Royal Navy vai desativar os navios-tanque classe ‘Wave’; Brasil e Chile são potenciais compradores

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RFA Wave Ruler

O site britânico Navy Lookout noticiou que os navios-tanque RFA Wave Ruler e o RFA Wave Knight da Royal Navy serão desativados permanentemente dada a escassez de tripulantes e que potencialmente podem ser vendidos ao Brasil ou Chile.

Os navios são unidades relativamente novas (incorporados em 2003), com 196,5 m de comprimento, 31.500 toneladas de deslocamento carregado, e ampla capacidade de apoiar operações navais.

Os navios foram projetados para fornecer combustível, comida, água potável, munição e outros suprimentos para navios da Marinha Real em todo o mundo. Têm capacidade de transportar 16.000 m3 de líquidos (dos quais 3.000 m3 de combustível de aviação e 380 m3 de água doce), 125 toneladas de óleo lubrificante,
500 m3 de sólidos e 150 toneladas de alimentos frescos em oito contêineres refrigerados de 20 pés.

Atualmente, a Força de Superfície da Marinha do Brasil conta com apenas um navio-tanque, o Almirante Gastão Motta (G23), um navio de 135 m de comprimento, 19 m de largura e 10.320 toneladas de deslocamento (carregado), operado por 121 tripulantes. O navio encontra-se em período de manutenção e passará por ampla revitalização gerenciada pela Emgepron para poder operar por mais alguns anos.

RFA Wave Knight
RFA Wave Ruler reabastecendo a fragata Type 23 HMS Iron Duke
RFA Wave Ruler reabastecendo a fragata Type 23 HMS Iron Duke
Wave Ruler reabastecendo o USS Donald Cook no Atlântico, 2007

FOTOS: Frisia Bonn/@CNPics/US Navy

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Zorann

Torcer para que a Marinha comprar mesmo!

Augusto José de Souza

Sim e também seriam úteis mais navios patrulha da classe Amazonas e negociar possíveis outras compras de oportunidade com os britânicos.

Pablo

Oportunidade, se confirmada, indispensável!!!!

Vovozao

10/06/2023 – Sábado – Btarde Mago, durante a gestao do almirante Leal na MB, houve algum interesse na aquisição de um dos 2 wave’s, devido a forte oposição do parlamento Inglês, devido acharem que haviam vendido o hoje nosso navio capitanea, o assunto não prosperou; espero que agora realmente consigam adquiri-lo.

Vovozao

…. hoje nosso navio capitanea por um preço muito baixo, devido uma serie de atualizações que haviam efetuado…….

BK117

Não sei o quanto esses navios já navegaram, mas são relativamente novos e bem capazes, acho que já deveriamos fazer uma inspeção neles e, se estiverem em boas condições, seria uma boa compra. Quem sabe até os dois, vai depender do preço. Melhor que gastar com o Gastão rsrsrsrs

Leandro Costa

Acho que seria uma boa compra de oportunidade, mas acredito que se a MB realmente estiver interessada, provavelmente vai acabar com apenas um dos navios, visto que o Chile provavelmente tem muito interesse também.

Mas talvez seja uma boa continuar com o Gastão por enquanto também, talvez para complementar, talvez pelo fato de que apenas um navio logístico desses é uma quantidade, digamos, um tanto aquém do ideal.

BK117

Caro Leandro, é provável que os chilenos queiram. Contudo, até onde sei, já têm dois navios desse tipo de porte considerável. Se os deles estiverem em bom estado, não haveria necessidade. Mas talvez queiram por serem mais novos, visto que os deles são da década de 80. Enfim, espero que nós compremos pelo menos um. Concordo. Faz sentido manter o Gastão (mas sem Gastar muito nele rsrs), tanto por redundância, quanto pelo fato de que uma marinha com uma área de responsabilidade do tamanho da MB ter somente um NT é triste. Já vi uns gringos surpresos ao descobrir sobre… Read more »

