China lança segundo possível submarino de propulsão nuclear Type 093B

112

A China lançou o oitavo submarino de ataque de propulsão nuclear (SSN) Type 093 da classe “Shang”  no estaleiro Huludao, no norte da China, entre 13 e 18 de janeiro de 2023. Este é o segundo casco Type 093 a ser lançado dos novos halls de montagem no lado leste do Porto.

Em 11 de janeiro, o SSN foi trazido para a doca seca, onde era visível em uma plataforma de transferência flutuante com uma seção atrás da vela parcialmente coberta. Após o lançamento, o casco foi realocado para o cais de acabamento no lado oeste do porto, em 18 de janeiro.

Embora não esteja claro se o casco tem um sistema de lançamento vertical (VLS), o relatório militar anual da China de 2021 e 2022 publicado pelo Gabinete do Secretário de Defesa dos EUA afirmou que um submarino de ataque de mísseis guiados movido a energia nuclear Type 093B (SSGN) era esperado para meados da década de 2020.

Imagens de satélite da Planet mostram que o novo casco tem 110 m de comprimento, com boca aproximada de 10 m, semelhante ao sétimo casco Type 093 lançado em maio de 2022.

O estaleiro Huludao voltou à fabricação do Type 093 depois que dois SSBNs Type 094 foram produzidos entre 2017 e 2021. De acordo com imagens de satélite, os Type 093s estavam anteriormente em produção entre 2000 e 2002 e entre 2013 e 2017 com dois e quatro construídos, respectivamente.

Estaleiro de submarinos nucleares em Huludao

 

SSN Type 093B navegando na superfície

FONTE: Janes

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano

Beleza.

Wellington R. Soares

Esses chineses não tem outra coisa pra fazer na vida não ?
Virou Hobby por lá ficar lançando navio todos os dias ?
Que inveja desses Chinas kkkk…

Agressor's

Vcs não tem ideia do que é a infraestrutura chinesa hoje em dia. É surreal. Estamos falando de um país extremamente organizado. A China gastou de 2011 à 2013 a mesma quantidade de concreto que os EUA gastaram de 1901 à 1999. É muita infraestrutura. Vietnã e Índia não chegam nem perto de ter a infraestrutura logística chinesa…

Wellington R. Soares

Realmente meu amigo, não dá nem para imaginar. Já tive colegas de empresa que visitaram a China e comentaram que a questão de produção, infraestrutura, tecnologia não PARA, todo dia é mudança em cima de mudança.
Realmente não tenho noção de como deve ser lá, mas um dia queria muito poder conhecer e ver de perto tudo isso, impressionante.

Heleno Mourão

Além do investimento em construção civil, vejam os dados sobre investimento deles em P&D e em criação e desenvolvimento de universidades.

Wellington R. Soares

Verdade, até ontem sempre tiraram sarro dos Chineses, nem imagino o que eles pensam sobre nós hoje kkkkk..

Adriano Madureira

Quanto tempo demora para os chineses fabricarem um submarino?

E quanto os ocidentais?

Rafael

Tudo depende de quantas pessoas estão trabalhando em cada parte do submarino, logicamente quando mais pessoas mais rapido é.

Ildo

Não é questão de número de pessoas mas sim de processo produtivo.

Atualmente os chineses controem meios na metade do tempo ou menos que o ocidente.

Fábio CDC

Não é só questão de pessoas e/ou processo produtivo, é um conjunto desses 2 e outros fatores. E se faltarem materiais? E se houverem greves (não é o caso deles)? E se faltarem componentes? E se houver grave crise economico-financeira?
.
Depende de muitas coisas, porém os chineses tem muito de tudo e nada conspira contra eles e se o faz não está adiantando.

Ildo

O que vosmecê entende por processo produtivo?

E a China, caso não saiba, é um dos países que mais tem greves no mundo.

Dalton

Constroem mais, possuem mais estaleiros, mas, necessariamente, não mais rapidamente. . O T-55 “Dalian” de cerca de 12.000 toneladas foi lançado em julho de 2018 comissionado em abril de 2021 enquanto o primeiro Arleigh Burke III, menor mas incorporando várias melhorias foi lançado em junho de 2021 passando agora por testes de mar ,deverá ser entregue em abril/maio para oficialmente ser comissionado antes de setembro próximo. . Posso estar completamente enganado, mas, a medida que os chineses enveredarem cada ver mais para navios maiores e mais complexos além de aeronaves navais mais sofisticadas o ritmo de produção deverá diminuir ainda… Read more »

Agressor's

O mundo muda e mudam-se os protagonistas. As antigas e mais massacradas ex-colônias estão acuando a Europa e os EUA! É apenas a roda da humanidade girando a Pax está indo em direção a Ásia….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Dalton

Não viverei para ver tudo isso, os mais jovens que aproveitem !

