Segundo a Reuters, dois navios de guerra iranianos atracaram no Rio de Janeiro no domingo após permissão concedida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de pressão dos Estados Unidos para que isso não ocorresse.

Os navios de guerra IRIS Makran e IRIS Dena chegaram na manhã de domingo, informou a autoridade portuária do Rio em comunicado.

Dena é um navio de guerra da classe “Mowj” que ingressou na Marinha Iraniana em junho de 2021. O navio militar está equipado com mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões navais.

O Makran é um navio de base avançada deslocando 121.000 toneladas. O petroleiro que virou navio de guerra pode transportar cinco helicópteros e é empregado para fornecer apoio logístico aos navios de guerra de combate.

IRIS Dena

Subscribe
Notify of
guest

192 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Olá Colegas. Cuidado para não confundirem “atracaram no Rio de Janeior” com “Atacaram o Rio de Janeiro”

Wellington R. Soares

Verdade kkkk. Seria engraçado o Irã tentando atacar alguém com esses navios, mesmo o Brasil. Esse petroleiro convertido em porta helicopteros é insano hahahhaha….
Parece aquele PA que eles simularam ser dos EUA kkkkk…

João Moita Jr

Realmente. Eles deveriam ir tomar aulas aí na MB, né?? Hehe

Sabtamariense

Uma coisa ridícula não torna outra menos ridícula…

Nilo

Não seja ranzinza, somos bons em fazer piadas dos outros, em fazer memes somos campeões, somos bons em futebol (Ronaldo-fenomeno, Daniel Alves, Robinho….)

André Macedo

Os EUA também usam semelhantes, como o USS Lewis B. Puller, oficialmente é uma Base Móvel Expedicionária, usado para conflitos de baixa intensidade, suporte para operações anfíbias etc. A diferença é que foram baseados em petroleiros civis, mas já construídos para tal, não foram convertidos como o iraniano.

SGT MAX WOLF FILHO

Estao aprendendo com a Globo kkk

Stene Pires

Parceria saudável! Uma gambá cheira outra.

Allan Lemos

O Brasil fez bem ao não aceitar a pressão dos EUA.

Estranho o Makran pesar mais do que um Nimitz.

fewoz

É inacreditável a arrogância dos EUA. Ainda se acham os donos do mundo. Mas felizmente isto vem mudando.

José de Ribamar Jardim filho

Vai para o Irã e faz oposição ou crítica o governo deles e vê o que acontece contigo.

Henrique

ele prefere ficar no país mais democrático onde ele pode se expressar sem brotar a “SS do governo” pra sumir com ele

Celmo Vieira

Falou quem odeia o Irã, que nunca fez nada contra o Brasil, só por causa dos EUA…

Jadir

Pois é, só estou vendo as postagens. O Irã é nosso parceiro comercial de longa data, não é nosso inimigo; portanto, não vejo nenhum problema em dois navios de guerra iranianos, atracarem nos portos brasileiros. É o verdadeiro pragmatismo…..

Chevalier

Vc quis dizer dinheirismo né?

Mauro Cambuquira

O que tem haver uma coisa com a outra. EUA, implicam até com o vento que faz a curva aqui no Brasil. Alemanha embargando as nossas FFAA. EUA estão fazendo um barulho danado com a questão da Amazônia essa semana, dando todo toda diretriz do que tem que ser feito, e sem aumentar um tostão de investimento dos 2 bilhões de dólares. E ainda tem gente que passa pano. Aqui é Brasil, não a casa da mães Joana.

Underground

É o Irã que está a ameaçar outros países e que está desenvolvendo sua bomba nuclear.

Rafa

Rs. Eu acho muito mais provável os EUA atacar o Brasil algum dia, do que o Irã atacar o Brasil

Underground

A questão dos navios aí vão muito mais longe do que mera picuinha. Existem sanções contra o Irã, significando que o Brasil pode eventualmente ser sancionado.

Camargoer.

Caro. Não existe sanção internacional devido o atracamento de navios no porto.

Underground

“Senador americano pede sanções e faz crítica após navios de guerra do Irã atracarem no Brasil” (CNN)(Senador Ted Cruz) advertiu que tanto o porto do Rio de Janeiro quanto empresas que prestarem serviços aos navios podem sofrer “sanções incapacitantes”.

Rafael

Esse Ted Cruz “viajou legal na batatinha”. Pois EUA não tem argumento legal para aplicar as tais sanções. O Irã não esta usando os portos do Brasil como base militar para atacar os EUA. Se EUA aplicar as tais sanções o Brasil estará de ”braços abertos”a Rússia e a China.

Nonato

Ainda bem que a Russia e a China estão tomando o poder né.
Liberdade, democracia e soberania.

Wellington R. Soares

Pesado é, só não chega aos pés de um Nimitz kkkk…

João Moita Jr

Pelo menos eles conseguiram fazer algo, não? Em contrapartida, o Brasil acaba de fazer vexame com aquela maravilha do São Paulo.

Lucas

Porém ainda temos nosso porta helicópteros, melhor que um navio de gasolina kkk

MMerlin

Onde sem dúvida alguma deve ser dado início na busca de seu substituto. Acredito que o A-140 fique, pelo menos, uns 15 anos na MB ainda. Mas como todo processo de compra por aqui é um calvário, devemos começar a nos preparar.
Construir aqui nem pensar, o custo sairia alto demais. E já temos que nos preocupar com a manutenção do contrato do PROSUB, a conclusão (e expansão) do contrato das Tamandarés e ainda NPa’s de 500 e 1500 toneladas.

Pablo

Ue, e o brasil nao fez/faz nada?

Lover

Será que o Estado Unidos não entende que agente aqui do estamos em guerra a anos.
Será que o Lula, Castro e o Eduardo paz não falou para o Baden que aqui tem tiroteio todos dia.

BK117

Já vi uma galera em outros sites fazendo tempestade em copo d’água. Seja o Irã o país que for, não temos intrigas com eles e não podemos nos dar ao luxo de criar inimizades por interesse de terceiros. Não há motivo para não permitir a atracação.

Last edited 1 ano atrás by BK117
Camargoer.

Olá BK. O Brasil sempre recebe navios de outras marinhas, seja me datas comemorativas ou em escalas destes navios. No caso, dois navios da marinha iraniana estão visitando o Rio de Janeiro. Considerando que o Brasil tem relações diplomáticas com o Iran, esta visita é algo bem normal. O Brasil tem uma embaixada no Iran e o Iran tem uma embaixada no Brasil. Poderia ser navio chinẽs, russo, ucraniana, cubano, japonês, dos EUA… é a chamada “não noticia”.

