Como a Guerra na Ucrânia está afetando a manutenção do porta-aviões Kuznetsov e dos cruzadores da classe Kirov

19

A marinha da Rússia tem envolvimento limitado na Guerra na Ucrânia, mas como o resto das forças armadas da Rússia, também sente os efeitos da guerra.

A Ucrânia afundou um punhado de navios de guerra russos, mas o único importante foi o cruzador de mísseis guiados Moskva – uma perda embaraçosa porque era a nau capitânia da Frota do Mar Negro. Longe do campo de batalha, no entanto, os contratempos de Moscou na Ucrânia parecem estar afetando seus planos de modernização naval.

Isso parece mais evidente com os maiores navios de guerra de superfície da Rússia: seus cruzadores de batalha movidos a energia nuclear da classe Kirov, Almirante Nakhimov e Pyotr Velikiy, e o Almirante Kuznetsov, o único porta-aviões da Rússia.

Eles deveriam ser os navios mais capazes da frota de superfície da Rússia, mas uma combinação de problemas de manutenção, problemas de financiamento e registros operacionais ruins os tornaram as maiores dores de cabeça da marinha russa.

Os cruzadores de batalha da classe Kirov surgiram de um projeto soviético de meados da década de 1960 para criar navios de guerra movidos a energia nuclear capazes de destruir os submarinos de mísseis balísticos movidos a energia nuclear em serviço nas marinhas da OTAN.

Conhecido na Rússia como a classe Orlan do Projeto 1144, o projeto acabou sendo fundido com um projeto de cruzador concorrente. A construção do primeiro navio, chamado Kirov, começou em 1974. Na época em que foi comissionado em 1980, os cruzadores de batalha da classe Kirov foram feitos para enfrentar qualquer tipo de embarcação inimiga.

Apenas quatro das cinco embarcações planejadas foram realmente construídas. Os três primeiros — Kirov, Frunze e Kalinin — entraram em serviço em 1980, 1984 e 1988, respectivamente. O quarto, Pyotr Velikiy , foi comissionado na marinha russa em 1998.

Cruzador Pyotr Velikiy, da classe Kirov, em 2016

Com 827 pés de comprimento e um deslocamento total de 28.000 toneladas, os cruzadores de batalha da classe Kirov são os maiores navios de guerra de superfície do mundo, exceto os porta-aviões. Cada nave tem dois reatores nucleares, dando-lhes um alcance limitado apenas pela resistência de suas tripulações e máquinas.

Os Kirovs também são talvez os navios de guerra mais fortemente armados de todos os tempos. Pyotr Velikiy, o único navio ainda em serviço ativo, tem um armamento principal de 20 mísseis de cruzeiro anti-navio P-700 Granit , cada um dos quais pode carregar uma ogiva de 1.653 libras (ou uma ogiva nuclear), tem um alcance de 388 milhas , e uma velocidade máxima de Mach 2.5.

Para defesa aérea, o Pyotr Velikiy carrega 72 mísseis terra-ar S-300 , 128 3K95 Kinzhal SAMs e seis sistemas de armas de proximidade 3M87 Kortik , cada um dos quais armado com oito 9M311 SAMs. Para se defender de submarinos, possui um morteiro antissubmarino RBU 6000 e dois RBU 1000 e 10 tubos de torpedos que disparam mísseis antissubmarinos. O navio também possui um único canhão AK-130 de 130 mm de cano duplo na popa, pouco antes de um hangar de helicópteros capaz de acomodar vários helicópteros Ka-27 e Ka-31 .

Inicialmente, a principal missão dos Kirovs era afundar os porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos e suas escoltas. Os cruzadores de batalha assumiriam seu próprio papel de escolta com o desenvolvimento dos porta-aviões da classe Almirante Kuznetsov, com os quais a Marinha soviética planejava formar grupos de batalha de porta-aviões como os da Marinha dos Estados Unidos.

Quando entrou no serviço soviético em 1991, o almirante Kuznetsov deveria inaugurar uma nova era na aviação naval soviética , trazendo jatos de asa fixa para uma frota que antes só podia operar helicópteros ou aeronaves de decolagem e pouso vertical.

