Novas imagens do caça naval chinês J-35 foram divulgadas. O avião, que voou pela primeira vez em outubro de 2021, é a versão embarcada do caça FC-31/J-31 de quinta geração da China.

Pela numeração no estabilizador vertical (350003), este é o terceiro protótipo da aeronave. O J-35 destina-se a operar a partir do próximo porta-aviões Fujian (Type 003), que se encontra atualmente realizando testes com suas catapultas eletromagnéticas.

O J-35 é equipado com uma barra de lançamento de catapulta no trem de pouso frontal e um mecanismo de dobramento de asas. O novo caça naval tem 17,3 m de comprimento, 11,5 m de envergadura, 4,8 m de altura e 50 m2 de área alar. O peso máximo de decolagem é de 28.000 kg (61.729 lbf). É propulsado por dois turbofans WS-13 com 56.75 kN de empuxo seco e 87.2 kN (19.600 lbf) com pós-combustor.

A velocidade máxima é de Mach 1.8 em grande altitude e o raio de ação de 1.200 km (650 milhas náuticas), ou 1.900 km com reabastecimento aéreo. O teto de serviço é de 16.000 metros.

Tem seis pontos duros externos para transporte de armas e uma baia interna, com capacidade total de 8 toneladas de armas, incluindo 2 toneladas internamente.

Autoridades militares e da indústria dos EUA acreditam que, uma vez que o J-31/J-35 entre em serviço, provavelmente será mais do que páreo para os caças de quarta geração existentes, como o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18E/F Super Hornet. Eles sugerem que a capacidade do caça chinês contra os caças mais novos, como o F-22 e o F-35 dos EUA, dependeria de fatores como número de plataformas, qualidade dos pilotos e capacidade de radares e outros sensores.

VÍDEO: Animação em 3D do J-35 operando no porta-aviões Fujian (CV-18)

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano Prado

Ficou bonito esse caça heim.

Gustavo

é o F-35 que deu certo.

TJLopes

Avisa aos chineses que deu certo, nem eles sabem ainda, por isso não começaram a produzir em série ainda.

Antonio Cançado

Deu?
Será?
Mesmo?

Carlos Castro

Não diga que vc é dos tais que acha que o F-35 não deu certo ? Se for for o caso tem que correr a avisar os Israelenses que as muitas missões na Siria e na Palestina na verdadade foram um fracasso total e isso é confirmado por um brasileiro que percebe imensamente de aeronáutica e armas militares portanto é para confiar .

Bruno

E onde o F-35 deu errado ? Tem problemas, mas está vendendo igual a água ! Já esse ai….

Alecs

“Pela numeração no estabilizador vertical (350003), este é o terceiro protótipo da aeronave.” Será que você leu o texto ou só viu as fotos? Até para bajular tem que ter um pouquinho de noção. É cada um que aparece…

BraZil

kkkkkkkkkkk

Jodreski

Bonito sim! Além disso parece muito bem refinado. Note que esse “refino” steath que os caças chineses tem (que se assemelham muito aos americanos), não encontramos no Su-57. Ou seja, com toda certeza ali tem muita P&D aplicado! Se entrega tudo o que promete jamais saberemos! Precisaríamos que um piloto de F-22 ou F-35 americano operasse o J-35 por um tempo para ouvir aí sim uma comparação de respeito (ou vice versa, um piloto chinês em caças americanos). Como isso é praticamente impossível de ocorrer (mais fácil meu cachorro aprender a falar e me contar uma piada) então ficaremos só… Read more »

Alexandre

Os chineses já tomaram a dianteira dos russos no que se refere à 5ª geração faz tempo… Su-57 (que só com muita boa vontade dá para ser chamado de 5 G) patinando e o Su-75 ainda é um mock-up…

Emmanuel

“(…)será mais do que páreo para os caças de quarta geração existentes(…)”

Se eles alegam que um caça de quarta geração não pode contra um caça de 5ª geração deles, por quê o caça chinês seria “apenas” mais do que páreo?

Os Estados Unidos estão subestimando demais os chineses.

JHF

A semântica sempre vai ser trabalhada para vender superioridade, mesmo q seja ridícula a frase final.

Pado

Lembre-se que o projeto desse avião, também tem como objetivo substituir o atual péssimo caça embarcado da marinha chinesa.

André Sávio Craveiro Bueno

“Mais do que páreo” significa muito melhor.

