Por Martin Armstrong

A disputa pela região de Essequibo entre a Venezuela e a Guiana já dura mais de cem anos. As origens da disputa remontam aos tempos coloniais, quando os impérios espanhol e holandês reivindicaram a região.

Em 1899, foi proferida sentença arbitral confirmando que o território pertencia à Guiana. No entanto, a Venezuela nunca reconheceu isto e continua a insistir nas suas reivindicações sobre a região rica em recursos.

Num referendo recente, a maioria da população venezuelana votou pela aprovação desta posição. Na Guiana, crescem agora os receios de uma anexação violenta. A Guiana não dispõe de meios realistas para se opor militarmente à Venezuela e, portanto, estaria dependente da assistência internacional.

O presidente da Venezuela, Maduro, cita um acordo histórico com o Reino Unido em 1966 – poucos meses antes da então colônia da Guiana Britânica se tornar independente. No entanto, o seu interesse na região é mais provavelmente de natureza económica.

Em 2015, a empresa petrolífera ExxonMobil descobriu vários campos petrolíferos com uma capacidade total de cerca de dez bilhões de barris ao largo da costa da Guiana. Desde então, a Guiana tem produzido grandes quantidades de petróleo e, tal como o seu país vizinho, está a desenvolver-se cada vez mais num petroestado.

A Guiana registou um elevado crescimento económico nos últimos anos, enquanto a Venezuela teve de enfrentar crises contínuas. Ao assumir o controlo da região de Essequibo, Maduro também ganharia o controlo de grandes partes deste chamado “bloco Stabroek”.

FONTE: statista.com

LEIA TAMBÉM:

Operación Pandora – Estudo da hipótese de invasão venezuelana ao território brasileiro

 


Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

“Num referendo recente, a maioria da população venezuelana votou pela aprovação desta posição.”

Pera lá. A maioria que compareceu aos locais de votação. As notícias que chegaram aqui contaram sobre uma abstenção de 90%.

Underground

É! É isso mesmo, acho que 95%.

Nilo

Segundo o Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela, 20.694.124 cidadãos maiores de 18 anos estão aptos a votar. …
Em eleições passadas própria oposição constatou erro estratégico em boicotar as eleições.
Nesta eleição 10,5 milhões de eleitores venezuelanos participaram do referendo, dos quais 95,93% aceitaram incorporar oficialmente Essequibo.
Os noventa por cento deve se referir aos votos favoráveis a anexação.

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Marcos Andrey

95% de 5% disse uma grande pensadora tupiniquim!

Samuel Asafe

saiu uma grande discussão no forte sobre nossa capacidade de repelir o avanço pelo território brasileiro e o problema da ausência de defesa antiaérea de medio e longo alcance. No caso da MB, a gente conseguiria projetar poder na costa com o que temos hoje? os nossos navios tem alguma capacidade de defesa aérea de médio alcance?

L Grande

E só enviar a armada imperial. Na época do império já estaria resolvido sem intervenção de potência estrangeira.

Samuel Asafe

Não estamos na época do império, vamos nos ater a materialidade, assim não nos desconectamos da realidade, e evitamos tergiversar na discussão.

Fernando Vieira

Não sei como anda o Bahia, muito tempo que não se fala dele, mas ele junto com o Atlântico formam uma bela base para se lançar um ataque anfíbio e estabelecer uma cabeça de praia. O problema é que eles são desprotegidos e nossas escoltas não contam com uma defesa antiaérea decente para os dias de hoje. Nesse ambiente eu acho que os meios da Marinha do Brasil podem operar em coalizão com meios da Marinha Americana e Britânica que seriam capazes de prover a defesa antiaérea que precisamos. Essa é inclusive a grande deficiência da marinha na minha opinião… Read more »

Cicero

Olá Fernando,

Muito boa a sua visão sobre o problema. E o que mais assusta é que o nosso despreparo é tão grande, que mesmo estes eventos acontecendo literalmente em nossas fronteiras, somos incapazes de proteger os nossos meios, e que tenhamos de depender de terceiros.

Vamos torcer para que a Venezuela retorne as suas posições anteriores, o que sinceramente duvido, mas que como lição a ser aprendida é que esses eventos geopolíticos acontecem sem muito anúncio ou previsibilidade.

Então o “se queres paz, preparata-te para a guerra” ainda continua válido no século XXI.

