Foi divulgada recentemente a melhor imagem até agora de um dos protótipos do Xian KJ-600, avião embarcado chinês de alerta aéreo antecipado (AEW). O primeiro voo do KJ-600 ocorreu em 29 de agosto de 2020.

O KJ-600 é uma aeronave bimotor de asas dobráveis que pesa 25-30 toneladas e é propulsado por dois turbopropulsores FWJ-6C. O avião se assemelha muito ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960.

O KJ-600 é equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array). Ele terá alcance de 2.800 km, velocidade de 550 km/h, e será capaz de detectar alvos aéreos além de 480 km, rastreando até 250 alvos aéreos simultaneamente.

Foi relatado que o KJ-600 terá tripulação de 5-6 membros, incluindo o comandante e o copiloto, com os demais operando os sistemas de controle de combate e o radar.

Porta-aviões Fujian em acabamento no estaleiro de Jiangnan

O KJ-600 poderá orientar vários grupos de aeronaves em intercepção e combate aéreo e consolidar dados de múltiplas plataformas para auxiliar o emprego de mísseis de longo alcance.

A AEW de asa fixa embarcada vai integrar a ala aérea do novo porta-aviões chinês Fujian (Type 003) de 80.000 toneladas, equipado com catapultas eletromagnéticas, atualmente em término de construção.

Atualmente, os porta-aviões chineses Liaoning e Shandong dotados de rampa “ski-jump” e sem catapultas, empregam helicópteros na função AEW, os quais têm limitação de velocidade, altitude de voo e autonomia.

Na montagem abaixo, o Xian KJ-600 comparado ao Grumman E-C Hawkeye.

IMAGENS: Via @Rupprecht_A, no Twitter

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Osvaldo serigy

Só não coloca da mesma cor!

Filipe

Cópia, cópia, cópia… Muitos repetem isso, mas no fim oque importa é que a China agora tem uma aeronave AEW embarcada, que realiza as mesmas atribuições que as congêneres ocidentais. China é um exemplo a ser seguido no quesito determinação!

Allan Lemos

Pois é. Mas falam isso por inveja e/ou preconceito, ninguém fala que o programa espacial dos EUA só existiu porque copiaram tecnologia dos alemães.

No fim, o que importa é o aumento da capacidade militar, como você disse, o resto é mimimi de quem não tem nada.

Antonio Cançado

Eles não copiaram a tecnologia dos alemães, apenas utilizaram e aprimoraram o que já existia, com excelentes resultados.
Quem não tem nada é a China, e mimimi tem quem vive elogiando esses pilantras.

Eduardo

Já estudou a China? Pelo visto não né quanto a cópia acorda no mundo das potências essa prática é normal mas só reforçando a China colocou no espaço uma estação espacial totalmente nacional e tem programas espacaiais em andamento sólidos, portanto eles estão sim a frente de muitos países ditos ocidentais e que sabemos bem pra quem rebolam, esse preconceito em relação aos chineses não é de hoje é de séculos e é nisso que eles apostam quanto mais seus inimigos acreditarem que são fracos mais eles serão surpreendidos.

Rui Mendes

Ninguém diz que eles são fracos, mas copiam e muito, basta ver esse avião e o heli embarcado.
Quanto ao preconceito, é bem verdade que eles no passado, eram um país pobre e produziam produtos baratos mas fracos, mas isso foi passado, agora têm tecnologia de ponta, são uma super-potência e por isso não compreendo, como copiam helicópteros e aviões à descarada.

Heli

A China já registra mais patentes de tecnologias por ano do que os EUA

Up The Irons

Nesse caso aí foi com equipamento militar, mas os caras roubam e copiam qualquer coisa, desde projetos de jarra de água até secador de cabelos!
Você acha que todos aqueles milhões de produtos vendidos nessas páginas chinesas de varejo on line foram desenvolvidos por designers, projetistas e engenheiros chineses?
É engraçado até acontecer com algo desenvolvido por você ou por sua empresa!

Allan Lemos

Antes do Japão ser o que é hoje, empresas japonesas também fizeram muito isso. Roubo de propriedade intelectual não é exclusividade dos chineses.

De todo modo, talvez isso se reverta no futuro já que desde 2019 a China ultrapassou os EUA em número de patentes registradas.

Um Simples Brasileiro

Pior que isso verdade, Coréia do Sul também fez. E para minha completa surpresa, mais recentemente, descobri que a Suíça também fazia isso.

