Novo porta-aviões ‘Fujian’ da China é transferido para doca seca

112

Fujian, o terceiro porta-aviões chinês, quando foi transportado para a dique seco

Na imagem de abertura, o novo porta-aviões Fujian (CV-18) da China, sendo transferido do cais para a doca seca número 4 do estaleiro em Jiangnan. No convés de voo, destacam-se os trilhos das três catapultas eletromagnéticas.

Na doca seca, o Fujian receberá nova pintura e terminará a instalação dos equipamentos com o objetivo de prontificá-lo para o início das provas de mar.

O terceiro porta-aviões da Marinha do PLA, de 85.000 toneladas, tem propulsão convencional com turbinas a vapor e vem equipado com 3 catapultas eletromagnéticas, semelhantes às do USS Gerald R. Ford da Marinha dos EUA. Esse sistema permite o lançamento de aeronaves com cargas úteis maiores e mais combustível, ampliando a capacidade de ataque e a versatilidade do porta-aviões.

Fujian (Type 003) é maior que os porta-aviões anteriores da China, Liaoning (Type 001) e o Shandong (Type 002), com capacidade para transportar um número maior de aeronaves, incluindo caças, aviões de alerta antecipado e helicópteros.

O grupo aéreo do Fujian deverá contar inicialmente com caças Shenyang J-15B e J-15D, caças furtivos Shenyang J-35, aviões de alerta aéreo antecipado Xian KJ-600 e helicópteros Harbin Z-20 antissubmarino e de emprego geral.

Na imagem abaixo, uma comparação do Fujian, quando estiver em operação, com o USS Gerald R. Ford.

VÍDEO: Animação em 3D mostrando o porta-aviões Fujian (CV-18) em operação no futuro

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

02/01/2023 – terça-feira, btarde; assim são as nações que dão valor as suas FFAA’S, sempre evoluindo e construindo/comissionando novos e modernos equipamentos. Olhando assim, podemos ver claramente a evolução da China, de uma nação que nos anos 60 era paupérrima a potência industrial e econômica que é hoje; mesmo tendo sido ocupada pelos Japoneses na 2a guerra nundial.

Carvalho2008

E começando construindo projetos antigos mas comprovados…vários navios eram assim até chegar a tecnologia atual…

Com certeza o Nunao pode dar uma aula nisso aí…eles começaram sem inventar a roda….projetos de cópias antigas….mas um passo após outro….até chegar aí….

Oráculo

Eu lembro que na década de 90 surgiu a notícia de que os Chineses tentaram fazer uma parceria com a Marinha do Brasil para formar tripulações de Porta Aviões aqui.

E o governo da época vetou, a mando do Tio Sam, obviamente.

Hoje eles fabricam seus próprios Porta Aviões. E a MB mal tem navios pra colocar no mar.

Isso é um retrato do Brasil.

Last edited 3 meses atrás by Oráculo
Marcelo Andrade

As custas de muita mão de obra barata e milhões morrendo de fome!! Lá na época do Grande Salto pra Frente!!! To fora, prefiro ir devagar , mas sempre… E navegar na internet livremente

leonidas

Mas esse tal de “Devagar mas sempre” tá falando de qual nação exatamente? rs

Nilo

“As custas de muita mão de obra barata e milhões morrendo de fome!! Lá na época do Grande Salto pra Frente!+
Antes da época do Grande Salto pra Frente, a mão de obra já era barata.
Antes da época do Grande Salto pra Frente, milhões já morriam de fome.
Quem anda devagar não navega livrimente pela internet, alguem lhe deu concessão, oportunidade, para navegar, pode lhe ser tirado o livre arbitrio.

Yuri

Muito mais morreram de fome depois do salto adiante.

