Navios da Marinha do Brasil e da Força Marítima de Autodefesa do Japão realizam exercício PASSEX

77

No dia 10 de agosto, os navios JS Kashima e JS Hatakase do Esquadrão de Treinamento da JMSDF – Força Marítima de Autodefesa do Japão realizaram exercício PASSEX com navios da Marinha do Brasil.

Os navios japoneses visitarão os portos do Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), de 13 a 17 e 22 a 24 de agosto, em seu cruzeiro de treinamento no exterior de 2023.

O objetivo do cruzeiro é oferecer aos oficiais estagiários oportunidades de treinamento para reforçar os conhecimentos e habilidades aprendidas na Escola de Candidatos a Oficiais, familiarizá-los com o mar e cultivar as qualidades exigidas dos oficiais.

FOTOS: JMSDF e MB

VEJAM TAMBÉM:

Marinha do Brasil realiza exercício inédito com a Marinha da China

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Yōkoso Nihon e.

Camargoer.

Segundo alguns colegas, este tipo de visita tem o poder de influenciar mentes e corações. A visita dos iranianos transformou a MB em uma entidade xiita. Agora vai se tornar xintoísta. Aliás, semana passada, Brasil e Japão concordaram em acabar com o visto para turista entre os dois países… agora a visita da marinha japonesa.. uhhhhhhhh. Soo desu, né.

JS666

Não esqueçamos que o Japão é comunista, afinal tem vermelho na bandeira. A MB vai virar comunista e xintoísta.

Camargoer.

E a bandeira da marinha japonesa tem aqueles raios da morte.. riso.

Salomon

A bandeira do Japão não tem cor vermelha. Pesquise. Se quiser eu respondo.

Camargoer.

Olá Solomon. Deixa explicar. Há um painel no Congresso Nacional, lindo por sinal, onde de um lado partes das bandeiras do Brasil e do Japão estão unidas juntas. No lado brasileiro, o semicírculo é azul e na metade japonesa o semicírculo é vermelho. Este painel celebra a imigração japonesa no Brasil. Uma figura doida com a mente embaçada fez um vídeo dizendo que era uma provocação comunista para mudar a bandeira do Brasil. https://veja.abril.com.br/politica/manifestante-confunde-bandeira-do-japao-com-simbolo-comunista

Esteves

Foi no Centro Cultural no Paraíso. A “manifestante” é aquela deputada. Disse que havia um símbolo comunista ao lado da bandeira nacional.

Ela também disse que a Havan veio de Havana. Ela Estava envolvida com o ET Bilu. Outra dela é que L morreu e tem um sósia lá.

A nave de Saturno que chegaria em julho (a mãe da Fofinha aguarda) mais outra.

Mais uma? Ela pedia golpe de estado porque os militares são guardiões.

Camargoer.

Obrigado pela correção Esteves. Banzai!

Esteves

Teve festa de Okinawa na Vila Carrão. Contaram que foi bacana.

Gilson

A Vermelha é uma Bandeira Revolucionária. Que foi adotada pelas forças armadas até os dias de hoje.

João

Aquele vermelho é o ☀️ sol, por isso se chama o país do sol nascente. Haja capim!

Jagder#44

Se você acha normal o Brasil ter relações militares com países que não são democráticos, isso diz algo sobre sua linha de pensamento.
No mais, o existe cerca de 2 milhões de descendentes de japoneses no Brasil.
Por fim, não dá para comparar o Japão com o Irã, você morou lá e sabe como é. Mahsa Amini te manda lembranças, do paraíso.

Camargoer.

É sempre um clichê usar as inconsistências das política externa dos EUA para rebater algumas coisas, mas acaba sendo um modo simples. Por exemplo, em 2013, os militares deram um golpe de estado no Egito, o qual é hoje classificado com um país “not free” pela Freedom House com apena 18 pontos em uma escala de 100. Ainda assim, o Egito é o segundo país que mais recebe recursos de ajuda militar dos EUA. Outro exemplo foi a operação miliar dos EUA para protegerem a Arábia Saudita (também classificado como “not free” com apenas 8 pontos pela Freedom House) durante… Read more »

Jagder#44

Sim, mas estamos falando do BRASIL.
O que os outros países praticam, em termos de relações, não devem nos nortear.

