Apoiada pela Suécia e pelo Reino Unido, a Saab apresentou hoje sua proposta para a substituição dos atuais submarinos da Holanda. A proposta compreende quatro submarinos expedicionários avançados com as mais recentes inovações e tecnologias e inclui uma cooperação com o construtor naval holandês Damen Shipyards Group

A solução oferecida pela Saab é baseada em um design bem-sucedido, comprovado e preparado para o futuro. Ele incorporará os recursos e tecnologias mais recentes, enquanto seu design verdadeiramente modular permitirá novas tecnologias à medida que evoluírem para garantir a relevância por muitos anos.

A Saab e o construtor naval holandês Damen Shipyards Group cooperam desde 2015 e a oferta para construir submarinos para substituir a classe holandesa Walrus é uma cooperação equilibrada entre a Holanda e a Suécia.

“As excelentes capacidades do Submarino Expedicionário C718 atendem e superam as necessidades e requisitos holandeses de longo prazo. Nossa oferta constitui uma contribuição substancial para a capacidade operacional das Forças de Defesa holandesas. A cooperação com a indústria local ao longo do programa garante autonomia estratégica para a Holanda. Estes são submarinos holandeses para a Marinha Real Holandesa”, diz Mats Wicksell, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Kockums.

O C718 é um submarino expedicionário avançado que oferece um nível insuperável de autonomia e excede as necessidades da Marinha Real Holandesa para operações de longa distância, acomodação suficiente, conforto da tripulação e maior capacidade de carga útil de armas.

Como parte da proposta, a Saab oferece um sistema de lançamento de armas comprovado e integrado e um dos melhores sistemas de sensores do mundo. O design inovador da Saab apresenta soluções exclusivas para minimizar a detecção por sonares ativos, tudo combinado em um submarino indetectável e extremamente capaz.

A oferta inclui transferência de conhecimento para a Holanda. Uma vez entregues, os submarinos serão totalmente mantidos pela Marinha Real Holandesa, incluindo atualizações ao longo de sua vida útil.

A Suécia, por meio da Kockums, área de negócios da Saab, tem uma longa tradição na produção de submarinos de classe mundial. Quatro nações estão atualmente operando submarinos e tecnologia submarina projetada pela área de negócios da Saab, Kockums; Suécia, Austrália, Japão e Singapura.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura, para ajudar as nações a manter seu povo e a sociedade seguros. Capacitada por seus 19.000 talentos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Tem grandes operações em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa interna de várias nações.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Seria o A26 modificado?

Carlos Campos

sim

Esteves

Não.

“O Submarino Expedicionário baseia-se nas capacidades dos submarinos suecos da classe Blekinge (A26) combinados com a tecnologia de submarino holandês e coloca em prática a experiência da classe de submarino Walrus projetado holandês e do submarino sueco da classe Collins em serviço com a Marinha Australiana.”

Marcos

OFF

Marinha vai ampliar o contrato do PROSUB e foi informado que estão desenvolvendo um canhão laser para os navios em parceria com a USP

Jadson Cabral

O quê??? De onde saiu isso? É troll não é? Lkkk pfv diz que sim, tô cansado de decepção

Last edited 8 meses atrás by Jadson Cabral
Fernando "Nunão" De Martini

A parte de negociação para submarinos tem alguma base sim, já assopraram na Veja e hoje saiu no Estadão. Já o laser saiu no Estadão também mas precisamos checar em mais de uma fonte.

Esteves

Será que é isso?

Alex Barreto Cypriano

Baixei. Vou ler trechos, apenas: ‘só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder.’

Esteves

Pai do Céu.

Underground

Puts!
Pensei que era brincadeira e fui pesquisar. A coisa é séria.

Alex Barreto Cypriano

Os caras mal mantêem fábrica de munição, não sabem fazer um PDMS e vão desenvolver laser naval? Olha, dizem que antes do fim, o moribundo têm alucinações. O diabo é que estão tornando a alucinação coletiva…
Mas digamos que realmente consigam um laser naval em trinta anos – em quê navios vão instalar? No monitor Parnaíba?