O Almirante Kuznetsov tem cerca de 300 metros de comprimento e desloca cerca de 58.000 toneladas – aproximadamente o mesmo comprimento, mas apenas metade do deslocamento dos porta-aviões da classe Nimitz dos EUA . A ala aérea do Kuznetsov é composta por 18 a 24 jatos, principalmente Su-33s e MiG-29Ks , e cerca de uma dúzia de helicópteros Ka-27 ou Ka-31.

O armamento principal do Kuznetsov são 12 mísseis P-700 Granit em lançadores na seção dianteira do convés de vôo , pouco antes do salto de esqui. Ele também possui 190 mísseis terra-ar 3K95 Kinzhal e 14 sistemas de armas de proximidade, seis AK-630Ms e oito Kortiks, para defesa aérea.

Admiral Kuznetsov
Almirante Kuznetsov

O arsenal de mísseis permitiu aos soviéticos classificar o Kuznetsov como um “cruzador pesado de transporte de aeronaves” – uma distinção importante, pois significava que o navio poderia transitar legalmente pelo estreito turco, permitindo-lhe sair do Mar Negro, onde foi construído.

Os Kirovs eram navios imponentes. Depois que eles entraram em serviço, a Marinha dos EUA reativou e modernizou seus quatro encouraçados da classe Iowa para adicionar força à sua própria frota. Por mais robustos que eles e os Kuznetsov fossem, eles não conseguiram evitar o colapso da União Soviética.

Durante a década de 1990, Moscou cortou seus orçamentos de defesa e os problemas de manutenção das forças armadas aumentaram. Os russos acabaram cancelando mais de 70% dos navios soviéticos que herdaram (muitos dos quais estavam desatualizados de qualquer maneira).

O tamanho e a complexidade dos Kirovs significavam que eles precisavam de manutenção constante e intensa, que os soviéticos e depois os russos mal podiam pagar.

Problemas de manutenção forçaram Kirov e Frunze a sair de operação na década de 1990. As autoridades russas decidiram em 2019 que consertá-los e modernizá-los era muito caro e agora ambos estão sendo descartados.

Kalinin, renomeado almirante Nakhimov, raramente foi destacado após a Guerra Fria. Em 1997, entrou em um estaleiro em Severodvinsk e nunca mais saiu. Em 2006, os russos decidiram fazer uma extensa reforma e modernização, que começou para valer em 2014.

Como o navio mais novo da classe, o Pyotr Velikiy era o mais moderno. Após reparos em 2004, ele teve uma vida útil respeitável, que incluiu comissões em todo o mundo. Atualmente é o carro-chefe da poderosa Frota do Norte.

Como os Kirovs, o Kuznetsov foi atormentado por problemas mecânicos. Tem sido tão propenso a avarias que um rebocador oceânico navegou com ele, caso precisasse ser rebocado de volta para a Rússia.

Em 2016, o porta-aviões navegou para a Síria – expelindo uma espessa fumaça negra ao longo do caminho – para o que ainda é sua única missão de combate . Não foi bem: dois jatos caíram no Mediterrâneo por causa de problemas com o cabo de detenção do porta-aviões, o que acabou levando a Rússia a transferir toda a ala aérea para uma base na Síria.

Após a comissão na Síria, o Kuznetsov voltou ao porto para uma extensa reforma. Mesmo no porto, o navio não teve sorte. Em 2018, sua doca seca flutuante afundou , fazendo com que um guindaste de 70 toneladas quebrasse a cabine de comando. Dois incêndios, um deles mortal, aconteceram no navio desde então.

Kuznetsov tem sido tão problemático que um legislador russo recentemente propôs desativá-lo e tentar adquirir o navio irmão do Kuznetsov, que a Ucrânia tomou posse após o colapso soviético e vendeu a Pequim como um casco incompleto em 1998. (a marinha da China terminou e comissionou aquele navio como seu primeiro porta-aviões, o Liaoning, em 2012.)

Apesar dos contratempos, a Rússia parece empenhada em trazer o almirante Nakhimov e Kuznetsov de volta à sua frota.

A mídia russa informou que as redes de cabos e os sistemas de rádio-eletrônicos do almirante Nakhimov foram substituídos e que agora carrega mísseis anti-navio Kalibr e P-800 Oniks. Também está preparado para receber mísseis antissubmarinos Otvet, o sistema antiaéreo Pantsir-M e o sistema torpedo Paket-E/NK.

