HMS Trent

Em resposta ao deslocamento do navio de guerra britânico HMS Trent para a Guiana, cuja chegada está prevista para sexta-feira (29), conforme informado por um membro da chancelaria da Guiana, a Venezuela, sob as ordens de Nicolás Maduro, iniciou exercícios militares envolvendo mais de 5.600 militares nesta quinta-feira (28). Essa ação marca uma ruptura no acordo de paz estabelecido há aproximadamente duas semanas entre Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em São Vicente e Granadinas. Naquele encontro, ambos se comprometeram a evitar um conflito armado sobre a disputa territorial de Essequibo, uma área rica em petróleo e que representa dois terços do território guianense.

A questão de Essequibo, que é uma controvérsia antiga, ganhou nova vida no início de dezembro quando o governo venezuelano incitou um plebiscito para anexar a região, aumentando as preocupações sobre um potencial confronto militar. Maduro, em um pronunciamento televisivo e radiofônico, reiterou o compromisso da Venezuela com a diplomacia e a paz, mas advertiu contra ameaças à soberania venezuelana, criticando o Reino Unido como “decadente” e “corrompido”. O governo venezuelano já havia solicitado a retirada imediata do HMS Trent de suas águas, pedindo que outras potências militares não se envolvessem no impasse territorial.

Os exercícios militares venezuelanos, que começaram nesta semana, contaram com a participação de 5.682 militares, além de caças F-16 e Sukhoi Su-30 russos, navios de guerra, patrulheiros oceânicos e veículos anfíbios. O HMS Trent, habitualmente ativo no Mediterrâneo, foi recentemente deslocado para o Caribe para operações contra o tráfico de drogas. O Ministério da Defesa do Reino Unido não confirmou a chegada do navio às águas da Guiana, mas em comunicado prévio, mencionou que o HMS Trent realizaria “uma série de compromissos na região da Guiana”.

 

FONTE: AFP, via O Globo

Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,5

Puro teatro do Malduro!🤷🏽‍♂️

Pablo

E nao e de hoje. Ameacou invadir o Brasil se a Dilma saísse do governo. Ela saiu e o que houve??

SD PM Natan

Teatro mesmo, aposto que não tem nem comida suficiente para os soldados.

Esteves

Provavelmente não.

Bigliazzi

Ele tem o “clamor do povo” para retomar o território… ele vai arregar? passar essa vergonha?? Perguntou claramente para o Povo o que eles desejavam… se “podia brigar no parquinho”… a resposta foi um sonoro SIM… agora ele tem que dar um jeito nessa “bagaçada”… perdeu a chance de ficar calado… agora segura essa Jaca.

PY3TO - Rudi

Ta com medo de una navio de patrulha, armado com canão de 30 mm!

Allan Lemos

Tenho certeza que o pessoal em Westminster entrou em desespero ao saber desses exercícios rsrsrs.

Burgos

Não tem jeito !!!
Essa doença é mundial mesmo.
Uma vez ladrão, ladrão sempre vai ser !!!

Piassarollo

Perfeito!

Esteves

Quem?

Henrique

o cara que ameaçou militarmente o vizinho e meteu uma anexação sem fundamento em mais da metade do território da Guiana ta dizendo que a Inglaterra/Guiana ta sendo imperialista kkkkk

Kkce

Pior, teve um membro do governo que chamou a Guiana de imperialista. Segundo eles a Guiana com sua força militar que não deve dar a força policial de SP é imperialista. Venezuela é o país mais patético do continente.

Kommander

Discordo! O país mais patético da América do Sul é o nosso, pois é o maior em território e economicamente, mas não mete medo em ninguém.

Last edited 3 meses atrás by Kommander
Esteves

Por quais motivos deveríamos impor medo? E quem deveria ter medo de nós?

