Embarcação que praticava pesca ilegal foi apreendida. Carga foi doada a projeto social

A Marinha do Brasil apreendeu uma embarcação que realizava pesca ilegal de lagostas na costa do Amapá. Foram cerca de uma tonelada do crustáceo, da espécie vermelha, além de 3 mil metros de redes e 25 pares de boias de pesca. O barco pesqueiro foi abordado em alto-mar no dia 10 de maio, a 270 milhas náuticas (500 quilômetros) de Macapá (AP). O Navio-Patrulha (NPa) “Guarujá” conduziu a embarcação até o cais da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana (AP). O deslocamento durou dois dias.

O barco pesqueiro, registrado no porto de Camocim, no Ceará, utilizava equipamentos de pesca não permitidos. Nenhum dos sete tripulantes possuía habilitação para conduzir a embarcação.

O NPa “Guarujá” participa da operação “PatNav Norte”, realizada nos litorais do Pará e Amapá, em parceria com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo da operação é fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos em águas jurisdicionais brasileiras.

“A presença constante de meios navais na área marítima próxima à foz do rio Amazonas é essencial para melhores condições de segurança do Arco Norte. A ação também colabora para a manutenção e o incremento da segurança do tráfego aquaviário”, afirma o Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

A carga de lagosta apreendida foi doada ao Projeto Mesa Brasil Sesc, que contribui para a garantia da segurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade social.

Navio-Patrulha “Guarujá”

Incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999, o Navio-Patrulha “Guarujá” está subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval e integra o Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Com 46,5m de comprimento, 7,5m de boca (largura) e 2,3m de calado (distância entre a superfície da água e a quilha, ponto mais baixo do navio), é equipado com um canhão 40mm e duas metralhadoras 20mm. Sua tripulação é composta por 28 militares.

O navio atua nos rios da Amazônia e nos litorais do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), com autonomia para navegar durante duas semanas, sem a necessidade de paradas para reabastecimento.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Tarses Cardoso

Sem dúvida a patrulha para proteger nossos recursos é muito importante, imaginem quantas toneladas de diversos recursos, animais e minerais, saíram do país ilegalmente.

PACRF

Além de pescados, temos uma lista enorme de itens que são explorados ilegalmente, como minerais, pedras preciosas, madeira e animais. Normalmente são contrabandeados para fora do país. Falta fiscalização, porque leis é que não faltam.

Agressor's

As leis aqui só servem e se aplicam para os brazilerus. São feitas para impedir que o povo possa explorar suas próprias riquezas…Somos explorados ou saqueados de tudo quanto é forma…Muitos brazileiros não sabem mas o nosso país é o mas rico do mundo em tudo…ouro, água doce, minérios e etc…Mas o braziu é um dos um dos 10 países do mundo que tem mais de 1% de juros reais no mundo…É com este juros que os títulos públicos são vendidos…O braziu tem a maior taxa de juros reais do mundo…Cerca de 9%…É um dos 2 únicos Estados do mundo que… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Preciso te avisar, Agressor’s, que 50% do que o Brasil arrecada é entregue ao sistema da dívida (basicamente pagando os serviços da dívida – os juros – sem sequer abater o principal, que aliás tem crescido), que é composta por credores nacionais e estrangeiros (os estrangeiros quase ninguém sabe quem são…). A dívida federal está em quase 8 trilhões de Reais (quase 80% do PIB, o qual eu acho inflado artificialmente) e a dívida externa (sim, ela existe!) monta uns 550 bilhões de Dólares (algo como uns 2,8-3,0 trilhões de Reais). Ademais, Agressor’s, muitos brasileiros sabem bem que o país… Read more »

Agressor's

O nosso país não é soberano desde Dom Pedro ll, o braziu serve aos países de primeiro mundo. Trabalhamos para que outras nações sejam ricas, e um exemplo que ilustra bem isso é o que fazem com nossas riquezas e recursos naturais. Sejamos Francos! Estamos alimentando as grandes potências, sabendo que o nosso próprio povo está passando fome. Somos uma fazenda de gado, apenas isso. Não existe soberania e nunca haverá. A prosperidade de alguns homens públicos do braziu é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento! Mas o que incomoda no povo brazileru… Read more »

AMX

Que discursinho mais ultrapassado…

Underground

O problema é que o Brasil não paga, apenas rola a divida. A coisa aparece contabilmente como pagamento, mas não há saída do caixa.
Como o juro é formado? Pela venda do título. O Tesouro põe o titulo a venda com juros de 8%: ninguém compra. Oferta por 8,5%: idem. Chega nos 12,5%: aparecem alguns pingados. Assim segue.

Underground

A solução é a exploração legalizada. Mas ninguém quer.

Burgos

Bom dia a todos;
Muito importante ter em todo Litoral Brasileiro vários NP para Patrulhar e fiscalizar as AJB.
Acredito que as autoridades da MB já devam estar olhando com “bons olhos” a essa necessidade devido ao aumento desse tipo de invasão aqui no Brasil.

Alex Barreto Cypriano

Que não venha nenhum gaiato dizendo que o almirantado ficou em ansiosa polvorosa pelo aporte de lagostas: estas foram prontamente doadas – mesmo porque não houve apreensão simultânea de carregamento de Veuve Clicquot.

Last edited 11 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
DanielJr

Faltou um corte de chapa ou inauguração de algum projeto para usar a carga apreendida.

Rinaldo Nery

Já imaginou qtos coquetéis dá pra fazer com 1 ton de lagosta?

Leandro Costa

Muito bom!

Guacamole

Notícias dessas me fazem pensar o porquê não temos uma guarda costeira…

Joao

porque temos a MB….

AMX

Porque não há dinheiro suficiente alocado à Marinha para que possa executar, a contento, esse serviço.

Sim, choverá exemplos de como a Marinha tem dinheiro sim, gasta mal, e etc.
O ponto onde quero chegar é que, se “não há” pra ela, por que então se conclui que para uma guarda-costeira independente haveria.
Muitos políticos sim apoiariam, como já aconteceu, a criação de uma, pois a injeção de dinheiro que inicialmente aconteceria seria mais uma fonte de desvios, mas, somente com esse objetivo mesmo.

paulop

Caros, se obsevarmos atentamente, existem outros orgãos/entidades da administração pública que poderiam fazer esse trabalho. Não defendo que o Brasil tenha uma “Guarda Costeira”, mas sim um “Sistema de Guarda Costeira” (tal qual o modelo alemão), que permita a vários orgãos realizarem atividades tipicas de autoridade marítima, mas dentro de suas competencias e jurisdições. Cito como exemplo os seguites orgãos/entidades e quais seriam suas funções: Marinha do Brasil: manteria o status de Autoridade Marítima Brasileira, mas atuaria predominantemente na defesa das AJB, operações de SAR marítico (em conjunto com os Bombeiros Estaduais), segurança da navegação e na normatização naútica. Antaq:… Read more »

Underground

Acho que só duas mesmo!!

Adriano Madureira

sem dúvida será entregue a população carente do alto comando…

comment image

Esteves

Pobre comendo lagosta. Cada uma.

Esteves chamava o pessoal pra big coquetel. E espetinho.

AMX

Parabéns à Marinha!!

Roberto Santos

Parabéns !