Last edited 1 ano atrás by BK117
Dalton

Já que você mencionou os “chilenos” como curiosidade para quem não saiba, o que foi comprado dos EUA, batizado na Armada chilena como Almirante Montt serviu menos de 10 anos indo para a reserva em 1996 onde permaneceu até 2009, portanto esse enorme navio deslocando totalmente carregado 40.000 toneladas provavelmente só será retirado de serviço depois do último de mesmo tipo da US Navy, que será retirado até meados da próxima década. . O outro, “Araucano” que similar a práticas da marinha brasileira herdou o mesmo nome e indicativo do anterior desloca carregado mais de 20.000 toneladas foi construído na… Read more »

Allan Lemos

Se for para perder navio para o Chile, então é melhor fechar logo a MB porque isso não tem cabimento. O orçamento militar do Brasil é mais ou menos 5 vezes o do Chile. Seria o mesmo que Flamengo perder jogador para o Cuiabá.

Leandro Costa

Pois é, mas essa é a realidade. E sabe qual o pior? Os Chilenos tem mais necessidade dele do que nós.

Glasquis7

“os chilenos tem mais necessidade do que nós”

Como assim?

Leandro Costa

Os Chilenos tem uma Marinha com mais meios operativos de alto mar, se não me engano, demandando assim maior quantidade de recursos logísticos.

Glasquis7

O Chile possui 2 abastecedores um deles tem servido como apoio a outras Marinhas, incluso pra Marinha do Canadá. Além deles, o Chile conta com ao menos mais 5 navios que podem realizar manobras de abastecimento entre eles o Aquiles e o Sargento Aldea. Acho que as necessidades da ARCh estão cobertas. Em breve (até 2.030) novos navios com estas caraterísticas e de construção local serão incorporados à frota. Acho que o Brasil, pela sua importância no Atlântico Sul e por contar com apenas um abastecedor e talvez mais dois navios que possam realizar manobras de abastecimento, precisa mais do… Read more »

Nilo

“Em breve (até 2.030) novos navios com estas caraterísticas e de construção local serão incorporados à frota.”
Poderia explanar um pouco mais procurei sobre o assunto e tive dificuldade em emcontrar.

Nilo

…. encontrar….

Nilo

Obrigado meu caro.

Leandro Costa

Então só reforça minha convicção que seria melhor ficarmos com os dois. E também torço para termos a demanda para a operação de ambos, ou seja, um segundo lote de Tamandarés para início de conversa. Mas sabe como são as coisas por aqui. A gente torce, mas sem muita esperança de um programa economicamente sustentável de longo prazo para o reaparelhamento da força naval. E ainda nem começamos com o feijão com arroz que são as patrulhas.

De qualquer maneira, grato pelas infos, Glasquis.

Glasquis7

Então só reforça minha convicção que seria melhor ficarmos com os dois.”

De fato, uma Marinha com a importância da MB, não pode se dar ao luxo de carecer deste tipo de navios, embora o Atlântico e o Bahia possam também realizar manobras de abastecimento, nada como ter navios dedicados pra esta função. Principalmente, se consideramos que o Brasil é responsável por uma enorme porção do Atlântico entre América e África já que com Argentina não se pode contar na atualidade.

Augusto José de Souza

Se a marinha tiver recursos e adquirir verbas do governo ou congresso que pode acontecer ela provavelmente vai pegar os dois navios.

sidney pereira

A questão em adquirir meios navais por oportunidade, são as despesas com pensões paga as filhas “solteiras”, os gastos são altos.

Flick

Se reformarem pelo menos uns 5 mil Almirantes, é provável que sobre algum trocado, ao menos pra fazer a inspeção dos navios.

Augusto José de Souza

Acho que se o congresso ou governo liberarem verbas a marinha consegue pegar os dois navios e ainda mantém o Gastão Motta como terceiro navio na reserva.

