Corveta classe Flower enfrentando as ondas do Atlântico Norte

As corvetas da classe Flower, imortalizadas em romances, filmes e a história naval, serviram como a espinha dorsal da defesa antissubmarino dos comboios aliados durante os anos cruciais da Segunda Guerra Mundial. Originárias do Reino Unido, elas desempenharam um papel vital no Atlântico Norte, protegendo os comboios mercantes dos U-boats alemães.

Origens e Design

A crescente ameaça dos U-boats alemães no início da guerra criou uma demanda urgente por navios de escolta capazes de defender comboios mercantes. Em resposta, a classe Flower foi concebida como uma solução de baixo custo e de construção rápida. Inspiradas nos projetos de arrastões de pesca de águas profundas, estas corvetas eram robustas, embora lentas e inadequadas em mares agitados.

O design original tinha uma proa reta, mas muitas foram posteriormente modificadas com uma proa clipper para melhorar a navegabilidade. Medindo cerca de 62 metros de comprimento e deslocando aproximadamente 925 toneladas, eram armadas com um canhão de 102 mm, bombas de profundidade e, em alguns casos, com um pequeno número de armas antiaéreas.

As corvetas classe Flower eram, em sua maioria, equipadas com um motor a vapor de tripla-expansão reciprocante (TE). Esse tipo de motor era uma escolha comum para navios mercantes da época e foi adaptado para uso nessas corvetas devido à sua simplicidade e confiabilidade.

A escolha dessa propulsão refletiu as necessidades da guerra: era essencial construir navios rapidamente e em grande número, e usar tecnologias bem conhecidas e confiáveis para garantir que esses navios estivessem operacionais o máximo de tempo possível.

Produção e Distribuição

HMNZS Arbutus

As corvetas da classe Flower foram construídas entre 1939 e 1941, não apenas no Reino Unido, mas também no Canadá, em um total de 294 embarcações.

Existiram dois grupos distintos de embarcações nesta classe: a classe Flower original, 225 embarcações encomendadas durante os programas de construção de 1939 e 1940; e a classe Flower modificada, que se seguiu com mais 69 navios encomendados de 1940 em diante. As Flowers modificadas eram ligeiramente maiores e mais bem armadas.

As Flowers foram apelidadas de “o pequinês do oceano”. Elas tinham a reputação de ter características de marinheiras muito ruins, na maioria das vezes balançando muito em mar agitado. Muitos tripulantes sofriam graves enjôos por algumas semanas até se aclimatarem à vida a bordo.

Muitas dessas corvetas foram transferidas ou vendidas a outras marinhas aliadas, incluindo a Marinha dos EUA. As corvetas da classe Flower também serviram nas Forças Navais Francesas Livres, na Marinha Real Holandesa, na Marinha Real Norueguesa, na Marinha Real Indiana, na Marinha Real Helênica, na Marinha Real da Nova Zelândia, na Marinha Real Iugoslava e, imediatamente após a guerra, na Marinha Sul-Africana.

HMCS Kitchener K-225

Operações de Combate

 

Uma corveta canadense da classe Flower lança cargas de profundidade no filme Greyhound de 2020. A HMCS Sackville serviu de modelo no qual os animadores de computador do filme basearam o navio de guerra fictício HMCS Dodge, também conhecido como “Dickie”. (Fonte da imagem: Sony Pictures)

Apesar de sua construção simples e de suas limitações operacionais, as corvetas da classe Flower estavam frequentemente na linha de frente do combate naval no Atlântico. Elas eram particularmente adequadas para operações antissubmarino, usando sonares (chamados ASDIC na época) para detectar submarinos e cargas de profundidade para atacá-los.

Uma ação típica de uma Flower ao encontrar um submarino na superfície durante as tarefas de escolta do comboio era partir diretamente para o submarino, forçando-o a mergulhar e limitando assim sua velocidade e capacidade de manobra. A corveta manteria então o submarino mergulhado e preocupado em evitar ataques de carga de profundidade por tempo suficiente para permitir que o comboio passasse com segurança.

Lançador de granadas antissubmarino Hedgehog a bordo de uma Flower

A velocidade máxima de 16 nós (30 km/h) dos navios da classe Flower tornava impossível a perseguição efetiva de um submarino na superfície [cerca de 17 nós (31 km/h)], embora fosse adequada para manobrar em torno de submarinos submersos ou comboios, ambos operando a uma velocidade máxima típica de 8 nós (15 km/h) e às vezes muito menos em mau tempo. A baixa velocidade também dificultava que Flowers alcançassem o comboio após a ação.

As corvetas também enfrentaram o desafio do clima do Atlântico Norte. Grandes ondas, ventos fortes e água gelada tornavam a vida a bordo desconfortável. Em mares agitados, o convés frequentemente submergia, e a tripulação tinha que lidar com condições de congelamento.

Heróis pouco celebrados

A contribuição desses navios para a guerra não pode ser subestimada. Apesar das adversidades, as corvetas da classe Flower estiveram envolvidas na destruição ou danos de dezenas de U-boats. Mais do que simples estatísticas, sua presença permitiu que milhões de toneladas de suprimentos essenciais chegassem à Grã-Bretanha, sustentando o esforço de guerra aliado.

