Contratados reparos e manutenções de navios-patrulha no 3º e 4º distritos navais da MB

14

Navio-Patrulha Guaiba P41

Navios-patrulha Bracuí  (4ºDN) e Guaíba (3ºDN) tiveram contratados reparos nas obras vivas – para o Guarujá e o Guanabara (4ºDN), foi contratada a manutenção dos motores MTU

No início do mês, publicamos matéria sobre a publicação no Diário Oficial da União de um extrato de dispensa de licitação, pelo 4º Distrito Naval (Belém – PA) para “reparo industrial emergencial” do navio-patrulha Bracuí, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, durante seu Período de Docagem Extraordinária. Nesta quarta-feira, 16 de agosto, foi informada a assinatura do contrato, realizada em 10 de agosto.

NPa Bracuí

A vigência do contrato começa depois de amanhã e vai até 16 de dezembro, e os reparos visam recuperar o navio de “gravosos indícios de degradação estrutural de ocorrência imprevisível“. O contrato assinado com o ERAM (Estaleiro Rio Amazonas Ltda) tem valor global de R$ 926.649,15, segundo a nota publicada no Diário Oficial da União. Segue a íntegra do extrato:

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 16/08/2023 | Edição: 156 | Seção: 3 | Página: 25

Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Comando de Operações Navais/4º Distrito Naval/Comando do Grupamento Naval do Norte

EXTRATO DE CONTRATO – UASG:784110

Número do Processo: 63152.001842/2023-60. Contrato de nº 84110/2023-001/00. Contratante: União, por intermédio da Marinha do Brasil, neste ato representado pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, CNPJ: 00.394.502/0152-57. Contratada: ERAM ESTALEIRO RIO AMAZONAS LTDA., CNPJ: 02.709.163/0001-73. Objeto: contratação direta de empresa especializada para execução de reparo industrial emergencial por ocasião do Período de Docagem Extraordinária do Navio-Patrulha “Bracuí”, conforme especificações, quantidades, exigências e condições especificadas no próprio Termo de Contrato, Projeto Básico e Termo de Justificativa de Dispensa de Licitação nº 01/2023. Fundamento Legal: art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666 de 21/06/1993. Justificativa: cumprimento do Período de Docagem Extraordinária, fim recuperar a belonave afetada por gravosos indícios de degradação estrutural de ocorrência imprevisível, de acordo com explicação trazida aos autos sobre o cenário deflagrado. Valor Global: R$ 926.649,15. Nota de Empenho nº 2023NE002703. Vigência: 18/08/2023 a 16/12/2023. Data da Assinatura: 10 de agosto de 2023. Assinam pela Contratante: Ondiara Barbosa – Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Bruno Cesar dos Santos Marques – Comandante do Navio-Patrulha “Bracuí”, e Jaison de Moura Cardoso – Chefe do Departamento de Gerências da Base Naval de Val de Cães. Assina pela Contratada: Adalberto Fernandes de Azevedo – Sócio-Administrador da ERAM ESTALEIRO RIO AMAZONAS LTDA.

NPa Guarujá

O 4º Distrito Naval  também informou, no início deste mês, a  contratação da empresa Santa Helena Comércio de Peças e Serviços Ltda para “serviços de manutenção preventiva e corretiva” dos motores MTU (dois por navio) empregados na propulsão de dois navios-patrulha classe “Grajaú” que, assim como o já mencionado Bracuí, servem ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte: o NPa Guarujá e o NPa Guanabara.

O contrato de R$ 438.906,00 foi assinado em 21 de julho e tem vigência até 19 de dezembro deste ano. Segue a íntegra do extrato de contrato:

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 01/08/2023 | Edição: 145 | Seção: 3 | Página: 27

Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Comando de Operações Navais/4º Distrito Naval/Centro de Intendência da Marinha em Belém

EXTRATO DE CONTRATO Nº 16/2023 – UASG 784810

Nº Processo: 63396.000644/2023-16.

Pregão Nº 22/2023. Contratante: CENTRO DE INTENDENCIA DA MARINHA EM BELEM.

Contratado: 08.739.131/0001-05 – SANTA HELENA COMERCIO DE PECAS E SERVICOS LTDA. Objeto: Contratação de empresa especializada em serviços de manutenção preventiva e corretiva dos 4 (quatro) motores de combustão principal (mcp), marca mtu, modelo 16v396tb94, 4 tempos, rotação de 2100 rpm, instalados a bordo dos navios da classe grajaú – navio-patrulha guarujá e navio-patrulha guanabara..

Fundamento Legal: . Vigência: 21/07/2023 a 19/12/2023. Valor Total: R$ 438.906,00. Data de Assinatura: 21/07/2023.