Augusto José de Souza

Sim os dois navios são ótimos para virem,e também podemos negociar outros meios com os britânicos como mais navios patrulha da classe Amazonas com transferência de tecnologia.

Mars

Fica minha torcida para que pelo menos um deles venha. E se vier, serão os maiores navios da força.

Equilibrium

Mais pesados no caso, e carregado. O Atlântico é maior.

Um Simples Brasileiro

O ideal seria ter novo, mas, como há falta de meios e o tempo para construir um seria muito significativo, podendo agravar ainda mais a situação, se a MB for esperta ela leva (desde que ainda esteja em boas condições e o preço seja condizente). Depois, faz uma reforma/revitalização (porque parece que está necessitando).

Um Simples Brasileiro

Será que cada uma das marinhas mencionadas pensa em ficar com um, uma das duas ou ambas teriam interesse em ficar com ambos?

Burgos

Aí sim 👍
Se fizer será uma boa aquisição ⚓️

Rui Mendes

A Royal Navy tem 3 novíssimos AOR da classe Tide, está actualmente a construir mais 3 novos AOR de uma classe nova e os Wave classe saíram de serviço por falta de pessoal??!!?
Não sei de onde saiem essas informações, mas não tem pessoal, para os Wave e mandam construir 3 novos AOR”s, para substituir 2 Wave classe???
E ainda têm os 3 recentíssimos Tide Classe.
Tinham 5 AORs, aposentam 2 por falta de pessoal, e então encomendam mais 3 novos AOR”s, passando a ter 6 AOR”s … pois é lógico.

Leandro Costa

Eu não sei dizer, mas talvez pelo aumento de automação nesses navios, se possa utilizar um número deles, enquanto outros ficam na reserva, mais ou menos da mesma forma como esperavam operar os Queen Elizabeth. Mas ainda gostaria de ter informações mais detalhadas.

Dalton

Na verdade são 4 navios tanque classe Tide (AO) mais o “Fort Victoria” este sim um (AOR)
enquanto os 2 classe “Wave” já encontravam-se na reserva.
.
O “Fort Victoria” único “AOR” remanescente será substituído por 3 novos mencionados por você a partir de 2028 quando então serão mais necessários por conta de se ter 2 NAes
operacionais e um aumento no número de combatentes de superfície, já que se atingiu o número baixo de apenas 16 sendo 6 T-45 e 10 T-23.

Faver

Estes seriam uma opção de respeito.

M4|4v1t4

Se a MB não comprar pelo menos 1, ou tá todo mundo louco ou os ingleses colocaram algum preço absurdo.

Agora. Se, quem tem 1 não tem nenhum, quem tem 2 tem 1/2 e quem tem 3 tem 1. Logo, fica aqui a pergunta? Porque não comprar os 2?

Eduardo

Falta de dinheiro por má gestão. Se comprar uma unidade, e deve comprar, a gente tem é que lamber o beiços.

Augusto José de Souza

O governo está liberando verbas para as forças armadas fora o congresso também podendo liberar recursos,então resta ao contando da marinha avaliar os navios e medir as verbas para compra.

Augusto José de Souza

E a marinha já tinha deixado claro que está de olho em possíveis compras de oportunidade para suprir demandas,então está aí uma janela aberta.

LucianoSR71

Mundo ideal: não podemos viver de compras de oportunidade. Mundo real: não conseguimos fabricar nem navios patrulha de 500t numa cadência mínima. O G23 é um Navio Tanque de casco simples, inaceitável atualmente, quando teríamos verba p/ comprar um novo c/ casco duplo? Vamos aceitar os fatos e se puder, tem que comprar pelo menos um desses Wave.

Rawicz

Disse tudo. Empacota e manda entregar aqui no RJ.

