A manutenção regular em curso do primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, entrou na fase final, uma vez que o navio saiu recentemente da doca seca, com analistas dizendo que o porta-aviões deverá regressar ao serviço ativo dentro de um ano com capacidades de combate melhoradas.

Atracado em um píer no estaleiro Dalian, na província de Liaoning, no nordeste da China, o porta-aviões homônimo começou recentemente a repintar seu convoo e a instalar equipamentos relacionados, enquanto sua manutenção entrava nos estágios finais, informou o site de notícias wenweipo.com.

Depois de terminar a pintura do convoo, um processo que provavelmente levará cerca de um mês, o porta-aviões deverá acionar as máquinas e fazer uma viagem de teste, disse a reportagem.

A manutenção e reforma do porta-aviões Liaoning já dura mais de sete meses desde que retornou ao Estaleiro Dalian, em 28 de fevereiro.

Depois de completar cerca de meio ano de manutenção na doca seca, o navio saiu da doca pouco antes do início de outubro com uma aparência nova, com armas e sistemas de radar reinstalados, informou o wenweipo.com.

Nas fotos acima, o Liaoning antes de entrar no dique e abaixo depois de sair (clique na imagem para ampliar)

Nenhuma mudança importante na aparência do porta-aviões foi observada, disse a reportagem.

O Liaoning, antigo Varyag soviético, foi comissionado na Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) em 2012 como o primeiro porta-aviões chinês. Passou pela primeira manutenção regular no Estaleiro Dalian em 2018.

Ao longo dos últimos anos, o grupo de ataque do porta-aviões de Liaoning conduziu uma série de exercícios marítimos distantes no Pacífico Ocidental, além da primeira cadeia de ilhas, organizando missões de aeronaves, entre outros treinamentos, em águas a leste da ilha de Taiwan e perto de Guam, uma ilha na segunda cadeia de ilhas militarizada pelos EUA para conter a China.

Após a manutenção atual, o Liaoning provavelmente retornará às suas funções este ano, disse um especialista militar baseado em Pequim que pediu anonimato ao Global Times..

Ele irá navegar com o segundo porta-aviões do país, o Shandong, em exercícios marítimos distantes e missões de alerta de combate para aumentar as capacidades de operação de porta-aviões da Marinha do PLA e salvaguardar a soberania nacional, a integridade territorial e os interesses de desenvolvimento, disse o especialista.

A China lançou o seu terceiro porta-aviões, o Fujian equipado com catapultas eletromagnéticas, em Junho de 2022, e os especialistas esperam que o novo e mais poderoso porta-aviões realize a sua primeira viagem de teste em 2023.

O Liaoning quando em operação com o convoo repleto de caças J-15

FONTE: Global Times

SAIBA MAIS:

A transformação do navio-aeródromo russo ‘Varyag’ no chinês ‘Liaoning’

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neto

Tá bonito o dragão.
.
Me pergunto se com o amadurecimento das catapultas eletromagnéticas da china e com a maturidade do J35 a China poderá reformar um de seus navios com rampa para usar esse tipo de catapulta.
.
Com trabalhos longos que essas manutenções necessitam e com o histórico das mudanças de projeto de varias classes no decorrer de suas vidas úteis me veio a dúvida. Seria viável? Mais barato que um novo?

Henrique

ser viável e barato é irrelevante no governo Chinês pq eles são uma ditadura eles não precisam dar satisfação do custo/processo. isso ai é problema de pais democrático que o governo tem que dar satisfação do que ta fazendo para população continuar apoiando ele

mas voltando ao navio é perda de tempo, melhor seria focar nos os trabalhos na próxima unidade CATOBAR, seja ela normal ou nuclear. Até pq CATOBAR ja provou ser superior

Neto

Então é possível que este seja o ultimo grande NAe que será oportunizado para terceiros num futuro não distante.
.
Oportunidade para MB em 20 anos?
.
Pesado.

Dalton

O segundo NAe chinês, “Shandong” – primeiro construído totalmente na China –
é uma versão ligeiramente melhorada do “Liaoning” então pela sua linha de raciocínio poderão ser 2 os NAes “oportunizados para terceiros”.

Neto

Importante pontuação, mestre Dalton.

Obrigado pela resposta.

Last edited 5 meses atrás by Neto
Fernando Vieira

Mas imagina pegar o Liaoning que já foi soviético e vai ser bem usado pelos chineses por vários anos ainda.
Vai chegar na MB em estado pior que o São Paulo chegou.

Neto

Olha, vejo o Liaoning como um laboratório (enorme) para a aviação embarcada Chinesa. Mesmo tendo sido concebido pelos soviéticos é um casco que ficou inacabado/inoperante na Ucrânia, sendo comprado pela china numa manobra diferente e que não enfrentou muitos mares até chegar a China. . Logo é um navio menos desgastado e, aparentemente, usado de maneira menos recorrente que outros, como o Foch. . Acredito que o Liaoning tem servido como escola para as forças Chinesas e que pode vir a ser usado valendo se necessário. Quando, e se, engatarem um 3⁰ navio com catapultas acredito que ele poderá ser… Read more »

Henrique

“Oportunidade para MB em 20 anos?”

