Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha lançaram ataques aéreos e marítimos contra alvos militares Houthi no Iêmen em resposta aos ataques do movimento a navios no Mar Vermelho, um dramático alargamento regional da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

O presidente dos EUA, Joe Biden, advertiu que não hesitaria em tomar novas medidas, se necessário.

“Esses ataques direcionados são uma mensagem clara de que os Estados Unidos e nossos parceiros não tolerarão ataques ao nosso pessoal nem permitirão que atores hostis coloquem em risco a liberdade de navegação”, disse Biden em comunicado na noite de quinta-feira.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, descreveu os ataques como uma “ação limitada, necessária e proporcional”, após semanas de “ataques perigosos e desestabilizadores” por parte dos Houthis contra a navegação no Mar Vermelho.

Os ataques aéreos liderados pelos EUA no Iêmen mataram pelo menos cinco pessoas e feriram outras seis, disse um porta-voz militar dos rebeldes Houthi na sexta-feira.

O Brigadeiro General Yahya Saree fez o anúncio em um discurso gravado em vídeo.

“O inimigo americano e britânico tem total responsabilidade pela sua agressão criminosa contra o nosso povo iemenita, e não ficará sem resposta e impune”, disse Saree.

Ele descreveu 73 ataques que atingiram cinco regiões do Iêmen sob controle Houthi. Ele não detalhou o alvo dos ataques liderados pelos EUA.

VÍDEO: Lançamento de aeronaves contra alvos Houthis no Iêmen

FONTE: Agências Internacionais

LEIA TAMBÉM:

Ataques aéreos contra alvos militares Houthi no Iêmen

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kkce

Os houthis mandaram cartinha para o papai noel, o presente chegou, com atraso mas chegou.

Dalton

Trata-se de um E-2C Hawkeye (modernizado) como o que aparece no vídeo e não o
mais novo e capaz E-2D que consta no infográfico, o USS D.Eisenhower e o USS Nimitz são os únicos NAes ainda operando com o E-2C, seja como for, mais que suficientes para o trabalho.

Abner

Dalton sabe informar o motivo de não ser o novo E-2D ?

Last edited 3 meses atrás by Abner
Dalton

O E-2D foi gradativamente sendo incorporado, primeiramente no esquadrão de treinamento e reposição que conta com um número bem maior de unidades que os esquadrões de linha de frente – esquadrões com E-2C 4 unidades, esquadrões com
E-2D 5 unidades – então coincidentemente os 2 NAes mais antigos ainda não os receberam.
.
Se eles irão recebe-lo poderá ou não acontecer já que o “Nimitz” tem apenas outros 2 anos de vida então o esquadrão que serve a bordo dele poderá ser transferido para o
NAe que irá substitui-lo o “John F Kennedy” aí sim já com o E-2D.

Zezão

Dalton, Você está equivocado. O Carrier Strike Group 2 (que está operando próximo ao Iêmen) e capitaneado pelo porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), está usando atualmente a versão E-2D. Segundo a formação atual do “Carrier Air Wing 3”: -“Screwtops”, esquadrão “Airborne Command and Control”, VAW 123 – E-2D – base Naval Aérea de Norfolk, Va.; -“Gunslingers”, esquadrão VFA 105 – F/A-18E – base Naval Aérea de Oceana, Va.; -“Fighting Swordsmen”, esquadrão VFA 32 – F/A-18F base Naval Aérea de Oceana; -“Rampagers”, esquadrão VFA 83 – F/A-18E – base Naval Aérea de Oceana; -“Wildcats”, esquadrão VFA 131 – F/A-18E –… Read more »

Dalton

Zé, há uma distinção entre o E-2C do E-2D e as fotos recentes que vi tanto do “Nimitz” quanto do “Eisenhower” – e se o vídeo apresentado com a matéria mostrando um sendo catapultado deva ser levado em conta – mostram o E-2C..
.
Longe de mim querer ser o dono da verdade, apenas confio nas fontes e fotos que vi e há muita coisa “errada” ou “desatualizada” mesmo em “sites” como os que você elencou.
.
abs

Zezão

Dalton,
A aeronave foi filmado a noite e em movimento, as imagens do vídeo para mim, não são conclusivas.
No entanto, se você diz que é realmente a versão E-2C, quem sou eu pra duvidar de um grande mestre?
Obrigado pelo feedback.
Abraços.

