Navios da PLA Navy em exercício

Após 25 anos de expansão naval chinesa e o relativo silêncio dos almirantes dos EUA, é hora de eles falarem

Por James E. Fanell e Bradley A. Thayer

Em 1949, quando os americanos começaram a reconhecer que a paz pela qual lutaram na Segunda Guerra Mundial estava sendo ameaçada por Stalin e pelo Partido Comunista da União Soviética (CPSU), um pequeno grupo de oficiais superiores da Marinha desafiou abertamente os líderes civis do Departamento de Defesa, o Exército e a Força Aérea sobre a estratégia para derrotar uma invasão soviética da Europa. A questão imediata era principalmente a priorização e alocação de recursos orçamentários.

Esse desafio foi chamado de “A Revolta dos Almirantes”. A “revolta” foi um esforço para se opor à estratégia de guerra preferida da Força Aérea de confiar no bombardeio estratégico, especificamente o bombardeiro pesado B-36, para lançar armas nucleares contra alvos soviéticos e, assim, deter ou interromper uma invasão soviética da Europa Ocidental. Esses oficiais da Marinha contestaram abertamente a decisão do secretário de defesa, que eles consideravam tendencioso contra a Marinha, de cancelar o primeiro “superporta-aviões” da Marinha dos EUA, o USS United States (CVA-58). Esses oficiais da Marinha de princípios acreditavam que essa decisão não era apenas prejudicial ao moral da Marinha, mas, mais importante, também era prejudicial à segurança nacional dos EUA.

Essa história é importante porque, em maio, o Serviço de Pesquisa do Congresso publicou uma edição atualizada de seu relatório, “Modernização Naval da China: Implicações para as Capacidades da Marinha dos EUA — Histórico e Questões para o Congresso”. Mais importante ainda, este relatório incluiu novamente a matriz denominada “Números de certos tipos de navios chineses e americanos desde 2005”, aqui conhecida como “The Matrix”.

O que “The Matrix” revela é uma linha de tendência estratégica flagrantemente óbvia – onde a Marinha dos EUA está em declínio, enquanto a Marinha do Exército de Libertação do Povo (PLA) está crescendo. Ao longo dos últimos 18 anos, a Marinha dos EUA passou de uma vantagem de 76 navios de guerra para hoje uma deficiência de 133 combatentes, com base na comparação de navios e submarinos semelhantes.

Hoje, a PLA Navy é a maior do mundo, como foi documentado simultaneamente, pela primeira vez, há dois anos no relatório anual do Departamento de Defesa ao Congresso sobre desenvolvimentos militares e de segurança envolvendo a China.

Essa vantagem não é apenas em número de navios de guerra e submarinos, mas também inclui tonelagem bruta, onde a PLA Navy encomendou mais tonelagem do que a Marinha dos EUA na maior parte da última década. Adicione plataformas como os cruzadores da classe Renhai de 12.000 toneladas da PLA Navy com seus 112 tubos de lançamento vertical para armas além do horizonte, como o míssil supersônico de cruzeiro antinavio (ASCM) YJ-18 de 300 quilômetros de alcance, e é não é exagero dizer que a PLA Navy agora alcançou paridade qualitativa, se não superioridade na arena ASCM, com a Marinha dos EUA.

Type 055

Fornecemos uma análise de como os Estados Unidos e os membros uniformizados do Departamento de Defesa permitiram que isso acontecesse. Perguntamos como o corpo de oficiais superiores da Marinha dos EUA passou de uma “revolta” por divergências de princípios sobre nossa estratégia de segurança nacional e alocação de orçamento em 1949 para uma Marinha dos EUA hoje que é indiscutivelmente superada pela Marinha do PLA.

Embora tenhamos apresentado um exame de falhas semelhantes para alertar e preparar para a ascensão da PRC na comunidade de inteligência, estrategistas de segurança nacional e até mesmo em sucessivas administrações presidenciais, também vale a pena observar o fracasso de nossos funcionários uniformizados, especialmente nossos Almirantes da Marinha dos EUA, para “lutar” pelas ações e capacidades únicas de seu serviço no que se refere à ascensão da PLA Navy.

Em termos de oficiais superiores da Marinha dos EUA, há três razões principais para essa falha em entender “The Matrix” e lutar pela construção de uma Marinha que possa deter a expansão naval e a agressão da China.