Abraços

Fernando Vieira

Boa noite Cícero. O problema é que navio não se faz da noite para o dia. Me assusta, assim como você, que mesmo pensando que se leve cinco anos para se fazer um navio, eles ainda não pensaram em resolver o problema. As Tamandarés, se estivessem as quatro disponíveis, não seriam capazes de fornecer uma defesa antiaérea apropriada para nossa força de desembarque. Ou seja, eles ainda não pensaram nisso. O Exército também não tem nada que seja comparável a, por exemplo, o S-300 venezuelano, mesmo esse sistema não sendo grande coisa. A estratégia que sobra seria obliterar a força… Read more »

Nilo

Vou no sentido contrario, o Brasil deve aproveitar o momento e constuir, consolidar sua liderença na America do Sul a partir do que tem, isso se fará através de aproveitar melhor os recursos na modernização e aumento de indice de nacionalização dos equipamentos bélicos, que sirva para aprendizado ao alto comando das forças, deve afastar intervenção de qualquer potencia militar, ao buscar coalizão com a Marinha Americana e Britânica reforça a intervenção destes paises na America do Sul.

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Talisson

Tem razão. Mas as mesmas noticias também dizem que governo e oposição estão juntos nessa burrada. E isso pesa muito.

L Grande

Mestre Esteves muito bom vc está de volta a trilogia, seus comentários são muito importantes, vc estava sumido.

Mas a questão de essequibo e das fronteiras é uma questão que une todos na Venezuela situação e oposição ninguém é contra essas reinvindicações na Venezuela.

Madureira apenas aproveitou uma questão de união nacional e assumiu a frente para permanecer no poder.

Igual ilhas Malvinas.

Marcelo

Os britânicos tomaram territorio do brasil e da Venezuela muito rico em recursos minerais kkk
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Quest%C3%A3o_do_Pirara

Alan

Isso sem mencionar o fato de que o referendo foi direcionado aos venezuelanos e não aos guianenses.

Underground

A Venefavela tem a maior reserva de petróleo do Mundo, mas graças ao ao sistema econômico, que visa proteger o pobres e oprimidos, expulsar os capitalistas e norte yankees exploradores, conseguiram transformar a população em um bando de miseráveis, muitos fugindo para cá.
Importante mesmo é que a gasolina lá é muito barata, mas muito mesmo, quase de graça, embora não se consiga achar.
Parabéns!!!

Macgaren

Gasolina é muito barata lá, problema é ter dinheiro para comprar um carro.

L Grande

Verdade total.

Hcosta

A minha teoria é que a contrapartida pelo apoio dos Russos é manter a Venezuela neste estado, ou seja, produzir pouco petróleo para manter os preços altos.
Desde que os chefes continuem a ganhar rios de dinheiro, está tudo bem…

Rodolfo

Acho que não . A PDVSA foi destruída pelo Chaves nos anos 2000 e nesse intervalo o barril variou de 20 a mais de 100 dólares. Mesmo que a PDVSA voltasse a produzir como nos anos 90, o mercado absorveria sem muito esforço. E fora que quando a Arabia Saudita e a OPEP decidem, todos os países membros (Venezuela incluso) cortam a produção. Fora que se pra um politico corrupto não tem maior mina de ouro que uma empresa petrolífera estatal que tá gerando dinheiro. A Venezuela era o país mais rico da América do Sul (maior PIB per capita)… Read more »

L Grande

Os funcionários da PDVSA foram contra Chaves. Aí Chaves destruiu a PDVSA e a Venezuela junto. Loucura total de ditadura.

Marcelo

Deixa de ser mentiroso,os americanos começou a sancionar a Venezuela para tomar o petróleo venezuelano de qualquer jeito,tanto que o Donald trump falou isso para ser reeleito. Olha aqui
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-diz-que-teria-tomado-a-venezuela-e-pegado-todo-o-petroleo-se-tivesse-sido-reeleito/

Vinicius Ferreira Soares

Mentira. Hugo Chaves demitiu 19 mil funcionários da PDVSA e botou mão de obra sem qualificação no lugar. Desde então o sistema venezuelano se manteve pelo alto preço do barril do petróleo mas isso durou pouco. Com a queda do preço da commoditie a economia caiu junto (aa sansões foram a pá de cal).

