Ministro ucraniano promete mais drones para ataques a navios de guerra russos

30

Drone marítimo ucraniano

A Ucrânia poderá realizar mais ataques de drones contra navios de guerra russos, disse à Reuters um ministro ucraniano que desempenhou um papel fundamental na construção da indústria de drones do país, após uma recente série de ataques marítimos.

“Haverá mais drones, mais ataques e menos navios russos. Isso é certo”, disse o ministro da Transformação Digital, Mykhailo Fedorov, numa entrevista na sexta-feira, respondendo a uma pergunta sobre os recentes ataques perto da Crimeia.

Esta semana, a Ucrânia realizou vários ataques utilizando drones marítimos e mísseis contra a frota naval russa do Mar Negro dentro e ao redor da península da Crimeia, que foi anexada da Ucrânia pela Rússia em 2014.

Num sinal de confiança crescente, a Ucrânia assumiu recentemente a responsabilidade pelos ataques na Crimeia, não tendo anteriormente confirmado diretamente o envolvimento em explosões contra alvos militares naquele país.

A Rússia reconheceu um ataque de mísseis ucraniano que danificou um navio de guerra e um submarino esta semana, mas diz que repeliu todos os ataques de drones marítimos.

Na quinta-feira, Fedorov postou um vídeo granulado nas redes sociais que parecia ter sido filmado de um drone rumo a um navio de guerra muito maior, seguido por uma explosão.

Ele disse na época que o ataque foi obra de sistemas ucranianos pagos com fundos de uma plataforma de crowdfunding administrada pelo governo que arrecada dinheiro para equipamentos, incluindo drones.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego

Quem diria… agora a Ucrania decide onde e quando atacar, e que maneira atacar.
Inclusive os caças ucranianos já estão voando em patrulha tranquilos

André Macedo

Não força a barra…

Diego

Sim, no corredor de grãos, o último navio saiu escoltados por dois barcos patrulhas pequeno e MIG-29 acompanhou por um tempo,sim meus colegas, próprios russos diz isso

Esteves

Caças ucranianos? No YouTube?

Diego

file:///storage/emulated/0/Download/20230915211937-9c731677.jpg

Satyricon

A Marinha Ucraniana dando show no jogo:

“Batalha Naval Especial”

Esteves

A MB está testando drones dos canaviais para saber se prestam para o mar. Uma coisa é ver o drone alado decolando e caindo de volta considerando que o navio terá que esperar a sorte do drone. Soltar um vigilante como ScanEagle ou esses dos canaviais que testam no A12… Quais informações a MB espera receber? Qual a velocidade dessas informações? Como essas informações entrarão nos links de dados do navio para serem consideradas e receberem ordenamento de mais ou menos importantes.? Enfim…o que a MB fará e como tratará tais informações? Esses drones marítimos vão com a missão pronta.… Read more »

Alex Barreto Cypriano

A12?… drone subaquático?

Esteves

Drone do canavial.

André Macedo

Impressionante a Ucrânia ainda se manter estável dessa forma, mas o dano econômico e humano é inimaginável, vai durar décadas pra ser sanado. O The Lancet fez uma pesquisa e indicou cerca de 600 mil mortes violentas devido à guerra e subsequente ocupação do Iraque, as mortes do lado ucraniano estão chegando a cerca de 80 mil e estão próximas do ponto onde não se consegue repor “naturalmente” a população masculina para ser recrutada. Se o Tribunal Internacional quer ter alguma moral, deve colocar Bush e Putin no mesmo saco, do contrário é só mais um fantoche do Ocidente usando… Read more »

Esteves

O que é um Tribunal Internacional?

André Macedo

Haia, o Tribunal instituído pela ONU para ser o orgão supremo do Direito Internacional… Se parar pra pensar o Direito doméstico impõe uma sanção, mas o Direito internacional muitas vezes nem existe, impera apenas a lei do mais forte.

Esteves

Existe como semântica.

No caso do Brasil não existem regulamentações em lei para atenderem demanda judicial de um tribunal internacional.

E no caso de outros países…cada um tem sua própria jurisdição constitucional. Os países que não tem constituição seguem códigos religiosos ou um mix.

Orivaldo

Então vamos construir a bomba atômica po

Esteves

O que a bomba tem com isso?

Bruno Vinícius

O Brasil é signatário do Estatuto de Roma. Desde que o Congresso ratificou o Estatuto ele é parte do código jurídico brasileiro e, portanto, existe sim regulamentação para que se atenda às demandas do Tribunal Penal Internacional. E isso só pode ser alterado com a aprovação do Congresso Federal.

Esteves

Signatário não significa que exista regulação ou vinculação automática.

Parte do código jurídico brasileiro…isso é que não é mesmo.

Felipe

Pesquisa aí…400 mil ucranianos mortos

Jefferson Ferreira

Parece ser um projeto bem simples de fibra de vidro, explosivos, antena e câmera… Pra quem não tem marinha como nós, seria uma opção para patrulha

André Macedo

Mas patrulha envolve mostrar bem os dentes (inclusive para embarcações civis como pesqueiros), não sair explodindo navios por aí, por isso também não é muito inteligente usar submarinos para patrulha do tipo em tempos de paz, como alguns pregam.

Fora que esse bicho deve ser bem lento e fácil de ser visto durante o dia, navegação rudimentar etc… Só é usado contra alvos estacionários como navios atracados ou a ponte lá que esqueci o nome.

Dagor Dagorath

Imagino que essas embarcações autônomas são boas para mares fechados, como o Mar Negro ou o Golfo Pérsico. Creio que para mares abertos e bravios, como o Oceano Atlântico, elas não são indicadas.

Orivaldo

Rios …

Alex Barreto Cypriano

Qual drone naval ucraniano é autônomo?

Hcosta

O que entende por patrulha? Proteger navios e portos já existem modelos muito melhores para esta função.

Se for para ações de patrulha em alto mar ou outras áreas é completamente inútil. Tem drones aéreos mais baratos e mais eficazes. E estamos a falar de atuarem como complemento a navios de patrulha.

KKce

Patrulhar com drone suicida e lançar ele contra barco de pescador ilegal? kk

Alex Barreto Cypriano

‘(…)pagos com fundos de uma plataforma de crowdfunding administrada pelo governo que arrecada dinheiro para equipamentos(…)’. Muitos anos atrás, em uma rede social que abandonei, predisse que um drone comercial poderia levar explosivos e bombardear tropas inimigas. Os ucranianos, hoje, fazem isso amiudadamente. Algum tempo atrás sugeri que a MB promovesse um crowdfunding (ainda que apenas entre os seus efetivos e aposentados) pra ter um troco a mais pra pesquisa/desenvolvimento/aquisições, Que surpresa saber que os ucranianos já fazem isso… Heráclito de Éfeso sempre teve razão: ‘A guerra é a mãe de todas as coisas(…)’.

Esteves

Eu dei essa idéia too. Fundo de Participação da Marinha. Ativos e passivos contribuem com…7%?

Com 7% fazem outra Marinha.

Ou desconta…vai que não percebem.

Esteves

Tem câmeras. As câmeras estão destacadas na imagem. Logo..tem operador. Havendo operador não é autônomo.

Certo?

São enxames. Ouros drones marcaram o alvo. Enxame não faz patrulha. Enxame ataca?

Certo?

Underground

A MB continua com o bate inflável operado por controle remoto?

Arthur

Game changer do Mar Negro… Já estava com saudades de outra wunderwaffe!