Celmo Vieira

O Irã nunca fez nada contra o Brasil. Mas para os colonizados vira latas dos EUA no país temos que ser hostis contra os iranianos automaticamente por causa da Política de Estado de Washington…

É a única razão do ódio gratuito contra o Irã; assim como a outros países que nunca fizeram nada contra o Brasil mas são dissidentes soberanos da Política de Estado neocolonial e criminal dos EUA.

Carlos

Ódio gratuito por um país ninguém tem, mas vejo que és um adepto de que as mulheres no Brasil usem hijabe e burka e eventualmente se agrida uma mulher por ter o hijabe mal posto e eventualmente mata-la como aconteceu no Irão com uma jovem de 22 anos

Maurício.

“Já vi uma galera em outros sites fazendo tempestade em copo d’água.”

Agora tem um um pessoal “preocupado” com “direitos humanos” e “liberdade”, não vi esse pessoal de mimimi quando nosso ex-presidente e seu filho, o Dudu dos pendrives, tiravam foto e puxavam o s@co do ditador criminoso da Arábia Saudita, aquela cubana vivia passando panos, isso que ela era “contra” ditaduras…

Henrique

treta com br é só sobre quem governo o país… ser a favor de ditador aqui é mais normal que andar pra frente…

Só ver que ta cheio de russetes, governo ajudando ditaduras e tudo mais… gente fazendo protesto pedindo pro estado ficar mais autoritário (dia 8/fev kkkkkkk)

Maurício.

Não esqueça das viúvas da ditadura, como fechar STF com um soldado e um cabo, tem muita viúva louca por um “gópi”, tinha até minuta de “gópi” por aí…rsrsrs.

Celmo Vieira

Eles acham que são “livres”, quem vivem em “democracias” com “liberdade de expressão”… Claro, só corroborar a Política de Estado dos EUA que não serão censurados, invisibilisados e banidos das plataformas de mídia controladas pelos EUA… Não tem opinião própria, são 100% formatados pela narrativa dos EUA e sua mídia satélite/indústria cultural comercial. Logo, odiarão gratuitamente qualquer país dissidente da Política de Estado de Washington que são demonizados Ad Infinitum por essa mídia/indústria… Países que nunca fizeram nada contra o Brasil; pelo contrário, defendem sua Soberania, uma agenda internacional multipolar e de integração. Já os EUA é e será os… Read more »

Halil massud

A verdade é que o Brasil não pode arrumar problema com ninguém,pois não aguenta 10 minutos de briga com País algum. A Bolívia com meia dúzia de bacamarte tomou a refinaria e desafiou o Brasil em ir lá tomar! Um país onde compra um porta avião francês que iria para o ferro velho e apresenta como a oitava maravilha do mundo. Mais carnaval tem, isso é o melhor.

Celmo Vieira

Tomou coisa alguma; o Brasil foi indenizado. O pseudo acordo de FHC e o boliviano fantoche dos EUA era ultra lesivo a Soberania Boliviana.

O “curioso” é que os mesmos que falam dessa questão não dão um pio para o entreguismo de Altíssima Traição dos governos Temer e Bolsonaro… Governos que apoiaram… Que entregaram nossos campos de petróleo e infraestrutura da Petrobrás a preço de banana! Curioso, muito “curioso”…

Se o Brasil quiser ser líder regional tem que fazer uma Política de Integração ganha-ganha, e não as práticas abutres típicas dos regime criminal dos EUA na região.

Adriano Madureira

Washington e Teerã que se entendam, o Brasil não tem nada haver com as picuinhas deles…

Estados unidos acha que somos quem para abanar o rabo a seus pedidos?! Nicarágua?!

Andrey

A cumpanherada toda feliz dizendo “nois tem ” soberania,”nois né capaxo dos ameicanus” só “semos” das ditaduras “democráticas?” amigas.
Brincadeiras a parte muito estardalhaço por 2 navios insignificantes,não temos inimigos ,se não estão trazendo nenhum material ilícito ,não há problema em atracar no Brasil.

Camargoer.

Pois é. A visita de dois navios da marinha do Iran é uma não noticia (visto que é algo normal). Seria manchete e causaria estranheza se o Brasil proibisse esta visita. Isso seria noticia.

Carlos

A esse sentimento chama-se INVEJA, culturalmente o Brasil é mais próximo dos EUA do que do Irã. Ter como amigos alguém que mata uma jovem só porque não tinha o hijabe bem posto não é nada benéfico para o Brasil

Fernando

Ter como amigo um cara responsavel pela morte de milhares de pessoas por desqualificação de processo vacinatório, tambem não é nada benefico.

Adriano Madureira

“Ter como amigos alguém que mata uma jovem só porque não tinha o hijabe bem posto não é nada benéfico para o Brasil”… Ter como amigo um país que mata uma jovem que não usava corretamente um hijab é tão imoral quanto ser amigo de um país hipócrita, que vive falando aos quatro ventos o quanto são contrários a regimes ditatoriais e que tem negócios com ditaduras africanas criminosas, ou invadir um país, criar uma base militar não autorizada e roubar milhares de barris de petróleo diariamente, deixando a população do país sendo vítima de racionamento de energia e sofrendo… Read more »

Carlos

A esse sentimento que demonstraste pelos EUA, chama-se inveja, não te vou falar sobre o direito internacional e a carta das nações unidas, Não te vou falar de nenhum estado islâmico, nem falar da ausência da autoridade do estado, nem de forças que combateram o estado islâmico, nem te vou falar num país onde existem leis e elas são aplicadas, nem vou te falar num país que não é perfeito mas em muitas coisas é um exemplo nem te vou falar num país que tem uma língua diferente e tu usas diariamente como se fossem parte da tua língua materna.… Read more »

Adriano Madureira

“Inveja”?! Sei… Meu país pode ter os defeitos que for, pode não ser militarmente ou economicamente forte quanto o país que você aparenta muito admirar, mas ao menos não temos sangue nas mãos ou desestabilizamos ou invadimos nações para de alguma forma obtermos alguma vantagem financeira, usando como desculpas preceitos constitucionais, morais ou éticos que não passam de falácia…

Otto Lima

Aqui no Brasil, uma adolescente morreu porque dois manés perderam uma aposta de sinuca. E ela não tinha absolutamente NADA a ver com a treta! Aqui no Brasil, bem no bairro onde moro, uma mulher foi atropelada intencionalmente por um motorista de aplicativo porque ela cancelou a corrida. A mulher está agonizando na UTI de um hospital estadual. O Brasil não é tão diferente assim do Irã, meus caros!