Dalton

Não é que seja “inaceitável” Luciano e sim que todos os que foram construídos a partir de uma certa data estabelecida uns 15 anos atrás, passaram a ter casco duplo para minimizar o risco de poluição, que apresentam vantagens e desvantagens quando comparados a um casco simples.
.
O ” Almirante Gastão Motta” um NT médio assim como muitos outros ainda existentes inclusive os muito maiores classe Henry Kaiser da US Navy poderão ainda servir por muitos anos sem nenhum “desrespeito” às novas regras já que foram construídos antes das mesmas.

LucianoSR71

Amigo Dalton, vc é especialista em assuntos navais, eu não, mas já ouvi várias vezes que muitos países não permitem a entrada em seu mar territorial de navios tanques de casco simples pelo risco ao meio ambiente em caso de acidente, se estou errado, muitos propagam esse erro. Abraço.

Dalton

Sou especialista em “Viagem ao fundo do mar”, mas, o que ouvi é que ainda se toleram navios tanque de casco simples, a US Navy é um exemplo vivo disso
e de qualquer forma não se espera que o “Almirante Gastão Motta” dure muito mais após a revitalização e/ou faça muitas viagens ao exterior.
.
abraços !

Henrique A

Muito superior ao Gastão; a MB não pode dormir no ponto, tem que comprar pelo menos um, idealmente os dois.

Kommander

Vindo ou não vindo, pra mim, tanto faz. A MB vai continuar sem mísseis, sem escoltas, utilizando navios desdentados, com uma força de fuzileiros mal equipada, e um continente que só serve pra inchar a folha salarial.

Vovozao

10/06/2023 – sábado, btarde, Kommander, realmente vc tem razão, _______, pensando assim, nunca teremos uma marinha respeitavel; _______ a comprar ______, até grandes marinhas (________________) utilizam desse expediente. Nos necessitamos muito, temos varias carências, a compra do ____________, também foi de oportunidade e veio na hora certa, ótimo navio; quanto as wave’s, estão em _________ desde 2020, tendo a _______ se não me engano sido feito uma grande atualização.

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

snake

ninguem se importa com o que vc pensa

Daniel Ricardo Alves

Cara, não adianta ficar bravo. Ele apenas está falando uma coisa que todo mundo que acompanha notícias das forças armadas brasileiras já sabe: péssima gestão e excesso de contingente. A MB está gastando inacreditáveis 88% (segundo o próprio comandante da marinha em recente audiência no congresso) com o pagamento de pessoal, pensões e outras despesas obrigatórias. Eu sou totalmente a favor das 3 (EB, FAB e MB) passarem por uma auditoria para ver o que está acontecendo de errado. Se não podemos confiar nas forças armadas, vamos confiar em quem??????

Henrique A

O ideal seria comprar navios novos, mas o estado da MB é tão deplorável e a falta de verbas tão grande que qualquer expediente que traga mais navios capazes para MB é salutar.

Kommander

Sim, meu amigo. Mas o que se espera é uma mudança de postura das FAs, atualmente tá bem nítido que a prioridade são os salários e benefícios, e não a defesa da pátria.

Last edited 1 ano atrás by Kommander
Henrique A

Não haverá mudança por parte daqueles que serão os mais prejudicados por tais mudanças.

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Glasquis7

Navios novos demoram a ser entregues. A MB precisa deles agora, não pode se dar ao luxo de esperar.

Kornet

Concordo em parte com vc,mas só a título de curiosidade,a minúscula marinha de Israel,com sua costa minúscula tb,tem quase 35 mil integrantes. Outros países que tb têm marinhas pequenas e não têm a metade de nossa costa possuem um número grande de marinheiros.
Acho que o problema das FAs não é o tamanho de integrantes,que para mim não é tão grande como muitos dizem,são outros como falta de boa gestão,visão,políticos sérios e comprometidos com o país.