Allan Lemos

Porque o medo, através do hard power, faz parte da geopolítica e é assim que qualquer nação séria se desenvolve ao impor, pela espada se necessário, os seus interesses. O que você acha que te traria mais vantagens, a capacidade de escrever notinha de repúdio ou a capacidade de colocar 100K de diplomacia na costa do inimigo, negar o seu uso do mar e transformar em cinzas a capital e indústrias dele sem nem precisar de “boots on the ground”? Em um mundo ideal, todos deveriam ter medo do Brasil, assim como todos têm medo de Israel, da Índia, da… Read more »

Rui Mendes

Quem tem medo, compre um cão.
Isto não é o far-west, existe leis internacionais, não é chegar onde se quer, tem mais força, conquista á força e tá tudo bem.
Engraçado, quem mais defende isto, criticam e odeiam a Europa, pelas colonizações.

Allan Lemos

Isto não é o far-west, existe leis internacionais,

Ufa! Ainda bem que existem leis internacionais, do contrário a Rússia poderia ter invadido à Ucrânia em uma guerra expansionista.

Não, pera…

Nativo

Uma coisa é invadir e explorar outros países . Outra é se proteger e Manter a ordem na vizinhança ____________________

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Esteves

O cinema produz esses efeitos.

O Brasil nunca Teve produção industrial para projetar. Repetindo o que Bardini repete sempre…precisamos dar um jeito de aprender a fazer alguma coisa…qualquer. Podemos começar pelos tubos.

Nativo

Os anos 70 e 80 desmentem vocês.
Nunca tivemos produção em larga escala de armamentos e novas tecnologias graças aos nosso militares e políticos.
Porem Base para isso temo sem problemas basta que se tenha vontade de fazer.

Esteves

Claro.

Fomos potência mundial em 1970. Com Pelé?

Nativo

LÓGICO que sim!
Quem foi tri campeão do mundo ????
Kkkkkkkk
Mas voltando ao tópico o Brasil sempre teve base técnica e industrial bélica para produzir , o que falta é vontade dos mandantes.

Joao

Os Governos Militares são os que fizeram a Indústria Militar do Brasil ser forte na época. Deixamos de comprar pra nós. Deveríamos ter comprado mais. Mas, vem a pergunta de todos. Pra que? Temos uma excelente relação com todos os nossos vizinhos. A dissuasão é que deve ser buscada. É o que se busca. Precisa sair atropelando com gastos? Não. Qualquer vizinho pra nos atacar, tem de se fortalecer muito, o que o Brasil também consegue, caso haja uma corrida aqui. Temos $$ se precisar disso e aliados de todos os lados. Qq potência que queria vir aqui, terá de… Read more »

Nativo

Caríssimo esquece essa história de vizinhos com alvo de nossa dissuasão.

Vizinhos bonzinhos conosco.

Necessidade de uma potência ter bases perto de nós ( mesmo que os EUA e França já possuam)
O Brasil tem que aprender a gastar pra se manter seguro de todos, o minimamente possível, especialmente sua marinha, atualmente Insignificante.

Bigliazzi

O PIB do Brasil é maior que o da Russia… o Brasil é bastante grandinho e atraente… se fosse se fosse chines estaria de olho por aqui…

EduardoSP

Todos os países da América do Sul tem medo do Brasil. É natural, temos o maior território, a maior economia, a maior população. O esforço brasileiro ao longo dos últimos 140 anos foi criar confiança nos vizinhos, ao invés e aumentar o medo. Isso envolve diplomacia. Pode aparecer pouco para o pessoal que gosta de bater no peito dizendo que o “f..ão” do bairro, mas é muito mais eficiente. Já a Rússia, que tem o tamanho que tem, adotou a estratégia de meter medo em todos os vizinhos. O resultado é que todos correram para a OTAN para se proteger… Read more »

Kommander

Se eu fosse você, teria vergonha de fazer uma pergunta dessas.

Rui Mendes

Pelos vistos criticam a Europa, pelo seu passado, mas adoravam fazer o mesmo agora.
Sempre disse, que era mais ressabiamento, que valores.

Vinicius Ferreira Soares

Ué. Ainda é assim hj. Rússia/EUA/China impõem muitas coisas pro resto do mundo e a maioria aceita calado.

