IMAGENS: Modelo do submarino classe Alfa para o filme ‘A Caçada ao Outubro Vermelho’

9

Modelo do submarino interceptor classe Lira/Alfa do Projeto 705 SSN Konovalov para o filme “A Caçada ao Outubro Vermelho”.

O Project 705 Lira, conhecido no Ocidente como a classe Alfa, foi uma série de submarinos nucleares de ataque (SSN) desenvolvidos e operados pela Marinha Soviética durante a Guerra Fria. Eles representavam um avanço significativo em design e tecnologia e eram notáveis por sua velocidade, profundidade de operação e uso extensivo de materiais de titânio no casco.

Os submarinos da classe Alfa eram extremamente rápidos. Com velocidades que poderiam exceder 40 nós (cerca de 74 km/h), eles eram considerados os submarinos mais rápidos já construídos.

O uso de titânio no casco permitiu uma combinação de força e leveza, contribuindo para a sua velocidade notável e para a capacidade de mergulhar a profundidades significativamente maiores do que os submarinos construídos com cascos de aço.

Os Alfas eram alimentados por um reator nuclear compacto de alta potência, que lhes dava uma excelente relação potência-peso e permitia uma rápida aceleração.

Visão em corte do SSN classe Alfa
Submarino classe Alfa navegando na superfície

Eram notáveis pela sua alta automação. O objetivo era reduzir a necessidade de uma grande tripulação, que geralmente variava de cerca de 30 a 35 pessoas, significativamente menor do que em outros submarinos da época.

Estavam armados com torpedos e mísseis antinavio, fazendo deles uma ameaça formidável para os navios de superfície e outros submarinos.

Apesar de sua avançada tecnologia, os submarinos da classe Alfa enfrentavam problemas operacionais e de manutenção. O reator nuclear era inovador, mas sua alta potência e projeto compacto levantavam questões de segurança e confiabilidade.

Devido a problemas técnicos e altos custos operacionais, os submarinos da classe Alfa tiveram uma carreira relativamente curta na Marinha Soviética. Eles foram introduzidos na década de 1970, mas todos foram retirados de serviço até o início dos anos 90.

Apesar de suas limitações, a classe Alfa representava um avanço tecnológico significativo na guerra submarina e contribuía para a corrida armamentista submarina durante a Guerra Fria.

A classe Alfa é frequentemente lembrada por sua abordagem inovadora ao design de submarinos e por empurrar os limites do que era possível em termos de velocidade e capacidade de mergulho. Embora tenham sido operados por um tempo relativamente curto, eles deixaram uma marca indelével no desenvolvimento de submarinos e na história naval.

IMAGENS: @Saturnax1, no X

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BK117

Os Alfas eram incríveis. 40 nós submerso não é pra qualquer um.

Acho sempre impressionante como eram feitos os efeitos visuais naquela época. No caso do Caçada ao Outubro Vermelho, os modelos ficavam suspensos em uma gambiarra com fios, e eram gravados num galpão cheio de fumaça para simular a água.

Tem um ótimo documentário sobre o filme, eles falam sobre os modelos e efeitos visuais lá pro final: https://youtu.be/2_epfA20dOY?si=K4rehnrnG_iF6w89

Kornet

E eu que achava que eram submarinos de controle remoto filmados numa piscina,o cinema e seus truques.
Quanto ao submarino tenho uma admiração pelo Akula e o filme é muito bom.

Burgos

O nosso imortal ator inglês Sean Conery (acho que escrevi certo) que o diga!!!
Nem entre nós, não se encontra mais (faleceu)🤷‍♂️🙏
Grande filme imortalizado por ele 💪
“A Caçada do Outubro Vermelho”

Pedro Sousa

Sean Connery é escocês.

Burgos

👍

Dalton

E sempre teve muito orgulho se ser escocês recusando-se à adotar um sotaque inglês
nos filmes que atuou.

Ricardo Machado

Com todas essas vantagens, era INEVITAVELMENTE RUIDOSO ACELERANDO PARA A SUA VELOCIDADE MÁXIMA, e a Tecnologia das hélices era ainda por de trás da Ocidental. essa velocidade seria boa para escapar dos torpedos dos submarinos adversários, mas a “perda de furtividade” geralmente e MORTAL para um submarino.

AVISO DOS EDITORES:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Daniel

Mas no filme se tratava de um submarino da classe Akula e não da classe Alpha e a diferença entre os dois é nitida mesmo na maquete

Dalton

Um classe “Alfa” foi designado para interceptar o “Akula SSBN” que no ocidente era
chamado “Typhoon” e “Akula” pelos russos enquanto o ocidente chamou “Akula” um “SSN” posterior ao “Alfa” daí uma certa confusão, seja como for o “Alfa” assim como um “Los Angeles” apesar de não serem o “protagonista” também tiveram papel importante no filme daí a matéria sobre o “Alfa”, não que se tenha trocado o protagonista por engano.