Daniel Ricardo Alves

Como assim o excesso de contingente não é um problema da MB, meu amigo? O Japão que é uma ilha e tem como vizinhos Rússia e China tem uma marinha com pouco mais de 50 mil militares. E olha que a marinha deles é anos luz superior à nossa em qualidade e quantidade de meios. O Brasil não tem pendências fronteiriças ou hostilidade com nenhum de seus vizinhos, é um país neutro, não faz intervenções militares em outros países e sequer tem navios suficientes . . . Por que diabos a MB precisa ter 80 mil militares?

Nonato

Você sabe quem aumentou o contingente? A turma do Brasil Putenphia. Que dizia que até 2002, o Brasil não tinha dinheiro para nada. Mas que a partir de 2003, de acordo com a narrativa, começou a nadar em dinheiro. Até 2002, o salário de presidente da República, ministros de Estado, deputados eram inferiores ao subsidio de um ministro do Supremo. Lógica: presidente da República tem casa, comida, transporte de graça. O salário é só para guardar. O mesmo se aplicar congressistas que recebem vários auxílios, passagens, gasolina. Mas o cortejado disse que o Brasil estava nadando em dinheiro e que… Read more »

Nonato

Qual o contingente da Turquia, Paquistão e Venezuela?
Qual o soldo nesses países?

Camargoer.

Caro. Pelo que apurei, o salário médio na Turquia é da ordem de US$ 5 mil por ano. Para comparação, o salário médio no Brasil é em torno de US$ 15 mil por ano. Considerando que o salário de um tenente no Brasil é cerca de 4x o salário médio, você já tem uma base de cálculo. No Paquistão, o salário médio é cerca de US$ 3,8 mil por ano. É importante notar que são os valores médios. Nos dois países existem também o salário mínimo definido por lei. Estes valores também não podem ser confundidos com “renda média” das… Read more »

No one

O salário médio no Brasil, segundo a sua “apuração ” seria de quase 7 mil reais por mês. Não sei qual é esse Brasil onde você vive, mas no meu o salário médio não chega nem aos 3 mil reais por mês.

Você só esqueceu de avisar que esses 15.000 dólares são calculados utilizando a métrica da paridade do poder de compra.

A renda per capita ( PPP/ PPC ) na Turquia é de 30.000 dólares…. O dobro.

Camargoer.

Salário médio no Brasil = R$ 2,6 mil. Por ano, R$ 31 mil. Dividido por 5 = US$ 6,2 mil. Obrigado por avisar do erro. Errei na hora de digitar o número. Ao invés de 2,6 coloquei 6,2. De vez em quando a dislexia se ganha. Sobre seu salário, ainda é mais alto que o salário médio no Brasil.

No one

Creio que o contingente da marinha israelense seja bem inferior, no máximo 10.000 … Sobre a extensão da costa ou ZEE, é um fator relativo, não necessariamente uma maior ou menor ZEE/ extensão costeira é diretamente proporcional a área de interesse, atuação e projeção de uma marinha, assim como não reflete a quantidade de compromissos, exercícios, missões e operações nacionais e internacionais. Para presidiar o mar servem os meios, esses meios necessitam de marinheiros, não de soldados, funcionários e burocratas. Não basta entregar farda e fuzil na mão de um presidiário e enviá-lo ao front como bucha de canhão, não… Read more »

Azor

A Austrália tem uma marinha moderna e conta com cerca de 16 mil efetivos, e tem uma costa muito maior do que a nossa. Faça esta pesquisa e compare.

Dalton

Austrália não tem uma força de fuzileiros navais – a não ser que se inclua os fuzileiros navais dos EUA que fazem rodízio por lá – que no caso brasileiro podem e são empregados dentro do próprio território, além do mais auxilio a populações ribeirinhas, patrulhamento dos rios, função de guarda costeira e principal plataforma para pesquisas, que em outros países podem ser de responsabilidade de outros órgãos absorve considerável efetivo necessitando por sua vez mais pessoal de apoio como médicos, dentistas, etc. . No fim das contas o excesso de pessoal, que acredito existir, considerando-se às necessidades do país… Read more »

Camargoer.