A primeira é a cultura do corpo de oficiais superiores, que pode ser melhor descrita como “ir junto para se dar bem”. Longe vão os dias em que oficiais superiores escrupulosos como o almirante Arleigh Burke, um dos membros originais da “Revolta dos Almirantes” como capitão, ou o almirante Hyman Rickover, o pai da marinha nuclear, eram promovidos a cargos de antiguidade e responsabilidade dentro da Marinha dos EUA. Eles possuíam um foco singular na ameaça soviética e na capacidade da Marinha dos EUA de cumprir suas missões em face do potente poder naval e terrestre soviético. Isso impôs uma grande demanda aos oficiais navais, suboficiais e homens, e aqueles que não puderam atender a essa demanda foram afastados do serviço.

O que substituiu esta era de serviço baseado em princípios é um sistema de tutela onde os oficiais são preparados para seleção para o almirantado com base em sua subserviência e deferência aos oficiais superiores sobre eles, ao invés de juramento de fidelidade à Constituição e aos princípios pelos quais ela é estabelecida. Isso certamente não reflete todos os oficiais. Mas o fato de que, por 20 anos, nem um único almirante da Marinha dos EUA se manifestou, em público, contra o deslize que estava ocorrendo na Marinha dos EUA, enquanto a Marinha Chinesa crescia simultaneamente mais rápido do que qualquer marinha desde a Segunda Guerra Mundial.

Isso contrasta diretamente com a Guerra Fria, quando os almirantes tinham plena consciência do crescimento da Marinha Soviética e transmitiam esse alarme em fóruns apropriados, como testemunhos no Congresso. Embora os almirantes Michael Gilday e Charles Richard, entre outros, tenham falado sobre a ameaça da China e o perigo representado por essa marinha, seus predecessores não tinham um foco na Marinha da China e seu crescente perigo, ano após ano, para os interesses de segurança nacional dos EUA. A construção naval e o pessoal não foram testados pelas demandas intermináveis e prodigiosas do estresse da Guerra Fria e, portanto, não se sabe se a Marinha de hoje as atenderá.

Um slide de apresentação da Marinha dos EUA mostra que construtores navais da China são cerca de 200 vezes mais capazes de produzir navios de guerra de superfície e submarinos. A US Navy confirmou a autenticidade do slide, que tem circulado online

Em segundo lugar, como discutimos anteriormente, está o impacto da “Escola de Engajamento Kissinger”, que argumentou que o envolvimento com a RPC normalizaria seu comportamento dentro do sistema existente de normas internacionais que foi criado após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Não apenas os analistas civis do sistema de segurança nacional eram suscetíveis a essa filosofia de engajamento, mas também uma geração ou mais de almirantes da Marinha dos EUA. Seja no programa “60 Minutes” para divulgar suas tentativas de fazer com que seus homólogos do PLA falem com eles ou convidando a Marinha Chinesa para um exercício no Rim-of-the-Pacific (RIMPAC) no Havaí, nossos almirantes demonstraram que colocaram mais fé no engajamento irrestrito do que parecem ter quando se trata de lutar pela maior e mais poderosa marinha do mundo.

Em terceiro lugar, e finalmente, há a síndrome do “sapo na panela”. Além do impacto pernicioso de se dar bem, o Partido Comunista Chinês tem sido muito hábil no timing e ritmo de seu expansionismo militar. Começando com os esforços de Jiang Zemin para modernizar o PLA, as diretrizes de Hu Jintao para o PLA ter a capacidade de tomar Taiwan até 2020 e as operações abertas de Xi Jinping, como a captura de Scarborough Shoal em 2012 para disparar mísseis balísticos em torno de Taiwan em 2022, essas ações foram todos feitos de forma a não obrigar o Departamento de Defesa dos EUA a tomar as medidas necessárias para mitigar os efeitos dessa mudança dramática na correlação de forças militares no Pacífico Ocidental. Assim como um sapo que fica em uma panela com água, mesmo quando a temperatura aumenta um grau de cada vez até que seja fervido até a morte, os almirantes da Marinha dos EUA também foram entorpecidos em inatividade contra a China, pois parecia que sempre havia um maior prioridade no Oriente Médio ou na Europa.

