Entre os investimentos estão a aquisição de aeronaves cargueiro, caças Gripen, helicópteros leves e de médio porte, construção de navios-patrulha, viaturas blindadas, e implantação de sistemas de controle de faixa de fronteira

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado nesta sexta-feira (11) pelo governo federal, destina R$ 52 bilhões para projetos de defesa nacional e prevê a construção de um submarino nuclear.

Equipar as Forças Armadas com tecnologias de ponta, aumentar a capacidade de defesa nacional e de monitoramento das fronteiras são algumas das diretrizes do Novo PAC.

A maior parte do montante será direcionado à Marinha, cerca de R$ 20,6 bilhões, para seis projetos; a Aeronáutica terá R$ 17,4 bilhões, com quatro projetos; o Exército, R$ 12,4 bilhões, também com quatro projetos. O Estado Maior terá dois projetos, em um total de R$ 2,4 bilhões.

Entre os investimentos estão a aquisição de aeronaves cargueiro, caças Gripen, helicópteros leves e de médio porte, construção de submarinos e navios-patrulha, viaturas blindadas, e implantação de sistemas de controle de faixa de fronteira.

Confira a lista completa de projetos:

  • Aeronave Aeromédica e Reabastecimento – Conversão de 2 aeronaves A330 (Aeronáutica);
  • Projeto F-39 – GRIPEN – Aquisição e produção de 34 caças (Aeronáutica);
  • Projeto KC-390 – Aquisição de 9 aeronaves cargueiro (Aeronáutica);
  • Projeto KC-X – Desenvolvimento versão reabastecedor (Aeronáutica);
  • Construção do Estaleiro e da Base Naval – Submarino Nuclear (Marinha);
  • Fragatas Tamandaré Emgepron – Construção de 4 Fragatas (Marinha);
  • Programa de Navios-Patrulha – Construção de 11 Navios (Marinha);
  • Programa Nuclear da Marinha – Combustível para submarino nuclear e outras aplicações (Marinha);
  • Submarino Nuclear – Construção de um submarino (Marinha);
  • Submarinos Convencionais – Construção de 3 submarinos diesel elétricos (Marinha);
  • Forças Blindadas – Desenvolvimento e aquisição de 714 Viaturas Blindadas Sobre Rodas e Sobre Lagartas (Exército);
  • Projeto Astros – Pesquisa, desenvolvimento e implantação de uma unidade de mísseis táticos de cruzeiro de longo alcance (Exército);
  • Projeto Aviação do Exército – Modernização de 6 helicópteros PANTERA e aquisição de 10 helicópteros de emprego Geral e 9 Veículos Aéreos Não Tripulados (Exército);
  • Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – Sisfron – Implantação e integração dos meios destinados ao monitoramento e controle da faixa de fronteira terrestre (Exército);
  • Helicópteros de Médio Porte (HX-BR) – Aquisição de 5 helicópteros (Estado Maior);
  • Helicópteros Leves TH-X – Aquisição de 27 helicópteros P&D e equipamentos (Estado Maior);

O Novo PAC vai contar com R$ 1,7 trilhão em investimentos, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026. O programa está organizado em nove eixos de investimento e cinco grupos de medidas institucionais.

Segundo informações do governo, o montante investido estará dividido da seguinte maneira: Orçamento Geral da União (OGU) direcionará R$ 371 bilhões; empresas estatais, R$ 343 bilhões; financiamentos, R$ 362 bilhões; e setor privado, R$ 612 bilhões.

FONTE: CNN

NOTA DO EDITOR: para ver os projetos na fonte original do Governo Federal, clique aqui e escolha, entre as alternativas de “eixos”, o de “inovação para a indústria de defesa”.

Subscribe
Notify of
guest

217 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Euro Tunnel da terra dos navais vai sair, finalmente! Bem, só acredito quando ver as obras começarem, ligando dois mundos separados por milhares de anos-luz de distância…

Zorann

Na verdade, boa parte deste PAC é pagamento de compromissos já assinados. Boa parte dessa grana é para o pagamento de dívidas e não novos investimentos.

Camargoer.

Caro Zorran. Pelo contrário. Segundo a pagina da Casa Civil, apenas para obras em rodovias serão R$ 187 bilhões e outros R$ 75 bilhões apenas para geração de energia elétrica.

Esteves

Esteves disse. Defesa é infraestrutura. PAC é infraestrutura. Por que Defesa não está no PAC?

Agora está.

Kommander

Tenho dois pensamentos a respeito do Esteves.
1– Gênio incompreendido.
2– Maluco.

Camargoer.

Nem um nem outro. O Esteves é uma pessoa gentil que tem o excelente hábito de defender seus pontos de vista. Eventualmente, ele está errado e leva algum tempo para perceber. Eventualmente, ele está certo e leva algum tempo para que quem está errado compreenda isso. Se ele escrevesse de modo mais simples, provavelmente ele teria mais sucesso nas explicações. Eventualmente, eu nem sei sobre o quê ele está escrevendo. Sei que ele gosta de peixe.

Rinaldo Nery

Quem fala de si em terceira pessoa tem grave problema de narcisismo. Meu filho cursa psicologia e me falou.

Leandro Costa

Sobre isso, mas não sobre o Esteves, diplomatas japoneses tem (ou tinham, faz tempo que li à respeito disso) a tradição de referirem à si mesmos na terceira pessoa. Para eles é sinal de respeito e serviço em relação ao cargo que ocupam. Demorei um tempo para me acostumar com esse comportamento.

AMX

Quisera que tivéssemos outras características boas do Japão, pois essa, isolada, realmente é apenas um sinal de narcisismo.

Camargoer.

Olá Leandro. A língua japonesa tem umas coisas diferentes mesmo. Inclusive é comum que usar a terceira pessoa para falar e si mesmo situações formais. Usar “watashi” ou “boku” para si mesmo geralmente apenas em condições informais. Para quem fala português, usar a terceira pessoa pode parecer arrogante, mas em japonês é um sinal de respeito. Tem outros detalhes na língua japonesa que são difíceis para quem fala português ou inglês. O bom é que os japoneses são muito tolerantes com estrangeiros que se esforçam a falar japonês, mesmo errado.

L Grande

Mestre, gostei….

L Grande

Verdade. O Esteves está na lista para virar mestre da trilogia. Mas temos que analisar melhor……

Macgaren

Esteves é lenda.
Vc pode não concordar com algo que eles diz mas será tratado de forma cordial e sem agressão ao contrario de Bings e os 350 nicks que é só uma forma de expressar a falta de educação dele dividada em 350.

Cansado

Eu sempre leio os seus comentários com a voz do personagem Zé Esteves, de Tieta do,Agreste, na cabeça

Gerson Carvalho

Todos os programas de compra de novos meios e investimentos, sejam os antigos ou os de agora(novos) foram nas gestões de LILS

Santamariense

Você está enganado. E quais são “os de agora(novos)”??

Antonio Cançado

Esteves dá muita trela a si mesmo…

Diego Tarses Cardoso

Defesa não é infraestrutura, é mísseis, tanques, aviões, fábricas e logística. Jogar tudo como infraestrutura e passar o dinheiro aos estados e municípios falando que é para defesa é só para inglês ver (e desviar dinheiro também).

Kommander

Kkkkkkkkkk Que porcaria de programa! Aí não tem novidade nenhuma, apenas englobaram todos os projetos num só grupo e renomearam de PAC. Mas isso já é o suficiente pra enganar o brasileiro médio e iludir os fanáticos políticos.

Esses programas já não tinham verbas próprias???

Moriah

As Tamandarés, por exemplo, já possuem dinheiro alocado. Sem novas

Marcelo

Você sabe me dizer se os navios patrulha já possui dinheiro alocados na engepron para sua construção ?

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei se o Moriah sabe, mas o que eu sei, até o fim do ano passado, é que não.

Henrique

As Tamandaré e navio polar já tem a grana toda desde o dia zero do projeto kkkkk

Rinaldo Nery

Pois é…

Camargoer.