Last edited 8 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Willber Rodrigues

Olha, embora eu seja pessimista, não vejo nada “impossível” o desenvolvimento e protótipo de um canhã laser pela MB e por centros de pesquisa nacionais, especiaomente a USP.
Lembrando que a própria USP tem centeos de pesquisa de energia nuclear que auxiliaram muito o projeto de reator do Álvaro Alberto.
Outra pesquisa que está sendo feita é o 14-X, o projeto da FAB para mísseis hipersônicos.
O problema da MB é ter grana pra manter o P&D dessa arma a laser num bom ritmo, para que ele não se arraste em banho-maria indefinidamente.

Allan Lemos

Willber, respeito a sua opinião mas sejamos realistas, se nem as marinhas de águas azuis atualmente possuem armas a laser totalmente operacionais, quais a chance da poderosa MB desenvolver uma no futuro concebível? O próprio 14-X que você citou é um projeto de 2007 e até hoje muito pouco foi alcançado, sabe-se se lá quando vai voar e mesmo assim está a anos luz de ter qualquer aplicação prática no desenvolvimento de um míssil. Não duvido da capacidade dos técnicos e cientistas do país, mas é preciso ter grana, e muita, se for para investir mixaria é melhor pegar esse… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ O próprio 14-X que você citou é um projeto de 2007 e até hoje muito pouco foi alcançado, sabe-se se lá quando vai voar e mesmo assim está a anos luz de ter qualquer aplicação prática no desenvolvimento de um míssil.”

Allan, da forma que você escreveu, parece que não houve qualquer voo, mas não é isso. O programa 14-X é dividido em fases, e as fases iniciais já tiveram voos. É só pesquisar no Poder Aéreo.

Allan Lemos

Sim mas eu me referia mais especificamente ao veículo 14-X, o que houve até agora foi o teste do motor, acoplado ao VSB-30, até onde eu saiba não houve separação.

Claro que não se pode colocar o carro na frente dos bois mas relacionado a tecnologia hiper-sônica em si, aplicada ao projeto de um míssil, como o Willber Rodrigues sugeriu, o avanço foi pouco, pelo menos na minha opinião.

Willber Rodrigues

Eu, particularmente, acredito que esse projeto ( caso seja verdade, obviamente ) seja de extrema importância pra MB.

Mas, como você mesmo pontuou, esse projeto deve ser prioritário, e receber verbas constantes pro bom andamento dele. Caso contrário, vira aquele ATGM do EB, aquela eterna obra de igreja que se arrasta por décadas, pra virar um protótipo claramente obsoleto, e que claramente não será adquirido nem pelo próprio EB.

Alex Barreto Cypriano

Não tenho ilusões sobre o que viceja sob a grife USP. Acham que nó em pingo d’água é especialidade de político patife, empresário embrulhão e militar maroto?… assunto arrastado, pra essa gente, não é infortúnio, é sucesso, ainda mais se se arrastar por uns 30 ou mais anos, até a aposentadoria do concernido.

ln(0)

No caso do Álvaro Alberto, é o IPEN. Ele fica no terreno da USP, mas não pertence a USP.

Fernando "Nunão" De Martini

Não creio que os geradores do Parnaíba conseguiriam fornecer a energia necessária.

Mas talvez os navios da classe Tamandaré possam, ou uma classe sucessora de maior porte, que poderia ser um projeto com uma seção de uns 15m acrescentada a meia-nau, para motores e geradores maiores.

Mas quando a matéria que fala disso for publicada aqui (não estou podendo agora, outro editor há de fazer isso) poderemos discutir o assunto sem essas ironias que não levam a lugar algum.

Eu acho que é um ótimo objeto de pesquisa para envolver a academia.

Allan Lemos

Eu penso que pior do que ser pobre é ser pobre sem noção, mas o brasileiro é assim, o cidadão não tem nem reboco nas paredes da casa mas quer ter carro na garagem e iPhone de última geração.

A MB particularmente sempre foi a mais megalomaníaca das 3 forças, acho que todo mundo aqui lembra do PROSUB que teria 10 submarinos convencionais e 5 nucleares. Totalmente fora da realidade.

