O Comando do 2º Distrito Naval divulgou, na semana passada, duas notas que mostam algumas das missões realizadas por navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL, ao qual estão subordinados a corveta Caboclo e os navios-patrulha Guaratuba e Gravataí) e do Comando da Força de Minagem e Varreduta (ComForMinVar, com os navios-varredores Aratu, Atalaia e Araçatuba ).

Seguem as notas, que na missão do navio-patrulha Guaratuba mostram parte das atribuições rotineiras desses navios, que incluem missões no Arquipélago de Abrolhos e, no caso dos navios-varredores, detalham preparações para operações que serão realizadas neste segundo semestre, incluindo os testes de embarcações autônomas e remotamente controladas, em desenvolvimento.

09/08/23 – Navio-Patrulha “Guaratuba” realiza exercício de tiro e reabastecimento do Radiofarol de Abrolhos

O Navio-Patrulha “Guaratuba” realizou, no período de 31 de julho a 4 de agosto, ação de presença no litoral sul da Bahia, exercício de tiro real e o reabastecimento de óleo combustível do Radiofarol de Abrolhos.

No dia 31 de julho, foi realizado um exercício de tiro real com a metralhadora 20mm sobre alvo de superfície à deriva. Ao término do exercício, foram disparados 930 tiros. Já no dia 2 de agosto, o navio realizou o reabastecimento de 11.000 litros de óleo combustível ao Radiofarol de Abrolhos, localizado na Ilha de Santa Bárbara.

O ComGptPatNavL tem a missão de aprestar e empregar os meios subordinados em Patrulha Naval, Operações de Socorro e Salvamento, Esclarecimento e Apoio Logístico Móvel.

09/08/23 – Comando da Força de Minagem e Varredura intensifica adestramento dos meios subordinados

Os Navios-Varredores (NV) “Atalaia” e “Araçatuba”, subordinados ao Comando da Força de Minagem e Varredura (ComForMinVar), realizaram, no dia 3 de agosto, exercícios de Contramedidas de Minagem na Baía de Todos-os-Santos (BTS). Na ocasião, os navios realizaram varredura mecânica dupla, lançamento e recolhimento de boias de demarcação de canal varrido e guiagem.

Navio varredor Marinha

Os exercícios realizados consistem em, com os navios em formatura, realizar o lançamento do dispositivo de varredura mecânica WMK-7, dispositivo composto por, basicamente, cabos de varredura e tesouras, que têm o objetivo de cortar o cabo amarra das minas de fundeio e trazê-las para superfície, possibilitando o seu recolhimento.

Após a passagem dos navios com o dispositivo por uma determinada área, esse local é considerado seguro. Nesse momento, a área varrida é demarcada por meios de boias, a fim de indicar por onde os demais navios poderão transitar. Os Navios-Varredores, então, por ocasião da chegada dos demais meios, realizam a guiagem da Força Naval pelo canal varrido demarcado, garantindo sua chegada, com segurança, na área do objetivo militar.

Em consonância com a missão da Força de Minagem e Varredura (de planejar e executar Operações de Contramedidas de Minagem), e visando a preparação dos meios para as importantes comissões que ocorrerão no segundo semestre, tais como TROPICALEX, MINEX e DRAGÃO, os navios têm intensificado seus adestramentos no mar.

No contexto da Operação TROPICALEX, os Navios-Varredores realizam varredura, demarcação de canal varrido e guiagem dos navios da Esquadra na BTS. Na Operação DRAGÃO, o mesmo procedimento será realizado. Contudo, o Corpo de Fuzileiros Navais estará embarcado nos meios da Esquadra e o objetivo da operação é garantir a passagem segura dos navios até a praia onde será realizado o desembarque anfíbio.

Na MINEX – operação que será conduzida pelo Comando do 2º Distrito Naval -, haverá o lançamento real de minas submarinas, com a subsequente Operação de Varredura real pelos navios-varredores, oportunidade em que todo treinamento das tripulações será colocado à prova. Ainda na MINEX, serão testadas embarcações autônomas e remotamente controladas que encontram-se sendo desenvolvidas pela Marinha do Brasil para atuarem na Guerra de Minas, um importante passo em direção ao futuro.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

O “Albardão” foi retirado de serviço em 2021.

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade. O 2º DN ainda não atualizou os meios subordinados na página do organograma (primeiro link da matéria) e fui na onda.
Já corrigi, obrigado.

FERNANDO

Hummm, é impressão minha, ou o navio M17 é feito de MADEIRA?

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, é feito de madeira. É um dos materiais utilizados em navios do tipo, para minimizar a possibilidade de acionarem as espoletas de minas magnéticas. Também podem ser usados cascos de materiais compostos (como fibra + plástico) ou de aço não magnético.

Willber Rodrigues

(…) incluindo os testes de embarcações autônomas e remotamente controladas, em desenvolvimento.´´

Opa, essa me interessa.

https://www.naval.com.br/blog/2021/10/15/marinha-do-brasil-realiza-primeira-navegacao-com-veiculo-de-superficie-nao-tripulado/

Seria essa do link acima, ou algum outro modelo não especificado?

Aéreo

O titulo deveria ser. Mais um dia da guarda costeira em mares da Bahia.

Marcelo Andrade

Que bom que vc sabe o que é uma missão de patrulhamento de uma missão de combate. Já é um inicio….

Rafael Gustavo de Oliveira

Corveta Caboclo ainda na ativa? acho que ela é da época da guerra da Coreia…falando em patrulha gostei bastante da solução que o Peru adotou com a SIMA para com navios patrulheiros de 500t, compraram o projeto sul-coreano Classe Taeguk e começaram a fabricar denominando localmente como Classe Rio Pativilca/Canete (algo assim), assinaram o contrato em 2013, em 2015 já receberam o primeiro navio e já possuem 6 incorporados até o momento…. deixando de lado um pouco o navio e focando no programa é inadmissível ver programas como o Peruano rodando e os nossos não, há algo de muito errado… Read more »

Marcelo Andrade

E quais outros Programas o Peru está enganjado? Aqui temos 3 Programas em andamento, só na Marinha. Podem estar atrasados mas continuam, Comparação viralata essa tua!

Rafael Gustavo de Oliveira

“Aqui temos 3 Programas em andamento”….serio mesmo? então quer dizer que ter vários programas em andamento justifica descumprimento de cronogramas, corte de recursos, etc….quem está sendo viralata aqui?…

Rafael Gustavo de Oliveira

um país de tamanho continental como o Brasil, deveria ser tratado com seriedade e competência por todos envolvidos, seja politico ou militar….abrir novos programas, enquanto os outros já estão no final de vida útil e não ficar remendando navios patrulha jorrando dinheiro do contribuinte (o meu dinheiro, o seu dinheiro e de todos que estão lendo….) precisamos de meios novos já faz uma década….faliu o estaleiro lá e ficaram olhando um para cara do outro (e agora?) e as atitudes vem a passos de tartaruga sempre com as mesmas desculpas de falta de verba…..a marinha do Peru tem mais verba… Read more »

Grifon

Infestado de chineses…