Foram divulgadas as melhores imagens até agora do helicóptero naval chinês Z-20, das versões Z-20F (ASW) e Z-20J (ASuW). Na foto de abertura, o protótipo matrícula 6222 e mais três Z-20 navais no hangar atrás: na extrema esquerda o 6213 (Z-20J), depois no meio e na extrema direita mais dois Z-20Fs. Na segunda foto abaixo, um Z-20J.

O Z-20 de porte médio, similar o Sikorsky S-70, é desenvolvido pelo Harbin Aircraft Industry Group, uma subsidiária da Aviation Industry Corp da China. Seu primeiro voo foi em 2013, e o helicóptero já está operacional na Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF).

Como seu análogo americano, o Z-20 tem um peso máximo de decolagem na faixa de 10 toneladas e poderá ser empregado em missões antissubmarino, antinavio e de esclarecimento marítimo, bem como para esforços de busca e salvamento e transporte.

A Marinha Chinesa (PLA Navy) já testou o “mockup” do Z-20 a bordo do destróier Type 055. Agora parece faltar pouco para o helicóptero finalmente começar a embarcar nos navios.

FONTE: @Rupprecht_A no Twitter (via @飞扬军事铁背心 do Weibo)

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Tá certo !!!
Hoje tudo se recorta copia e cola !!!🤷‍♂️

Esteves

Meteram no ChatGPT.

— Faça um helicóptero!

Jefferson Ferreira

Pior são países que se quer tem capacidade de recortar e colar…

Pablo

Sempre tem um pra se rebaixar

Jefferson Ferreira

Ou realista, se hoje uma china jogasse projetos prontos para o brasil não teríamos condições técnicas e nem intelectuais de executar sem ajudar externa!

Luiz Trindade

Infelizmente passamos décadas denegrindo a educação no nosso país e hoje pagamos um preço alto. Que falta faz um estadista como em outrora já houve nesse país!

Pedro

Qual seria o estadista? Só para eu confirmar algo aqui…

Luiz Trindade

Juscelino Kubistchek, Getúlio Vargas, fora outros que não foram eleitos como Ulysses Guimarães, Cristovam Buarque… Se você procurar, você acha!

Camargoer.

Caro Pedro. Estadistas são poucos. A maioria dos políticos são apenas ordinários. A historia republicana brasileira é parecida com a de outros países. Muitos presidentes, ministros, políticos medíocres e ordinários, alguns poucos cretinos e outros poucos estadistas. Ás vezes, o país tem sorte e tem um grande estadista á frente do pais em momentos de crise. Ás vezes dá mais sorte e tem um grande estadista á frente do país nos momentos favoráveis. Algumas vezes dá azar e tem um cretino á frente do país em um momento de crise. Daqueles que já se foram, Vargas, JK e Geisel são… Read more »

Carlos Sperb

Creio que não seja bem assim, o problema me parece ser outro. Profissionais são formados todos os anos nas mais diversas areas, haja visto que temos por exemplo a Embraer com o seu portofólio, a ICN a Avibrás e outras, e mais, temos um acelerdor de particulas o Sirius. Então o problema não é a falta de mão de obra ou pessoal qualificado, o problema, dentro daquilo que acredito, é a falta de investimentos e de uma política que nos favoreça ou alavanque para um futuro melhor.

Camargoer.

Caro. O Sirius é um síncrotron. Ele mantém uma corrente de elétrons circulando em um anel. A cada trecho, o anel passa pode dentro de poderosos imas que desviam a trajetória do elétrons, o que provoca a emissão de radiação, deste a luz infravermelha até os raios-X. Estas radiações são muito intensas e são usadas nas estações de trabalho. A energia do feixe de elétrons é restaurada por uma fonte de raio. Assim o feixe de elétrons é sustentado por várias horas. Um acelerador de partículas é diferente.

Pablo

E oq mais tem

Mauro Cambuquira

Já foi. Hoje é a realidade do abandono que dá na nossa cara!

Pedro

Crônica ou acertada, né? Já que a grande maioria dos fundo das FA´s, vão para o bolso do generalato.

Luiz Trindade

Brasil que o diga!

Camargoer.