Ildo

O Sul Global está cada vez mais consciente da política neocolonial dos EUA/Europa.

Essa era está acabando; vai ter cada vez menos países para roubarem/saquearem.

Tanto que a própria europa virou almoço dos EUA… Mas segue firme em sua política suicida de ser ditada pela Política de Estado de Washington…

Há vergonha maior que os ataques terroristas dos EUA e países da OTAN ao Nord Stream e fingirem na Europa que “alguém indeterminado” fez o atentado?

Todo Sul Global está vendo…

Ildo

Tens realmente acompanhado os lançamentos chineses?

Quantos corvetas, fragatas, destróiers e cruzadores os chineses lançaram nos últimos anos?

Mais que EUA/OTAN somados…

wiliam

Ildo, meu caro… esqueceu-se de um detalhe: A China é uma Ditadura!!! ou vc faz ou vai pro paredão meu caro… isso ajuda bastante no “processo produtivo” kkkkkkkk

Barão

Ola pessoal o nosso amigo fala que a China e uma ditadura mas nao fala que EUA FAZ ISTO NO MUNDO TD. sli sim tem a maior ditadura do planeta so que mt gente nao aceita que o imperio esta ruindo fazem de conta que nunca viram a ditadura Americana no mundo td. R sap contra a China sem ter motivo para isto.

Ildo

Ditadura pra quem? Que maravilha é o regime plutocrático pseudo bipartidário dos EUA, né não? Duas facções do mesmo regime que se alternam infinitamente no poder; num pseudo sistema eleitoral arranjado para manter esse sistema plutocrático de financiamento privado ilimitado. O mais curioso é que 99% no ocidente não saberiam explicar como funciona o pseudo sistema “eleitoral” dos EUA… Na China, país de 1.3 bilhão de habitantes, a miséria foi erradicada; tem saúde, educação gratuita e universal; uma infraestrura de primeiro mundo; óbvio que não tens a mínima ideia da organização popular na China, que começa a nível de bairro!… Read more »

josebaldo

Ocidente:

1- Direitos trabalhistas;
2- Convenções sindicais;
3 – Liberdade de profissionais altamente qualificados mudarem de emprego;
4- Respeito às normas de segurança do trabalho, meio ambiente etc;
5- Adequação socioambiental;
6- Aço e demais insumos são negociados dentro do ambiente de livre comércio;
7- Estrutura societária das empresas;
8- Respeito a patentes e propriedades intelectuais;
E por aí vai.

China:

WSilva

Ocidente(século XVIII e XIX)
….

China(atual):
….

O ocidente se tornou mais liberal depois que saqueou e escravizou meio mundo. É tipo os EUA criticando a China por ser o maior poluidor do mundo, porém uma breve pesquisa mostra que o maior poluidor do mundo por mais de 150 anos foi justamente os EUA.

Quem poluiu poluiu, quem matou matou, quem escravizou escravizou, quem não o fez não pode fazer mais porque nós ocidente decidimos assim. rs

Ildo

Fonte: CNN, NYT, The Guardian, G1, econocoach neoliberal de YT…

Allan Lemos

É certo que as forças chinesas superarão as americanas no Pacífico, os EUA cada vez mais irão depender dos seus aliados na região, acho que o único erro chinês é querer comprar briga com vários países ao mesmo tempo, ao invés de tentar construir pontes. Se forçarem a barra a ponto de fazer surgir uma NATO do Pacífico, dominar a região ficará muito mais difícil.

Fabio

Não vejo a China procurando brigas, a questão de Taiwan é simplesmente um problema histórico de reinvidicação de território que já pertenceu a China, aí sim entra um grande vilão arrumador de confusão pelo mundo os EUA, esse sempre se mete onde não é chamado pra criar conflitos no mundo inteiro, quem estuda sabe que o zelensk foi implantado politicamente pelos americanos na Ucrânia pra expandir a Otan sobre as fronteiras russas, e mais uma vez os EUA promovem com isso o que mais gosta, guerra e miséria pra benefício de seus interesses.

