O porto da cidade de Feodosia, na Crimeia, na costa do Mar Negro, foi abalado nesta madrugada por grande explosão após ataques ucranianos contra navios que transportavam munições.

A Força Aérea Ucraniana afirma ter afundado o Novocherkassk (BDK-46), um navio anfíbio de desembarque da classe “Ropucha” durante o ataque.

Gráfico: @Tendar no X
Novocherkassk, em 2010

O Ministério da Defesa russo, citado pela agência de notícias Interfax, disse que a Ucrânia usou mísseis lançados do ar para atacar o porto de Feodosia, na Crimeia, e que o grande navio de desembarque Novocherkassk foi danificado.

A Reuters informou que o governador da Crimeia instalado pela Rússia, Sergei Aksyonov, disse no aplicativo de mensagens Telegram que uma pessoa foi morta e duas ficaram feridas como resultado do ataque.

O ataque poderá impedir qualquer tentativa russa de tomar mais território ucraniano ao longo da costa do Mar Negro.

VÍDEO: Explosão no navio após o ataque da Força Aérea Ucraniana

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos.poorman

Os ucranianos fizeram um bom trabalho nesse caso. Prova, que a plataforma de ataque por mais “antiga” que seja, com a tática e armamento certo faz muito estrago. Prova, que a defesa antiaérea russa precisa melhorar e muito se quiser proteger a Criméia.

willian

Só uma pequena correção: “a defesa antiaérea russa precisa melhorar e muito se quiser se proteger na Criméia ocupada.

Carlos Crispim

Se a rússia está assim, agora imagina o Brasil protegendo Roraima com meia dúzia de manpads?

Jadson S. Cabral

Mas ninguém nunca achou que o Brasil seria capaz de se proteger. Quem acha isso tá vivendo em Nárnia

Rui Mendes

Não é capaz de se defender???
Então não existe a força aérea?
Eu acho que é mais do que capaz, de defender Roraima, da Venezuela.

Zeca

Muito calor em Nárnia?

Joao

Quem vai atacar Roraima?

Sergio

Estou relendo alguns livros sobre o combate a guerrilha no araguaia. Dois da jornalista tais morais. ” sem vestígios e os arquivos da guerrilha”. E um do também jornalista, leonencio nossa, ” mata”. Este último tendo como pano de fundo a história do major curio. Está sendo um prazer. Meu amigo, a incompetência das forças armadas brasileiras para extinguir aquele foco guerrilheiro , armado de garruchas e trezoitoes…demoraram quase quatro anos. Tivesse o PCdoB se preparado melhor e os comunistas teriam até joje controle armado sobre toda a região norte do Brasil. No mínimo. Calcule uma guerra de verdade… AVISO… Read more »

ChinEs

A Venezuela têm apenas 23 Sukhois-30, o Brasil têm 36 Gepards , só ai já têm superioridade aera, fora os 7 Gripens e 55 F-5Ms e 45 AMXs, a Venezuela sabe que se tentar uma aventura em Roraima é um suicidio antecipado.

Fernando "Nunão" De Martini

“55 F-5Ms e 45 AMXs”

As aeronaves estão em processo de desativação gradual, já publicamos diversas matérias aqui. Em serviço pra valer nos esquadrões tem cerca de duas dúzias de F-5M e aproximadamente dez A-1M. F-39 ainda está em processo para obter IOC ar-ar.

Bueno

e quando receber os F-16? os Russo terão mais problemas…

Hcosta

Se forem armados com os Harpoon então aí não precisa de se limitar a navios parados nos portos.
Mas talvez hajam algumas limitações dos EUA.

Nickless

perder tanques, aeronaves, sistemas der artilharia ok, estão no front podem e serão destruídos, porem o que chama a atenção são essas embarcações russas destruídas a centenas de kms de distancia na linha de frente. em áreas que seriam todas cobertas por AAA russa. Provavelmente acometeu o que sempre acontece segundo a russia. a AAA abateu todos os misseis mas os destroços cariam justamente encima dos alvos.

