Narcossubmarino ‘fantasma’ encontrado na Espanha tinha cobertores, roupas e comida brasileira

103

Autoridades espanholas acreditam que a embarcação partiu do Brasil; carregamento de droga já teria sido distribuído

O narcosubmarino encontrado semissubmerso nesta segunda-feira em Arousa, na Espanha, teria vindo do Brasil carregado de droga e com três tripulantes a bordo, de acordo com as autoridades locais. Investigadores disseram que foram encontrados “cobertores, roupas e comida brasileira” no interior da embarcação.

Chamado de Poseidon, o narcosubmarino tem 23 metros de comprimento. Ele “por dentro é igual” a embarcação abandonada em frente ao município galego de Aldán em novembro de 2019, que continha mais de três toneladas de cocaína e cujos tripulantes foram presos. Dessa vez, no entanto, não há vestígios da droga ou da tripulação.

Duas lanchas localizadas em fevereiro em uma praia próxima ao local onde o narcosubmarino foi encontrado e fazem os investigadores acreditarem que os traficantes conseguiram despachar a carga desta vez.

Em agosto de 2006, imitando os narcotraficantes colombianos, os espanhóis fizeram uma tentativa frustrada de construir um submarino, uma embarcação que conseguir ir mais fundo que os semissubmersíveis —que vão quase ao nível da água. Com ela pretendiam recolher 750 quilos de cocaína. Mas o resultado da operação foi um fiasco e o veículo foi encontrado à deriva perto das Ilhas Cíes. Posteriormente, seu único tripulante e várias pessoas ligadas à fabricação do aparelho foram presos.

A descoberta de um segundo semissubmersível nesta segunda-feira na Galícia coincide com a prisão em cadeia pelas Forças Armadas da Colômbia de outros três neste fim de semana, um fato incomum que destaca a multiplicação dessas embarcações nas mãos de narcotraficantes que controlam a produção de drogas.

Essas embarcações, em particular, foram atribuídas à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), destinadas a transportar entre quatro e seis toneladas de cloridrato de cocaína cada uma. O navio foi içado na terça-feira e rebocado para o porto de Xufre, onde está a ser vistoriado.

Submarino ‘fantasma’ com dois mortos
A Marinha da Colômbia anunciou ter encontrado um minissubmarino à deriva nas águas do país, no Oceano Pacífico, com um carregamento de 2,6 toneladas de cloridrato de cocaína, no último domingo. De acordo com os militares colombianos, a embarcação tem cerca de 2,5 metros de largura e 15 de comprimento e, no momento em que foi descoberta, sofria com a entrada de água em seu interior.

Além da droga, os militares encontraram dois cadáveres e duas pessoas vivas, mas em estado de saúde delicado. Segundo a Marinha, ocorreu um vazamento de gases tóxicos do combustível do minissubmarino, que contaminaram o ambiente.

Os dois sobreviventes do minissubmarino receberam atendimento médico no local e foram transferidos para um navio. A Marinha afirma ainda que a droga tinha como destino a América Central e estava avaliada em US$ 87 milhões (R$ 460 milhões).

As Forças Armadas da Colômbia também informaram a localização de três semissubmergíveis usados ​​por dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), já extintas, para transportar entre quatro e seis toneladas de cloridrato de cocaína cada. Os grupos atuam no departamento de Nariño, no Pacífico colombiano.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Importado da Colômbia? NS Poseidon… “NS” de Narco Submarine

Inimigo público

Fica evidente o fracasso da guerra às drogas. O empreendedorismo empregado pelos traficantes tem superado as forças estatais no combate, buscando novas formas de entrega do produto e envolvimento de novas tecnologias. Logo, logo será a vez dos drones fazerem as entregas de drogas, vai ficar ainda mais difícil a vida das forças estatais. No Brasil o governo passado muito se gabou do aumento de apreensões de drogas, mas há um fato no mínimo curioso: o número de usuários de drogas aumentou consideravelmente. Ora o governo estava apreendendo mais drogas por que era mais competente, ou por que havia mais… Read more »

Velho Alfredo

“Fracassou”, pq liberou o consumo.
Estratégia de minar a segurança aos poucos.