José de Ribamar Jardim filho

Deixa os chineses dominarem o mundo,adeus democracia,adeus liberdade,vá critica-los,vai desaparecer.

Claudines sperandio

Quantas vezes a china criou problema com algum país ocidental ou europeu os chineses são pacíficos querem comércio supri a necessidade de sua população quem aterroriza o mundo são vos americanos tudo pra vender suas armas de guerra que lá emprega trinta por cento dos americanos e são muito bom nisso ou em tudo o que fas.

André Macedo

Engraçado que quem ajudou os golpistas de 1964 foram os nossos vizinhos super democráticos da América do Norte, assim como inúmeros outros países invadidos ou sabotados pelo “Mundo Livre”

Allan Lemos

Golpistas são os que planejavam implementar o comunismo aqui.

André Macedo

Kkkkkkkkkkkkk que narrativazinha furada, se existia alguma ameaça à democracia o papel das FA era defendê-la, não depor ilegalmente o governo como fizeram em conluio com parte do Congresso, não faz sentido algum.

Coincidentemente, o anúncio da LAAD 2023 aqui mesmo no site mostra que a feira será no RIOCENTRO, o mesmo local onde os ditadores que você admira planejavam explodir uma bomba nas comemorações do Dia do Trabalhador pra culpar os “comunistas”.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
André Macedo
Allan Lemos

o papel das FA era defendê-la

E defenderam, prendendo e ensinando uma lição nos revolucionários. Agradeça aos militares por terem esmagado os planos desse pessoal e livrado o Brasil da experiência(mais uma) fracassada do comunismo.

André Macedo

Como se defende a democracia instalando um governo antidemocrático? deram uma lição no povo brasileiro inteiro, isso sim, saudade da inflação de 500%, talvez seja isso que inspirou o Guedes.

Augusto

Infelizmente Allan não fizeram um trabalho bem feito. Se tivesse feito bem feito não estaríamos passando pelo que estamos passando hoje.

Heleno Mourão

Não existe nenhuma evidência histórica disso, só a histeria coletiva anticomunista alimentada pelo Plano Cohen. Sugiro pesquisar o plano, e de sua autoria, existem diversas fontes.

Allan Lemos

A Guerrilha do Araguaia era histeria coletiva? A Ação Libertadora Nacional era histeria coletiva? Ah, conta outra.

André Macedo

Já pensou se toda ameaça à soberania de um país motivar as FA a subverter a democracia e instaurar um governo que censurou até as roupas de carnaval e letras de musica? Kkkkkkkkkk piada

Augusto

Nem compensa discutir com esse povo Allan, são tudo doutrinados.

max

Para os interessados:

https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-3983d417608c7b78fb6f184ee4a4b536

favor consultar os nomes/anos das guerras para ver as causas e conseqüências da guerra nos EUA.

André Macedo

É muita democracia, sô…

Camargoer.

Caro Andre. De fato, há inúmeras provas disponibilizadas pelo próprio governo dos EUA do seu envolvimento e do envolvimento da CIA no golpe de 64. Tem um excelente documentário chamado “O dia que durou 21 anos” no qual é descrito com detalhes a chamada operação “Brother Sam”.

Osmário Silva Santos

O câncer do mudo chama,-se EUA.Se vcs tirassem um tempo para investigas as guerras ocorridas no mundo todas tem o dedo dos (EUA) são como abutre e isto está no sangue.A exemplo disso pesquise como eles destruíram o MEXICO invadindo mais de 60% de seu território e a partir daí enriquecendo com o minério do mesmo.PESQUISE e verás quem é o câncer do mundo.

Dalton

Pesquisei, muitos anos atrás, inclusive visitei o “Alamo” ou o que restou dele, então das duas uma: ou suas fontes são melhores que às minhas ou às minhas são melhores que às suas. . Se os EUA de fato é tudo isso, porque o mundo não os isolou ? Por que ele foi criticado por isolar-se da Europa deixando o nazi/fascismo tomar conta ? Por que com o fim da Guerra Fria, tantos países que viveram sob a bota russa/soviética correram para a OTAN. . A Coreia do Sul existiria como existe hoje sem os EUA ? . Longe de… Read more »

Jagderband#44

Prezado, discutir esse tópico com o pessoal do Grêmio Estudantil é uma completa perda de tempo.