Caro Burgos. Pois é. Carros têm quatro rodas e um estepe, todos parecidos entre si. Aviões têm asas e estabilizadores. Tudo copiado do Demoiselle. Trens tem rodas de aço com abas internas. Computadores têm teclados e telas. Televisores têm telas planas e são fininhos.

Esteves

Deus criou o Esteves. Quando tentou criar o segundo Esteves, viu Deus o que havia feito.

— Meu Pai do Céu.

Camargoer.

E viu Deus que era bom.

Luiz Trindade

Ae Deus falou: Bom filho… O que foi feito já esta feito. Seja o melhor!

IvanF

Acho que nem você não acredita que esse Z-20 é uma cópia do Black/Seahawk… kkkkkkkk

pangloss

Prezado Camargoer, quando os soviéticos apresentaram o Tu-144 e começaram a ouvir comentários sobre a “incrível” semelhança com o Concorde, eles responderam algo como “as leis da aerodinâmica são as mesmas, em qualquer parte do mundo”.
Então fica assim. Quem quiser, que use esse argumento.

Camargoer.

Ola Pangloss. MInha filha aprendeu cedo a diferenciar um peixe (como um tubarão) de um mamífero marinho (como golfinho). A cauda do peixe é vertical e se movimenta da esquerda para a direita. A nadadeira de um mamífeiso é horizontal e se movimenta de cima para baixo. Então, minha filha concluiu que a calda da Barbie Sereia é de um mamífero, não de peixe. Alías, ela também notou que a Barbie Seria tem umbigos e mamas. Portanto, uma Barbie Sereia é 100% mamífero. A parte superior é de ser humano e a parte inferior é de um mamífero marinho. Então,… Read more »

Santamariense

Calda???

Esteves

Rabo??

Santamariense

Não entendi. Eu fiz uma pergunta sobre uma palavra escrita de forma errada. E você? Por que colocou o rabo na discussão?

Luiz Trindade

Mas infelizmente ou felizmente… Eu não me rogo a julgar… O helicóptero esta ae assim como os caças que foram frutos de espionagem. E não tem mais volta!

carvalho2008

kkk…linguado tem cauda horizontal……..kkk

comment image

Santamariense

Pensei exatamente a mesma coisa…kkkkkk

Camargoer.

Não. O linguado também tem cauda vertical, acompanhando as estrutura do esqueleto. A diferença entre o linguado e um tubarão é que ele fica deitado no fundo do mar. É bem legal ver como o embrião do linguado muda enquanto cresce, inclusive com a migração de um dos olhos de um lado do animal para o outro, resultando neste bicho assimétrico que tem uma carne deliciosa.

Santamariense

Só que ele tem os dois olhos do mesmo lado…outra vez, uma comparação em que não há uma certeza.

Santamariense

Tu tens que ensinar para tua filha que as sereias, via de regra, tem escamas em suas caudas. Que eu lembre, não há mamífero marinho com escamas. Portanto, a diferenciação que vc tentou fazer, entre peixes e mamíferos, apenas pela posição da cauda, não se aplica nesse caso.

Esteves

Lembra daquelas maquininhas de sorvete nas cidades interioranas? Os sorvetes cremosos tinham sabores cremosos. Esteves gostava de uva e framboesa.

O McDonalds copiou.

PACRF

“Hoje” não, desde sempre.

Gerson Carvalho

Variantes: Variante de transporte de base Z-20. Pode ser equipado com até 8 mísseis KD-10. Z-20K Variante de transporte da força aérea Z-20S Variante utilitária polivalente. Equipado com FLIR. Pode ser equipado com até 8 mísseis KD-10. Z-20F Variante ASW naval. Equipado com radar de superfície sob o nariz, pilão para torpedos, sonar de imersão sob o ventre e janela de bolha para observação. Características gerais: Tripulação: 2 tripulantes de voo; Capacidade: ~2,200 lb (1,000 kg) de carga interna, incluindo 12-15 tropas, e ~8,800 lb (4,000 kg) de carga externa; Comprimento: 20 m (65 ft 7 in) (aprox.); Altura: 17… Read more »