Tomcat4,5

E o preço por isso pode vir a ser altíssimo !!!

Leandro Costa

Acho que faltou interpretação de texto.

Jaiminho

O brasileirinho médio e sua enorme dificuldade com interpretação de textos básicos…

O analfabetismo funcional está em alta, basta ver o número de likes recebidos.

Luiz Antonio

A China evoluindo cada vez mais e mais próxima dos EUA em paridade de equipamentos. Enquanto Isso a Rússia vai envelhecendo no mesmo ritmo e perdendo dinheiro e equipamento em uma guerra particular do PUTIN.

PACRF

A Rússia só possui relevância geopolítica, porque possui bombas atômicas. Sua economia se fundamenta no extrativismo e na exportação de commodities, enquanto a chinesa se fundamenta na indústria e em tecnologia de ponta. Para se ter uma ideia da capacidade industrial e tecnológica da China, é o fato da BYD, que assumiu a fábrica da Ford na Bahia, produzir mais veículos elétricos que a Tesla.

Carlos Castro

Que tem o fato de produzir mais com capacidade tecnológica , e mais a Byd só produziu e vendeu mais na China porque a nivel mundial e em 100% eléctricos a Tesla está na frente . Se informe antes de argumentar , vc parece a propaganda chinesa sobre a estação espacial chinesa que diz que ela é revoluçionária e não parece um submarino no espaço como a ISS mas basta olhar para uma e outra e concluir que a chinesa sim é que parece um submarino com os módulos maid compridos , enfim china um país contruido na propaganda e… Read more »

Jean

Não a a BYD já superou a Tesla em números absolutos.

No mercado mundial, está ali quase empatada com a Honda e somente atrás mesmo da Toyota e VW. Depois vem Ford e GM.

ChinEs

A Rússia é quem mais se vai agigantar com isso tudo, chineses dependem muito da tecnologia russa, e nesse momento os russos estão com a tecnologia de caças mais avançada fruto da experiência de Guerra contra a OTAN, inicialmente começaram tecnologicamente desfasados, mas ja empataram e ultrapassaram a OTAN em muitas tecnologias, eles têm sempre uma curva de aprendizado muito rapidá, sempre foi assim em todas as Guerras que eles participaram, desde Napoleão até Hitler, agora não será diferente.

Nativo

Tiveram a sorte do inverno com Napoleão e o suporte de armas entregues até pelos EUA contra Hitler

PACRF

Bem abordado esse tema, pois as pessoas se esquecem que os EUA e URSS foram aliados na II Guerra.

Dalton

Será ? Recentemente uma sonda russa colidiu com a Lua enquanto a última missão chinesa enviada para lá foi um sucesso e esse é apenas um exemplo.
.
A Rússia não está “morta” e é competente em várias áreas, mas, a China já está em outro nível, mesmo talvez, superestimando suas potencialidades e subestimando suas dificuldades e desafios.

Bispo

Essa “colisão” dizem foi proposital , o pessoal da nasa russa , contrário a guerra, não queria dar mais palco para o Putin.

Estranho a Rússia que já enviou N sondas , “errar” na velocidade de entrada da mesma na órbita lunar.

Dalton

Parece uma desculpa para um fracasso, seja como for isso acontece as vezes, mas, meu exemplo veio do fato de que os russos/soviéticos foram no passado precursores na área espacial mas faz muito tempo que não se vê nada novo e mesmo o papel de dar carona aos americanos e outros até a Estação Espacial deixou de ser exclusivo. . Os EUA continuam enviando sondas para vários cantos, tem um poderoso telescópio em orbita e estão preparando-se seriamente para enviar pessoas novamente a Lua e outras nações como a China também tem evoluído nesse campo. . No mais a dependência… Read more »

Andromeda1016

Em eventual guerra entre os gringos e a China, a Rússia é que fará a diferença. Quem quiser ganhar essa guerra vai precisar do apoio dos russos e os russos estão se preparando para essa guerra investindo em novas tecnologias bélicas e aumentando seu inventário de armamentos

