MBDA – Pavilhão 3, Estande G40

Na feira LAAD, que acontece de 11 a 14 de abril de 2023 no Rio de Janeiro, a MBDA mostrará a capacidade diferenciada da empresa em fornecer soluções tecnológicas de ponta na área de armas guiadas para as Forças Armadas (aérea, naval, terrestre).

Os destaques incluirão a exibição da família de mísseis CAMM, já contratada pela Marinha do Brasil e diversos outros clientes, e que está em total conformidade com os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) previstos para a Defesa Antiaérea de Média Altura/Alcance das Forças Armadas Brasileiras em sua versão CAMM-ER. Sua integração nas fragatas classe Tamandaré, atualmente sendo implementada em parceria com a indústria local, dotará o Brasil do mais avançado Sistema de Defesa Antiaérea Naval do mercado. No domínio aéreo, evidentemente, o destaque será o míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual (BVRAAM) METEOR da MBDA, que é incomparável como arma de dominância do ar de longo alcance.

DOMINÂNCIA AÉREA

O METEOR é o revolucionário míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual da MBDA, dotado de propulsão por ramjet e habilitado para operação em rede, que é amplamente reconhecido como um “game changer” para o combate aéreo. A chave para isso é o motor ramjet ajustável do METEOR, o buscador de radar ativo e o datalink que se combinam para fornecer incomparáveis velocidade final e manobrabilidade em alcances muito estendidos, resultando em sua importantíssima ‘No-Escape Zone’, sendo várias vezes superior a qualquer outra existente ou armas BVR planejadas. O METEOR está integrado em aeronaves de caça, incluindo Gripen, Eurofighter, Typhoon e Rafale e está sendo integrado aos F-35 Lightning II Joint Strike Fighter e KF-21.

DEFESA ANTIAÉREA

CAMM e CAMM-ER são a mais recente adição da MBDA ao seu catálogo de sistemas de defesa antiaérea para aplicações navais e terrestres. O sistema naval é conhecido como SEA CEPTOR e foi escolhido como sistema de defesa antiaérea para proteger as novas fragatas classe Tamandaré da Marinha do Brasil. A família CAMM fornece as mais recentes tecnologias de defesa antiaérea, incluindo um buscador de RF digital altamente avançado, datalink bidirecional e lançamento vertical suave, e são construídos especificamente para defesa antiaérea.

O sistema é capaz de combater todas as ameaças modernas, incluindo enxames e alvos de pequena seção reta radar em todos as condições climáticas, de várias direções e em ambientes de contramedidas eletrônicas. CAMM e CAMM-ER compartilham os mesmos componentes eletrônicos avançados (o seeker, datalink etc.), com a principal diferença sendo seus motores foguete, que são otimizados para engajamentos em diferentes alcances dentro de um sistema de defesa antiaérea em camadas. O CAMM é otimizado para engajamentos em alcances de até 25 km, incluindo ameaças tardias emergentes a curto alcance, enquanto o CAMM-ER possui um motor foguete maior que é otimizado para engajamentos de longo alcance superiores a 40 km.

O MISTRAL provou ser uma grande história de sucesso com uma taxa de acerto de 96% em todos os seus disparos realizados. Este míssil Infravermelho altamente versátil pode ser implantado como um sistema de defesa antiaérea portátil (MISTRAL MANPADS) ou a partir de vários sistemas de lançamento baseados em terra e navio, como o sistema SIMBAD RC para defesa antiaérea naval.

O VL MICA NG é o sistema de armas de defesa antiaérea MICA de nova geração, oferecendo excelente autodefesa e capacidade de defesa de área local para uma ampla gama de navios de combate de superfície e para aplicações terrestres. O VL MICA NG está disponível com dois buscadores de última geração (IV ou RF) e com um novo motor-foguete de pulso duplo que oferece capacidade de alcance estendido de até 40 km. Ele pode enfrentar os cenários mais severos de contramedidas eletrônicas e infravermelhas com uma probabilidade de acerto muito alta.

SUPERIORIDADE MARÍTIMA

O EXOCET provavelmente classifica-se como o mais conhecido míssil antinavio do mundo. O Exocet apresenta baixa assinatura radar, voo rasante sobre o mar, ativação de busca tardia, discriminação de alvo aprimorada e contra contramedidas eletrônicas (ECCM), funções que combinadas tornam esta arma realmente temível. O Exocet é oferecido em três variantes: o SM39 lançado de submarino, o AM39 lançado do ar e o MM40 lançado da superfície. A última versão do Exocet é a variante MM40 Block 3 dentro da família EXOCET, uma arma de alcance classificado em superior a 200 km, adequada para lançamento de navios ou de baterias costeiras. Já em serviço, este EXOCET de última geração apresenta waypoints 3D, perfil de voo de baixa altitude sobre o mar e capacidade de atingir alvos terrestres costeiros, bem como navios.