Caro K. O orçamento federal é elaborado anualmente. Não existe garantia, além do bom senso, que um programa que tenha recebido verbas este ano irá receber as verbas no próximo ano. Isso depende da aprovação da lei orçamentária. Este plano foi elaborado para cobrir 4 anos (2024 até 2027) porque qualquer que seja o presidente eleito ou eleita em 2026, terá que cumprir em sue primeiro ano de mandato a lei orçamentária aprovada em 2026. A existência de um plano como este define quais serão as prioridades orçamentárias (excluído o custeio) nos próximos anos. Outro ponto que está bem explicado… Read more »

Kommander

Saudades, Camargoer.

Entendo seu ponto de vista, mas não vi nenhuma novidade em relação a esses programas, a maior parte dos mesmos já estão em andamento. Pensei que com o tal do “PAC” a quantidade de meios adquiridos seria maior, e projetos existentes, mas que não possuem verba para execução seriam contemplados. Estava animado principalmente com a chance de aquisição de mais Grinpen’s, maior quantidade de Tamandarés e um CC de verdade o EB, mas aparentemente, isso não é prioridade.

Kommander

Saudações* kkk

Camargoer.

Riso. Eu entendi mas também fico feliz em saber que as pessoas sentem a minha falta. Só provoca saudades quem é bem querido.

Camargoer.

Caro. Quem definiu os programas e as prioridades foram os próprios ministérios, as prefeituras e os governos estaduais. As propostas foram avaliadas pela Fazenda e pelo Planejamento, e então classificadas como prioridades. A aquisição de um segundo lote de segundo lote de F39 depende da negociação com a Saab mas a sua execução será para depois de 2027, assim como as FCT #5 e #6 também são para depois de 2028, portanto fora do escopo temporal deste programa.

Fernando Vieira

Mas no caso das Tamandaré o dinheiro para as quatro já não havia sido injetado na Engepron?

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é.

Esse até agora é o caso mais estranho pra mim.

Acho que é só pra pendurar o banner do PAC no dia do lançamento dos navios.

Fernando Vieira

O que pode ter acontecido é que entre a capitalização da Engepron e a fabricação efetiva dos navios muita água passou por debaixo da ponte e com a flutuação cambial e inflação esse dinheiro já não valha tanto quanto valia naquele momento.

E esses navios vão acabar demandando mais recursos em fases mais adiantes quando comprarem os sensores, armamentos, munições, eletrônica, propulsão…

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei.

9,5 bilhões de reais (valor do contrato conforme divulgado) não é pouco dinheiro, isso dá quase 2 bilhões de dólares ou 500 milhões por navio, na conta de padaria. Não está distante do esperado para fragatas desse porte.

Veremos nos próximos anos.

Palpiteiro

Prezado. O blog poderia solicitar estas dúvidas levantadas ao MD para esclarecer?

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, pretendemos.
Logo que a poeira baixar e algumas dúvidas forem resolvidas por detalhamentos ainda a fazer, o que sobrar vamos perguntar.

Luís Henrique

Exato. 99% do que está ai é para propaganda.
De novo não tem quase nada. Acho que só os patrulha e talvez alguns blindados VBC fuz e VBC CC que ainda não foram contratados.
O resto já são projetos em andamento.

Ainda tiveram a cara de pau, de pegar os helicópteros HX que se não me engano foram contratados em 2009 e colocaram ai no PAC as 6 unidades que ainda faltam entregar.
Os submarinos também, queria que fosse 3 novos submarinos, mas pelo jeito são os 3 que ainda não foram entregues. Uma piada esse PAC.
Só propaganda.

Otto Lima

Ao que parece, uma das poucas novidades é o Projeto Nova Couraça do EB, para substituir os Leopard 1A1 e 1A5 e os M-60A3 TTS.

EduardoSP

E os 3 submarinos? Um está para ser entregue os outros dois já em fase avançada de construção. O empréstimo foi feito no final do segundo governo Lula, há 13 anos.
E consta como obra do PAC 3.

Camargoer.

Sim Eduardo. Pelo que entendi, os três Scorpenes que ainda não foram entregues para o setor operacional fazem parte do PAC, provavelmente porque a MB optou por incluí-los como projetos prioritários.

Eduardo leite Almeida

Sim a Engepron foi Capitalizada em 2018 e 19 conforme noticia do Portal. Ou seja o mais do mesmo que este governo vem fazendo. Inauguraram um Navio Hospital que está em operação desde 2006 como novo projeto…
https://www.naval.com.br/blog/2022/07/15/classe-tamandare-capitalizacoes-tots-e-compensacoes/

Carlos Crispim

Devem ter sido gastos na folha de salários da estatal e na constução de maquetes, daqui a 10 anos eles comemoram uma lista de grandes realizações!

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos, vamos focar o debate num nível um pouquinho mais alto, por favor. Se vc está falando da Emgepron, na folha de salários o dinheiro da capitalização não foi gasto, porque a empresa apresenta esses valores em outra rubrica de seu relatório de gestão. Se foi gasto em maquetes, a Emgepron vai ter que mostrar ao TCU quem ela contratou para produzir as maquetes, valores etc. Na verdade o dinheiro vem sendo pago ao consórcio vencedor do programa, o Águas Azuis. Está detalhado nos relatórios que a Emgepron manda para o TCU. Se quiser checar, esta é a versão resumida:… Read more »

Palpiteiro

Prezado. O dinheiro poderia estar alocado se já foi transferido para a engeprom por exemplo. Este é o motivo das forças quererem ter suas empresas de projetos para garantir um orçamento aprovado em um determinado ano. Mas eu não sei se os recursos já foram transferidos ou não, como sugerido pelo kommander.

Fernando "Nunão" De Martini

Palpiteiro,
Sobre a capitalização da Emgepron e os pagamentos desta para o consórcio responsável pela classe Tamandaré, tem resposta minha logo acima, a outro comentarista, com explicações.

Equilibrium

Mas esse programa garante a continuidade financeira desses programas principais das forças. De forma alguma impede elas de ter novos lotes ou novos programas, muitos ainda nem tem RFI ou RFP nem negociações em aberto para alocar um dinheiro que nem se sabe quanto. Mais Gripens ou mais Tamandares sendo anunciados agora que mal estamos começando a receber o primeiiro lote de um e a outra está longe de estar pronta?

Santamariense

Pois é, meu caro. É bem isso. Alguns vão tentar explicar e dizer que isso que foi anunciado é novidade, algo além do que se espera, etc, mas, na realidade, é pirotecnia e muito barulho por nada…é só propaganda!!

Piassarollo

Exato!

BK117

Bom ver a inclusão dos navios patrulha. Será nesses 11 engloba somente NaPa’s ou também alguns NaPaOc’s também? Imagino que sejam somente os NaPa500. Já se falou 13, 12, e agora 11. Pelo menos temos um número concreto.

Fernando "Nunão" De Martini

Se vacilar, pelo menos um deles é o Mangaratiba, em finalização…

Então seriam 10 novos, provavelmente NPa500BR.

Camargoer.

Provável.

Fernando "Nunão" De Martini

A tabela dá margem a dezenas de interpretações. Os otimistas vão pensar em 11 novos NPaOc de 1800 toneladas, os pessimistas vão pensar só em 9 NPa-500BR novos, aos quais se somarão o Maracanã já entregue e o Mangaratiba a entregar (isso se não somarem o Macaé e o Macau, entregues há anos, a esses 11). Dos submarinos convencionais, os otimistas vão pensar em mais 3, chegando a 7. Os pessimistas vão pensar em 3 no total, somando o Riachuelo já entregue e vendendo o Angostura pra Argentina, que vai pagar com uma nova moeda, o SulDrex. Do Gripen, os… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
BK117

Realmente está bem confuso. Depois de muito pensar adotei a teoria que constam as quantidades restantes:

3 submarinos: Riachuelo já foi entregue, faltam 3;

34 Gripen: faltam 30 do primeiro lote e quem sabe saiu o adicional de 4 unidades;

9 KC-390: foram entregues 6 de 19. Mas a FAB já falou que queria só 15, então faltariam 9;

Por aí vai…

É isso? Não faço a menor ideia…

Fernando Vieira

Acho que você está bem próximo da realidade.