Carlos

E tens orgulho nisso que contas? Pelos vistos queres ser igual ao Irã

Camargoer.

Caro. Inveja de quem sobre o quê? Temos que lembrar que outros países também aplicam a pena de morte, algo que sou absolutamente contra. Infelizmente, até mesmo o Japão, que tanto admiro e gosto, também emprega a forca como punição. É algo que viola o princípio mais fundamental dos direitos humanos. Infelizmente, tando ditaduras quanto democracias empregam a pena de morte. Os números nos EUA refletem um problema racial na aplicação da pena de morte, não religioso. Enquanto cerca de 13% da população dos EUA é negra, eles representam metade das pessoas punidas com a pena de morte.

Carlos

Felicito-te por seres contra a pena de morte porque também o sou. Quanto ao resto é apenas uma questão de opinião, O Brasil e os EUA têm mais em comum do que o Brasil e o Irã e quanto à perfeição, essa só existe no céu

Camargoer.

Olá Carlos. Fico feliz que também sejas contra a pena capital. É uma resquício de tempos absolutistas nos quais nem se sabia que um regime democrático fosse possível. De fato, a história dos EUA e do Brasil são parecidas em muitos pontos. Costumo dizer que se os Estados Confederados do sul tivessem ganho a guerra, os EUA seriam um grande Brasil. Já o Iran tem uma história milenar que remonta a origem de civilização. Somos, portanto, herdeiros da tradição ibérica, que foi herdeira da tradição romana, que foi herdeira da tradição helênica que foi herdeira da tradição mesopotâmica. Então, se… Read more »

Carlos

Concordamos em absoluto o sermos contra a pena de morte, mas fiquemos por aqui porque nos EUA nem todos os estado aplicam a pena capital e os que aplicam estão na sua maioria no sul, antigos estados confederados. Falas na Mesopotâmia que foi uma civilização que se desenvolveu entre os rios Eufrates e Tigre num território que hoje é o Iraque e esta região foi o berço da civilização humana. O Império Persa já é posterior à civilização da Mesopotâmia. Quando comparei os EUA e o Brasil falei que tinham mais em comum do que com o Irã e não… Read more »

GRAXAIN

6Depois que o atual dignitário acabar com a Guerra da Ucrânia este pequeno incidente será esquecido e perdoado pelos EUA e OTAN.

Camargoer.

Caro. Por que a visita de dois navios da marinha iraniana, algo que está previsto há mais de um mês, tanto que todo mundo aqui na trilogia já sabia, é um incidente? A marinha iraniana abriu fogo contra a costa brasileira obrigado a abertuda dos portos? Os marinheiros iranianos cometeram algum crime no Rio, mas foram retirados da cadeia por ordem do embaixador iraniano?

Nilo

Só falta agora Israel retalhar e também impedir exportações da nossa indústria por usar suas tecnologias rsrsrs

GRAXAIN

Boa! Qual a origem do petróleo e derivados adquiridos por Israel! Operam em outra frequência, menos lacradores, mais pragmáticos!

Camargoer.

Olá Nilo. Talvez alguém queira protestar na frente da embaixada iraniana em Brasilia… ou em frente do comando da MB que permitiu o atracamento…. será que a autoridade portuária permitirá um acampamento em frente ao portão de entrada e saída de carga?

GRAXAIN

Não é uma opinião minha, mas muito provavelmente do Departamento de Estado Americano que instruiu sua embaixadora à falar diretamente com o Presidente do Brasil sobre o tema. Por certo que se trata de uma decisão soberana do nosso país, como foi a expulsão do embaixador americano pelo Presidente Geisel! Tudo tem consequência, apenas isso!

GRAXAIN

(5) Senador dos EUA quer sanção contra o Brasil após navios iranianos atracarem no país – YouTube
Deixo o Sen Ted Cruz te explicar! Mas o governo eleito é soberano para decidir qualquer coisa aqui dentro, só não esqueça das consequências. Presidente Geisel expulsou o embaixador dos EUA, teve muita consequência econômica entre 79 e 82. Não se guie apenas pelas preferências partidárias e ideológicas, são péssimas conselheiras.

Maurício.

“apesar de pressão dos Estados Unidos para que isso não ocorresse.”

O Brasil é um país livre e soberano, não deve aceitar pressão de ninguém, simples assim.

SmokingSnake 🐍

Mas tudo tem consequências, simples assim. Esse é um caso que não tem nada a ganhar e muito a perder.

Maurício.

Então na sua opinião o Brasil deveria aceitar a pressão americana? E o Brasil vai perder o que exatamente? 🤔 Os americanos vão dificultar o visto para os brasileiros que querem ver o Mickey? Esse teu comentário é tipo aquele do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, mesmo nível de subserviência.

André Macedo

Perder o que exatamente? Vão nos sancionar por deixar dois navios iranianos atracar? Kkkkkkkkkkkk

SmokingSnake 🐍

A Alemanha já bloqueou coisa por menos, agora o desgoverno pode colocar outras empresas em risco como a Embraer. Vamos ganhar o que com o Irã? País pária internacional e sem importância econômica para o Brasil.

J.Leo

Pergunte para o agronegócio… Lá vão te informar o que o país ganha com a desimportância iraniana.

fewoz

Prezado, acho improvável, pra não dizer impossível, que isso aconteça. Os governos anteriores do PT também foram razoavelmente amigáveis com o Irã e o Brasil nunca teve qualquer tipo de problema. Os EUA são importantes para o Brasil, mas o contrário também acontece: Os americanos não querem criar problemas com nosso país, pois preferem que ele seja a força influente na América do Sul, não China, Rússia ou Irã. Para a Embraer ter problemas ou o Brasil sofrer de embargos no geral, a situação teria que ser muito mais complexa, tais como um envolvimento direto no programa nuclear iraniano, por… Read more »

André Macedo

Bloqueou o quê? Tu tá comparando o Brasil ajudar na Guerra da Ucrânia com permitir atracar dois navios que sequer estão em operação de guerra? Não é possível, tu quer achar motivo pra choro? kkkkkkkkkkkkkk

Não é questão de ganhar ou perder, é simplesmente rotina, não há porque recusar os iranianos.

Cristiano de Aquino Campos

Nem o Bolsonaro deixou de fazer comércio com o Irãn ou cortou relações com eles, porquê o Lula faria isso?

Santamariense

A Alemanha bloqueou a venda dos Guarani por conta dos problemas dela com as Filipinas. O problema dos alemães aão é com o Brasil.

