O Laboratório de Ciência e Tecnologia Naval baseado em Vizag (NSTL) da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) projetou o sistema de torpedos Varunastra e a Bharat Dynamics Ltd (BDL) é responsável por sua produção

Em um desenvolvimento significativo para a Marinha Indiana, o Varunastra desenvolvido localmente, um torpedo pesado antissubmarino (HWT) lançado de navio, foi testado com sucesso em 6 de junho de 2023. Este HWT local aprimorará as capacidades de guerra antissubmarino da Marinha e a tornará uma força formidável.

O torpedo foi disparado de um submarino e atingiu com sucesso um alvo a uma distância de 40 quilômetros. O teste foi realizado no Mar Arábico na presença de altos funcionários da Marinha Indiana e da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO).

O Laboratório de Ciência e Tecnologia Naval de Vizag (NSTL) da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) projetou o sistema de mísseis Varunastra e a Bharat Dynamics Ltd (BDL) é responsável por sua produção.

Sobre o Torpedo autóctone

Após inúmeras tentativas, a indução do torpedo Varunastra começou. Este torpedo deve ser o torpedo antissubmarino para todos os navios de guerra, de acordo com uma fonte do estabelecimento de defesa e segurança. Além disso, a fonte observou que substituirá os antigos torpedos atualmente instalados em embarcações navais capazes de disparar torpedos pesados.

O relatório anual do Ministério da Defesa para o ano fiscal de 2015-16 revela que o Laboratório de Ciência e Tecnologia Naval (NSTL) sob DRDO e a Marinha Indiana trabalharam juntos para realizar 130 testes técnicos para avaliar as qualidades da arma.

O relatório afirmou que um total de 14 testes com usuários, incluindo testes conduzidos durante janeiro de 2015 e março de 2015 com uma variedade de cenários, foram concluídos. A aprovação final para os Ensaios de Avaliação do Usuário Varunastra (UETs) foi concedida em setembro de 2015, e o IHQ MoD (Marinha) aceitou-o para indução nos Serviços.

O HWT Varunastra é um torpedo de propulsão elétrica capaz de operações antissubmarino e antinavio. Tem um alcance máximo de ataque de 40 quilômetros e pode viajar a velocidades de mais de 70 quilômetros por hora (40 nós) a uma profundidade máxima de 600 metos. O torpedo está equipado com um sistema de homing acústico ativo-passivo e um sistema de navegação inercial de baixa deriva.

O teste de tiro bem-sucedido é um marco importante para a Marinha da Índia e marca a conclusão do desenvolvimento do torpedo e sua prontidão para entrada em serviço. A introdução do Varunastra HWT aumentará significativamente as capacidades de guerra anti-submarino da Marinha.

O Varunastra HWT é o primeiro torpedo pesado desenvolvido localmente capaz de atender aos requisitos operacionais da Marinha. Isso reduzirá a dependência da Marinha de sistemas de armas estrangeiros e ajudará a tornar a Marinha mais autossuficiente.

Varunastra Torpedo: uma nova arma poderosa para a Marinha indiana

O Varunastra é um torpedo pesado que pode ser lançado de navios de superfície, submarinos e aeronaves.

É uma arma altamente sofisticada que apresenta uma série de tecnologias avançadas. Possui um sistema de homing acústico ativo-passivo que permite rastrear e engajar submarinos inimigos mesmo em ambientes subaquáticos ruidosos. Ele também possui um sistema de navegação inercial de baixa deriva que garante alta precisão mesmo em longas distâncias.

O teste bem-sucedido é uma grande conquista tecnológica para a Marinha Indiana. É o primeiro torpedo pesado desenvolvido localmente capaz de atender aos requisitos operacionais da Marinha.