Esteves

Eu teria vergonha de não saber responder.

Kommander

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Last edited 3 meses atrás by Kommander
Nilo

“Por quais motivos deveríamos impor medo? E quem deveria ter medo de nós?”
Caro Kommander, Esteves está correto, o Brasil precisa impor respeito, e não o medo e isso se faz com muito trabalho, seja na capacidade tecnológica, do seu parque industrial capacitado a atender as necessidades, com maior autonomia possível.

Esteves

Resposta certa.

Rui Mendes

Concordo.
Respeito sim, agora medo??!!

JPonte

Sr , como acreditas que construímos um território tão grande ao longo do século XVIII e XIX , por tratados ancorados na ameaça de guerra e por guerras . Um território deste tamanho com tanta riqueza não se mantém mediante leis internacionais , leis internacionais são quebradas todo dia , só se mantém pelo uso da força ou ameaça do uso da força mas para ameacar o uso da força , a FORÇA tem que existir , a disposição de usar tem que estar comprovada e os demais países devem mensurar se vale a pena ou não testar . Me… Read more »

Esteves
Bigliazzi

Dos chineses…

Esteves

O que seria um país patético?

Marcos Silva

Brasil,Venezuela,Argentina,Coreia do Norte,Cuba…
As ações(ou falta de) desses países ao longo dos tempos confirmam a espécie.

Esteves

Brasil, Cuba, CN…impressionante. Muito.

Bigliazzi

A Venezuela… governada pelo Ditador Maduro, um Pais paupérrimo com as maiores reservas de petroleo conhecidas no Mundo onde a população não cansa de fugir para não morrer de fome. Vá para o Chile, pegue um UBER (que é ilegal por lá) se o motorista não for venezuelano a passagem é de graça (piada chilena). Mas é real… constatei isso em junho.

Brandão

Bem, ninguém tenta nos invadir…podemos não impor medo, mas impomos respeito.

Esteves

Por quais motivos seríamos invadidos?

Bigliazzi

200.000 homens consomem 600.000 refeições por dia… só partindo daí da para entender o porque dos pobres países sul-americanos não tem tamanho e cadeia logística para invadir um pais qualquer… um guerra é cara… sendo assim… não é assunto para países da américa do sul. Comida, munição, combustível… e por ai vai… quem paga isso???? Por aqui ninguém. O Brasil ate que poderia, mas cadê os recursos disponíveis? mais de 40% do PIB Brasileiro é arrecadado pelo Governo… como esse dinheiro volta para nós, como pode ser aplicado em defesa, saúde, educação, segurança???? Não sobra nada… tudo é consumido por… Read more »

Bigliazzi

Esqueci de citar uma tal de Cordilheira dos Andes… com essa menina encravada na America do Sul os conflitos ficam um pouco mais onerosos de serem lançados em grande parte do territorio nacional

Fábio CDC

Nossa Honrada PM-RN dá conta das FA´s da Guyana. E com folga.

Brandão

PM RN está bastante ocupada, melhor mandar a Guarda Municipal de Petrolina!

Luís Henrique

O efetivo da Polícia de São Paulo é superior a 100 mil. Muito próximo dos 123 mil do efetivo do Exército da Venezuela.
A Guiana com cerca de 4 ou 5 mil militares tem um efetivo menor do que temos de policiais em algumas grandes cidades brasileiras.

No Brasil temos quase 500 mil policiais, sendo quase 400 mil policiais militares e quase 100 mil policiais civis.

É uma força paramilitar bem grande.

Esteves

Quantas semanas ou meses seriam necessários para levar essa logística até a fronteira com a Venezuela?

Juliannaamarques

Eis que também tenho a mesma dúvida, dada a dificuldade de locomoção terrestre, a distância em solo e os recursos.

Esteves

Tropas, comboios, logísticas sanitárias, víveres, munições, armas, hospitais, médicos, dinheiro, energia, apoios civis, pontes, rodovias, hidrovias, reposições…

Anos. Anos.