Esteves

“A Sikorsky licenciou a produção deste helicóptero na China para uso não militar. Os helicópteros civis Sikorsky S-70C-2 são usados pela PLAAF desde 1984. As entregas (após 24 unidades) cessaram em 1989 devido às sanções impostas contra a China. O Z-20 fez seu primeiro voo quase 30 anos desde que a China adquiriu os helicópteros Sikorsky S-70 originais. Especula-se que esta máquina é alimentada por motores Pratt & Whitney Canada PT6C-76C. Outras fontes relatam que o desenvolvimento do sistema de transmissão foi assistido pela Eurocopter.”…Itajubá será? A China não era o que é e poderá voltar a ser o que… Read more »

Leonardo

Lembrou a frase da época da escola “copia mas não faz igual”

Rui Chapéu

Bléqui láuqui

3 por 10, levando 5 paga 12!!

Sensato

Nesse caso, já é o SeaLawk

Radagast, o Castanho

E aploveita a plomoção.

Azor

Será que é assim também com os Iphones fabricados na China ? se for pode comprar 5×12 !!

DanielJr

Vem equipado com Helfaili

Rsmith

Carbon copy?

André Sávio Craveiro Bueno

黑鷹

Bosco

Tudo normal.
Agora se põe a foto do F-35B logo aparece alguém esbravejando que é cópia descarada do Yak-141.

André Macedo

Ninguém fala isso, Bosco, se duvidar a maioria nem conhece o 141.
Agora tu forçou demais a barra kkkkkk

Batista

É o desespero!

Santamariense

Vários comentaristas já fizeram essa comparação aqui no Aéreo, é só procurar.

Santamariense

Neguem negativando…isso não vai mudar o fato de que muitos juram, de pés juntos, que o F-35 é derivado do Yak-141. É uma bobagem sem tamanho, mas eles afirmam. Vocês também acham que o caça dos EUA deriva do caça soviético? Se sim, não tem como argumentar…aí a gente concorda, sorri e acena…nada mais.

Esteves

Ovo. Ou galinha.

Original era a cerveja na época da Antártica. Agora, somente o Esteves.

To pensando em patentear.

Sério, agora…o que isso muda?

Camargoer.

Caro Esteves. Sob todos os pontos de vista, o ovo veio primeiro. As aves descendem dos dinossauros, os quais já botavam ovos. Então o ovo surgiu na natureza antes das aves, portanto, antes das galinhas. Do ponto de vista genético, havia uma ave muito parecida com a galinha, mas ainda não era uma galinha. Era uma proto-galinha. Um gameta desta protogalinha sofre uma mutação a qual deu origem ao DNA de uma embrião de galinha. Então o ovo já tinha em seu interior um embrião de uma ave com o primeiro DNA de galinha. Sem a proteção deste ovo, o… Read more »

Azor

Não perca seu tempo Camargoer…..não compensa……

Bosco

Camargoer,
Para acreditar no dogma da evolução e em tudo isso que você falou tem que ser uma pessoa de muita fé.
Antes que me pergunte, eu não sei como foi e como a realidade chegou ao ponto que presenciamos, mas com certeza não foi desse jeito. rsss

Camargoer.

Olá Bosco, Antes de tomar um puxão de orelhas do Nunão, a evolução é um fato que é observado sistematicamente por experimentos, como por exemplo irradiando moscas com raios-X para induzir mutação, pela identificação de cepas de bactérias que adquirem resistência, por meio de mapeamento genético, por meio da identificação de expressão de proteínas… e em menor parte, por meio de fósseis. A maior parte dos dados em torno da teoria da evolução é por meio de marcadores químicos tanto no DNA, no RNA e avaliação comparativa da estrutura de proteínas em peixes, répteis, aves e mamíferos, além do mapeamento… Read more »

Bosco

Camargoer, Qual mosca irradiada com raios-X teve uma mutação que a favoreceu? Por exemplo, provendo ela de turbinas biológicas em vez de precisar bater asas? Nenhuma mutação induzida por radiação gera uma característica positiva para o ser. Fosse assim existiriam japoneses voadores ou com superforça ou telepatia. O processo de resistência bacteriana não é um processo evolutivo. Não se espera que de uma colônia bacteriana atacada por antibióticos surja nada mais que uma outra bactéria resistente, que já existia no início do experimento. A cepa pode até ficar mais resistente ao antibiótico e só. A seleção natural ocorre a nível… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bosco e Camargoer, já que ambos me mencionaram, aproveito para sugerir que marquem um jantar para conversarem mais sobre o assunto.

