Navios de pesquisa chineses estão mapeando o fundo do Oceano Índico para a guerra submarina

9

Shiyan 06, navio de pesquisa chinês

As crescentes atividades de pesquisa de Pequim em águas internacionais têm como objetivo expandir as operações militares submarinas, dizem analistas

Navios chineses vinculados ao Exército de Libertação Popular (PLA) estão mapeando o fundo do Oceano Índico para a guerra submarina. A pesquisa crescente de Pequim em águas internacionais visa expandir as operações militares submarinas. Esses navios de pesquisa estão coletando dados que podem ser cruciais para o posicionamento de submarinos na região, uma linha vital de suprimento de energia para Pequim em caso de guerra com Taiwan. Uma análise do Center for Strategic and International Studies mostra que o Oceano Índico é um domínio crescente para as pesquisas chinesas, muitas das quais estão ligadas ao PLA e ao programa de fusão militar-civil de Pequim.

Os navios, realizando pesquisas oceânicas com aplicações em recursos energéticos e ambientes marinhos, têm seus dados também utilizáveis para fins militares. Foi descoberto que 13 navios que conduzem a maior parte da atividade de pesquisa no Oceano Índico desde 2020 têm ligações com o exército chinês, incluindo laços organizacionais com o PLA, e exibiram comportamentos suspeitos, como atracar em portos militares chineses ou desligar temporariamente dispositivos de rastreamento.

Em 2020, o navio de pesquisa chinês Xiang Yang Hong 06 viajou mais de 6.000 milhas ao longo de 110 dias, pesquisando vastas áreas do Oceano Índico. Durante esse período, implantou planadores e flutuadores subaquáticos – dispositivos para capturar dados complexos sobre o ambiente marinho – como parte de um projeto nacional chamado “Dois Oceanos, Um Mar”, que, de acordo com descrições publicadas por grupos de pesquisa estatais chineses, foi projetado para avançar. necessidades estratégicas, incluindo “atividades militares e de segurança”.

Em outubro de 2023, outro navio de pesquisa, o Shiyan 06, conduziu uma missão de quatro meses no leste do Oceano Índico. A embarcação era operada pelo Instituto de Oceanologia do Mar da China Meridional, um instituto que forneceu apoio técnico à expansão militar de Pequim no Mar da China Meridional.

Esta atividade gerou tensões, especialmente com a Índia, levando o Sri Lanka a declarar uma moratória sobre a entrada de navios de pesquisa chineses em suas águas. A Índia expressou preocupações de que esses navios estão sendo usados para monitorar águas e instalações na sua esfera de influência. O crescimento da presença militar da China no Indo-Pacífico tem levado a administração Biden a fortalecer os laços de segurança com a Índia.

Além disso, a China está trabalhando para expandir uma rede menos visível de sistemas de defesa de submarinos e equipamentos de monitoramento oceânico, críticos para apoiar suas defesas navais e proteger rotas de suprimento em caso de guerra. O Pentágono tem observado o aumento da presença da marinha do PLA no Oceano Índico, incluindo suas atividades de submarinos. A frota de submarinos da China está crescendo rapidamente, com projeções indicando um aumento para 80 submarinos até 2035.

FONTE: The Washington Post

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JPonte

A China não brinca em serviço … uma força naval com 80 submarinos modernos ou não põe na defensiva qualquer força atacante ou atuante na região … ” dois oceanos e um mar ” ou seja a China pretende fazer do Oceano Pacífico e Índico o Mar da China …. zona sob total escrutínio chinês , não diria controle mas vigilância chinesa a ponto de nenhuma outra força se mover sem a China estar ciente …. é muito , é esforço muito grande …. por hora só a marinha americana que está a cada dia a perder esta capacidade por… Read more »

Heleno Freire

Só os EUA que tem direito a ter aviões e navios espiões por todo mundo!! Quando alguém faz alguma coisa em sua própria defesa, eles não gostam??
a China tem mesmo é que ter marinha é aeronáutica bem equipada.

Artur

Seria muito bom você entender por que devemos sempre dar apoio aos EUA e não a China, a não ser que a sua opniao esteja e seja baseada na ideologia de esquerda, pense no dia em que à China vier a dominar o planeta, estaremos lascados e escravos.

Willber Rodrigues

“Seria muito bom você entender por que devemos sempre dar apoio aos EUA”

Isso é que é ser “patriota”, ein?

Claudio

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

naval762

Buscando onde os hidrofones do sistema SOSUS estão instalados.

Ronaldo

Uma guerra nesta escala não sobrará terra com seres vivos .

Claudio

O domínio global Americano, está a cada dia perecendo! Na economia e na esfera militar, já não dominam mais… Viva a China e Rússia!

ChinEs

Segundo alguns calculos , a China téra 93 submarinos em 2035, 14 SSBN + 24 SSGN + 55 SSK…