Bombardeiros russos e chineses em missão conjunta próximo a Japão e Coreia, enquanto frota russa participa de exercícios no Pacífico

28

Bombardeiros russos e chineses voaram em uma missão conjunta sobre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental na terça-feira (6/6) – marcando seu primeiro voo de bombardeiro conjunto desde novembro – durante uma cúpula entre os EUA, Índia, Japão e Austrália.

Enquanto isso, a frota russa do Pacífico partiu de Vladivostok na segunda-feira para uma série de exercícios que continuarão até 20 de junho. Ao mesmo tempo, navios de guerra americanos, russos e chineses estão envolvidos em um exercício multilateral conjunto no estreito de Makassar sob a égide da Marinha da Indonésia.

Na terça-feira, dois bombardeiros chineses H-6 entraram no Mar do Japão a partir do Mar da China Oriental e se encontraram com dois bombardeiros russos Tu-95, de acordo com um comunicado do Gabinete de Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão. A formação conjunta de bombardeiros voou para o Mar da China Oriental, onde mais dois caças chineses se juntaram ao voo conjunto sobre o Mar da China Oriental. Em resposta, caças do Distrito Aéreo Ocidental da Força Aérea de Autodefesa do Japão decolaram para interceptar.

A Agência de Notícias Yonhap da Coréia do Sul informou que o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul enviou uma mensagem à mídia dizendo que quatro aeronaves militares chinesas e quatro russas entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea Coreana (KADIZ). As aeronaves chinesas e russas entraram nas partes sul e leste do KADIZ, respectivamente, e saíram entre 11h52 e 13h49 hora local, sem violações do espaço aéreo coreano. A Coreia do Sul também acionou caças em resposta às aeronaves.

O Ministério da Defesa Nacional da China emitiu um breve comunicado de imprensa sobre o voo, afirmando: “De acordo com o plano anual de cooperação entre os militares chineses e russos, em 6 de junho, os dois lados organizaram e implementaram a sexta patrulha aérea estratégica conjunta no espaço aéreo relevante do Mar do Japão e do Mar da China Oriental.” A Rússia ainda não emitiu um comunicado.

Enquanto isso, a Frota Russa do Pacífico partiu na segunda-feira para exercícios no Mar do Japão e no Mar de Okhotsk, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.

“De acordo com o plano de treinamento dos órgãos de gestão militar da Frota do Pacífico para 2023, estão sendo realizados exercícios operacionais de várias forças navais na zona do mar distante de 5 a 20 de junho nas águas do Mar do Japão e do Mar do Okhotsk sob o comando do Comandante da Frota do Pacífico, Almirante Viktor Liina”, diz o comunicado.

Os pares de exercícios enviam grupos táticos com a aviação naval russa para procurar e rastrear submarinos inimigos simulados, elaboram a organização da defesa aérea dos destacamentos de navios, bem como a organização da logística no mar. Mais de 60 navios de guerra e navios de abastecimento, aproximadamente 35 aeronaves da aviação naval russa, tropas costeiras e mais de 11.000 militares estão envolvidos nos exercícios, disseram os russos.

Na Indonésia, os EUA, a Rússia e a China estão entre os 36 países que participam do Exercício Naval Multinacional Komodo da Marinha da Indonésia, realizado em Makassar, Sulawesi. Os treinos começaram na segunda-feira e terminam na quinta-feira.

O Komodo é um exercício não bélico focado na cooperação regional e em operações de Ajuda Humanitária e em Desastres (HADR). A US Navy está entre as marinhas que enviaram navios para o exercício, participando com o Littoral Combat Ship USS Manchester (LCS-14), que entrou discretamente na região. O primeiro reconhecimento público do navio operando no Pacífico Ocidental foi quando ele fez escala em Bali em 31 de maio.

A Rússia está participando com um grupo de ação de superfície que inclui as corvetas RFS Sovershennyy (333) e RFS Gromkiy (335) e o navio-tanque Pechenga. O contingente da Marinha do Exército Popular de Libertação (PLAN) inclui o destróier CNS Zhanjiang (165) e a fragata CNS Xuchang (536). Outros navios estrangeiros no exercício são a fragata da Marinha Indiana INS Satpura (F48); Navio de patrulha offshore da Marinha Italiana (OPV) ITS Francesco Morosini (P431); Fragata da Marinha do Paquistão PNS Tippu Sultan (F263); Marinha das Filipinas com o OPV BRP Andrés Bonifacio (PS-17); Fragata da Marinha da República de Singapura RSS Steadfast (70) e embarcação de missão litorânea RSS Sovereignty (16); Fragata da Marinha Real Australiana HMAS Toowoomba (FFH156); Marinha Real da Malásia com os OPVs KD Kedah (171) e KD Kelantan (175); A fragata da Marinha Real Tailandesa HTMS Bhumibol Adulyadej (FFG-471) e a corveta HQ-20 da Marinha Popular do Vietnã. A nação anfitriã, a Indonésia, está mobilizando 13 navios para o exercício.