Dalton Luiz Piccolotto

Oi, Zé, além do mais nem todos os E-2D foram entregues, ou seja , não há ainda número suficiente para todos os esquadrões .
Abraços

Franz A. Neeracher

Oi Zezão O Dalton está correto…..no momento, somente o “Nimitz” e o “Eisenhower” ainda operam o E-2C. O WAW-120 tb opera o E-2C, mas é um esquadrão de treinamento. Os esquadrões não são fixos a uma ala aérea, acontece muita rotação entre as alas por diversos motivos como manutenção de um CVN entre outros. Um dos links que vc postou é de janeiro de 2023, pode ser que na época essa informação era atual. Leio com grande frequência sites oficiais da USN, e vejo erros grosseiros como um CG ser chamado de DDG ou publicarem uma foto de um navio… Read more »

Zezão

Oi Franz, o link que postei da USNI é de 11 de Janeiro de 2024, apesar do título estar escrito errado.
No infográfico da matéria acima, está escrito E-2D, o autor @SchinzoIntel foi questionado nas redes sociais que a aeronave seria o E-2C, no entanto, ele argumentou usando tbm o link da USNI.
Pesquisando na internet, as informações estão confusas, visualmente é difícil de distinguir a diferença entre a versão E-2D e a última versão do E-2C, daí a confusão.
Enfim, se existe algum erro, da minha parte não foi.

Franz A. Neeracher

Bom dia Zezão!

Sim, eu entendí….e não estou te culpando de nada; erros acontecem em todo lugar…. 🙂

Willber Rodrigues

Bom, como eu disse anteriormente, parece que os Houtis estavam implorando por isso….

Rodrigo

Muito bom já estava na hora…

BK117

Eh rapaz, será que eles achavam que iam fazer o que bem entendem e nada ia acontecer?
“Esperou o contato, o contato veio” rsrsrs

Numa nota um pouco boba, acho muito chique as luzes de formação das aeronaves militares, como do F-18 da primeira foto. Têm uma tonalidade muito bonita.

E um off-topic importante, está começando a live da mostra de armamento do Humaitá: https://www.youtube.com/live/OWUIpQfhWyQ?si=-a6zGL9tCZGYlPnF

sergio 02

Depois de tanto pedir, finalmente o Tio Sam, levou a democracia e liberdade para os houthis, agora aguardemos o mi mi mi.

Burgos

Demorou !!!💪
Já era pra ter feito isso faz tempo !!!⚓️☠️
Agora vão ficar se vitimizando nas mídias e tvs dizendo que isso não pode assim, não pode assado !!!😏
Velho ditado: “Macaco quando quer se coçar, pede chumbo”
Mexeram com a economia, mexeram com o mundo todo, agora aguenta 🤷‍♂️

Mars

Os caras provocaram tanto o leão com a vara curta que uma hora iria acontecer. Agora minha curiosidade fica em ver um Super Hornet ou Eurofighter com a KillMark daquele F-5 dos iemenita. rs

Bruno Moura

Operação meramente midiática, Os sistemas de artilharias deles estão todos escondidos dentro de tuneis , fazem ataques relâmpagos e voltam, as lições da derrota no Vietnam , não foram aprendidas.

Rodrigo

Se é túnel, tem uma entrada e só destruir a entrada…ou acha que as potencias foram lá joga bomba a lá louca.

Brandão

É verdade esse bilete.