Allan Lemos

É muito difícil para os fanboys de plantão entender de fato o que é a geopolítica e as relações internacionais, não sei se por falta de estudo ou de boa fé.

Os EUA não são o mal do mundo, nem a Rússia o é, nem a China, nem o Reino Unido, e nem nenhuma outra potência da história. São todas apenas nações defendendo seus interesses, é um conceito que já tentei explicar aqui incontáveis vezes, mas sem sucesso. Por isso digo que alguns aqui não são analistas/entusiastas, são apenas torcedores.

MARCELO DANTON DA SILVA

E os “nossos” aqui praticam PERFIDIA!!

Agressor's

Em qual livro sagrado está escrito que Deus deu a tutela do mundo para os eua?

Dalton

Em nenhum, mas é inegável que eles não cometeram apenas “atrocidades” e muitos países também se beneficiaram dos EUA.
.

Pablo

os mesmos que defendiam a pax romana ! a tempos , entendi

MARCELO DANTON DA SILVA

QUER atrocidade maior do que um soldado praticar PERFIDIA…e um comandante então??

Allan Lemos

A tutela do mundo passa de mão em mão desde o começo da humanidade. Hoje está com os EUA, amanhã com a China e assim por diante. Não há vácuo de poder.

André Macedo

O mundo não os isolou porque o mundo não se importa com isso, a Europa iria isolar os EUA por crimes contra a humanidade e por anseios imperialistas enquanto fazia o mesmo? Os países menores, mesmo que quisessem, realmente possuem soft power pra isolar alguém dessa forma?

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Dalton

Foram apenas “perguntas retóricas” André, mas, é um direito seu
acreditar que os EUA e a Europa só cometeram “atrocidades” e/ou
pouco ou nada fizeram de bom.
.
Meu interesse aqui no blog é navios e marinhas, aliás desde meus
12 anos e acho uma pena, embora reconheça ser inevitável que normalmente se busque depreciar país A ou B em qualquer oportunidade.

André Macedo

Eu não disse que acredito que os EUA ou a Europa só cometeram atrocidades ou algo do tipo, eu respondi sua pergunta, minha posição quanto ao Ocidente é bem clara, mas não existe nada 100% bom ou ruim.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Dalton

Por isso escrevi que não “passo pano” na trajetória dos EUA só não concordo que seja chamado de “câncer do mundo”.

Pablo

pode parecer loucura mas essas nações cumprem a agenda do anti cristo perfeitamente

Esteves

Pertence. Os descontentes com a revolução fugiram para Taiwan. Mas a ilha faz parte da China e isso não é contestado.

Allan Lemos

A ilha não faz parte da China, a ilha É a China.

Pablo

acho q eles tem o direito de ter o espaço deles , a nação deles viverem de outra forma que o continente

Carvalho2008

Os bascos também, os curdos também, os escoceses também, os irlandeses também, os gaúchos também, os indígenas também, os tibetanos também, os taiwaneses também, o Sudão tambem, aquelas províncias ucranianas também, Eslováquia também,….enfim, é conplicado e por isto ninguém reconhece Taiwan como país, pois dezenas de países possuem movimentos separatistas que não desejam para si mesmo…

E como feira …todo mundo gosta, menos que seja na porta de casa….

WSilva

”Os descontentes com a revolução fugiram para Taiwan’

Descontentes não, derrotados.

Porém, mesmo derrotados eram orgulhosos da civilização chinesa, diferente do partido progressista hoje no comando da ilha que diz para seus jovens que eles podem uma geladeira, uma ratazana, só não pode ser chinês…

Allan Lemos

A China não tem problema só com Taiwan, ela reivindica todo o Mar do Sul da China, áreas que inclusive invadem a ZEE de outros países da região.

André Macedo

Todos aqueles países reinvidicam a região e brigam entre si por isso.

Carvalho2008

mas são duas questões, uma é Taiwan e a outra a zee do sul do mar da China…uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa….