Fernando "Nunão" De Martini

“ A MB particularmente sempre foi a mais megalomaníaca das 3 forças, acho que todo mundo aqui lembra do PROSUB que teria 10 submarinos convencionais e 5 nucleares. Totalmente fora da realidade.” Concordo em parte. Mas você está fazendo uma baita confusão entre PROSUB e PAEMB / PEAMB. Ainda que tenha um componente megalomaníaco, o PROSUB tem escopo definido enquanto programa, tem um contrato assinado com uma Sociedade de Propósito Específico, que inclui base, estaleiro etc e, especificamente, 4 submarinos convencionais e 1 nuclear. Nada mais que isso. Quantidades maiores que essas foram do PAEMB, visando longuíssimo prazo. Totalmente fora… Read more »

Allan Lemos

Verdade, eu me confundi mesmo, o PAEMB é algo bem mais abrangente, obrigado pelo esclarecimento.

Esteves

Santa Birutice, Batman!

Willber Rodrigues

Acabei de pesquisar sobre isso.
Embora não tenha fontes confirmadas, e como sonhar não custa nada:

Mais 2 Riachuelos, por gentileza…

109F-4

Prefiro torpedos fotônicos…

JPonte

Sr Marcos , aqui entre nós , qual a chance deste super Hiper projeto moderno que EUA , China e Rússia ainda não conseguiram efetivar a pleno estando todos eles sempre em combate direto ou indireto , ser desenvolvido , sustentado e efetivado pela engenharia brasileira e forças armadas brasileiras ????
Menos, menos …. Nossas FFAA devem se concentrar em artilharia anti aérea , drones de vigilância e ataque e submarinos em maior quantidade …. Cabem também lanchas blindadas de desembarque e ataque fluvial .

Rodolfo

Interessante o desenvolvimento do canhão a laser junto ao setor acadêmico. Recentemente a França também testou un protótipo, então o mundo inteiro está indo nesse caminho para complementar a defesa antiaérea e talvez também exista espaço para cooperação internacional. Espero que alguma empresa da base industrial de defesa também entre nesse projeto. Eu me recordo nos anos 90 o estadão publicava quase todos os fins de semana algo sobre defesa e naquela época quando o jornal era só impresso, eu guardei a matéria sobre o VLS e outra sobre o AVMT300… tinha até uma foto do Astros lançando o míssil…… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Pelo visto, a Holanda está sendo brasilianizada. Coitada. Quem disse que os europeus eram uma feliz e unida família esqueceu o que eles se fizeram na história até hoje.

Gabriel BR

A Suécia fabrica os melhores submarinos convencionais da Europa.
A Holanda estará super bem servida

Carlos Campos

vdd

Esteves

Quem certifica isso?

Gabriel BR

Os submarinos suecos são o bico fino da tecnologia , a engenharia sueca possui um padrão de qualidade e filosofia administrativa impar no mundo conhecida por “Volvismo” . Todo mundo do setor produtivo estuda ou estudou o Padrão sueco. O submarino Gotland foi testado pela US Navy com performance mais do que satisfatória .

Allan Lemos

Isso me lembrou de quando um Gotland “afundou” o USS Ronald Reagan.

Mas acho relativo falar que os suecos fabricam os melhores submarinos convencionais da Europa, depende da necessidade do comprador.

Gabriel BR

Em resumo a História certifica que em matéria de engenharia e chão de fabrica a Suécia é a excelência.

Esteves

Opinião até o Esteves tem. E o Esteves foi tomar café. Eu perguntei quem certifica “os melhores submarinos convencionais da Europa”.

Simples. Quem? E Cadê?

Last edited 8 meses atrás by Esteves
Jadson Cabral

Incrementar relação com o grupo? Pra recebermos o que da Suécia? Um aperto de mão, um tapinha nas costas, um discurso bonito e o anúncio de que a Suécia, ao invés de comprar C-390 vai desenvolver um concorrente dele???