O impacto coletivo dessas três áreas de falha deixou a segurança nacional da América hoje em grande risco no Indo-Pacífico. Se houver conflito com a RPC, será em alto mar e abaixo dele, de Okinawa a Guam a Honolulu, até a costa oeste. Hoje a segurança nacional da América, diante dos dentes e garras do dragão chinês, exige sua própria “Revolta dos Almirantes” para explicar como a Marinha dos EUA chegou a essa posição de fraqueza contra o inimigo e uma mudança da cultura dos EUA, oficiais generais navais para que o inimigo possa ser confrontado e derrotado, não engajado.

FONTE: amgreatness.com

LEIA TAMBÉM:

‘A revolta dos almirantes’

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

“O impacto coletivo dessas três áreas de falha deixou a segurança nacional da América hoje em grande risco no Indo-Pacífico.” Muitos interesses e interessados no Indo Pacífico incluindo a própria Índia vêm aumentando seu poder naval ainda que muito distante da PLA Navy. A Índia tem problemas de fronteiras terrestres e enfrenta o Paquistão no mar. Mas…risco para a América naquela região ou risco para os negócios das empresas norte-americanas em razão de acordos regionais? “Se houver conflito com a RPC, será em alto mar e abaixo dele, de Okinawa a Guam a Honolulu, até a costa oeste.” Parece apelativo… Read more »

Fernando

Perfeito, Esteves! O “King of the Hill” não se sente mais tão King assim.

Chevalier

_______

COMENTÁRIO APAGADO POR OFENDER OUTRO COMENTARISTA.

DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR OS DEMAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo

Interesse artigo. Exemplifica o quanto é importante a política das Forças tem que caminhar na defesa dos interesses da Nação, sendo um completo da política de Estado. Em 1949 os interesses do governo não colidiram com as decisões do alto comando das forças armadas americanas, hoje uma política globalista, em que custos de projetos é algo relevante a ser considerado, implica em parcerias industriais ou não, e sem parcerias os “grandes” projetos da Marinha americana torna-se difícil de serem projetos de fabricação e venda globalizada como o F-35. Certamente que a Marinha americana se abrasilerou quanto a promoções o ”… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Alexandre Galante
Esteves

Eu não havia pensado nisso. Quanto mais distante dos centros econômicos menores são as preocupações. O que acontece nas grandes cidades brasileiras acontece também nos centros urbanos norte-americanos e europeus. Perdemos as periferias. Pode escolher qualquer cidade. Não existe força pública capaz de recuperar bairros perdidos. Nem em Florianópolis que foi manchete pela exploração de serviços públicos como gás e comunicações por milicianos que como no Rio são, agora, sócios do crime. Internamente, o crime virou sócio do estado. Externamente, quem tem trilhões de dólares, força de trabalho de 800 milhões, 40/50 anos de investimentos em tecnologia e determinação de… Read more »

Ciclope

Pergunta, interessa a gente grande assentar o que deve ser feito por nós no Atlântico Sul de forma independente? Tipo, termos nos a capac8dade tecnológica, industrial e econômica de manter uma força naval decente pelos lados de cá?
Nos tronarismos a China em bem pouco tempo, seríamos o inimigo do Ocidente, e não aliado, tendo em vista quem não somos considerados parte do Ocidente.

AMX

Brasileiro não pode ver nada nem ninguém bom, bonito, funcionando, enfim, nada “certo”. Ele vai lá e estraga.
Por isso Florianópolis está assim. Pagou o preço por ter as características acima.

N ZAGO

Pela primeira vez na história dos últimos 70 anos, uma nação se levanta para ameaçar à hegemonia norte-americana e das potências servis do ocidente, isso ocorreu de maneira surpreendente, isso modifica o jogo de poder batendo de frente com os yanques, acostumados a impor seus interesses e todos abaixarem suas cabeças. Agora, China, Rússia e Irã vão colocar muita resistência no projeto de dominação mundial dos EUA. Seu projeto de ‘ total full dominance ” do almirante Cebrowsk parece que afundou !…

Dalton

A URSS ameaçou a hegemonia dos EUA até desaparecer em 1991 então não faz 70 anos
e as “potências servis” vibraram com tal desaparecimento por conta do receio que tinham dos soviéticos e muitos países que forçosamente fizeram parte do Pacto de Varsóvia na primeira oportunidade se bandearam para o lado da OTAN.

Esteves

Verdade.