Underground

Tudo bobagem. Ivan bebeu excessivamente e resolveu fumar perto do tanque de combustível durante abastecimento. Simples.
Forca Aérea Ucraniana não existe mais. Tudo destruído no primeiro dia.
A Rússia está é usando estratégia para derrotar a OTAN: a perda massiva de aviões, tanques, navios e homens visa desgastar o máximo possível a OTAN.

KKce

Na verdade todos os navios eram hologramas para enganar os ucranianos e fazê-los jogar fora mísseis pagos pelos europeus e americanos. Mais uma jogada do xadrez 5D.

GRAXAIN

E la nave va…

Rodrigo Maçolla

“e que o grande navio de desembarque Novocherkassk foi danificado” os Russos estão de bricadeira não…. com uma explosão dessas se sobrou alguma coisa foi monte de ferro retorcido

Koprowski

… fez apenas um risquinho na pintura…kkk

Lemes

“Levemente danificando” 😂

vmax

Su-34 e Su-30 perdidos… o grandenavio desembarque novocherasky (eu sei, não está certo) “danificado”…
As coisas estão ficando muito caras pro putinski.

Kkce

Storm shadow promoveu mais um a submarino. Já foram quantos? Alguém sabe dizer?

deadeye

1 submarino danificado, e 2 navios de desembarque anfíbios perdidos.

KKce

Baita prejuízo. Sem contar as outras embarcações perdidas.

deadeye

Eu esqueci de adicionar uma Coverta também

Bruno

Submarino danificado? Aquele submarino é perda total

deadeye

Storm Shadow novamente deitando e rolando. Desde 2017 assim hehehe

Henrique

é faike néus… segundo a mídia Russa todos os misseis lançados foram destruídos pelo Novocherkassk 

kkkkkk 

Dalton

A “Wiki” em inglês que mantém uma acurada relação de unidades navais russas já retirou esse “BDK” o Novocherkassk da lista e outras fontes também citam que houve perda total.
.
Após os danos sofridos na ponte os russos intensificaram o uso de seus “BDKs” para transportar pessoal, equipamento e munição através do Estreito de Kerch então é possível que boa parte ou toda munição não tivesse sido ainda retirada amplificando a explosão
causada pelo ataque ucraniano.


Burgos

Rapaz ?!
Que “Arregaço” (explosão) bonita !!!
Com direito a “defeito”visuais e sonoros.
Puro palco de Guerra 💀
O navio de transporte russo deve ter virado um monte de metal retorcido, já era !!!🤷‍♂️

Henrique

ele ta no jardim de alguém agora

https://pbs.twimg.com/media/GCR-Kg2WYAAsCCp?format=jpg

Thunder
Last edited 4 meses atrás by Thunder
Jagder

Apenas 1 pessoa morta? Com aquela explosão?

Koprowski

…segundo a imprensa do Putin…ha, sim.

Luis

Deve ter sido aquele que acendeu o cigarro e jogou o fósforo acesso

Santamariense

Pois é…só se não tinha ninguém num raio de uns mil metros ao redor do navio. Mas, normal…informações do governo russo valem tanto quanto uma nota de 3 reais.

Satyricon

Mais um? Quando não são jatos, são navios? Virou Telessena é, de hora em hora? Há alegações de que o navio estava descarregando munições e drones Shaheed. Que pancada. É uma perda irreparável para a frota russa do Mar Negro, pois a logística manca dos russos vai piorar ainda mais. Quando a ponte de Kersch for derrubada, o que não vai demorar, esses navios seriam a única forma de manter alguma logística para a Crimea, mesmo que precariamente. Mais um para se juntar à patrulha do Moskva. Segue o desmantelamento da máquina de guerra russa, parafuso por parafuso. E ainda… Read more »

Miguel Carvalho

Os russos quiseram antecipar o fogo de artifício do novo ano.

Que explosão linda.

Cacete nos russos.

Scudafax

Os Russos estão lutando fortemente contra todo o aparato de inteligência, treinamento e tecnologia da OTAN. O Brasil não duraria 1 hora.

Henrique

Os Russos estão lutando fortemente contra todo o aparato de inteligência, treinamento e tecnologia da OTAN.

não cara… eles tão lutando contra a Ucrânia com punhadinho de armas que a Otan deu

Miguel Carvalho

Em parte é verdade. Nem chega a 10% a quantidade fornecida á Ucrânia do inventário da OTAN, fora aquilo que foi fabricado de propósito para fornecer as forças ucranianas.