A guerra q já hoje não tem absolutamente nada com as drogas, mas com o domínio das áreas.
As drogas só fazem parte disso.
Cigarro, bebida, eletrônicos… tudo legalizado, mas fazem parte (a maior parte) dos $$ das facções criminosas.
Legalize as drogas e terá o aumento absurdo do consumo, inclusive importunando quem não gosta, e a guerra entre as facções continuará, ou até aumentará, pelo aumento da demanda.

Por enquanto, especialistas usuários mantém essa propaganda infundada.

HANS KELSEN

Não amigão, cigarro, bebida e eletrônicos não fazem a maior parte do dinheiro das facções. Larga de ser desonesto e vá estudar.

Velho Alfredo

A verdade dói, né? Kkkkk

Radagst, o Castanho

Desonesto cara pálida!?!? Vc tá falando de onde? Curitiba? São Paulo? Aqui no Rio de Janeiro o lucro das facções e da milícia com roubo de carga, venda de botijão de gás e internet já supera, e muito, a venda de drogas. Tu já pegou um trem na central com destino a Japeri? É vendido de tudo lá dentro, de linguiça a produtos para celular. Aqui é o seguinte, é área de dominação, vc não vende água minera, gas ou fornece internet na área onde as milícias e as facções atuam, só com permissão deles, que importa em participação no… Read more »

Inimigo público

Então quer dizer que o gatonet da milícia tem mais bilhões na conta que o cartel de Sinaloa? Só pode ser zoeira…

Velho Alfredo

Exato, meu prezado.

Muitos q acham aquilo ou isso, não tem a menos noção de como é a vida em uma comunidade e as relações políticas e econômicas que lá tem.

Inimigo público

Ué, no Vietnã é proibido usar drogas, há reabilitação compulsória, e não deixa de de ser um dos maiores mercados de heroína da Ásia. Argumento refutado com sucesso.

Mesmo sob a proibição o consumo segue aumentando no mundo inteiro, são as estatísticas de várias agências de saúde governamentais ao redor do mundo. Mais um argumento refutado.

Sobre a tal muamba que tu diz que é a maior fonte de renda das orcrims, se tu me disser um contrabandista de cigarro paraguaio bilionário, eu tiro o meu chapéu. Já de cartéis de cocaína bilionários eu sei te dizer um bocado…

Velho Alfredo

Viernã, mané viernã….

Que proibição? Não dá nada pro usuário… proibição….

O tráfico, o contrabando, a corrupção das agências, tudo anda junto, Pedro….

Inimigo público

De qual parte reabilitação compulsória vc não entendeu? Não é a igreja que vai lá na residência fazer um trabalho de oração não, é a polícia macho, se resistir leva paulada e muitas vezes tiro! Leva o cabra para um campo de trabalhos forçados, onde não há limite de tempo, trabalhando de graça e sem contrato, ou seja, escravidão!

Allan Lemos

“Não conseguimos proibir a conduta, logo, é necessário legalizar”.

Que lógica tacanha kkkk

A guerra contra as drogas não está funcionando porque os defensores dos “direitos dos manos” querem jogar as “vítimas da sociedade” na rua ao invés de deixá-los morfando na cadeia e também porque ficam de mimimi quando a polícia faz operação na favela.

Inimigo público

Tem um país onde não tem defensores dos manos, que executa traficantes, e mesmo assim é uma das maiores rotas de drogas pesadas do oriente, a Indonésia.

Allan Lemos

Quantos cidadãos da Indonésia morrem todos os anos por causa da guerra pelo controle de áreas de vendas de drogas?

Nativo

Essa imbecilidade de Eugênia só esconde o racismo dos anormais incubados.

Inimigo público

A própria guerra às drogas já é uma Eugenia, só ver quem são os mais prejudicados, os mais pobres que vivem nas comunidades dominadas pelo tráfico.

Maximus

Quer legalizar as drogas? Quer saber o efeito que isso vai trazer para uma sociedade na prática? Faça um passeio em Rivera, Uruguai ou em Santana do livramento, Brasil. Converse com o inspetor de polícia uruguaia, com o delegado da polícia civil brasileira e veja como as cidades irmãs passaram de “fronteira da paz” para uma região com altos índices de homicídios, roubo, furto e etc…
Sai do teu mundico de conto de fadas e vai viver a realidade pra ti ver a diferença.

Inimigo público

No dia que vc me mostrar um país que proibiu as drogas e viu o país livre de usuários e traficantes, eu saio do meu mundico de conto de fadas. Só 1…

Agressor's

Qual a solução? Parar a guerra e liberar geral?

