Marinheiros do HMS Prince of Wales abandonando o navio para o destróier HMS Express. Foto do Museu Imperial da Guerra

Uma operação ilegal de salvamento chinesa está invadindo dois navios de guerra do Reino Unido naufragados na Segunda Guerra Mundial na costa da Malásia em busca de sucata de aço, alumínio e acessórios de latão, o que levou a uma declaração de preocupação da Marinha Real, informou o USNI News.

O navio Chuan Hong 68 usou um grande guindaste de dragagem para retirar sucata dos destroços do navio de guerra HMS Prince of Wales (53) e do cruzador de batalha HMS Repulse (34), de acordo com a imprensa local. Ambos foram afundados em 10 de dezembro de 1941, dias depois de Pearl Harbor, por bombardeiros japoneses, resultando na perda de 840 marinheiros.

O mergulhador profissional Hazz Zain sinalizou a operação comercial ilícita às autoridades locais depois que um pescador local avistou a draga sobre os locais do naufrágio, informou o New Straits Times esta semana.

O salvamento ilegal lançou um holofote sobre como os patrimônios históricos são vulneráveis a ladrões com a intenção de saquear sepulturas de guerra, disse o diretor-geral do Museu da Marinha Real em um comunicado na terça-feira.

“O que precisamos é de uma estratégia de gestão do patrimônio naval subaquático para que possamos proteger ou homenagear melhor esses navios. Isso pode incluir a recuperação direcionada de objetos”, disse Dominic Tweddle.

“Se os recursos forem fornecidos corretamente, a lista de perdas existente da Royal Navy pode ser aprimorada para ser uma ferramenta vital para começar a entender, pesquisar e gerenciar mais de 5.000 naufrágios antes que eles se percam para sempre.”

Resgate ilegal no início deste ano no local suspeito. Foto via New Straits Times

O local dos destroços fica na zona econômica estendida da Malásia. As autoridades disseram às agências de notícias que estão investigando o saque relatado dos dois navios e a descoberta de material em um depósito de sucata à beira-mar que poderia ser deles.

O navio de guerra está descansando de cabeça para baixo em 223 pés de água perto de Kuantan, no Mar da China Meridional. Os destroços do cruzador de batalha estão a vários quilômetros de distância.

Notícias do Reino Unido e da Austrália dizem que o navio de salvamento Chuan Hong 68 estava dragando com um guindaste de alcance profundo o “aço de alta qualidade” usado para construir os dois navios de guerra. O aço pode ser fundido para outros usos. O valor vem da produção do aço antes do uso de armas e testes nucleares e é importante para uso na fabricação de alguns equipamentos científicos e médicos.

A embarcação de salvamento está operando na região desde o início deste ano, informaram agências de notícias.

A organização de notícias britânica frequentemente relatou sobre a dragagem ilegal anterior deste local e outros para aço, cobre e hélices especialmente fabricadas. Por exemplo, o The Guardian informou há seis anos que pelo menos 40 embarcações foram destruídas nessas operações.

Além dos navios de guerra britânicos, as mesmas águas da Indonésia e de Singapura contêm destroços de 40 navios de guerra e navios mercantes australianos, holandeses e japoneses que já foram destruídos.

O New Straits Times informou que o Chuan Hong 68 “também é procurado pelas autoridades indonésias por saquear os restos dos navios de guerra holandeses afundados HNLMS De Ruyter, HNLMS Java e HNLMS Kortenaer no mar de Java”.

A Marinha dos EUA também expressou preocupação com seus próprios destroços no Pacífico Ocidental. Ao sul, o cruzador USS Houston (CA-30) e o navio de guerra australiano HMAS Perth afundaram alguns meses depois do Prince of Wales e do Repulse durante a Batalha do Estreito de Sunda em 1º de março de 1942. Mais de 650 marinheiros e fuzileiros navais americanos morreram quando o Houston afundou, e mais de 350 morreram quando o Perth afundou.

Os EUA e a Austrália trabalharam com a Indonésia para preservar os locais como túmulos de guerra, informou o USNI News.

Cinco anos atrás, o Ministério da Defesa do Reino Unido estava tão preocupado com a dragagem ilegal de locais de destroços, exploração e saque que despachou uma força-tarefa de navios de pesquisa para a região para investigar a situação dos destroços. O ministério disse então que também monitoraria a água por satélite para acompanhar a atividade perto dos locais.

“Estamos chateados com a perda da herança naval e o impacto que isso tem na compreensão de nossa história da Royal Navy”, disse Twiddle.

FONTE: USNI News

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Carlos Miguez - BH

Alguém tem dúvidas do voraz apetite dos gafanhotos !!!

Carlos Crispim

A China realmente nao respeita nada, impressionante como eles fazem o que querem, pior do que gafanhotos.

gordo

Será que a Inglaterra merece respeito por parte de chineses. Os caras tocaram o terror na tal guerra do ópio e transformaram a China numa Cracolândia. A Inglaterra é que deve desculpas a muitos povos na Ásia e África.