Carlos Campos

Bom eu acho os subs da Kockums os melhores da Europa, começando por essa torre do sub stelth que dificulta o rastreio dele, se não me engano anos atrás um scorpene indiano foi localizado pelo simples fato de “snorkear”, coisa dificil de acontecer, mas acontece, com essa torre aí mesmo que ele fique mais aparente as chances continuam baixas de serem vistos, o motor dele é o do tipo stirling que é mais silencioso que os diesel, inclusive o japão usa eles nos subs, pois sabem da vantagem, mesmo ainda usam o diesel elétrico em conjunto. não sei bem o… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Carlos Campos
Esteves

“O submarino está equipado com motores Stirling para maior desempenho de propulsão e resistência subaquática. O motor suporta operações submersas superiores. O sonar de alto desempenho a bordo melhora as capacidades de vigilância. O submarino também possui recursos furtivos e medidas de segurança aprimoradas, como equipamentos de snorkel.”

https://navalpost.com/japan-launches-final-soryu-class-diesel-electric-submarine/

Os suecos tem acordos de transferência com a Kawasaki.

Carlos Campos

sim, a Kawasaki fabrica os motores no Japão, a troca de tecnologia entre o Japão e a Suécia já tem bastante tempo

Esteves

O nhoque do “bastante tempo” se 200 anos forem bastante e em Saturno 200 anos não é, é o motor stirling.

O TOT com os japoneses é recente.

Carlos Campos

tem mais de uma década, mas para um ser imortal como vc, 10 anos 20 anos, é como um 1 dia, sua percepção de tempo é diferente de mortais

Esteves

Pagando bem…

Esteves

Dois loucos sentados à mesa. — Bom dia, senhora — Bom dia, senhor — Precisamos de armas e dinheiro. A senhora é presidente do banco? — Sim. Sou presidenta. Mas não posso emprestar nada. Ontem liguei pro banco pra estornar um pix que fiz pro B*…não me deixam mexer em nada — A senhora fez pix para o seu país? — Não. Fiz pix pro B*…isso é que deu m* — O que a senhora tem pra mim? — Mandaram oferecer raios laser…bem…agora fiquei confusa…já não sei mais se é raios laser ou fala pra ele ir pros raios —… Read more »

Alex Barreto Cypriano

B*… pediu pix pra saldar dívida. Recebeu uma bolada. Não pagou a dívida. Essa a moral financeira da elite e seus representantes. Depois acham que isso aqui tem jeito, que quem duvida é maluco ou ressentido…

Esteves

Tudo será resolvido quando a nave espacial de Saturno chegar.

Não está sendo fácil.

Alex Barreto Cypriano

O maior planeta conhecido (gigante gasoso com seis diâmetros de Júpiter) fica sobre nossas cabeças no hemisfério Sul, a uns 300 e tantos anos-luz, lá na constelação de Musca (mosca) ao pé (Acrux) do Cruzeiro do Sul. O centro de nossa galáxia está na direção da constelação de Sagitário. Em uns 5000 anos a Estrela polar não vai mais marcar o pólo Norte. “O mundo está quase todo parcelado, e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Eu anexaria os planetas, se pudesse; penso sempre nisso. Entristece-me vê-los tão claramente, e ao mesmo tempo tão distantes“ Cecil Rhodes,… Read more »

Esteves

Eu não havia pensado nisso…lotear o universo.

Alex, tu tá sabendo do churrasco que o Leandro tá organizando?

Parece…parece que são 2 lados. O lado plano come abobrinha, berinjela e batata: Professores e Doutores. O lado justo, come. Come ovelha, cordeiro, filé de costela, picanha…é o lado certo.

Tu é plano ou é certo?

Fernando "Nunão" De Martini

É pedir muito que vocês foquem no tema da matéria?

Carlos Campos

por menos o editor me atazana, o Bostonaro, recorreu, não precisa pagar nada agora, se esse dinheiro sumisse agora, aí seria ruim pra imagem dele

Franz A. Neeracher

Pessoal!

O tema é sobre novos submarinos para a Holanda.

E não sobre planetas, churrascos ou assaltantes de bancos.

O papo está levemente saindo do tema.