Helio

Tipo o comentário tupiniquim de quem sequer conhece pessoalmente o país!👏👏👏👏

Fabio

Mão de obra barato é aqui, vá ganhar um salário mínimo e pagar aluguel, o trabalho na China e intermitente, na conversão se fosse no Brasil vc poderia ganhar de mil a cinco mil reais, depende do seu potencial e disponibilidade, aqui ficamos estagnados a ganhar 1300 por mês e só.

Dante López Chávez

A china da fome era antes do século passado, agora eles tem 500 milhões de pessoas na classe média forte e tem a maior quantidade de ricaços do Mundo. Além de ser o motor do mundo

Yuri

A China da fome extrema não era do século passado, e sim, até 10 anos atrás. E meus parabéns, acreditando em números inflados do pcch.

Charle

Depende do que você esteja se referindo ao “devagar e sempre”.

Com certeza deve ser da melhoria dos soldos, pensões integrais para filhas que nunca se casam (apenas namoram), aposentadorias integrais, cursos no exterior pagos pelo contribuinte que nada tem, a não ser a obrigação de sustentar esse fardo, mil e um benefícios e festividades regadas a vinho e comida de alto padrão e outras coisas a mais ofertadas aos militares do Brasil.

Aí sim, devagar e sempre vai melhorando.

Last edited 3 meses atrás by Charle
Rinaldo Nery

Ainda essa história das filhas? Isso acabou em 2001. Vira o disco. Chato isso.

cerberosph

Acabou?..todo mês pago várias dessas.

Oráculo

Acabou em 2001 pro cadete que se formou na AMAN a partir daquele ano em diante. O que se formou em 2000 ainda tem o “direito adquirido”. O Ministério da Defesa calcula que ainda pagaremos pensão para filhas de militares pelos próximos 70 anos. Ou seja, até 2090 vamos sustentar as filhas “solteiras” dos militares. E que nunca casam num cartório pra não perder a boquinha. É a safadeza com dinheiro público mais longa da história do Brasil. Explica muito porque nossas FFAA são o que são hoje em dia. AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS MAIS UMA VEZ QUE VOLTEM AO… Read more »

Gustavo

Essa história denovo aja paciência.

Charle

A China não poderia ter conseguido alcançar esse estágio se não tivesse valorizado os seus cidadãos. Educação pública e Saúde pública de boa qualidade. E o que se entende, p.ex., como “educação de boa qualidade”? É só tentar responder as questões do exame “PISA”. A nação cujos jovens conseguem compreender e resolver com consciência as questões daquela prova, é a nação que oferece um boa escola pública. A força motriz de uma nação é o seu Estado, que, ao oportunar qualidade de vida à sua população, eleva todos os setores que a compõe. Inclusive os setores militares. Lembrando que lá,… Read more »

Marcos

Não foi por causa de “Educação” que se desenvolveu, até porque mais de 40% trapaceiam nesses testes. Em Taiwan, na década de 80, 40% da mão de obra era analfabeto funcional e isso não impediu de ter indústrias. Existem outras teorias alternativas, como a indústria depende de um “patriarcado” para existir, sem isso o lugar vai se tornando cada vez mais baseado em serviços.

Charle

Ocorre que nos idos do semi-industrialismo brasileiro o “patriacardo” daqui tinha como único objetivo a exploração dos neo-escravos (quer dizer, trabalhadores). Não há como se desenvolver uma indústria até o momento em que ela se torne “de ponta” sem mão de obra educada, qualificada, satisfeita e… cara.

Carvalho2008

Kd a turma do “solta pecinha”…..?

Desdenhar é sempre perigoso….

No One

Você tem como provar que não “solta pecinha “?

Você é um daqueles que acredita em qualquer montagem de internet, afirmando e levando os outros a crer que seja algo real e fantástico, na base da pura especulação e crença. Lembro ainda daquele photoshop ilário, de um improvável e ridículo ski-jump em um lhd chinês, você foi o primeiro a divulgar as “fotos” como algo real.