Só tomem cuidado pra nenhuma mosca irradiada cair no prato de sopa primordial.

Camargoer.

Olá Bosco. As mutações ocorrem de modo aleatório por alterações nos gametas, que são as células responsáveis pela herança genética de uma geração para outro. Mutações em outras células podem afetar o indivíduo (como gerar um câncer) mas não são transmitidas para a próxima geração. As mutações no DNA podem ocorrer por um erro na cópia do DNA ou por meio de uma ruptura do DNA e rearranjo da molécula. A ruptura do DNA pode ser causada por um agente químico ou por radiação ionizante. Raios X é uma radiação suficientemente forte para causar a ruptura do DNA. A mutação… Read more »

Bosco

Ok!
Mas eu insisto na pergunta.
Mostre um experimento com moscas irradiadas que tenha causado mutações que tenham beneficiado as mesmas no sentido de melhor aparelha-las para sobreviver.
Quanto ao jantar, eu topo. Eu , você e o Nunão.
Podem marcar!

Fernando "Nunão" De Martini

Bosco e Camargoer, peço mais uma vez que continuem a conversa das moscas num jantar. Sem moscas no cardápio, é claro.
Deixem o espaço de comentários para outra coisa que voa, no caso, o helicóptero chinês

Bosco

rssss

Camargoer.

Olá Bosco. Já fica marcado para quando o museu da TAM reabrir aqui em São Carlos.

carvalho2008

Alguns arqueologos defendem que o T-rex seria emplumado….

Camargoer.

Oi Carvalho, Não há evidência fóssil do T-Rex ter penas, mas existem fósseis de outros dinossauros não avianos com penas, inclusive encontrados no Brasil como o “Ubirajara jubatus”, descoberto no NE e que havia sido contrabandeado para a Alemanha.

André Macedo

Eu nunca disse e isso e nunca vi um comentário desses na minha vida, se fosse o Yak-38 era mais compreensível por ele ser mais conhecido, mas ainda assim nunca vi um desses…
É inegável que há semelhança entre os dois, mas dizer que é cópia é demais, a única semelhança entre eles é o sistema VTOL e o fato de ambos serem protótipos incabados (mas um finge não ser)

Santamariense

Então, tu não leu todos os comentários do Aéreo e de outros foruns.

Bosco

Os caras são novos por aqui, Santamariense. Relaxa!

Esteves

Voa é avião. Ou passarinho.

Joaquim Marques Lisboa

Inseto é avião? Ou passarinho?

carvalho2008

O pessoal fala para conturbar…na realidade o que tem de genetica do Yak 141 no F-35 foi a abordagem de solução do motor e somente isto….era aquela dobra do tubo de escape….

Santamariense

Pois é! Não tem isso de cópia do Yak-141. Mas, muitos que sao contra os EUA e o F-35 dizem que ele foi cópia do aviao soviético. Muitos falam isso. E o Macedo está negando, dizendo que nunca leu nada sobre isso. Então, o F-35 não tem nada do Yak-141, mas muitos insistem que tem…tem vários artigos sobre o assunto na internet.

Bosco

Carvalho,
Mas aquela dobra do tubo de escape já havia sido aventada num projeto da Convair Model 200A VTOL em 73.
comment image?auto=webp&v=enabled&s=841f16b0d0c854e042ea2d0813d2c925ac987e55
O Yak-141 só foi anunciado na década de 80 e ele sim tem o sistema propulsor idêntico ao do projeto da Convair, sendo dotado de um escape “dobrável” para o motor principal e dois turbojatos de elevação , atrás da cabine.

Bosco

comment image?auto=webp&s=892520409e953f0cb68373d05452dd3daf396a60

Bosco

Foi mal. Não dei conta de postar a foto do Convair 200A VTOL.

Esteves

O Yak é dos anos 1980.