Camargoer.

Caro. As operações Passex são tradicionais. Sempre que possível, quando navios de uma marinha estrangeira cujo país mantém relações diplomáticas com o Brasil, visitam um porto brasileiro, a MB realiza uma operação Passex. Estas visitas são planejadas pelas marinhas que visitam o Brasil, assim como acontece quando navios da MB visitam outros países. Lembro que o Brasil recebeu recentemente navios dos EUA, Russia, China, Irã e agora Japão.. deve ter recebido outros que eu não lembro. Agora, só falta reclamar que o Brasil mantém relações diplomáticas com estes e outros países.

Fernando

Isso sem falar nas atividades nada democraticas dos USA durante os anos da Operação Condor.

Camargoer.

Olá Fernando. Então, considerando apenas a operação Brother Sam, alguém poderia criticar as operações conjuntas entre a MB e a USN. Mas isso seria tão ridículo quanto fechar os portos para uma visita de navios de uma marinha de um país com o qual o Brasil mantém relações diplomáticas.

Fernando

Perfeito!

Camargoer.

obrigado Fernando.

Rogério Ferreira Melo

Aí, tu deu aula, parabéns 👏👏👏👏

Camargoer.

Obrigado Rogério. #tamojunto

adriano Madureira

“Se você acha normal o Brasil ter relações militares com países que não são democráticos, isso diz algo sobre sua linha de pensamento”. Amigão, abra sua mente, não se limite a essa historinha de “mocinho e Bandido”, “democracia e ditadura”,” mundo livre e eixo do mal”, a linha que separa eles é tênue… Qual o problema de ter relações com países “malvados”?! Quem determina oque é um bom país ou um párea?! Caso você não saiba meu caro, Washington, o grande defensor da liberdade, paz, democracia, direitos humanos e liberdade de expressão, mantém relações comerciais com os piores déspotas da… Read more »

Jagder#44

Você está misturando tudo. Você tem razão em seu comentário, mas não compreendeu o que eu quis dizer. O fato de existir ditador bonzinho (ou não) não significa que temos que ir pelo caminho do desrespeito à democracia e humanidade. Se Washington, Moscou, Pnongyang, ou Havana mantém relações comerciais com os piores déspotas da África, não temos nada a ver com isso, eles têm os interesses comerciais deles, assim como nós podemos ter também (com eles). Relações comerciais são boas até com a Coréia do Norte, se assim o governo brasileiro o decidir. Já cooperação/exercícios militares/etc, não. Aliás, só existem… Read more »

WSilva

O Brasil é que teria que conquistar mentes e corações no Irã e Japão e não o contrário dado a importância e as riquizas do Brasil.

É assustador ver brasileiros comemorando como se fosse copa do mundo esses exericios militares entre Brasil e o Japão ou com Irã, EUA, China, Russia etc.

Camargoer.

Caro W. Sou um nipófilo assumido, então é muito normal que eu comemore todas as atividades que aproximem o Brasil do Japão.

WSilva

O problema é ”conquistar mentes e corações”.

Se todo país que fizer exercicio militar com o Brasil conquistar mentes e corações por aqui então estamos perdidos.

Camargoer.

Caro. Obviamente, fiz uma brincadeira usando o título de um documentário (premiado) denunciando os mal-feitos dos EUA durante a Guerra do Vietnã para lembrar as críticas de vários colegas á visita de dois navios da marinha do Irã, como se aquilo fosse algo sem paralelo, enquanto que a visita de navios de outras marinhas no Brasil é algo comum, assim como são comuns as operações Passex com estas marinhas. É óbvio que a visitar de alguns navios de marinhas estrangeiras são normais e dificilmente teriam capacidade de influenciar qualquer coisa na MB, para o bem ou para o mal.

Salomon

Tb sou. Morei no Japão. Aliás..em Okinawa. Não é exatamente a mesma coisa.

Camargoer.

Olá Solomon. Pena não ter tido oportunidade de visitar Okinawa quanto estive lá. Está na lista.