SD PM Natan

O Efetivo da PMESP 82 mil homens na ativa e cerca de 20 mil na reserva.

Para deslocar esse efetivo provavelmente o governo fretaria vários aviões da azul e latam.

Marcos Silva

Pois é. Diminuiram a quantidade de KC-390 porquê teoricamente não precisávamos de “tantos” aviões.(30!!!)

500000 policiais para um país de 200 milhões de habitantes é um número patético.

Joao

Força Policial de São Paulo?
Tem que dobrar pra dar 10%…e olha lá…

deadeye

E tem gente que cai.

Satyricon

Mi-mi-mi de ditador

Fez a caca, agora aguenta.

sergio 02

Depois, quando os britânicos mandarem uma chuva de democracia e liberdade na cabeça desses _________ ai todo mundo vai protesta.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROPAGAR XENOFOBIA. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

Cuidado! Daqui a pouco vai aparecer um justiceiro social do amor perguntando por que você defende que bombas sejam jogadas sobre a Venezuela sendo que ela não é nossa inimiga. Para esse o certo é ficar neutro só olhando. Ficar neutro significa ficar de braços cruzados vendo um país com 350 mil militares invadir e anexar parte de um país com 3000 militares, utilizando argumentos de fazer meu pinscher vomitar. A isso eles chamas de imparcialidade e justiça. Para esse pessoal, os mesmos que insistem que a Ucrânia se renda aos russos, sequer deveria haver a invasão e os guianenses… Read more »

Last edited 3 meses atrás by joseboscojr
Esteves

Bosco,

Excelente 2024 para você. Obrigado por todos os comentários.

Bosco

Pra você também, Esteves.
Grande abraço.

Juarez Silva Jr

Nooossaaa… Que lógica paradoxal… . É a favor da Ucrânia que levou uma guerra proxy para a Europa para atender EUA e OTAN, e é também a favor da guerra motivada pelo teatro do Maduro e o óbvio aproveitamento pelos mesmos que estão botando lenha na fogueira lá na Europa e contra a Venezuela aqui. Ninguém é a favor do Maduro, nem mesmo o Lula, que já declarou que está com a Guyana e a resolução pacífica da questão. Da mesma forma não interessa guerra no continente para ninguém, até porque pelo menos eu sou “vizinho” tanto de venezuelanos quanto… Read more »

Rui Mendes

A Ucrânia não tem procuração de ninguém, luta porque foi invadida e os querem roubar, luta porque o seu povo quer viver em democracia e quer se ligar mais ás democracias e desligar-se das ditaduras.
Quer estar na NATO e na UE e tem todo o direito disso, como país soberano e independente.
Rejeita independências, como a da Bielo-Russia, com trela e coleira.

Marcos Silva

Bom mesmo é a Venezuela ficar bem quietinha. NÃO tem NADA deles lá na Guiana.

Henrique

“ É a favor da Ucrânia que levou uma guerra proxy” fonte delirante do cara que defende genocídio e extermínio da ucrânia kkkkkkkk “Ninguém é a favor do Maduro, nem mesmo o Lula, ” KKKKKKKK^10 “O melhor mesmo é um acordo que seja bom para Venezuela” ou seja a rendição incondicional e extermínio da Guiana e da cultura dela? kkkk tipo o cara ta ameaçando entrar na tua casa, te roubar, te matar, matar a tua família é o certo é fazer um acordo benéfico pra ele KKKK “todos podem lucrar muito com isso e sem servir de marionete para os interesses… Read more »

Esteves

O mundo é mais complicado que isso. Isso é um ditador de uma ditadura tentando ditar e entrar na casa de outros. Papel de ditador que deveríamos abominar haja visto que o atual governo nosso está no poder em razão de não haver aqui algo semelhante. Mas…o Irã compra nosso milho, os Árabes compram nosso frango, a China compra 50% do que temos para vender e…precisamos do óleo dos russos. O Brics está financiamento importantes projetos energéticos e de alimentos no Brasil. Mas…a Argentina que desdenhou do Brics pediu 6,5 bilhões aos chineses para pagar o FMI. O mundo é… Read more »

Rui Mendes

China essa que empresta, com juros muito maiores que o FMI, só que a China, não faz exigências de medidas governamentais, para curar a economia e por medidas num estado democrático, como o FMI faz, a China quer é o seu dinheiro e os juros pagos, agora se o dinheiro for roubado do povo, é lhe igual, tem é que pagar e muito, como Angola está a fazer.

