Navios Subordinados ao ComGptPatNavS realizam Exercícios de Manobras Táticas e Tiro Sobre Alvo de Superfície

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS) conduziu, no último bimestre, exercícios de manobras táticas e tiro sobre alvo de superficie com seus meios navais subordinados, o navio de apoio oceânico Mearim e os navios-patrulha Benevente e Babitonga.

Esses exercícios ocorreram em uma área previamente demarcada, ao sul dos molhes da barra da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

As manobras táticas realizadas durante o exercício visaram aprimorar a capacidade das tripulações em operar em formatura, onde a interpretação dos sinais táticos e a capacidade de resposta são vitais para uma manobra eficiente.

Em suas evoluções os navios participaram de exercícios de tiro real sobre alvo de superfície à deriva. Foram empregados diversos armamentos, incluindo metralhadoras de diferentes calibres e os canhões de 40 milímetros.

O treinamento com tiro real no mar sobre alvo de superfície permite que as tripulações aprimorem seus níveis de adestramento e testem suas habilidades com o máximo de presteza possível.

A missão do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul é realizar socorro e salvamento, operações de defesa de porto, patrulha naval, inspeção naval e prestar apoio logístico aos meios subordinados, a fim de contribuir para a salvaguarda de vidas humanas no mar, para a defesa do tráfego de interesse nacional e para o controle do uso das áreas marítimas sob jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval.

FONTE / FOTOS: Marinha do Brasil (5º Distrito Naval)

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Acompanhado a utilização massiva de drones camicases nos conflitos atuais eu passei atentar mais quando vejo militares operando “sem proteção” contra os drones, na 2º Foto tem 5 militares em operação em local aberto , se fosse em uma situação de guerra , seriam alvos fáceis para os Drones, a Guerra na Ucrânia tem dado uma lição. 

carvalho2008

OK, Mestre Bueno….mas estes ai são viaturas de PM…..não são de combate…..trazendo em temos metaforicos….é policia….guarda costeira…não é esquadra….

Bueno

Sim carvalho2008, compreendo que é uma Patrulha. A questão é que temos uma FARC e um Narco Estado Venezuelano que pode adotar drones em suas operações de infiltração no Brasil, não esqueçamos do ataque da FARC a um destacamento de Fronteira que deflagrou a Operação Traíra.
O prejuízo foi enorme ao Brasil, precisamos aprender com a História e antecipar no preparo.

(Mestres são vcs , Carvalho, Nunão, Bosco , Esteves.. dentre outros… sou um mero discípulo)

Paz e bem!

Last edited 5 meses atrás by Bueno
Bueno

Entendi Esteves , o Exercício foi no Sul do Brasil e a as FARC operam na Fronteira Norte , e na fronteira só da para usar lanchas.
se foi isto que vc quis demonstrar…

Last edited 5 meses atrás by Bueno
737-800RJ

Sempre bom ver as tripulações em treinamento!
Esses dias li uns textos antigos da época em que adquirimos as três embarcações da Classe Amazonas e da intenção da MB de construir localmente mais 10 ou 12 unidades pagando a devidos royalties à BAE Systems.
Teria sido ótimo se tivesse saído do papel, pois os distritos navais estariam muitíssimo bem servidos…

Augusto José de Souza

O 5DN deveria ter navios maiores como um Macaé e Amazonas e a corveta Júlio de Noronha seria uma boa repassar para esse grupamento,daria um excelente patrulha.

Augusto,

Os navios da classe Macaé têm deslocamento menor que os navios da classe Bracuí.

Quanto à Júlio de Noronha, o ideal é que ela sirva ao Comando da Força de Superfície o maior tempo possível, pois no momento ela está com problemas muito maiores de falta de meios, quando comparada aos distritos navais.

Augusto José de Souza

Me refiro quando a esquadra for renovada onde com as fragatas Tamandaré e outros meios chegando essas duas corvetas podem ser reaproveitadas nos distritos navais com a Júlio de Noronha no Sul e a Barroso no Leste que são os dois grupamentos com menos patrulhas.

Rinaldo Nery

A MB é meio paradoxal. Ao mesmo tempo que tem um CASNAV que adota procedimentos de marinhas de primeiro mundo, navega com essas velharias atirando com canhão de mira ótica manual.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Você tem razão. Fico imaginando uma foto dos novos Kc390 da FAB ao lado daqueles Sherpa que o EB queria comprar. riso. Que imagem horrível. riso

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. A classe Bracuí está bem defasada nesse sentido.

Felizmente os navios-patrulha mais recentes incorporam alças eletro-ópticas.

Augusto José de Souza

Os novos navios patrulha de 500 toneladas parece que terão até capacidade anti Minas pelo que está no projeto,vai ser um grande avanço na indústria naval nacional quando saírem.

Não é exatamente isso.
O planejamento pelo que entendi é ter uma versão de contramedidas de minagem.
Mas como todo planejamento isso pode mudar.

Burgos

Larga o copo Cel .
Vcs (FAB) até pouco tempo atrás era tudo analógico também.
O sujo querendo falar do mal lavado ?!
Fala sério ?! 👀🤦‍♂️

Esteves
Carlos Pietro

Boa noite, mas é só isso que se têm! Embarcações obsoletas.

Eduardo

Que vergonha essas velharias. É patrulha pronta para o combate na teoria. Na prática, é um alvo atirando a esmo.

Augusto José de Souza

Existem diferenças entre meios de patrulha e de guerra,esses navios não combatem outros e sim fiscalizam embarcações civis e cargueiros.

Heinz

A caixa de verduras para guardar a munição da .50 me quebrou.