O tempo mostrou qu não passava de piada… Mas enfim

No One

comment image?resize=1024,527

No One

Eu duvido que você, manjado, experiente e assíduo seguidor desse tema tenha feito essas considerações por ingenuidade ou ignorância… Tem dolo ( ideológico ) nessas suas considerações, credibilidade é tudo, Mestre Carvalho.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

carvalho2008

Porque duvidar? Mestre No One?

Primeiro, eu mesmo já havia defendido estrutura similar a época do SP ( embora não existisse os desengonsados estranhos parafusos)…oras, uma concepção artistica de um conceito defendido para o LHD e faz sentido.

Não menos estranho que o desbravador Anadolu com um caça tripulado Hurjet….e a intenção Turca era ou é real…
comment image
Conceito meu de 2012

carvalho2008

conceito real Turco…se vão chegar…não sei….mas alguem foi para a prancheta…
comment image

https://www.navalnews.com/naval-news/2021/04/turkey-plans-to-deploy-indigenous-aircraft-hurjet-on-lhd-anadolu/

Last edited 3 meses atrás by carvalho2008
carvalho2008

Mas Turcos, tomaram um atalho….embora muitos duvidando….
comment image
Olha a carretilha para auxiliar como catapulta…..??!!!parece grotesca….mas estava na prancheta….

carvalho2008

Continuaram evoluindo e muitos duvidando….
comment image

colocaram um drone supersonico…..muitas duvidas…fake…loucura….mas…continuaram….

carvalho2008

Ops….!!! Como pode….testes estaticos e programação de testes reais para 2025…..não tem mais foto artistica….agora…case real….então o caso chines…não surpreende absolutamente nada….se vão fazer são outros quinhentos….ninguem falou qu o navio estava pronto…..falou-se da intenção do kit de conversão apresentada….tal qual os cases apresentados….e???
comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Parece o Steve Carrel

Santamariense

Os parafusos são demais ….hehehehehehehe

JPonte

China , uma realidade no mar , ainda está tímida mas logo logo não estará mais e navegará altiva em todos os mares ….. sentar com pipoca e guaraná para assistir o embate entre a marinha americana e a chinesa pelo domínio dos mares …… outras menores mas relevantes surgirão como a marinha indiana , marinha japonesa , a marinha australiana … outras tradicionais terão menos relevância no futuro como a inglesa e francesa que estarão muito sobrecarregaras cuidando do mar do Norte e Mediterrâneo …. Vamos lá a uma boa etapa .. quem irá mandar o Atlântico Sul ?… Read more »

Marcelo Andrade

Vai começar o jogo de Super Trunfo!!! 1, 2 e…

naval762

Cópia e mal feita por sinal.

André Macedo

Os caras pularam direto do ski jump pras catapultas eletromagnéticas, coisa que só eles e os EUA conseguem, aí o individuo manda uma dessa… Tem gente que aprende a escrever antes de aprender a ler.

leonidas

E impressionante o que uma politica de estado não produz não é? O Brasil fosse uma nação séria já poderia ter desenvolvido um Nae aqui mesmo e a Embraer um caça do porte do Grippen tranquilamente. Aliás a Embraer poderia ter obtido permissão da Saab para desenvolver uma versão naval do Grippen sob contrato da MB. Dinheiro tem! Só de renúncia fiscal para lei Roanet foram 16 BILHOES!!!! Imagine o tanto de ciência e tecnologia agregada a Embraer não desenvolveria com 16 BI de recurso? Fora os valores astronômicos gastos com a elite do funcionalismo e do poder politico. Mas… Read more »

F-5

Sempre a Rouanet…sempre a culpa é da Rouanet… Mas o quandro inchado de funcionários e outros gastos com o pessoal não influencia nem um pouquinho, né? Foram outros casos que as empresas iriam postergando o pagando dos impostos, quase nunca pagavam e geravam deficit fiscal, mas a lei que promove cultura nesse país é culpada de todas as mazelas do país. Vou ficar quieto, segundo dia do ano e não quero treta com os Editores…. P.s>: A Embraer acho que é empresa privada, né? AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA, QUE NÃO TEM NADA A VER… Read more »