Salomon

É outro Japão, acredite. A 2a Guerra ainda não terminou lá. Metade da ilha principal é tomada por bases americanas e correlatos. Conheci por dentro uma, Kadena. A língua é bem diferente e a relação não é boa com japoneses e chineses. Calor e água cristalina. Plantações de Cana-de-açúcar, acredite. A ocupação americana fez a educação ficar defasada, para baixo, em relação ao resto do Japão, segundo o Mombusho, o ministério da Educação. Um detalhe: conheci uma escola, ao lado de uma base de marines, que tinha vidros duplos porque o barulho era demais, ali abri uma janela uma vez… Read more »

Camargoer.

Pois. Talvez seja momento dos EUA fecharem a base.

Fernando Vieira

Eles podem até ter considerado essa ideia alguns anos atrás mas agora com o expansionismo chinês acredito que os japoneses que não devem querer que os americanos saiam.

Camargoer.

Olá Fernando. Lembro, lá em Tokyo, notícias no telejornal de protestos da população civil. Acho que o ponto mais grave aconteceu quando um fuzileiro estuprou e assassinou uma jovem em Okinawa, O problema é que este tipo de incidente ocorre periodicamente lá.

WSilva

”acredito que os japoneses que não devem querer que os americanos saiam.”

Com ou sem China os americanos nunca mais deixarão de ocupar o território japonês a não ser que um dia o império americano colapse e fique muito custoso militarmente continuar ocupando aquele território. Nada pode fazer o Japão a não aceitar a vontade norte americana.

Aliás, há relatos assustadores sobre o que alguns soldados americanos fazem com mulheres lá de Okinawa.

Camargoer.

Olá W. Sim. Existem diversos problemas causados pelas tropas estacionadas em Okinawa. Os mais graves são os estupros e assassinatos. Os mais comuns são brigas de rua envolvendo soldados embriagados e acidentes de transito. Também existem problemas com a comunidade em outros aspectos, principalmente pela dificuldade dos soldados respeitarem os costumes e a cultura local. Durante o pós-guerra, estes soldados eram importantes para a movimentação da economia local, mas praticamente desde a década de 70 isso deixou de ser importante. É uma situação bem complicada.

Santamariense

Pergunta para o governo japonês se eles querem que os EUA fechem a base.

Santamariense

Qual será que chegou primeiro ao local? A base ou a escola?

Salomon

No escuro, sem pensar, digo que foi a escola. Apostaria nisso.
Abs

Dalton

Você corrobora o que uma amiga nissei contou-me muitos anos atrás quando morou no Japão sobre japoneses considerarem os habitantes de Okinawa como cidadãos de segunda classe ou algo assim. . A população de Okinawa tem todos os motivos do mundo para não querer bases americanas lá, até porque a grande maioria de militares americanos encontra-se lá, e isso trás além de crimes, poluição do meio ambiente e mesmo aeronaves despencando do céu. . O problema é que a localização geográfica da ilha a meio caminho entre o sul do Japão e Taiwan a torna vital e é para lá… Read more »

Dalton

Escrevi apressadamente então ficou confuso o final: os navios anfíbio saem de Sasebo para embarcar fuzileiros navais em Okinawa para patrulhas anuais e quando encerradas devolvem os fuzileiros navais e equipamento à Okinawa e então retornam à Sasebo.

Fernando Vieira

Mas um dos maiores japoneses de todos os tempos nasceu em Okinawa: O grande mestre Nariyoshi Keisuke Miyagi. Como ele pode ser considerado um cidadão de segunda classe no Japão?

Aliás, essa questão da base americana lá é levemente mostrada no Karatê Kid 2 onde a vila do Miyagi está dentro da base americana e a presença americana por lá deu uma boa mexida nos costumes japoneses.

Camargoer.