Jodreski

Amigo os números dizem muita coisa: Os EUA investem 877 bi em Defesa. China investe 292 Rússia investe 86,4 Índia investe 81,4 Reino Unido 68,5 De outro lado temos os números dos PIBS: EUA 25 Tri China 18 Tri India 3,3 Tri Reino Unido 3,0 Tri Rússia 2,2 Tri Frota de Submarinos China 79 (possui convencionais e nucleares) Rússia 70 (possui convencionais e nucleares) EUA 68 (porém todos nucleares) Concluindo: apesar da Rússia fabricar em casa seus armamentos e levando em conta o seu PIB e o quanto gasta em defesa acho que os Russos tem feito um bom trabalho… Read more »

Dalton

Não que faça muita diferença é apenas uma certa obsessão com números da minha parte mas, a Rússia não tem 70 submarinos e recentemente foi divulgado que o submarino sob leasing pela Índia “Nerpa” não será reparado após uma explosão sofrida que causou grande dano interno além de anos sem boa manutenção e também o submarino convencional “São Petersburgo” relativamente novo mas que encontrava-se inativo será desmantelado. . Onde a Rússia é imbatível em números é na área de submarinos “especiais” sem armamento alguns bem pequenos embora um dos “grandes” possa eventualmente transportar o grande torpedo “nuclear” poseidon. .. 11… Read more »

ChinEs

Aos poucos a Rússia vai se fortalencendo como Super Potência, é exactamente o que esta ocorrendo nesse momento, Uma restruturação da economia e do rublo russo, Uma Restruturação das Forças Armadas e de suas doutrinas, Um restruturação de Infra-Estruturas, Um restruturação tecnologica e cientifica… Os Russos estão mais ativos do que nunca, com os os seus Proxys em movimento (Venezuela, Cuba, Iran, Niger, Mali, Burkina Faso, BieloRussia, Coreia do Norte), a Aliança BRICS, No final dessa Guerra a Rússia vai ficar mais forte, tal como na 2GM , tal como foi contra Napoleão… A Rússia sempre foi assim… É um… Read more »

Leonardo

Em que mundo você vive? A Rússia está tomando uma lavada na Ucrânia, perdendo tanques que nem água, perdendo equipamentos todos os dias…. isso lutando contra a Ucrânia. Russia se fortalecendo? Ela está sendo destruída de dentro pra fora. Ao final dessa guerra ela vai quebrar totalmente.

ChinEs

A Rússia não esta lutando contra a UCRANIA , esta lutando contra o OCIDENTE todo, sansões economicas, retirada do SWIFT, sabotagem dos cabos submarinos, sabotagem dos gasoleodutos NordStream 1 e 2, congelamento dos bens e ativos, uma perseguição sem tréguas para os cidadaõs da Rússia, não foi a Ucrânia que fez isso sozinha, foi o Ocidente todo… Não sei quem é que vai quebrar , mas a Rússia não quebra facilmente, o Povo Russo é muito resistente as adversidades desde os tempos dos Czares e Stalin, e lembro-lhe que a Russia têm 7000 Bombas Nucleares.

Jodreski

Obrigado pela correção! Conhecimento sempre é válido.
Confio mais nas suas informações do que do repórter que fez a matéria da onde retirei essas informações!

Jean

Neste caso tem que se levar em conta o PIB por paridade de poder de compra.

Construir uma arma igual nos EUA e na China custa menos na China. Talvez 30% menos, talvez 20%, mas o mais provável é sempre algo dentro destes patamares.

Allan Lemos

provavelmente será mais do que páreo para os caças de quarta geração existentes, como o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18E/F Super Hornet.

Só esperando os comentários depreciativos dos “especialistas”, já que segundo eles nada que não seja “Made in USA” presta.

Rodrigo Maçolla

Interessante apenas um dado como comparação o Teto de serviço do F/A-18 Super Hornet e do F-16 é de 15.000 e 15.239 metros respectivamente … ou seja esse “Chineisinho” ai alcança um teto de 16.000 metros , Mais perde nesse quesito para o F-15 Eagle com teto de 19.800 metros, (O Eagle lógico deste o inicio foi projetado como um caça de superioridade aérea).
É um protótipo , mais achei o desenho bem “limpo” não chega a ser lindo mas é bem resolvido.

Last edited 4 meses atrás by Rodrigo Maçolla
Claudio

EDITADO

Maurício.

Se a China quiser um caça onde o principal seja o teto operacional, ela deve copiar o Mig-31.

Rodrigo Maçolla

Verdade amigo, é só um dado que eu achei curioso e coloquei para fazer uma comparação, você pode citar outro se desejar.

Maurício.