Características do torpedo pesado Varunastra

É uma arma poderosa e sofisticada que apresenta uma série de tecnologias avançadas. Esses incluem:

  • Sistema de homing acústico ativo-passivo: Este sistema permite que o torpedo rastreie e engaje submarinos inimigos mesmo em ambientes subaquáticos ruidosos.
  • Sistema de navegação inercial de baixa deriva: Este sistema garante alta precisão mesmo em longas distâncias.
  • Transdutor de matriz conformal: Este transdutor permite que o torpedo seja capaz de detectar alvos em ângulos mais amplos do que a maioria dos torpedos comuns.
  • Algoritmos avançados de orientação autônoma: Esses algoritmos permitem que o torpedo opere em vários cenários de combate.
  • Ogiva insensível: esta ogiva tem menos probabilidade de detonar acidentalmente, tornando-a mais segura para operar e transportar.

Benefícios da arma

  • Aumento das capacidades de guerra antissubmarino: O Varunastra é uma arma poderosa e sofisticada que aumentará significativamente a capacidade da Marinha de detectar, rastrear e engajar submarinos inimigos.
  • Maior alcance: O Varunastra tem um alcance de mais de 40 quilômetros, o que dá à Marinha uma vantagem significativa sobre os submarinos inimigos.
  • Desenvolvido de forma nativa: O Varunastra é o primeiro torpedo pesado desenvolvido de forma nativa capaz de atender aos requisitos operacionais da Marinha Indiana. Isso reduzirá a dependência da Força de sistemas de armas estrangeiros.
  • Custo-benefício: O Varunastra é uma arma econômica que economizará o dinheiro da Marinha a longo prazo.

FONTE: Financial Express

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
F-39 Gripen

Espero que a SIATT retorne com o projeto do torpedo pesado nacional. Muito importante. Parabéns pra Índia!

Sblogniev

Caro Gripe, a questão do desenvolvimento de uma arma como essa é em decorrência da escala de produção e da “vizinhança” da Índia. Faz sentido para um País que tem mais de 40 Subamrinos (em operação + estudos + encomendas) além da frota de superfície. Tem ainda a questão da vizinhança com a China e do posicionamento estratégico sendo um divisor entre os Oceanos Indico e Pacífico… O Brasil está longe de ser inserido em um contexto similar. Dessa forma é muito provável que ainda fiquemos na dependência de compras no exterior

M4|4v1t4

Ai sim em! Nâo falta mais nada para os indianos. Conquistaram a independência naval. Estão de parabéns!

Sempre disse que o Brasil precisa ter pelo menos 1 empresa brasileira desenvolvendo e produzindo um torpedo pesado para a Marinha.

Desenvolvimento de torpedo pesado não é para qualquer um.

Henrique A

E que escala um negócio desses vai ter?

Last edited 10 meses atrás by Henrique A
Alex Barreto Cypriano

A MB talvez pudesse criar um programa de ‘endocrowdfunding’. Se a MB recebe por ano 50 bi e 80% fica neutralizado em inativos e pensionistas e um programa de crowdfunding alvejar essa parcela (grosseiramente, a soma de inativos, reservas e pensionistas tronco, soma quase duas vezes o número de ativos) com 1% de contribuição voluntária e não criadora de vínculo (mas contratata por prazo determinado em contrapartida de objetivos claros e transparentes firmados pela MB com os contribuintes voluntários, inclusive com incentivos razoáveis a estes) somaria uns 400 milhões por ano, o que significaria um aporte substancial e um autofinanciamento… Read more »

Esteves

Seria.