Olá Dalton. No passado, durante o período feudal, havia uma clara separação regional no Japão. Eram mais ou menos quatro grandes regiões: Okinawa, parte sul de Osaka, incluindo Kyoto, parte central em torno de Tokyo e Sendai, e a parte norte em torno da ilha de Hokkaido. Cada região era governada por uma clã. Ainda hoje, cada região tem um sotaque local distinto. Depois da restauração Meiji, o imperador estabeleceu a ideia do Japão Imperial, ou de um único Japão. Esta ideia se tornou mais forte após a derrota na II Guerra, tanto que os grupos mais nacionalistas de direita,… Read more »

Salomon

Chega a ser racismo, pois um japonês de Hokkaido, ao norte, é bem diferente de um okinawan. Os Ainos então, são considerados animais, também no norte.
E o okinawango é bem diferente do japonês. Mas o poder central força o uso de nihongo. Ex: o peixe típico de Okinawa é chamado lá de “TontonMi”, mas já virou ‘Tobi Haze”, em japonês.

Mars

Rapaz acho que o JS Hatakase tem mais poder de fogo que as duas fragatas da MB juntas. rs

Jagder#44

Eu tenho é quase certeza disso.

Kornet

E teve um site(World Directory of Modern Military Warships) disse que a MB é a 25 mais poderosa do mundo.
A da Indonésia é a 4 na frente da do Japão,CS,Índia,França,Itália,GB e Alemanha,é verdade esse bilhete ,rs.

L Grande

Infelizmente parece que este site contou os navios de pesca da indonésia. Coitada da indonésia esses dias um submarino antigo da indonésia afundou. Os nossos Tupi que foram aposentados são melhores.

deadeye

A diferença é que recentemente a indonésia encomendou 6 FREEM zero bala

Kornet

Mas isso a faz ser a 4 maior do mundo? Falta muita Freem e outros meios navais para ela estar na frente de uma do Japão,CS,Índia,França e etc.
Deve ser pelo número de barcos de pesca como o L grande falou acima.

Dalton

Depende muito da fonte e de como as listas são constituídas, por exemplo, a marinha da Indonésia tem dezenas de pequenas embarcações de patrulha que são incluídas, mas, mesmo a US Navy estando na frente nessa lista, os “hovercrafts” e “LCUs” de desembarque, maiores que esses navios de patrulha não entram na contagem da US Navy.
.
Outras listas situam a marinha da Indonésia em décimo lugar por conta de número de unidades mas quando se trata de listagem de marinhas mais poderosas ela nem aparece entre as 10 maiores.
.

deadeye

A comparação era com a MB

No one

O ranking deixa a desejar e carece de atualização, mas ele fornece vários dados e parâmetros que são úteis como ponto de partida . Claro que não é suficiente, carece de vários outros dados ( só para citar um exemplo, a ROYAL NAVY conta com o apóio da Royal Fleet Auxiliary ) e uma averiguação dos dados além de uma própria avaliação do que significa poder naval. Mas a marinha da Indonesia é muito maior do que a MB , tanto nos números de unidades quanto no deslocamento agregado. È até algo natural, o país é um arquipélago. Já no… Read more »

Esteves

Esse ranking foi republicado pelo Valor. Editado por um estagiário. Contemplaram o São Paulo, 7 submarinos e mais um tanto de desatualizações.

No one

Verdade,é meio esquisito. Na MB eles contabilizaram até unidades que ainda estão em em fase testes como o Humaitá ou retiradas do serviço como o Timbira, já na MMI-o Trieste que está e fase de testes e os os dois primeiros PPA que de fato já foram entregues- eles não inseriram várias unidades. Mas volto a repitir, mesmo com todas desatualizaçoes e a pontuação bizarra, é uma uma base para começar uma comparação e pesquisa mais precisa. Você pode notar já alguns indicadores interessantes como a idade média da frota, nisso a Marinha do Japão é excelente junto com a… Read more »

No one

Repetir*

No one

Não comparece o São Paulo, só o NAM Atlântico.

Esteves

Citaram porta-aviões.

No one

Erro de interpretação minha, Esteves.
Pensei você estivesse se referindo ao ranking do site (World Directory of Modern Military Warships).

adriano Madureira
adriano Madureira
L Grande

Parabéns Adriano, é lógico que eu fiz uma brincadeira com navios de pesca. Mas 168 navios da indonésia são pequenos navios patrulha. 4 submarinos indonésia, os 7 brasileiros são melhores, 7 fragatas da indonésia, o Brasil tem mais.

No one

7 ? Tapajó e Timbira foram retirados, o Humaitá está ainda em fase de testes.