Se liberar vai continuar tudo a mesma coisa!

Se liberar vai continuar igual, combate às drogas é feito com mudanças estruturais na sociedade, podiam começar com educação plena e emprego pleno também, já ia ajudar a diminuir…

André Macedo

“Converse com fulano” kkkkkkkkk por mais que os relatos sejam importantes, as estatísticas dizem completamente o oposto, a questão aqui não é liberar todas as drogas, mas sim de tratar o problema como saúde pública, não apenas com enfrentamento policial e criminalização dos usuários

Comte. Nogueira

Problema de saúde pública ainda maior se verifica no trânsito e também é ignorado pelas autoridades.
E é um problema de saúde pública ainda pior, porque as pessoas estão se matando e matando os outros. Ultrapassagem em faixa contínua, com risco iminente de colisão frontal, não é problema mental em quem executa a manobra? Ansiedade é tratável.

André Macedo

Interessante, não havia pensado por esse lado em relação ao trânsito mas faz muito sentido, a saúde mental debilitada afeta todas as áreas da vida e algo que exige paciência e atenção como o trânsito não seria diferente…

Comte. Nogueira

O exemplo de Amsterdã não serve?

ODST

Então quer dizer que de 2017 para 2019 aumentou tanto assim o número de usuários para termos tantos recordes de apreensão de drogas assim de forma tão repentina? Poupe-nos de sua baboseira.

Agressor's

Enquanto vc defende esse tipo de “solução” para a guerra as drogas o número de mortes causadas pelo opioide sintético fentanil tem batido recordes continuamente nos EUA. A droga é 50 vezes mais potente que a heroína e mata dezenas de milhares de pessoas todos os anos. Mas é uma Indústria Bilionária e nunca vão acabar com isso, pois os próprios políticos desses lugares fazem lobby e os governos mantém o tráfico. Propagam que a “solução” para o problema é legalizar tudo, enquanto grandes cidades estadunidenses cada vez mais viram cracolândias. Assustador, como é rápido o declínio. E ainda por… Read more »

Allan Lemos

Isso mesmo. Vamos liberar geral.

Fica evidente o fracasso da guerra aos homicídios. O empreendedorismo empregado pelos assassinos tem superado as forças estatais no combate, buscando novas formas de assassinato e envolvimento de novas tecnologias.

Mas levantar o tema descriminalização é quase um insulto aos admiradores da tirania estatal em nome da moral e dos bons costumes, que se posa como babá para que você não mate, como se fosse uma criança inocente que desconhece os perigos da vida.

Inimigo público

Essa sua comparação é tão tosca que dá até desânimo responder, pois é uma afronta a inteligência das pessoas. Colocou no mesmo balaio um crime sem vítima (a relação de compra e venda de substâncias que pessoas desejam usar por conta própria), com um crime onde há uma vítima (assassinato). Vamos ter bom senso e inteligência principalmente.

Last edited 1 ano atrás by Inimigo público
Allan Lemos

Crime sem vítima? Crianças perdendo aulas por causa da guerra entre facções. Jovens sendo aliciados e recrutados pelo tráfico. Famílias sendo destruídas. Trabalhadores atingidos por balas perdidas. Moradores aterrorizados.

É, realmente é um crime “sem vítimas”. Você está totalmente certo. Agora vamos ver se com toda a sua inteligência e bom senso você tem coragem de falar isso para uma mãe que perdeu o filho para o tráfico.

Inimigo público

Isso são efeitos colaterais da proibição e seu produto, o tráfico. Igualmente quando proibiram o álcool nos EUA. No início do século passado se vendia cocaína em farmácias, era fabricada inclusive pela Bayer, alguém tem notícias da Bayer trocando tiros com a polícia por causa da cocaína?

Nativo

Meu caro o colega desconhece o papel do estado, midias culturais, tanto para o bem como para o mal nessa situação.

Heleno Mourão

Lógica de quinta série, típica dos adoradores de mi(n)tos.

Yomb

Perfeito. E continuará fracassando sempre, pq é racista, pq grande parte das policiais é corrupta e pq o estado brasileiro é ausente em muitas de suas atribuições em grande parte do território nacional. É uma guerra perdida. Sem cair no mérito dos hipócritas, também creio na descriminalização e legalização.