LeoRezende

Mas assim mesmo,pagaremos o pato.

Luis Carlos

Não há nada a perder.
Muito pelo contrário.
O Irã é uma País grande e está entrando para os BRICS.
E para o Oriente que devemos nos dirigir.

GRAXAIN

Isso é que é visão de longo prazo! O tempo vai mostrar e ensinar… alguns nunca aprenderão…

Velho Alfredo

Se o representante do Irã no BRICS conseguir entender as patacadas pato-bola-macaco da indicação pra presidência do Banco….. já é alguma coisa

Luis Carlos

Pelo menos o nosso representante não voltaria para o Brasil sem uma mão, caso fosse indicado pelo Governo anterior.
Muçulmanos são rigorosos com com essa prática.

Santamariense

Peraí…em se falando de perder a mão, um sujeitinho por aí, já com nove dedos, corria o sério risco de ficar só com 5…ou 4, dependendo da mão decepada.

Luis Carlos

Perdeu trabalhando e não dividindo salário em Assembleía Legislativa.
Que fique bem claro.

Santamariense

Que trabalhando o que, mané? O cara é destro e perde justamente o dedo mínimo da mão esquerda!! Bem conveniente, não?
Os que dividem salário de assessores devem ir pra cadeia. Não tenho políticos de estimação, ao contrário de ti. E uma coisa não justifica outra. Além disso, dividir produto do saque ao erário é uma das especialidades desses que estão no planalto.

LeoRezende

kkkkk. Confia!

Celmo Vieira

Para os americanófilos que pululam de plantão no país devemos nos alinhar automaticamente, sempre, com os EUA; e “ganhar” o de sempre: o “direito” de servir cafezinho, limpar o chão deles e sermos explorados como neocolônias.

Política de Estado bipartidária e permanente deles para o país e região!

Cristiano de Aquino Campos

Sério que você acha que os EUA vai sancionar o Brasil, seu segundo ou maior parceiro comercial na América Latina, por causa de uma fragata e um navio de apoio Iraniano, ainda mais com a China doida para aumentar seu comércio com a gente que já é maior que o Americano?

Willber Rodrigues

Se é pra ficar com esse tipo de pensamento, fecha o Itamaraty, acaba com todas as nossas embaixadas, e coloc a responsabilidade de nossa política e relacionamento externo nas mãos da Casa Branca. Pronto.

Os EUA vão fazer O QUÊ por termos recebido uma visita do navio iraniano? Mandar seus bombardeiros pra destruir nossa infra-estrutura?

Francamente….

Santamariense

Se o Brasil vai pedir autorização para os EUA para receber quem quer que seja em seu território, então fecha essa birosca e da a chave pra eles de uma vez.
O Irã é uma teocracia ditatorial e sanguinária, que Mata seus opositores sem o menor constrangimento? Sim, é. Mas, a Arábia Saudita também é e os EUA são aliados de primeira ordem deles. Então, deixem que das coisas daqui o Brasil (ainda) cuida. E aqui nao quero fazer defesa do atual governo do qual tenho aversão total. Estou defendendo a liberdade do Brasil enquanto país (ainda) soberano.

Celmo Vieira

Teocracia ditatorial e sanguinária? Falando de Israel? Estado Judeu, por lei, desde 2018?

Maurício.

Olha, não que eu queira defender Israel, por mim eles podem ser um estado judeu por lei, desde que eles não crucifiquem ninguém em praça pública por terem uma crença diferente, já está de bom tamanho, algo que é muito complicado em países como Irã ou Arábia Saudita.

Santamariense

Não seja cretino … tu sabe que o Irã é isso que eu falei. Em um tópico sobre Israel tu pode destilar teu ódio. Entretanto, como o Maurício falou, em Israel não se vê punição com morte â uma mulher porque ela usou o véu de forma inapropriada. Também não se vê as mulheres sendo tratadas como lixo, algo comum na terra dos aiatolás…e dos sauditas tb. Portanto, menos…bem menos…

Otto Lima

O Brasil não tem que se curvar a ninguém! Nem aos Estados Unidos, nem à Rússia, nem à China…

C G

É uma questão de civilidade, os navio representam alguma ameaça ao Brasil?
Se não que atraquem, reabasteçam seus viveres e sigam viagem, se existe algo para resolver que a via diplomática seja utilizada como primeiro instrumento e que se chegar a tal ponto seja feito um comunicado prévio a respeito da não aceitação!
Não é pq eu como pessoa acho a ditadura do Irã asquerosa que vou enviesar meu comportamento, “não se nega copo d’água”!

GRAXAIN

A Teocracia Iraniana sempre foi muito civilizada… Cada um… Podemos discordar dos vizinhos ocidentais do Atlântico, mas achar que é melhor gerar alinhamentos esdrúxulos com países em crise permanente e cheios de inimigos ocidentais é complicado…

Leandro Costa

A minha preocupação maior é com a segurança dos Marinheiros Iranianos zanzando pelo Rio de Janeiro na rebarba do Carnaval hehehehehe

Matheus

Se olharem muito é capaz de serem açoitados do Rio até de volta ao Irã kkkkkkk

Brincadeira.

m4l4v1t4

Dá pra contrabandear bastante material físsil nesse porta helicóptero cargueiro

GRAXAIN

Só se for do Irã para o Brasil… Acho que a MB/INB não têm capacidade de exportar qualquer coisa que interesse aos Persas…

marcos.poorman

O Brasil é um país soberano e deve se comportar assim. Os navios estão de passagem, vão aproveitar para comemorar os 120 anos de relações diplomáticas entre os países. Temos corpo diplomático e adidos militares lá e eles aqui. Não há nada errado na visita.

A Ex-Min. da agricultura Tereza Cristina cumpriu um extensa agenda no Irã recentemente, inclusive a compra de fertilizantes tão necessários para nosso agro pois somos grandes exportadores de alimentos para o Irã. Precisamos dos iranianos e eles de nós. Simples assim

Luis Carlos

Grande notícia.
Mostra a independência política do Brasil e também que os EUA não mandam mais droga nenhuma.
Se liberarem visitação, vou lá.

fewoz

É um país milenar e com uma rica história. Dizem que as pessoas são muito hospitaleiras. Também tenho muito interesse.

Wellington R. Soares

Isso é hipocrisia ou cegueira mesmo ?
Irã representa uma das piores ditaduras que existe na atualidade.
Cuidado ir lá e ser executado como muitos que “expressam” liberdade por lá.

