O tenente general Mykola Oleshchuk, Comandante da Força Aérea da Ucrânia, confirmou que as forças ucranianas afundaram um dos navios mais avançados da Frota Russa do Mar Negro, uma embarcação porta-mísseis de cruzeiro Kalibr.

Oleshchuk disse mais tarde que pilotos ucranianos realizaram ataques aéreos na infraestrutura do estaleiro Zaliv, na cidade de Kerch. Naquela época, não havia certeza se o navio de guerra havia sido destruído.

No dia 5/11, Oleshchuk confirmou a destruição de um dos mais novos porta-mísseis Kalibr da Rússia.

Após as explosões, os russos alegaram que “alguns dos destroços dos mísseis abatidos caíram no território de uma das docas secas”.

Só no final da noite de 4 de Novembro é que o Ministério da Defesa russo admitiu que um navio de guerra da Frota Russa do Mar Negro, atracado num estaleiro em Kerch, tinha sido “danificado”.

FONTE: Ukrainska Pravda, via Yahoo News

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Rapaz… É bom que a Ucrânia vença mesmo essa guerra senão a Rússia vai tirar o couro dela quando vencer e botar na mesa o prejuízo do material destruído! Pronto… Comecem os deslikes…

Last edited 8 meses atrás by Luiz Trindade
Nickless

Do jeito que a guerra esta indo. sem avanço russo e com poucos avanços ucranianos uma hora a conta dessas perdas diárias que a Rússia esta sofrendo chega. uma hora o autocrata do kremlin se conscientiza de que não esta adiantando ficar jogando bilhões de dólares do “contribuinte” russo nessa guerra. Acredito ainda que o autocrata vai cair de uma escada e essa guerra será encerrada. A ucrania vai sair destruída da guerra e será reconstruída pelos euros da ue.

Fábio Jeffer

Ainda bem que a Ucrânia não está sofrendo perdas devastadoras…

Underground

E qual a alternativa dos ucranianos?

Fabio

Se render e parar de jogar seu povo no moedor de carne

RPiletti

Os ucranianos tem boa memória e não esquecem dos cuidados que os russos sempre tiveram com eles, a alternativa de rendição que tu sugeres não está na mesa deles.

Amaury

Quem cidava bem deles eram os alemães…..

Mr White

Caros editores, gentileza utilizar a IA para desvendar o que alguns foristas escrevem!

Ja passou da hora, estamos no sec XXI.

Nota da moderação:
Você mesmo pode pedir para a pessoa em questão se explicar melhor.
Provavelmente a sua dúvida será esclarecida mesmo sem o uso de IA.

Fabio

Se acordo de rendição pra você é isso

bruto

lutar ate expulsar russo da ucrania

Tupinambá

A Ucrania não tem autonomia para decidir nada. É uma peça do tabuleiro de interesses ocidentais. A Rússia quer manter a Crimeia e consolidar o domínio da costa com o Mar Negro e não vai abrir mão disso. Quem paga essa conta é o povo europeu, que é a maior vítima do embargo do comércio de gás com a Rússia. Que grupos vc acha que estão ganhando com essa guerra ?

Nickless

E alguém falou que não? isso é guerra. os ucranianos não tem escolha, já os russos estão sofrendo perdas devastadoras no seus soldados, equipamentos e economia porque o autocrata do kremlin decidiu assim.

Jadson S. Cabral

Só que a Ucrânia não tem escolha, como o amigo acima já falou e as perdas ucranianas são repostas por americanos e europeus, que têm muito mais dinheiro e capacidade industrial combinada que os russos. Mas o que vai mesmo decidir quem pede essa guerra (falo perde pq não haverá um vencedor) é o interesse de ambos os lados. Para quem vai ser menos interessante perder essa guerra?

Fabio

Ma o meno, a Europa está a beira de quebrar com as contas no pescoço, os EUA está sustentando com $$$ esse esforço de guerra na Ucrania e esse esforço já está capengando, e vai ter que segurar mais uma frente em Gaza que vai escalar rapidinho.