Willber Rodrigues

Sem contar que a Embraer só é o que é hoje graças a sua qualidade e competência na área de aviação civil.
Se eles dependessem apenas do setor militar BR, já tinham virado uma Avibrás 2.0 ( no “melhor” dos casos ) ou uma FAdeA 2 ( no “menos pior” dos casos ), ou uma Engesa ( no pior dos casos ).

rui mendes

Há pessoas que acham que uma naçâo pode ser grande, sem apostar na sua cultura, não consigo compreender isso.
Falam tanto da China, eles que vejam quanto gasta a China com a sua cultura.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM LEI ROUANET. O COMENTARISTA QUE INICIOU A DISCUSSÃO FORA DE TÓPICO FOI ADVERTIDO, SOLICITAMOS QUE VOLTEM AO ASSUNTO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

F-5

Pois é, Rui. A referida Lei é uma forma de difundir a cultura do país. Shows, teatro, oficinas, literatura…
Patrocinam eventos que pessoas de baixo poder aquisitivo não poderiam acessar e a Rouanet faz justamente esta ponte. A lei faz com que a cultura chega aos rincões do país.
Sou formado na área de Humanas, mas trabalho na aviação e sei da importância da Lei para fomentar a cultura deste país continental…

leonidas

Também sou formado na área de humanas e leciono em escola pública.
E tenho absoluta certeza que 16 BI no setor de tecnologia e defesa produz maior valor agregado com emprego qualificado e riqueza para o Brasil (leia-se para os alunos também) do que essa bonança para grupos que na verdade somam muito pouco no quesito Arte…

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM LEI ROUANET. SOLICITAMOS QUE VOLTEM AO ASSUNTO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Weslley W A Gold

___

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Você acredita mesmo nisso ou está insultando nossa inteligência?

carvalho2008

____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

Leo Barreiro

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

leonidas

Eu não tenho nada contra cultura (e nem vou entrar no mérito do que venha a ser a cultura em questão).
Agora renuncia fiscal na ordem de 16 BI quando a ciência e a tecnologia e nossa soberania agoniza?
Para né?

Allan Lemos

mas a lei que promove cultura nesse país é culpada de todas as mazelas do país.

Você achar que filmes de quinta categoria de atores decadentes e showzinhos de cantores sem talento é cultura é justamente o problema com a cultura desse país.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM LEI ROUANET. O COMENTARISTA QUE INICIOU A DISCUSSÃO FORA DE TÓPICO FOI ADVERTIDO, SOLICITAMOS QUE VOLTEM AO ASSUNTO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

F-5

Você é especialista na área para poder fazer essa classificação? Qual a sua formação?

leonidas

A dele e a minha é de “cliente final” aquele para o qual qualquer arte ou filme ou produção deveria ser atrativa por si mesma…

Santamariense

Sem me alongar no tema, pois os editores já estão advertindo:
Cultura não é algo para especialistas, formados, estudiosos. Cultura é manifestação do povo e seus costumes. E feita pelo povo e para o povo. Ou você acredita que cultura é só para intelectuais, profissionais e estudiosos? E tem muita cultura sadia, produtiva, que ensina e engrandece. Mas, tem muita cultura que não agrega uma vírgula sequer de bem à sociedade.

Rinaldo Nery

Ah, Flanker? E a Anita? Kkkkkk

Santamariense

Hehehehe….nem fala desse lixo.

Fernando

Entao, baseado em que voce decide se agrega ou nao agrega? A maioria do pais acha que agrega, entao sua opinião é sua, e nao é vinculante.

Santamariense

A maioria do país acha que O QUE agrega À QUEM? Explique.

Fernando Rodrigues Martins

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

Nemo

Bem, eu sou especialista em pagar impostos e posso falar sobre qualquer assunto do orçamento público.