Allan Lemos

Pois é, como pode esse estado racista mandar o policial mal pago subir o morro para fazer cumprir a ordem de prisão contra um traficante que aterroriza a população?

Que absurdo!

Inimigo público

Ele não teria que subir, tampouco existiriam traficantes aterrorizando comunidades se as drogas fossem legalizadas.

Veja estes malvados traficantes terroristas opressores de comunidades pobres: https://www.google.com/amp/s/www.diariosur.es/malaga/tienda-cannabis-abre-20200113185000-nt_amp.html

Sensato

Falácia. Um dos produtos mais rentáveis para muitas quadrilhas é um produto perfeitamente legal, o cigarro só que, contrabandeado.

Fico sempre em dúvida dos reais motivos pelos quais as pessoas defendem legalização de drogas ao invés de campanhas incansáveis para mostrar aos jovens que estas trarão apenas prejuízos à sua saúde, suas vidas, suas famílias e sociedade.

Alguém acha honestamente que se houvesse legalização, traficantes destruiriam seus fuzis e abririam um CNPJ e alugariam um pontinho comercial na galeria mais próxima?

Luis H

da minha parte são comerciantes, a violência vem da proibição estatal, tal qual a lei seca. porém a narrativa de fracasso da guerra as drogas é balela o que fica evidente e ficará cada vez mais é o fracasso a tolerância ao crime organizado seja ele associado a produção e venda de drogas ou não, quando se quer combater de fato, vc vê só sucesso e números cada vez menores de infratores e usuários, vide singapura, emirados árabes unidos, ou qq pais q não seja mole e contraditório, aplicando penas duras.

Carlos Campos

Se não me engano os primeiros sub eram assim, quase na linha d’água, daqui a 50 anos eles vão ter seus próprios sub de verdadekkkkkkk

Inimigo público

Eu dou uma década. Se uma carga dessas entra é dinheiro para comprar um submarino pequeno como aqueles iranianos.

Matheus

Cartel de Cali quase comprou um Submarino sovíético nos anos 90 quando a Russia estava praticamente a venda.
Tem até documentário sobre isso, se chama “Operação Odessa”.

Carlos Campos

eita deus, imagina isso

IvanF

Já assisti esse documentário, é muito surreal, chega a ser difícil acreditar!

Mas é assim, a vida real parece ser mais louca que a ficção.

Outra história bem bizarra foi quando a Pepsi aceitou um pagamento em embarcações, tornando-se momentaneamente uma potência militar:
“O acordo incluiu 17 submarinos, um cruzador, uma fragata e um contratorpedeiro, que foram vendidos a uma empresa sueca de sucata.”

Aposto que a Coca-Cola deve ter ficado nervosa com isso, uma concorrência de matar! kkkkkkk

Carvalho2008

A Guarda Costeira Americana estima que somente 15% a 20% dos semi submersiveis são interceptados. Ou seja, os tais rústicos e toscos narco subs furam a patrulha e defesa em 80 a 85% chegando aos EUA. E os EUA ainda assim escolheram o viés de navio de superfície martelador DDG 1000 stealth, em vez de mergulhar o bicho e usar a mais antiga forma de camuflar um navio…. Vou escrever novamente só para daqui 7-10 anos começarem a pulular notícias de uma nova categoria de pequenos submersiveis bombardeiros…. muitos irão surgir como defesa de costa ou atacantes de primeira hora… Read more »

Willber Rodrigues

E isso porque eles tem GC e uma Marinha de Guerra…e quem não tem nenhum dos dois?

MMerlin

Basta passar duas noite no mar observando, próximo a portos, que é relativamente “fácil” perceber movimentações para lá de suspeitas indo em direção de navios cargueiros.

Nossa costa é enorme, mas também é uma peneira. A MB não tem meios suficientes para monitorar e acaba precisando dedicar seus recursos em outras áreas.

E se a integração entre as forças carece de melhora, com a PF chega a ser mínima.

IvanF

Se com uma embarcação “gambiarrada” os caras conseguem uma taxa de sucesso de 80% a 85%, imagina uma embarcação “no estado da arte”?

E imagina aqui no Brasil…

Carvalho2008

É o que disse….existe um novo nicho de pequenos subs ainda não explorados.

Um anel interno de segurança por pequenos subs que possam lançar missões, drones, foguetes inteligentes e bombas GLSDBs a 120 km, ficam virtualmente quase imunes as doutrinas e armas de adversários….