Esteves

Alex, Esteves tá lendo. “Assim, no que concerne ao desenvolvimento de laser para aplicações militares, mais especificamente, para o desenvolvimento de laser voltado para AED, além das lacunas de infraestrutura da BID brasileira, constatadas durante a pesquisa, podem ser destacadas as seguintes dificuldades para o fortalecimento da BID, dentre outras apontadas na literatura: a) Estado como principal comprador, com o mercado podendo ser classificado como oligopsônio, ou mesmo monopsônio10 (FERREIRA; SARTI, 2011, p. 8); b) possibilidade de cerceamento tecnológico, por parte dos países desenvolvidos, advindo do controle de exportação de bens sensíveis (LONGO, 2007, p. 124); c) dificuldade para recrutamento… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Eu vi. Desanimador. Não vai dar certo…

109F-4

Submarino “expedicionário”… termo estranho…

Esteves

long range

Dalton

Também, mas, o termo “expedicionário” mais corretamente aplica-se pelo fato da Holanda já ter enviado seus submarinos para regiões muito distantes como Golfo Pérsico, Somália, Caribe, etc, enquanto outras nações mesmo dispondo de submarinos com “long range” os utilizarem normalmente em áreas mais próximas
de seus respectivos territórios, ao menos é a minha compreensão.

Esteves

Grato.

Ótimo domingão pra vc Dalton. E pra todos os Daltons.

Last edited 8 meses atrás by Esteves
JPonte

Muito boa proposta para a Marinha Holandesa , Saab detém reconsolidai de ponta em diversos setores de defesa …. Seria bom para o Brasil explorar outros produtos desta indústria de defesa ……

carvalho2008

Sobre a história dos estudos da tecnologia laser para um hipotetico canhão nacional, acho valido…..as areas de pesquisa e fomento tecnologico sempre precisam ter um embrião de ponto de partida e isto é absolutamente normal…. Aos amigos do blog é que não deveriam se surpreender, pois canhão laser está lnge de ser milagroso ou minimamente aplicavel, mesmo que uma grande potencia anuncie um…pois não se esqueçam…. laser não faz curva, nem tiro de artilharia, o que significa que independente de sua potencia , seu alcance de superfícia está fadado a 38km de horizonte radar…No combate anti aereo, tal como ja… Read more »

Last edited 8 meses atrás by carvalho2008
carvalho2008

Sobre os submarinos suecos em si, seu que usam o metodo stirling. Levam tanques de oxigenio liquido para operar motores diesel mesmo debaixo dágua e em profundidade….é um metodo AIP. O que me chama atenção, é porque o metodo da GST Maritalia. Na década de 1970, o inventor italiano Giunio Santi projetou uma maneira de construir submarinos a partir de tubos soldados como uma série de rosquinhas. Estes seriam usados ​​para armazenar gás, especificamente oxigênio, que poderia então ser usado para operar um motor a diesel mesmo quando o submarino estiver debaixo d’água. Combinado com a filtragem e armazenamento dos gases de… Read more »

carvalho2008

comment image
o inventor italiano Giunio Santi projetou uma maneira de construir submarinos a partir de tubos soldados como uma série de rosquinhas. Estes seriam usados ​​para armazenar gás, especificamente oxigênio, que poderia então ser usado para operar um motor a diesel mesmo quando o submarino estiver debaixo d’água. 
comment image

Last edited 8 meses atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image?w=633&zoom=2

comment image

Ou seja, usando apenas o ar armazenado nos cilindros do casco sob 350 atmosferas, voce teria ar suficiente para manter o motor diesel ligado indefinidamente.

Haviam duas vantagens:

  • Não necessitar de instalações especiais para combustivel AIP
  • O tempo de reabastecimento via snorkeal é absurdamente mais rápido, pois basta captar o ar, não precisa esperar as baterias serem recarregadas
  • O casco helicoidal em cilindros era absurdamente mais resistente e capaz de maiores profundidades

Seria interessante uma materia investigativa sobre estes projetos.

Carlos Campos

muito interessante, mas pq não foi pra frente?

Carvalho2008

Pois eh!!?? Nao encontro material sobre assunto. Encontrei ateuma tese de um oficial da MB que menciona, mas nao faz analise.

O que sei eh que a Maritalia ate entao desenvolvia midget submarines…. talvez seja o nicho deoa que nao decolou…