Santamariense

Boa! Exatamente!

Pablo

____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

F-5

Cara, o que considera de quinta categoria, pode ser de primeira para o público que foi destinado aquele projeto. Exemplo: sou o coroa de preto, tatuado e cabelo branco. Poderia considerar um determinado gênero musical de quinta categoria. Mas esse gênero tem público, gera empregos (existem algumas discordâncias em relação aos impostos e outros), faz ações sociais, entre outras situações. Eu não compro o produto, não vou aos shows, simples… Mas…toca “Evidências” que todo roqueiro como eu se entrega. Somos uma sociedade plural. O que é bom pra mim em termos de cultura, pode não ser legal pra você, mas… Read more »

Fernando

Perfeito!!

Peixotão Raptor

Você sabe o sofrimento de pessoas que fazem Cultura neste país para receber uma mereca.Voce sabe o Pib que a cultura representa meu caro.Ate este nosso embate envolve a nossa cultura no assunto.

NOVO AVISO DOS EDITORES: JÁ ADVERTIMOS DIVERSAS VEZES QUE ESSE ASSUNTO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO. FECHAREMOS A MATÉRIA PARA NOVOS COMENTÁRIOS SE CONTINUAREM INSISTINDO.

carvalho2008

____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

F-5

Por isso evito comentar por aqui…já levei as primeiras advertências do ano…kkkkk

leonidas

O complexo industrial norte americano, francês e Inglês é estatal?

F-5

O governo anterior praticamente esvaziou os cofres dos ministérios da educação, ciência e tecnologia e, por incrível que pareça, também do CNPQ, um dos principais órgãos de pesquisa científica do país e você preocupado com uma Lei de Incentivo à Cultura???

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM LEI ROUANET. O COMENTARISTA QUE INICIOU A DISCUSSÃO FORA DE TÓPICO FOI ADVERTIDO, SOLICITAMOS QUE VOLTEM AO ASSUNTO DA MATÉRIA E NÃO DESVIEM PARA A DISPUTA POLÍTICA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

leonidas

Essa realidade de abandono da ciência não tem relação com linha ideológica tem relação com o fato que o estamento politico, artístico, midiático, intelectual, jurídico e até em boa medida militar estão dando a mínima para fazer a lição de casa quando o assunto seja criar condições básicas para que o Brasil possa realmente defender sua soberania…

Willber Rodrigues

“Aliás a Embraer poderia ter obtido permissão da Saab para desenvolver uma versão naval do Grippen sob contrato da MB.” A MB não tem grana nem pra fazer o BÁSICO de alguns navios-patrulha de 500 toneladas, mas vc quer que ela gaste bilhões ( que ela não tem ) em um caça no qual dó ela utilizaria??? Aliás….ela iria utilizar isso em wual NaE mesmo? Fala aí? “Dinheiro tem!” Sim, dinheiro tem. É só ver qual a verba anual que o MD recebe anualmente. Spoiler: é uma das 5 pastas com mais verbas no país. Spoiler 2: nem vou dizer… Read more »

leonidas

Ue…rs Eu citei ela quando discorro sobre nossos estamentos. Já citei antes ao dizer que em pleno regime militar nosso pais contava com absurdos 23 caças mirages III aliás éramos mais fracos que a Argentina!!!!! Que a picuinha de nossas forças só permitiu a marinha ter sua aviação no governo entreguista do FHC. Que nosso exercito só teve sua aviação (mesmo depois do Vietnã deixar clara a importância disso) no governo entreguista do Jose Sarney. Que nossa maior compra unitária de helicópteros (parcos 50 aparelhos, mas foi) ocorreu no governo entreguista do Lula. Não sei por qual razão você considerou… Read more »

Willber Rodrigues

“Já citei antes ao dizer que em pleno regime militar nosso pais contava com absurdos 23 caças mirages III aliás éramos mais fracos que a Argentina!!!!!” Então, né… Em pleno regime deles, a FAB tinha MENOS caças do que a aviação de caça naval argentina…. Os caras já usavam míssil anti-navio em caças, coisa que ATÉ HOJE não temos… A MB na época, a grande maioria dos seus meios eram da WWII, caminhando a passos largos pra obsolência, ou já obsoletos. Ou seja, nem na época DELES as FA’s eram prioridade. Mas a culpa do estado das FA’s é dos… Read more »

leonidas

Meudeusdocéu…

Fernando

Perfeito!