Quantas corvetas ( barroso e Noronha , só ? ) , patrulhas, OPVs e LPD tem a MB? Não tem nem como comparar .

A qualidade não difere muito, mas em quantidade é absurdamente superior a marinha da Indonesia.

L Grande

O site como eu, considera que os submarinos da classe Tupi estão em na reserva podendo voltar a ação se houver necessidade. Os submarinos classe Tupi ainda são tão bons que vários países querem comprar eles do Brasil. O Brasil tem que criar o conceito de equipamentos militares na reserva. EUA e principalmente a Rússia tem milhares de equipamentos militares antigos na reserva e quando precisa colocam na batalha. Como os Russos estão fazendo hj com T-55 T-64,etc.

No one

Não, o site não considera isso, simplesmente deu uma mancada. Está desatualizado. Simples.

É só observar vários outros erros e falhas.

Dalton

Há dois tipos de “reserva”, em uma, o objeto dela é bem mantido podendo sim se necessário ser reativado e foi o caso por exemplo ao menos nos primeiros dois anos do então NAe USS Kitty Hawk descomissionado em 2009 embora tenha permanecido até 2017 mas, então às condições haviam deteriorado demais. . No outro tipo de “reserva” o objeto recebe apenas atenção contra inundações, incêndios e mesmo pilhagem, aguardando a decisão final que pode levar poucos meses ou anos se o mesmo será desmantelado ou irá virar alvo para exercícios. . Em algum ponto os submarinos Timbira e Tapajó… Read more »

adriano Madureira
Santamariense

Armamento padrão da classe Hatakaze (hoje, como navio-escola, não sei se mantém todos): Armamento: 1 lançador Mk-13 de míssil de braço único para RIM-66 Standard SM-1MR SAM (40 mísseis) 2 canhões Mk-42 de 5 polegadas/54 calibres (127 mm ) 2 lançadores de mísseis Mk-141 para 8 RGM-84 Harpoon SSM 1 lançador Tipo 74 (Mk-16) para 8 foguetes anti-submarinos RUR-5 ASROC 2 lançadores de torpedos triplos de 75 polegadas (324 mm) para torpedos Mk-46 2 Mk-15 Phalanx Close-In-Weapon-System (CIWS) Armamento padrão classe Niterói: 4 lançadores de mísseis antinavio MM-40 EXOCET Block I (quantidade mísseis não informada) Sistema óctuplo de lançamento Albatros… Read more »

Allan Lemos

Ai sim, tem que fazer exercício é com países de verdade, não com a Argentina.

Kommander

Argentinos estão _____________ pra gente, e parte disso é culpa do Brasil que não se impõe como potência e mostra quem manda na América do sul. Aliás, Argentina devia ser apenas um destino turístico para os brasileiros, já que para eles o que importa mesmo é a Europa.

EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO E EVITE COMENTÁRIOS COM TEOR XENÓFOBO. LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

L Grande

Verdade.

Allan Lemos

Só se pode fazer exercício com países da mesma região?

O ponto é que se deve treinar com quem tenha coisas a agregar e a ensinar, não com quem é pior do que você.

Se você fosse um jovem jogador de futebol ia preferir fazer um treino com o Guardiola ou com o Zezinho treinador da segunda divisão do Campeonato Acreano?

Otto Lima

Será que esses navios japoneses vão abrir para visitação pública aqui no Rio?

Alex Barreto Cypriano

Bela foto aquela da saudação dos marinheiros japoneses à F-44. É assim mesmo, que do nosso lado tenha tão pouca gente em saudação recíproca?

Dalton

Alex, o “Kashima” tem mais de uma centena de cadetes a bordo então natural que haja
mais gente disponível para “saudações”. 🙂

Esteves

Teve um Passex mostrado aqui com belas saudações dos dois lados. Ficou esquisito saudarem de um lado e não haver retribuição nossa.

Humilde Brasileiro

Algo interessante. Não me recordo de um exercício bilateral entre as duas nações

Diego

Zoeiras à parte, Brasil e Japão não entraram em guerra na II Guerra. O Brasil só declarou guerra à Alemanha e à italia