O valor dessas corvetas não se limitava apenas ao combate. Elas eram vitais em operações de resgate, salvando milhares de marinheiros mercantes de águas geladas após ataques de U-boats.

As tripulações no passadiço das corvetas da classe Flower ficavam expostas aos elementos
As acomodações eram apertadas a bordo das Flower

Legado e Reconhecimento

A classe Flower pode não ter tido a grandiosidade ou a potência de fogo de navios maiores, mas seu serviço na guerra foi inestimável. Muitas destas corvetas sobreviveram à guerra e continuaram a servir em várias capacidades, enquanto outras foram vendidas para marinhas civis ou estrangeiras.

O legado mais duradouro da classe Flower, no entanto, é talvez cultural. O romance “The Cruel Sea” de Nicholas Monsarrat, baseado em suas próprias experiências servindo em uma corveta, e o subsequente filme de 1953, ilustram vividamente a vida a bordo destes navios e os desafios enfrentados por suas tripulações.

Corveta classe Flower HMCS Sackville em outubro de 2006, atracada atrás do Museu Marítimo do Atlântico em Halifax, Nova Escócia, e restaurado à sua condição de 1944

Conclusão

Em uma guerra dominada por avanços tecnológicos e armamentos poderosos, as corvetas da classe Flower servem como um lembrete da importância da determinação humana e da tenacidade. Embora muitas vezes estivessem mal equipadas e enfrentassem adversidades incríveis, esses pequenos navios e suas tripulações desempenharam um papel crucial na vitória aliada no Atlântico, garantindo que os suprimentos vitais pudessem atravessar o oceano e apoiar o esforço de guerra em múltiplas frentes.

IMAGENS: Corveta classe Flower HMSC Hawkesbury da Marinha Real Canadense (modelo de Steve Morin)

Modelo da HMSC Hawkesbury e as aeronaves empregadas na caça de submarinos

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
NEMOrevoltado

Muito bom estas ultimas postagens com a história das classes veteranas da segunda guerra.

Parábens aos envolvidos!

Wiillber Rodrigues

Já que o PN está fazendo matérias sobre navios da WWII não tão conhecidos, seria possível uma matéria sobre a classe Bogue de NaE’s de escolta?

Jagder#44

Boa!

Dalton

Ou melhor ainda, sobre NAes de Escolta de maneira geral, pois “apenas” 20 “Bogue” foram construídos sendo 11 “emprestados” para a Royal Navy, enquanto que 50 da
classe “Casablanca” foram incorporados dentro de 12 meses todos a serviço da US Navy refinados na classe Commencement Bay – apenas uns poucos viram serviço antes do fim da guerra – e interessante também os 4 classe Sangamon convertidos de Navios tanques.

Esteves

Olha…

Ficamos nessa frescura pra construir NAe. Quem quer faz.

https://en.wikipedia.org/wiki/Bogue-class_escort_carrier

Fernando

Poderiam tambem fazer uma materia sobre os Caça-Pau e os Caça-Ferro da MB durante a segunda Guerra. Esses pequenos navios trabalharam muito para oferecer um pouco de segurança e conforto para os comboios da America do Sul para os EUA e vice versa.

Fernando

E cujas tripulações sofriam ainda mais que as das corvetas Flower.

Zé Rato

Em 1940-1942, centenas de comboios de dezenas de navios atravessaram o Atlântico escoltados por pequenos grupos de escolta de apenas 3 a 5 destas corvetas. Estes comboios por vezes eram atacados por alcateias de submarinos em números superior. Na prática, estes navios desempenharam um papel fundamental para manter o Reino Unido abastecido. Nesta altura, os estaleiros aliados não tinham começado a produzir outras corvetas mais capazes, destroyers e porta-aviões de escolta em larga escala, nem existiam aviões de patrulha com raio de ação suficiente para patrulhar o “Mid-Atlantic Gap”, nem ainda tinham sido recebidos os velhos destroyers americanos por “lend-lease”.… Read more »

Diego Dias

Esse tipo de matéria é que faz a gente ficar aqui no site. Sequência boa demais. parabéns

Marcos Pesado

O melhor que é praticamente impossível um “deslike” e surgir um comentário estapúrdio

Miguel Ferreira da paz

Naquela época a tecnologia não era avançada mas conseguia defender os comboios no atlântico mesmo com todo esforço conseguiram defender os comboios parabens

deadeye

Essas corvetas também aparece no filme “Greyhound”, o comboio escoltado tem coverta dessa classe oriunda da marinha do Canadá.

Esteves

“Uma corveta canadense da classe Flower lança cargas de profundidade no filme Greyhound de 2020. A HMCS Sackville serviu de modelo no qual os animadores de computador do filme basearam o navio de guerra fictício HMCS Dodge, também conhecido como “Dickie”. (Fonte da imagem: Sony Pictures)”.

Olho vivo.