Antonio Cançado

Acho que mentiram pra você…

soldado imperial

pergunta off topic, família sua cançado é do triangulo mineiro, mais precisamente Patos de Minas? grato

Antonio Cançado

Sim, mas depois de copiar o Japão aprendeu a desenvolver e a criar, ao passo que a China não sai da cópia.

E como é que é? A China ultrapassou os EUA em registro de patentes? De quê?

Allan Lemos

E como é que é? A China ultrapassou os EUA em registro de patentes? De quê?

Google . com

Elias E. Vargas

“É mermo né!” – Tá certo o Brasil no Prosub, com a ajuda dos franceses desenvolve um casco submersível, projeta um propulsor nuclear inédito e os gringos querem glosar enquanto vendem uma “caixa preta” para os australianos depois de darem uma rasteira nos próprios franceses, Esses caras são PIRATAS, vejam as ilhas do Atlântico, as Malvinas. Vejam o real motivo da conflagração da Ucrânia, “Os EUA instigando a OTAN a forçar países neutros quebrarem o pacto com os russos. E nós temos que nos cuidar, pois tem muito olho gordo dessas potências em nossas riquezas.

Mars

Eu quero ver você falar isso quando eles copiarem o KC-390 ou o Super Tucano e começarem a roubar vendas da Embraer. rs

Allan Lemos

Você é acionista da Embraer para se preocupar com isso?

Romão

Pois é… Até outro dia queriam dar a Embraer de mão beijada para a boeing mas agora tão tendo comichões pelo futuro da empresa. rsrsrsrs

Antonio Cançado

Não foi beeeeeem isso não, mas se foi isso que te contaram, então foi…rsrsrsrsrs

Antonio Cançado

Que argumento idiota…

Willber Rodrigues

Galera que fala em “cópia” ou engenharia reversa, se copiar fosse realmente facil, qualquer país do mundo já tinha uma cópia de uma turbina da General Eletric ou Rolls Royce, ou já teria copiado qualquer armamento ocidental.

Aliás….se, supostamente, “copiar” fosse tão facil assim, porque as FA’s BR não tem uma cópia/engenharia reversa de todos os equipamentos que ela já comprou de fora? 🤔🤔🤔

Antonio Cançado

Não, o que importa é que sem copiar a China não tem nada, meu chapa.
China é exemplo de vergonha e de falta de capacidade criativa, só, mais nada.

Alison

Não tem nada foi ótimo… Mísseis hipersônicos contam pra vc só pra começar? kkkkkkkkk Ridiculo demais

Mustafah

E a preço muito inferior, mas nunca seria adotado pelas Forças no Brasil, aqui são viciados em sucata europeia

bitten

O debate sobre “quem roubou quem” é pífio. Os chineses, de fato estão se apropriando da tecnologia ocidental por três vias, articuladas: (1) enviando aprox 4 mil estudantes de graduacão para universidades ocidentais e os mantendo lá por cerca de 10 anos (a USP e a UFRJ têm cerca de 80 chineses em seus quadros discentes principalmente engenharia elétrica e química, coisas em q eles nos consideram bons – os dados gerais são da rev New Scientist); como 90% desses estudantes retornam, inclusive pq já têm empregos garantidos, passemos ao (2) praticam engenharia reversa de tudo qto é coisa em… Read more »

Antonio Cançado

Tá, concordo em grande parte, mas ainda assim eles ainda não têm capacidade de criar e desenvolver equipamentos a ponto de concorrer com os do Ocidente…se têm bons aviões, não têm bons motores, se têm bons motores, não têm bons aviônicos, se têm tudo isso aí bom, não têm bons pilotos, e por aí vai…

Otto Lima

Sua mente travou na década de 1990, quando a China exportava produtos pirateados de R$ 1,99 feitos por mão de obra escravizada.

Alison

kkkkkkkkkkkkkkkk. Perfeito seu comentario!

soldado imperial

excelente texto.! comentários assim me fazem vir ler força de defesa!!!!

BrunoWck

Gostava muito de ler seu blog Causa::, Bitten. Muito bom lê-lo novamente. abç

Luis Carlos

Seguuuuuura o Dragão Chinês!!!!
Taiwan, Japão e EUA não curtiram.