Allan Lemos

Também compartilho da mesma opinião, no entanto o Humaitá já está praticamente pronto, já está sendo incorporado à MB, não faria sentido colocá-lo nessa lista.

Camargoer.

“O otimista acredita que vivemos no melhor dos mundos. O pessimista tem certeza disso”

Willber Rodrigues

Dos submarinos convencionais, os otimistas vão pensar em mais 3, chegando a 7. Os pessimistas vão pensar em 3 somando o Riachuelo e vendendo o Angostura.´´

Eu estava curioso justamente pra perguntar isso, se esse 3 subs se referem a terminar os 3 Riachuelos já em construção, ou se seriam + 3 Riachuelos novos em folha.
Por enquanto, vou me manter no time de otimistas´´ sobre esse tópico….

Fernando "Nunão" De Martini

Acrescentei no comentário o possível comprador do Angostura, no caso do pessimista.

Camargoer.

Olá WR. Acredito que seja a finalização do S41, S42 e S43. Não faz sentido pensar em novos submarinos convencionais se tem o SBN na fila

Willber Rodrigues

Bom, já conversamos várias vezes sobre uma frota de mista´´ e uma frota apenas de subnuc´s´´, e persisto defendendo a 1º opção, e que +3 Riachuelos seriam excelentes, principalmente aproveitando que a linha de montagem está quente´´ e que o pessoal de Itaguaí já pegos as manhas´´ de como construir esses subs…

Camargoer.

Caro WR. A MB hoje opera uma frota de submarinos convencionais e espera incluir um novo submarino nuclear. Este PAC é um planejamento para os próximos 4 anos e sua prioridade é concluir os projetos em andamento ou que estão parados. Então, considerando o horizonte até 2027, não faz sentido pensar em um quinto Scorpene. Se isso acontecer, vai ser depois de 2026.

Trentinors

Prezado. Não há dificuldade. 40 gripen primeiro lote menos 6 ja entregues da os 34. Subarinos 3 sao os que faltam incorporar ou os 2 que falta construir mais o nuclear. 9 kc 390 mais os 6 entregues da os 15 que a FAB quer. Navios patrulha faz tempo que falam. Ouseja, pegaram tudo o que ja estava planejado e parte emcom dinheiro ja alocado e puseram num pacote com nome novo. Puro embuste e engodo pra parecer novidade.

Fernando "Nunão" De Martini

Não há dificuldade. 40 gripen primeiro lote menos 6 ja entregues da os 34.”

Aí que está: não tem nada ainda anunciado oficialmente como negociado com a Saab, ou mesmo assinado, a respeito de mais 4 aeronaves no primeiro lote, chegando a 40. As notícias até agora são apenas de negociação, de ambas as partes.

É possível fazer meia dúzia de outras leituras com esse número.

Sensato

A propaganda governamental não deixará que detalhes menores, tipo a realidade, atrapalhe o sucesso midiático de seu plano.

Fernando "Nunão" De Martini

É cedo pra dizer isso. Ainda precisam divulgar mais detalhes e esclarecer os números confusos.

Luís Henrique

O Gripen acho que nós recebemos 6. Então 36 + 4 que foi autorizado no governo anterior, são 40 unidades. 6 já foram entregues, então são as 34 que ainda não foram entregues. Seguindo a mesma lógica, os 6 H-225 M também são os que faltam para entregar do contrato total de 47 (após revisão de 50 para 47). Os 27 helicópteros leves são os que foram trocados pelos 3 h225M, quando reduziram a encomenda de 50 para 47 e pegaram no lugar os 27 helicópteros leves. as fragatas tamandare falam em 4, porque nenhuma foi entregue ainda. Os kc-390… Read more »

Fabiano

Recebemos 7 Gripens, o 00 entra na conta final eu acho.

Marcelo Baptista

Obrigado Nunão, esclareceu tudo para todo mundo, kkkkkk.

BK117

Vish, bem lembrado. Obrigado, caro Nunão!

Devo dizer que queria que pelo menos 2 fossem OPVs.

Além disso, nem sinal dos NCMM, incluídos no PRONAPA…

É o que tem pra hoje, mas melhor 10 NaPinhas na mão do que um PAEMB voando rsrsrsrsrs

Bardini

Traduzindo: criaram uma nova dívida, para diminuir a profunidade do buraco negro das dívidas impagáveis existentes na pasta da defesa, que somam bem mais do que estes R$ 52 bilhões de reais…

Neto

Acredito que seja por aí. Um movimento contábil, esperto, para não fazer a necessária mexida no orçamento da defesa.
.
Acredito que o Múcio deva agradar bastante os militares.
.
Mas que parece um tatu em cima de um toco, parece.

Bardini

Em resumo: nas duas últimas décadas, fizeram mais de uma centena de bilhões de reais em dívidas, com programas ditos “estratégicos”, sem nunca ter demonstrado condições sólidas de como pagar, manter e operar tudo o que se pretendia. Tais programas estratégicos são na realidade, dívidas estratégicas. E isso, é muito fácil criar. Agora, o problema de se criar dívida a esmo, é que a hora de pagar chega, e se não pagarem, a coisa fica feia. E a tal hora chegou, passou e não pagaram como deveria ser pago. O resultado é que todo mundo vê a anos: tudo atrasou,… Read more »

Willber Rodrigues

Como disseram acima, a maioria são programas que já existem, ou já estão em andamento, em diferentes níveis.
Por outro lado, aparentemente isso significa que esses programas não precisarão se preocupar com o fantasma do “contingenciamento” de verbas.
E, vendo mais um lado positivo, praticamente todos os planos acima são “pé no chão”, nada megalomaníaco como o 1° PAEMB da MB do começo dos anos 2000.
Se metade disso sair do papel, principalmente os navios patrulha, já vai dar um salto gigante pras FA’s.

Willber Rodrigues

PS: o fato de, entre os planos do EB jamais citarem a aquisição de sistemas AA de médio/longo alcance é…curioso, pra dizer o mínimo…essa negligência com uma das principais lacunas do EB que teima em se arrastar a décadas…

Kommander

Pois é, falar em sistema AA nas FAs em geral é um tabu. Acreditam (ou fingem) cegamente que o Gripe é a solução para todos os problemas.

Rinaldo Nery

Não, a FAB não pensa assim.

Rafael Oliveira

Mas a defesa antiaérea por mísseis terra-ar não está entre as prioridades da FAB, né?
Se tiver um ranking, deve estar na “zona do rebaixamento”.

Willber Rodrigues

Mas defesa antiaérea por mísseis terra-ar´´ não é escopo do EB?

Rafael Oliveira

Compete à FAB a defesa aérea. E o EB também tem competência para operar mísseis terra-ar. Tanto que ambos têm esse tipo armamento.

No mais, compre um Patriot para o EB para ver se a FAB não vai reclamar que ela que deve operar rsrs.

Fernando "Nunão" De Martini

Rafael,

Acho que nesse caso o argumento não se sustenta.

A Marinha foi a primeira força a ter mísseis antiaéreos, teve a maior variedade e até hoje o de maior alcance é dela.

Desconheço a FAB ter metido o bedelho que ela deveria operar, e não a MB.

Aliás, os RBS70 do EB são mais avançados que os Igla da FAB.

Acho que pelo menos nesse assunto, a coisa não é bem por aí não.

Gustavo

Em minha opinião, acredito que as 3 forças podem e devem operar, pois tem pontos estratégicos diferentes a serem defendidos com uma SAM.
A única certeza, é de que deveriam comprar o mesmo sistema para diminuir custos e demais facilidades logísticas, e não um comprar da Suécia, outro da Rússia e o outro dos Estados Unidos.

Camargoer.

Olá Gustavo. Concordo com você. O MInDef deveria coordenar todas as aquisições de equipamentos militares, visando a padronização de equipamentos, de tal modo que se obtenha ganhos de logística e nas condições de preço.

Rinaldo Nery

A antiaérea está sendo discutida pelas três Forças no MD.

Camargoer.

Olá Wilber. Todo ano, o ministério da Fazenda precisa ajustar os gastos em função da arrecadação segundo os critérios da lei da responsabilidade fiscal. A discussão sempre foi “qual devem ser os programas” que serão contingenciado quando acende a luz amarela. Então, é preciso priorizar os gastos em tenham impacto sobre a atividade econômica, porque eles irão resultar em arrecadação, viabilizando os gastos com menor impacto econômico.

