Vista aérea ao U-995 (Type VIIC) - Foto feita por Alexandre Galante, do alto do monumento em Laboe, Kiel

Em novembro de 2008, visitamos na Alemanha o estaleiro HDW especializado na construção de submarinos, a convite da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS).

Durante a visita, pudemos conhecer o Memorial Naval em Laboe, Kiel. O Monumento Naval tem uma torre de 85 metros de altura bem na costa do Báltico, à entrada do fiorde de Kiel, e fica visível por quilômetros ao redor.

O monumento foi originalmente construído para lembrar os membros da Marinha Imperial alemã que morreram na Primeira Guerra Mundial, mas, em maio 1954, tornou-se um memorial para os marinheiros de todas as nações pacíficas e, para comemorar a liberdade em alto mar.

Além da torre em forma inusitada, que lembra uma vela de submarino estilizada ou uma chama apontando para o céu, existe também uma sala subterrânea de recordação, com muitos modelos históricos e outras peças navais e marítimas, apresentas num espaço de 7.000m² coberto com arenito do rio Weser, em uma área total de quase seis hectares.

Junto ao monumento está o submarino U-995 (Type VIIC), da mesma classe do retratado no filme Das Boot, da Segunda Guerra Mundial.

O U-995 é um submarino Tipo VIIC/41 encomendado pela Kriegsmarine ao estaleiro Blohm + Voss em novembro de 1942, entrou em serviço no dia 16 de setembro de 1943. Em maio de 1945, quando estava em reparos num estaleiro da cidade norueguesa de Trondheim, foi entregue aos Aliados pelo comandante Hans-Georg Hess.

Ao final do conflito, foi incorporado a Marinha Norueguesa como espólio de guerra. Em 1948 foi rebatizado para KNM Kaura e passou as atividades militares da Marinha Real da Noruega, que utilizou em serviços oficiais até meados de década de 1960.

Em 1965, foi oferecido ao governo alemão por um preço simbólico, porém, houve a recusa por parte das autoridades militares, que indicaram a Liga da Marinha Alemã (LMA), uma entidade museológica e da preservação da história naval, para a aquisição do submarino.

A LMA adquiriu o antigo U-995 e após restaurar todos os aspectos originais da embarcação e o inaugurou como um navio-museu na sede do Laboe Naval Memorial, sendo aberto ao público em outubro de 1971.

A Alemanha produziu 703 submarinos Tipo VIIC entre 1940 e 1945. O Tipo VII foi fabricado em 5 variantes: VIIA, VIIB, Tipo VIIC, Tipo VIIC/41 e Tipo VIIC/42.

O Tipo VII foi o submarino mais numeroso envolvido na Batalha do Atlântico. O U-995 é o único exemplar preservado.

A Alemanha teve 1.153 U-boats de todos os tipos em serviço durante a Segunda Guerra Mundial, dos quais 765 foram perdidos por todas as causas, com 28.000 tripulantes mortos.

Características gerais
Tipo de navio submarino
Deslocamento 769 toneladas (superfície)
871 toneladas (submerso)
Comprimento 67,1 m
Boca 6,2 m
Calado 4,74 m
Altura 9,6 m
Propulsão 3.200 HP (superfície)
750 HP (submerso)
Velocidade 17,7 nós (superfície)
7,6 nós (submerso)
Autonomia 8.500 milhas / 10 nós (superfície)
80 milhas / 4,0 nós (submerso)
Profundidade máximo de 220 m
Armamento tubos de torpedo; 5 × 53,3 cm (21 pol.) (4 na proa, 1 na popa), 14 torpedos ou 26 minas
Canhão 88/45 mm, 220 tiros
Tripulação 42-52 tripulantes

Veja abaixo nossas fotos da visita ao submarino U-995.

VEJA TAMBÉM:

A guerra naval no filme ‘O Barco – Inferno no Mar’ (Das Boot)

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PACRF

Boa tarde, alguém sabe informar se os canhões eram recolhidos quando o submarino estava submerso ou permaneciam em contato direto com a água salgada? Aproveito para elogiar as belas fotos.

Dalton

Não eram recolhidos e só acrescentando, este submarino recebeu a adição de um par de duplos de 20 mm para reforçar a defesa A/A, outros receberam ainda mais por conta da cada vez maior ameaça representada pelos aviões.
.

PY3To - Rudi

Saudações Dalton , a foto nº 4 , aquele cabos são da antena de radio para o Enigma?

Dalton

Oi Rudi…não estou certo quanto à sua pergunta: os cabos são de fato antenas de rádio e o “Enigma” decifrava às comunicações por rádio.

Roberto

Tem também um U-Boat alemão da 2° guerra no museu de Ciências de Chicago/EEUU. Está completo, restaurado e em perfeita condições de visita.

bitten

O submarino exposto no Museu de Ciências e Indústria de Chicago é o U505, um Typ IXC q foi capturado por um Grupo de Caça e Destruiçao da Marinha dos EUA em 1944 na costa africana. A tripulação abandonou o submarino sem tomar providências corretas para inunda-lo. O comandante do GCD, CMG Daniel V. Gallery, depois da guerra escreveu um livro sobre o assunto chamado “Twenty Million Tons Under the Sea”.

Willber Rodrigues

Vendo o interior dele, ele ainda parece moderno mesmo pros padrões de hoje.

Burgos

Perfeito trabalho de restauro e manutenção !!!
Tomara que façam isso com uma FCN e encostem no museu naval do RJ para visitação Pública.
Que fique de exemplo para outras Marinhas 👍

Augusto José de Souza

Muito legal essa oportunidade,a Thyssenkrupp deve ter também boas opções de submarinos para complementar as Riachuelo além de outras fragatas pesadas.

Carlos Crispim

Magnífico!!!! Fotos excepcionais, que maravilha!!!

Osvaldo serigy

Muito interessante!!! Show de fotos!

Underground

Salvo engano, tem um type XXI em Hamburgo.

LucianoSR71
Azor

E pensar que há quase 100 anos se construia um submarino deste porte em men os de 1 ano !!