Situação atual dos navios de assalto anfíbio da Marinha dos EUA

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Por Franz A. Neeracher

Depois da matéria sobre o status dos porta aviões da Marinha dos EUA, chegou a hora dos navios de assalto anfíbio.

Os navios de assalto anfíbio da Marinha dos Estados Unidos são embarcações projetadas para transportar tropas, equipamentos e veículos de combate, além de apoiar operações anfíbias. Esses navios são projetados para operar em diversas missões, desde o desembarque de fuzileiros navais e forças terrestres até operações de ajuda humanitária e resgate de reféns.

Existem dois principais tipos de navios de assalto anfíbio em serviço na Marinha dos EUA: os navios de assalto anfíbio da classe “Wasp” (LHD) e os navios de assalto anfíbio da classe “America” (LHA). Ambas as classes têm características semelhantes, mas diferem em alguns aspectos.

Os navios de assalto anfíbio da classe Wasp, como o USS Wasp (LHD-1) e o USS Essex (LHD-2), são maiores e mais antigos. Esses navios têm uma capacidade considerável de transporte de aeronaves e tropas, além de contar com sistemas de combate e de defesa aérea. A classe “Wasp” pode transportar helicópteros de assalto, aeronaves de decolagem vertical, como o MV-22 Osprey e o F-35B Lightning II, e até mesmo veículos anfíbios, como os veículos de assalto anfíbio (AAV) e os tanques anfíbios.

Já os navios de assalto anfíbio da classe America, como o USS America (LHA-6) e o USS Tripoli (LHA-7), foram projetados com uma configuração ligeiramente diferente, sem doca alagável na popa. Eles têm uma área de convés maior, que permite operações aéreas mais flexíveis e uma maior capacidade de transporte de aeronaves. A classe “America” é otimizada para a operação de aeronaves de decolagem curta e pouso vertical, como o F-35B e o MV-22 Osprey. Esses navios também possuem sistemas de combate e defesa aérea para proteção própria.

A partir do USS Bougainville LHA – 8, atualmente em fase final de construção, os navios dessa classe voltarão a contar com uma doca alagável, assim como o futuro USS Fallujah – LHA 9, cuja construção já foi iniciada.

Tanto os navios da classe “Wasp” quanto os da classe “America” são altamente versáteis e fornecem uma plataforma robusta para as operações anfíbias. Eles podem projetar poder de combate em terra por meio do desembarque de tropas e veículos, fornecer apoio de fogo, conduzir operações especiais e realizar missões humanitárias. Esses navios desempenham um papel fundamental nas capacidades de projeção de poder dos Estados Unidos e são essenciais para a prontidão e a capacidade de resposta da Marinha e dos Fuzileiros Navais dos EUA.

A seguir, conheça os últimos acontecimentos como comissões, manutenção ou manobras dos navios, atualizados até a publicação deste post.

USS Wasp – LHD 1

Passou por um período de manutenção no estaleiro da BAE Systems em Norfolk, Virgínia.

Depois dos costumeiros testes no mar, o USS Wasp visitou New York para as comemorações do Fleet Week, evento realizado anualmente em várias cidades do país.

No momento o USS Wasp encontra-se na sua base em Norfolk e irá em breve iniciar um período de treinamento para uma futura comissão.

USS Essex – LHD 2

Encontra-se num período de manutenção no estaleiro da BAE Systems em San Diego.

USS Kearsarge – LHD 3

O USS Kearsarge participou de uma longa comissão entre de Março até Outubro de 2022, que fez o navio passar todo o tempo nos mares do norte da Europa.

Além das tradicionais manobras com marinhas de países aliados, o USS Kearsarge visitou vários portos como Brest, Estocolmo, Helsinque, Riga, Tromso, Gidnya, Talin e Klaipeda.

Depois do retorno à sua base em Norfolk seguido de um período de descanso, o navio foi para o Depósito de Munições Navais em Earle/NJ descarregar munições.

Em fevereiro entrou no estaleiro da BAE Systems para um longo período de manutenção que durará provavelmente até fins de 2024.

USS Boxer – LHD 4

Encontra-se em estágio avançado de treinamento ao largo da costa da Califórnia, deverá partir em breve para uma longa comissão.