Nunca. Brasil tomaria sanção de todos os lados por compra navio chinês desse porte. Além disso a guarda costeira não precisa de porta aviões…

PA é pra fazer o que os EUA fizeram essa semana, mover dois desses pra defender um aliado e não ficar brincado na costa como foi com MG e SP

além disso a MB não quer PA com rampa pq quem usa CATOBAR uma vez na vida não vai usar outra coisa.

Dalton

“além disso a MB não quer PA com rampa pq quem usa CATOBAR uma vez na vida não vai usar outra coisa.” . Não necessariamente Henrique, os britânicos após o “Ark Royal IV” passaram a ter apenas NAes com rampa e a Índia que operou com um NAe similar ao “Minas Gerais” com uma catapulta passou então a operar com NAes com “rampa”, um já retirado de serviço e dois na ativa atualmente . . No caso da Índia essa fase de “rampa” pode ser transitória até que se possa voltar a ter um “CATOBAR”, mas, enquanto isso, NAes com “rampa” continuam… Read more »

Henrique

 os britânicos”

escolheram navio com rampa pra satisfazer os desejos das empresas nacionais… a gente tem alguma perspectiva de empresas desse tipo que faça aviões de rampa? não…

no máximo Gripen.. e não lembro dele decolar na vertical

alem disso o navio de rampa ta casado para sempre com único modelo de avião ao passo que o CATOBAR lança tudo…

Zorann

a MB não precisa de Porta Aviões. precisa voltar a navegar primeiro.

wilhelm

Não precisa ser ditadura pra fazer isso, não: o governo americano já gastou mais de 1.5 trilhões de dólares no F-35 e nunca deu satisfação sobre isso.

A única coisa que existe em comum em todos os governos do mundo é o fato de que a voz da população sendo ouvida é um negócio muito lindo no papel.

Dalton

Esse 1,5 trilhões é para o programa todo do início até quando a última aeronave for entregue incluindo modernização, longe de ser barato, mas, apesar dos críticos – alguns dos quais previram que cada avião custaria 200 ou mais milhões de dólares – o programa avança, surgem novas encomendas e o governo tem dado satisfação ao Congresso, não é mesma coisa que na China !

Henrique

nunca deu satisfação … e como tu sabe que ele gastou “já gastou mais de 1.5 trilhões de dólares no F-35”?

pergunta pro governo chinês quanto ele ja gastou no programa de barquinhos que vão vira panela assim que o primeiro CATOBAR deles fizer um lançamento carregado até o talo

Ander

Essa sua opinião é tão inocente quanto um sorriso de um bebê, nenhuma potência da orelha pelo q seu povo pensa, fazem sempre pensando em seus interesses, o próprio governo americano espiona seus cidadãos, qual diferença da China?

Henrique

“Essa sua opinião é tão inocente quanto um sorriso de um bebê,”

ja deu pra ver que não tinha argumentos né… senta la Cláudia 

mas a diferença é que não tem campos de contração pra minoria nos eua, nem app de rank de lealdade ao PCC e o eua ainda tiveram o Edward Snowden lá pra vc vier aqui fala que o governo espiona… agora pergunta pro governo que matou o medico que alertou o governo chinês sobre o COVID o que ele fazem…  

Ander

Como é inocente meu Deus, nunca ouviu falar da CIA, caso Snowden. EUA elimina qualquer um, derruba governos, fali empresas… tudo em nome da democracia e eles não estão errados, bobos somos nós brasileiros tapados para a geopolítica e sendo sempre imediatistas não pensando a longo prazo e protegendo nossa nação.

naval762

Mas e aquele subamarino chinês que afundou? Sumiu dos noticiários? Eu soube que foi pro fundo mesmo.

Alexandre Galante

Fake news

Machado

Aliás, o que espalham de fakenews sobre a China não é brincadeira. Tentam de todas as maneiras desmerecer e diminuir os chineses. A resposta é essa aí. Trabalho, determinação e competência. Os cães ladram e a caravana passa.

maurizio

China há alguns anos trás, estava pedindo ao Brasil know-how para poder operar NAes… Hoje, estamos nessa letargia, com praticamente todos os recursos da MB destinados à um programa de Sub Nuke que está e mantem-se claudicante… Pelos novos valores pra colocar o navio no mar, serão 25 bi. Me pergunto, com esse recurso, qual marinha convencional teríamos… Quantas fragatas, destroíeres e subs convencionais teríamos…

Henrique

se for pra trocar o Sub nucelar por navios de superfície então fecha a marinha… demite todo mundo e paga pra alguém defender a costa dando a ZEE como garantia

se vc não tem submarinos hj ja ta fora da guerra antes mesmo de pensar em começar

Alex Barreto Cypriano

Se não houve nenhuma modificação no bote, segundo a reportagem, então tinta deve pesar pacas: viram como o trim desapareceu depois da demão?

Fernando Vieira

A matéria diz que o Fujian deve fazer sua viagem inaugural em 2023. Bom, estamos quase no fim de 2023, então a essa altura já deve ter rebocador amarrado no navio.