André Macedo

Com certeza estão bem preocupados com os brasileiros tirando sarro da “cópia”, nem dormirão hoje kkkkkkkk

Santamariense

Com certeza eles não se preocupam…não se preocuparam nem com os donos do projeto ao copiar, na cara dura.

André Macedo

Porque se preocupariam? Os EUA se preocuparam ao criar empresas de fachada pra desviar titânio da URSS no projeto SR-71? Você faz o necessário e pronto.

Santamariense

Estamos falando em copiar. Os EUA e todos os outros países fazem um monte de coisas ilegais, mas sua comparação, quando falamos em cópias, não tem sentido.

André Macedo

Estamos falando de copiar ser ilegal, você se preocupa como fato de ser ilegal ou só especificamente com o ato da cópia? Não viaja.

Santamariense

O fato é que você acha normal e legal copiar. E acha ilegal o que os EUA fizeram no caso do titânio. Eu acho as duas coisas ilegais. Entendeu ou preciso desenhar?

André Macedo

Mas onde eu disse que não achava? Eu disse que se faz o necessário e pronto. Os EUA adoram falar de “livre mercado”, mas vai lá competir com eles pra ver o quão livre é esse mercado.

Sensato

Não foi desviado. Foi comprado. É bem diferente.

Marcelo Bardo

Black Lawk

Last edited 9 meses atrás by Marcelo Bardo
Sensato

Olho essas máquinas e penso: podem nos trazer economia. Algo tipo: USGov, estou precisando de x BlackHawk, de preferência artilhados e y SeaHawk para minhas FAs, rola um desconto bom? Não? Ok, vou comprar as cópias chinesas então. Obrigado. Como todo blefe, pode não dar bom mas, se der, pode dar uma folguinha no orçamento pra comprar manutenção, sobressalentes ou o que for.

Fernando XO

Para isso existe o FMS, basta definir o “case” específico…

sub urbano

Vão preencher o gap entre o Z-9 e o KA-28 e Z-8 (cópia por sua vez do super frelon). Com o tempo devem substituir os ultimos quase que totalmente.

Pedro

ctrl c ctrl v

FERNANDO

Putz, nem vou falar de quem eles copiaram.
heheheh
É igualzinho.

Esteves

Novamente.

“Os helicópteros civis Sikorsky S-70C-2 são usados pela PLAAF desde 1984. As entregas (após 24 unidades) cessaram em 1989 devido às sanções impostas contra a China.”

A China prometeu que não faria versões militares do helicóptero.

Feito. Fez. Não é cópia. É o próprio helicóptero na versão chinesa.

Camargoer.

Olá Esteves. Obrigado pela história. Desconhecia. Fico pensando, se o contrato tivesse sido mantido, a China continuaria fabricando sob licença e pagando os royalties.

Esteves

Pois é. Precisa contar a história tim tim por tim tim.

Abraço, Mestre.

Lewandowski

Siiiiim… igual ao Su-27 e 33… só pra citar 2… pfv…
.
https://www.aereo.jor.br/2009/02/13/russia-declara-j-11b-chines-e-copia-ilegal-do-su-27sk/

Last edited 9 meses atrás by Lewandowski
Esteves

Não é permitido copiar nomes de autoridades públicas como apelidos.

Santamariense

Tu tá falando sério? Não né?

Esteves

Abraço.

Lewandowski

hehehe… mas é meu sobrenome, rapá!

Esteves

Parece copia.

Santamariense

Teu Esteves também é cópia…Então, segue o baile.

Santamariense

Pois é….até parece que esse sobrenome é único e propriedade do cidadão à quem o Esteves fez referência. Mas, o Esteves fez uma baita volta para tentar fazer graça com os nomes, cópias, etc…

Esteves

Demora pra pensar…nessa idade.

carlos alberto soares

Ctr C Ctr V

Esteves

Esse Ocidente é muito ridículo. Certa vez, anos super passados, Esteves aventurou-se em uma casa de lanches na João Cachoeira. O pão vinha de uma padaria na Rua da Consolação que brigava com a padaria ao lado pela propriedade intelectual da baguete. Uma casa levava o nome de Baguete, a outra Le’Baguete. O cardápio da casa de lanches informava os sandwich’s montados no pão baguete. Certa vez, por conta da briga das 2 padarias, ficamos sem os pães. Esteves foi a outra padaria comprar pães no formato e peso das baguetes. Não tinham, não vendiam e não queriam fazer as… Read more »

Rafael Oliveira

Assaí já saiu do grupo GPA. E o Cassino colocou à venda sua pequena participação no Assaí antes de colocar a venda a do GPA.