E teriam outra enorme característica vantajosa….até um caminhão pipa poderia abastece-lo de forma improvisada….seria uma grande arma de guerra assimétrica.

Isto sem ignorar o que lhe já é de armamento clássico, quando por exemplo um primo do Gadhir partiu em dois a corveta sul coreana anos atrás com seu torpedo( tinha dois tubos torpedo 533mm)

Carvalho2008

Sim, correto. Mergulhar ainda é o meio mais barato da invisibilidade. Estes narco subs são prova disto com cascos até de fibra de vidro. Por outro lado, um submarino nunca foi o ideal para um arsenal, em face do pequeno volume interno restringir a quantidade de armas transportadas. O problema é que agora, 100 anos depois do primeiro uso de submarinos em larga escala, as armas diminuíram de tamanho, ficaram inteligentes e o alcance multiplicou por mil. Então, um arsenal ship enorme pode ser mergulhado….mas eu mesmo não gosto muito do conceito, pois um bug arsenal ship apesar de casco… Read more »

Um Simples Brasileiro

Que o narcotráfico brasileiro tem ramificações na Europa desde a década de 90, nos é sabido (é só procurar reportagens de época, principalmente sobre boates), a novidade é essa questão naval.

Esteves

Não existe narcotráfico brasileiro.

Esteves

Consumo, comércio, venda, distribuição, rotas. Isso, acho, é o que há aqui. Se somos o segundo maior consumidor de cocaína…pode ser. Aqui vendiam na prefeitura como balcão de negócios. A maior franquia de ensino é aqui ao lado…precisa dizer mais? Narcotráfico representando ou significando cartéis produtores, vem das regiões que produzem: andinas. Os Pablo’s. Os cartéis de Sinaloa no México. Os cartéis de Medellin. Isso não vejo aqui como vejo dominando a política de outros países. Corrupção? Drogas como instrumento de corrupção motivando e fazendo o crime crescer? Tudo que não presta está presente na política. Responsabilizar a MB? Atribuir… Read more »

Matheus

Esse Sub provavelmente é da Colombia, saido do Rio Amazonas.
Muitos que vivem na Amazonia hispanica atravessam a fronteira com o Brasil pra comprar suprimentos.

Thunder

Não temos Marinha! São 80mil integrantes e uma ineficiência desoladora. É preciso reformular a MB com a diminuição do efetivo e de suas atribuições e a criação de uma Guarda Costeira não vinculada ao Ministério da Defesa.

Allan Lemos

Contratem esses caras para trabalhar no Prosub, quem sabe assim a MB consegue terminar o Álvaro Alberto antes do próximo século.

guilardo

Consegue não Allan.

Rafael

Os caras vão se desesperar com a ineficiência e a improbidade. Voltarão para a velha vida, menos crentes na humanidade.

Manus Ferrum

Bandidos não tem teto de gastos.

Esteves

O fato reforça a insistência do Esteves sobre o narcotráfico sainte à partir do Brasil. Porque nosso litoral é enorme sendo impossível garantir que deixemos de ser corredor dos produtores colombianos, peruanos e bolivianos.

Para chegar no litoral nosso e partir para a Europa, a droga atravessa meios fluviais e terrestres. O problema está nas fronteiras do Oeste. Provável que parte da droga venha também por meios aéreos até o entreposto quando é despachada em navios, submarinos, aviões.

Logo…podem maneirar as críticas. Favor considerar que o problema é do Estado Brasileiro e não somente de uma das nossas instituições.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Esteves

A resposta pode ser vista no filme Traffic de 2000. Ou…tudo faz parte do mesmo negócio.

Continua sendo um problema de estado e não de instituições.

Esteves

Outra coisa para não falar que não falei de coisas.

O México, antes que me imponham as fontes digo que escrevo de memória, foi considerado o primeiro país “governado” pelo narcotráfico. É um negócio trilionário que atravessa a fronteira até chegar no consumidor norte-americano.

Narcotráfico brasileiro não existe. Narcotráfico como negócio patrocinado, apoiado e institucionalizado é com nossos vizinhos. Esse é o maior risco à nossa soberania e à nossa integridade territorial: incursões financiadas pelos narcotraficantes.

Negócios.

Neto

Aqui é algo mais de ocupação, quem ocupa e cobra pelo uso do espaço e serviços, uma coisa miliciana. Tem haver com o mercado, mas é diferente. Dizem até que tinha chegado na presidência.

