Fragata Type 054B

Foi lançada, no dia 29 de outubro, a 2ª fragata Type 054B, no estaleiro Huangpu, perto de Guangzhou, na China. A Marinha Chinesa (PLA Navy) vem ativamente modernizando e expandindo sua frota naval com várias classes de navios, incluindo fragatas, destróieres e porta-aviões. A Type 054B é uma evolução do Type 054A, uma classe de fragata que tem sido um pilar da Marinha do Exército de Libertação Popular por muitos anos.

A nova classe tem maior comprimento e boca (147 x 18 m) que a Type 054A (134 x 16 m), alcançando um deslocamento de cerca de 6 mil toneladas, 2 mil a mais que a anterior.

A Type 054B apresenta linhas de casco mais furtivas, uma superestrutura mais volumosa e um passadiço mais alto. O navio conta com um sistema de lançamento vertical (VLS) para mísseis, novo canhão principal, CIWS, mísseis antinavio a meia nau e um lançador de mísseis conteirável sobre o hangar. O convoo foi ampliado para operar com o novo helicóptero naval Z-20.

O mastro principal abriga um novo radar 3D AESA de varredura eletrônica ativa de dupla face.

A primeira unidade foi lançada em agosto deste ano, no Hudong – Zhonghua Shipbuilding, uma subsidiária da China State Shipbuilding Corporation (CSSC).

O fortalecimento contínuo da Marinha Chinesa com navios modernizados como o Type 054B pode alterar o equilíbrio das forças navais na região, especialmente em relação a outros atores-chave como os Estados Unidos, Japão e Índia.

O desenvolvimento e produção de fragatas avançadas como o Type 054B destacam a crescente competência da China em tecnologia de defesa e capacidade de construção naval.

Desenhos da vista superior e lateral da FFG 054B, da revista Shipborne Weapons – via @lylegoldstein no X

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Flamenguista

Boa tarde. Aquilo no casco é remendo ou sensor?

Underground

Porta de acesso ao paiol da âncora.
Como o navio tem desenho furtivo, a proteção se estante a âncora.

Márcio

Brother, ela não é brasileira não 🤣

Underground

Olhando a foto frontal, o navio apresenta falha, pois tem apenas uma bola.

Wagner Figueiredo

Lá ele !!! Rsrs

Alex Barreto Cypriano

Tem que avisar o pessoal que você tá com o ironic mode on.

Tutu

Será que rolaria uma Type 54A usada para MB kkkk

737-800RJ

A Type 54A tem 134 metros de comprimento e 16 de boca, com deslocamento de 4.000 toneladas.
Se considerarmos que a Tamandaré tem 107 metros de comprimento, 16 de boca e desloca 3.500 toneladas, logo temos 32.7 toneladas por metro. Se esticarmos a Tamandaré em 27 metros para alcançarmos o tamanho da Type 54A, chegaremos aproximadamente a 4.400 toneladas.
Sou um grande defensor de uma Tamandaré 2.0 bombadona!
O projeto é modular, não é? Pro pessoal que entende do assunto: seria muito difícil tecnicamente adicionar algumas seções pra criar uma fragata pesada aproveitando o projeto?

Esteves

O projeto Tamandaré foi uma oferta vencedora da ThyssenKrupp. O navio não é nosso. Seria bacana poder contar com ao menos duas MekoA200. Deslocam quase 4 mil toneladas e são escoltas de verdade.

Mas seria necessário aumentar os investimentos no estaleiro.

https://www.thyssenkrupp-marinesystems.com/en/products-services/surface-vessels/frigates

Alex Barreto Cypriano

MB não é canastra (ops…), tem que parar com essa estória de pegar o lixo da mesa.

L Grande

A Marinha da China ainda tem muitos navios antigos em serviço. Type 53 e Type 51. Que precisa ser substituídos urgentemente além de muitos submarinos convencionais antigos, piores que os nossos classes Tupi, que o Brasil está dando baixa.

Gerson Carvalho

Umas três cairiam muito bem!

ChinEs

Esse navio é anti-submarino ou é de defesa aeréa?

Fernando "Nunão" De Martini

Emprego geral

naval762

Enquanto isso nossa briosa vai mandando seus meios pro pijama, ótima oportunidade pra comprar uma meia duzia de fragatas xing ling.

Esteves

O que seria uma fragata xing ling?

Heinz

Fragata chinesa

Esteves

É uma classe nova?

Esteves

Type054A CODAD “Quatro motores a diesel Shaanxi. A velocidade máxima é de cerca de 27 nós. Os motores da série 396 são produzidos sob licença da MTU Friedrichshafen e destinam-se ao uso em veículos, equipamentos de produção de petróleo, pequenas aplicações marítimas e geração de energia. Eles também produzem motores sob licença para a MAN Diesel. A empresa produz motores de propulsão a diesel para navios de guerra, como a Type054A, cujo design é licenciado pela SEMT Pielstick. O motor produzido é o PA6 STC de 16 cilindros. Os sensores do navio são fornecidos por franceses e russos. A propulsão… Read more »

Underground

Não dá para entender como eles conseguem produzir mais barato com uma mão de obra que hoje e mais cara que a nossa.
Acho que tem alguma coisa errada por aqui!!!

Esteves

Dizem que a 054B tem custo 50% maior que a 054A. Isso poderia significar um navio produzido por menos de 1 bilhão de dólares. Mentira? Verdade?

Não consta mão-de-obra mais cara. Exceto recisão, 13o., férias, sindicatos, FGTS…a carga horária com horas extras e previdência social é semelhante à nossa.

Outra diferença é que em razão da continuidade e do aprendizado, não é necessário enviar mão-de-obra para treinamento no exterior como fazemos cá com soldadores, técnicos e engenheiros.