Willber Rodrigues

A discussão sempre foi “qual devem ser os programas” que serão contingenciado quando acende a luz amarela.´´
Quando você pega um exemplo da MB, que tem carência de quase tudo, e que a maior parte de seus meios estão fazendo hora-extra a muito tempo, pedindo uma aposentadoria urgente, fica difícil eleger quais programas são prioritários, pois TUDO vira prioritário…

SmokingSnake 🐍

Se acabarem com o teto de gastos e aprovarem o novo arcabouço fiscal, o governo vai poder gastar a vontade sem ter nenhuma punição real, daí para a frente seria rumo a ficar que nem a Argentina.

Camargoer.

Caro S, As suas ideias divergem dos dados reais. O teto de gastos é uma aberração macroeconômica sem qualquer base. Primeiro, o teto de gastos impede a aplicação de políticas anticíclicas. Isso significa que quanto a economia entra em um ciclo de recessão, como acontece no capitalismo, o teto impede que sejam aplicadas políticas de incentivo econômico, enquanto que ele também amplia os gastos públicos nos momentos de expansão econômica, inclusive agravando a situação de bolhas. Todos os manuais de macroeconomia apontam que em períodos de recessão, é preciso ampliar os gastos publicos em infraestrutura e ampliar o crédito para… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Na verdade o comentário tem a ver com o tema, afinal se trata de uma matéria sobre um programa de investimentos do governo.

Mas não vou deixar de puxar a orelha pra dar uma sugestão:

Separe seus textos em parágrafos… é horrível ler esse texto longo sem pausas…

De resto, tenho algumas divergências sadias a discutir quanto ao conteúdo e aos limites (muitas vezes extrapolados) do Estado Brasileiro para realizar as necessárias políticas anticíclicas, assim como os graves erros de implementação cometidos nas mesmas. Porém estou totalmente sem tempo pra debater isso. Uma pena.

Camargoer.

Obrigado Nunão. Creio que iremos concordar com os limites necessários e prudentes das políitcas anticíclicas, tanto para aquecimento da economia nos períodos de recessão quanto nos tempos de expansão. Por exemplo, o país tem passado por um evidente quadro de estagnação ou de baixo crescimento, ainda assim são aplicadas taxas de juros elevadas para conter uma inflação que não é de demanda. Isso é um bom exemplo da incompetência de se aplicar uma politica anticíclica, neste caso, pró-recessão visando interromper uma escalada inflacionária que teve origem na desvalorização cambial e na crise das cadeias produtivas mundiais por causa da pandemia.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Lembro de uma história contada pele André Araújo quando o Presidente Geisel perguntou para o Villares se ele poderia construir locomotivas em sua fábrica em Araraquara.” Pois é, anedotas sobre os erros e exageros dos PND I e II não faltam (essa que vc contou é um pouco exagerada demais, como cabe às anedotas, mas os exageros dos PNDs merecem as piadas). Houve acertos também, mas o problema foi prncipalmente a capacidade de insistir no erro, aumentando o tamanho do tombo. No caso do setor de locomotivas, a coisa ficou ainda mais feia. Tudo ia mais ou menos bem no… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão, Geisel tinha uma visão desenvolvimentista. Era um período de juros internacionais e valor do petróleo baixo. O país crescia com taxas altas, talvez as mais altas do planeta. A situação se aproximava do pleno emprego. O problema era a dependência da importação de petróleo, a maior parte vindo do Oriente Médio. Outro problema era o baixo nível de reservas cambiais e a baixa taxa de exportação. A maior parte da produção industrial era para o mercado interno. Com a crise do petróleo, o país foi atingido de duas maneiras. O país passou a depender de empréstimos no exterior… Read more »

L Grande

Verdade mestre . O presidente João Figueiredo chegou a pedir pelo amor de Deus para os EUA liberar dólares para o Brasil importar gasolina e diesel senão o Brasil iria parar. Graças a Deus hoje temos reservas em dólar de quase 400 bilhões de dólares. E tomara que ninguém meche com isso. Ou vamos virar uma Argentina.

Camargoer.

Lembro de uma entrevista com o Delfin Netto, explicando que a única opção para o país era contrair empréstimos com juros altos para bancar a importação de petróleo. Uma coisa que ouvi do André Araújo (este cara era muito bom) foi que na década de 80, o Brasil importou petróleo do Iraque (já sob o governo de Saddan) á prazo, sem garantia, e sem data para pagamento. Muitas das armas compradas por Saddan foram no contexto da necessidade de equilibrar a balança comercial entre os dois país. Por isso, as empreiteiras brasileiras tinham preferência no Iraque, assim como as exportações… Read more »

L Grande

Na verdade o Brasil fez um escambo com o Iraque na década de 70, 80 até 91. O Brasil exportava carros, acho que era o Passat, armamentos, e serviços, construção de estradas, etc, empreiteira Mendes Junior, e o Brasil importava petróleo. E o banco do Brasil fazia a compensação.

Era um ótimo negócio para o Brasil exportação de bens industrial e serviços, muitos brasileiros trabalhou no Iraque, e o Brasil importava o petróleo que o Brasil precisava.

A guerra do golfo de 1991 acabou com isso e várias empresas brasileiras quebraram depois, Engesa, Mendes Junior,avibras,etc.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, sucessões de erros tentando aplicar medidas que já não fariam o mesmo efeito com as mudanças nos cenários, seja na segunda metade dos anos 70, seja na virada dos anos 1980-90, seja esticadas de corda em 1997-98, e também erros em doses cavalares dos períodos 2010-14 e 2015-18, e mais algumas besteiras e batidas de cabeça inúteis do último quadriênio ainda a serem aferidas em sua plenitude (fora com o benefício de um distanciamento temporal).

Muito mais erros que acertos vão criando bolas de neve desastrosas.

O Brasil é reincidente no quesito avalanchismo econômico.

Camargoer.

Olá Colegas. Há anos sou um crítico de como os recursos são disponibilizados pelo MinDef para as três forças. È um erro achar que as três devem receber o mesmo valor. O que deve determinar o valor é a complexidade do programa e sua importância estratégica. Uma coisa óbvia é a necessidade de superioridade aérea, o que justifica a importância do programa F39. Outro aspecto crítico é necessidade de meios de esquadra, incluindo submarinos. Qualquer estratégia de defesa irá aportar a superioridade aérea e a necessidade e negação do mar como prioritárias. Neste contexto, é também um fato que equipar… Read more »

Willber Rodrigues

Espero que o EB não veja com novos coelhos na cartola, ou velhos Sherpa, para nos surpreender.´ O EB já nos surpreende gastando o que não tem com modernizações do inútil Cascavel , enquanto outros programas prioritários, como desenvolver logo o MTC e adquirir drones de ataque e recon, ficam na geladeira. O que deve determinar o valor é a complexidade do programa e sua importância estratégica.´´ Há de se ter cuidado com isso, caso contrário, cada FA vai inventar algum programa megalomaníaco com a desculpa de ser estratégico´´ só pra ficar com uma fatia maior do bolo… Como disseram… Read more »

Fernando Vieira

Se for pra pensar em coisas para o EB seria bom pensar em um novo MBT não é? Já deu de Leopard 1A5.

Willber Rodrigues

Embora eu concorde, tem que ver duas questões:
Peso do MBT.
Preço.
Qualquer MBT que o EB escolha, se for colocar pacote logístico, simuladores, etc, etc no pacote, vai ficar mais caro que o programa FX-2.
Acho melhor terminar os programas que o EB já tem em andamento ( todos eles na casa dos bilhões de reais ) antes de embarcar em mais um programa multibilionário.

tango-echo

Ainda faz sentido esse modelo de fatiar pelas três forças não só as verbas como também o diálogo com as forças armadas? O EMCFA não deveria ter precedência, em termos de importância, sobre as três? Ou talvez redistribuir essas forças, quem sabe até criando uma (ou mais?) nova. A questão dos sistemas satelitais é a que primeiro me vem à cabeça, com essa aparente redundância de “sistemas terrestres” para o exército e “sistemas navais” para a marinha.

tango-echo

Além dos satélites, penso também na questão dos mísseis, que foram citados em outros comentários acima em segundo.