Erik

só não vai conseguir repor soldado!

Marcelo

Perdeu metade do país e ta comemorando a destruição de 1 navio russo !!!kkk
Essa mídia ocidental é foda.

Wilson Look

Quando foi isso? hoje em dia os russos ocupam menos de 20% do território ucraniano, uma redução em relação ao começo da guerra.

Heinz

13% e descendo…

Gabriel Pereira Lima

Na verdade é 18% e descendo.

Rui Mendes

Sais ao teu querido líder, parabéns.

Fabio

1% da população morta e quase toda infraestrutura e fabricas no chão não é devastador devastador o suficiente? A Ucrania perdeu a guerra a mais de um ano.

RPiletti

Os russos lutam contra quem há mais de um ano? Aliens, OTAN, elfos?

Fabio

Não está óbvio que é contra a OTAN?,O que vc acha que sobra da Ucrania se a OTAN se retirar?

Rui Mendes

E a Coreia do Norte, Irão, Bielo-Rússia e China, não ajudam os Russos?

João

Por essa ótica, o Vietnã perdeu a guerra… voltou a idade da pedra.

Fabio

Vocês estão certos, é a ucrânia que está produzindo leopad 2, abrams, himars, imprimindo bilhões de dólares…

Last edited 8 meses atrás by Fabio
Rui Mendes

E os drones e mísseis de cruzeiro dos Iranianos, a artilharia e mísseis Norte-Coreanos, a Bielo-Rússia tudo que tem, é usado pelos Russos, como se fosse deles e a China, por baixo da mesa, dá uma grande ajuda.

Fabio

Os EUA perdeu a guerra do Vietnã, e a OTAN está perdendo a guerra da Ucrania.

Last edited 8 meses atrás by Fabio
Rui Mendes

Se a OTAN estivesse ela própria a lutar na Ucrânia, coitada da Rússia, e se houvesse resposta a nível nuclear, pois seria a unica maneira de não se ter que render, coitado do mundo.

Felipe

“se, se, se…” esperando a OTAN mandar 3 grupos porta avioes para o Mar Negro para liquidar a Russia.

Nickless

Seguindo essa tua logica, a Rússia perdeu a guerra no Afeganistão pros EUA. Fico imaginando o estrago que a aviação da OTAN teria feito nos russos se ela realmente estivesse nessa guerra. não seja iludido fera, essa guerra já teria abacado a muito tempo se a OTAN estivesse de fato defendendo a Ucrânia no front. Mas não esquenta não, no meido a longo prazo do autocrata do klremin (seja o atual ou o próximo) vai perceber que é impossível manter essa ocupação na Ucrânia.

Fabio

Desconhece o que é uma guerra proxy, tal ataque que sugeriu seria uma declaração formal de guerra dos EUA contra a Russia, não seria mais uma guerra pela ucrânia, e daria aval para a Rusia atacar os EUA e membros da OTAN.
Vide Vietnan, Russia vs EUA, Russia ganhou, o proxy foi moído, e nenhum território da Russia ou dos EUA foram alvejados.

E não é lógica, é análise

Last edited 8 meses atrás by Fabio
Nickless

Todo mundo sabe o que é uma guerra por procuração porem, O território é ucraniano. logo a OTAN não estariam atacando o território russo. estaria atacando os invasores do território ucraniano. A Rússia pode declarar guerra aos EUA e começar uma guerra nuclear e ser destruída também. ou aceitar as perdas e se retirar do território que não é seu. Se a OTAN estivesse de fato nessa guerra.

Ajudar com equipamento e munição velha não faz um pais participante direto da guerra, isso qualquer um sabe.

Não é analise, é puro achismo seu.