Pablo

uma resposta lucida

Agressor's

Quanto pior pra EUA e Europa melhor pro mundo inteiro! Enquanto os EUA torram um cifrão enorme com as guerras que levam mundo afora pra alimentar sua indústria bélica, a China constrói infraestrutura, desde metrôs, estradas, trens, pontes e agricultura em outros países, simples assim. Desde que Deng Xiaoping assumiu em 1977 praticamente 900 milhões de chineses saíram da pobreza. Em 1980 a China era muito mais pobre que o braziu, hoje a sua capacidade industrial é muito superior à do braziu. O salário chinês já passou o brazileru até em dólar desde 2014… Que o poder geopolítico do ocidente… Read more »

Carvalho2008

tudo isto é bom….mas o problema é um ascensão de uma potencia hegemônica alicerçada em uma ditadura….se uma potência hegemônica alicerçada em democracia já era um problema, imagina agora…eis a questão…numa democracia vc ainda tem alguns filtros…mas sem eles…o medo é receio aumenta…

WSilva

”tudo isto é bom….mas o problema é um ascensão de uma potencia hegemônica alicerçada em uma ditadura” Quase todas potências hegemonicas desde a antiga Sumeria eram ditaduras autoritorias. Os EUA não são exceção, externamente o país é uma ditadura brutal também. A diferença é que você vive no ocidente e cresceu achando que os EUA é o mocinho e o resto é inimigo porque sua percepção de mundo vem de informações majoritariamente ocidentais. Vá perguntar para os povos Africanos e do Oriente médio quem é pior, ocidente ou China… PS: Não estou dizendo que China será melhor ou pior, o… Read more »

Marcelo Soares

Impressionante. Parabéns a China.

Esteves

Da tempo. Tem visita do ex ao Xi. Leva 2 Almirantes.

Luis Carlos

Pelo jeito, se a partir de 2030 a Austrália vai começar a receber 5 subs nucleares, até lá a China vai colocar em operações mais 20.

Alex Barreto Cypriano

Que chato, a gente só fica sabendo do que a propaganda chinesa quer que saibamos (como eles são bonzinhos, ricos, trabalhadores, uma sociedade capitalista/totalitária bem administrada e sem conflitos, etc…).

Luis Carlos

A diferença é que enquanto o Presidente chinês está preocupado em desenvolver o país, o nosso estava preocupado em colecionar apetrechos árabes de grande valor.
Mas isso não é prerrogativa tupiniquim.
O filho do Presidente dos EUA também está preocupado com negócios nebulosos na Ucrânia.
Daí o porquê da ascensão chinesa .

wiliam

interessante seu ponto de vista… realmente o presidente que ficou quase 10 anos no poder, colecionou bastante “apetrechos” … inclusive pedalinhos de sítios fora a fortuna espalhada em países do “eixo” vermelho.

Luis Carlos

Pedalinho?
Estamos falando de quase 20 milhões!!!!!!

Camargoer.

Caro W. Veriquei o preço de um pedalinho no mercado livre. Algo em torno de R$ 5 mil. Verifiquei agora no portal da transparência que o salário do presidente é de R$ 39.293,32, recebendo líquido R$ 28.721,04, isso sem contar outras fontes de renda como alguma aplicação ou aposentadoria. Comparar a compra de dois pedalinhos com nota fiscal com a tentativa de contrabandear R$ 16 milhões em jóias (ou R$ 30 milhões, se for considerado as duas caixas) só mostra o absurdo do recente caso envolvendo o ex-presidente. Para comparação, o apartamento triplex do Guarujá foi leiloado e arrematado por… Read more »

Augusto

Certo, trapalhadas a parte, o pedalinho não saiu dos nossos bolsos. Mas como você me explica os bilhões que foram desviados dos 16 anos do partido que você idolatra tanto. Ingenuidade sua achar que seu herói de nove dedos só pegou 2,2 milhões durante a farra do seu governo.

Heleno Mourão

Pedalinho???????????????????????? Ahahahahahah

Esteves

Esteves brincava com pedalinho. Mas…o que seria um “eixo vermelho”?

Cesar Costa

Acho que mais perigoso nisso tudo são as consequências dessas atitudes,ainda mais que os americanos estão loucos por uma guerra.
Olha como eles estão alimentando a Ucrânia com armamentos, lá também mora o perigo.

Dalton

Os EUA possuem um adversário terrível que é a “credibilidade”. Se eles baixam a cabeça
simplesmente para às ambições chinesas e russas, então, melhor deixar de existir !

Luis Carlos

Baixaram a cabeça em Cabul e isso trouxe consequências catastróficas para eles.
Até a Arábia Saudita viu a canoa furada e está saindo fora.
Não se pode confiar em um Pais cujos soldados saem correndo pela pista do aeroporto.