Minha percepção leiga é a de que essa divisão de três forças, com cada uma mantendo seu arsenal separado, seu “domínio” (mar/terra/ar), quando na prática os trabalhos se dão muitas vezes em conjunto é um legado dos tempos tecnológicos pré-aviação, em que se havia somente marinhas e exércitos. E que levado ao extremo criou situações bizarras como a famosa rivalidade IJA/IJN na segunda guerra. Esse raciocínio faz sentido?

L Grande

Tem uma novidade aí que são 11 navios patrulha. Mas não especificou quais e a tonelagem. O restante são projetos antigos já aprovados e em construção.

Equilibrium

Os 10 Helicópteros de emprego geral para o exército também são novos. A força vinha demonstrando interesse em substituir os BlackHawk e Cougar e agora parece que terá o dinheiro alocado.

Ivan herrera

Verdade esses helicópteros são novidade, e pra quem achava que os A330 iriam virar vip, também uma novidade, parece que vão ser convertidos em reabastecedores mesmo.

Welington S.

Não somente isso. Dias atrás foi mostrado também em Slides, do EB, o desejo de ter na força, Helicópteros de Ataque.

Fernando Vieira

Isso seria um meio e tanto para o Exército. Mas o que eles teriam disponível para isso?

John Paul Jones

Agora vai !!!, teremos o Navio Patrulha Classe Janja, a Primeira Dama vai batizar o Janja 1 ha ha ha ha ha ha !!!!

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

BVR

Aguardando desdobramentos…
…balanceando níveis de otimismo e pragmatismo…

BVR

Comentário foi alocado no local errado.
Favor desconsiderar.

Jagdverband#44

Excelente!

NEMOrevoltado

Nunca me esqueço de ouvir um estrangeiro dizendo…

O brasil é ótimo em planejar, mas é péssimo em executar!

Ivan herrera

Em relação a esses 714 blindados sobre rodas e lagartas seria o total incluindo o restante dos guaranis , centauros, e talvez o CV 90, levando em consideração que já tem quase 700 guaranis entregues, bom sei também que a entrega do centauros se esticara pela década seguinte , bom muitas dúvidas aguardemos kkk

Fernando "Nunão" De Martini

Sobre lagartas os planos são para 78 VBC Fuz e 65 VBC CC.

Então sobram 571 sobre rodas. Subtraindo o planejamento para 98 Centauros, sobram 473 entre LMV 4×4, agora chamado Guaicuru, e Guarani 6×6. E como se planejam até 186 do primeiro, sobram 287 para o restante da encomenda de Guarani.

Apenas um chute. Mas isso é assunto para o Blog das Forças Terrestres. Tem matéria lá.

Ivan herrera

Ok 👍

Eduardo leite Almeida

Os Projetos de 3 submarinos, são novas unidades ou os já em andamento?

Alexandre Galante

Também estamos em dúvida sobre isso.

Luís Henrique

Acho que depois da entrevista do comandante da marinha para outro site de defesa, a dúvida fica esclarecida.
Foi perguntado se usarão toda a estrutura para uma encomenda de novos submarinos convencionais, pelo menos 2 unidades. O comandante se esquivou da pergunta e disse que o PROSUB caminha bem e que terá continuidade, mas não fala nada sobre novas encomendas agora, somente para o futuro.

Então esses 3 submarinos no PAC eu tenho 99,99% de certeza que são os 3 que ainda não foram entregues e estão sendo usados como propaganda para o PAC.

Camargoer.

Oi. Qual o link da entrevista?

Fernando "Nunão" De Martini

Se o que o Luis está falando é de entrevista publicada ontem com o CEMA, e não com o CM, está no canal do YouTube do Defesa Aérea e Naval.

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Allan Lemos

Eu penso que são os já em andamento, a MB está vendendo o almoço para pagar a janta, não deve vislumbrar a operação de 8 submarinos em um futuro concebível.

Moriah

sei não, pq 1 subnuc, o AA, é algo mais realista pq a MB vai precisar de alguns anos de operação com ele para saber o que melhorar nos próximos, que seriam obviamente uma classe diferente. USA e UK começaram com filhos únicos.

Esteves

4 submarinos para um cenário antes da Ucrânia e antes do conflito EUA/Rússia/China.

Em 2026/30…8 submarinos fazem sentido.

Allan Lemos

Tive a impressão de que você confundiu a MB com a marinha de algum país sério, Esteves.

O próprio ministro da defesa comentou na LAAD que não sabia o porquê dos países estarem se armando.

Moriah

Pelo que sei mais 2 unidades estariam em negociação para evitar a lacuna fabril entre Riachuelos e AA. Se a lista se refere aos 2, mais o último ainda não lançado, ok. Caso contrário, seria mais 3 além dos 4. Isso, com 1 subnuc, daria 8 unidades, a maior frota da AL.

Esteves

Sendo projeto não pode ser nenhum dos submarinos atualmente em execução.

Camargoer.

Olá Esteves. Pelo que entendi, o PAC lançado pelo governo federal é principalmente para concluir os programa ou dar continuidade aos programas em andamento. No caso dos submarinos, faz sentido pensar que sejam S41, S42 e S43. É uma excelente pauta para os editores tentarem uma entrevista com o Ministério da Defesa para esclarecer.

Leandro Costa

Acho que vai levar alguns dias ou semanas até que o MD e as Forças individuais consigam especificar exatamente está contemplado nesse PAC Defesa.

Não tenho expectativas, mas tenho péssimas lembranças do PAEMB… aquele lá de 2011…

Para quem não lembra:

https://www.naval.com.br/blog/2020/01/13/relembrando-o-paemb-plano-de-articulacao-e-equipamento-da-marinha-do-brasil/

Felipe Maia

Os projetos de conversão dos A-330 e KC-X me parecem redundantes, mas tenho um palpite: O KC-X na verdade será um A-330 com interior VIP e capacidade de reabastecimento, algo semelhante àquele usado pelo PM Britânico.
É o aerolula 2.0 com mais espaço pra levar os “cumpanheiros” recebendo diárias para turismo mundo afora.

Fernando "Nunão" De Martini

KC-X é o nome original do programa que originou o KC-390.

Tanto que um programa iniciado depois, de aquisição de aviões-tanque, que levou a uma seleção de aviões 767 a serem convertidos por empresa israelense (e que foi cancelado) se chamou KC-X2:

https://www.aereo.jor.br/2013/03/14/boeing-767-300er-convertido-pela-iai-o-novo-aviao-tanque-da-fab/

É possível que essa rubrica se refira a parcelas ainda não pagas do contrato de desenvolvimento (apenas uma hipótese) enquanto a rubrica KC-390 seja a do contrato de aquisição dos aviões.

Camargoer.

Foi a FAB que definiu estes programas. Tem que perguntar para ela.

Felipe Maia

Caro Nunão, seria talvez a versão exclusivamente de reabastecimento do KC-390 com “boom” em parceria com a L3Harris?

Fernando "Nunão" De Martini

Não faz sentido.

LucianoSR71

A menos que esclareçam muito bem cada um dos pontos, isto está me parecendo aquele caso do programa que tá com baixa audiência aí trocam de nome, mas os apresentadores e os quadros continuam os mesmos.

Camargoer.

Caro Luciano. Nem precisa esclarecer muito bem. O orçamento federal é elaborado anualmente, Isso significa que é possível incluir coisas novas e interromper coisas antigas a cada ano. O governo federal organizou as prioridades para os pŕóximos quatro anos. Foi solicitado a cada ministério, a cada governo estadual e a cada prefeitura que indicasse quais eram os projetos em andamento que seriam prioritários e quais obras estavam paralisadas. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento avaliaram as sugestões e publicaram quais são os programas e obras que deverão receber recursos prioritariamente nos próximos anos. Isso garante que nos próximos orçamentos,… Read more »

LucianoSR71

Dizer que serão investidos 52 bilhões é uma distorção da realidade, ele será basicamente um fundo garantidor de programas, do jeito que colocam parece é dinheiro novo a se somar ao que já estava previsto, além do que mesmo que houvessem programas que viessem a receber menos que o previsto, não seriam todos nem no valor total, então a diferença entre o valor que efetivamente venha a ser liberado pelo PAC vs o que eventualmente viria ser recebido sem essa garantia é um montante muito menor.

