocar de vez essa banheira fumacenta no fundo do mar ?

Guilherme Lins

E sendo mais prático meu caro Alfredo, acho mais lógico atacar os rebocadores que acompanham esse “porta-aviões”. Depois desta, a moral dos marinheiros russos que tem a infelicidade de servir neste navio acabava. Literalmente.

Ricardo Machado

Melhor deixar a Tona, se o Afundarem, os Russos se livram dessa “tranqueira” que somente consome Dinheiro e Trabalho e passariam a Projetos Realmente Úteis MILITARMENTE, e melhor que eles continuem com essa OBSEÇÃO, não faz Dano a Ninguém a não ser o Tesouro Russo…

Luis Carlos

Super Hornet?
Sugiro que leia a matéria do Aéreo.

Dalton

Sugiro Luís que pare de superestimar os russos e subestimar a OTAN. . A produção do Super Hornet está chegando ao fim, nada mais razoável mas ele continuará sendo, na versão Block III significativo ainda por outras duas décadas. . E o motivo de citar o Super Hornet, é que um hipotético embate entre o “Almirante Kusnetsov” e um NAe da US Navy se daria com um da Frota do Atlântico que serão os últimos a operar com o F-35C ainda mais atualizado para o Block IV. . Melhor ainda um B-1 com duas dezenas de “LRASM” como ainda são… Read more »

Um Simples Brasileiro

Essa fotografia noturna com névoa, deixou com um ar imponente, sobrenatural até, parecendo até uma nave espacial.

Mauro Cambuquira

Sim, foi uma grande oportunidade fazer a foto do assunto nesse momento. Pra quem gosta de fotografia como eu, também achei que ficou muito bom!

Bacchi

E essa é a única coisa boa que pode ser falar do kuznetsov, pelo menos fica bonito nas fotos

Macgaren

Pena que na realidade é só um PA velho que parece um fusca de tanta fumaça e barulho que deve fazer

Dalton

A primeira vez que o “Almirante Kuznetsov” viu combate foi justamente quando do seu envio à Síria em 2016 embarcando apenas 12 aviões de caça/ataque dos quais 2 foram perdidos em acidentes conforme o texto, o restante daí passando a operar de base terrestre e o motivo na época alegado para tão reduzido número de aviões foi que não havia pilotos treinados em número suficiente, coisa que atormentou por exemplo a marinha japonesa desde o início da guerra de 1941-1945. . Por outro lado o mais antigo NAe do mundo o USS Nimitz,16 anos mais idoso que o russo retornou… Read more »

Velho Alfredo

Prezado
A informação que tenho é q foram 3 e não 2.
Sds

Dalton

Aviões perdidos ? Um MIG 29 em novembro seguido de um Su-33 em dezembro de 2016 por problemas técnicos no maquinário/cabos de retenção de aviões.
.
Não encontrei esse terceiro, mas, se puder postar o tipo e data, agradeço antecipadamente !

Velho Alfredo

Prezado

Não achei. Anotei sem a fonte.
Mantém 2, pra não dar dúvida.
Obg

pangloss

Para comemorar um ano de vexames na Ucrânia, a Rússia dá esse importante passo para voltar a operar o “Sãopaulovsky” com aquela proficiência habitual…

Luis Carlos

Fica frio que logo ele estará na Moldávia.
Basta Zelensky não se aquietar.

pangloss

Se chegar perto, vai acabar sendo comissionado para a frota submarina do Mar Negro, ao lado do Moskva.

Luis Carlos

Isso foi no ano passado
Hoje a Ucrânia não tem mais mísseis para lançar e arrisca não ter mais soldados para operá-los.
É triste a situação da Ucrânia.
Mas vai melhorar.
Confia!

Satyricon

Parece que alguém anda se esquecendo dos harpoons

Guilherme Lins

Esse aí, se jogar em Alang, Alang joga de volta. Nem o lixo quer.

Leonardo

Se afundar Yemanjá devolve a oferenda….

Luis

Faz como o Brasil, afunda. Acaba a dor de cabeça, nesse caso.

ADM

Alto custo de revitalização x Tempo de retomada das operações aéreas, será que compensará operar por 10 anos ?

Inhotep

Porta aviões é pra quem pode e não pra quem quer. 🤨

André Macedo

O que a Rússia realmente quer com essa embarcação? Com a extensão territorial deles me parece bem desnecessário continuar colocando dinheiro nesse projeto que vive dando problema, seu tamanho enorme compensa parte da falta de projeção de poder de um PA.
Não quer perder know how? Tem sempre os chineses pra ajudar. Seria uma questão de orgulho?

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Luis Carlos

A Rússia pode alcançar qualquer lugar relevante do Mundo por terra.
Europa, Ásia, Eurásia, Oriente Médio e até o Extremo Oriente.
Suas cadeias de suprimentos são imunes a quaisquer ataques ocidentais.
Estão sossegados.

Carvalho2008

e a vantagem geográfica da eurasia….

Underground

Não conseguiram chegar em Kiev!

MFB

Você está enlouquecendo de vez xings. O fracasso militar russo te afetou tanto assim?

Salomon

Boa mostra da eficiência russa. Tão decantada por aqui, para pasmo de alguns. Um vexame.

guest

agora inventaram a “obsolescência moral”

é cada uma que parece duas, viu

Fábio CDC

Pensei o mesmo… Onde já se viu isso? Deve vir dos mesmos criadores de “envergadura moral”, Rsssss

André Luís

A área de atuação da Marinha Russa é o Mediterrâneo.
Manter este porta-aviões ativo pode garantir à Rússia treinamento, desenvolvimento de doutrina, know-how em manutenção/operação, além de fornecer experiência para uma futura construção de um novo PA.

Dalton

Uma das áreas, não “a área”. A Frota do Norte que é a maior costuma enviar unidades
para o Mediterrâneo, mas também atua no Atlântico Norte e Ártico.
.
Uns 12 anos atrás pelo menos, se comentava, inclusive aqui, sobre planos russos de ter dois novos NAes , um dos quais para a Frota do Pacífico, que seriam comissionados no início da presente década, para eventualmente engavetar esses planos e finalmente dar
à atenção necessária que o “Kuznetsov” merecia.

Underground

Até pensei que você estava escrevendo sobre o Brasil, mas depois reli e vi que era sobre a Rússia. Um tenta ir além do Mar Negro, o outro além da Baia de Guanabara.

Fábio

Essa sucata velha vai ficar em infinita manutenção.

Carlos Crispim

Essa primeira foto é sensacional !!!!!!!

Underground

Kuznetsov, o São Paulo dos russos.

fewoz

A foto (fantástica) do Kuznetsov exemplifica muito bem o estado e a cultura geral das Forças Armadas russas: muita propaganda, mas muitos problemas.

Nonato
Alejandro Pérez

Bom aço pra virar conjunto de panelas, facas…

Que manía russa de gastar recursos em porcarías da Guerra Fria.

Neural

Bondão capturou Bakhmut!