Rodrigo

Inclui nessa elite sua os militares e suas filha solteiras tb.

Rinaldo Nery

Ainda essa história de filhas? Isso acabou em 2001. Vira o disco! Chatice.

Sulamericano

Acabou mesmo Nery?
Ou estão gastando aproximadamente 25% do orçamento com as filhotas desse Brasil varonil?
Eu digo aproximadamente porque o próprio orçamento (mais especificamente a folha de pagamento) é uma verdadeira caixa preta.

Vou perguntar para a Maitê Proença e para a Regina Duarte se o dinheiro parou de pingar na conta delas.

AVISO DOS EDITORES: MAIS DE 2/3 DOS COMENTÁRIOS NESTA MATÉRIA ESTÃO FORA DO TÓPICO, COMO ESTE.

OS EDITORES JÁ FIZERAM VÁRIAS ADVERTÊNCIAS.

A MATÉRIA SERÁ FECHADA PARA NOVOS COMENTÁRIOS SE INSISTIREM EM ASSUNTOS TOTALMENTE FORA DE TÓPICO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Chatice!

Santamariense

Meu caro, é “Gripen”, com um “p” só…não é “Grippen”.

Charle

______

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

Last edited 3 meses atrás by Charle
Weslley W A Gold

____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Weslley W A Gold

___

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

NÃO INSISTA. SE CONTINUAR VOCÊ SERÁ BANIDO DO SITE.

Macgaren

A coisa vai ficar braba para os EUA, nem a URSS conseguia competir em meios de superficie com os EUA que dominaram por muito tempo.

rui mendes

Os EUA garantem-se, então porque sempre que a China apresenta algum meio militar, a “coisa” fica sempre brava para os EUA???
Vai ficar brava, é para muitos países vizinhos, como Filipinas, Tailândia, Taiwan e outros a quem a China insiste em roubar águas territoriais e terra.

Macgaren

Atualmente sim, mas nesse ritmo atual com a China fabricando novos meios em uma velocidade espantosa?

Hegemonia americana no mar já está sendo ameaçada, não quer dizer que tenha perdido o dominio ou que china domine.

DANIEL ALVES

E o embate direita x esquerda, que serve apenas para cegar o entendimento do brasileiro continua. Se o governo federal esquerdista injeta grana na Lei Rouanet, os governos estaduais e municipais direitistas e de de todas as correntes ideológicas injetam muita grana em contratações de artistas…ambos os lados promovem o circo ao povo. Não entendo o motivo por defender um político se todos fazem a mesma coisa. Fiz uma pesquisa rápida no Google, comparando o número de militares, navios e caças das marinhas e aeronáuticas de BRASIL EUA CHINA REINO UNIDO ITALIA CANADA FRANÇA ÍNDIa Curiosamente o número de militares… Read more »

Bispo

Será esse que vai “estacionar em Taiwan” ? 🙃

Esteves

Deprimente. A China alcançou o atual estágio de desenvolvimento tecnológico após décadas de investimentos que romperam o atraso nas relações do estado chinês com as cadeias produtivas entre elas o próprio estado. Estaleiros civis e militares compartilham projetos, fornecedores, mão de obra e resultados. A China trabalha. A China é prática. A China tem 1,5 bilhões de habitantes e uma força descomunal de trabalho acima de 800 milhões de pessoas. Como o Brasil pode, novamente, tentar industrializar-se com 50% da população economicamente ativa e forjada em profissões obsoletas? A Rússia produz 10 vezes mais engenheiros. 70% dos engenheiros formados no… Read more »