De sábado a segunda-feira, no Mar da China Oriental, o destróier JS Shiranui (DD-120), parte da primeira unidade de superfície do Indo-Pacific Deployment 2023 (IPD23) do JMSDF, e uma Aeronave de Patrulha Marítima P-1 conduziram exercício multilateral “Noble Wolf” com Japão, EUA, Austrália e Canadá, com a fragata da Marinha Real Australiana HMAS Anzac (FFH150), a fragata da Marinha Real Canadense HMCS Montreal (FFH336) e o navio de reabastecimento MV Asterix, e o destróier da Marinha dos EUA USS Chung-Hoon (DDG-93), informou a Força Marítima de Autodefesa do Japão em um comunicado de imprensa na terça-feira.

O exercício incluiu exercícios táticos e faz parte do Large-Scale Global Exercise 2023 (LSGE23) liderado pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, de acordo com a JMSDF. O Chung-Hoon e a Montreal transitaram pelo Estreito de Taiwan no sábado, com o Chung-Hoon envolvido em um incidente de quase colisão com o destróier chinês CNS Suzhou (132).

FONTE: USNI News / IMAGENS: MoD do Japão

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M4|4v1t4

Tudo indica que a China se aproveitará da Guerra na Ucrânia para testar a febre da parte honesta da humanidade. Taiwan surge de um ato desesperado de chineses que se recusaram em ser roubados e, ao não poder mais defender mais seu patrimônio, decidiram por recomeçar sem passar pela tortura comunista do continente. Ou seja, decidiram por não resignar do direito à liberdade e fundaram um novo país onde a vontade daqueles indivíduos, que eram milhões, fosse respeitada. Surge então um país que rapidamente se torna rico, enquanto o comunismo destruia a China continental matando milhões de fome. Destruição que… Read more »

Esteves

Visão compartilhada por 13 países. Outros 180 na ONU discordam. Diplomaticamente, menos de 20 países ainda mantém relações com Taiwan. Outros mais de 200 discordam. “Entre esses países, seis são ilhas do Pacífico (Kiribati, Ilhas Marshall, Nauru, Palau, Ilhas Salomão e Tuvalu) e quatro nações das Caraíbas (Haiti, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia e São Vicente e Granadina). Há ainda quatro países da América Central (Belize, Guatemala, Honduras e Nicarágua) e um da América do Sul (Paraguai). Em África, o único bastião é a Suazilândia (ou Reino de Eswatini), enquanto na Europa o Vaticano é o único, mas influente, aliado.” Saberemos quem tem razão quando a guerra começar e acabar.… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Esteves
Jorge Cardoso
AMX

É sempre mais legal ser amiguinho de quem é mais rico.

André Macedo

Rapaz, você tem uma visão tão ingênua do mundo que as vezes eu nem estrago sua fantasia. Taiwan surgiu da fuga desesperada de derrotados do Kuomintang e seu líder sanguinário Chiang Kai-Shek, que ironicamente era conhecido como “general vermelho” pela sua proximidade com a URSS, os taiwaneses hoje condenaram Kai-Shek ao ostracismo, todas as suas homenagens foram removidas depois da aprovação de uma lei em 2017, a ROC esteve sob lei marcial durante 40 anos, enquanto o governo promovia o “Terror Branco”, com execuções e tortura (que você afirma que os chineses fugiram pra se livrar). Aliás, pesquise sobre o… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
Machado

Daqui a pouco, em um tempo não muito distante, os taiwanês vão querer voltar por livre e espontânea vontade a metrópole China. Pode esperar e confiar.

WSilva

Vixe, teu comentário tá cheio de erros, vamos lá: ”Ou seja, decidiram por não resignar do direito à liberdade e fundaram um novo país” Primeiro, não resignaram, a ditadura de Chiank Kai Shek perdeu a guerra civil para os comunistas e com medo de serem mortos fugiram pra ilha com ajuda dos EUA se aproveitando do fato que a China não tinha uma marinha. Segundo, nenhum novo país foi fundado, primeiro porque Taiwan não é, nunca foi e nunca será um país, o próprio nome ”Taiwan” é apenas um derivado de nomes antigos que os chineses chamavam a ilha, o… Read more »

Lucky

Os russos mal conseguem operar na Ucrânia, imagine tentar usar essas sucatas contra a defesa aérea do Japão. Piada pronta esse museu voador.

