China está prestes a produzir submarinos nucleares de ‘classe mundial’ – US Naval War College

49

SSBN Type 094A e SSN Type 093 da PLA Navy

Depois de quase 50 anos desde que o primeiro Type 091 SSN foi comissionado, a China está finalmente prestes a produzir submarinos movidos a energia nuclear de classe mundial.

Este relatório argumenta que as capacidades de propulsão, silêncio, sensores e armas do Type 095 SSGN podem se aproximar do SSN de classe Akula I aprimorado da Rússia.

O Type 095 provavelmente será equipado com um propulsor “pump jet”, um sistema de propulsão híbrido e 12-18 tubos de sistema de lançamento vertical capazes de acomodar mísseis de cruzeiro antinavio e de ataque terrestre.

O mais novo SSBN da China, o Type 096, também verá melhorias significativas em relação ao seu antecessor, com potencial para se comparar favoravelmente ao SSBN da classe Dolgorukiy da Rússia nas áreas de propulsão, sensores e armas, mas mais parecido com o Akula I aprimorado em termos de silêncio.

Se esta análise estiver correta, a introdução do Tipo 095 e do Tipo 096 teria profundas implicações para a segurança submarina dos EUA.

Para baixar o relatório em inglês, clique aqui.

Em 2022, uma equipe de pesquisa em Xangai disse que desenvolveu um novo sistema de propulsão pump-jet que pode dar aos submarinos um empuxo maior, reduzindo as vibrações barulhentas em mais de 90%.

SAIBA MAIS:

Os submarinos na Guerra Fria: China

 

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Coimbra

Cada passo que a China da em direção a liderança no campo militar parece muito bem calculado. Ao contrário de alguns movimento e projetos soviéticos que beiravam a megalomania, a China parece usar cada recurso de forma assertiva, sem tentar reinventar a roda. Agora é ver se na vida real essas armas funcionam como deveriam… Falta ainda testes reais para ver a eficácia dos armamentos chineses mais modernos.

santiago

Só fico na dúvida sobre o custo econômico disso. Ela não está reinventando a roda, quem faz isso é o EUA, a china acompanha os projetos que deram certo lá.
Talvez essa postura mude logo logo mas , como um zé mané em economia, tenho minhas dúvidas nessa nova ordem mundial. Uma china no topo mas que ainda depende muito do consumo desenfreado dos norte americanos parece que não bate.

Allan Lemos

Ela não está reinventando a roda, quem faz isso é o EUA, a china acompanha os projetos que deram certo lá.

Isso é falso, a China já é há alguns anos o país com o maior número de novas patentes do mundo.

No mais, todos copiam uns dos outros, não é à toa que todas as potências investem em espionagem industrial. Acha que a CIA não vem tentando roubar a tecnologia 5G da China, que está evidentemente à frente da americana?

Esteves

Isso não é consenso.

“A Bird & Bird aponta que a discussão sobre quem está liderando o desenvolvimento do 5G é bastante interessante para empresas e governos. Muitos artigos recentes argumentam que companhias chinesas como a Huawei estão muito à frente de empresas estabelecidas no mercado como Nokia (não é o fabricante que faliu), Ericsson e Qualcomm, e companhias sul-coreanas como a Samsung e a LG Electronics.

O escritório de advocacia conclui que muitos estudos publicados são demasiadamente simplistas e possuem pouca credibilidade.”

WSilva

”Ela não está reinventando a roda, quem faz isso é o EUA, a china acompanha os projetos que deram certo lá.”

Os EUA não tem nem 250 anos e boa parte do que é os EUA hoje vem da Europa.

Menos, bem menos…

Dalton

Estranho, justamente por não ter nem 250 anos – falta 3 anos – e ter conquistado tudo o que já conquistou nesse “curto período” é que acho notável.
.

Esteves

Extremamente notável.

JHF

Depois de “ter acesso” a toda a base de patentes industriais e de armas da Inglaterra no início da segunda guerra e mantendo as atividades militares na Europa, África e Asia-Pacigico, muito do que se desenvolveu dos States nos anos 40, 50 e depois não tem a ver com genialidade própria. A maior parte do que não chegou com as patentes inglesas foi desenvolvido pelos emigrantes econômicos durante a segunda guerra ou pelos cérebros surrupiados dos Alemães no pos-guerra.