USS Bataan – LHD 5

Também encontra-se em estágio avançado de treinamento ao largo da costa leste dos EUA. Esteve em duas ocasiões no Depósito de Munições Navais em Earle/NJ para carregar munições. Partirá brevemente para uma longa comissão.

USS Iwo Jima – LHD 7

Está passando por um período de manutenção no Estaleiro da NASSCO em Norfolk. A expectativa é que os trabalhos sejam completados em Julho.

USS Makin Island – LHD 8

Acabou de voltar para a sua base em San Diego depois de uma comissão de sete meses pelo Pacífico. Participou de várias de manobras com marinhas de países aliados como MAREX, CARAT e COBRA GOLD.

Como sempre nessas ocasiões, vários portos foram visitados como Guam, Pearl Harbor, Sasebo, Manila, Subic Bay, Singapura, Busan e Laem Chabang.

Previsto para entrar brevemente para um período de manutenção no estaleiro da BAE Systems.

USS America – LHA 6

Único LHA/LHD baseado no Japão, o USS America partiu de sua base em Sasebo e encontra-se em patrulha e manobras no Pacífico. Recentemente visitou Osaka, Manila e Okinawa.

USS Tripoli – LHA 7

No momento na sua base em San Diego e em treinamento ao largo da costa Oeste.

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Wagner Figueiredo

Dois ” bichinho” desses aí, estaríamos bem na fita !!! fazia igual a Turquia…metia uns drones e pah,,, porta aviões…..Pronto…já acordei do sonho

Alex Barreto Cypriano

Eles têm uma área de convés maior, que permite operações aéreas mais flexíveis e uma maior capacidade de transporte de aeronaves”. Claro que não, ambas as classes possuem as mesmas dimensões de convôo diferindo apenas nas dimensões do hangar, que nos LHA classe America são algo maiores que o dos LHD classe Wasp. O convôo será ligeiramente maior no futuro USS Bougainville, LHA-8 com sua ilha menor (expõe os elevadores enclausurados nos Wasp e dois primeiros America, além de uma ilha que ocupa menos área do convôo) e com um sponson pra manutenção.

Dalton

Não fosse o incêndio no “Bonhomme Richard” em 2020 que encontrava-se na fase final de mais de 12 meses de uma revitalização incluindo melhorias para operar o F-35B, no valor de US$ 250 milhões, resultando na retirada precoce de serviço, talvez fosse possível dar baixa no USS Wasp que completará 35 anos em 2024 ou quando da entrega do futuro USS Bougainville em 2025 já que o plano de se ter 11 desses navios foi para o espaço. . Agora mais do que nunca se terá que manter o USS Wasp até 2029 quando completará 40 anos o que deverá… Read more »

Ten Murphy

Excelente matéria. Sugiro lançar uma matéria sobre o custo operacional de um grupo de combate de porta-aviões, custo do grupo de combate expedicionário dos marines, custo operacional da força de submarinos, da força de superfície e da aviação naval, cada um separadamente.

Alex Barreto Cypriano

O GAO (Government Accountability Office) tem algo do que você quer saber (menos alguma info considerada pelo DoD -Department Of Defense- ‘sensivel’), e publicado recentemente, em Janeiro de 2023. Veja em Weapon System Sustainment – Navy Ship Usage Has Decreased as Challenges and Costs Have Increased, January 2023, GAO-23-106440 o Sustainment Quick Looks, p. 32 e seguintes. repare que quanto mais velha uma classe de navios semelhantes (refiro-me aos LHAs E LHDs) maiores ficam os custos O&S. Daí que eu creia, em toda minha ignorância, que frotas com lifespan esperado de 40-50 anos ser um tiro no pé da marinha… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Ten Murphy

Muito obrigado. Consegui ver bastante coisa pesquisando a partir da sua resposta. A diferença dos americanos para nós é enorme em termos de transparência e facilidade de encontrar as informações.

Kommander

Matéria show! De tirar o chapéu… Reconheço que em questão de matéria naval, não existe nenhuma marinha melhor e maior (no sentido figurado) que a US Navy, sou muito fã dos caras, principalmente dos Marines. Vamos ver como a china vai se sair até 2030.