Bispo

____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

Dalton

Para evitar que o “Fujian” torne-se o primeiro NAe com catapultas eletromagnéticas a lançar um avião de 5°Geração já que o “Gerald Ford” não teve essa oportunidade ainda se dependesse de mim aproveitava que o Esquadrão VFA-147 com F-35C encontra-se na costa leste treinando a bordo do “George Washington” antes da partida deste para o Pacífico e fazia alguns lançamentos quando o “Gerald Ford” retornar 🙂

ChinEs

Parece que o F35C vai ser um fiasco, a US Navy já esta se preparando para lançar um caça de 6ª Geração, logo o Gerald Ford vai ser padronizado para esse novo caça, da mesma categoria do NGAD da US Air Force, logo mesmo que o Fujian se torne o primeiro NAE com catapulta EMALS a ter um caça de 5ª Geração, o mais importante é o Ford ser o primeiro NAE a ter um caça de 6ª Geração.

Dalton

O F-35C como todas as demais versões passarão por atualizações como o TR-3 e
Block IV que os deixarão significativamente mais eficientes do que já são hoje.
.
O “6° Geração” virá para substituir gradativamente o “Super Hornet” a partir de meados da década seguinte cuja versão Block III debutou ano passado igualmente
como o F-35C no Pacífico.

ChinEs

A China esta usando o Fujian como um laborátorio de tudo que será o CVN Type 004, lembro que o reactor nuclear do Type 004 é de Tório e esta sendo testado em Navios Cargueiros Civis, tudo bem planeado para 2028 lançar o CVN Type 004.

Machado

Acho que o próximo porta aviões da China, Type 019 ainda será convencional. Inclusive vazaram informações na internet que já está secretamente em construção. Agora os próximos Type 020 e 021 serão certamente nucleares. Lembrando que o plano da China é possuir 06 Porta Aviões no total.

ChinEs

Concordo, serão assim : CVF Type 001 (016) Lioning + CVF Type 002 (017) Shandong + CVA Type 003 (018) Fujian + CVA Type 003 (019) + CVN Type 004(020) + CVN Type 004(021)… Totaliza 6 Navios, incluindo 2 Nucleares.

Vitor Monteiro

Enquanto o Brasil está descomissionando helicópteros, navios de carga e navios de combate, a China está lançando novos vetores de combate e suprimento anualmente na política de defesa e segurança nacional. Está usando a mesma ideologia dos EUA de criação de bases pelo mundo e, quando não consegue, cria uma ilha nova no mapa e faz sua própria base. O Brasil teria muito a aprender tanto com a China quanto com os EUA, se não fosse essa corrupção institucionalizada em todos os setores que afunda o país.

Henrique

Eu nem leio as matérias, vou direto aos comentários! Hahahahahahaa!

Jagderband#44

.

Last edited 3 meses atrás by Jagderband#44
Alex Barreto Cypriano

Off-Topic: Presidente veta na LDO 2024 gastos com SisGAAz, botes patrulhas de 500 toneladas, reconstrução da estação Almirante Ferraz, etc. Aqui:
https://www.sociedademilitar.com.br/2024/01/lula-veta-na-ldo-itens-defesa-2022j.html
Não li a LDO, mas me parece tudo ninharia (a MB não gastava muito nestas coisas, mesmo…).

Alex Barreto Cypriano

Grato, Galante. Aguardo o kairós do assunto.

carvalho2008

Mestre Cypriano, sei que voce não gosta, mas Tamandarés ficaram de fora do corte pois a grana já estava assegurada pelo metodo de capitalização da engepron….