ENGAJAMENTO NO CAMPO DE BATALHA

AKERON MP e AKERON LP são os únicos mísseis de combate terrestre de quinta geração do mundo projetados para infantaria leve bem como para integração em veículos de combate e aeronaves. Com alcance superior a 4 km, o Akeron MP possui uma ogiva programável capaz de neutralizar todos os alvos, desde os blindados mais bem protegidos, até grupo de indivíduos e estruturas. Este míssil habilitado para operar em rede permite disparos no modo fire and forget, com apenas um operador que detém a capacidade de operar sobre o “loop”, permitindo que o Akeron MP seja redirecionado rápida e facilmente em voo para o ponto de refinamento do alvo ou das funcionalidades de “lock-on” após o lançamento. O Akeron LP inclui os mesmos recursos do Akeron MP, mas com a adição de um modo de orientação a laser semiativo (SAL) e alcance estendido para atingir alvos a até 20 km de distância.

O ENFORCER é um sistema de míssil leve que permite o engajamento efetivo de uma ampla gama de alvos, incluindo alvos blindados leves, estáticos e móveis, além de ameaças atrás de cobertura. A MBDA estabeleceu uma parceria com a empresa brasileira Xmobots para integrar o Enforcer com o veículo aéreo não tripulado brasileiro Nauru 1000C. Juntos, o Enforcer e o Nauru 1000C fornecem uma capacidade potente de engajar uma ampla gama de alvos a partir de distâncias seguras, em vez de depender de armas de queda livre que arriscam a segurança do drone e têm dificuldade em atingir alvos em movimento.

Sobre a MBDA

A MBDA é um grupo europeu multinacional único, líder mundial no campo de sistemas de armas complexos, desempenhando um papel fundamental na manutenção da segurança de nações. Criada com o espírito de cooperação internacional, a MBDA e seus mais de 14.000 funcionários trabalham juntos para apoiar a soberania nacional da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido e outros países aliados em todo o mundo. Como um acelerador de inovação, a MBDA é o único grupo europeu capaz de projetar e fabricar armas complexas para atender a toda a gama de requisitos operacionais atuais e futuros das três Forças Armadas (terrestre, naval e aérea).

A MBDA é propriedade da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%).

DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Um segundo lote de Tamandaré com o CAMM-ER, um radar AFAR e capacidade para de levar de 16 a 24 células seria desejável, mas…

Esteves

Usaríamos as armas deles contra eles? Os norte-americanos dirão…olha, vocês não podem usar armas da OTAN contra a OTAN.

Quem viria pelo oceano?

Carlos Crispim

O ùnico inimigo do Brasil que poderia vir pelo oceano, e os pescadores vem toda hora, são os chineses, mas o Brasil não tem condições de combater ninguém que vem pelo oceano, então, respondendo à sua pergunta, tanto faz compramos armas americanas ou européias, não temos condições de combater ninguém, seja do bloco oriental, seja ocidental, nossa marinha é apenas figurativa, para desfiles e , no máximo, combater pesqueiros.

Henrique A

A MB é deficitária até no ramo “guarda costeira”. Nossos navios patrulhas são insuficentes em número e qualidade.

Esteves

“MBDA é o único grupo europeu capaz de projetar e fabricar armas complexas para atender a toda a gama de requisitos operacionais atuais e futuros das três Forças Armadas (terrestre, naval e aérea).
A MBDA é propriedade da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%).”

Melhor parar e reconhecer. E fazer negócios com quem é do ramo.

Nilo

Dos conhecimentos adquiridos no conflito Russia/Ucrania a MBDA esta desenvolvendo capacidade de engajamento guiada por drone (com decolagem e aterrissagem automáticas ) além da linha de visão, o drone identifica, detecta e transfere as coordenadas do alvo para a estação de tiro que por sua vez executa o tiro direto, podendo fazer de forma autonoma.

Nilo

A MBDA reportou receitas para todo o consórcio europeu de 4,2 bilhões de euros em 2022, com pedidos atingindo um recorde de 9 bilhões impulsionados por um forte desempenho de exportação. A empresa lida com uma carteira de pedidos de 22,3 bilhões de euros, tem cerca de 16% do mercado global de mísseis em termos de pedidos. O grupo de mísseis é propriedade da francesa Airbus e da britânica BAE Systems, ambas com 37,5% de participação, e da italiana Leonardo, com 25%. Seus maiores rivais são a gigante Lockheed Martin e a Raytheon Technologies. Recentemente a francesa Safran Electronics & Defense… Read more »

Esteves

2014

Apertamos a mão dos russos. O ex, o outro ex, a ex. Todo presidente foi apertar. Assinamos memorandos. Fizemos promessas. Todos os exes.

Naquele ano (2014) havia a proposta da utilização de moedas nacionais compensatórios nos negócios…como alternativa ao dólar e ao euro.

Passados quase 20 anos…

https://br.rbth.com/ciencia/2014/11/27/brasil_desenvolve_concorrente_do_sistema_antiaereo_pantsir-s1_28461

Santamariense

“ Passados quase 20 anos…”

Acho, só acho, que são quase 10 anos…não 20.