Esteves

Assai ainda pertence ao Casino. O que desmantelou-se foi a Via Varejo.

BraZil

Parabéns aos Chineses. Me parece ter a cauda mais curta que o S70. Pode ser impressão. É isso meus queridos. O mundo todo copiou as descobertas (acidentais ou intencionais) deles e agora eles dão o troco. E pensar que a 30 anos olhávamos para eles “de cima para baixo”

Dalton

Trinta anos atrás a China estava praticamente empatada com o Brasil no PIB nominal
mas, bem a frente considerando-se o PIB por paridade, então, não penso que estávamos
em condições de vê-los de “cima para baixo”, ainda mais sendo a China membro permanente do Conselho de Segurança da ONU com armas atômicas e 5 submarinos de propulsão nuclear, não eram muito bons, mas, um grande feito de qualquer forma enquanto o Brasil aprendia a construir submarinos convencionais com a classe Tupi.
.
E a cauda mais curta é só impressão mesmo.

Esteves

Musashi ensinou que não se desafia o inimigo com espada curta.

O que significa? Musashi tem sido uma incógnita para o Esteves.

Melhor ir fazer o almoço.

Camargoer.

Lembrando que Musashi é um samurai japonês… nos últimos anos, o JackChan passou a fazer filmes épicos de temática chinesa. Não pode misturar

Esteves

Qualquer Kung Fu acabaria seus dias cortado por Musashi.

Fabiano

Sea Hawk de cauda curta e “nariz empinado”

Marcelo Andrade

Até para copiar tem que ser competente!! Aqui não temos Projeto de Governo, Projeto de País, de 4 em 4 anos zera tudo e começa de novo. O planejamento de médio prazo do brasileiro é saber se vai fazer sol no próximo fim de semana!!

Esteves

Projetos tem aos montes. Planos inimagináveis e imaginativamente complexos.

Tem faltado execução e isso é assim porque fizemos desse jeito.

Last edited 9 meses atrás by Esteves
Santamariense

Bem isso! Não fazemos nem o feijão com arroz, mas queremos fazer o prato mais caro e difícil. A MB demora uma eternidade para aprontar 2 ou 3 navios patrulha de 500 ton…mas, fala aos quatro ventos que faz submarino e fragata….tudo importado e a peso de ouro, claro. No setor de armamento não produzimos 1 canhão sequer! Canhões de 20, 25, 30, 40, 105 mm…todos importados. E não estou falando da arma completa, falo do cano propriamente dito. Nem isso fazemos. Como país, não temos até hoje nem um motor de automóvel de projeto e concepção nacionais. Estamos muito… Read more »

Esteves

Quem mora no centro…basicamente…são aposentados e pensionistas.

A vizinha foi chamada na fundação que paga os inativos da prefeitura. Ela Está ganhando acima do STF. Vão corrigir. O que pagaram a mais nesses meses será deduzido em vezes.

A mulher nunca trabalhou. São mais de 5 mil municípios.

Esse povo tá é adiantado.

Santamariense

Pois é….é bem por aí, Esteves.

DanielJr

É mais fácil fabricar as partes eletrônicas do que o cano, o maquinário necessário é bem mais fácil e barato de ter e operar. As partes eletrônicas que eu digo são as placas integradas, soldagem de componentes etc, as antenas e outras coisas específicas também deve ser difícil de fabricar sem ferramentas muito específicas.

Utama

hahahaha tá

DanielJr

O mais tem aqui são projetos, projetos táticos, projetos estratégicos, projetos de curto, médio e longo prazo, são infinitos. Em algum lugar de Brasília deve ter um arquivo gigantesco, cheio de rolos de papel e livros de cálculos anexos de uma infinidade de projetos. Peça qualquer coisa e ela estará lá, míssil anticarro, lança pontes, tanques, satélites, caminhões, motores, explosivos, fuzis, etc.