Sensato

A soma de dois erros não produz um acerto. Os erros de A não são cheque em branco para B errar também.

FRITZ PILSEN

Engraçado isso. Os ingleses não saquearam as ruínas do Egito e levaram diversos objetos históricos para os museus de Londres?

Pablo

_______

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Kommander

Pra mim, ficou bem claro que não estão preocupados com a história dos navios, e sim no aço resgatado pela China que pode ser reaproveitado e usado pelos chineses para fins militares.

Joao

Acredito ser mais barato o aço comprado de siderúrgicas em vários países.

Elias

Claro que não, aço composto de ligas especiais são caríssimos.

Reginaldo

Acho que vocês não entenderam o motivo específico deste tipo de reciclagem e o porque do aço destes navios ser mais valioso… Acontece que depois que a humanidade começou a brincar com testes nucleares, houve a contaminação de todo o planeta e todo aço criado após este período contem contaminantes como o césio por exemplo. O aço que foi fundido antes é livre de impurezas deste tipo e possui aplicações nobres, só não sei especificar quais.

Last edited 10 meses atrás by Reginaldo
Comte. Nogueira

Principalmente para a fabricação de instrumentos e equipamentos cirúrgicos.

Gerson Carvalho

A fabricação de aço é simples e ao mesmo tempo complexa, pois é como uma receita, leva alguns ingredientes alem do minério de ferro. Após a segunda guerra por exemplo a Russia teve uma de suas industrias destruídas e perderam a “receita” do aço especial para navios fabricados lá, Ainda esta em operação um antigo navio russo de socorro com mais de oitenta anos e seu aço sofre pouco a influencia da corrosão da água do mar.

Franz A. Neeracher

Infelizmente isso já acontece a vários anos…..
E não são somente chineses que cometem esses crimes…filipinos, indonésios e malaios tb fazem!!
Muito triste tudo isso!!

André Macedo

“Estamos chateados com a perda da herança naval e o impacto que isso tem na compreensão de nossa história da Royal Navy”

Kkkkkkkkkkkkk até onde vai a hipocrisia dessa galera? Eles tem a maior coleção de artefatos históricos roubados no British Museum e tem a coragem de chorar por isso?

André Macedo

O caba me usa roubar entre aspas e fala em “guardá-los”, nunca ouvi falar de algo guardado sem consentimento dos donos, cuidado com esses seus conceitos aí amigo… Kkkkkkkkkkkkk vai lá chorar suas pitangas, “angustiado e preocupado”

ALOIZIO BARROS

Cuidado com os seus conceitos. A preocupação e com o ataque a túmulos de soldados que morreram em combate. Vá se informar antes de publicar ironias.

André Macedo

Observe que em nenhum momento eu afirmei que os chineses estão “certos”. Mas sim, é hipocrisia dos britânicos querer falar qualquer coisa sobre o assunto. Conhece os Bronzes de Benin? Em 1897 os britânicos invadiram o então reino, saquearam, mataram e roubaram (meros 40 anos antes da Segunda Guerra e dos acontecimentos do post aqui), apesar dos nigerianos tentarem diversas vezes obter mas o Museu Britânico só concordou em “emprestar” Os Manuscritos de Maqdala, obtidos após um cerco da batalha de mesmo nome, foram carregados em 15 elefantes, eu posso citar muito mais. Os britânicos profanaram muito mais túmulos e… Read more »

Last edited 11 meses atrás by André Macedo
Cesar

Eu consideraria apenas o fato de que podemos afirmar que vivemos em outro tempo, novos valores, costumes, regras internacionais do que naquela época. Concorda? Fora disso teríamos o direito de confiscar Portugal inteiro…

André Macedo

Eu tenho lá que te dar satisfação homi, aproveita o sábado __________________e vai tomar uma Glacial

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sensato

Erros do passado justificam erros presentes?

ALOIZIO BARROS

No mais , vc gostaria de saber que um antepassado seu que morreu num naufrágio e está sepultado para sempre no mar, vire da noite pro dia, sucata retirada do oceano e vá para uma siderúrgica virar aço?

ALOIZIO BARROS

Naufrágios de guerra são considerados túmulos de soldados. Conhece a palavra profanação?

Marcelo Andrade

Pior que tenho que concordar!!! As potencias ocidentais saquearam o mundo durante séculos!! Vai mexer nas coisas deles!!! Pior que não há leis para conter isso. Titanic, sua vez pode chegar!!!!

Adriano Madureira

off-topic: O Palácio de Buckingham recusou um pedido para devolver os restos mortais de um príncipe etíope que foi enterrado no Castelo de Windsor no século 19. O príncipe Alemayehu foi levado para o Reino Unido com apenas 7 anos de idade e ficou órfão depois que a mãe dele morreu na viagem. A rainha Vitória se interessou por ele e providenciou sua educação — além de seu enterro, quando ele morreu com apenas 18 anos. Mas a família dele quer que os restos mortais sejam enviados de volta para a Etiópia. “Queremos os restos mortais como família e como… Read more »

Carmen Lucia

São cimeterios de centenas de marinheiros e oficiais, onde todos os anos a marinha presta homenagem aos seus mortos!