N ZAGO

A União Soviética , era uma potência terrestre, nunca foi superior ao império anglo-americano naval naquela época,
como se tornou a China nos tempos atuais. As ‘ potências servis OTAN ” , 40 países, não têm capacidade, nem cagem, de enfrentar a Rússia , herdeira da União Soviética, na Europa. Pesquise a história um pouco mais.

Vinicius Momesso

Até por que poderia atacar quase todos os países da Ásia e Europa e América do Norte por terra.

AMX

URSS “atacar quase todos os países […] da América do Norte por terra”??

Dalton

A URSS ultrapassou a US Navy em número de unidades, não em tonelagem por conta de “pequenos combatentes de superfície” e principalmente submarinos em meados da década de 1970 quando do enorme exercício naval de 1975 – que foi detalhado coincidentemente na minha primeira revista importada que comprei com economias da minha minguada mesada – com navios e aeronaves marítimas em vários pontos do planeta. . A URSS foi sim uma potência marítima que já estreava no campo de NAes com a classe Kiev e a US Navy nesse período passou a classificar suas grandes fragatas como cruzadores para não… Read more »

Dalton

Normalmente prefiro ater-me ao assunto, mas, essa estória de mal contra o bem
o mal sendo os EUA e as “nações servis”, enquanto se bajula China, Irã e Rússia
como se estas fossem exemplo – não que EUA e Cia sejam santos – as vezes me
fazem “perder a Tramontana” como diziam meus ítalo – ancestrais 🙂

Ander

“Estória” não maltrate o português.

Tobyaps

Ander, pelo que entendi, a palavra “estória” usada pelo Dalton, nesse contexto fictício dito “estória de mal contra o bem” foi usado corretamente, ao invés de “História de mal contra o bem”. Então resumindo, é provável que você seja quem realmente “maltratou o português”.

Last edited 9 meses atrás by Tobyaps
Dalton

Você foi direto ao ponto Toby e para finalizar, mesmo antes da URSS tornar-se uma potência marítima visto como necessário após a crise dos mísseis de Cuba em 1962 houve por exemplo a guerra do Vietnã. . A URSS não se envolveu diretamente no conflito, mas, bancou o Vietnã do Norte triplicando à ajuda após os EUA – o que restava de suas forças após uma diminuição gradativa – terem deixado o Vietnã do Sul em 1973, inclusive com o Congresso cortando à ajuda o que levou o norte a invadir o sul dois anos depois com facilidade. . Ter… Read more »

Ander

Meu amigo, não existe a palavra “Estória” independente se a narração se trata de algo fictício ou verdadeiro, sempre deve ser usado a palavra HISTÓRIA. Ou vc é da turma do ”Todis”?

Ander

Em 1943, com a vigência do sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras concluiu que não deveria mais haver diferença entre história e estória.
Portanto, a palavra história deveria passar a ser usada em todas as situações. É por isso que hoje em dia usamos o termo história tanto para se referir a fatos reais, quanto fictícios. Por exemplo:

  • A mãe contou uma história para o filho dormir.
  • Os amigos adoram contar histórias de pescador.
AMX

Palavra existente no vocabulário até faz pouco.
É igual a chamar a atenção de alguém por escrever “herói”.

Ciclope

A União soviética nunca ameaçou a hegemonia Americana, pois a mesma tinha liderança econômica e industrial global, a China já e outra história.
Exemplo, quando foi, que tínhamos carros Lada rodando por aí, telefones, computadores, trens e tratores fabricados na Rússia?
Só se exportava o mesmo que hoje, combustíveis, matéria prima e armas.
No caso da China, a influência e industrial, tecnologia, comercial e financeira.

Dalton

China é outra coisa, mas, a URSS foi sim uma grande preocupação financiando guerras prejudiciais aos EUA, disputando aliados, concorrendo em áreas como a espacial, etc. . E da mesma forma que não havia produtos soviéticos aqui, também não havia produtos americanos em muitos países que se bandearam para a OTAN com o fim da guerra fria e que fizeram parte do Pacto de Varsóvia. . Eram dois mundos muito distintos e em 1962 se chegou muito perto da guerra fria esquentar por conta da crise dos mísseis de Cuba. . Repito, China é diferente e a URSS até que… Read more »

Eduardo

Dê uma olhada a sua volta camarada? A África, oriente médio e alguns paises importantes da Ásia e América Latina não estão se importando com esse discurso pró americano eles querem independência política e econômica e isso goste você ou não não agrada os americanos e seus lacaios, dê uma olhada na África hoje paises oprimidos se levantam contra os dominadores se ainda acredita em papai noel boa sorte mas o futuro é o sum global que ditará as regras não esse ocidente é claro que haverá resistência mas lembre-se Roma levou 300 anos pra cair e a China como… Read more »

Jagder#44

“potências servis do ocidente”
está na hora de nanar

Miguel

Deves viver no oriente.

