JACARTA (Reuters) – A Indonésia lançou nesta segunda-feira (5/6) um exercício naval multilateral em suas águas, ao lado de marinhas de países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, Japão, Rússia e Coreia do Sul, em meio a tensões latentes na região da Ásia-Pacífico.

A Marinha da Indonésia disse em um comunicado que os exercícios de rotina de Komodo eram um exercício “não-guerra” que visa “fortalecer as relações entre as marinhas” de 36 países.

Os exercícios ocorrem quando a China e os Estados Unidos intensificam a diplomacia militar na região, realizando jogos de guerra mais frequentes com aliados e parceiros em Taiwan e nas movimentadas hidrovias do Mar da China Meridional e do Pacífico Ocidental.

Os exercícios também seguem um incidente de fim de semana no Estreito de Taiwan, no qual a Marinha dos EUA disse que um navio de guerra chinês cruzou a proa de um destróier dos EUA em uma “interação insegura”.

Quinze navios, incluindo da China e da Rússia, ancoraram na ilha de Sulawesi na segunda-feira, quando os exercícios de Komodo começaram, disse a Marinha Indonésia.

A Marinha Chinesa enviou seu destróier Zhanjiang e a fragata Xuchang, ambos equipados com mísseis guiados, para o exercício, informou a mídia estatal chinesa CCTV na segunda-feira.

Os exercícios de Komodo deste ano são o quarto exercício naval conjunto que a Indonésia realiza desde o primeiro em 2014.

VÍDEO: Navios da Marinha Russa participam do Exercício Naval Multilateral Komodo

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

É… Tem de se preparar para dar uma resposta à altura à China. Ou se unem ou se subjugam a China. Acho que a primeira opção é melhor neh?!?

Glasquis7

Acredito que a China já não tenha a mesma política externa de antigamente. Hoje parece ser mais light, mais propensa a parcerias do que a subjugar outras nações. Subjugar tem um custo e não é baixo.

Glasquis7

Ultimamente, a China não parece muito preocupada com EEUU.

Glasquis7

Só um comentário. Tem tido alguns eventos importantes na região com os vizinhos e aqui não tem sido noticiado nada nestes últimos meses.