Esteves

Olha, Acho que sequer temos renda para competir com a Europa e a Ásia. Como corredor é natural que parte da produção que vem do Oeste fique no caminho como pagamento. “A América do Norte segue como maior mercado para a cocaína no mundo, com 30% de participação. As Américas Central e do Sul vêm na sequência, com 24% de participação, seguidas pela Europa, com 21%, e pela África, com 9%. Os maiores produtores seguem os mesmos: Colômbia (61%), Peru (26%) e Bolívia (13%). O mercado brasileiro é estimado em 100 toneladas de cocaína por ano.” Um bitrem leva mais de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Foxtrot

“Narcossubmarino ‘fantasma’ encontrado na Espanha tinha cobertores, roupas e comida brasileira”
Deve ser de agentes da ABIN que queriam trazer o equipamento para o Brasil para realizamos engenharia reversa kkkkk.
Falando sério agora, é de impressionar como a engenharia dos cartéis de drogas evoluí.
Antes esses equipamentos estavam restritos a regiões litorâneas (principalmente florestas), agora estão singrando os mares.
Acho que a MB deveria contratar uns engenheiros destes, porque os caras estão fazendo “arte” com sucatas !

guilardo

Concordo. Nem precisaríamos importar a tal “TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA” , jabuticaba criada pelos nossos luminares para justificar os preços altíssimos de pequenas unidades compradas a peso de ouro.

Foxtrot

Significado de T.O.T
Tem Otá$#@rio Transferindo grana kkkkk.

TeoB

peço licença aos editores mas aqui vai uma critica que espero que seja construtiva, pelo menos o intuito é esse. acredito que o numero de leitores venha diminuindo… qualquer que seja a reportagem os comentaristas travam o embate ideológico, com seus pensamentos muito bem fundamentadas no achismo e clubismo, e com varias citações e narrativas do ´´ eu vi em algum lugar´´ perdeu-se os comentários técnicos, a discussão baseadas em fatos, e sem interferência da politização principalmente a espécie de cruzada marxista que comentaristas travam para fazer apologia a suas pautas, uma pena gostava do site e de ler o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

TeoB, Obrigado pelas considerações, críticas construtivas são sempre bem-vindas. Nesta matéria realmente vai ser difícil encontrar comentários técnicos, até pelo assunto. Mas nas matérias mais recentes como a da fragata Tamandaré, dos submarinos australianos e outras, há muita discussão técnica em meio aos comentários mais pro lado da discussão ideológica, que infelizmente é a tônica atual que vem das redes sociais. Isso é assim em qualquer site por aí. A gente faz o possível pra manter o nível dos comentários. Mas realmente cada leitor precisa filtrar e ler os que lhe interessa. Sobre leitores, na verdade a visualização do site… Read more »

guilardo

Nunão. Respeitosamente eu entendo que a polarização do mundo, ocidente e oriente, socialistas e capitalistas afasta do debate a análise puramente técnica dos assuntos em mesa. Mesmo porque são poucos os que realmente entendem do mister. Daí surgirem tantos comentários ideológicos. O que acho que se pretende aqui, antes da análise meramente técnica, é discutir a nossa situação e capacidade de prover as nossas FFAA do mínimo necessário para a defesa. Não resta dúvida, pelo menos para mim, que o Brasil caminha para a rabeira em capacidade dissuasória. Somos meros observadores daqueles países que levam a sério o assunto. Nosso… Read more »

Neto

Se existe um tipo de embarcação que indique uma direção relevante para uma guerra não tradicional e que poderia ser um vetor de desequilibrio para a MB seria um drone meio submarino, como estes.
.
Uma confabulação.

Carvalho2008

SIM, Mestre Neto, Perfeito!

Estamos dormindo de toca.