Dalton

Já que a matéria no original publicou o “indicativo” 52 para o “Prince of Wales” o correto é 53 e para o “Repulse” não colocado, seria 34 🙂

Alexandre Galante

Valeu, Dalton!

André Macedo

Caso alguém ainda não saiba: O Projeto Manhattan e as detonações subsequentes mudaram para sempre a composição da atmosfera e a contaminaram com partículas radioativas, obviamente não em níveis prejudiciais. Isso ocorreu especialmente na “época de ouro” da energia nuclear e Guerra Fria, atualmente a a radiação voltou a níveis quase naturais, graças à redução das detonações e tratados de desarmamento. Durante sua fabricação, o aço precisava de muito ar sendo bombeado em sua composição, graças a isso o aço por muito tempo foi radioativo o suficiente para atrapalhar aparelhos sensíveis como Contadores Geiger, como esses navios foram afundados antes… Read more »

Marcelo Baptista

Huuum, isto explica o por que, pois para mim não fazia muito sentido em termos de custos.

diogenes

A matéria chega a pincelar o tema, mas seu comentário foi bem mais profundo e esclarecedor. Obrigado

Zezão

O cobalto-60 tem uma meia-vida de 5,26 anos, o que significa que o aço está ficando cada vez menos radioativo por conta própria… O cobalto-60 estaria agora em 0,008% dos níveis originais. Alias, a nova técnica BOS (Basic Oxygen Steelmaking), cuja oxidação é realizada com gás O2 de alta pureza que é soprado no conversor, não expõe o aço as impurezas do ar, permitindo a produção de aço especial low-background.

Jagdverband#44

BOS não é nova Zezão, já tem 75 anos.

Salomon

Obrigado pela explicação.

BK117

Eu não sabia dessa história de aço low-background e o seu valor. Pesquisei um pouco e aparentemente é comum procurar esse material em naufrágios, bem como o chumbo, que é buscado em naufrágios de vários séculos atrás (até do Império Romano). De início pensei que era algo do aço de navios que estão no fundo do mar desde antes dos testes nucleares (imagino que a água atue de alguma forma para isolar da exposição a partículas nesse tempo), mas aparentemente é de qualquer aço produzido antes disso, correto? (Escondam o Monitor Parnaíba rsrsrsrs) Acho fascinante esses detalhes que a gente… Read more »

André Macedo

Como eu disse no meu comentário acima, o aço adquire essa propriedade durante a fabricação, onde necessita de muito ar sendo bombeado e a radioatividade vai junto.

Mas sim, a água funciona muito bem como isolante, você consegue nadar tranquilamente num tanque de resfriamento de um reator (contanto que não vá até o fundo onde está o combustível), na verdade o maior problema seria você contaminar a água.

BK117

Obrigado, caro André!

cerberosph

Túmulo de guerra o quê, é só retirem os restos mortias, o que sobra isso é só lixo no fundo do mar. Estão é reciclando esse lixo. Quem reclama é pq não tem capacidade ou interesse nesse lixo.

ALOIZIO BARROS

Esses navios são túmulos de soldados e marinheiros que morreram em batalha. É um sacrilégio , uma profanação de um lugar sagrado.

___________

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG SOBRE NÃO USAR O ESPAÇO PARA PROSELITISMO IDEOLÓGICO, POLÍTICO E RELIGIOSO:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Victor F

Sinceramente, é uma atitude vil e imoral.

Todos sabem que naufrágios são considerados túmulos. oque a China está fazendo é saquear uma cova e é uma atitude extremamente patética para o estado Chinês. não existe como apoiar essas ações.

Vitor

Deixa os chineses limpares os mares. E ainda estão reciclando esse lixo abondonado a 80 anos

João Costa

Penso que os navios de guerra afundados, são monumentos a coragem e sacrifício, daqueles que tombaram no cumprimento do dever! Dito isso, não me parece nada respeitoso, profanar o local de descanso eterno destes guerreiros com fins econômicos… Bárbaro e vil!!!

Adriano Madureira

não entendo,porquê desperdiçar tempo e recursos em embarcações que não dará retorno tecnológico ou financeiro?

M4|4v1t4

Gafanhotos.

Tem um remédio pra isso e para os barcos pesqueiros chineses que atravessam o mundo para fazer pesca ilegal, inclusive com tripulação armada e que costuma enfrentar os pescadores de outros países. O remédio é CHUMBO, sem dó nem piedade.

Chaosnat

Vai lá enfrentar os chineses, valentão! 😂😂

Torama

Os argentinos enfrentaram e mandaram um desses pra Iemanjá há bem pouco tempo atrás.

MAICON

As embarcações está lá se desmanchando pôr que não resgatar o material e usar novamente ao invés de extraír o material da natureza. Quantos milhões de toneladas de ferro e aço estão no fundo do mar se deteriorando com o passar do tempo

Salomon

Fale o que quiser, mas os caras são o máximo. A gloriosa RN pode se angustiar à vontade.