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/internacional/ira-executa-manifestantes-e-afasta-forca-jovem-das-ruas/%3famp

glasquis7

A Arábia Saudita também, mesmo assim, tem quem vá se esfregar e bater palmas pra eles, entre eles os EEUU.

Celmo Vieira

Fonte esperada: CNN.

BraZicanos que odeiam o Irã unicamente por causa da narrativa da Política de Estado do EUA e sua mídia satélite.

E assim será contra qualquer país dissidente dos EUA…

Mas são “livres” e “pensam por conta própria”…

Otto Lima

Em questão de costumes, o Irã parece a Suécia, se comparado à Arábia Saudita, que é aliada dos EUA.

Gautério

Não te engana.
A revolução de 79 acabou com tudo isso.

m4l4v1t4

Quanto ranço e quanta ignorância.

O EUA não está querendo mandar em nada, muito menos mostrar que manda, como você supõe.

Mas será que o EUA é assim tão impotentes como você diz? Vejamos:
Você conhece uma empresa chamada EMBRAER?
Com 1 canetada do governo do EUA e a EMBRAER fica sem 95% do seu marketing share.
Com 2 canetadas ela também fica sem conseguir produzir seus aviões.

Este foi só um exemplo de 1 empresa brasileira. Quer outros exemplos?

Celmo Vieira

Isso só corrobora o que significa dependência dos EUA.

A Embraer quase foi doada a Boeing e tinha muito, muito braZicano batendo palma, incluindo os da força aérea colonial deles no braZil…

Mayuan

Se prometer ficar lá acho que vai ter muita gente contribuindo pra vaquinha da passagem.

Luis Carlos

Gostei da ideia.
Aí, eu economizo dinheiro e compro uma para vc ir a Orlando.
Além de um calendário da BolsoStore.
Cada coisa…….

Gilson

Engraçado que os EEUU, chamam os Iranianos, de terroristas. Mas quem são os verdadeiros terroristas na verdade são os EEUU, e só pensar um pouco quem explodiu o Nord Stream ( corrente do norte).

fewoz

Não vou comentar sobre o Nord Stream, mas de resto, você tem toda a razão: para sustentar seu poder, os EUA cometeram (e cometem) todo tipo de atrocidades, sendo uma das piores, os testes que fizeram nos habitantes das Ilhas Bikini, logo depois de terem jogado uma bomba nuclear por lá… (há um documentário na Netflix sobre isso). Ainda não entendo quem fala mal de países como Cuba, China e Irã (moda ultimamente no Brasil) e passa o pano para as milhares de atrocidades dos EUA… é uma cegueira sem tamanho.

André Macedo

É herança dos filhotes de ditador de 64, exaltar americanos e lutar contra o “comunismo”, eles querem sentir que lutam contra algo pra disfarçar suas vidas entendiantes.
Ou pior: Tratam como “normal” para a época da Guerra Fria.

O próprio Irã era uma democracia bem estável antes da Operação Ajax orquestrada pelos EUA e RU. O motivo? Os iranianos queriam nacionalizar sua produção de petróleo.

Talisson

A maldição do petróleo…

Celmo Vieira

Não. A maldição do regime dos EUA.

Celmo Vieira

Isso não vem ao caso para o braZicanos… O Golpe contra Mohammed Mossadegh foi um dos primeiros da nova agência de terrorismo e golpes oficial dos EUA: CIA.

Otto Lima

Depois da Operação Ajax, o Irã deixou de ser uma monarquia constitucional e se tornou uma monarquia absolutista a serviço dos EUA e do RU. Em troca do petróleo, as Forças Armadas Imperiais do Irã tiveram amplo acesso a armamento estadunidense e britânico, incluindo: caças F-4 Phantom II, F-5E/F Tiger II e F-14A Tomcat; carros de combate FV4201 Chieftain e Chrysler M60A1; quatro contratorpedeiros de defesa antiaérea de área derivados da Classe Spruance (que não foram entregues por causa dos embargos decorrentes da Revolução Islâmica e acabaram sendo incorporados à USN como a Classe Kidd). Nos 25 anos entre a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Otto Lima
Celmo Vieira

Para os braZicanos qualquer crime do regime dos EUA se justifica; são apenas “interesses nacionais” ou prática de “potência”. Não! São as práticas do regime criminal dos EUA!

m4l4v1t4

Quando alguém chama o EUA de EEUU eu costumo não ler o comentário porque já sei que vem discurso de ódio antiamericano na sequência.
Qualquer texto que traga consigo EEUU deve ser ignorado porque é material ideológico.

Orondes

Tá bom vou passar a chama-los apenas de estadunidenses, tal qual todos os outros países latino-americanos o fazem, menos o Brasil que gosta de chama-los de americanos para imitar os europeus, fica mais amigável assim não é mesmo?

Nemo

Apenas para esclarecer uma questão: até 1969 o nome do Brasil era Estados Unidos do Brasil, logo nós também éramos estadunidenses. Mais lógico chamá-los de americanos e nós de brasileiros.

Camargoer.

Caro. Dobrar as letras de uma sigla é padrão para indicar plural. FA poderia ser usado tanto para abreviar força armada quando forças armadas. FFAA indica forças armadas (no plural). EU pode ser usado para Estado Unido ou Estados Unidos, mas EEUU. É uma regra simples. Por isso se usa A para autor e AA para autores. Entendeu?

Celmo Vieira

O EUA é o regime, junto com os britânicos, mais terrorista da História contemporânea.

CIA e MI6 são as 2 maiores organizações terroristas do mundo.

Esteves

O Irã é uma oportunidade. Principalmente para nossos produtores de milho. Milho…milho é o maior negócio dentro dos EUA. Tudo lá é feito à partir do milho incluindo embalagens, roupas, material de acabamento em veículos, combustíveis. No dia que as sanções contra o Irã caírem…as empresas norte-americanas exportadoras de milho Irão fazer a festa. Sem pestanejar, Irão sabotar os negócios brasileiros com o Irã. O Irã vai no caminho que o Brasil gostaria de ir desenvolvendo tecnologia em Defesa. O Irã é grande produtor de adubos e fertilizantes…ora, ora, ora…justamente os adubos e fertilizantes que somos dependentes de Canadá, EUA,… Read more »

Wellington R. Soares

Lá no Irã é meio complicado meu amigo. Você não estaria comentando em um fórum militar naquele país. Não mesmo !!!

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/internacional/ira-executa-manifestantes-e-afasta-forca-jovem-das-ruas/%3famp

Luis Carlos

Cada País tem suas situações internas e não cabe ao Brasil discutir isso.
É um problema iraniano que deve ser resolvido pelos iranianos.