Esteves

Recentemente…a China concedeu perdão a dívidas inferiores a 500 milhões. Casas Bahia fez igual nos anos 1990. Quem devesse até 500 poderia retornar ao crediario. 500 é um número mágico. Todos falam da China. Mas é para a China que a Tesla foi. É o consumo na China que sustenta milhões de negócios. Estados democráticos não precisam pedir para a China. Pedem para o FMI. A diferença é que o FMI faz exigências econômicas e políticas. A China cobra mais? Dinheiro roubado do povo… O povo quer emprego, segurança, estabilidade, moradia, transporte e Internet. Redes sociais. Quem está por cima… Read more »

Zezão

Bosco,

Tenha um Feliz Ano Novo. Obrigado por todos os comentários.

Gustavo

____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. AQUI É UM ESPAÇO PARA DEBATES E NÃO PARA DISPUTAS PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Velame

Acho melhor você parar de escutar seu professor de história e começar a prestar mais atenção no de português.

Felipe

Chuva de democracia com esse navio patrulha é dificil

Last edited 3 meses atrás by Felipe
Piassarollo

Esse desenho dos Amazonas é muito bonito e equilibrado. Salvo engano os ingleses têm melhor compartimentação, convoo mais resistente e sensores mais sofisticados.

Horacio

Alguém deu dislike em um comentário sobre o design do navio?? É isso ?? Rsrs

Henrique

aqui o pessoal da dislike se vc falar que os navios da marinha ficam na agua e os prédios do EB ficam na terra kkkk

o legal é ver que comentários defendendo genocídio e extermínio de países (principalmente no Forte), completa alienação da encomia nacional favorecendo estados mafiosos, tipo a Russia, ou defesa de ditaduras e governo ditatoriais, tipo a China que ranqueia a população pelo índice de lealdade ao PCC, ganha muitos likes kkkkk

Mario Heredia

Nada que não possa ser trabalhado nos nossos. Aliás, sempre achei que poderíamos produzir mais embarcações desta classe, mas com um pouco mais de poder de fogo.

cipinha

Alguma capacidade antiaérea de curto alcance, Mistral por exemplo

cipinha

vi que testaram o mistral até contra alvos na superfície como lanchas rápidas e quem sabe drones navais

Esteves

Não produzimos embarcações dessa classe. Compramos prontos. Os 3.

Enzo Magno Donato Vernille

O Trent provavelmente é da classe River Batch II
Os Amazonas nossos são Batch I

Last edited 3 meses atrás by Enzo Magno Donato Vernille
Mercenário

A HMS Trent é Batch II sim, Enzo.
Os Amazonas são a origem desta nova versão.

Enzo Magno Donato Vernille

Aham
Aproveito pra corrigir
Os nossos também são Batch II
Eu achei que eram os últimos do Batch I
Mas tava enganado

Leandro Costa

A Venezuela reclamando que a Inglaterra enviou um navio de patrulha? Hehehehehe

Se a Inglaterra tivesse enviado um barco à remo, acho que reclamariam da mesma forma.

Esteves

Sem dúvida. Nas mídias tradicionais divulgaram as armas do Trent.

Canhões…

PY3TO - Rudi

acho que um Stand Up ja bastaria!