Carlos Crispim

A guerra só está demonstrando que armamento ocidental é muito superior ao oriental, que os países capitalistas que ficaram do lado americano depois da WWII estão melhores em tudo, que os ucranianos são muito phodas também, os caras não são molengas, a Russia achou que seria um passeio, não foi, ela pode até ganhar a guerra por causa do exército muito maior em termos numéricos, foi assim que roubaram a península de Karelia do finlandeses, a Finlândia deu uma surra nos sociéticos, mas no final não aguentou a deproporção que o exército russo era 1000x maior.

JHF

Deixa entender, são “melhores em tudo” mas vão perder a guerra ” de novo”? Tá difícil este mundo donde manter a narrativa a revelia da realidade virou uma.constante ” analítica”.

Bosco

Os americanos eram tecnologicamente superiores aos vietcongues mas “perderam” a guerra do Vietnã por conta das regras de combate impostas aos militares. Pode ser que aconteça o mesmo nesse caso se sua previsão se confirmar tendo em vista que a OTAN não permite que os ucranianos ataquem com as armas doados o câncer no seu nascedouro. Aí, ficar combatendo só as metástases e infiltrações é realmente desesperador. Você pode se impressionar com o desempenho russo nessa guerra tendo em vista ele não ter seu território atacado como faz livremente no território ucraniano , mas eu vejo isso como um desempenho… Read more »

Bosco

E não bastasse o fato dos ucranianos não atacarem a Rússia eles têm que pesar a mão quando atacam os territórios invadidos tendo em vista que há ucranianos inocentes lá e os russos os utilizam como escudos humanos.
Ainda que fosse verdade essa retórica da “vitória” russa, seria vergonhosa.

Last edited 4 meses atrás by joseboscojr
Dalton

Aproveitando o comentário, não apenas regras de combate impostas mas já a partir de 1969 se começou a vietnamizar o conflito ou seja as forças militares do Vietnã do Sul começaram à assumir cada vez mais responsabilidades enquanto os EUA gradualmente começaram a retirar as suas. . Aparentemente isso funcionou, só que o Congresso cortou quase toda à ajuda ao Vietnã do Sul, um governo bastante corrupto, enquanto a URSS triplicou à ajuda ao Vietnã do Norte que finalmente invadiu o sul em abril de 1975 e o que se viu pela tv foram uns poucos fuzileiros navais abandonando às… Read more »

Afonso Bebiano

“Fabricado de propósito”?
Alguém já fabricou algo sem querer?

jean fran

perfeitamente colocado

Carlos Crispim

Exatamente. E se for levar em consideração que irã, CN e China ajudam a Rússia, fica pior ainda.

JHF

Pois resulta que tem muita gente que realmente acredita nisso…..

Joao

É…. A OTAN vai até atacar o Brasil….

Henrique

só entregar o território e negociar kkkkk

ja dizia o anão diplomático

IvanF

Estão lutando contra “todo o aparato de inteligência, treinamento e tecnologia da OTAN” ou a OTAN tá abandonando a Ucrânia?

Pq falam as duas coisas por aqui, e as duas coisas não dá pra ser rsrsrssr.

Saldanha da Gama

Só riscou a pintura…………..Nada que um bom polimento não resolva…………

Jacinto Fernandes

O que esta guerra realmente mostrou é que as defesas aéreas russas não conseguem lidar com misseis de cruzeiro.

Rodrigo Frizoni

A vdd que a fama das defesas aeres russas cairam por terra com essa guerra

marcelo

E segundo os Soviéticos, “apenas” 1 pessoa morreu….

Koprowski

…Russos.

Orivaldo

Pelo visto estava carregado de cigarros e vodka

Dirceu

Uma pessoa morreu nesta explosão, tá bom nos acreditmos porque o governo colocado na Crimeia disse,…….. KKKKKKK

Bruno Vinícius

A aparente incapacidade da IADS russa em neutralizar os mísseis de cruzeiro ocidentais fornecidos à Ucrânia deve estar acendendo alertas no Alto-Comando do país (e da China também). Especialmente considerando que os EUA têm um arsenal composto por dezenas de milhares de mísseis desse tipo.