Esteves

Pra eles não é problema.

Sabtamariense

Para eles quem, não é problema??

Celmo Vieira

Para o povo iraniano que apoia a Revolução anticolonial e anti-imperialista de 1979.

Não os quinta colunas que tentam mudança de regime patrocinados pelas agências dos EUA.

Os iranianos não trocam Soberania por chocalhos dos EUA, tão comum aqui no braZil…

Santamariense

Não seja cretino…que povo iraniano apóia os aiatolás? Só um bando de fanáticos religiosos que apoiam uns velhos medíocres que desvirtuam o Alcorão em interesse próprio. A maioria do povo não quer esses velhos criminosos e decrépitos decidindo tudo. Anticolonial, anti-imperialista, blábláblá…que conversa mais ridícula. Troca o disco…

cristiano

Para a maioria do povo Iraniano se voltar contra os Aiatolàs e o mesmo que o povo Italiano se revoltar contra o papa ou os russo darem um pau no patriarca.

Santamariense

O Papa não governa a Itália e nem o patriarca ortodoxo governa a rússia. Já os Aiatolás são os mentores do governo iraniano. E quem te disse que a maioria do povo iraniano segue os aiatolás?

Celmo Vieira

Os braZicanos acham que isso é problema do braZil porque é do regime dos EUA…

É a única razão de odiarem o Irã ou qualquer outro país que não se submete ao regime criminal dos EUA.

Last edited 1 ano atrás by Celmo Vieira
Agressor's

“Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”

Millôr Fernandes. 😉

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Esteves

Isso não se põe na mesa. Nômades do deserto existem ainda hoje. Ricos, negociam por onde e pra onde vão. O Facebook na China é controlado. A internet na Rússia é monitorada. Vinte e dois por cento das importações brasileiras de fertilizantes vem dos russos. Na China há o que pode assim como na Rússia existe o que não pode. Pra isso existem fronteiras que no caso de Brasil e Irã são intangíveis. Da linha pra lá pode, aqui não pode. Vice-versa. O telescópio Hubble ia ser substituído pelo James Webb. A diferença entre as imagens captadas pelos dois telescópios… Read more »

Celmo Vieira

Claro, que só corroborar a Política de Estado dos EUA que não será censurado, invisibilisado e banido das plataformas de mídia controladas pelos EUA…

Facebook e etcs dos EUA são plataformas de roubo de dados, propaganda e censura. Por óbvio na China e Rússia as plataformas são locais, com servidores locais.

Só aqui, na neocolônia dos EUA braZil, se aceita passivamente a atuação desses cânceres da internet Made in USA (Facebook, Google, etcs).

Last edited 1 ano atrás by Celmo Vieira
Santamariense

Tu usa o que pra escrever aqui? E em qual navegador? Tu tem celular? E notebook? E tablet? Qual sistema operacional tu usa? Android ou iOS?
Tem espionagem, roubo e manipulação de dados e informações? É claro. No mundo todo, inclusive na rússia e china. Não queira negar o óbvio.

Celmo Vieira

Quem rouba e espiona os dados de brasileiros em massa são as plataformas dos EUA, não da China ou Rússia.

Por isso mesmo ambos países tem suas próprias redes!

Mas pra ti bem, né não? É os EUA…

Santamariense

Blablabla…todo mundo espiona e rouba dados de todo mundo. Facebook, Instagram,etc, são dos EUA…roubam dados, sim!!! Mas, o TikTok e o Kwai, são de quem?? Ora, não seja ridículo!
Continuo esperando: qual sistema operacional e qual navegador tu usa para escrever tuas abobrinhas?? Hehehe

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
cristiano

Cara, tirando os aparelhos eletrônicos que você disse que são todos fabricados na China, na parte do sistema operacional você esta certo!

Santamariense

Na china há fábricas, por exemplo, da Apple. Mas, o projeto, desenvolvimento e propriedade são de empresas dos EUA. Então, não são produtos chineses….são produtos fabricados na china…uma coisa é bem diferente da outra.

Carvalho2008

Mestre Wellington..Nem na China, nem na Arábia, mas o mundo não somente os estimula mas comercializa a rodo…em em plena ameaça nuclear a mais de 30 anos…. então, o Brasil que não tem nada vezes nada a ver com isto, porque deixaria de manter negócios e relações se todos os que podem acusar assim o fazem?

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
cristiano

Complicado, o Iran e um pais Islâmico más as mulheres tem mais liberdade em certas coisas que outros países islâmicos e vice versa. Acho que a cultura local influencia muito e isso e válido para todas as religiões. Temos que lembrar que a al qaeda era quase que inteiramente saudita.

Carvalho2008

Bem colocado Mestre Esteves…..

O Irã representa um mercado. Óbvio que menor que o mercado americano, mas ele está na linha daquilo que podemos comercializar sem qualquer impedimento.

Se americano desejar, ele que compre este mercado….mas como já disse e o Esteves pontuou os EUA não tem dinheiro para isto e competem nos mesmos produtos….

E atenção a todos…..o milho está estourando os preços….

Sabtamariense

Quanto ao milho, aqui no RS, um dos maiores produtores do país, a quebra na safra vai se grande devido à seca.

Nilo

Não esqueçamos do interesse dos iranianos pelos E Jet da Embraer.

Carvalho2008

No caso da Embraer é desejável porém, mais complicado. Os EUA podem embargar…

Já sobre alimentos e atracar um navio sem missão de agressão no mundo não há problemas…

Celmo Vieira

A iniciativa de Brasil e Turquia foi sabotada pelos EUA, para variar!

Conseguiram o que os EUA pseudo negociavam (obviamente devido ao abissal lobbie sionista no regime dos EUA). Quando conseguiram o acordo os EUA vetaram automaticamente.

Santamariense

Olha embaixo da cama… atrás da porta… atrás da cortina ..dentro da geladeira…no forno….na açucareiro….pode haver um sionista anglo-saxão escondido em cada um desses lugares, esperando para te devorar….kkkkkkkkkkkkk

sub urbano

Entregue a familia bozó para eles e deixe q os levem para bem longe.

m4l4v1t4

No IRÃ o m0lus0 já teria perdido a mão direita lá nos anos 70 quando ele colocou o dedo na máquina pra processar a empresa e parar de trabalhar. Ele cometeu o crime para fazer a cobrança do crime que cometeu: FRAUDE !

Hoje o m0lus0 iraniano, com sorte, seria só o cotoco.