IvanF

Meteram um radar ali na “corcova” dele ou é outra coisa? Ali atrás da saída dos motores.

Montagem certamente muito mais simples que um mastro acima do rotor principal, como no longbow, mas acho que a cobertura dele deve ficar bem comprometida.

Esteves
IvanF

Umas fotos não tem, outras já tinham alguma coisa ali, acho que previsão pro local de montagem.
As ultimas fotos da matéria que você citou deixam claro que já tinha alguma coisa prevista praquela área.

Também é curioso observar outras alterações no projeto, como a posição do trem de pouso traseiro.

Esteves

Quem tem? Quem tem o dever de elucidar são os editores. Publicam matéria, baobá pra praia e nós aqui com dúvidas à elucidar.

Não tem sido fácil.

Fernando "Nunão" De Martini

Praia em plena quarta-feira?

Noooooossssa, eu quero esse emprego!!!

Opa, peraí… eu já tenho!!!

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini

Outro dia um sujeito veio me dizer que dá pra escrever matéria em 2 minutos.

Tive que responder que não dá.

Mas pesquisando direitinho, dá pra resolver dúvida de leitor em dois minutos:

“The helicopter’s tail boom holds a number of features, including a downward-facing UHF communications antenna and a directional data-link antenna under a dome. These are key components that give the Z-20F the capability to send large amounts of information to receivers that are located on the surface of the earth within line-of-sight.”

https://navyrecognition.com/index.php/focus-analysis/naval-technology/8629-chinese-navy-has-commissioned-z-20f-j-sar-naval-version-of-z-20-helicopter.html

Não tem sido fácil.

https://m.youtube.com/watch?v=Jm1QaBH5evk

Esteves

Obrigado.

IvanF

Grato pela resposta.
Faz mais sentido que ser um radar kkkkkk

Franz A. Neeracher

Caro Esteves…..você é mesmo um sofredor!!!

Mas dias melhores virão!!!

Esteves

Franz,

Não tem sido fácil.

Camargoer.
Esteves

Pronto.

A assistência trouxe a resposta. Debaixo da cúpula, uma antena.

Santamariense

O trem de pouso traseiro está na mesma posição do Sea Hawk.

IvanF

Nas fotos mais antigas ele ficava mais para trás, acho que tentaram usar a ideia do “copia mais muda alguma coisa”, não deve ter dado certo e voltaram ao local original da… digamos, “inspiração” deles.

Santamariense

Óbvio que é mais simples colocar nessa posição, mas ao mesmo tempo é bem menos eficaz.

DanielJr

Antena para comunicação via satélite?

Sensor do sistema de autodefesa (sensor IR para mísseis)?

deve ser algo nessa linha.

Fernando "Nunão" De Martini

Domo da antena de data link, segundo o Navy recognition. Acabei de comentar mais acima.

Marcelo

Como se constrói uma poderosa marinha???
Fácil…..é só copiar tudo da USNAVY….
KKKKKKKK

Cansado

Nitidamente refinaram o desenho e corrigiram algumas limitações aerodinâmicas do projeto original.
Parabéns aos chineses. 🙂

Bosco

Poxa! Isso que eu chamo de “olhar clínico”.

Cansado

Obrigado.

kelson

Nada se cria, tudo se copia

Bosdesniavranka

Fico impressionado como os Chinas não processam os americanos quando a Sikorsky copia descaradamente o que os Chinas criam. Vergonha da insdustria norte americana, que vexame. Ao mesmo tempo fico feliz em perceber que na Marinha do Brasil temos essas excelentes maquinas chinesas a voar por ceus brasilis.

Luiz Trindade

Agora resta saber se tem a mesma qualidade do Sikorsky S-70!

Esteves

Provável. Operam esses helicópteros desde 1984. Operam e montam.

Luiz

O IAI kfir é uma cópia do mirage, ou um mirage melhorado?

Luiz Trindade

Esta ae uma pergunta que vale um milhão de dólares… Kkkkkkkkkkkkkkk

Sblogniev

Copia do Mirage, porem melhorada, pois o motor e avionica não são franceses.

Manus Ferrum

Zhonguo!!!

Rick

Se escrevesse embaixo “Sea Hawk” eu acreditaria.