Fabio

Como assim ajudar com equipamentos e treinamento não é participar ??? Isso sim é usar a “lógica”
Guerra por procuração é justamente isso, a OTAN e os EUA não podem entrar diretamente nem enviar “seus soldados ou comandos”, mas podem enviar equipamentos como se tivessem “vendendo ou doando” e treinar os ucranianos para entrarem dentro deles e partirem pra cima dos Russos, e claro, serem moídos em massa pela falta de competência de seus comandantes e estrategistas.

Last edited 8 meses atrás by Fabio
soldado imperial

boa kkkk

Rui Mendes

Quem andou para trás, à um ano foram os Russos.

Underground

O objetivo da Rússia era esse, tirar todo o couro, gás, terras, riquezas, idioma, cultura dos ucranianos, mas aí o Zé, que todo mundo esperava que fugisse, resolveu ficar.

Rui Mendes

Aquele que eles gozam em voz alta e admiram só para eles próprios.

Fabio

E tirou, é exatamente o que a Russia ocupa, o que sobrou foi o Acre, Amapa da Ucrania.

Underground

Tá saindo cara essa operação especial.

Felipe

Para o OTAN está…

Kkce

Pô, cara. A OTAN, incluso a maior potência do mundo, mandando ajudinha a conta-gotas de equipamento usado está pagando um preço mais caro do que a Rússia que direciona todo seu esforço financeiro pra sustentar a guerra? Você realmente acredita no que escreve? Kkkk

Felipe

Mais de 100 bilhões de ajuda, fora material humano, é conta gotas?

KKce

Pela capacidade que a aliança tem? Com certeza. Só o orçamento de defesa dos americanos é 8 vezes maior que isso ai. A Ucrânia não está recebendo coisa de segunda mão e em pequenas quantidades? Então pronto.

Jadson S. Cabral

Perder vários navios de guerras importantes, incluindo um submarino novo para um país que nem marinha tem e que só está se sustentando nessa guerra pq recebe armamento de segunda linha como ajuda… imagina se as armas mais modernas fossem enviadas e em grande capacidade… imagina se fosse uma guerra aberta contra a OTAN… e ainda há quem acredite que a Rússia é mais capaz que a OTAN. Se não fossem pelas armas nucleares a Rússia não seria nada.

IvanF

Você não entende a estratégia russa, por isso tá falando isso!
Veja só, se vc prolongar a guerra suficiente, perdendo aí soldados e material a rodo, mas o oponente também perdendo, significa que ninguém tá ganhando, todos perdem, se todos perdem, então ninguém ganha… é uma vantagem estratégica óbvia!

IvanF

Pessoal parece que não entendeu que meu comentário foi irônico… ou entendeu e só não gostou kkkkkkkkk

Felipe

bla bla bla avisa a Otan que a Russia é fraquinha e mandar invadir a Ucrania lá então.

Felipe Barbieri

Já disse antes e vou me repetir, Washington e a UE tem lenha ($$$$) pra queimar nessa guerra e sabem que o custo esta ficando cada dia mais caro para a Rússia que não pode sustentar essa guerra de atrito eternamente, é interessante para os americanos que a guerra seja longa, a Ucrânia não tem opção que não seja lutar e os EUA e EU sabem disso e usam do conflito para minar os projetos russos.

eliton

Com base no que ele tem tanta certeza assim?
Como diria o filosofo , ” Quero ibagens”.

Underground

Só no final da noite de 4 de Novembro é que o Ministério da Defesa russo admitiu que um navio de guerra da Frota Russa do Mar Negro, atracado num estaleiro em Kerch, tinha sido “danificado”.

eliton

 ¯\_(ツ)_/¯
Não quer dizer muita coisa.

Macgaren

Concordo! Só os sites que eu quiser e as noticias que eu quiser são confiáveis para mim.
A realidade que desrepeita minha leis e crenças, eu não acredito e não respeito.

KKce

Mais um indo visitar o Moskva

Felipe

Nem arranhou a pintura. Veja as fotos depois do ataque.