Rafael Gustavo de Oliveira

Será que a Venezuela teria condições de fazer um assalto anfíbio sobre a Guiana, mesclando ações ribeirinhas sobre o rio essequibo? a capital deles parece muito vulnerável, as vezes nem precisa ocupar toda região de essequibo para impor controle sobre a área, talvez basta um cerco marítimo na tentativa de pressionar o governo local. Obs: Não estou entrando no mérito político ou reações internacionais, estou falando de uma manobra puramente militar, digo isso porque não faz muito tempo atrás debatíamos um fictício cenário contra o Brasil, onde uma estratégia inimiga previa um cerco a foz do rio amazonas, outra vez… Read more »

No One

Com quais meios eles fariam um assalto anfibio, uma das operações militares mas complexas que existem… Qualquer marinha ocidental dá conta da armada bolivariana .

No One

Mais*

Esteves

O melhor recurso da Venezuela é a negação do espaço aéreo. Entrar pela selva com tropas…não é uma boa ideia. Pelo mar…piorou.

Através do Brasil, ainda que nossa resposta demore em razão dos deslocamentos necessários, não seria sustentável.

Entrar é uma coisa. Ficar é outra.

No One

Obrigação e dever do Brasil, para sinalizar que nesse brejo não cai folha sem a nossa autorização. Fazer o que, esse país não tem noção do que significa ser uma potencia regional, dos seus deveres, obrigações e interesses… Depois os coloradinhos ficam revoltados com os ” imperialistas passeando na periferia… nessa periferia não tem ninguém com a coragem e capacidade para garantir e impor a ordem e o statu quo.

Só ladram…

Maurício.

Agora vai! Agora essa ladainha da Venezuela se resolve por completo…rsrsrs.

carvalho2008

Nossa…..a montanha está parindo o rato….? será?………

Nem é uma fragata….é um NapaOc….OPV…

Alguem conhece Ex Ditador aposentado?…..

Fernando Vieira

Fujimori gozou de boa aposentadoria

Leo Rezende

Depois de 16 anos preso…

Welington S.

Nessa altura do campeonato eu literalmente tenho minhas dúvidas se Maduro está, ou não, blefando. Ele esteve com Putin recentemente, lembre-se disso. Apesar dele estar ciente que uma guerra pode implodir, tendo em vista que os EUA e os ingleses não deixarão que as forças venezuelanas tomem Guiana, ele está gritando de mais para quem “até ontem”, não gritava tanto assim.

Marcos Silva

E como o Putin vai apoiar a Venezuela?
E como vai sustentar esse apoio?

Esteves

Satélites?

Marcos Silva

Informações são importantes. Mas,e as armas?

carvalho2008

Jamais a Russia escolheria a venezuela em detrimento do Brasil…..

Esteves

Marcianos, talvez?

Esteves

Acho que uma ou outra informação poderia ser repassada. Nada que tenha um significado robusto. O Brasil é importante demais para ser colocado sob pressão.

Welington S.

A Rússia está apoiando a Venezuela desde o dia em que chegou um avião enorme deles por lá, com vários militares de várias patentes e uma penca de possíveis mecânicos. Esse pessoal estão até hoje na Rússia. Essas revitalizações que vês ou outra sai na mídia, de algum equipamento militar russo, tem o dedo dos russos. Apesar de não sabermos em que pé estão todos os equipamentos, ao menos sabemos que os russos estão apoiando eles. Os próprios caças SU, já nos prova isso. Sustentar seria difícil tendo em vista a logística, mas em benefício do próprio Putin, ele daria… Read more »

Nilo

Mais do que escutar, Rússia acredito que Cuba tem papel fundamental se não no quesito fornecedor de equipamentos mas de conselheiros sim e Cuba não correria risco de perder um aliado como Maduro.

carvalho2008

Meu amigo, o Brasil está entre os 5 maiores parceiros comerciais da Russia….é o B do Brics….Jamais a Russia ecolheria a Venezuela entre o Brasil…..

Welington S.