Ola Dalton. Um vez fiz uma estimativa para o pessoal da MB. Somei a tripulação de todos os navios da MB. Somei um divisão de 15 mil fuzileiros. Considerei que o pessoal de terra/administrativo seria 1:1 em relação ao pessoal embarcado. Somei 5 mil para os serviços de saúde, educação e pesquisa. Arredondei para cima. 50 mil.

Allan Lemos

Já que não há planejamento sério para a MB, o que nos resta são as compras de oportunidade, essa é imperdível, assim como foi a do Ocean.

Leo Costa

Seria uma boa compra! Porém, portanto, contudo, todavia, estou muito cético com relação a compras militares de valores vultuosos nesse governo.. Pelo q tenho acompanhado, a carreta furacão só se preocupam em esbanjar no exterior e gastar rios de dinheiro (até agora 5,5 bi) pra comprar “governabilidade”.. Qnd sair a primeira compra de qualquer equipamento de grande porte, aí fecho minha boca!!

Snake

Não muito diferente do governo anterior, o qual tbm gastou rios de dinheiro pra liberar emendas parlamentares, mais vamos lembrar que todos os atuais projetos estratégicos 90% são da época pt, e pelo menos 60 ou 70 % do governo lula, assim como o próprio Bahia sendo comprado no governo Dilma

Last edited 1 ano atrás by Snake
Allan Lemos

A verdade é que esses “projetos estratégicos” são planejados e executados pelas próprias forças armadas, sem o envolvimento do Executivo e do Legislativo, independentemente do governo ou da legislatura. Essa, aliás, sempre foi uma das minhas maiores críticas, quem deveria decidir o que comprar, o que vender, o que desenvolver ou o que modernizar era o Congresso Nacional, os militares deveriam apenas ter um papel de consultoria, mas não deveria ser deles a decisão final. Mas como os interesses da classe política são outros, duvido você achar 10 parlamentares que saibam o que é o Gripen ou o Centauro, no… Read more »

Luiz Carlos da Costa nunes

ficam aqui discutindo a compra de navios velhos, não interessa se foi fabricado em 2003, o fato é que velho, essa conversa fiada da Royal Navy de falta de pessoal é conversa pra boi dormir e enganar esses __________de marinhas de terceiro mundo e subdesenvolvidos, o Brasil tem que parar com essas compras de oportunidades, e investir em navios novos e construídos nós estaleiros brasileiros, valorizando a mão de obra, gerando empregos, e injetando a carga tributária aqui mesmo, incentivando a indústria nacional, olha o grande exemplo de navios comprados dessa Royal Navy, o porta aviões São Paulo, uma velharia,… Read more »

Allan Lemos

O São Paulo foi uma velharia, mas o Ocean e o Bahia forma excelentes aquisições, navios confiáveis que ainda podem navegar tranquilamente por uns 15-20 anos.

Construir um navio desses aqui é inviável, primeiro porque não há demanda e segundo porque levaria uns 10 anos no mínimo para as obras começarem e mais uns 5 até que fosse concluído, isso sem considerar atrasos por dificuldades técnicas, cortes no orçamento e fatos do príncipe.

Esses navios estão bons, e daí que não viriam com o cheiro de carro novo?

Dalton

O “São Paulo” foi comprado da França, mas, a Royal Navy enfrenta sim problemas pra tripular seus navios e não é de hoje, além do mais, os navios de apoio logístico, os 3 navios anfíbios tipo “LSD” o “Argus” e recentemente outros dois navios auxiliares adquiridos, somando 13 unidades pertencem a Frota Auxiliar (RFA) sendo tripulados por civis complementados por pessoal da Royal Navy para certas funções. . Entre outubro de 2021 e outubro de 2022 o número de marinheiros da RFA caiu de 1840 para 1750 de uma força já sobrecarregada ainda tendo que providenciar tripulantes para os 2… Read more »

Leo Costa

Pode ate ser n~diferente.. Mas a diferença de valores é GRITANTE!! E outra: planejar projetos estratégicos é uma coisa. Entregar é outra completamente diferente! Tenha uma boa noite!!