Não seria caro….e não adianta esperar que uma super potência o faça primeiro….eles não vão fazer pois a máquina deles não está azeitada ou deseja fazer….antes de mais nada, tem de se pensar….se eu sou de uma indústria de defesa, meu produto antes de mais nada, como regra é obrigatoriedade número um, deve garantir que meu faturamento seja igual ou maior que o anterior…

Percebe? eles não vão quebrar o círculo vicioso…nos é que temos de fazer isto…

Esteves

Tem que haver demanda. Primeiro tu faz a demanda. Depois tu faz o produto. Quando as operadoras estrangeiras (suecas, francesas, norte-americanas) compraram licenças para operar telefonia digital, o maior mercado era a pirataria. Revendedores, distribuidores, pontos de venda…tudo esperto. Tu comprava um telefone, uma habilitação, uma carta, para receber uma conta e um aparelho que mal funcionava. Apresentaram (operadoras que venceram os leilões) um novo modelo vindo e patrocinado de e, por outros mercados. Brasileiro adora ouvir e ver que na Europa…nos EUA…no Japão. Depois que tu criar a demanda, tu cria uma marca. Tudo isso forma um produto que… Read more »

Neto

Se um vetor drone assim puder ser largado em alto mar por:

  • NP500
  • NPO
  • TAMANDARÉ
  • Atlantico

Seria um vetor de grande valor. Sendo recolhido depois ou usado de forma Kamikaze…

MMerlin

Neto.
Sem dúvida um drone submarino seria de grande valor.

Mas este vetor tem uma desvantagem que, quando submerso, um drone aéreo (por exemplo) não tem: a transmissão de dados. Seja para controle ou disponibilizar informações, o equipamento precisaria ou estar na superfície ou ser feito via cabo.

Carvalho2008

depende…..não é bem assim….se o drone atuar pertinho da costa não….o problema fica em diastancias grandes…

Neto

Acho que o Esteves ou o Bardini tinha levantado a questão de metas tecnológicas. . falta uma pequena constelação de satélites BRs para gerenciar uma futura gama de drones. Seja no ar, seja no mar. . Penso que o Drone aéreo serve muito mais para consciência situacional e um submarino drone serviria como arma de ataque/defesa. Sendo o drone submarino, necessariamente ao meu ver, um componente emissário que deve ter um grau necessário de tecnologia suficiente para manter o data link intacto, poder levar algum tipo de arma (minas ou torpedo) e poder ser usado como Kamikaze em alvos de… Read more »

carvalho2008
carvalho2008

Isto daqui…..um simples ONO/Gadhir….
comment image

Fez isto aqui com a corveta Sul coreana decada atras…
comment image

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Neto

Vou te falar que um sub-simples que possa fazer patrulha pontual pode ser uma arma de defesa relevante se popular toda a costa.
.
Número de marinheiros temos. Em tese, tecnologia também.

MMerlin

Concordo. O Brasil carecem, faz tempo, de uma constela de satélites, principalmente focados em observação e comunicação. Nosso continente é vasto. Poderíamos ter grupos de dones aéreos e de superfície marítima para atuação que custam uma fração e complementam as demais aeronaves e embarcações. Infelizmente, nosso modelo plano espacial não é atrasado. É inexistente. Nem vou entrar no detalhe a respeito da gestão e das empresas sempre envolvidas. Já fiz muito isso aqui. Veja a última decisão do MCTI: relançar mais um satélite do programa CBERS. Programa este em parceria com a China é muito festejado quando lançado. Mas quem… Read more »

Bardini

Não fui eu quem falou isto… . Não nos falta uma constelação de satélites para gerenciar drones. O que nos falta, são as aeronaves remotamente pilotadas em quantidade e qualidade, para exercer diferentes missões. O Brasil gastou uma nota preta no até então subutilizado SGDC, que é um satélite geoestacionário de comunicações, que além de ter uma data de validade, poderia realizar a função. . Esse fetiche absurdo em conter uma “invasão do Brasil”, deturpa demais as ideias que muitos tem sobre o tema defesa. É muito desperdício de energia. Tem muita solução mirabolante que não tem fundamento dentro do… Read more »

carvalho2008
MMerlin

Fazia tempo que não via seus projetos Carvalho. Não estou conseguindo tempo para frequentar o fórum lá. Só falta dinheiro para colocar todos eles em prática, rs.

E concordo também. Para defesa de costa seria um poder razoávelmente dissuasório.

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
carvalho2008

Design priorizado para velocidade de superfície, mergulha proximo da area de infiltração.

Não é um patrulhador, sai com cep de ataque ou defesa definido, tripulação reduzida.