Esteves

A Rússia está amassando a Ucrânia. Sem pressa. A guerra foi criada para sustentar a vitória.

Qual vitória a Ucrânia Teve?

Last edited 10 meses atrás by Esteves
JOAQUIM ROCHA

Desculpe me intrometer, mas se vc não considera uma vitória um pais travar uma guerra a mais de um ano contra a toda poderosa Rússia, não podemos fazer nada.

Allan Lemos

Esqueceu a parte que esse país só conseguiu sustentar a guerra até aqui porque usa as muletas da OTAN.

Esteves

Se sobrar caco.

Esteves

Tá desculpado. Uma coisa é a batalha. A guerra. Outra coisa é a torcida. Eu não sou comunista, socialista, fascista, solista ou qualquer coisa parecida. Acredito que o homem tem que ter o direito e não o estado. O homem tem que lutar para conquistar e, lutar contra qualquer regime que o impeça de prosperar. Fatos são que os europeus invadiram a Rússia 2 X. Com motivos ou sem motivos somente o Tim poderia dizer. A Rússia não desocupará a Ucrânia que está virando uma vala. A Europa não se importa ou teria ido até lá ao invés de mandar… Read more »

Eduardo

Estude e veja que não é um país é uma colisão de países ok os russos estão lutando contra Estados Unidos e _____________ e a Ucrânia é o tabuleiro de chadrez, portanto a Rússia sozinha está lutando contra o sistema de domínio americano e até onde estou vendo nas mídias asiáticas eles estão no caminho da vitória mas as ____________ daqui preferem o tio san.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. PRIMEIRO AVISO.

https://www.naval.com.br/blog/wp-admin/

Lucky

Claro. Belíssimos avanços de ré da Rússia desde o fracasso na região de Kiev. Está “amassando” mesmo…

Esteves

Quem está aonde? O mapa responde.

Thiago

Pergunta boba.

Alguém sabe como ocorre a comunicação entre as equipes Russas e Chinesas? Eles se comunicam em Russo, Chinês ou Inglês? Pergunto, pois o inglês é a linguagem difundida mundialmente para a aeronavegação. Mas neste caso, há algum outro acordo de comunicação?

ADM

Pergunta curiosa. Para parte tática devem ter desenvolvido um Código Operativo Abreviado em comum.

Esteves

Boba.

Rogério Loureiro Dhiério

Mimica.

Franz A. Neeracher

Bem antes de um exercício deste porte começar, há uma série de reuniões envolvendo militares de todos os países participantes (e observadores) onde todos os detalhes são discutidos, planejados, simulados e países vizinhos são devidamente informados com a devida antecedência….

Tanto nas forças armadas chinesas como nas russas, assim como em outras potências, existem academias onde os militares aprendem os mais diferentes idiomas….

Nos EUA por exemplo, existe até um bônus extra, para quem domina um idioma “exótico”…

Rogério Loureiro Dhiério

Kings sendo Kings

Esteves

Aliança pura e sincera. Amigos.

MIGUEL

Sem o apoio Russo no Pacifico, a China não têm chances em Taiwan… Basta que os Russos apoiem a China, os SSBN Type 94 vão poder sair para mar aberto e ameaçar o território continental dos EUA… Os Chineses vão poder usar a base naval de Vladivostok onde já operam os SSBN Borei, os SSGN Oscar II e futuramente o SSDN Belgorod armado com os Torpedos nucleares Poseidon…

Franz A. Neeracher

Só como adendo:
a base naval de Vladivostok onde já operam os SSBN Borei”

Os “Borei” do Pacífico não operam a partir de Vladivostok, mas sim de Viliuchinsky, perto de Petropavlovsk-Kamtschatska a mais de 2.000 km de distância.

Franz A. Neeracher

Mais um adendo:
SSBN Type 94 vão poder sair para mar aberto e ameaçar o território continental dos EUA”.

Para isso fazer isso, a China não precisa da ajuda da Rússia.

Gabriel BR

Os Democratas destruíram toda a obra de Kissinger em menos de 1 ano, aproximaram Rússia e China como nunca.

Sblogniev

Depois da vergonha passada com o Moskva a Frota russa vai ensinar os chineses como serem incompetentes. Acho que os submarinistas americanos devem ficar babando pela quantidade de “patos na lagoa” que estão a disposição para o abate.