O mito de que a defesa aérea russa seria uma barreira impenetrável vem caindo por terra.

Last edited 4 meses atrás by Bruno Vinícius
Hcosta

E mísseis que estão em processo de serem substituídos…

vmax

Fontes russas afirmam que não foi um ataque. Foi apenas o taifeiro mor Igor Smirnoff fumando outra vez na cozinha.

Angelo

Davi contra Golias………..rsrrsr

Humberto

A primeira vítima na guerra é a Verdade !!!

Heinz

Que explosão! Com certeza esse navio deveria ter munição dentro dele, pois não sobrou quase nada.

Nilton L Junior

Resultado 2 Su-24 ucra a menos.

JHF

A estratégia de sacrificar dois lançadores no final de estrutura para neutralizar um navio ancorado resulta em exelente material de mídia para a Ukrania. Deve ser um sinal de que os F16 estão entrando no inventário e deque as peças sobressalentes para os veteranos Su24 acabaram.

Nilton L Junior

Saudações, compartilho da seu comentário, que por sinal vai na mesma avaliação do canal Cronica Militar no Telegram. … Alguns esclarecimentos sobre o ataque ao grande navio de desembarque Novocherkassk na Crimeia. Analisando a reação ao acontecimento (1), os editores do Military Chronicle chegaram à conclusão de que a história do ataque a Feodosia não é totalmente avaliada de forma correta por alguns observadores. Quase imediatamente após a confirmação do ataque ao grande navio de desembarque, iniciou-se uma discussão e uma busca pelos culpados, embora, em nossa opinião, devamos partir de algo completamente diferente. Em primeiro lugar, depois de os… Read more »

Rui Mendes

Ui, a máquina de lavar Russa, não limpava melhor.
Putin deve ter orgulho, em seus seguidores, ou então não, só se ri.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA A BRIGA PESSOAL.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilton L Junior

Velhinha de quiv sofrendo de complexo de avestruz, prefere negar fatos enterrando a cabeça na retórica otanista que os Russos estão derrotados.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA A BRIGA PESSOAL.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Admitir que a perda desse navio é importante para os russos não significa que os mesmos estão derrotados ou estão vencendo. Foi uma perda significativa do meio em si e daquilo que ele transportava. Ponto. Aceita que dói menos.

Santamariense

“ Quanto ao navio em si. O seu estado, bem como o motivo do abandono junto ao muro do cais, não era conhecido até ao momento do impacto. Se o BDK era inadequado para operação, então o ataque contra ele era de natureza puramente demonstrativa e não tinha nada a ver com a condução das hostilidades.” Tu acredita nisso mesmo? Sério? Um navio ancorado e abandonado explodiria daquela maneira por conta apenas da explosão de mísseis? É óbvio, até para uma criança de 5 anos, que o navio estava carregado com munições e/ou explosivos e combustível. Portanto, estava operativo. De… Read more »

Rafael

O propagandista russo Rybar até desconfia se os jatos su-24 ucrania foram realmente abatidos, os jatos ficaram voando baixo e fazendo volta esperando receber ordens qual alvo atigir e por onde lançar os mísseis, os jatos só foram detectado no lançamento dos mísseis.

Last edited 4 meses atrás by Rafael
Fábio

Segundo Putin é tudo estratégico, os russos viraram piada.

Carlos Eduardo Oliveira

Presente de natal pro ditador Putin.
Ataque bem realizado.
Já vi fotos do que restou do navio. Quase nada.
________ aqui no Brasil, de norte a sul, acendendo vela e chorando.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ChinEs

Marinha nunca foi e nunca será o forte da Rússia, eles são uma superpotÊncia Terrestre, por mais navios destruidos que sejam, eles vão continuar com a mesma tática de Gengis Khan, acredito que não haverá muitas batalhas navais, esses meios seriam uteis no tempo na União Sovietica , uma vez que a Ucrania possuia os melhores estaleiros navais da URSS, com os Drones e os Misseis de Cruziero Furtivo tornas-se complicado para a Rússia defender essas bases que a a Ucrania considera alvos militares legitmos.

ChinEs

Sempre que a Rússia toma uma cidade perde um navio…