JPonte

Excelente artigo 👍

Esteves

Para conceituar e não deixar dúvidas, os autores do artigo são conservadores supremacistas brancos. Daqueles que ainda caçam.

https://amgreatness.com/

Esteves

Não é necessário a redundância. Supremacistas só tem uma cor. Tem um filme antigo que vi no cinema. Passou uma série no ID sobre o mesmo tema. Abrem a temporada de caça a cada…não lembro o período…talvez 14 anos.

True Detective primeira temporada. Bolo branco. Dia de caça…essas coisas.

Famintos.

AMX

“supremacista só tem uma cor”.

Nada racista o seu comentário.

Alex Barreto Cypriano

Essa gente gosta de uma revolta que só eles… é que na névoa do arranca-rabo eles lucram. Duvido que as coisas tivessem sido diferentes se o sistema de promoção fosse diferente, se o engajamento Kissinger não fosse apenas idealismo (muito ideológico, de quebra) e se o sapo fosse mais sensível e alerta. É que só têm olhos para seu próprio infortúnio, tido como uma falta de agressividade, enquanto omitem o caráter de sua colaboração (a qual, às escondidas, bem aquilatam) para a fortuna do oponente. Há muito de hipocrisia e exagero: com alarde apontam 135 navios a mais pra PLAN… Read more »

Esteves

A mídia começa assim…”esses comunistas da Costa Oeste…”

Nativo

Em suma a corrida militar chinesa é para garantir que seus interesses econômicos estejam seguros ( inclusive pela força) o almirantado só quer mais grana, nem que levem a arruína as finanças dos EUA , em outra guerra fria , que dificilmente esquentara já que os lucros do medo são maiores.

Last edited 9 meses atrás by Nativo
Alex Barreto Cypriano

Assim como a estratégia de contenção do comunismo e o imperativo de corroer o imperialismo acabaram gerando guerras no extremo oriente (e na África e no oriente médio), a retração de hegemonia unipolar à condição bipolar (com o perdão do trocadilho, essencialmente instável por paranóia e violenta por histeria) pode gerar guerras de intervenção ou indiretas/proxy no extremo ocidente, no novo mundo, por assim dizer, sem esquecer da África, claro, sempre sob o manto dos interesses econômicos travestidos ou não de ideologia. Que mundo desgraçado…

Last edited 9 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
AMX

“supremacistas brancos”
Que conceitozinho barato, hein!

Esteves

O que seria exatamente “promover o nacionalismo”?

Esteves

Atitude nacionalista é prover o povo com água, escola, esgoto, emprego, horizonte, ética, moral.

Desafiar o poder…hoje a Turquia sagrou-se campeã da liga mundial de vôlei feminino pela primeira vez. Massacrou a China que havia massacrado o Brasil.

O poder pode mudar de mãos? Custa caro até pra responder.

glasquis7

Com prover educação adequada já é suficiente. Com educação o resto vem fácil.

glasquis7

Cito aqui um exemplo de atitude nacionalista e atitude vira-lata…”

Então, “O que seria exatamente “promover o nacionalismo”???

Não sabe?


Esteves

“Precisamos de uma nova ‘revolta dos almirantes’”
Quando Esteves viu o título pensou seria os nossos almirantes.

— Será que nossos almirantes tomaram juízo e pediram atualizações atuariais, combate às fraudes nas pensões, corte de gastos, redução de despesas, foco no mar e nas águas internas?

Nada. É chororô da turma lá de cima.

Zorann

Pensei a mesma coisa. O que está acontecendo lá, é o que acontece aqui a décadas.

glasquis7

““Precisamos de uma nova ‘revolta dos almirantes’”
Quando Esteves viu o título pensou seria os nossos almirantes.”

Aí não haveria gente suficiente pra conter tanto almirante revoltado.