Heinz

Eu espero que a Venezuela ataque a Guiana, sinceramente acho que só assim para as FA do Brasil levarem um choque de realidade. De quebra os EUA derrubam o Maduro.

ChinEs

Infelizmente o Brasil precisa de sair do seu sono explendido e acordar para a realidade de cobiça das grande potências, mais do que nunca o Brasil necessita do seu Submarino Nuclear e da sua Bomba Nuclear, é urgente um Brasil com Potêncial Atômico.

Hcosta

O que nesta situação é totalmente irrelevante…
OS EUA já têm bomba nucleares e parece que não tem grandes consequências neste conflito…

RSmith

vamos esperar pra vê a “relevância” dos EUA caso Maduro realmente invada a Guiana… quanto a bomba atômica só serve para ameaçar outros países que tem uma… pq se um usar contra o outro.. ai já era!

Fernando Vieira

Jogar uma bomba atômica num vizinho seria um grande erro. A radiação e os danos ambientais causados não reconhecem fronteiras.

Fora que o Brasil não tem um veículo capaz de levar essa bomba até lá. A menos que você espera que um KC-390 leve essa bomba até lá, abra a rampa e o mestre de cargas empurre a bomba sobre a área de lançamento.

Patta

O Brasil nunca vai ter bomba atômica, até se desgrudar dos ocidentais e de alguma forma sair do Tratado de não proliferação de armas nucleares. (Eu não apoio do Brasil de separar do ocidente por diversos motivos. Só que no meu ver seria muito mais fácil do Brasil fazer um bomba atômica com os orientais.) Temos todo o potencial de se ter um equipamento desse porte. Temos os materiais necessários, enriquecimento do urânio, única coisa que falta é o dinheiro.

ChinEs

A China estaria oferencendo uma versão do casco do seu SSN Type 93 para o nosso projeto SCPN Alvaro Alberto, sem o reactor nuclear ,no caso de uma falha com a França, A China rapidamente poderia transferir a tecnologia do casco do SSN Type 93, agora quanto a uma Bomba Nuclear eu acho muito pouco provavel. A China não têm muitas Bombas Nucleares no seu stock, muito menos Bombas a venda… A única nação que poderia ajudar o Brasil seria os EUA, mas isso é pouco provavél.

Patta

Não digo apoio da China para o desenvolvimento de uma bomba nuclear, e sim da Rússia, pois ela domina no ramo nuclear desde da era soviética. Ela tem tecnologia suficiente na área de submarino, misseis e bombas. Podemos buscar apoio também com a India e paquistão ou Reino unido. Agora os sanções dos americanos já é outro caso.

Last edited 4 meses atrás by Patta
André Sávio Craveiro Bueno

O Brasil deveria invadir a Venezuela e se apoderar do petróleo!!! <ironia>

RSmith

ironia… hum pera ai… vamos pensar um pouco no assunto… dê repente é uma “oportunidade!” …. do jeito que a Venezuela está. Será que o resto do mundo iria se importar?

Nilo

Deixe Maduro dar o motivo, invadir o Brasil, para alcançar a Guiana, mas certamente isso não acontecerá rsrsrs

Henrique

não ironicamente seria melhor coisa pra eles …

mesmo o Brasil não sendo exemplo pra ninguém ainda seria muito melhor que o governo da Venezuela kkkkkk

ChinEs

O Brasil deveria invadir a Argentina e o Chile para ter acesso ao Pacifico… A falta de saída para o Pacifico condicionou o desenvolvimento Brasileiro.

Fernando Vieira

Fora anexarmos as três Copas do Mundo da Argentina e mais duas uruguaias e sermos a única nação decacampeã mundial.

Marcelo Baptista

E ainda garantir que temos os dois melhores jogadores do mundo, Pelé e o Maradona (este em segundo, ehehe).

L Grande

O Brasil é muito grande. Não consegue nem cuidar das fronteiras que tem. O Brasil apenas deseja que tudo continue como está na América do Sul.

Talisson

Meu receio de uma queda abrupta desse ditador (ou no pior cenário uma invasão à Venezuela aos moldes de 91 ou 2003) é uma enxurrada de armas leves e pesadas na região, como fuzis, .50, mísseis portáteis, granadas, etc. O crime organizado deve estar louco pra receber. Além de uma onda de refugiados maior do que a que vimos na operação acolhida.