Autoridades russas também planejam armar Nakhimov com o míssil hipersônico 3M22 Zircon.

Admiral Nakhimov, classe Kirov

Após a conclusão do trabalho no Almirante Nakhimov, o Pyotr Velikiy deve entrar no mesmo estaleiro para atualizações semelhantes. No entanto, a mídia estatal russa, citando uma fonte da marinha, informou em abril que o cruzador de batalha pode ser aposentado devido aos altos custos da reforma do almirante Nakhimov. Outras fontes da marinha russa rapidamente negaram o relatório a outro meio de comunicação estatal.

O Kuznetsov foi colocado em uma nova doca seca especialmente construída em maio de 2022. A agência russa Izvestia informou que as atualizações do porta-aviões incluirão sistemas de defesa aérea Pantsir-M, um novo sistema integrado de controle de defesa aérea, novas caldeiras e instalações especiais de armazenamento para novas munições guiadas com precisão.

O Izvestia também informou que a marinha russa está montando a tripulação do Kuznetsov, que foi praticamente dissolvida quando o navio começou sua reforma.

Graças aos novos sistemas automatizados, a tripulação deve contar com cerca de 1.500 marinheiros e aviadores, abaixo dos 1.900, mas Kuznetsov não zarpou nem teve uma ala aérea em funcionamento por cerca de sete anos, e a nova tripulação terá que se familiarizar com o navio e seus novos sistemas.

Os estaleiros que fazem as reformas disseram que pretendem entregar o Almirante Nakhimov e o Kuznetsov no próximo ano. As datas de entrega de ambos os navios já foram adiadas várias vezes e, se a guerra na Ucrânia obrigar Moscou a reconsiderar suas ambições navais, eles podem nunca mais voltar.

FONTE: Business Insider

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

[OFF]
Sobre o navio russo atacado ontem por lanchas não tripuladas ucranianas, parece que uma conseguiu se aproximar e teria causado danos à embarcação, como sugere o vídeo abaixo. Essas imagens, curiosamente, não foram liberadas pelos russos…

https://twitter.com/UAWeapons/status/1661724151520849920

737-800RJ

Foi mal, Poggio, não vi que a postagem tinha sido atualizada.
Abraços

Franz A. Neeracher

O que eu acho muito interessante nos “Kirov” é o fato do hangar para os helicópteros estar situado um nível abaixo do convés.
No local de pouso existe um elevador que leva e trás os aparelhos do hangar.

sub urbano

A função desses navios gigantes é apenas aloprar o inimigo com sua mera presença, assim como o Tirpitz na segunda guerra, conceito “fleet in being”. Na pratica a Russia está investindo seu tempo e dinheiro em fragatas classe Gorshkov armadas com misseis hipersonicos e sua futura versão destroyer de 8000 toneladas de deslocamento.

Dalton

O “Tirpitz” – um dos muitos modelos de metal que me arrependi de comprar décadas atrás já que há poucas diferenças entre ele e o “Bismarck” cujo modelo já havia comprado – era visto como uma ameaça aos comboios especialmente em 1942, mas, não é o caso desse outro “solitário” que não está retendo forças seja da US Navy ou OTAN que certamente reconhece seu poderio, mas que também tem os meios para localiza-lo e destruí-lo de forma mais eficiente que 80 anos atrás. . A razão de existir do “Pedro O Grande” que poderá não ser revitalizado e portanto… Read more »

Alex Barreto Cypriano

O título e o corpo da matéria são um desencontro só: a proposição do título só encontra eco no último parágrafo e sequer de modo explicativo/expositivo. Até o nome do porta-avioes no título não bate com o no texto (Kus-Kuz, e dá-lhe milho que o feijão tá caro!…). Sequer abordou o fato decisivo do Kuznetsov recentemente saído da doca seca não ter nenhuma tripulação, conforme notícias. Quem tem um Kirov ou Kuznetsov não tem nenhum? Não sou russofóbico…

Rodrigo Maçolla

Verdade que Esses Navios são Monstros que só a União Soviética era capaz de manter ! herança que a Rússia gostaria de manter mais não pode… Ainda mais com a “operação especial contra a Ucrânia guerra em Curso…. A não ser que alguns amigos chineses ajudem …..

