O AWHero da Leonardo agora apresenta novos desenvolvimentos decorrentes de atividades já planejadas e antecipadas com base em uma série de melhorias. Isso inclui, em particular, um motor de combustível pesado e modificações na fuselagem que oferecem vantagens operacionais e de suporte significativas, enquanto se baseiam na configuração básica certificada com rotores de plataforma robustos, transmissões, um sistema aviônico central, arquitetura de link de dados e estação de controle que não foram modificados.

NOVOS DESENVOLVIMENTOS

Motorização

O motor de combustível pesado é baseado em um motor central já em serviço e comprovado. A solução bimotor adotada visa uma maior eficiência, segurança e TBO – Time Between Overhauls, superando as limitações típicas desta classe de sistemas e proporcionando benefícios incomparáveis ao operador.

Fuselagem

Com fuselagem otimizada para integração de motor de combustível pesado e capacidade de compartimento de carga melhorada, integração de radar, modularidade de sensores e capacidade de manutenção da plataforma. O trem de pouso reformulado maximiza a estabilidade no convés e o campo de visão dos sensores.

Sensores

O AWHero é capaz de cobrir um amplo espectro de missões graças à sua arquitetura modular multicarga que permite sensores intercambiáveis em campo, incluindo o Radar Marítimo Ultraleve Gabbiano TS de Leonardo. O AWHero é único em sua classe, capaz de integrar este radar marítimo de alto desempenho para vigilância de área ampla persistente incomparável e consciência situacional aprimorada mesmo em condições climáticas adversas em que um sistema óptico não é eficaz. Juntamente com o Radar, o conjunto aprimorado de multissensores de vigilância marítima inclui EO/IR (Electro-optics/Infra-Red) de 8” e AIS (Sistema de Identificação Automática).

Sobrevivência e resiliência cibernética

Sua capacidade de sobrevivência de sistema aprimorada contra ameaças cibernéticas em ambientes operacionais militares degradados e contestados é graças a um link de dados criptografado com diversidade de frequência redundante dupla, procedimentos de contingência de link perdido, GNSS anti-interferência – sistema de navegação global por satélite – e modo de voo GNSS-out. O AWHero aumentou a autoridade do rotor de cauda para melhorar as operações embarcadas.

RECURSOS DE CONFIGURAÇÃO BÁSICOS E ESTABELECIDOS

Certificação Militar

O AWHero é o único RUAS em sua categoria a obter a Certificação Militar. A certificação, baseada no STANAG4702 endossado mundialmente, demonstra que o design, desenvolvimento, produção e suporte do sistema atende aos requisitos da Autoridade de Aeronavegabilidade Militar, oferecendo os mais altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e eficácia da missão para organizações militares e parapúblicas.

Otimização de operações navais

Aproveitando a vasta experiência de Leonardo em operações embarcadas em helicópteros, o AWHero apresenta, entre outros: decolagem e pouso totalmente automáticos no convés (não é necessária nenhuma pessoa no convés), facilidade de manuseio do convés, tempo mínimo desde o alerta até o lançamento, lâminas dobráveis para agilizar as operações do convés, mínimo pegada no hangar e compatibilidade maximizada com os ativos orgânicos do navio. O link de dados suporta várias antenas de design para alcançar facilmente a cobertura de 360 graus ao redor do navio. O projeto da estação de controle, em contêineres ou totalmente integrado ao sistema de comando do navio, permite a otimização para a integração dos dados de carga útil no Sistema de Gerenciamento de Combate, a fim de fornecer aos comandantes uma capacidade abrangente de FIND e FIX de vários domínios.

Modularidade do sistema e do sensor para maximizar a versatilidade da função

O AWHero é baseado em uma arquitetura modular madura que permite uma ampla gama de cargas úteis mutáveis em campo, incluindo RADAR Marítimo, EO/IR, SIGINT (SIGnals INtelligence), LIDAR (Light Detection and Ranging), câmera hiperespectral, relé de comunicação e AIS . O único em sua classe com dois compartimentos de carga útil de alta capacidade (nariz e barriga) permite diferentes combinações de suítes multissensores, aumentando a eficácia em uma ampla gama de funções e tarefas, incluindo ISTAR (Aquisição e Reconhecimento de Alvo de Vigilância de Inteligência), ASW (Anti -Guerra Submarina), Guerra Eletrônica, Retransmissão de Comunicação, Proteção de Fronteira, Apoio de Combate e Proteção de Força.

Networking e divulgação de dados

O AWHero é equipado com um link de dados de banda larga capaz de disseminar dados de sensores em tempo real no teatro de operações ao vivo e atuar como um nó de comunicação para recursos navais, terrestres e aéreos em rede. O link de dados criptografado redundante duplo garante uma capacidade de disseminação de dados de banda larga robusta e resiliente, garantindo uma percepção situacional de área ampla persistente, mesmo no alcance máximo. A transmissão de dados de carga útil é totalmente compatível com os formatos STANAG – Acordo de Padronização da OTAN.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizada em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia, EUA e Israel, onde também opera por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa) e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais alavancando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Soluções Cibernéticas e de Segurança e Espaço). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2022, a Leonardo registrou receita consolidada de € 14,7 bilhões e investiu € 2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e foi confirmada entre as líderes globais em sustentabilidade em 2022. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo


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Esteves

“Leonardo registrou receita consolidada de € 14,7 bilhões e investiu € 2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento.”

Ninguém é líder por acaso. 14% para investimentos sobre o faturamento. A média mundial vai de 8% a 10%.



Aéreo

Lembrando que no Brasil houve o desenvolvimento de uma aeronave similar, chamada FT-200 FH, que como sempre em se tratando de produtos locais de defesa vai dar em nada.

Esteves

Esse drone AWHero da Leonardo também atende o mercado civil. Primeiro adotaram no meio militar…para convencer potenciais compradores relutantes.

Aéreo

O FT-200FH também visa ambos mercados, civil e militar.

Esteves

“capacidade abrangente de FIND e FIX de vários domínios.”

O que significa?

Dalton

O que encontrei é que são respectivamente passos de uma metodologia para identificar potenciais alvos (FIND) e então determinar a precisa localização (FIX) enquanto um terceiro passo seria o emprego de força (FINISH).

Esteves

Vi um esquema assim. O Leonardo faz o FIND e FIX a localização para os caças.

Eu imaginei que seria isso. Esteves queria ver se vocês Estavam acordados.

Boa, Dalton.

Foxtrot

Eu me lembro do FH-200TH da Flight tecnologias, que não passou de um ” protótipo”.
Com um pouco mais de empenho, teríamos algo próximo a isso.
Mas nada impede do projeto voltar, pois ao que parece, toda a parte de comando e controle etc, foi desenvolvida e testada.
Um pouco mais de investimento,e uma plataforma civil ou mesmo militar desativada, serviria de base para testes.

Last edited 2 anos atrás by Foxtrot
Esteves

Depois começaria o segundo capítulo da novela.

Vender a quem?

Foxtrot

Cliente sempre há amigo.
Não venderam o equipamento acima para alguém ?
Porquê nós seríamos diferente?
Somos tão incapazes assim ?

ADM

O próximo passo do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (EsqdQE-1) poderia ser a aquisição de um RUAS, se possível, armado.

Rinaldo Nery

Que armas a geringonça leva?