O estaleiro HII (Huntington Ingalls Industries) que irá instalar mísseis hipersônicos no destróier de mísseis guiados USS Zumwalt (DDG-1000) recebeu um contrato de US$ 154,8 milhões para o trabalho, de acordo com um anúncio do Pentágono no dia 26/8.

O contrato, programado para ser concluído em setembro de 2025, substituirá os sistemas de armas avançados gêmeos originais de 155 mm no destróier por quatro tubos de mísseis de 87 polegadas. O Zumwalt chegou à Ingalls Shipbuilding em Pascagoula, Mississipi, em 19 de agosto.

Cada tubo conterá três Common Hypersonic Glide Bodies (C-HGB) – mísseis hipersônicos que estão sendo desenvolvidos em conjunto entre o Exército dos EUA e a Marinha. Os mísseis fazem parte dos sistemas convencionais de armas estratégicas do Pentágono que podem atingir qualquer alvo no planeta com o mínimo de alerta.

O contrato segue um contrato de planejamento de US$ 10,5 milhões emitido em janeiro para o trabalho do USS Michael Monsoor (DDG-1001), da classe Zumwalt.

“O Michael Monsoor receberá a instalação do CPS no Ingalls durante um futuro período de modernização. Além disso, o Lyndon B. Johnson (DDG-1002) chegou ao Ingalls em janeiro de 2022 e está passando por uma ativação de sistemas de combate”, diz um comunicado do HII.

A Marinha dos EUA quer que as armas do Zumwalt estejam prontas para teste até dezembro de 2025, informou anteriormente o USNI News. O serviço também planeja colocar a arma em campo no Módulo de Carga Útil dos submarinos classe “Virginia” Block V até 2029.

No início deste ano, o Government Accountability Office (GAO) disse que a implantação do cronograma C-HGB poderia ser posterior ao planejado no Zumwalt devido a atrasos no desenvolvimento da arma.

“Caso a arma hipersônica não esteja pronta para integração no DDG 1000 no momento do referido período de manutenção, a Marinha poderá ter que estender a duração do período de manutenção planejado ou aguardar o próximo período programado para incorporar o sistema no navio”, diz o relatório de junho.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

O primeiro míssil hipersônica operacional da USN deve ser o SM-6 Block IB. Esse poderá ser lançado dos lançadores verticais convencionais Mk-41 e Mk-57.
Tudo indica que estará operacional o ano que vem.

rui mendes

Grande navio, com tecnologia muito à frente.

KKce

Esse navio realmente apresentou um avanço tecnológico de grande relevância ou foi só um grande gasto de dinheiro? No design acho ele muito estiloso.

Bosco

KKce, Em tese ele reúne toda a mais avançada tecnologia naval militar num único navio. Vejamos: 1- furtividade radar, térmica e acústica 2- motores elétricos 3- geradores elétricos de alta capacidade 4- canhões que podem lançar projéteis a 160 km 5- radares AESA de painéis fixos 6- lançadores verticais 50% mais capazes que os tradicionais Mk-41 7- tripulação reduzida/alto nível de automação 8- previsão de integração com armas de energia direta – *Com a remoção dos canhões o item 4 pode ser trocado por – capacidade de lançar mísseis sup-sup IRCPS com alcance declarado de 2750 km mas estimado em… Read more »

KKce

Interessante. Fiquei muito tempo sem ler notícias sobre esse destróier, achava até que havia sido descontinuado. Quantos já foram produzidos e estão em serviço?

Bosco

Ele foi descontinuado.
Eram previstos no início do programa 24 unidades . Apenas 3 serão construídas. Dois já foram entregues e o último será entregue o ano que vem.

KKce

Então não entregou o que prometeu…

Bosco

O custo de construção exorbitou e a proposta do navio girava em torno dos canhões para apoio de fogo e isso não se adequou muito à nova doutrina de mar aberto, para enfrentar a China no Pacífico.
O novo projeto agora é a de um destroier (DDG-X) mais convencional para substituir os Arleigh Burke.

KKce

A questão “stealth” dele realmente funciona ou tá ali só pra “dizer que tem”? Realmente faz uma boa diferença para embarcações igual faz para aeronaves?

Dalton

O Bosco concordará comigo que, sim, funciona, mas, a ideia desse navio aproximar-se muito do litoral, confundindo-se com outros navios para usar seus canhões, definitivamente não é mais o caso, ainda mais com as 3 unidades fazendo parte da Frota do Pacífico como se quer e tendo como hipotético adversário a China.
.
O terceiro navio da classe ao contrário dos dois primeiros teve a superestrutura construída de aço ao invés de materiais compostos
diminuindo os custos e antevendo uma menor necessidade de discrição (stealth).

Bosco

Como o Dalton disse há referências dele ter um RCS de um pequeno pesqueiro e a furtividade acústica o faz tão silencioso quanto um SSN da classe Los Angeles.
E no caso de ser atacado por um míssil com seeker radar ou IIR ele ofereceria mais dificuldade do seeker trancar. Tanto é assim que ele não tem nenhum dos recursos defensivos soft-kill de outras classes de navios e só conta com o sistema SLQ-32, de interferência ativa.
Igualmente, ele não conta com nenhum recurso defensivo anti-torpedo, se valendo só da furtividade para se evadir.

Bosco

*Os canhões (AGS de 155 mm) não foram colocados em operação por conta de cada projétil guiado (LRLAP) custar um milhão de dólares.

Claudio

Esses Americanos, já gostam de um exibicionismo e publicidade. Sempre, em seus “exibicionismo” falam em bilhões de dólares kkkkkkk