Kommander

Título da matéria não tem nexo nenhum, parece mais clickbait! No mais, esses navios ainda tem alguma utilidade hoje em dia? Mestre Dalton, tá por aí?

Dalton

O “Mestre” em “Viagem ao Fundo do Mar” escreveu algo mais acima, mas, sim, eles tem utilidade ainda mais atuando em uníssono com outros navios, um “Grupo de Ação de Superfície”, melhor ainda apoiados por aeronaves e submarinos, MAS, a razão de se manter um deles em serviço que poderá ou não ser revitalizado a partir de 2024/2025 quando retornar ao serviço o outro o “Almirante Nakhimov” é que a Rússia não tem grandes unidades em número suficiente daí se tentar aproveitar o máximo possível do
que restou do período soviético.

soldado imperial

Vende logo o Kuznetsov e outro “pequeno ecouraçado” pra China, lá eles dão um jeitinho de por eles pra navegar e ir quebrando um galho. Enquanto isso, a Russia distraia o povo, com um projeto mirabolante( que no futuro vai ser cancelado) de novo porta-aviões. A Rússia tem necessidades mais emergenciais, pois está em conflito !!

Dalton

A China aparentemente não quer mais NAes “STOBAR” além dos 2 que já possui com alas aéreas e treinamento que serão diferentes do quase pronto “CATOBAR” e subsequentes. . Todo país especialmente uma grande potência militar como a Rússia preza os grandes navios também pelo prestígio que trazem, não apenas para consumo interno, mas também para países com quem tem boas relações, caso desse grande cruzador, ou como alguns chamam “Cruzador de Batalha” já que um “encouraçado” independentemente de tamanho previa-se uma grande blindagem. . Apesar do “conflito” a Rússia está modernizando seu arsenal nuclear e também incorporando novos SSBNs… Read more »

Augusto

Esses cruzadores da classe Kirov são fantásticos, verdadeiros monstros. Apesar do desenho antigo, eu acho muito imponentes esses navios.

Já o Kusnetsov, navio zicado esse dai, tem que espalhar sal grosso no convés dele.

Satyricon

Chega um momento na vida operativa de qualquer equipamento bélico em que as manutenções se tornam tão frequentes e extensas, que os custos tornam-se proibitivos. Essa é a história da maior parte da atual frota de superfície russa, que são resquícios sovieticos. Ocorreram manutenções e atualizações parciais, verdadeiros armengues, com resultados pífios. Numa situação real de combate, a eficácia deles é duvidosa, na melhor das hipóteses. O Moskva foi o exemplo mais nítido disso. Servia (muito bem) para fazer volume e “mostrar a bandeira”, e só. Bastou um ataque, e foi a pique. O melhor a fazer é aposentar essa… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Prezado Marujo,

Tem algo de relevante a acrescentar ou comentar sobre o conteúdo da matéria ou seu interesse é apenas atacar um editor da Trilogia?

Macgaren

PA + Kirov ia ser pareo duro, levando em consideração que PAs russas são armadas também.

Mas a marinha de superficio russa hoje é pifia, só coisa velha e os equipamentos capaz em pouca quantidade.

Aéreo

Tinha um amigo da marinha mercante que falava, “Russo no mar é uma mistura de arrogância com incompetência”

Fábio

A legítima barca furada.. esses russos, essa maria fumaça não tem mais jeito.

André Lopes

Esse desejo de ter uma “Marinha de Águas Azuis”, evoluindo para tentar se equipar aos EUA no quesito Porta-Aviões poderia ter até alguma lógica nos tempos da URSS. Houve até um amplo debate nos meios militares e dentro do Politburo do PCUS se não seria mais estrategicamente relevante ter uma marinha voltada para a defesa costeira (em um país cujos principais mares efetivamente utilizáveis eram o Mar Negro e o Mar Báltico, que na prática, são mares interiores, uma vez que a costa setentrional da SSR da Rússia, passava praticamente o ano todo congelada. Ganhou a proposta do Almirante Gorshkov,… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Lopes