Para alvos de oportunidade e defesa:

  • 06 Tubos externos sem recarga, podem compor um mix
  • 4 torpedos pesados 533 mm
  • 1 Harpoon/Exocet
  • 01 cartucho Idas com 4 misseis filoguiados 30 km alcance
  • comment image
carvalho2008

Mais uma seção de 60 ton com 120 GLSDBs com 120 km de alcance.
comment image

Esteves

O outro assunto que travaram aqui sobre o embate político e ideológico…isso está assim há anos. Muitas opiniões. O Coronel que ainda segue preso em razão dos atos de Brasília disse em depoimento que os manifestantes aguardavam o reforço dos ETs. Disse ainda que o que os acampados mostravam uma grande alienação, consequência do isolamento, das fakes news e das promessas. A política foi tomada por atos hostis. A representação política historicamente na contra mão da civilidade, salvos as exceções de sempre, virou deboche. Quem deseja destruir o estado quer. Quem deseja destruir o estado para substituí-lo por uma organização… Read more »

Comte. Nogueira

Aonde houver mercado comprador, haverá a figura do vendedor.
E o trajeto que a droga percorreu dentro da Europa? Será que é tão difícil assim rastrear?
É mais fácil para os europeus jogar a responsabilidade para os países produtores e se fazerem de vítimas.

Comte. Nogueira

Enquanto isso, a pior das drogas, continua liberada e plenamente acessível: o álcool.

Esteves

Esse não.

Se for 21…se for 21, tem que liberar.

Coronel James Braddock

Apenas 3 países produzem toda a cocaína do planeta terra !!!!!!!!!

Bolívia
Colômbia
Peru

Não vejo a onu , união europeia, otan e sei lá o que cobrar estes países da mesma forma que cobram o Irã, Síria, Coreia do norte….

olha a devastação que droga trás para a sociedade…

Esteves

A folha de coca é produzida e consumida nesses países há centenas de anos. O comércio vem desde os povos pré-hispânicos. Assim como a papoula, matéria prima da morfina e do ópio lá do Oriente.

Drogas sintéticas, drogas ilegais, drogas legais, drogas normais. A relação do homem com a dependência é antiga.

Parece, parece, não afirmo porque se afirmar a moda agora é publicar o link da fonte, que Gilgamesh fumava unzinho.

Segundo Leandro Karnal, ele foi a única alma santa que passou pela USP sem fumar um do bom.

https://www.naval.com.br/blog/2022/02/02/nemesis-a-canhoneira-britanica-apelidada-pelos-chineses-como-o-navio-do-diabo/

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Fernando "Nunão" De Martini

“ Parece, parece, não afirmo porque se afirmar a moda agora é publicar o link da fonte, que Gilgamesh fumava unzinho.”

Esteves,

Se você copia um trecho de alguma matéria, daqui ou de qualquer lugar, e insere no seu comentário entre aspas para reforçar um argumento, é de bom tom dizer de onde pegou o trecho. Não é moda não, é contribuição para o debate.

Esteves

Mas uma. Mais essa. Contar de onde e dizer quem. Não basta colocar entre aspas. Tem que fazer cartaz.

Esteves não precisa de reforço. Esteves não precisa agrupar. Esteves é da turma da solitude. É Esteves caminhando.

Isso aqui é um tablete. Quando Esteves escreve tem que reler ou vai tudo grudado, errado, como se Esteves Tivesse digitado sonhando.

Tá anotado. Colar a fonte. Mais uma digitação. Fazer o que? Hoje tem pizza em dobro no Pizza Hut.

Leo Rezende

“Esteves” recentemente com seu médico? Não? O que Esteves precisa é voltar a tomar seus remédios.

Tutor

Pó, pó, pó, do pó viemos, ao pó voltaremos!!
Aow nóias da Europa, vocês também têm culpa por esses carregamentos aí.

Inimigo público

Não eles não tem culpa. Os únicos culpados são os políticos que proibiram as drogas.

Tutor

Olha, drogas naturais, tipo a maconha, até concordo com a liberação. Mas, drogas sintéticas que transformam pessoas em zumbis, jamais devem ser liberadas.

Nonato
carvalho2008

A fusão dos conceitos de uma Gadhir + SMX-25 + GLSDBs podem criar uma categoria impar de submersiveis de apoio de fogo NSFS.

comment image

carvalho2008

E russos já estão começando e pensar neste caminho resgatando o conceito de submersivel ( o que é diferente de submarino).
comment image

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Luis H

submarino brasileiro teve sucesso em missão perigosa enfrentando a união européia. se fosse a mb. teriam gastado 100 vezes mais e ainda estariam na fase de estudos…