Dalton

Os EUA nunca tiveram um plano de longo prazo para o Afeganistão, foi uma pena, erros foram cometidos, mas, não dava mais para continuar no país apostando que o povo afegão ou a maior parte dele fizesse o que se esperava dele, daí uma gradual retirada iniciada anos atrás, ao menos não se espera que o Taliban volte a treinar terroristas e a ocupação americana foi muito mais “salutar” que por exemplo a soviética durante a década de 1980.
.
Há muito mais em jogo hoje principalmente no Pacífico Ocidental então certas comparações exigem cautela.

Luis Carlos

Não é apenas por isso que vários países estão se afastando dos EUA.
Como confiar em um País que ao menor sinal de perda de interesse abandona o aliado?
Como a Arábia Saudita e os árabes em geral vão confiar nos EUA se em um conflito com Israel eles não vão apoiá-los?
Como a América Latina vai confiar nos EUA se em um conflito contra um Pais europeu eles vão apoiar a Europa?
Vide as Malvinas.
E isso se estende pela África e parte da Ásia.

Dalton

Não se trata necessariamente de perda de interesse e sim de uma incapacidade seja financeira e/ou ideológica, por exemplo nos EUA há uma alternância no poder, que tem peso relevante em decisões e isso é compreendido ao menos nos países classificados de democráticos. . Pode ser que Arábia Saudita e Irã virem grandes amigos de agora em diante e pode ser que não. . Não vejo e pode ser ignorância/ingenuidade minha nenhum possível conflito entre um país da América Latina e Europa e também não vi países afastando-se por conta das Falklands/ Malvinas uma decisão desesperada da junta militar argentina… Read more »

Esteves

Isso é mais complicado. A Europa foi destruída nas duas guerras e antes das duas grandes guerras viviam invadindo-se. Nas duas guerras contaram com a ajuda e com a reconstrução pelos norte-americanos. Renderem-se a chineses e russos agora, após décadas de alianças firmadas para conter o comunismo, é deixar de existir. Talvez a Argentina estimulada por chineses tentem novamente surtar sobre as Malvinas. Se tentarem, sabem que os EUA são aliados dos ingleses incondicionalmente. Israel também. Podem (EUA) firmar parcerias e defender oportunidades com países diferentes apostando nos negócios porque é assim que o Capitalismo se mantém: empresas&negocios. Mas o… Read more »

RSmith

so nos resta dizer “parabens China” parar de ficar chupando o dedão e agir!

Romão

OFF-TOPIC:
O Irã empatou com o Brasil no PIB em dólares.
Considerando que eles tem menos da metade da nossa população, são muito mais ricos que nós, proporcionalmente.
https://sincovaga.com.br/brasil-fecha-2022-como-a-12a-economia-do-mundo-empatado-com-ira-veja-ranking/#:~:text=Pelo%20valor%20corrente%20do%20PIB,alta%20no%20pre%C3%A7o%20do%20petr%C3%B3leo.&text=A%20estimativa%20%C3%A9%20que%20Brasil,do%20PIB%20global%20no%20ano.

Jagderband#44

Ainda prefiro viver num país onde o estado não patrocina o assassinato feminino.

Pafuncio Epaminondas

Falem o que falem, isso tudo na china se deve a um investimento pesado em educação e pesquisa, sem isso nenhum país vai pra frente. Claro ela tem alguns contras, mas pelo menos os governantes de lá querem o melhor para seu país e povo. (comentário editado. Favor manter-se no tópico)

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Marquês de São Vicente

O mundo será pior quando a China for a potência hegemônica. Estamos presenciando o fim dos tempos. Acredito que em 2 ou três gerações tudo será revelado.

Esteves

Esteves pode revelar já.

A consulta é 150 pra doutor com carteirinha de biblioteca e 200 pra curioso.

Ostrogodo

Kkkkkkkk

Esteves

O maior banco da Suíça quebrado. Dois bancos norte-americanos quebrados, um deles o banco que financiava startups. O varejo quebrado, não somente o varejo nacional que já foi representativo, o varejo europeu e norte-americano quebrados. Em 2004/5 Esteves já tinha visto o varejo europeu quebrado. Já. Indústrias automotivas sem saber se mudam, se seguem, se viram. Combustão, híbrido ou elétrico é demais para quem fazia um tipo. Sem contar que os fabricantes europeus já oferecem veículos movidos à hidrogênio. A Europa pressionada a defender sua unidade porque é claro que a intenção russa é chegar até a Polônia…por enquanto. Ou… Read more »

Franz A. Neeracher

O maior banco da Suíça quebrado”

Não que faça muita diferença, mas o banco em questão é o 2°. maior da Suíça..