Daniel Ricardo Alves

Ih, cara . . . Apaga essa postagem defendendo o PT. Só de “orçamento secreto” o atual governo já distribuiu mais em 6 meses do que o governo anterior em 2022 inteiro. Sem falar as despesas de viagem que já gastou mais do que o Bolsonaro em 4 anos. As compras militares que você tanta se orgulha foram alvos de várias investigações, prisões, denúncias e críticas das próprias forças armadas. Volta pro assunto da matéria que é melhor. 😁

Camargoer.

Caro Daniel. As emendas de relator foram introduzidas no orçamento de 2020. Como eram impositivas, não passavam pela autorização do presidente. Eram encaminhadas diretamente aos ministros e o executivo obrigado a liberar. Como as emendas iam no nome do Relator, era impossível rastrear qual deputado ou senador havia solicitado. Em 2021, o STF determinou a necessidade de maior visibilidade e controle, mas elas continuaram obrigatórias. Se até 2022 as escolha das emendas era decidida exclusivamente pelo Relator da lei orçamentária, a LDO de 2023 manteve a natureza impositiva das emendas do relator, ainda que tenha colocado regras rígidas sobre a… Read more »

Emanuel

Com vinte anos de uso pra um navio em constante operação pode ser uma boa compra. Mas um país com tantos estaleiros e outros tantos que foram fechados devido a sucatização um navio como esse poderia ser projetado facilmente no Brasil.

Satyricon

Se pudermos, Fecha Rápido

Mas não basta querer, tem de combinar com os ingleses, e o momento atual é “Péssimo” para o país. Receio que não conseguiremos, como um recado bem claro ao Brasil, devido ás declarações recentes de nosso atual presidente. O UK é o mais ferrenho apoiador da Ucrânia neste momento e, devido às últimas declarações do 9 dedos, pode ser está a retaliação…
E ficaremos “à ver navios”
Infelizmente.

adriano Madureira

Valeria a pena gastar uns dólares( ou libras…) nessa classe de navio…

incorporados em 2003,são novos.

Marcelo

O certo era a MB comprar os 2 navios e ficar resolvido essa questão pelos próximos 20 anos !!!
A próxima questão a resolver seria a aquisição de navios varredores !!!!

Mjborges

Cancela a reforma do G23 e acerta a compra de um desses navios.

Altair Ignez de Souza

A marinha brasileira não pode perder está oportunidade, são navios relativamente novos.

Gerson Carvalho

Vem, neném
Ai, neném
E ai, neném
Ai, neném
Ô! Me mata neném, vai!
Harmonia do Samba

Alex

🙄😁😂

Augusto José de Souza

Acho que deveríamos sim pegar esse navio para reabastecimento já que o nosso atual além de estar em manutenção já é bastante antigo.

Augusto José de Souza

Sim principalmente porque o único navio tanque da MB atualmente já está Velho e parado na manutenção.

Um Simples Brasileiro

Se for adquirir mesmo, que tente levar os dois, considerando a redundância e o tamanho do país.

Augusto

Me dê, papai…

Claudio Silvestre

Muito importante a compra de qquer um dos dois.
O que pode dificultar a aquisição são as últimas escorregadas do governo Brasileiro no que tange a politica internacional.

Daniel Ricardo Alves

Ótima notícia. Espero que a MB consiga comprar os dois.

