A Rússia anunciou, nesta sexta-feira (6), a chegada de um primeiro navio pela “Rota Marítima do Norte”, que liga a Ásia à Europa através do Ártico, uma das grandes esperanças de Moscou para desenvolver seu comércio internacional.

“Hoje, um primeiro navio chegou à região de Kaliningrado pela Rota do Mar do Norte”, disse o governador regional, Anton Alijanov no Telegram, sem especificar o conteúdo da carga.

As fotos divulgadas por ele mostram um porta contêineres chamado Newnew polar bear.

Segundo Alijanov, o navio saiu de Xangai e percorreu a costa norte da Rússia até o porto de Arkhanguelsk (no extremo-norte da Rússia), antes de chegar a Baltisk, na região de Kaliningrado, enclave russo às portas da União Europeia.

Seu destino final é São Petersburgo (noroeste), antiga capital imperial russa, informou.

A Rússia espera que esta rota, mais viável pelo aquecimento global e pelo consequente degelo da região, possa um dia competir com o Canal de Suez, sobretudo, no comércio de hidrocarbonetos.

“Será mais barato e mais rápido do que o Canal de Suez”, disse Alijanov.

Navegar nas condições extremas do Ártico continua sendo, no entanto, um grande desafio, e essa rota ainda está muito longe de poder substituir o Canal de Suez.

A ambição russa de desenvolver o comércio através desta rota marítima ganhou ainda mais relevância para o Kremlin em meio à série de sanções impostas ao país em represália por sua ofensiva na Ucrânia.

FONTE: Isto É, via MSN

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carvalho2008

Esta bola estava cantada ha algumas decadas. Isto pode alcar os Russos a ser uma nacao oceanica…..e a geoestrategia pode mudar

Carlos Campos

vai ser necessário que us Navy tenha mais navios nessa área, o solo desse oceano tem até diamante