Respeito sua opinião, mas não enxergo dessa forma. Apesar do BRICS ser factível e tá aí para todo o mundo ver, o que for de benefício para a Rússia, será aplicado independente do BRICS. Nações não tem amigos, tem interesses. Putin sempre buscou seus interesses, não?! Então, por qual motivo ele deixaria de buscar seus interessares só porque o Brasil faz parte do BRICS? Todos sabemos que está cheio de russos na Venezuela, apoiando as revitalizações dos equipamentos deles. Por mais que não sabemos em que pé está, ao menos temos certeza de que os russos estão ajudando eles. Eu… Read more »

carvalho2008

De novo….O Brasil é o quinto ou sexto maior parceiro da russia….

de novo, o Brasil é o terceiro pais que mais mais aumentou sua participação na russia;;;aumentou o comerco mais de 100 %….

de Novo, o Brasil está financiando a Russia…..e a Venezuela, não….ninguem dá tiro no pé…

De novo, a ultima coisa que a russia gostaria, é de empurrar o Brasil para o lado da Ucrania….está otimo para eles a posição Brasileira….

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Esteves

Não fosse a China seríamos o primeiro.

Nilo

Isso era antes, agora é: se não fosse a China e a India seríamos o primeiro rsrsrsrs

Last edited 3 meses atrás by Nilo
Esteves

Esses índios…

Nilo

Mestre continua a dizer: a Guiana, ainda hoje mais conhecida como Guiana Inglesa, ex-colônia, contínua colônia.

Abner

Esse navio HMS Trent parece a classe Amazonas da MB é isso mesmo?

Esteves
adriano Madureira

Grande navio intimidador, um River class…

comment image

Nilo

O problema não é o HMS Trent, mas o que não se ver e que deve estar embaixo da superficie o escoltando rsrsrsrs

Last edited 3 meses atrás by Nilo
Esteves

Pois é. O mar abriga surpresas.

Esteves

O problema é o que o navio representa. Um cacete enorme.

Nilo

Isca, a Royal Navy jogou uma isquinha para pegar uma sardinha travestido de tubarão, se morder, mas isso não vai acontecer rsrsrsrs

Henrique

se o navio que não ter nenhuma capacidade bélica consegue afundar um na Marinha deles imagine um que tem super .38 na proa kkkkkkk

https://www.naval.com.br/blog/2020/04/01/navio-patrulha-venezuelano-afunda-apos-colisao-com-navio-de-passageiros/

Bigliazzi

Se o Presidente Maduro não tomar esse território será a maior vergonha de seu Governo. Ele tem em suas mãos o veredito do Povo Venezuelano que clama pela retomada do território… Vai lá Maduro… se lança para “pegar essa Jaca”…

Henrique

Maduro ta no comando de um país que pela reservas de minerais e petróleo que possui deveria ser um Emirados Árabes Unidos do caribe….

ele já e uma vergonha

Everaldo Santos Albuquerque

O maduro tem todo o direito de pegar de volta o que foi roubado do seu povo pelos britânicos em 1899 que depois foram embora deixando esse povo da guiana morando aí mais esqueceram de falar para eles que esse território tinha dono que eles mesmo reconheceram em 1966 em uma convenção em genebra na Suíça afirmando ser território dos venezuelanos e outra coisa é os EUA explorando petróleo e querendo montar uma base militar o que não é bom para o nosso continente eles tem fama juntos com alguns países europeus de invadir terras dos outros exemplo é o… Read more »

Orivaldo

Gastaram toda comida e munição para o exercício, por um Navio patrulha. Se vir uma fragata, o Maduro vai querer uma bomba nuclear

Last edited 3 meses atrás by Orivaldo
willhorv

Eu penso que, este navio de patrulha é uma mensagem clara de que, se invadir, uma força maior será deslocada para a retomada. Simples assim. Para que enviar uma frota, se não há urgência prática e gastar um rio de dinheiro. Caso haja a invasão, o esforço de guerra é intervenção aparece, recursos são alocados, e ahí sim a campanha tem respaldo. Simples assim. O que o Brasil está fazendo por sua vez é, também mandando a mensagem…