Esteves

Desanimado isso aqui, heim. Comentários minimalistas, heim. Vai comprar. Vai querer. Compra, compra, compre. Parece o ShopTour. Seguinte. Esteves tem quem tem respostas. Se vai comprar, se vai querer. A fila tá grande (fila para perguntas e respostas) mas brasileiro não desiste nunca e sabe esperar. Então…o negócio é mágico. Quem acompanha sabe. Quem quer saber se vai? Esteves da direito a 3 perguntas. O resultado será 3 respostas. O baralho conta tudo. Tudo. Comentarista tem desconto de 10%. Editor e marinheiro tem preço especial…não tem desconto mas é preço bacana. Aviso. Historinha de amante, Esteves não atende. Favor colocar… Read more »

Nilo

A carta diz:  se a oferta for feita ao governo brasileiro e ele a chamar de “conveniente” como foi o caso do “NAM Atlântico”.
Diga aos ingleses que “Fico”.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Miguel Carvalho

Põe Portugal na lista, o nosso reabastecedor não aguenta muito mais.

Dalton

Foi noticiado aqui no “PN” que o NT “Bérrio” foi retirado de serviço em 2020, não lembrava
do ano, assim pesquisei, assim a marinha portuguesa teria ficado sem seu único NT mas
reconhece a urgente necessidade de adquirir de preferência um novo.

Fernando Vidal

Oportunidade de ouro. Espero que o governo não deixe passar e que a MB disponha dos recursos necessários ara a aquisição. É um meio essencial e o estado desses navios deve ser excelente haja vista a sua data de lançamento. Praticamente semi-novos. Melhor do que isso só se recebermos de brinde as duas Type 23 que a RN está dando baixa este ano e que a princípio seriam ofertadas para a Grécia… Afinal sonhar não custa nada…

Camargoer.

Olá. Um petroleiro Suezmax novo (peso máximo da ordem de 166 mil ton) custa algo em torno de US$ 120 milhões, geralmente usando um motor diesel naval. Eu não encontrei o preço pago pelos britânicos pelos dois navios. Um Panamax desloca entre 60~80 mil ton e custa algo em torno de US% 50 milhões. Uma boa estimativa seria assumir 1/2 do valor dele novo. O A140 custou cerca de US$ 117 milhões, que desloca 21 mil ton, sendo que ele custou cerca de US$ 200 mil para ser construído em 1993. Ele teria custado o mesmo valor de um fragata… Read more »

Marcelo

Os navios da classe Wave custaram pouco mais de 100 milhões de libras esterlinas (cerca de 499,4 milhões de Reais) cada um, mas o preço de transferência ainda não foi definido.

Camargoer.

Ola Marcelo, Obrigado. Considerando que cada navio custou cerca de Lib$ 100 milhões, isso seria mais ou menos US$ 125 milhões. Então, podemos chutar uns US$ 60 milhões cada como teto e uns US$ 30 milhões como piso. Chuto que seja mais perto do piso do que do teto.

Ruberval

Quero ate ver o preço que a Royal navy vai pedir nesses navios semi novos !!!
A Royal navy pagou 100 milhões de euros por cada navio construído.

Camargoer.

Olá R. Considerando outras compras de oportunidade, geralmente o preço fica entre 1/4~1/2 do valor original. Quando mais velho o navio, mais próximo fica de de 50% do valor nominal pago por ele novo. Então, considerando um valor de Lib$ 100 milhões (ou cerca de US$ 125 milhões), o intervalo fica entre US$ 30~60 milhões. Este valor incluiu o treinamento da tripulação e geralmente uma revisão em doca seca. O A12 custou apenas US$ 12 milhões em 2001 (US$ 20 milhões hoje). Já o A140 custou Lib$ 83 milhões (US% 140 milhões hoje) e o G40 custou na época Eur$… Read more »

Heinz

Manda a chave pix, que a MB compra os dois, tem que comprar os dois! Necessitamos urgentemente

Um Simples Brasileiro

No que depender do contribuinte, pelos comentários aqui pode se ver, a MB tem total aval para adquiri-los, resta saber se o preço pedido e as condições técnicas após avaliação da MB, permitirão a aquisição.

Carlos Campos

Não deixa o chile pegar.

Carlos Pietro

Boa noite, excelente compra de oportunidade. Que se concretize!