Last edited 9 meses atrás by glasquis7
Nativo

Haja maionese ao dizer que a URSS nunca teve condições financeiras e culturais de perturbar os EUA.? A ameaça comunista é exatamente na ideologia, que se espalhou pelo mundo nos tempos seguintes a revolução russa de 1917, sendo um dos pretextos para a facilitação da chegada do nazifascismo ao poder e das consequências que todos ( pelo menso neste planeta) sabemos. E os soviético se empenharam em criar uma base industrial militar imensa, que também se espalhou entre os seus aliados e os não alinhados. Hoje para os EUA está “mais” fácil lutar contra a China porque pelo menos, não… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Nativo
Zorann

Ficaram naquela estória de que “solta pecinha” (como alguns comentaristas aqui pensam) e foram atropelados por “planos quinquenais”;

Zorann

Sabem quando os EUA vão conseguir fazer frente à China? Nunca!

Perdeu playboy!
Dormiram sobre às luzes de holofotes.

Mirão

Vai com calma ai Zorann

Império nenhum tombou de primeiro quando encontrou a sua primeira ameaça a altura, e além do mais os EUA ainda tem muita gasolina pra queimar.

naval762

“…para uma Marinha dos EUA hoje que é indiscutivelmente superada pela Marinha do PLA.”
Pegou pesado.

Charlie-Alfa-Zebra

Muito há ainda por de trás do simpático Muro Vermelho uma verdadeira planta carnívora que por detrás de um belo aspecto um odor agradável esconde a dominação mundias, econômica, política e militar. Servindo-se da ganância das multinacionais, obteve de graça a tecnologia ocidental não hesitando, como ditadura que e a explorar seus próprios cidadãos a semi escravatura, a preparar a teia aqueles que buscam o lucro fácil. Ao trabalhar numa empresa multinacional tive a oportunidade de lá visitar nós idos de 1985, aonde havia resquícios visíveis da miséria de uma população pobre, faminta mas aparentemente fanática pelo seu país, fomentado… Read more »

Brasileiro acima de tudo

Charlie, acredito que então precise de uma atualização. A situação na maior parte do país, de 1985 para cá, mudou radicalmente. As grandes e maiores empresas, operam hoje, com mão de obra assalariada bem remunerada, e oferecem qualificação profissional para operar as novas tecnologias. Tive a oportunidade de visitar algumas fabricas de eletrônicos no final do ano de 2018, e esse foi o cenário que encontrei. Existem sim, ainda situações como citado por você, mas elas hoje, são a minoria e estão muito relacionadas a produção de quinquilharias, para atender demandas de itens de baixo valor agregado (tipo essas que… Read more »

Brasileiro acima de tudo

Sobre a questão da pobreza em si que o Sr. fala, não vi nada de excepcional e diferente doque encontramos em outras nações do mundo. Assim como nos EUA, no Brasil, na Europa, no Japão, eu vi o mesmo cenário na China. Essa é a realidade do mundo, e vamos encontrar vestígios disso onde que que estejamos. Te garanto que vi muito mais pobreza e escravidão, em minha viagem ao sul da Índia, doque vi na China, mas não quer dizer que ela não exista….. Fato é que precisamos parar de enxergar o mundo por bipolaridade, e entender que servidão,… Read more »

Rinaldo Nery

Concordo. Estive na China em 2016 e tive boa impressão. Centenas de pilotos brasileiros voam na China há décadas, enquanto que no Japão não passam de uma dezena. E a China quer ser dona do Mar do Sul da China, por onde passam 95% das suas importações/exportações. Não vão atacar Pearl Harbor.

Dalton

Pearl Harbor já foi muito mais importante no passado que hoje, mas, não se trata disso e sim que os EUA tem aliados, parceiros, inimigos do meu maior inimigo ou seja lá o nome que se queira dar que também não concordam com muitas políticas chinesas – fazer negócio é uma coisa – e abandona-los enfraqueceria todo o grupo além de potencial desprestígio para os EUA.

Rinaldo Nery

As economias de China e EUA estão interligadas. Tudo não passam de bravatas pro eleitorado norte americano e falcões de Washington, bem como pros lobistas da indústria de armamento.

ednardo curisco

Apesar da questão militar, sempre lembro que a China tem conseguido fazer muitos ‘amigos’ no mundo todo. Todo. Enquanto o EUA sai largando embargo em tudo que é lugar, quando não bomba, a China abraça tudo que é país fora do radar ou que apanha com sanções.