Last edited 4 meses atrás by Talisson
Wellington

Ditador sanguinário maduro, está levando seu povo a miséria do comunismo, não satisfeito quer levar toda a América pro esgoto também.

adriano Madureira

“Ditador sanguinário maduro, está levando seu povo a miséria do comunismo, não satisfeito quer levar toda a América pro esgoto também”.

Certamente Ditadores sanguinários de direita não se encaixam nessa sua conotação…



EduardoSP

Limitada essa análise de que a descoberta do campo de petróleo é o motivador da ação da Venezuela. As reservas da Venezuela são dezenas de vezes maiores do que as encontradas nesse campo.
Não faz sentido criar essa quizumba para obter algo que você já tem.

Jacinto Fernandes

O óleo da Venezuela, em sua grande maioria, é de petróleo pesado (alto teor de enxofre) – ou seja, é de baixa qualidade. As da Guiana é de qualidade muito melhor.

Kommander

Ah, tá… Então deve ser porque o Maduro se preocupa com a população pobre desse território. Coitados, vivem oprimidos pelo governo goianense, a Venezuela só que liberta-los da garra do governo opressor. As riquezas naturais são só uma bônus. 😭😭

EduardoSP

Não penso que essa seja uma hipótese plausível.
Me parece que você está sendo muito benevolente com o governo venezuelano.
Creio que os interesses são outros.

carvalho2008

Atenção especial a região de bacia que se extende ali…até as Guiana Francesa, é a mesma bacia que nosso Ibama não quer que a Petrobras explore mp Amapá….

Não somente o Ibama, mas os criticos do mundo…que deram strionicas declarações em contrario….

Mas nas bacias dos outros…podem….

Curioso , não….?

Talisson

Neo-colonialismo. Não querem que países emergentes explorem as riquezas. Só as potências podem. As Ongs fazem o trabalho ao estilo Lawrence da Arabia, de formiguinha, vão de boca em boca, pregando, “conscientizando”, como eles dizem.

Last edited 4 meses atrás by Talisson
L Grande

O Brasil está cheio de quinta coluna.

SmokingSnake 🐍

Querem roubar até parte da zona econômica exclusiva do Suriname, absurdo total.

Fabio

Não tem como a Venezuela conseguir realizar essa ocupação, operacional e economicamente.
Não duvido nada desse evento servir de pretexto para uma base americana lá na Guiana, curiosamente bem na tal “Faixa da Amazonia Internacional”

Carlos Campos

Venezuela tem mais petroleo do que o suficiente para ser rica, mas a incompetência não permite

Heli

Ao observar comentários internet à fora (especialmente nos hospícios à lá Hoje no Mundo Militar), notei que a maioria que critica a Venezuela/Maduro por querer saquear o petróleo alheio jamais criticou EUA, Inglaterra, Holanda, França, Itália e Espanha por fazer exatamente a mesma coisa nos últimos 120 anos. São sempre dois pesos e duas medidas guiadas apenas pela paixão. Acho que o Maduro ou está blefando, pois ele sabe que no dia seguinte ao primeiro soldado venezuelano por os pês na Guiana os EUA mandam um porta-aviões pra lá ou ele está louco como a junta militar Argentina que decidiu… Read more »

Fabio

Não generalize ou menospreze o público dos canais, estão ali para buscar entender algo sem falar sempre tem alguém fora da curva, como aqui, maduro quer algo que com certeza não é a guerra com essa jogada, quer forçar alguma negociação a custo 0, apenas com bravata.

Last edited 4 meses atrás by Fabio
Nonato

E não são 20 jipes blindados e uns 10 urutus que impediriam nada.
No mínimo defesa antiaérea, sistema astros e caças.
Mas se os “presidentes” são parceiros?
Unha e carne…

Nonato

Se a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo por que se preocupar com o petróleo da Guiana?
A Venezuela tem e não explora…

Bruno Vinícius

Se a MB, ao invés de investir rios de dinheiro no SSN, tivesse optado pela manutenção de uma força de superfície composta por 1-2 porta-aviões e suas escoltas, poderíamos enviar uma mensagem indiscutível à Venezuela ao colocar um destes ao largo da costa do país vizinho.

Infelizmente, não foi essa a opção que fizemos e estamos sucateando a força de superfície em prol de uma plataforma muito menos flexível.