Hcosta

Uma repetição do “colocar uma telhas e uma pintura nova” no comando naval…

KKce

Tem essa imagem rolando pelo twitter, mas não sei se realmente é o navio em questão
https://pbs.twimg.com/media/F-RjKZeXIAA9XBN?format=jpg&name=large

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, já foi postada aqui pelo editor Poggio.

KKce

Pois é, só fui perceber depois que desci os comentários.

Underground

E já tem vídeo do ataque. São três mísseis que atigem o navio.

Fernando "Nunão" De Martini

Eu acho que dois atingiram perto do navio e um deles atingiu o navio diretamente.

Bosco

Se foram os SCALP/Storm Shadow é provável que apenas um tenha sido programado para utilizar o sistema de imagem térmica enquanto os outros dois utilizaram apenas o sistema INS/GPS.
A fumaça resultante do impacto do primeiro míssil poderia obscurecer o alvo e fazer os seguintes errarem.
O que pode acontecer também é que todos tenham recebido as imagens do navio alvo atracado e que após o primeiro impacto e a produção de fumaça os outros podem ter desconsiderado o sistema de imagem e implementado uma fase terminal baseada só no GPS.

Satyricon

Mais um pra conta?
Não pára não né?

E o processo de desmantelamento das forças armadas russas segue infreável.

Já disse, e vou repetir: a Rússia sairá dessa em frangalhos. Não há nada que o Enxadrista possa fazer.

Segue o cortejo. Parafuso por parafuso.

QSL

Last edited 8 meses atrás by Satyricon
Heinz

Em Avdvika e Vuhledar, realmente está sendo parafuso por parafuso, literalmente.

Hcosta

Mais uma vez um alvo imobilizado o que me parece ser indicativo de que a OTAN não envia dados em tempo real para os Ucranianos ou, pelo menos, os dados que permitam ataques ainda mais significantes. Mísseis anti navio já foram fornecidos…

E a distância e o suposto ataque com mísseis de cruzeiro. Se forem lançados do ar, ou aumentaram o alcance, ou os caças/bombardeiros avançaram numa distância considerável sobre território controlado pelos Russos.

E como a ponte de Kerch está ao alcance destes sistemas, podem é não ter a carga explosiva adequada para este ataque.

Kommander

Como é fácil aquecer o coraçãozinho de torcedores apenas dando uma declaração. Provar que é bom, até hoje nada… Desse jeito fica fácil ganhar.

Hcosta

outro que não sai da fase de negação…

Kommander

Se você fosse esperto, teria postado imagens, fotos, vídeos pra tentar me convencer, não dar uma resposta vazia.

Hcosta

Resposta vazia para uma pergunta vazia…
Só estou a tentar ser coerente…

Kommander

Coerência não é seu forte, então. Eu apenas fiz um questionamento e você se incomodou, se o fato é verídico, não tem porque se preocupar. 😆

Hcosta

Quem está preocupado com o estado das coisas é o senhor, ao ponto de o negar…

Guilherme Poggio

comment image

Kommander

E???

Hcosta

“Se você fosse esperto, teria postado imagens, fotos, vídeos pra tentar me convencer, não dar uma resposta vazia.” “Pois é, tem gente aqui que se esforça pra entender que não se trata de torcida, e sim fatos. Se um ucraniano falar que jogou uma bomba nuclear na Rússia, tem gente aqui que acredita.” Kommander acrescento: “Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo…” Os auto intitulados como imparciais (neste exemplo) ou que são democratas, defensores da liberdade de imprensa, direitos humanos, etc… são sempre os mais rápidos a mudar de discurso. Nem têm coragem de assumir que o… Read more »

Elifas Ribeiro de araujo

Os EUA continua como a mais letal força naval do mundo com seus porta aviões nucleares um único deles tem mais aeronaves que muitos países em termos de modernidades e eficiente prontidão !

Felipe

Porque não mandaram por mar negro só pra intimidar a Russia?