Moriah

Control C + control V

Tutor

Ctrl + C / Ctrl + V

bitten

Prezado Allan L, permita um adendo ao seu comentário. De fato, os primórdios do programa espacial dos EUA, onde estavam sendo feitas pesqs sobre telemetria de mísseis e sobre a alta atmosfera, usou foguetes V2 como vetores. Mas o grande lance foi levar para os EUA toda a equipe de von Braun, os projetos e o ferramental industrial das instalações Dora, a grande fábrica de foguetes. Os russos fizeram a msm coisa, mas o fato é q os n.americanos puseram as mãos na principal equipe. Por volta dos anos 1960 deram inclusive a cidadania a von Braun e equipe. Não… Read more »

Dalton

O próprio Von Braun declarou que o método desenvolvido pelos EUA para pousar na Lua utilizando-se o módulo lunar da “Grumann” superou as próprias expectativas dele !

Maurício.

Uma vez eu li em algum lugar que o Hawkeye não teve uma vida muito longa na força aérea de Israel porque as montanhas de Israel davam muito ruído no radar do Hawkeye, agora, se é verdade eu não sei.

Romão

T129 ATAK = Cópia turca do A129 Mangusta, Italiano.
Mitsubishi F-2 = Cópia japonesa do F-16 americano, mas com asas maiores.
IAI Kfir = Cópia israelense do Mirage 5, francês.

Last edited 11 meses atrás by Romão
Nemo

No caso do T129 não houve cópia e sim uma parceria entre a Turquia e a atual Leonardo.

Antonio Cançado

Não confunda copiar com fabricar sob licença, que é o caso de dois ítens da tua lista aí…

Um Simples Brasileiro

Esse verde-azulado é quase fluorescente…

Alexandre Galante

O verde azulado é o primer, o avião não recebeu a pintura ainda.

ChinEs

Os Chineses são mestres do copy and paste, não têm diferença nenhuma com o modelo americano, tenho quase a certeza que os chineses já roubaram os segredos mais bem guardados dos EUA, nomeadamente o SSBN Columbia, o CVN G.Ford, o SSGN SSNX, apesar de todo o sigilo , acredito que os chineses vão produzir cópias exactas destes navios, nas aernaves chega até a ser bem mais escandaloso… o J-35 é uma cópia do F-35, a única diferença está no número de motores.

Antonio Cançado

Esses estadunidenses malvados, não param de copiar os chineses…rsrsrsrsrs

Adriano Madureira

E o estaleiro ainda está em desenvolvimento…

comment image

Fabio

Se é cópia ou não não importa, o que importa é ter, o Brasil poderia ter cópias do S 400 do caça raptor do bombardeiro Spirit e dos mísseis hipersônicos kinzhal, seríamos uma potência militar independente de cópia.

Sblogniev

Se Eu fosse americano teria uma vergonha danada em ter copiado o avião chinês… Hahahaha. Acho que morro e nunca verei essa situação acontecer. Segue o jogo. Os Chinesea continuam na vanguarda em matéria de cópia .. hahahaha. Copiam até dos incompetentes doa Russos.

ednardo curisco

a impressão que tenho é que copiam igualzinho mais pelo deboche.

M4l4v|t4

Momento vergonha alheia parte 1000. Se isso se limitasse à equipamentos militares, ficava só na vergonha. O problema é que um maquinário de uma marca italiana ou alemã, dentre milhares, é seguidamente copiado lá nos 80 até hoje, modelo a modelo, causando trilhões de dólares em prejuízo ano! Não precisa nem ser maquinário. Vamos citar o caso da marca Armani, que é pirateada pela China desde os anos 80 causando um prejúizo quase bilhonário em dólares, por ano, somente para 1 marca. O mesmo acontece com Ferrari, Pirelli, Ferrero, Lavazza, Prada e muitas outras. Quer mais! Não é só roubo,… Read more »

DanielJr

Esse é o resultado daquele E-2C que pousou na China em emergência e voltou aos EUA totalmente desmontado, em conteiners? se for, parabéns à China. Não é fácil copiar ou se basear em equipamentos sofisticados e produzir um produto doméstico. É necessário ter laboratórios, técnicos, conhecimentos em muitas áreas para desvendar, analisar, projetar e construir um produto desses. E esse deve ser 100% China, pq se usar turbinas GE ou eletrônicos americanos, certamente teriam pedidos de fornecimento negados. Estão a anos luz de nós, infelizmente, que nada podemos apitar na ‘fábrica” de helicópteros que está no Brasil, temos que aceitar… Read more »

Alex Salvador Braga

Copiando ou não os caras estão aí entre as principais potências econômicas e militares do mundo.

Eduardo

Copiam tudo desde carros até equipamentos eletrônicos o que afeta empresas no mundo todo, exemplo da Ericsson que fechou suas portas inclusive no Brasil por cópia de seus equipamentos e empresas nacionais ainda compram produto copiado na maior cara de pau.