Esteves

Um plano para 4 anos não pode ter “dinheiro novo”.

Carlos Crispim

Bom, pra mim que sempre critiquei tudo, é uma boa notícia, parabéns, tomara que se concretize.

Esteves

Engraçado. Pedem projetos de estado. Dizem que somos viciados em projetos de governo. Quando anunciam um pacote de bolachas Mabel metem a mão pra dizer que não são, de fato, originais. É um pacotão. Pode estar mal embrulhado como pizza napolitana que enrolam em qualquer papel e comem na praça. Estranho. B* deve ter surtado. B* deve ter ligado ao PG*. — Você disse que não tinha dinheiro. — E não tem. É que eles são otimistas. — Mas eu pedi pra você fazer um. — Você não pediu isso. Você acreditou em desmontar o estado. — Você me disse… Read more »

Santamariense

Pacotão que vai precisar ser pago. Já assumiram em janeiro aumentando o déficit público em 200 bi, afirmando que o país não tinha dinheiro para nada. E agora anunciam todo esse dinheiro? O golpe taí, cai quem quer…

Santamariense

Calma digo eu…falta todo o segundo semestre.

adriano Madureira

é muito bonito ! Muito legal ! Mas nada adianta alardear que enviará esse belo valor para a defesa e lá na frente c.o.n.t.i.n.g.e.n.c.i.a.r como sempre fazem…

Esteves

Aos descrentes de plantão que duvidam da capacidade do estado brasileiro, recomendo lerem as explicações do Professor Camargo.

Eu não tenho tanta paciência como professores e doutores adquiriram frequentando grêmios recreativos.

O dia que reformarem essa CF do Ulisses transformando a nação em um estado moderno, eficaz e comprometido conosco, a população, deixaremos um rastro de surtos e ranços para trás.

Leiam. E não perguntem nada.

Santamariense

Eu não sou descrente…sou realista. Quem tem um mínimo de discernimento percebe que esses anúncios são uma falácia. Essa montanha de dinheiro (1,7 trilhâo) vai sair decalque lugar….e nós vamos pagar…

Esteves

Como sempre. Todos tem suas razões.

Santamariense

De algum lugar*

Wellington R. Soares

Obras super faturadas, corrupção, trem bala, etc…
Já vimos esse filme antes rsrr

Santamariense

O governo divulgou isso tudo para causar impacto em quem não conhece sobre o assunto. Aqui, a maioria está por dentro do que já foi recebido e o que se planeja em cada um desses programas. A divulgação, da maneira que foi feita, só reforça o lado propagandístico da mesma. Ninguém sabe ao que se referem as quantidades e números colocados em cada um dos programas. Se referem ao que já foi recebido? Ao que vai ser recebido? São novas aquisições? Talvez nem o MD saiba…bem no estilo Brasil de fazer as coisas…

Esteves

Antes não faziam e não anunciavam porque não dá pra anunciar o que não será e pior, não Estava sendo feito. Agora anunciam. Qual o impacto de ir fazendo por partes? Qual o impacto de anunciar o todo? Quando chegaram na Bahia anunciaram o descobrimento do todo. Tivessem anunciado que tinham descoberto a Bahia… Tu acha que faz sentido cada Força anunciar esforços ou tu acha que faz mais sentido um governo reunir os empenhos e comunicar tudo pra todos? Eu fosse Almirante Tava adorando tirar do meu colo aquelas dezenas de PowerPoints que os Almirantes que passaram…deixaram sobre a… Read more »

Santamariense

Você falou, mas não disse. Nos números anunciados, tem aeronaves que já foram recebidas, navios já encomendados e com verba já capitalizada, etc. Tudo anunciado como fazendo parte desse pac e desses 53 bi. Tem um monte de inconsistências e inverdades ali. Basta ter um mínimo de conhecimento sobre os programas e suas quantidades anunciadas e negociadas há anos. E agora anunciam como sendo tudo coisas novas. Volto a dizer: o golpe taí, cai quem quer…

Burgos

Novidade nenhuma !!!🤔
Só pegaram o que tava em pauta no Governo anterior e rebatizaram só pra dizer que tão dando atenção a Segurança Nacional e Defesa do País !!!
Pronto falei !!!😏

Fernando "Nunão" De Martini

Concordo com o “novidade nenhuma” quanto aos programas, mas discordo do “pauta no governo anterior”.

Tem coisa aí com contrato assinado muito antes, 2015, 2008 e por aí vai, então é pauta do anterior, do anterior do anterior, e do anterior do anterior do anterior.

Burgos

Traduzindo: “Srs do alto Comando, devido ao grande déficit nos cofres públicos vamos contingenciar a verba disso, daquilo, ou seja nem 50% (sendo modesto) não sai do papel.”
Entra Governo,sai Governo e continua a mesma história (tudo parado)
Dura realidade !!!
Eu queria acreditar que tudo isso fosse verdade e que fosse até final dos projetos e que tudo saísse do papel.
Aguardemos então o decorrer dos fatos.
Grande abraço Nunão

Camargoer.

Caro Burgos. Segundo a lei de responsabilidade fiscal, os gastos públicos devem ser feitos em função da arrecadação. Não existem “contingenciamento” em função de déficit. Se a arrecadação for menor que a prevista para um determinado mês, o governo deve adiar alguns gastos. Caso contrário, o orçamento é executado como previsto.

Santamariense

Então, esse anúncio de 53 bi é mentiroso e para enganar os incautos e desinformados.

Wellington R. Soares

Nunão, uma dúvida ? Esses 34 Gripens, 4 Tamandaré serão novos além dos já encomendados, ou é a mesma quantidade que já estava no planejamento.

Camargoer.

Caro. Ainda que seja um pouco confuso, o PAC lista os gastos que serão realizados entre 2024 e 2027 que já estão contratados. Então são valores relativos ao primeiro lote dos caças e das FCT. Sobre um eventual segundo lote, os desembolsos só seriam realizados a partir de 2028, fora do escopo deste programa.

Wellington R. Soares

Entendido Sr. Camargoer, abradeço a informação. Quando vi essa lista dei um pulo de alegria pensando que eram novos lotes rsrr…Abraço !!!

Santamariense

Então, esse governo está pegando pra si, como sendo obra sua, empenhos e pagamentos já feitos em governos anteriores. Para mim, vinde de quem vem, não é novidade alguma.

Fernando Vieira

É assim no Brasil desde a proclamação da República. Só não era antes porque o imperador não tinha antecessor.

Fernando "Nunão" De Martini

Wellington,
Já falei disso em outros comentários desta matéria.

Eu acho que não tem nada de adicional na maioria dos casos, mas no geral está muito confuso, com cada item e quantidades mencionadas dando margem a mais de uma interpretação.

Aparentemente, a maioria dos casos é de equipamentos ainda a entregar dos contratos já assinados, incluindo-se no PAC os valores ainda a pagar dos financiamentos também já contratados de cada programa, para dar mais segurança de que escaparão de cortes. Mas é preciso ver caso a caso.

Esteves

Tava na pauta. E nunca saiu dela.

Camargoer.

Cara Burgos. Entenda que isso é o planejamento do governo para os próximos 4 anos. As prioridades foram escolhidas pelos próprios ministérios, governos estaduais e prefeituras. A orientação era para resgatar os projetos em andamento ou que estivem parados. Quem escolheu estes projetos como prioritários na área de defesa foi o próprio MInDef. Estes projetos serão aqueles que receberão recursos nos próximos 4 anos. Se não tem novidade (e não era para ter) é uma decisão do MInDef. Estes projetos poderiam ter sido deixados de lado, e os recursos teriam que ser negociados com a Fazenda e o Planejamento todo… Read more »

Esteves

Reclamavam quando os Almirantes iam com “pirex nas mãos” pedindo dinheiro…atrás de Ministro da Fazenda.