Rivaldo Rodrigues da Silva

Não há porquê o Governo brasileiro se preocupar com duas embarcações que estão a passeio no Brasil, seja ela de qualquer País, visto que o Brasil não tem inimigos, mesmo porquê tem coisas mais relevantes para o Governo se preocupar, com o desemprego, a fome e a miséria do seu Povo.

Camargoer.

Caro Rivaldo. De fato. Concordo.

Antonio Godoi

O Brasil é neutro e sobetano.
Viva a nossa Marinha!

m4l4v1t4

Volta ….

O Brasil não é neutro amigo. O Brasil é uma juristocracia que tem lado, sobretudo quando precisa alcançar um objetivo ideológico desse mesmo lado, e que se vende como uma democracia.

Onde está a soberania em seus sonhos? Nas trasnmissões do Guarani? Nas turbinas dos aviões da Embraer? Nos microchips dos produtos eletrônicos montados aqui?

… volta pra Terra

Antonio Godoi

*Soberano

Matheus

Vou em outros canais de noticias e só vejo os “Patriotas” espumando pela boca.
Alguns até dizendo que o Brasil tem que ser subserviente aos EUA ou que os militares são todos vendidos e blablabla

Eu acho incrível como os que se auto intitulam Patriotas, são os que mais odeiam o próprio país.

m4l4v1t4

Vamos por partes. Vamos separar em 2 lados. A maior prova de amor por um país está na disposição em dar sua própria vida em sua defesa. Dito isso, já fico aqui imaginando um monte de gente como você se alistando no exército para lutar uma guerra onde a morte seja quase certa em defesa dos interesses do Brasil. Não é preciso ir muito longe não, é só olhar para as polícias militares e ver que o perfil de gente que deixa de ser outra coisa para arriscar sua vida contra a criminalidade é um perfil igual ao seu, correto?… Read more »

cristiano

Eu já imagino outro cenário, um pais desses da OTAN dizem que o Brasil não tem competência para controlar a Amazônia, e vou ver muito patriota apoiando a entrega e ainda se mudando para lá para ver se fica!

Eduardo Fialho Schaefer

Pois eu digo, se esse navio de guerra iraniano era um petroleiro, então por que o navio São Paulo não poderia fazer o caminho inverso, virar um petroleiro fixo de base offshore, daqueles que só armazenam e depois vem outro e transfere a carga de petróleo? Eu tive esse insight antes de afundarem o dito. Alguém competente poderia me confirmar se daria certo? Pois então, só eu aqui pra pensar e dar um desfecho pro São Paulo, agora já tarde demais.

Camargoer.

Ola Eduardo. Muitas plataformas petrolíferas foram construídas aproveitando cascos de navios petroleiros. Isso é bem comum, mas isso depende do interesse de uma companhia petroleira. Este tipo de reforma custa alguns bilhões e uma empresa petroleira só fará este tipo de encomenda quando for realmente necessário. Além disso, é uma decisão tomada com pelo menos uma década de antecedência. Se nenhuma empresa teve interesse em transformas o A12 em uma plataforma petrolífera ou mesmo aproveitar um casco de um NAe da USN recentemente desativado é porque não existe esta demanda por parte das empresas petroleiras.

Santamariense

Meu caro, o casco do São Paulo estava em condições extremamente críticas. Não dava para fazer mais nada com ele, exceto afundar.

Esteves

A imagem que ficou do A12 não corresponde ao estado real do casco que foi afundado.

O navio Estava muito deteriorado. Muito mesmo.

Eduardo,
A compartimentação interna do ex-NAe São Paulo é totalmente diferente de um petroleiro, não seria viável a transformação.

Carvalho2008

Mestre Eduardo, um petroleiro é Ôco. E estruturas podem ser construídas dentro…além de que já é um tanque de armazenagem por natureza. Um Nae não é OCO. não tem o tamanho de um petroleiro, o casco é delgado e cabe somente umas 3 mil ton de combustível…. como ele é delgado e seu calado é diferente, hipoteticamente , mesmo que vc gaste para desmontar todas as salas internas para construir tanques no lugar, o casco iria adernar pelo peso….ok? é por isto que vc Vê petroleiros com aquele design parecendo tão afundados mar….a linha de petróleo fica quase no nível… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Isso, Carvalho.

Só pra ajudar, petroleiros têm esse arranjo interno, basicamente, dividido em vários tanques no sentido longitudinal, além de uma praça de máquinas relativamente pequena (em comparação com o resto)

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg39Jm6Qtk762pEqBAqLYuBYw29hYBas1uyg&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQidZ-USxANxnIUIEZE3LcTAOn-hwTXTUyPNg&usqp=CAU

Um NAe tem compartimentação totalmente diferente, além do formato de casco, com a propulsão ocupando uma área relativamente grande, muito mais compartimentos, grandes hangares nos conveses mais altos e tanques e paióis bem menores nos conveses mais baixos.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSnlDMbbWmoS4VtaCg40iyD5C2nDPFkMhZSnA&usqp=CAU

Marcel Silva

Seria bom os colegas de comentários se atualizarem a respeito das forças iranianas. O Irã está muito mais capacitado que o Brasil para uma eventual guerra. O Irã tem 82 milhões de hab, o Brasil 210, deveríamos é estar questionando o governo federal do por quê ter escolhido Grippens, quando podíamos ter hoje os Sukhois. Leiam que há dias foi noticiado que a Suécia está enviando kits do caça para ser montado no Brasil. Isto não é e nunca foi transferência de tecnologia. Abraços!

Santamariense

Sem entrar no mérito da famigerada ToT, mas a SAAB manda kits para montagem dos Gripen aqui, o que deve começar em abril, mas o Brasil tb manda kits de outras partes da aeronave para montagem na Suécia.

Esteves
Carvalho2008

acabou milho no mundo…preços vão estourar…

Camargoer.

Olá Carvalho, se for o milho de pipoca vai estourar sem formar piruá.

AugustoLugli

Esse petroleiro veio trazer petróleo ou buscar? kkk

Gautério

Bem vindos cumpanheiros!!

Rodrigo Maçolla

Não vejo problema nisso tudo, estão fazendo só um “PIT STOP” Hoje se cria polêmica por tudo,,, Temos nos e o governo mais coisas para se preocupar e problemas verdadeiros a resolver,

Denis

Li, há alguns anos atrás, nesta conceituada trilogia, sarcasmos quanto ao desenvolvimento tecnológico também da China (ching-ling/solta pecinhas/etc.), no entanto, vejamos hoje onde ela chegou e onde estamos até agora neste aspecto. Acredito não ser prudente subestimar a determinação de ninguém.

