Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

O Soldado que Não Existiu, lançado em 2022, é uma adaptação do livro intitulado “Operation Mincemeat” (carne moída) escrito pelo historiador britânico Benedict Macintyre. Esse filme de guerra e de espionagem, baseado em fatos reais, foi dirigido pelo também britânico John Madden.

O elenco foi estrelado por Colin Firth, Matthew Macfadyen e Kelly Macdonald. O longa diz respeito à audaciosa realização da Operação Carne Moída, ocorrida em 1943, durante à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ela foi executada a partir de um plano inusitado da inteligência naval britânica. Esse plano consistia em utilizar um cadáver para fazer chegar aos agentes alemães falsas informações sobre onde aconteceria uma operação militar de grande vulto. Para tal, essa mentira teria que ser bem contada para ser convincente.

Inicialmente, era necessário obter um cadáver. O serviço de inteligência britânico conseguiu o corpo de um sem-teto, o Galês Glyndwr Michael, que vivia em Londres. O homem faleceu, aos 34 anos, após  ingerir veneno de rato.

A partir daquele momento, ele passou a ser conhecido como o fictício Major William Martin, um oficial britânico do “Royal Marine Corps”. Assim, o corpo começaria a ser preparado para a operação. Ele seria uniformizado e levaria uma maleta com documentos falsos para iludir o inimigo. Esses documentos indicariam que uma operação de desembarque anfíbio seria realizada, pelos aliados, na Grécia e na Sardenha.

A Operação Carne Moída, elaborada por Ewen Montagu (Colin Firth), Charles Cholmondeley (Matthew Macfadyen) e Ian Flemming (Johnny Flynn), faria com que Hitler acreditasse na suposta localização disseminada pela aquela operação (contrainformação). Na realidade, de acordo com o planejamento militar dos aliados, o desembarque seria realizado na Ilha da Sicília (Operação Husky).

Caso os nazistas acreditassem naquelas falsas informações suas defesas estariam fragilizadas no real local do desembarque anfíbio.

O corpo foi transportado e lançado ao mar pelo submarino britânico HMS Seraph, no Golfo de Cádiz, no litoral da Espanha (país neutro). Ele foi encontrado flutuando, por um pescador, próximo à praia e foi removido para a cidade de Huelva. A região possuía uma grande concentração de agentes secretos, que certamente conheceríam as informações que haviam sido plantadas. Os falsos documentos chegariam ao conhecimento dos oficiais da inteligência alemã em Berlim e, em especial, ao conhecimento de Hitler.

Essa nova versão é uma refilmagem do longa “The Man Who Never Was” (O Homem que Nunca Existiu), de 1956, que foi baseado no livro escrito por Ewen Montagu, um dos idealizadores da operação.

Vale mencionar que, a idéia de utilizar um cadáver numa operação de inteligência, havia sido concebida por Ian Flemming. Um oficial da inteligência naval britânica, que foi o criador do famoso personagem James Bond (o agente 007).

Finalmente, com base nos falsos planos os alemães aumentaram o efetivo de unidades de combate na Sardenha e na Grécia. Em julho de 1943, os aliados realizaram a operação de desembarque na Sicília e surpreenderam os nazistas. A Operação Husky foi realizada com sucesso!

O Soldado que Não Existiu (2022)
Diretor: John Madden
Atores Principais: Colin Firth, Matthew Macfadyen e Kelly Macdonald

Referências Bibliográficas e Sites Consultados

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Assisti esse filme 👀
Achei um pouco monótono, poucas cenas de ação, mas basicamente segue como comentado pelo Comte Reale.

Camargoer.

Olá Burgos.

Tem um filme (filmado e refilmado, ambos excelentes) chamado “!2 homens e uma sentença” (12 angry men) dirigido por Sidney Lumet que se passa em uma sala de um tribunal. Diálogos excelentes. Lembrei também do filme de Tarantino “Cães de aluguel” que também é essencialmente um filme de roteiro.

Este filme sobre a operação de contra-informação é legal pela história, mas é realmente lento.

Felipe Morais

Um desses assisti um filme chamado profile, baseado no livro “na pele de um jihadista”.
90% do filme é uma jornalista sentada a frente de um computador.
E o pior é que o filme consegue ser bom.
12 homens e uma sentença, tanto a versão antiga como a mais recente, são excelentes.

Camargoer.

Também gosto muito de “Um bonde chamado desejo”, baseado na peça de Tennessee Williams também é sensacional. È um filme baseado em diálogos, que é o contrário de “Era uma vez no Oeste”, que praticamente não tem diálogos.

Ambos são extraordinários.

Burgos

Tô vendo Fantasma de Beirute (4 capítulos).
É sinistro !!!
Terror puro, conta na integra a história, Excelente !!! 👍
Pra quem quiser ver é lá na Paramount +

No One

1ºOFF- Fremm francesa( LANGUEDOC) derruba 2 drones, nos arredores da costa iemenita, que se dirigiam contra a mesma. 2º OFF- Em resposta ao conflito em curso na Faixa de Gaza, a Italia enviou o seu LSS Vulcano- unidade irmã da Jaques Chevallier que visitou recentemente o Rio de Janeiro -, cujas instalações médicas irão cuidar dos feridos palestinos, transportados para território egípcio. No dia 3 de dezembro a unidade Vulcano ( Navio de Apoio Logístico) equipada com um hospital completo – tema que abordei com o prezado Dalton na matéria sobre a unidade francesa- chegou ao porto egípcio de El… Read more »

Rafael M. F.

Condecoraram o The Funto postumamente, ao menos? O cabra fez um baita serviço pro país, mesmo morto.

Last edited 4 meses atrás by Rafael M. F.
Azevedo

Desnecessária a ficcionalização do adido naval britânico na Espanha para a personagem usar meios “heterodoxos” de espionagem.
Há quem diga que o verdadeiro adido, CMG Hillgarth, pode ter sido uma das várias pessoas que inspiraram Ian Fleming na criação de James Bond.

Dalton

No filme de 1956 baseado no livro de Montagu que ainda tenho e de tão interessante que achei li em um dia – não é muito longo – há no início a cena de um corpo em uma praia e um narrador cita um poema da idade média que encaixou-se perfeitamente com o acontecido e que nunca esqueci que transcrevo traduzido, aqui.
.
” Ontem à noite, tive um sonho mortal.
Além da ilha de Skye, vi um morto vencer uma luta;
e acho que aquele homem era eu.