(COMPRASNET 4.0 – 31/07/2023).

 NPa Guanabara

Continuando nos distritos do Norte e Nordeste do Brasil, outro navio-patrulha teve serviços de reparos contratados, neste caso um meio subordinado ao 3º Distrito Naval (Natal – RN). Trata-se do Guaíba, da classe “Grajaú”, cujos serviços de docagem, desdocagem e manutenção das “obras-vivas” foram contratados ao estaleiro VARD PROMAR por R$ 203.274,00.

O contrato foi assinado em 19 de junho deste ano, com vigência até 19 de junho de 2024. A publicação no Diário Oficial da União foi feita no mês passado. Segue a íntegra do Extrato de Contrato:

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 07/07/2023 | Edição: 128 | Seção: 3 | Página: 26

Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Comando de Operações Navais/3º Distrito Naval/Base Naval de Natal

EXTRATO DE CONTRATO Nº 9/2023 – UASG 783800

Nº Processo: 63033.000160/2022-13.

Pregão Nº 8/2022. Contratante: BASE NAVAL DE NATAL.

Contratado: 11.084.194/0001-77 – VARD PROMAR S.A.. Objeto: Contratação de serviços de docagem, desdocagem e manutenção das “obras-vivas” do navio-patrulha guaíba, meio operativo subordinado ao comando do 3º distrito naval (com3ºdn).

Fundamento Legal: . Vigência: 19/06/2023 a 19/06/2024. Valor Total: R$ 203.274,00. Data de Assinatura: 19/06/2023.

(COMPRASNET 4.0 – 06/07/2023).

As fotos dos navios mencionados acima são em caráter meramente ilustrativo. A imagem de abertura é do NPa Guaíba.

Enquanto isso, construção de 11 navios-patrulha entra no Programa de Aceleração do Crescimento. NPa500-BR, a quantas anda o projeto?

Com a entrada de um programa de construção de 11 novos navios-patrulha no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) divulgado na semana passada, vale a pena rever, mais uma vez, em que pé está o projeto do navio-patrulha de 500 toneladas para a MB, sob responsabilidade da Emgepron. A construção de navios com esse deslocamento visa substituir navios-patrulha de classes como a “Grajaú” (12 unidades) e “Bracuí” (4 unidades), cujas vidas úteis já se aproximam do final.

Sobre o tema, alguns trechos do último Relatório de Gestão da Emgepron, referente ao ano de 2022, trazem algumas informações.

Na página 30, é destacada uma informação importante para o andamento do programa, no caso, “a definição, pela Marinha, da versão do NPa500-BR necessária para atender à sua missão institucional e a conclusão da elaboração do Projeto Básico de Engenharia para a sua construção”

Em páginas anteriores, o relatório informa alguns detalhes da já longa trajetória do programa, iniciado há cerca de 12 anos:

O vínculo de cooperação entre a MARINHA e a EMGEPRON para a obtenção por construção de Navios Patrulha de 500 toneladas (NPa500) remonta o ano de 2011. Os elevados preços de construção dos navios, por conta dos royalties, despertaram o entendimento da necessidade estratégica da MARINHA ter uma classe de navios de 500 toneladas de deslocamento desenvolvida no país, agregando a visão estratégica de que o desenvolvimento do projeto geraria um estímulo à produção de conhecimento, sendo um fator indutor do desenvolvimento produtivo da Base Industrial de Defesa (BID).

As orientações do Comandante da Marinha em 2014 e 2015, as diretrizes para a nacionalização com ênfase no estímulo à indústria nacional e a possibilidade de incorporação de novos conhecimentos à MB, motivaram a decisão pelo desenvolvimento de um projeto de construção de um NPa de 500 toneladas brasileiro, com capacidades superiores às dos navios em operação. Assim, a fim de viabilizar essa visão estratégica e possibilitar o início das fases de concepção e o projeto preliminar do navio, a estrutura de governança da EMGEPRON autorizou o emprego de recursos próprios da empresa para custear as despesas decorrentes. Do ponto de vista técnico, para fazer frente às demandas de engenharia, em 2015, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a EMGEPRON e o CPN para o desenvolvimento do projeto básico de construção do NPa500 brasileiro certificado por sociedade classificadora. O produto final atendeu a todos os requisitos operativos para o cumprimento das tarefas atinentes aos navios da sua classe na MB.