Gabriel BR

Eu só acho que deveria ter tido um chancela prévia da ONU , senão o mundo vira bagunça

Dalton

O Conselho de Segurança da ONU condenou os ataques dois dias atrás, China e Rússia se abstiveram, ao menos não votaram contra e mesmo antes disso os ataques já haviam sido amplamente condenados.

Alex Barreto Cypriano

Parece que a notícia do ataque foi dada pela BBC antes mesmo do ataque. Patético… De toda forma o ataque veio do jeito que os __________________ da trilogia vinham clamando há tempos. Satisfeitos, retornarão ao milho (de pipoca) e video-game.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES INÚTEIS PARA A DISCUSSÃO E QUE SÓ LEVAM A SEQUÊNCIAS DE ATAQUES ENTRE OS COMENTARISTAS. VOCÊ JÁ É VETERANO DESTE ESPAÇO E DEVERIA CONHECER AS REGRAS DO BLOG. ESTE É UM ESPAÇO PARA DEBATE E NÃO PARA BRIGAS DE TORCIDAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

SmokingSnake 🐍

Não precisa ser muito inteligente para saber o que vai acontecer com quem causa distúrbios no comércio internacional, mas o alvo deveria ser o Irã que é a fonte de todo o mal do que vem acontecendo no oriente médio, se cortar a cabeça do Irã corta a dos Houthis também, hamas e hezbolah, etc, resolve todos os problemas.

Alex Barreto Cypriano

_____

COMENTÁRIO APAGADO. VOCÊ FOI AVISADO MAIS DE UMA VEZ.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alex Barreto Cypriano

Espero que não arrasem demais Sanaa, que era um destino turístico procurado inclusive pela sua arquitetura tradicional. Aqui:
https://whc.unesco.org/en/list/385/

Alex Barreto Cypriano

Deve doer nos ______________saber que o Yemen e Sanaa tem pedigree histórico e artistico… Descurtam mais que está pouca a demonstração de sua ignorância maléfica.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO E INICIAR BRIGAS PESSOAIS QUE NÃO ACRESCENTAM NADA AO DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos

Se vitimizando agora que levaram bomba na cara, acho é bom.

Patta

Chamou o contato e o contato veio.

Marcelo Soares

Não foi nada, se jogou, cartão amarelo por simulação….
Demorou demais para esse contra ataque acontecer.

Maurício.

Eu comentei ontem ainda, que eu estava achando estranho que os EUA ainda não
tinham atacado o Iêmen, para os padrões americano, até que demorou esse ataque.

Paulo Sollo

Um detalhe é que no mesmo momento em que as mídias alternativas informavam em tempo real sobre o deslocamento das aeronaves utilizadas nos bombardeios rumo aos alvos, também informavam que os Houthis estavam evacuando as pressas algumas bases e cidades que seriam alvos dos ataques.
Isto corrobora com a suspeita de que o Irã está utilizando seus sistemas de vigilância e inteligência para fornecer informações aos Houthis.

Resta aguardar para saber se a extensão dos danos foi suficiente para refrear o ímpeto dos Houthis ou se estes terão condições de levar a cabo suas ameaças de intensificar suas ações.

Carlos Crispim

“O mundo ficará mais suave com Biden e sem Trump” . Guga Chacra. 🤡

Henrique

ele não tava contando com o degenerado do kremlin…

— 

e se ta achando que com o Trump não haveria guerra pergunta pro pessoal que confiava que com o Chamberlain não teria guerra kkkkk 

Last edited 3 meses atrás by Henrique
Alex Barreto Cypriano

Tem legenda pro mapa da matéria? Tem vários símbolos sem esclarecimento de significado.

Wagner Figueiredo

Eu já invadiria a ilha de Socotra ( pertence ao Iêmen) e faria uma base lá ..pra apoiar qualquer operação na área!!

Sergio

O de sempre.
Era garoto, lá em 1988, quando derrubaram o 727 iraniano, ” por engano”. Nada muda por ali.

Franz A. Neeracher

Somente um detalhe; o avião foi um A300.