Navios de guerra britânicos e americanos abateram drones suspeitos de serem lançados pelos Houthi, enquanto os ataques no Mar Vermelho contra navios mercantes continuam pelo terceiro dia consecutivo.

O USS Carney (DDG-64) abateu 14 drones lançados em áreas controladas pelos Houthi no Iêmen, anunciou o Comando Central dos EUA no sábado. Não está claro se os drones se dirigiam a um navio comercial. Os drones eram veículos aéreos não tripulados de ataque unilateral, de acordo com o comunicado do Comando Central, publicado no site de mídia social X.

No sábado, as forças militares Houthi lançaram uma barragem de drones na direção da cidade turística israelense, Eilat, também conhecida pelo nome palestino Umm Al-Rashrash. Não está claro se Carney abateu algum dos drones que se dirigiam a Israel.

Não seria a primeira vez que um navio de guerra dos EUA abateu drones que se dirigiam para Israel vindos de áreas do Iêmen controladas pelos Houthi. O Carney abateu vários drones Houthi e três mísseis de ataque terrestre dirigidos a Israel em outubro, informou anteriormente o USNI News. O Comando Central não disse qual sistema de armas o Carney usou desta vez.

O HMS Diamond (D34) também abateu um drone lançado de áreas controladas pelos Houthi no Iêmen, compartilhou o secretário de defesa do Reino Unido via X.

O Diamond usou um míssil Sea Viper para disparar o drone, que atacava a navegação mercante, disse o secretário de Defesa Grant Shapps no post.

“A recente onda de ataques ilegais representa uma ameaça direta ao comércio internacional e à segurança marítima no Mar Vermelho”, disse Shapps no post. “O Reino Unido continua empenhado em repelir estes ataques para proteger o livre fluxo do comércio global.”

A navegação mercante continua sob ataque no Mar Vermelho, com os militares Houthi afirmando que atacarão qualquer navio ligado a Israel ou que se dirija de ou para o país.

Em resposta, as companhias marítimas começaram a parar os navios que atravessam o Mar Vermelho ou a redireccioná-los em torno do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

A MSC, que teve dois navios atacados por Houthis na sexta-feira, anunciou no sábado que iria parar de enviar navios através do Canal de Suez, com alguns navios sendo redirecionados ao redor do Cabo da Boa Esperança.

A Hapag-Lloyd e a Maersk também interromperam o transporte marítimo no Mar Vermelho. Em comunicado ao USNI News, o porta-voz da Maersk, Mikkel Linnet, disse que a pausa ocorre depois que dois navios MSC foram atacados no Mar Vermelho.

“Estamos profundamente preocupados com a situação de segurança altamente agravada no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden”, disse Linnet num comunicado. “Os recentes ataques a navios comerciais na área são alarmantes e representam uma ameaça significativa à segurança dos marítimos.”

Um porta-voz Houthi disse no Telegram que os Houthis estão em negociações mediadas através de Omã sobre as operações no Mar Vermelho. Os Houthis planejam continuar suas operações para apoiar os palestinos em Gaza, disse Mohammed Abdulsalam via Telegram, segundo uma tradução.

“Em várias reuniões, foi enfatizado que a posição do Iêmen com Gaza não está sujeita a negociação, e que os navios inimigos ou aqueles que se dirigem aos seus portos permanecerão vulneráveis a ataques até que a agressão pare, o cerco a Gaza seja levantado, e a ajuda humanitária continue. fluir para a Faixa”, disse Abdulsalam no Telegram.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Barreto Cypriano

Ah, sim, um mapinha. Ajuda a visualizar a coisa.

SmokingSnake 🐍

Quase todos os navios que passam por ali nem mesmo pertencem a Israel, tudo o que Israel precisa fazer é deixar eles atacarem os navios comerciais e logo vai ter uma grande concentração militar de vários países do lado deles.

Hcosta

Míssil Sea Viper???

Bosco

Deve ter sido um Aster 15, do sistema Sea Viper.
*Tá ficando cara essa brincadeira.

Bosco

“Os drones eram veículos aéreos não tripulados de ataque unilateral...”
Provavelmente o termo mais correto é “unidirecional”, o que significa que é na verdade um “drone kamikaze” que não passa de um míssil de cruzeiro com propulsão por hélice.

Last edited 4 meses atrás by joseboscojr
Bosco

O termo drone kamikaze se aplica mais apropriadamente a drones que podem ser eventualmente recuperados e reutilizados , caso não ache um alvo válido.
Se não houver previsão de recuperação um drone kamikaze não passa de um míssil de cruzeiro com hélices.

Robinson Salvador

Um…legal isso. Só um detalhe: cadê as provas ? Algum vídeo, imagem geolocalizada ? Tem vários desses releases pipocando na mídia e até agora somente a palavra como prova ? Os Houthis filmam o que fazem, o Iran também, inclusive disponibilizando as coordenadas quando acompanham as Task forces americanas, mas vindo do governo americano basta a palavra ?! Eu devo crer, é isso ?

Orivaldo

Manda um email pro pentágono solicitando as informações. Aproveite, por gentileza e pergunte quantos mísseis estão no paiol do navio. Curiosidade besta minha

Esteves

Esses norte-americanos. Sempre contando vantagens. Nem fizeram tradução juramentada.

Orivaldo

Tradução Juramentada foi ótimo

Jagd

Deve ter partido da ilha do Robinson Cruzoé esse ataque.

Burgos

E o Prêmio Eficiência/2023, vai para o USS Carney.
Já tem outras Marinhas pegando carona nessa de abate de Drones dos Houthis 💪⚓️