Além de ser o principal parceiro econômico da maioria dos países do mundo. Basta ver a balança comercial entre China e EUA, Europa, Japão, Brasil, Austrália… se os EUA (e China) quebram, o mundo vai junto.

Dalton

Todo mundo faz negócio com a China mas, não significa que haja países especialmente os mais próximos que concordem com ela. . A Índia continua muito ligada a Rússia e isso não irá mudar, mas, a China certamente a aproximou dos EUA. O Vietnã ex inimigo permite que uma vez por ano um NAe , o símbolo máximo do poderio americano a visite, já outros navios menores podem visitar o país mais frequentemente e mesmo reparos em navios auxiliares são feitos e as Filipinas que cortejou a China brevemente, voltou atrás e fez mais acordos com os EUA. . O… Read more »

ednardo curisco

A China tem uma forte política comercial de ‘não se meta aqui e eu não me meto aí’.

Isto tem sido uma vantagem para ela no sentido de que ela consegue se relacionar com meio mundo que é sancionado/esquecido por EUA/Japão/Europa.

Mas… a China é o parceiro que todos têm medo pelo seu tamanho.

No campo militar, temos a questão de sua expansão que creio em breve vai ser estancada e até retroceder devido à redução de seu crescimento.

para fechar, ‘países não têm amigos. tem interesses’.

Dalton

para fechar, ‘países não têm amigos. tem interesses’.”
.
No fundo é verdade, mas, a expressão “país amigo” existe e é comumente utilizada, especialmente quando há coisas em comum, como idioma, cultura
vínculos do passado e não apenas o desejo de formar um bando para tentar prejudicar x ou y que essa frase repetida desde tempos imemoriais encampa
tão friamente.

Manus Ferrum

https://www.youtube.com/watch?v=Z2lQvFTmMxU&t=1334s&ab_channel=NationalPressClubofAustralia Entrevista com o ex primeiro ministro da Austrália, Paul Keating, sobre AUKUS, China e o papel da Austrália

Last edited 9 meses atrás by Manus Ferrum
Carlos Gomes

Não sou comunista, mas afirmar que “a paz estava sendo ameaçada” foi a desculpa que o capitalismo encontrou na época para, sem sucesso, justificar gastos militares para a própria nação. Se não houvessem os “comunistas” certamente arrumariam outro ‘bode expiatório’…

Publicar um artigo usando uma antiga propaganda de guerra só demonstra o quanto a publicidade deu certo, pois tem gente que acredita nela até hoje.

Tadeu

“quando os americanos começaram a reconhecer que a paz pela qual lutaram na Segunda Guerra Mundial estava sendo ameaçada” sim, claro, porque os EUA só queriam que o mundo ficasse em paz. Eles não tinham nenhum outro interesse em evitar que França e Inglaterra não pagassem suas dividas.

Luiz Trindade

Mano… Já faz alguns anos que os analistas militares ocidentais, principalmente os norte-americanos, estão alertando sobre a corrida chinesa em superar as Forças Armadas Norte-Americanas e nada, absolutamente nada tem sido feito para reverter isso! Parecem que se sentaram em cima das ogivas nucleares e dizem: Deixa eles viram só para ver… (Alguém já ouvi isso quando era criança?!?). É… Alexandre… Talvez seja necessário uma revolta de oficiais generais norte-americanos para os EUA e cia acordarem, ainda à tempo, de reverter essa vantagem chinesa!

Eduardo

Penso que os chineses estão no seu direito de defender seus interesses soberanos, e a julgar pela história, se eles não investirem em armas agora serão submetidos a outro século de vergonha, já os americanos pouco me importa seu país, seu poderio militar e econômico estão fadados ao fracasso pois hoje são um país dividido, pobre, tomado pelo identitárismo e com uma maquina de guerra cara, e sua exportação de democracia que ninguém sanciona custa muito dinheiro e espero que gastem ainda mais pois americanos pobres significa america fraca, e uma america fraca será muito bom para os defensores do… Read more »

AMX

O texto é sobre a marinha dos EUA ou do Brasil?
Um dos pontos principais citados é o carreirismo e como ele resultou num “segundo lugar” pra ela.
Dadas as devidas proporções, parece aqui.
Não duvido que haja integrantes, de todas as patentes, abnegados na MB, em todas as épocas e que a política – tanto a administrativa quanto a partidária – muitas vêzes ponha obstáculos, mas, ainda assim, é uma pena que a atual não seja pródiga neles.