Não entendo esse povo.

Camargoer.

Nem tenta. Lembra da história do velho, da criança e do burro? É igual.

Santamariense

Então o governo não anuncie os 53 bi da maneira que anunciou. Ali está colocado como se fossem gastos novos, mas inclui aeronaves já recebidas, navios já contratados e com verba já capitalizada, etc. Só para enganar os desinformados.

Rodolfo

Vai ter dinheiro pra submarino nuclear, mas sem investimento no setor civil nuclear não vai ter mão de obra capacitada nem engenheiros jovens entrando no setor nuclear. Mais do que um barco movido a um reator, o domínio da tecnologia e da produção industrial de reatores me parece a mais importante conquista do programa da Marinha. Sinceramente também, só o custo de construção de uma usina nuclear de 3a geração é o custo de todo o investimento em defesa desse PAC… assim vai ser difícil encher o curso de graduação em Engenharia Nuclear da Poli USP com estudantes, e os… Read more »

L Grande

Esse submarino nuclear parece que não vai para frente pôr causa do nome AA- Álvaro Alberto. Parece até nome de um personagem de Chico Anísio. Se ninguém nem sabe falar o nome. Aí não vai…… Misericórdia.

Fernando Vieira

Eu ia fazer uma piada com o AA mas eu violaria uma das regras para comentários.

Mas falando sério acho que o Álvaro Alberto merece a homenagem, mesmo que se eu fosse ele já estaria questionando se isso é mesmo uma homenagem.

L Grande

Meu amigo Fernando. A primeira vez que eu vi aqui um comentário sobre AA vai entrar em serviço, eu fiquei pensando que desgrama de AA e esse um novo porta aviões, um novo navio que a Marinha comprou e eu não estou sabendo. Que disgrama de AA e esse. Aí depois que eu lembrei que era o Álvaro Alberto submarino nuclear. Mas não vai entrar em serviço tão cedo. Daqui uns 30 anos.

Fernando Vieira

Tá melhor que eu que a primeira vez que vi a sigla AA pensei em Alcoólicos Anônimos.

Henrique

Programa da aceleração da corrupção

As duas utras vezes foi usado pra isso com a bizarrice das empreiteiras pegarem o dinheiro e colocar no tesouro direto pq rendia mais que fazer a obra e recebe por ela (além disso ser praticamente impressão de dinheiro por um cheat safado) kkkkkk

Mas confia, a 3ª vai dar certo sim, tipo o paemb

AVISO DOS EDITORES:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ander

Como é bom discutir ações do estado, gostando ou não voltamos ao normal, lembrando que os principais programas das forças armadas se realizando hoje foram criados nos governo5 do P1, creio que isso foi fundamental para que não houvesse um go1pe militar no dia 08. Resumindo os mais criticados são os que mais fazem pelas forças.

Wellington R. Soares

Galera uma dúvida, isso serão lotes novos ?
Tipo mais 34 Gripens fora os já encomendados, mais 4 Tamandaré além do que já temos, etc…???
Se for isso seria ótimo sair do papel mesmo, teríamos uma força de respeito, finalmente rsrr…..

Camargoer.

Olá W. Acredito que os F39 e as FCT são primeiro lote. Este planejamento são sobre o gastos nos próximos 4 anos, portanto são valores relacionados aos pagamentos entre 2024 e 2027, todos relativos aos primeiros lotes. Um provável segundo lote destes equipamentos só serão contratados a partir de 2027/2028

AMX

Só acredito vendo.

Alex Barreto Cypriano

PAC 2. Do PAC 1 só 9% foi concluído. Agora esperam concluir uns 25-30%. Entendeu? A Defesa receberá (foi dito, escrito e celebrado) uns 53 bilhões, muito mais do que as rubricas de Educação e Saúde somadas. Mas o dinheiro é de rachadinha: o menos da viúva e das estatais e o mais de financiamento e setor privado. Adivinha? Mais do mesmo que levou às insurreições de década atrás. Os fascistas aguardam nova convocação da elite pra lavar a honra do capitalismo, ofendido pela improdutividade e desvalorização, em sangue. E quem tá fazendo isso são aqueles mesmos que dizem atrasar… Read more »

Leandro Costa

Alex, todos esses salvadores da pátria, com programas mirabolantes para encontrar uma saída para Brasil investindo nisso e naquilo, cujos planos sempre morrem na praia pelos mesmos motivos de sempre, que levam aos problemas de sempre e que são ferrenhamente defendidos pelo pessoal de sempre, não conseguem perceber uma coisa bem simples.

A saída para o Brasil é… o Galeão. Pelo menos para o pessoal do Rio. Mas certamente não é a saída para nos mantermos no tópico. Puxão de orelha da moderação no horizonte.

Esteves

Tudo sempre é uma questão de passar o cavalo adiante. O problema é que seguem montados em burros. “A nova edição vai incluir mais uma vez obras prometidas nos PACs 1 e 2 que não saíram do papel ou ficaram incompletas, caso das ferrovias Transnordestina e Oeste-Leste, ou da pavimentação de estradas em Minas Gerais e Paraná.  Projeto mal elaborado ou que não consegue antecipar todos os desafios da construção vai ter impactos na sua execução. Isso pode fazer, por exemplo, que o projeto demande uma quantidade de recursos maior, o que muitas vezes acaba inviabilizando de fato a construção”,… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Cavalo encilhado… lembrei vagamente da crise do encilhamento. Mas deve ser coisa da minha cabeça paranóica ou do meu coração histérico… a história só se repete se há lucro na reedição/reexibição. Hummm… é, it wont happen.

Fernando "Nunão" De Martini

Tamandares: esse programa ficou tão ausente da realidade que aqui Carvalho e Nunão sonham com rampas nos espaços vazios.

Não confunda explicação com sonho ou desejo.

Tanto eu quanto o Carvalho explicamos a existência de áreas reservadas desse tipo, no projeto, porque outros comentaristas (incluindo você mesmo) não faziam ideia disso e escreviam comentários baseados em premissas erradas. E debatemos possibilidades, o que não tem nada a ver com “sonho”.

Vire o disco, por favor. Isso já encheu o saco.

Esteves

Bom final de semana pra você também.

L Grande

Criamos um GT grupo de trabalho para avaliar aqueles comentaristas que mais comentam na trilogia aqueles que merecem viram mestre. Até o momento o Bosco, o camargoer e o Dalton viraram mestres
Mas todos podem virar o GT avalia diariamente os comentários. O Nunao é doutor pôr ter poder de veto no conselho de segurança.

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo eu… tudo eu…

Devo ter usado megafone pra vender pamonha no meio do Sermão da Montanha

L Grande

Kkkkkk

L Grande

Nunao apenas complementando, aquele seu comentário sobre a frotilha do Mato grosso descer o Rio Paraguai Paraná com apoio aéreo para garantir a livre navegação ,na década de 30, 99,99% da população brasileira não conhece essa história. Parabéns. Seria interessante postar essa história para a moçada nova conhecer como era o Brasil.

Fernando "Nunão" De Martini

L Grande, Só um reparo: eu não escrevi exatamente que a Flotilha de Mato Grosso desceu o rio Paraguai com apoio aéreo para garantir livre navegação nos anos 30, durante a guerra do Chaco. Escrevi que ela se mantinha de prontidão pra isso, se necessário (dentro do possível, mesmo porque o monitor Pernambuco estava em reparos). Se não me expressei claramente na ocasião, peço desculpas. Pra garantir que a livre navegação fosse respeitada pelos dois países em guerra, a diminuta flotilha realizava missões de patrulha da neutralidade (mesmo que o principal navio fosse o aviso Oiapoque, em vez do monitor),… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Olá Nunão. Off Topic… comprei meus ingressos para ver o Paul McCartney… UhhhhUUUUUU

Fernando "Nunão" De Martini

Coincidência. Parabéns. Também estava resolvendo isso aqui e consegui.

Finalmente vou ver um show do segundo Beatle vivo, já que pude ver o Ringo bem de perto há alguns anos. Mas o Paul será visto bem de longe…

E quem reclamar que isso é off topic no Poder Naval nunca ouviu Yellow Submarine.

Camargoer.