Fernando "Nunão" De Martini

JHF, Não sei em que você exatamente se baseou nesse comentário, mas posso dizer que, falando em sistemas navais (assunto que está entre os principais deste blog) desde antes da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos já estavam mais avançados que os britânicos em pelo menos cinco áreas muito importantes, nas quais não dependiam de patentes britânicas (estou mencionando apenas 5 áreas que pesquisei de forma extensa, porém há outras): 1 – sistemas complexos de propulsão a vapor (combinando turbinas de alta pressão, baixa pressão e de cruzeiro) seja com ligação aos eixos com múltiplas engrenagens redutoras, seja com sistemas… Read more »

EduardoSP

Eu vi um vídeo no Youtube mostrando a construção de navios mercantes nos EUA e na Inglaterra durante a segunda guerra mundial. A diferença na abordagem, na estrutura dos estaleiros já era gigantesca. Enquanto os americanos trabalhavam em formato de linha de montagem, com soldagem elétrica em estaleiros enormes com várias docas, os ingleses usavam rebites em estaleiros pequenos com grandes estruturas de madeira. Os estaleiros americanos organizados e planejados, e os ingleses parecendo um canteiro de construção civil brasileiro, com madeira e entulho para tudo que é lado. A diferença estava até nas roupas, os americanos com macacões uniformizados… Read more »

WSilva

”Eu vi um vídeo no Youtube mostrando a construção de navios mercantes nos EUA e na Inglaterra durante a segunda guerra mundial.” Digamos então que os EUA reinventam a roda desde o início da segunda guerra mundial, se contarmos de lá pra cá são são 84 anos, os EUA tem 247 anos, logo o que os EUA estavam fazendo nos outros 163 anos? Podemos voltar no tempo um pouco mais, o que estava fazendo os ”EUA” antes da chegada dos britanicos? Enfim, acho que ninguém é louco de negar a importância fundamental dos EUA no mundo moderno, porém temos que… Read more »

AMX

Nossa…. nada a ver com o comentário ao que você respondeu.
O que tem que acabar é com essa mania anti-americanazinha, bem como achar que quem a condena é um “neocolonizado pelos EUA”.
Eita mentalidade tacanha e cega.

Esteves

Quais foram as patentes britânicas “quebradas” pelos norte-americanos?

Quais foram as patentes alemãs “surrupiadas” pelos norte-americanos?

Dalton

Ser antiamericano é um direito seu e não serei eu que irei convence-lo de que os EUA nunca foram originais, simplesmente copiando ou surrupiando ideias dos outros , até houve casos em que outros entraram com a ideia e os EUA com dinheiro e força de trabalho eficiente, o que também não deixou de ser importante caso contrário uma boa ideia não prosperaria, mas…daí não reconhecer nada ! . Até von Braun reconheceu que a ideia da alunissagem usando o “LM” da Grumann foi superior a sua própria ideia ! . O livro “Nelson to Vanguard” para ficar apenas no… Read more »

Augusto

“Depois de “ter acesso” a toda a base de patentes industriais e de armas da Inglaterra no início da segunda guerra” Os EUA bem antes da Segunda Guerra já era um grande potencia industrial. Eles também foram responsáveis por diversas inovações no campo cientifico antes mesmo da primeira guerra mundial, inovações essas que contribuíram muito para o surgimento do mundo moderno atual. Pesquise sobre as patentes registradas ao período anterior as duas guerras mundiais. Não foi em 1945 que eles se tornaram uma super potencia, isso foi sendo trabalhado a muitos anos. Desde sua criação, os EUA tinham um forte… Read more »

Dalton

Só complementando Augusto, a primeira guerra “moderna” se deu justamente nos EUA, 1861-1865, popularmente conhecida como Guerra Civil e pelo que li os europeus enviaram observadores que ficaram bem impressionados com o que viram. . Após essa guerra as forças armadas americanas decaíram muito afinal não havia inimigos externos, mas, passadas apenas 3 décadas os EUA ultrapassaram a então Grã Bretanha (Reino Unido) como nação mais industrializada. . E para não sair muito do “naval” o USS South Carolina” foi projetado ao mesmo tempo que o famoso “Dreadnought” britânico, só que os americanos não tinham tanta pressa e ele foi… Read more »

Alexandre Galante

Para entender como os EUA se tornaram uma superpotência, existe uma série de documentários produzida pela American Broadcasting Company nos anos 1990 chamada The Century: America’s Time. A série custou US$ 25 milhões para ser feita, considero a melhor sobre o tema:

naval762

A essa altura do campeonato esses submarinos já devem estar navegando e espionando em águas americanas.

Esteves

Esse é um dos motivos para não considerarmos o Álvaro Alberto como uma arma pronta.

