De acordo com um tweet publicado pelo Ukraine Weapons Tracker em 4 de setembro de 2023, um veículo aéreo de combate não tripulado Bayraktar TB2 (UCAV) operado pela Ucrânia alvejou e destruiu com sucesso um barco patrulha russo KS-701 na parte noroeste do Mar Negro.

Projetado e produzido nas instalações Kostromskoy SMZ em Kostroma, Rússia, o KS-701 é um barco-patrulha movido a diesel com casco de alumínio e potência de 140 kW.

Com 8,8 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, este barco-patrulha tem uma dupla finalidade – realizar missões de patrulha e facilitar atividades de lazer aquáticas. A destruição de tal embarcação, especialmente durante uma operação logística, representa um revés tático considerável.

A ação decisiva do Bayraktar TB2 na frente marítima é emblemática da crescente reputação do drone em cenários de combate em diversas zonas de conflito globais.

Originário da Baykar Defense da Turquia, o TB2 está equipado com óptica de última geração e pode ser equipado com uma série de munições inteligentes, tornando-o um ativo inestimável, especialmente para forças armadas com capacidades aéreas limitadas.

Este recente incidente chama a atenção para o papel revolucionário que a guerra com drones desempenha no atual paradigma militar. Anteriormente, os meios navais, protegidos por vastas extensões de água, eram considerados relativamente seguros contra todas as ameaças, exceto as da elite.

Hoje, o domínio marítimo enfrenta um desafio sem precedentes proveniente da tecnologia dos drones, que não só é sofisticada, mas também consideravelmente mais econômica e acessível do que os meios militares tradicionais.

FONTE: Navy Recognition

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
L Grande

Destruição de barcos na guerra da Ucrânia continua. Caças SU-30 Russos afundaram 2 barcos da Ucrânia. E caças SU -35 derrubaram 2 helicóptero mi-8 da Ucrânia. Além desses barcos da matéria é uma guerra de muita destruição essa guerra da Ucrânia.

Ciro

Nunca ví guerra que não haja destruição.

Alecs

Nada comparado ao submarino Moskva!

Orivaldo

Aí sim po, repórter direto do front, tá em qual lado do front ?

Zorann

Top demais! Destruíram uma lancha. parece ate aqueles barcos escolares que o Amrj constrói

Eduardo Câmara

Os barcos escolares, por sinal alguns sendo usados de forma imprópria, foram construídos em diferentes locais e até por estaleiros privados. Nem sei se o AMRJ construiu algum.

AMX

Salvo engano, na Base Naval de Ladário foram.

PY3TO - Rudi

Fazia algum tempo que não se escutava noticias do Bayraktar TB2!

Felipe

Foram dizimados.

Heinz

Se foram, porque usaram nesse ataque? Há uma incoerência aí

Radagast, o Castanho

Paramos de ouvir notícias sobre eles porque os Ucranianos pararam de utilizar o TB2. É que os Russos se adequaram ao uso do TB2 e estavam conseguindo derrubá-los com certa facilidade.

Agora, se os Ucranianos voltaram a usar o TB2, talvez seja um indicativo de declínio da capacidade antiaérea dos Russos.

Eduardo Câmara

Não se diz barco com “corpo de alumínio”, o certo é “casco de alumínio”. Corrijam por favor. Erros de terminologia depõem contra à reputação de sites especializados como esse.

Camillo

Depois de mais essa vitória colossal ucraniana, agora em uma gigantesca batalha naval onde os russos foram catastroficamente, mais uma vez, derrotados, acredito que a marinha russa irá se recolher aos seus portos em todos os mares e oceanos que atua. Total domínio dos mares pela Ucrânia, Zelenski agora, depois dessa avassaladora vitória, pode já decretar um bloqueio naval contra a Rússia…

vilmar

aguardando os f16 calma

Alecs

Tem razão, foi uma ataque bem fuleiro de comparado ao afundamento do Moskva!

Fabio

Kkkkkk concordo totalmente! Uma guerra anunciada há anos, acusada por um único país: EUA. Um país que morrrrrrrre de medo dos russos!!! Porque será? Simples: vai visitar a Rússia e descubra os motivos! Ou será que ninguém nunca se pergunta: porque os filmes americanos sempre colocam os russos como inimigos??? Porque embutir uma cultura que os russos são os malvados??? Heloooowww!!! Acordem!!!!

Leonardo

Morre de medo dos Russos? Sério mesmo? Existem 2 cenários (a meu ver):

1 – Guerra tradicional: Nenhum país aguenta lutar contra os EUA, nem mesmo a China.
2 – Guerra nuclear: Vamos precisar de outro planeta.

Acho que por isso os EUA e o resto do mundo teme a Russia pois por não ter nada a perder, é um país de merda, eles não teriam problema em encerrar nossa existência.

Rui Mendes

Grande lata ” acordem”, diz isto, quem acredita em Putins, Kims e Khomenis.
Quem concorda com regimes não democráticos, regimes que assassinam opositores políticos, que mentem á descarada.

jean

muito bem , como pode um ser humano acreditar em putin , kim , e companheiros , e muita dotrina na cabeca

jean

que coisa viu , va morar na russia que la tem muita liberdade para voce fazer comentarios desses, russia conduz uma guerra por territorio imperialista como nao se via desde a segunda guerra , e a culpa e do eua ta ,dotrinado

Luiz Benvegnu

EUA… democracia 🤔 quando a ONU quer investigar crimes de guerra deles, eles deixam… começa a ver direito esses inocentes EUA, tem força na guerra mais se junta 10 países pra bater em um, grande EUA… já tá com medo da china, atacaram o Iraque sem motivo, pq queria o petróleo, jogaram sujo contra o Japão aí vem com propaganda de bonzinhos aqui pra nós que só podemos ter as notícias que eles querem, Google é de quem? Tiktok que pode equilibrar eles não deixam… grande democracia, só pra políticos..se tiver ditador igual na China que trabalha por país ou… Read more »

Satyricon

Há vídeos desse ataque na Net. A embarcação estava na costa, desembarcando pessoal e material quando foi destruída. Se sobrou alguém, foi milagre.

Em tempo, isso só mostra a importância dos drones na vigilância e nos combates modernos., Tanto em terra quanto no mar. Rezo para que a MB se atente a isso e mude sua mentalidade à tempo.

Bosco

Juro que dessa vez não vou dizer que foi falha do S-400.

Mas que foi, foi!

Radagast, o Castanho

Bosco, isso mesmo, não diga que foi falha do S-400 das galáxias. Só os Patriot falham.

Mas que foi, foi! 2

AMX

A moral dos turcos está alta!

Com 8,8 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, este barco-patrulha tem uma dupla finalidade – realizar missões de patrulha e facilitar atividades de lazer aquáticas.”

Nesse caso, por “facilitar atividades de lazer aquáticas”, refere-se ao serviço realizado (policiamento, segurança) ou que o barco também pode ser vendido como uma versão civil para lazer?