Esteves
Franz A. Neeracher

O UBS é o maior banco da Suíça a muitos anos…..se o UBS é o resultado de uma fusão, compra ou venda ocorrida a mais de 20 anos atrás, não faz diferença.

Fernando "Nunão" De Martini

Se o UBS se fundir com USB, vai ficar todo digital.

Franz A. Neeracher

Verdade…..kkkk.

Vc poderia dar uma entrada grátis para o amigo Esteves no próximo show da banda…. 🙂

Esteves

Esteves prometeu não colar musiquinha, rock, vídeos. Jeff Beck morreu e Esteves nem nada.

Esteves não era muito fan do Jeff Beck…eclético no meio da carreira quando fundiu com o jazz.

Esteves gosta de uns pretos…Hypnotic Jazz Ensemble…já tocaram no Sesc. Esses fundem. Muito bom.

Esteves

Quem fundiu deixou de ser único. Como o Esteves.

Esteves

Os chineses fazem isso também? Tem notícia lá sobre a construção naval norte-americana com imagens de satélites?

Teve o episódio dos balões. Vamos e venhamos, um episódio tosco. Fosse uma Estrela da Morte, ai queria ver F22 abater.

Os chineses tem ou os chineses não tem esse material publicado ou não publicado sobre a construção naval nos EUA?

Carvalho2008

Se vc olhar bem , acabará concordando que a resposta chinesa foi milimetrica tanto do ponto de vista diplomático quanto militar: a) Congressistas americanos visitam Taiwan, causam o constrangimento Chinês de não poder abater e ser desproporcional. O executivo americano enrola dizendo, ahhh, mas é a Câmara, não temos autonomia para proibir a viajem !!!! Entram em Taiwan e fazem o que fizeram. Sem contar os navios da US Navy b) Chineses mandam balões teleguiados. Americanos protestam e passam dias decidindo o que fazer ou saber se fez espionagem ou não. Chinese….ahhhh é só um balão desgovernado, fica frio! E… Read more »

Esteves

Boa resposta.

Inhotep

Se o Ocidente quiser parar a China terá que destruir metade do mundo, é inevitável.

Esteves

Olha…

Esteves foi comprar pastel. Bom. Sequinho. Com caldo de cana que prefiro com gengibre mas a Fofa (continuamos brigados) exige com abacaxi.

Esteves conversou rápido no caldo de cana. Perguntei como Estava o dia a dia no Japão. Inflação que nunca Tiveram. Silêncio sobre o que acontece fora do Japão. Sobre a China…parece que não existe. Insistência Tive ao perguntar novamente sobre a China. Nenhuma resposta.

Inflação, silêncio e velocidade.

Acho essas 3 coisas bem preocupantes.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Carvalho2008

o Brasil está é vive numa bolha….don’t look up…os venudianos chegarão e estaremos lutando internamente para o feudo azul transpor o fosso da muralha do feudo verde…

Esteves

Vou te manda 1 receita de pozinho pra tu descer da Lua. Têm tríbulos, pfaffia e Tremendão.

Esteves

Esse estaleiro Estava em construção quando fizeram as imagens? Essa parte na terra é dique seco? Essa parte em terra servirá para resíduos radioativos?

Tem alguém no plantão pra tirar dúvidas do Esteves?

ADM

A capacidade da construção naval chinesa é surpreendente e insuperável.

Esteves

“A produção de construção naval do país atingiu 37,86 milhões de toneladas de porte bruto em 2022, representando 47,3% do total mundial, de acordo com a Associação Chinesa da Indústria Nacional de Construção Naval.”

1 país produzindo quase 50%.

Mengao

Pelo que acompanho, já há dois type 093B em operação, este será o terceiro.

Rafa

Uma pergunta para os mais bem informados do blog:
Pq a China deixa ser fotografada de forma tão corriqueira?

Será que é uma estratégia de “olha o tanto de coisas que estamos construindo”?
Ou será que a cada navio fotografado, existem outros tantos que não são.