Alex Barreto Cypriano

Fui olhar no portal da transparência do comando da marinha (aqui: https://portaldatransparencia.gov.br/orgaos/52131?ano=2022) e os números são bem diferentes daqueles que supus: a MB (total de 77 mil servidores em exercício) em 2022 recebeu 27/30 bi (orçamento total do MD foi de 116 bi) dos quais ~6,6 bi pra previdência social (somando 133,7 mil inativos -pensionistas, aposentados reservistas, reformados-). 1% de 6,6 bi dá apenas 66 milhões. Ainda que 80% do orçamento da MB fiquem neutralizados em folha de pagamentos de ativos e inativos (duvido que chegue a tal magnitude), 1% desse montante somaria apenas 216/240 milhões por ano. Não é… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Tive o desplante de detalhar as despesas pagas em 2022. Vejam onde foi o dinheiro (não considerei alguns ítens, a maioria de pequeno valor, mas fiz um apanhado dos principais, segundo julgo, dos valores pagos em cada ação orçamentária): Ativos civis + Ativos militares + Benefícios obrigatórios – 9,397 bilhões; Pensões + Inativos (Civis e Militares) – 14,314 bilhões; Indenizações a anistiados – 0,184 bilhões. Soma – 23,895 bilhões (~ 88% do total -27 bilhões em 2022- pago). Administração + Aprestamento e manutenção + Movimentação militar + Assistência médica e odontológica – 1,551 bilhão; Desenvolvimento de tecnologia nuclear + Construção… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Heinz

Inacreditável.

Esteves

24 bilhões em folha de pagamento?

88% do orçamento?

Isso está assim em toda administração pública.

Last edited 10 meses atrás by Esteves
Pablo

Ta, o Brasil investe, gasta e tudo mais, temos submarinos e navios que da pra contar nos dedos e a pergunta que te faço é:
Depois de gastar para fazer vai ter demanda? Vai ter mercado para o retorno financeiro????
Tudo que aparece aqui de outros países, vem o pessoal com essa mesma ladainha.
A Índia esta em uma posição totalmente diferente da nossa, cercada por China e Paquistão.
Comparação totalmente desnecessaria!!
Se for comparar, a India deveria aprender com o Brasil como se faz aviões, como o Millenium, por exemplo, e isso eles tem muita necessidade também!!

Allan Lemos

Torpedos são uma das armas mais difíceis de se desenvolver. Os indianos estão de parabéns.

MIGUEL

A India mostrando ao Brasil como é que se faz .

Foxtrot

Pois é né. Enquanto que na marinha do Bananasil, se gasta bilhões em 4 navios inúteis, recheados de dependência externa, enquanto se desativa empresas e produtos que seriam extremamente estratégico para um país se tornar uma nação. Ao invés de culparem os diretores da Mectron nomear um “interventor” administrativo do estado na empresa, preservando seus empregos, técnicos e tecnologias, deixaram liquidar a empresa e se perder tudo o que se desenvolveu. Como precisamos de uma agência aos moldes da DRDO, DARPA etc, unificando os centros de P&D das FAAs, extinguindo alguns, unificando pesquisas e desenvolvimentos, que seriam úteis as FAAs.… Read more »

Esteves

A Índia tem graves problemas fronteiriços com seus vizinhos. Contestações. Isso é motivo. A Índia, no passado, produziu manuais que inspiraram o Ocidente na arte da guerra. A Índia tem sido um paraíso para investimentos. Um país com enorme confusão fiscal e tributária = sonegação e corrupção. A população da Índia ultrapassará a população da China e mesmo com uma população economicamente ativa menor, a Índia tem uma força de trabalho com mais de 500 milhões de pessoas. A Índia transformou-se em mercado inicial para vários segmentos da indústria eletrônica, automotiva, espacial. Hoje a Índia recebe lançamentos de marcas para… Read more »

Nostra

Many types of torpedoes are under development by drdo

Eg.
ALWT
ATT (anti-torpedo torpedo)
EHWT
TAL MK2
Jalastra
Supercavitating torpedo
Etc

TAL MK1 got exported too

Torpedoes unfortunately have a very long development and test cycle

Last edited 10 meses atrás by Nostra
Esteves

It’s been our specialty. Long-term development.

Nostra

Cannot comment on internal matters of other countries

But development cycle of a weapon which is a 1st of its class always takes longer time partly because new infrastructure has to set up, human resources specific to the domain needs to be cultivated and trained etc

Once that weapon system of that class is successful developed and put into production, follow on systems of the same class have relatively shorter development and test cycle because of the previous experience and availability of resources which was setup earlier

Esteves

It is not offensive to comment on results. Absences of continuity in our projects and initiatives are often debated in the Naval Power site.

É a vida. Nossa.