Olha o tempo + burocracia que perdemos desde a licitação das Tamandarés.

Last edited 5 meses atrás by Esteves
Vinicius Ferreira Soares

Esteves, o trabalhador industrial chinês ganha mais que o brasileiro.

Esteves

Pode colocar essa conta?

Coloca o valor recebido em moeda local dos dois países juntamente com o poder de compra de cada moeda.

Quanto ao custo, mostra quanto é a tributação + legislação trabalhista + benefícios em cada regime.

Demandas legais. Quantas ações trabalhistas? Como parâmetro com o setor público brasileiro pode fazer uma comparação com nossos precatórios.

Enfim…precisa de um Excel para afirmar uma coisa ou outra coisa.

Last edited 5 meses atrás by Esteves
Esteves

Veja a extensão do corte da chapa da Fragata Tamandaré Jerónimo de Albuquerque. A mesa corta até 3 metros. Eu não sei dizer olhando para a foto da Type054B qual a extensão do corte da chapa. Mas…parece aos olhos Estevesianos maior que 3 metros.

Isso significa menor custo de montagem (economia de energia do plasma, menos soldas) mas exige máquinas maiores que não existem por aqui.

Eles tem processos industriais de última geração. Grandes navios exigem maquinário grande para fazer.

Marcelo

O navio sai para o governo chinês a preço de custo.
O estaleiro construtor é do governo chinês.

Esteves

Isso não faz sentido.

Mesmo em uma economia mista como a chinesa, é necessário remunerar o estaleiro, pagar fornecedores, negociar com patrocinadores russos, franceses e alemães (ou mais), contar com uma BID desenvolvida e apta, pagar salários, desenvolver a BDL que gera mais atividades e empregos, recolher encargos e impostos…mais, muito mais.

Não existe almoço grátis.

Waldir

Acho que ele se referia à margem de lucro de um estaleiro privado e não os custos fixos em si (que todo projeto tem) como os que vc citou.

Last edited 5 meses atrás by Waldir
Esteves

Margem todo negócio tem. As operadoras de telecomunicações destruíram suas margens na guerra por clientes mas encontraram outras formas de mostrar lucro. Lucro é apurado ao longo de um período (geralmente um ano) e está impactado por dezenas de fatores como custos fixos e variáveis, matéria prima, fornecedores, qualidade da matéria prima e dos fornecedores como mostrado no estudo de custos de soldagem na construção naval da UFPE, operação, aplicações financeiras, legislação, tributação, salários e benefícios…antes e depois dos impostos e da retirada dos acionistas ou distribuição de dividendos. Nos EUA lançam encomendas navais a estaleiros privados e públicos com… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Esteves
Marcelo

Exatamente,a margem de lucro é muito menor do que um estaleiro privado.

J-20

Escala e linha de suprimento. A logística na China é bem mais barata e eles produzem aço em quantidade absurda.

maurizio

Sempre acreditei que uma saída da MB seria comprar o casco com cabeamento da China e recheá-lo aqui no Brasil, com sensores ocidentais. Obviamente existe todo um trabalho de otimização de espaços que a engenharia teria de suportar, tanto no design quanto na instalação de tais recheios… Não creio que temos expertise real para design de uma fragata com essas características. De qualquer maneira, o custo aqui seria proibitivo. Como sempre. As nossas escolas que fingem que ensinam, precisam de recursos…

Esteves

O TOT das Tamandarés foi contratado pela transferência de conhecimento na gestão do navio: da Atlas Elektronik para a Embraer, navegação e combate. São os sistemas.

As armas (mísseis, canhões, torpedos) mais radares e sonares são alienígenas.

Nas matérias do PN é possível acompanhar a montagem do casco de uma fragata. Existindo projeto não teríamos dificuldades grandes em montar um casco talvez não um casco de 6 mil toneladas com os custos que os chineses fazem.

Carlos

O pentágono é uma organização do estado mais corrupta do mundo a frota naval dos EUA está em um processo de estagnação. Enquanto os chineses lança ao mar o dobro de embarcações e questão de tempo para ser a maior frota naval do mundo. E só ver como exemplo a fabricação de automóveis elétricos e híbridos BYD já está dominando o mercado mundial em qualidade e preço..A China enquanto avança em tecnologia e produção em alta escala os EUA pensa em entrar em 2 guerras por ano só gastando dinheiro e corrupção. A conta já está chegando está paralisando a… Read more »

Esteves

O Pentágono foi construído em 1941 como sede do Comando do Departamento de Defesa dos EUA. A construção naval norte-americana não está estagnada apesar das críticas que recebe dentro dos próprios EUA. Trata-se hoje de uma disputa que já foi unipolar e agora extravasa para o multilateralismo expresso pela expansão naval da China. A China é um adversário e um concorrente que tornar-se-á um inimigo se invadir Taiwan ou se apoiar em demasia os russos. Qualquer país que possuir a maior frota naval do mundo e a China ainda não está perto disso basta ver o ritmo de construção de… Read more »

Esteves

adotarão.

Paulo A. Ferreira

Já é a maior frota em números de na navios , não de tonelagem.

Vinicius Ferreira Soares

A Byd é referência mas é bem inferior a tesla.

Márcio

Em 1980 a China era mais pobre que o Brasil. Hoje………!!!
Que vergonha….!

Last edited 5 meses atrás by Márcio
Dalton

A China figurava em sétimo lugar quanto ao “PIB” em 1980 e já tinha seu submarino de propulsão nuclear e bombardeiros de longo alcance capazes de transportar bombas atômicas.

Utama

Em 1980 a China era décima em PIB nominal e em PIB PPC. O Brasil estava à frente.

Alex Barreto Cypriano

Bonita.

Esteves

É uma belezinha. Longuinha. Espichadinha. Da dó de riscar.