Quanto à matéria do link, nunca passou do que está ali…intenção, memorando, discussões, etc.

Nilo

Eram tantas ideias, uso do radar Saber da Embraer, etc..etc…
Tristeza não tem fim. Felicidade sim.
Em algum momento desta decada, o projeto será retomado e estaremos produzindo alguma coisa que europeus já o fizeram a trinta anos atras.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Esteves

Nilo, Esse jeito nosso de entender as coisas… Pensam ou já foram pedir a indústria automotiva para produzirem veículos “menos tecnológicos”. Uma reedição do Fusca do Itamar. Deixem as rodas, por favor. Diziam que a culpa pelos altos preços no Brasil era dos impostos. O tal do IPI tá sempre caindo. Mas o preço tá sempre subindo. O fato é que nossa abordagem industrial é muito da pichulenta. Existem ilhas. Embraer, Embraer… O Mansup seria isso, né. Um produtação 30 anos atrasado X Europa, mas atualmente atual no TO da AS. Com um oceano tão vasto pela frente e fronteiras… Read more »

Carlos Crispim

Caríssimo, vc resumiu bem, o Brasil é isso, e somos produtores de comida para o mundo, só isso, essas tais ilhas de excelência , na verdade, são montadoras de kits, vem tudo de fora, não fabricamos máquinas que produzem máquinas, temos que importar tudo.

Marcelo

O dr Eneias ja avisava isso na década de 90 e foi o que aconteceu,viramos montadores de kits enviados do primeiro mundo !!!
https://m.youtube.com/watch?v=SgMpMb-Kk5Y&pp=ygUZRHIgZXJuZWlhcyBxdWUgZXN0YSBjZXJ0bw%3D%3D

Fernando "Nunão" De Martini

Eneias era doido de pedra. Falava pelos cotovelos sobre qualquer coisa, acertava uma em dez. Aí fica fácil louvar o sujeito focando na uma vez em dez que o cara acertava. Nem em 1997 se falava em privatizar tudo. E, de fato, as privatizações da época foram uma parte apenas do tanto que se alardeava como o fim do mundo. Muita tempestade em copo d’água. Retórica é uma coisa. Fatos são outra coisa. E a retórica do que esse sujeito falou 25 anos atrás não resiste a 25 segundos de fatos. Tanta gente que fez coisas relevantes nos últimos 25… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Baita exagero. Resumo bem pobrinho. O problema dos debates hoje em dia é que tudo é 8 ou 80. O Brasil não é só fazenda nem apenas montadora. A desindustrialização é um fato, gravíssimo aliás, mas não dá pra simplificar desse jeito a realidade. A indústria mudou, é preciso reindustrializar o Brasil, que décadas atrás tinha uma indústria bem mais diversificada que hoje – mas no contexto do mundo de décadas atrás. A reindustrialização do país precisa focar nos anos à frente e nas novas tecnologias, que estão muito à frente dessa questão do que é montar ou fabricar, que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Santamariense

Bem isso! O Brasil, como um todo, está 30, 40…50 anos atrasado em relação ao mundo desenvolvido…

Esteves

Esteves é tão ligeiro, tão avançado, tão energético…que passam 20 como 10. Passarão.

Esteves já Está em 2034.

Santamariense

Hehehehe… boa!

BK117

Achei que o caro Esteves se tornara discípulo das ideias de Kubitscheck.
Dos mesmos criadores de “50 anos em 5”, vem ai: “20 anos em 10” rsrsrsrsrsrsrs
Abraços!

Last edited 1 ano atrás by BK117
Esteves

A morte do homem até hoje Está envolta em mistérios…

Santamariense

Foi o nosso JFK.

Esteves

Lembra do Eduardo Campos…aquele santo. Morreu no avião…que Esteja junto à Deus. MPF denunciou mais de 700 mil dólares na Suíça.

Advinha quem fez o depósito?

Carlos Crispim

E quem era a vice dele?…com certeza não sabia de nada…Mais uma

Santamariense

Sim! Um anjo! Mas, o ser humano tem a tendência de santificar e mitificar os famosos que morrem de forma trágica, independente da sua postura e caráter quando em vida.
O depósito vinha daquela mesma empreiteira envolvida até a alma com o inominável.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

Todo mundo que morre vira santo. Espero que com o nine fingers não aconteça o mesmo. Que queime no inferno!

BK117

Só tirar o F rsrsrs

Santamariense

Hehehehe…exato!

Bruno Vinícius

O Meteor na FAB foi um salto enorme de capacidades. Temos hoje o que é – provavelmente – o mais capaz míssil BVR do planeta.

Willber Rodrigues

Ao contrário da MB, pelo menos a FAB sabe que não adianta nada ter um caça moderno e com um bom radar, só pra jogar bomba burra e canhão….

Heitor

Nada sobre os exercícios navais chineses em torno de Taiwan?