“Depois de quase 50 anos desde que o primeiro Type 091 SSN foi comissionado, a China está finalmente prestes a produzir submarinos movidos a energia nuclear de classe mundial.”

Willber Rodrigues

Eu sempre disse isso.
O Alvaro Alberto será apenas um protótipo, nada mais do que isso.
Provavelmente seu nível de ruído será maior ou igual que os primeiros subnuc’s da história, o que é normal e o esperado, já que será o 1° que faremos.
Arriaco dizer que apenas a partir do 3°ou 4° subnuc, após as experiências com os anteriores, que esse “mítico” subnuc BR seria uma verdadeira arma

Marcelo

A nossa realidade é triste,a marinha e o governo não consegui comprar 1 navio patrulha Napa 500 por ano e você ai sonhando com sub ,se a marinha conseguir construir o submarino nuclear vai ser milagre !!!
O dinheiro gasto com o submarino já ta fazendo falta para manter os navios em operação !!!

Augusto

Dificilmente a marinha conseguirá terminar o primeiro e dificilmente irá passar disso (quem sabe o 2° seja comissionado daqui a 50 anos, kkkk). Se fossemos manter o ritmo de construção de submarinos nucleares, até faria sentido construir o primeiro e depois ir aperfeiçoando o projeto, mas sabemos o quanto a falta de planejamento do estado brasileiro não colabora com projetos de longa duração. Por esse motivo, a construção desse navio e um desperdiço de dinheiro, que poderia ter sido gasto construindo mais submarinos convencionais ou investido na frota de superfície (que atualmente está praticamente sucateada). Mais um devaneio por parte… Read more »

carlos alberto soares

AUKUS

Ralfo Penteado

Há dez anos a China está pari passu com a custosa pesquisa paga pelos sacrificados cada vez mais escassos contribuintes yankees. Lá nos usa a china abre a carteira e compra o projeto prontinho. Aí só customiza em mandaram. DI grátis , devolve o papel verde a quem o emite as farras.

Fabrício

Para combater um submarino, nada melhor que um drone submersível no modo kamikaze. Os Estados Unidos sabem disso, já a China não está levando os drones muito a sério. Vão errar como os russos nessa área, e por falar em russos, estes tiveram um caríssimo bombardeiro Tupolev Tu-22 destruído por um drone de baixo custo no sábado passado!!! Quem apostar pesado em drones e inteligência artificial vai se destacar e nessa área os Estados Unidos estão anos a frente.

Alexandre Galante
Fabrício

Os Estados Unidos são pioneiros na área de drones militares. Se a China já se ligou e está investindo nessa área, fez isso tarde. Os States estão na frente em drones há anos e também são pioneiros em Inteligência Artificial.

Felipe

fonte?

Esteves

O mundo leva o investimento em IA muito a sério. Tão a sério que Biden vem restringindo investimentos em TI por empresas norte-americanas na China.

A guerra de drones é recente. A guerra com drones apareceu na internet no conflito entre Armênia e Azerbaijão no início da década de 2020.

Calma lá com julgamentos precipitados.

https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/01/a-implementacao-de-ia-na-china-esta-superando-os-eua/

Fabrício
Fabrício

Os Estados Unidos já usavam drones aéreos nas guerras que travou contra o Iraque, primeiro como ferramentas de vigilância e reconhecimento e na última vez, de 2003 em diante, começaram a usar armamento leve nos drones.

L Grande

Os submarinos nucleares chineses Type 095 estão 40 anos atrás dos submarinos russos classe Yansen ou dos submarinos nucleares dos EUA classe Virgínia que são seus concorrentes atuais.

Os submarinos nucleares Type 096 estão 30 anos de atraso em relação aos submarinos nucleares Russos classe Borei ou os submarinos nucleares dos EUA classe Ohio, seus concorrentes atuais.

A frota de submarinos da China hoje é o calcanhar de Aquiles das forças armadas chinesas. Estão muito atrasadas tanto em submarinos nucleares ou convencionais.

Rodolfo

Sim, e os russos provavelmente não irão auxiliar a China nessa área muito. Eles sabem muito bem que os chineses têm capacidade de copiar e melhorar o material russo como no caso do su33- J11, Soyuz – Shenzhou, s300 -HQ9 entre outros.

Pra chegar mo nível dos SSN americanos como Seawolf, Virgina e a futura classe Columbia de SSBM ainda vai demorar muito.