Luis H

determinação em manter e aumentar autoritarismo contra seu povo, corromper governos estrangeiros, em fazer copias baratas de produtos, espionar e roubar, realmente não se pode subestimar. o ponto principal foi q não foi a china q fez isso, ela só pode fazer isso porque o ocidente resolveu nos anos 90 transferir boa parte do seu parque industrial tecnológico não estratégico para lá. gente graúda da política deve ter sido muito bem paga para se fazer de sonsa e ajudar a china a sair do país agrário e podre q era para um pais industrializado e podre mesmo depois q a… Read more »

Denis

Concordo, em parte com seu comentário, no entanto não vamos esquecer que os maiores corruptores (segundo o próprio Google) são as indústrias armamentistas ocidentais, tais como a Lockheed Martin, por exemplo. E dimensionar o autoritarismo persuasivo, utilizando a Dissimulação Estratégica, sabemos bem que é coisa feita com maestria pelos que se dizem “progressistas/liberais/fabianos/gramchistas/globalistas”.

Dalton

O “Makran” é um petroleiro convertido enquanto os similares americanos ESBs foram construídos utilizando como base um petroleiro, classe Alaska e modificados durante a construção permitindo melhorias não existentes no navio iraniano como por exemplo um hangar para aeronaves. . O quarto ESB o futuro USS John Canley que já passou pelas primeiras provas de mar tem como indicativo ESB-6 por conta de que os dois primeiros navios são classificados como ESDs cuja utilidade ficou aquém do esperado tendo sido proposta sua retirada de serviço antecipada que foi inicialmente rejeitada pelo Congresso ano passado. . Um quinto ESB encontra-se em… Read more »

João Adaime

O governo norte-americano está tão furioso com o Brasil por causa deste ocorrido que ontem o John Kerry, enviado especial para clima, prometeu uma ajuda financeira para a Amazônia e outros setores não especificados pelo nosso vice-presidente.
Será que este dinheiro contém algum agente químico em suas notas? Ou vai explodir em contato com a umidade da Amazônia?
Devemos ficar atentos. Todo cuidado é pouco.
Aos colegas que não entendem sarcasmos, estou sendo sarcástico.

Camargoer.

Olá João. Lembro dos atentados com antrax. Notas de dólares podem ser vetores de doenças bacteriológicas. Recomendo o uso de álcool gel 70%.

João Adaime

Prezado Camargoer
Já pensou a trabalheira que seria passar álcool em nota por nota?
E se eles já prevendo isso pusessem um produto que explodisse ao contato com álcool?
Melhor pedir um cheque, possivelmente emitido pelo Development Finance Corporation (DFC), o BNDES deles. Daí deposita na agência do BB em Miami. Os riscos ficam todos por lá.
Abraço

Camargoer.

Pois é. Talvez seja o caso de usar PIX mesmo.

Carvalho2008

faz pix….

Inhotep

خوش آمدید برادران پارسی
Sejam bem vindos, irmãos persas.
🇮🇷

Santamariense

Tudo bem, os iranianos, pra mim, nunca fizeram nada de ruim … mas, “irmãos persas” forçou!!!

Cristiano de Aquino Campos

Uma dúvida: Sempre vi esses dois containers cinzas no Makran e agora os vejo na fragata a frente do passadisso e atrás do canhão, e para lançamento de drones suicidas como o Shahed 136 ou para os mísseis de cruzeiro?
Imagino que eles se elevam em 45° para uso.

sub urbano

Os de trás são mísseis antinavio Qader fabricados no irã, cópias melhoradas do C802 chinês (novo sistema de guiagem com eletronicos iranianos, 300km de alcance e ogiva maior de 200kg, esse missil é superior aos Exocet usados pelo brasil mais pesado, mais rapido e com maior alcance, mas funciona do mesmo jeito por sea skimming). Os da frente são lançadores de mísseis antiaéreos tbm fabricados pelo Irã, são cópias melhoradas do SM2 standard americanos recebidos pelo governo do Xá. Chama-se Sayaad, a ultima versão tem um alcance de 300km. Os iranianos desenvolveram esse missil após os EUA conseguirem vetar a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by sub urbano
Cristiano de Aquino Campos

Obrigado pela resposta!
Eles podem não ter tecnologia top, mas pelo menos eles tem tecnologia própria e pelo que estamos vendo nos conflitos, cumpre a missão.
A guerra da Ucrânia, mais uma vez nos mostra que fabricar o próprio armamento e fundamental.

Carlos Campos

Depois da “cadelinha” ter ficado com medo da reação do Bidê, finalmente atracaram.

Belchior

Excelente Lula, não somos colônia dos norte americanos

willhorv

Começou a fanfarrice deste governo fanfarrão. Esta esquerda ainda vai acabar com o resto que temos…em detrimento deles e “dus cupanheiros” é lógico….

Camargoer.

Caro W. Esta visita está planejada há meses, talvez até mesmo anterior ao resultado da eleição de 2022. Você acha mesmo que os iranianos planejaram e organizaram uma circunavegação em poucos dias apenas com o objetivo de atracar dois navios no Rio de Janeiro por causa da eleição do Lula? Se fosse um gesto político ou diplomático, Brasilia estaria recebendo a visita do presidente do Iran, como recebeu recentemente a visita de John Kerry. Aliás, o dia da posse em 01 de janeiro teria sido um excelente momento para uma visita, assim como fizeram os presidentes do Chile e da… Read more »

Alexandre Santos

Apesar das diferenças de ideologia dos dois países, não vejo problema algum na visita. Mas penso que a matéria poderia trazer mais detalhes: de onde vieram? Qual o destino? Qual o motivo? Algum treinamento da marinh iraniana?

Camargoer.

Olá Alex. Creio que já teve uma postagem sobre isso. Estes dois navios estão fazendo uma circunavegação. Recentemente, eles contornaram a África e estão indo em direção ao Canal do Panamá. Não tem uma missão militar específica.

Sergio

Pergunta de leigo no assunto…esse petroleiro modificado foi feito pelos próprios iranianos?

Last edited 1 ano atrás by Sergio
Cristiano de Aquino Campos

Sim, tanto o petroleiro, como as modificações nele foram feitos pelos Iranianos, a corveta/fragata também, e 100% de fabricação Iraniana.

Saldanha da Gama

D.João foi soberbo ao abrir os portos às nações amigas.

Não tem que aceitar imposições seja o lado que for…

Não podemos aceitar um representante americano no BRASIL, afirmar que a Amazônia pertence a todos e ter algum tipo de influência sobre a mesma….