Só por curiosidade também, o Mirage 2000 tem um teto operacional maior que o Gripen C, não sei os dados do Gripen E, mas acho que não supera os mais de 18 mil do Mirage.

Fabio

A claro, se eles falaram e até mostraram fotinho é porque é a verdade incontestável

Last edited 4 meses atrás by Fabio
Alecs

A fonte dessa notícia não foi citada. Pelos escritos nas fotografias entendo que seja uma fonte chinesa e, claro, que irão puxar para o lado deles. O fato, que inclusive estão na reportagem, é: “Pela numeração no estabilizador vertical (350003), este é o terceiro protótipo da aeronave.” Então antes de julgar os comentários dos “especialistas”, leia essa parte novamente antes de tecer um comentário claramente ideológico e sem nenhum embasamento.

Carlos

Mas o blog gosta de provocar o Bosco. Que coisa!

Alecs

Nem a fonte da matéria foi citada! Matéria para agradar os canhotos.

Dam

Caca muito feio! Nao se tem prova alguma ou experiência em combate pra dizer que sequer seja pareo!

Wellington R. Soares

Brasileiro falando mal de caça Chinês, que engraçado hahahah….Imagino os Chineses vendo comentários de Brasileiros sobre eles, devem imaginar, coitado desse povinho de terceiro mundo kkk…

Alecs

Realmente não temos caças projetados aqui, mas não acho que os chineses nos vejam assim, como você descreveu. Além de exportarmos muito do que eles precisam temos a 3ª maior fabricante de aeronaves do mundo.

Claudio

O mais incrível, é o tipo de comentários pejorativos de autoridades dos Estados Unidos, quando se refere aos avanços em todas as áreas da China, como se os deles fossem sempre superior aos demais.

Dalton

“…será mais do que páreo para os caças de quarta geração existentes, como o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18E/F Super Hornet. Eles sugerem que a capacidade do caça chinês contra os caças mais novos, como o F-22 e o F-35 dos EUA, dependeria de fatores como número de plataformas, qualidade dos pilotos e capacidade de radares e outros sensores. . Sugerem, não necessariamente afirmam até porque os EUA são os pioneiros quando se trata de “caças” de quinta geração então é natural que nessa área estejam ligeiramente mais avançados. . No geral o que leio é… Read more »

Kommander

Ficou bem mais bonito e harmonioso que o trambolho do J-20.

Pado

Concordo. E o J-35 ainda deve cumprir bem o papel de caça multi-função. Coisa que o J-20 não faz bem, depois de pronto viram que só será bom na função de interceptação.

Israel Henrique Teixeira

Cópia mal feita do F-35 hahaha se o USA estão passando sufoco para deixar o F-35 100% operacional imagina os chinas que só copiaram.

André Macedo

É o mesmo que dizer que todo avião é uma cópia por possuir duas asas e trem de pouso, caças stealth precisam desse formado específico pra refletir as ondas de radar, fora que achar que é uma cópia só pq parece por fora é bem infantil kkkkkkk cada uma mesmo.

Bispo

Mais um especialista formado em fóruns , Xbox , TikTok…sabe muito de nada , rs O Japão pós guerra copiava tudo , um lixo , atualmente é outra a realidade. Chineses fizeram o mesmo , atualmente, batem de frente e se sobressaem em várias áreas , tanto que os EUA vivem impondo sanções tecnológicas, sabem que serão superados. Há uma história interessante, uma empresa de TI americana , contratou 02 prêmios Nobel(a maioria não é americana) para desenvolver uma tecnologia especializada, os chineses encheram um prédio que técnicos especializados na área … moral dos fatos , eles tem muito mais… Read more »

carlos alberto soares

Fonte ?

Fonte americana ?

Antonio Cançado

F-tLinta e cinco…rsrsrsrs

Carlos Campos

Ainda defendo esse caça aqui, radar SAAB feito pela Embraer, demais aviônicos os mesmos do Gripen, fuselagem EMBRAER, motor F404 da GE montado no Brasil com ToT pois acho que já venceu a patente desse motor, assim teríamos um caça 5G.

Mauricio Okumura

Que inveja!!!

max

Caros colegas, tenho que falar em nome de um determinado grupo étnico, pois não vejo esse grupo étnico falar há muito tempo e realmente não estou acostumado a isso.

Um determinado grupo étnico:

As armas fabricadas na China são estorninhos, são uma porcaria, são baratas e quebram em três dias.