Nickless

Os americanos não precisam, um certo pais sem marinha tem destruído sistematicamente a marinha da dita “segunda maior potencia militar do mundo” não esquenta não, até o final da guerra não vai sobrar um navio de guerra russo inteiro.

Elifas Ribeiro de araujo

A Ucrânia continua sendo a plantaforma ideal para teste de armas. que são feito ao vivo e a cores quem era para se render em três dias já resistiu por quase quase dois anos e virou a maré a seu favor força Ucrânia o urso velho está com os dentes podres !

nflopes

Na década de 1930, mais de 3 milhões de ucranianos morreram de fome, provocada pela política de tomar as colheitas. Houve até canibalismo. Portanto, os ucranianos têm que lutar.

EduardoSP

Esse pessoal da Ukrainska Pravda precisa melhorar.
Faltou dizer o nome e a classe do navio destruído.
Estão parecendo a Sputnik russa.

737-800RJ

Essa Classe Buyan M é MUITO bem armada! Na marinha russa é classificada como corveta e, apesar de só deslocar 1000 toneladas, tem um canhão de 100 mm, 2 AK-630 de CIWS, 2 lançadores quádruplos de Kalibr, 8 lançadores de IGLA…
Prejuízo bom que os ucranianos deram!

Felipe

Só falta provarem

Hcosta
737-800RJ

Errei!
De olho pensei que fosse uma Buyan M, mas se trata de uma classe similar, de 800 toneladas e também bem armada: a Karakurt.

Gabriel Pereira Lima

As imagens de satélite provam o contrário provando que não teve estrago nenhum no navio, mesmo que o impressionante ataque(segundo canais do telegram) de mais de 15 Mísseis sendo 8 deles Storm shadow todos eles foram derrubados ou por sistemas de defesas aéreas, avioes de combate ou por guerra eletrônica, tendo até imagens de abates filmados( sendo até impressionante o míssel foi parado a poucas centenas de metros de seu alvo) onde filmaram os destroços pegando fogo perto da uma oficina naval.

Guilherme Poggio

comment image

Satyricon

Arranhãozinho só.

Tá melhor que o Moskva.

Manda pra frente de combate que a Ucrânia líquida a fatura.

Hcosta

Como das outras vezes, os Russos derrubaram todos os mísseis mas tiveram o azar de alguns deles terem caído num navio de guerra. Acho que aconteceu o mesmo no ataque ao comando naval.

É muita falta de sorte…

Felipe

Da mesma fonte que afirmou que navio russo foi afundado atingido por artilharia (BM-21 Grad) e apareceu navegando normalmente dias depois…

Kommander

Pois é, tem gente aqui que se esforça pra entender que não se trata de torcida, e sim fatos. Se um ucraniano falar que jogou uma bomba nuclear na Rússia, tem gente aqui que acredita.

Nickless

Da mesma fonte que afirmou que o sniper canadense tinha morrido em 20 min de combate e dias depois o cara aparece e faz um video falando sobre isso. Mas nesse caso ai ja tem fotos feitas pelos próprios russo do navio “danificado” quem sabe um martelinho de ouro resolva.

Kommander

Mestre, mostra as provas, não fica com mimimi. Se você tem tanta convicção do que diz, poste um link pra gente.

Nickless

Serve esse video e a foto do navio destruido?

https://www.pravda.com.ua/eng/news/2023/11/6/7427512/

Hcosta

A sua estratégia é “água mole em terra dura, tanto bate até que fura”?

Não está a abusar da sua quota semanal de comentários infundados?
Já a gastou com as suas contagens dos caças da Ucrânia que iam entre 50 a centenas…

Felipe

Ainda estou guardando a foto do navio “danificado”….Gastaram 15 storm shadows, pelo menos 13 abatidos e nenhuma prova de dano real ainda.
Em tempo, navio ainda em construção, não era belonave em operação.

Hcosta

Já começa a preparar o discurso da derrota…

Nickless
Hcosta

comment image

André Luís

Fake

Jose pereira

Países irmãos lutando em uma guerra sem sentido.