Legal. Parabéns Nunão. Vamos customizar camisetas com Yellow Submarine desenhadas…

Leandro Costa

Sinceramente fico feliz por vocês. Dêem um aceno ao Paul por mim.

Camargoer.

Obrigado Leandro.

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo: onde se lê ‘Educação e Saúde somadas’, leia-se ‘Educação e Saúde separadamente’.

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveito para dizer que meu comentário abaixo (de meia hora atrás) foi escrito antes de ler este de correção que vc fez, e que ficou “perdido” pra mim na virada das páginas no ambiente da administração. Só vi sua correção agora.

Enfim, encare como um complemento.

Fernando "Nunão" De Martini

“ A Defesa receberá (foi dito, escrito e celebrado) uns 53 bilhões, muito mais do que as rubricas de Educação e Saúde somadas.” Alex, acho que você leu errado alguma notícia. Para a Defesa foram reservados, neste PAC, recursos maiores que os eixos de Educação e Saúde nas comparações individuais, e não somadas. Para Educação, são 45 bilhões, para Saúde, 31 bilhões. A soma de ambas dá 76 bi. Para a Defesa são 53 bilhões. Dentre os 9 eixos, tem alguns que receberão mais do que o dobro dos recursos de Defesa, Educação e Saúde somadas (e pode somar ainda… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Verdade, doutor Nunão. Na matéria do Forças Terrestres tem um quadro muito ilustrativo dos valores. Podia ser colocado no Naval, também. Acho que merecemos, por aqui.

Fernando "Nunão" De Martini

Melhor não. Já fizeram um escândalo no Forte porque publicamos uma matéria falando do PAC como um todo, com intenção de ajudar o entendimento, valores de cada eixo e a comparação com o eixo da defesa.

Gente chata.

Falando em chato, minha vez:

Me chame de Nunão.

Ou, se for pra chamar de doutor, exijo nada menos que o complemento correto: doutor Fernando De Martini.

😃

Camargoer.

Nunão, Fernando Nunão.

Jorge Cardoso

O PAC I deu ênfase as obras de infraestrutura vitais para o desenvolvimento da nação, como a refinaria de Abreu e Lima, e sua inédita colaboração com os companheiros bolivarianos, e a usina de Belo Monte, obra com profundo respeito ambiental e elevada produção energética.

Já no PAC II, privilegiamos as obras de mobilidade e inauguramos modais inéditos no país, como o teleférico do Alemão e o VLT de Cuiabá.

Agora o PAC III, felizmente, dará prioridade a área de defesa. Teremos mais Guaranis, Scorpenes, Gripens e, desculpem-me os editores, o KC-T a quatro…

Fernando "Nunão" De Martini

“Agora o PAC III, felizmente, dará prioridade a área de defesa.” Onde você leu isso? Ainda que seu comentário tenha tom de ironia em boa parte, a Defesa ficou com cerca de 3,5% do PAC3. Ou seja, nem de longe a prioridade do PAC3 é o eixo Defesa (e nem deveria ser mesmo). Estamos discutindo os recursos desse eixo porque é a temática da Trilogia, mas, por exemplo, o eixo Defesa tem cerca de 1/10 dos recursos alocados ao eixo Transição e Segurança Energética”, para o qual se planejou 540 bilhões. Só esse eixo, mais o de transportes, com cerca… Read more »

L Grande

Dinheiro do tesouro orçamento governo federal é apenas 372 bilhões de reais. A defesa ficou com 52 bilhões de reais 1/7. Aproximadamente 15%. O restante do PAC que é apenas um plano planejamento é dinheiro privado, Petrobrás que tem seu próprio orçamento,etc. Um plano planejamento pode dar errado . Pode acontecer uma pandemia em que o governo federal dá época foi obrigado a gastar 800 bilhões. Pode acontecer uma guerra em que todo o orçamento vai para a defesa. Etcetera. PAC igual plano planejamento só isso não quer dizer que tudo vai se concretizar. É apenas uma estrada,um caminho para… Read more »

Esteves

O primeiro PAC, criticado como os outros, foi criado para aumentar o investimento público em infraestrutura. “Em 2009, o governo federal anunciou um aporte de R$ 140 bilhões como forma de minimizar os impactos da crise econômica de 2008/2009. Foi nessa fase que o governo começou a construir as grandes hidrelétricas da Amazônia: a de Santo Antônio começou em 2008, a de Jirau em 2009 e a de Belo Monte em 2011.” O segundo PAC foi caracterizado pelo aumento dos recursos e por maiores aportes financeiros do Tesouro Nacional e, pela captação de recursos privados em leilões e concessões. O… Read more »

Santamariense

Teu penúltimo parágrafo explica a incompetência, ineficácia e a corrupção que envolvem esses PAC’s.

Santamariense

VLT de Cuiabá?? Qual? Aquele que foi anunciado e não foi finalizado e teve os trilhos arrancados apôs terem sido instalados, sem nunca trem operado com os veículos?

Santamariense

Complementando:
Vou entender como ironia, pois qual VLT de Cuiabá?? Aquele que foi anunciado e não foi finalizado e teve os trilhos arrancados apôs terem sido instalados, sem nunca terem operado com os veículos?

Antonio Cançado

Esse submarino nuclear já virou galhofa…
Mais de quatro décadas consumindo recursos pra absolutamente nada, e tudo envolto em muita corrupção…

Me lembra o trem bala que ligaria São Paulo ao Rio nas Olimpíadas de 2016, oito anos atrás…

Jesuan

Antes tarde do que nunca.

Camargoer.

Anos mais tarde do que nunca.

GUPPY

Gostaria que um Navio-Tanque estivesse na lista da Marinha.

Esteves

Rarara.

Escreveram, falaram, opinaram e…a caravana passou. Não fará diferença alguma como não fez diferença o assassinato de Ramses III pelo filho maldito Pentawere, esse firififi sobre o PAC III

Pentawere cortou o pescoço do pai enquanto sua mãe Titi cravava uma adaga no coração do Faraó.

Set, a divindade do Caos, fez o que?

Ramses III. PAC III.

O assassinato está registrado em pedra. O PAC III ficará?

Boa semana a todos. Amanhã ligo no IPEN pra saber porque o reator multiproposito que só mostram maquete Estará no PAC III.

Rarara.

L Grande

Mestre Esteves. Muito bom. Gostei…

guilardo

Parece que a alienação é uma endemia nacional. Quem se lembra do PAC 1 da Dilma? Pois bem, ela lançou o PAC 3 sem ao menos concluir o primeiro. O Brasil vive de “projetos”. Quando não se quer cumprir alguma obrigação, faz-se logo um “projeto”. Era assim com a SUDENE e outras superintendências de fomento . O mercado já se ouriçou com o anúncio do tal PAC. A bolsa reagiu mal. Vem tanta pressão que duvido muito que se cumpra um terço do prometido. O Brasil não termina nada que começa. Anunciar PACs é apenas mera demagogia. Prometer não custa… Read more »

Fabiano

Tem nada de EXTRA ai, é só pra pagar tudo que já tá em andamento…excessão talvez, esses 11 patrulhas, a conversão dos 2 Airbus….C-30. Até os os Helicópterosdevem ser os Caracais restantes e os esquilos trocados por 2 deles pela MB e FAB.

Diego Tarses Cardoso

Senhores, não entendi se serão adquiridas mais 4 fragatas Tamandaré além das quatro já contratadas. Se estiverem falando em pagar as quatro já em produção, estão apenas fingindo fazer algo novo.

Da mesma forma podemos falar dos A330; Dos Gripens e outros. Não somos bobos, se não forem novas aquisições, estão usando o tema defesa para fins espúrios, não com a defesa em si.

rfeng

Já pode rir, o contingenciamento que vai vir no final do ano vai trazer para a realidade.

Vinicius

“Projeto KC-X” e “Aeronave Aeromédica e Reabastecimento – Conversão de 2 aeronaves A330 (Aeronáutica)”
Repetiram o mesmo projeto com palavras diferentes…

Otto Lima

Resumidamente, o que foi apresentado foi uma INTENÇÃO de alocar recursos do PAC em projetos militares já em curso. É ver para crer…