Classificado, em JUL 2020, como Projeto Estratégico da Marinha pelo Estado-Maior da Armada (EMA) e, em DEZ2022, como Produtos Estratégicos de Defesa – PED pelo Ministério da Defesa, esse investimento da EMGEPRON apresenta uma solução para a necessidade da MB de substituir os atuais Navios-Patrulha que estão em estágios finais de seus ciclos de vida. Dentro das Oportunidades de Negócios estudadas e vislumbradas como viáveis, a construção do NPa500-BR foi avaliada como potencial geradora de valor, pois é aderente aos seus demais objetivos estratégicos e tem o potencial de geração de fluxo de caixa futuro para a Empresa, baseado na venda desses navios para a Marinha do Brasil (MB). Vislumbra-se, também, que esse projeto tem elevada possibilidade de proporcionar a Empresa um produto competitivo com potencial para constituir sua pauta de exportações e que permitiria a sua alavancagem com resultados operacionais sustentáveis.“

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bardini

Interessante notar que pode ser visulizado um navio da classe Amazonas no Vard Promar:
https://www.google.com/maps/@-8.3741379,-34.9697398,191m/data=!3m1!1e3?entry=ttu

Esteves

https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/produtos “Classificado, em JUL 2020, como Projeto Estratégico da Marinha pelo Estado-Maior da Armada (EMA) e, em DEZ2022, como Produtos Estratégicos de Defesa – PED pelo Ministério da Defesa, esse investimento da EMGEPRON apresenta uma solução para a necessidade da MB de substituir os atuais Navios-Patrulha que estão em estágios finais de seus ciclos de vida.” O site da Emgepron não informa construção ou venda de navios. “Dentro das Oportunidades de Negócios estudadas e vislumbradas como viáveis, a construção do NPa500-BR foi avaliada como potencial geradora de valor, pois é aderente aos seus demais objetivos estratégicos e tem o potencial… Read more »

Augusto José de Souza

Ainda vai ter seleção de qual estaleiro deve construir esses novos navios patrulha de 500 toneladas? Acho viável ter mais de um para ampliação rápida dos navios para os distritos navais.

Acho mais provável que viabilizem, inicialmente, a construção do primeiro navio da classe (com verbas que possam vir, por exemplo, de algum saldo da capitalização que foi feita na Emgepron ou de uma nova) e só então façam licitações de lotes seguintes, sendo estes já com verbas alocadas do PAC.

Augusto José de Souza

Interessante,tomara que construam navios o suficiente para todos os distritos navais,principalmente Norte,Nordeste e Sul como prioridade é alguns para Leste,Sudeste e Sul-Sudeste.

Creio que a prioridade será substituir os navios-patrulha atuais conforme cheguem ao final da vida útil, independentemente do distrito naval em que estejam.

Lucas Araújo

Quando sair o programa de construção de navios patrulha fluvial para 9dn, com capacidade para operar com o ScanEagle e hangarar um helicóptero apropriado para as demandas de resgate e guerra típicos da região; Quando sair o projeto de criação do (EsqdQE-91) para esclarecimento antecipado do avanço das patrulhas, e para missões de busca mais eficientes e econômicas; Quando sair o projeto de substituição dos esquilos, por no mínimo um h135, tirando a MB da posição de ser a única das FFAA a insistir na operação de helicópteros monomotores sobre a Amazônia. Quando o MD decidir levar a situação periclitante… Read more »

adriano Madureira

nossa poderosa frota de navios patrulha…

Marcelo R

Administracão inversa (parte 38)…..Liberaram 53 bi de dolares….para a construção de
um submarino “lendario” nuclear…ne…
Por que não usam essa grana pra encomendar pelo menos 26 novos patrulhas (novos) de 75m ( ainda sobra uma boa grana pra fazer umas 6 fragatas… )…

Bardini

Vou dar uma viajada aqui… . Uns 12 NPa 500t BR, chutando uns ~U$ 500 milhões de dólares no pacote completo e já mitológicos 05 Npa 1.800t, agora chutando outros ~U$ 600 milhões de dólares, passamos a falar de dois programas que somados estão na casa de pelo menos U$ 1,1 bilhão de dólares. É uma boa grana e certamente não vamos ter nada além disso por muito tempo no tocante a NPas. . Chutes a parte, por mim, cabe questionar: esse é o melhor arranjo que podemos ter, por este dinheiro? . Depois de mais de uma década de… Read more »

Bardini

Como o botão de editar está quebrado, segue o que faltou:
comment image

Thrash Metal
Fabio

Napinha 500 é só o começo, logo estaremos nesse nível

adriano Madureira

O Brasil poderia comprar navios de menor tonelagem, e mesmo que passassem menos tempo no mar, poderia uma quantidade aceitável.

comment image

Proposta de OPV de 83m de comprimento da Austal para o programa de aquisição de barcos-patrulha da Marinha das Filipinas. 
O presidente Duterte aprovou a aquisição de seis navios por PHP30 bilhões (US$ 577 milhões).

comment image

Há não ser que a TKMS tenha alguns OPVs em sua linha de produto.

comment image