ChinEs

Parece incirivel, mas os Chineses copiaram os 2, tanto EUA como Russia sofreram espionagem chinesa, então começando de 2020, ano da pandemia a China começou o seu dominio global, e não tem mais volta, de 2020 a 2050, serão 30 anos em que a China vai crescer como nenhuma outra potência na história moderna, tanto os SSGN Type 95 bem como os SSBN Type 96, serão os melhores submarinos alguma vez já construidos… A China aprendeu bastante com a queda da URSS e não vai cometer os mesmos erros, os Chineses planeam e pensam a longo prazo.

sub urbano

Nos convencionais eles estão muito perto da Russia, até mesmo por terem copiado tecnologias do classe Kilo e aplicado no Type 039 e colocado AIP (coisa q os russos não possuem). O grande atraso da China está no “seabed warfare” nesse ponto não chegam nem perto dos americanos e russos que possuem extensas redes de sensores estaticos no fundo do mar, bem como minisubmarinos militares q atuam a mais de 1.000 de profundidade (Losharik, NR1 etc). Os russos com o sistema SHELF no artico com sonares, hidrofones e sensores magneticos no assoalho do oceano artico, alimentados por geradores nucleares. Os… Read more »

MIGUEL

Serão 15 SSBN Type 96 + 45 SSGN Type 95, a China terá as maiores forças submarinas do mundo.

MIGUEL

O SSBN Type 96 é mais parecido com o SSBN Le Triomphant da França, muito parecido mesmo, bem diferente do Borei Russo com 24000 Toneladas.

Luiz Henrique Santana

Espero que os EUA acordem logo, porque terrível coisa é cair sob o jugo dos opressores e perversos chineses.

AVISO DOS EDITORES
LEIA AS REGRAS DO BLOG SOBRE COMENTÁRIOS COM TEOR XENOFÓBICO:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ChinEs

No final de Tudo o maior investidor estrangeiro na China é os EUA, os Chineses dependem dos Americanos desde 1870, os Ingleses ficaram com a India, a China se afiliou ao URSS por causa da doutrina comunista, mas muito rapidamente os Chineses viram que o comunismo russo é insustentavél a longo prazo e melhoraram a sua relação com os EUA, no final de tudo Americanos e Chineses estão destinados a conviverem por muito tempo, porque um depende do outro… A China sem a tecnologia dos EUA não é nada.

L Grande

Felizmente ou infelizmente a China cresceu muito. E se tornou uma ameaça para os EUA e Europa. Então a China hoje está na mira do ocidente para virar um Japão ou Alemanha. Sem forças armadas independente. Vamos aguardar.

Azevedo

Relatos não confirmados de acidente com submarino da Marinha Chinesa (PLAN).
https://twitter.com/CovertShores/status/1693742634244710455

Fabio Araujo

Surgiu no Twitter relatos não confirmados que um submarino nuclear chinês t
Type-093 teria afundado no estreito de Taiwan e que toda tripulação teria morrido!

ChinEs

Da mesma forma que um submarino da classe SeaWolf Connecticut ativou uma mina subaquatica no mar do sul da China… É a nova Guerra Fria…

ChinEs

O Alcance do missil carregado com as MIRVs diminui bastante , nesse caso fica com 12000Km ou 10000Km, esse valor de 19000Km é o missil sem cargar, carregado apenas com combustivel solido… Se Carregar as 7 Mirvs ou 8 Mirvs diminui bastante o alcance , dai que o Bulava tem 9000 Km quando carregado com as 10 Mirvs… O Tridente D5 têm 12000Km com 14 Mirvs W88…

L Grande

Realmente, também achei muito 19.000 km. Até mísseis nucleares lançados de terra tem em torno de 11.000 km a 15.000 km.

Otto Lima

É perceptível a comunalidade entre o SSGN Type 095 e o SSBN Type 096. Isso simplifica de sobremaneira a logística de construção, operação e manutenção dos navios. Gol de placa dos chineses!

ChinEs

Os Americanos também fizeram o mesmo, o SSBN Columbia é um Virginia Block 5 com asteroides e com motoriazação 100% eletrica… O SSBN Columbia têm mais coisas que o Virginia Block 5, mas não difere muito.

Felipe

[OFF] Deu ruim para uma lancha americana que opera na Ucrania: https://www.youtube.com/watch?v=uMcdjbbdSLM

Parece que foram duas Willard

Wilian

Poder militar sem capacidade técnica de nada adianta, vemos a Rússia, alta capacidade militar mas não sabem usar um rifle, se os Ucranianos tivessem a mesma tecnologia a Rússia já era.