Hackers patrocinados pelo estado chinês se infiltraram na infraestrutura naval dos EUA, diz secretário da Marinha

10

Vista aérea da Base Naval de Guam

  • A Marinha dos EUA foi “impactada” por hackers apoiados pelo estado chinês, disse o secretário da Marinha, Carlos Del Toro, à CNBC na quinta-feira (25/5).
  • A infiltração, que teve como alvo a infraestrutura nos EUA e Guam, foi divulgada na quarta-feira pela Microsoft e pela Agência de Segurança Nacional junto com outras agências de inteligência.
  • Comunicações críticas, infraestrutura marítima e de transporte foram comprometidas, alertou a Microsoft.

A Marinha dos EUA foi atingida pelo hack patrocinado pelo estado chinês que a Microsoft revelou na quarta-feira, disse o secretário da Marinha, Carlos Del Toro, a Morgan Brennan, da CNBC, na quinta-feira.

Del Toro disse que a Marinha dos EUA “foi impactada” pelos ataques cibernéticos, acrescentando que “não é surpresa que a China esteja se comportando dessa maneira, não apenas nos últimos dois anos, mas nas últimas décadas”.

Ele se recusou a fornecer mais detalhes sobre a incursão, mas sugeriu que a Marinha vinha enfrentando ataques cibernéticos como esse há anos.

A Microsoft emitiu um aviso na quarta-feira, assim como as agências de inteligência, incluindo a Agência de Segurança Nacional, a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura e as agências de segurança cibernética de outras quatro nações. Os avisos alertaram empresas corporativas e públicas de que um sofisticado grupo de hackers apoiado pelo estado chinês explorou com sucesso uma vulnerabilidade em um popular pacote de segurança cibernética.

A vulnerabilidade, que foi explorada por um grupo de codinome “Volt Typhoon”, afeta a infraestrutura cibernética crítica em vários setores, disse a Microsoft na quarta-feira. A empresa disse que os hackers chineses tinham como alvo as comunicações e os setores marítimos em Guam, que abriga uma importante base militar dos EUA.

O grupo de hackers parece ter se concentrado na vigilância, e não na interrupção, disse a Microsoft. Mas altos funcionários de inteligência e pesquisadores expressaram preocupação de que Guam tenha sido o alvo, dizendo ao The New York Times que o território da ilha seria crucial para evitar uma invasão de Taiwan pela China há muito temida.

O Ministério das Relações Exteriores da China e a imprensa controlada pelo Estado rejeitaram as descobertas da Microsoft e da comunidade de inteligência como “desinformação”.

Na quinta-feira anterior, um porta-voz do Departamento de Estado disse que é vital que o governo e o público permaneçam vigilantes. “Continuaremos a trabalhar com nossos aliados e parceiros para resolver esse problema crítico”, disse o porta-voz Matthew Miller em um briefing.

FONTE: CNBC

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.

Pois é. Ai, no incrível Bananil, somos obrigados ouvir da boca de um Deputado Federal que não existe essa história de ataque cibernético e que não precisa de investimentos para tal. Se a própria marinha dos EUA, sofreu com isso, que dirá nós por aqui.

Marcelo Bardo

Estava me lembrando disso agora mesmo.

Gabriel

Em geral, independente da cor da bandeira, nada ou quase nada se aproveita daquilo que um político brasileiro fala, infelizmente.

Up The Irons

__________

COMENTÁRIO APAGADO POR USAR O ESPAÇO COMO PALANQUE PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz Trindade

É… Quando ainda existia outros sistemas operacionais mais robustos como a Novell as invasões eram muito mais difíceis pois existiam camadas de segurança que nos anos 80/90 foram testadas e aprovadas pelo Pentágono na época como nível máximo de segurança e o Windows então NT na época com possíveis falhas. A Microsoft quebrou a Novell e outros fabricantes de sistemas operacionais e só sobrou ela. Agora a USNavy sobre uma invasão hacker patrocinado pela China num sistema operacional de quem?!? Adivinha?!? Microsoft!. Ae vem a pergunta… E agora José?!?

Last edited 11 meses atrás by Luiz Trindade
Marcus Mendes

Descobriram o ataque cibernético, ótimo. Agora os EUA deveriam contra-atacar e destroçar os sistemas chineses, capacidade os EUA tem. Chumbo trocado não dói.

Luiz Trindade

Eu tenho lá minhas dúvidas se eles já não o fizeram e China esta calada para não dá o braço a torcer. Mas também se não fizeram, não me espantaria. Como disse na postagem anterior é americano batendo em americano para poder ganhar mais.

Claudio

Cadê o tão falado poderio Americano? Americanos, só vivem de propagandas enganosas, na prática não passa de sucatas. Os chineses estão massacrando o tal “poderio” americano.

Fernando "Nunão" De Martini

Defina sucatas, por favor.

Manus Ferrum

Ótimo