Alex Barreto Cypriano

Então, mestre Carvalho2008, até acho que não precisava de nenhum investimennto em bote patrulha pois em alguns anos a EmGeProN receberá anualmente da MB (entenda-se do tesouro nacional, recheado pelo combalido contribuinte) o valor de um bote patrulha por ano (os tais 80 milhões de dólares de arrendamento pelas quatro Tamandarés). E irá receber por uns vinte anos; se descontar impostos e tributos e distribuições de lucro, deve dar pra construir um barquinho patrulha cada dois anos somando uns dez…

Carvalho2008

Mas faltava a alavancaram….com apenas o valor de parcelaensal, vc teria de aguardar mais cinco anos para ter um mínimo suficiente para construir a primeira….não tinha banco financiando a entrada….

Santamariense

Quanto à reconstrução da EACF, mantendo-se o veto dos gastos referentes, deve ser do pagamento à empresa chinesa que realizou o serviço, pois pelo que sei, a EACF está reconstruída e pronta há alguns anos. Mas, posso estar enganado.

Alex Barreto Cypriano

Também estranhei a inclusão da reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (outra coisinha que não me agrada), Santamariense. Será que é algum resíduo de pagamento ou aconteceu recentemente alguma ruína na EACF que não nos contaram? Mas está lá na lista… vamos aguardar maiores detalhes.

Fernando "Nunão" De Martini

Pessoal, Não houve veto, no sentido de corte, a programa de defesa algum. As diversas comissões listaram mais de uma centena de programas das mais diversas pastas que teriam que ser prioridade (indicando também a meta de execução específica de cada um deles para 2024). A CREDN, comissão que cuida de assuntos de Defesa, colocou uma dúzia de programas da pasta nessa lista de mais de cem de todas as pastas e outras comissões (chutei mais de cem genericamente pois tive preguiça de contar um por um – a lista de prioridades para todas as pastas ocupa metade das 28… Read more »

Santamariense

Ok, obrigado.

Alex Barreto Cypriano

Grato, Nunão.
De toda forma, o valor total destinado aos apontamentos da CREDN é pífio, 1.500 milhões de Reais, dos quais apenas 30 milhões iriam pra MB a título da Reconstrução da EACF (inaugurada em Janeiro de 2020!) e 40 milhões iriam pro EB a título de SisFron. Quem não deve ter gostado, mesmo, foi a FAB que teve 1.300 milhões ‘tesourados’ em 2024. Confira a transcrição parcial da reportagem de Iara F. Borges sobre a reunião da CREDN, aqui:
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/11/23/cre-define-emendas-ao-orcamento-de-2024

Last edited 3 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Adoro observar e comparar. Na montagem com o USS Gerald R Ford ladeado pelo PLANS Fujian dá pra ver a diferença de posição dos elevadores de armas. Em ambos os navios deve ser o mesmo esquema de elevador alto e elevador baixo pra evitar que um disparo certeiro desça pelo duto de ventilação, ops, shaft do elevador e atinja o reator principal da Estrela da Morte, ops, o paiol. 😉 Mas os elevadores no convôo do Ford estão em melhor posição. Design é isso aí. A aeronave no convôo do Fujian na foto de abertura é um mockup. Por falar… Read more »

Dalton

Acho que você sabe disso Alex, mas, a quem mais possa interessar o “Gerald Ford” e os demais NAes da US Navy também tem um FA/18 “mockup” que é utilizado principalmente para treinar o pessoal no combate a incêndios que fica guardado no hangar mesmo quando os NAes entram em manutenção como se fosse um equipamento permanente.
.
No finado “São Paulo” o Falcão 1010 era utilizado também como “mockup”.

Machado

Eu tenho uma foto com esse mockup do falcão 1010 da época que servi no AMRJ.

Alex Barreto Cypriano

Grato, mestre Dalton. Sempre bom lembrar.

Manus Ferrum

Dragão do mar ganhando forma!

Jonathan Pôrto

Independente de governo apesar de ter know-how o Brasil de “cérebro calcinado” se recusa veementemente de fabricar seu próprio porta aviões!!